You are on page 1of 12

Gravidez, Parto e Lactao

Gravidez
Maturao do vulo
Durante o seu armazenamento no ovrio, a clula posteriormente denominada vulo, se apresenta na forma de ocito primrio (antes de sofrer meiose e liberar um primeiro corpo polar contendo 23 cromossomos). O vulo liberado para a cavidade abdominal ainda como ocito secundrio e se posiciona perto das fmbrias de uma das tubas uterinas. Quando a ovulao ocorre, o vulo expulso junto com a coroa radiada para a cavidade peritoneal e segue pela tuba em direo a cavidade uterina. As superfcies internas das fmbrias so revestidas por um epitlio ciliado, cujos clios so ativados pelo estrognio ovariano, que faz com que elas batam na direo do stio da tuba uterina e dessa forma o vulo entra em uma das tubas.

Fertilizao do vulo
Aps a ejaculao do smen na vagina da mulher durante o ato sexual, alguns espermatozides so transportados em tempo mdio de 5 a 10 minutos na direo da vagina at as ampolas das tubas uterinas, onde normalmente ocorrem as fertilizaes, prximo s terminaes ovarianas das tubas. O transporte dos espermatozides auxiliado por contraes do tero e das tubas uterinas estimuladas por prostaglandinas no smen masculino e por ocitocina liberada pela hipfise anterior da mulher durante o orgasmo. Para que um espermatozide consiga entrar no vulo se faz necessria a penetrao nas vrias camadas da coroa radiada, se fixar e penetrar na zona pelcida que envolve o vulo. Quando o espermatozide entra no ocito secundrio, ele se divide novamente, libera o segundo corpo polar e forma o vulo maduro. Algumas alteraes acontecem no espermatozide fertilizador, como o inchao de sua cabea formando o proncleo masculino. Em seguida, os 23 cromossomos do proncleo masculino e os 23 do proncleo feminino formam um complexo final de 46 cromossomos no vulo fertilizado.

Determinao do sexo do feto


Aps a formao de espermatozides maduros, metade deles possui em seu genoma um cromossomo sexual X (feminino) e a outra metade possui um cromossomo Y (masculino). Como a mulher tem a possibilidade de passar aos descendentes apenas o cromossomo X, o espermatozide decisivo para a determinao do sexo.

Transporte do vulo fertilizado na trompa de falpio

Aps a fertilizao, em geral necessrio um perodo de 3 a 5 dias para que o vulo fertilizado seja transportado da tuba at a cavidade uterina e tal transporte realizado por uma leve corrente de lquido na trompa, resultado da ao dos clios (que batem sempre na direo do tero) e da secreo epitelial. Fracas contraes na tuba tambm podem auxiliar no transporte. O que impede que o vulo passe rapidamente atravs da tuba so dois fatores que agem em conjunto: em primeiro lugar, a superfcie da tuba rugosa e o istmo da tuba permanece contrado nos primeiros 3 dias que seguem a ovulao. Depois disso, sob a ao da progesterona secretada pelo corpo lteo, mais receptores para progesterona so ativados e o hormnio promove o relaxamento da musculatura lisa da tuba uterina, favorecendo assim, a entrada do vulo no tero. A baixa velocidade do processo d condies para que o vulo fertilizado sofra sucessivas divises e se transforme em um blastocisto, com cerca de 100 clulas.

Implantao do blastocisto no tero


No perodo de permanncia do blastocisto na tuba uterina, as clulas secretoras da prpria tuba realizam a sua nutrio. Depois da sua chegada no tero, o blastocisto normalmente permanece na cavidade por mais 1 a 3 dias antes da implantao no endomtrio, ou seja, a implantao acontece por volta do quinto a stimo dia aps a ovulao. O endomtrio secreta uma substncia denominada "leite uterino" que vai nutrir o blastocisto durante essa fase. A implantao resulta da ao das clulas trofoblsticas que se desenvolvem superficialmente ao blastocisto e que secretam enzimas que digerem e liquefazem as clulas adjacentes do endomtrio. Uma vez que tenha ocorrido a implantao, as clulas trofoblsticas e outras clulas adjacentes proliferam-se rapidamente, formando a placenta e as diversas membranas da gravidez.

Nutrio inicial do embrio


No incio a nutrio do embrio acontece atravs das clulas decduas, que armazenam quantidades extra de glicognio, protenas, lipdios e mesmo alguns minerais necessrios ao desenvolvimento do concepto. medida que as clulas trofoblsticas invadem a decdua digerindo-a, os nutrientes armazenados na decdua so usados pelo embrio para o seu crescimento e desenvolvimento. A nutrio do embrio se faz dessa forma por at 8 semanas, embora a placenta j comece a prover nutrio depois do 16 dia aps a fertilizao.

Desenvolvimento e anatomia fisiolgica da Placenta


Vrios eventos vo contribuindo para o desenvolvimento placentrio, como por exemplo o crescimento de capilares sanguneos nos cordes do sistema

vascular do embrio; o bombeamento do sangue comea a ser feito pelo prprio corao do embrio; sinusides sanguneos supridos de sangue materno desenvolvem-se em torno das partes externas dos cordes trofoblsticos e as clulas trofoblsticas formam cada vez mais vilosidades placentrias nas quais capilares fetais crescem. Na estrutura da placenta, o sangue fetal flui atravs de duas artrias umbilicais, depois para os capilares das vilosidades e volta atravs de uma veia umbilical para o feto. No mesmo instante o sangue materno flui das artrias uterinas para os sinusides maternos, que envolvem as vilosidades e em seguida volta para as veias uterinas da me.

Permeabilidade placentria e condutncia por difuso na membrana


A funo principal da placenta proporcionar a difuso de nutrientes e oxignio do sangue materno para o sangue fetal e a difuso de excretas do feto para a me. Nos primeiros meses a permeabilidade da placenta baixa devido a sua espessura significativa, e a sua rea superficial pequena porque a placenta ainda no totalizou seu crescimento. Em consequncia disso sua capacidade de difundir solutos diminuda a priori, mas posteriormente as funes se normalizam ao passo que a rea superficial se expande. Raramente ocorrem rupturas na membrana placentria, o que permite que as clulas fetais passem para a me e vice-versa.

Difuso de oxignio
O oxignio dissolvido no sangue dos grandes sinusides maternos passa para o feto por difuso simples, conduzido por um gradiente de presso do oxignio do sangue materno para o sangue fetal. Perto do fim da gestao, o gradiente mdio de presso da difuso de oxignio atravs da membrana da placenta de aproximadamente 20 mmHg. Quando o sangue fetal deixa a placenta, sua PO2 de apenas 30 mmHg e h trs razes para que esta PO2, mesmo baixa ainda permita o transporte de oxignio em nveis normais. So elas: em primeiro lugar, a hemoglobina fetal consegue carrear 20 a 30% mais oxignio que a hemoglobina materna; a concentrao de hemoglobina do sangue fetal 50% maior que a do sangue materno e por ltimo o efeito de Bohr, ou seja, a hemoglobina consegue carregar mais oxignio a um nvel de PCO2 baixo do que a um nvel de PCO2 alto. O efeito de Bohr opera em uma direo no sangue materno e em outra direo no sangue fetal, se tornando o efeito, duas vezes mais importante e chamado de efeito duplo de Bohr.

Difuso de dixido de carbono


A nica forma de excreo do dixido de carbono fetal atravs da placenta para o sangue materno. A PCO2 do sangue do feto 2 a 3 mmHg maior

que a do sangue materno e esse gradiente permite que ele se difunda cerca de 20 vezes mais rpido que o oxignio.

Difuso de nutrientes
Nos ltimos estgios da gravidez, o feto usa mais glicose que todo o corpo da me e para suprir essas necessidades, as clulas trofoblsticas que revestem as vilosidades placentrias proporcionam difuso facilitada de glicose atravs da membrana placentria. A glicose transportada por molculas (protenas) transportadoras nas clulas trofoblsticas da membrana, mas ainda assim o nvel de glicose do feto inferior ao da me. Com relao aos cidos graxos, devido a sua alta solubilidade, estes se difundem do sangue materno para o fetal, porm por no ter um carreador, segue mais lentamente que a glicose. Substncias como corpos cetnicos e ons potssio, sdio e cloreto difundem-se com relativa facilidade do sangue da me para o feto.

Excreo de resduos
Os excretas formados no feto difundem-se atravs da membrana placentria para o sangue materno, e so excretados em conjunto com os produtos excretrios da me. Estes incluem os produtos nitrogenados no proticos como uria, cido rico e creatinina. A uria se difunde mais facilmente que a creatinina atravs da membrana placentria. Portanto a excreo do feto ocorre principalmente em decorrncia dos gradientes de difuso pela membrana placentria.

Fatores hormonais na gravidez


Na gestao, a placenta forma quantidades grandes de gonadotropina corinica humana, estrognios, progesterona e somatomamotropina corinica humana, que so essenciais a uma gravidez normal. * Gonadotropina Corinica Humana

A gonadotropina corinica humana um hormnio secretado pelas clulas trofoblsticas do recm-fertilizado e o que impede que o endomtrio descame e a gestao seja interrompida. A secreo desse hormnio pode ser medida no sangue a partir do oitavo ou nono dia depois da ovulao, aps a implantao do blastocisto no endomtrio. Depois disso, h uma oscilao na taxa de secreo da gonadotropina corinica humana, que aumenta rapidamente atingindo um nvel mximo de 10 a 12 semanas e diminuindo num perodo de 16 a 20 semanas de gestao, estabilizando-se em baixos nveis at o fim da gravidez. A funo principal da gonadotropina evitar a involuo do corpo lteo no final do ciclo sexual feminino

mensal, fazendo com que o corpo lteo secrete ainda mais hormnios sexuais pelos meses seguintes. Ocorre tambm que as clulas decicuais, que se desenvolvem no endomtrio, tornam-se clulas deciduais verdadeiras, com grande quantidade de nutrientes armazenados na mesma poca em que o blastocisto se implanta no endomtrio. A ao da gonadotropina corinica proporciona o crescimento do corpo lteo materno em mais ou menos duas vezes o seu tamanho j no primeiro ms de gravidez. O hormnio tambm exerce funo sobre os testculos do feto masculino, resultando na produo de testosterona at o momento do nascimento, permitindo que as caractersticas sexuais masculinas apaream. * Estrognio

A placenta secreta estrgeno e progesterona pelas clulas sinciciais trofoblsticas. A secreo placentria de estrognio aumenta cerca de 30 vezes no final da gestao e a sua secreo pela placenta difere da secreo de estrognio pelos ovrios. Os estrognios formados na placenta so formados quase inteiramente a partir dos compostos esterides andrognicos, desidroepiandrosterona e 16-hidroxidesidroepiandrosterona, que so formados tanto nas glndulas adrenais da me quanto do feto (na chamada zona fetal). Tais andrognios so transportados pelo sangue para a placenta e convertidos em estradiol, estriol e estrona. No perodo gestacional a produo aumentada de estrognio causa o crescimento uterino, aumento das mamas, desenvolvimento dos ductos mamrios, aumento da genitlia externa e relaxamento dos ligamentos plvicos da me (mudana que auxilia a passagem fetal no momento do parto). * Progesterona

A produo de progesterona to importante na gravidez quanto a produo de estrognio. Sua secreo pela placenta se d em grandes quantidades, e aumenta cerca de 10 vezes no decorrer da gestao. Os principais efeitos da progesterona para a gravidez so: o desenvolvimento das clulas decduas no endomtrio, diminuio da contratilidade uterina durante a gestao, aumento da secreo de substncias nutritivas da tuba uterina para o embrio, antes da sua implantao e a ao conjunta com o estrognio para preparar as mamas da me para a lactao. * Somatomamotropina Corinica Humana

A Somatomamotropina comea a ser secretada por volta da quinta semana de gestao e a secreo aumenta proporcionalmente ao tamanho da placenta. Os seus efeitos ainda no foram definidos com exatido, porm associaes feitas a acontecimentos importantes tm sido analisadas. Dentre as suas capacidades esto: a capacidade de desenvolver as mamas parcialmente (podendo promover lactao); a ao semelhante a do hormnio do crescimento em tecidos; sua capacidade de diminuir a sensibilidade insulina e a utilizao de glicose pela

me, alm de promover a liberao de cidos graxos livres das reservas de gordura da me ( fonte alternativa de energia). * Outros fatores hormonais na gravidez

Durante a gestao a carga metablica materna aumenta, devido ao maior funcionamento de todos os rgos e glndulas sexuais ou no. Nessa fase ocorre um aumento da hipfise anterior da me, bem como o aumento de sua atividade produtora de corticotropina, tireotropina e prolactina. Em contrapartida h uma supresso da secreo dos hormnios folculo-estimulante e luteinizante. A taxa de secreo de glicocorticides se eleva na gravidez, assim como ocorre um aumento de cerca de duas vezes na secreo de aldosterona (com o pico da secreo sendo alcanado ao final da gestao), o que pode causar uma hipertenso induzida pela gravidez, decorrente da reabsoro aumentada de sdio (resultante da ao do estrognio e da aldosterona). Ocorre um aumento de tamanho da tireide de cerca de 50% no perodo gestacional e consequentemente um aumento na produo de tiroxina (causado parcialmente pela ao da gonadotropina corinica humana e da tireotropina corinica humana, secretadas pela placenta). As paratireides tambm aumentam durante esse perodo, caso a dieta materna esteja deficiente de clcio, pois o aumento dessas glndulas causa absoro de clcio dos ossos maternos para manter normal a concentrao extracelular do mesmo. A secreo de hormnio paratireideo ainda mais intensificada durante a lactao. O corpo lteo do ovrio e os tecidos placentrios secretam um hormnio chamado relaxina, que promove o relaxamento dos ligamentos da snfise pubiana, embora seus efeitos possam no existir em algumas gestantes. Esse papel desempenhado basicamente pelos estrognios, que tambm causam o relaxamento dos ligamentos plvicos.

Resposta do corpo materno gravidez


Dentre as vrias mudanas que ocorrem no organismo da gestante, a mais aparente delas o aumento de tamanho dos vrios rgos sexuais, como o tero (aumenta de 50 para 1.100 gramas) e as mamas (dobram de tamanho). Os diversos hormnios envolvidos na gravidez podem causar mudanas acentuadas na aparncia da gestante, como por exemplo, o desenvolvimento de edemas. Em mdia a grvida engorda durante o perodo gestacional cerca de 11 kg; a taxa metablica aumenta cerca de 15% durante a ltima metade da gravidez; h um maior desgaste energtico e muscular; a necessidade nutricional materna se eleva de forma significativa. Em mdia 625 ml de sangue fluem atravs da circulao materna da placenta a cada minuto durante o ltimo ms de gestao, esses dados somados ao aumento natural do metabolismo materno elevam o dbito cardaco em 30 a 40% acima do normal na 27 semana de gestao e curiosamente no final da gravidez ocorre uma diminuio desse dbito. O volume de sangue materno

aumenta principalmente na ltima metade da gravidez, em parte pela ao da aldosterona e estrognios e tambm pela produo aumentada de hemcias pela medula ssea. A quantidade de oxignio necessria torna-se aumentada, a ventilaominuto da me aumenta e os altos nveis de progesterona contribuem para isso, o que resulta em um aumento da ventilao em torno de 50% e uma queda na PCO2 arterial. Ocorre tambm uma presso extra causada pelo crescimento do tero, o que diminui a excurso total do diafragma. Com a ingesto de lquidos aumentada e maior quantidade de excretas, a taxa de formao da urina se eleva e aumentam tanto a capacidade reabsortiva dos tbulos renais quanto taxa de filtrao glomerular em cerca de 50%. Com relao ao lquido amnitico, o seu volume varivel a cada gestante e sua renovao se faz a cada 3 horas. Uma grande poro do lquido deriva da excreo renal do feto e outra parte formada e absorvida diretamente atravs das membranas amniticas (o que explica o fato de que mesmo aps a morte uterina de um feto, ainda se observa a presena de renovao do lquido amnitico). Pr-eclmpsia e Eclmpsia: A pr-eclmpsia ou toxemia gravdica caracterizada por reteno excessiva de sal e gua pelos rins maternos, ganho de peso, desenvolvimento de edema e hipertenso. Alm disso, h comprometimento da funo do endotlio vascular ocorrendo espasmo arterial em vrias partes do organismo materno, mais especificamente nos rins (espessamento dos tufos glomerulares que contm um depsito de protenas nas membranas basais), crebro e fgado. Eclmpsia um grau extremo de pr-eclmpsia, que se caracteriza por: espasmo vascular por todo o corpo; convulses (s vezes seguidas por coma); reduo do dbito renal; disfuno heptica; geralmente hipertenso grave e toxemia generalizada. Em grande parte dos casos ocorre pouco antes do nascimento do beb. Pode levar a morte se no tratada imediatamente.

Parto Fatores hormonais que aumentam a contratilidade uterina


* Maior proporo de estrognio em relao progesterona

A progesterona inibe a contratilidade uterina durante o perodo gestacional, ajudando a evitar a expulso do feto. J o estrognio aumenta o grau de contratilidade uterina. Tanto a progesterona quanto o estrognio so secretados em quantidades crescentes durante a maior parte da gravidez. No entanto, do stimo ms em diante a secreo de estrognio continua aumentando e a de progesterona se mantm nos nveis iniciais ou diminui. * Efeito da ocitocina no tero

A ocitocina um hormnio secretado pela neuro-hipfise que causa contraes uterinas. A musculatura aumenta sua sensibilidade ocitocina nos ltimos meses de gravidez, a taxa de secreo do hormnio nesse perodo se eleva e durante o parto, a dilatao do colo uterino faz com que mais ocitocina seja secretada. * Efeito de hormnios fetais sobre o tero

A hipfise do feto secreta altas quantidades de ocitocina, as glndulas adrenais no feto secretam grandes quantidades de cortisol, um outro possvel estimulante uterino e as membranas fetais liberam prostaglandinas no momento do parto, o que aumentaria a intensidade das contraes uterinas.

Fatores mecnicos que aumentam a contratilidade uterina


* Distenso muscular uterina

A distenso ininterrupta como ocorre no tero por causa dos movimentos fetais, pode provocar contrao dos msculos lisos. * Distenso ou irritao do colo uterino

A distenso ou irritao do colo uterino provoca tambm contraes uterinas, por exemplo, o obstetra muitas vezes induz o trabalho de parto rompendo as membranas para que a cabea do beb distenda o colo uterino e irrite-o.

O incio do trabalho de parto


O tero sofre durante a gravidez, uma srie de contraes rtmicas fracas, as contraes de Braxton Hicks e estas tornam-se progressivamente mais fortes ao final da gravidez, comeando a distender o colo uterino e forando o beb atravs do canal de parto, gerando as chamadas contraes do trabalho de parto. Uma contrao uterina torna-se forte o bastante para irritar o tero, o que aumenta a contratilidade uterina ainda mais devido ao feedback positivo, em que uma contrao gera outra mais forte e assim por diante.

Contraes musculares e abdominais durante o parto


medida que as contraes uterinas se tornam fortes durante o trabalho de parto, sinais de dor originam-se do tero e do canal de parto. Tais sinais causam dor e provocam efeitos neurognicos na medula espinhal para os msculos abdominais, causando contraes intensas. As contraes se iniciam do fundo para o corpo do tero e a intensidade

das mesmas maior no fundo e no corpo que no colo, forando o beb para baixo. O intervalo das contraes no trabalho de parto diminui progressivamente (de 30 para 1 a 3 minutos), com o aumento da intensidade. Caso as contraes do trabalho de parto no fossem intermitentes o fluxo de sangue poderia ser interrompido e causar a morte fetal. O uso excessivo de estimulantes uterinos, como a ocitocina, pode causar espasmo muscular em vez de contraes rtmicas e tambm levar o feto a bito. O trabalho de parto teoricamente dividido em dois estgios. No primeiro estgio ocorre dilatao cervical progressiva, at a abertura cervical ser suficiente passagem da cabea do feto. Tal estgio, dura em mdia 8 a 24 horas na primeira gravidez, mas diminui com as gestaes subseqentes. O segundo estgio iniciado quando o colo est dilatado por completo, as membranas fetais se rompem e o lquido amnitico expelido. Em seguida a cabea do feto posicionada e as foras continuam agindo, at que haja o nascimento. A durao do segundo estgio de 1 minuto depois de vrias gestaes e 30 minutos ou mais, na primeira gestao.

Separao e expulso da placenta


Por um perodo de mais ou menos 10 a 45 minutos aps o nascimento ocorre o efeito de cisalhamento (contrao do tero com diminuio do seu tamanho) entre as paredes uterinas e placentrias, separando a placenta do seu local de origem. Esta separao rompe vasos e causa sangramento de cerca de 350 ml. Portanto a contrao do tero depois da expulso do beb contrai os vasos que antes proviam sangue placenta.

Involuo do tero depois do parto


Durante as primeiras 4 a 5 semanas aps o parto, o tero involui. O peso seu volta ao normal em 4 semanas, em mdia. Enquanto o tero involui, o local placentrio na superfcie do endomtrio sofre autlise, causando uma excreo vaginal chamada lquia, que se inicia sanguinolenta e serosa em seguida, mantendo-se por cerca de 10 dias. Aps esse perodo a superfcie endometrial torna-se renovada e pronta para uma vida sexual normal.

Lactao Desenvolvimento das mamas


As mamas comeam a se desenvolver na puberdade e esse desenvolvimento estimulado pelos estrognios do ciclo sexual feminino mensal, que estimulam tanto o desenvolvimento glandular das mamas quanto o depsito de gordura que ir conceder massa s mamas. Na gravidez, devido ao alto nvel de estrognio h um aumento no desenvolvimento do tecido glandular para a

produo de leite. Os altos nveis de estrognio durante a gestao permitem que o sistema de ductos das mamas cresa e ramifique-se, concomitantemente o estroma das mamas aumenta em quantidade e a gordura vai depositando-se. Quatro outros hormnios so igualmente importantes para o sistema de ductos, so eles: hormnio do crescimento, prolactina, os glicocorticides adrenais e insulina. sabido que cada um deles possui um papel no metabolismo de protenas, o que explicaria sua participao no desenvolvimento das mamas. O desenvolvimento final das mamas em rgos secretores de leite tambm requer a participao da progesterona, pois quando o sistema de ductos estiver se desenvolvido por completo, a progesterona agindo juntamente com o estrognio e com outros hormnios, causar o crescimento adicional dos lbulos mamrios, com multiplicao dos alvolos e desenvolvimento da funo secretora nas clulas alveolares.

Incio da lactao
Estrognio e progesterona tm o efeito especial de inibir a secreo de leite propriamente dita, em contrapartida, a prolactina tem o efeito exatamente oposto e promove a secreo de leite. A prolactina um hormnio secretado pela hipfise anterior materna e sua concentrao no sangue materno se eleva progressivamente da quinta semana de gestao at o nascimento do beb, em um aumento de cerca de 10 a 20 vezes em comparao com a taxa de uma nogrvida. Alm disso, a placenta secreta quantidades significativas de somatomamotropina corinica humana, que tem propriedades lactognicas agindo junto com a prolactina da hipfise durante o perodo gestacional. Mesmo com a ao da prolactina e da somatomamotropina, o estrognio e a progesterona continuam agindo. Portanto, apenas uma diminuta quantidade de lquido secretada diariamente at o nascimento do beb e dias antes do nascimento, a secreo chamada de colostro. Imediatamente aps o nascimento do beb, a secreo de estrognio e progesterona da placenta diminui bruscamente permite que o efeito lactognico da prolactina se estabelea. A secreo abastada de leite que comea a ocorrer nos primeiros dias aps o nascimento, exige do organismo materno um aporte hormonal maior de cortisol, hormnio de crescimento, paratormnio e insulina, hormnios estes que so importantes para fornecer aminocidos, cidos graxos, glicose e clcio, fundamentais para a formao de leite. Depois do nascimento do beb ocorre uma queda na produo de prolactina para os nveis no-grvidos por algumas semanas. Entretanto, cada vez que a me amamenta, estmulos neurais chegam ao hipotlamo e causam um pico na secreo de prolactina durante aproximadamente uma hora, o que possibilita a manuteno de secreo de leite pelas glndulas mamrias para os perodos de amamentao subseqentes. Caso a ao do hipotlamo esteja prejudicada, as mamas perdem temporariamente a capacidade de amamentar. O hipotlamo controla a produo de prolactina de uma forma diferente da que controla os outros hormnios. Na maioria das vezes o hipotlamo age

estimulando a produo hormonal, no caso da prolactina ele age inibindo a sua produo. Ento, uma deficincia no sistema hipotalmico-hipofisrio causa um aumento na quantidade de prolactina em detrimento dos outros hormnios, por isso o hormnio inibidor de prolactina formado no hipotlamo, segue pelo sistema porta-hipotalmico-hipofisrio para a hipfise anterior e atua controlando a secreo de prolactina, podendo diminu-la em at 10 vezes. Na maioria das nutrizes o ciclo ovariano, bem como a ovulao, ficam suprimidos at umas poucas semanas at ela parar de amamentar. A razo de tal acontecimento que os mesmos sinais neurais das mamas para o hipotlamo que causam a secreo de prolactina durante a suco inibem a secreo do hormnio liberador de gonadotropina pelo hipotlamo. Ao passo que h uma supresso da formao dos hormnios gonadotrpicos hipofisrios (hormnio luteinizante e folculo estimulante). Entretanto, aps alguns meses a hipfise volta a secretar hormnios gonadotrpicos o suficiente para restabelecer o ciclo sexual, mesmo que a amamentao continue.

Processo de ejeo na secreo de leite - A funo da Ocitocina


A secreo de leite se faz de forma contnua nos alvolos das mamas, mas no ejetado com a mesma continuidade. Para que o fluido seja expelido precisa sair dos alvolos para o sistema de ductos antes de o beb poder obt-lo e isto causado por um reflexo neurognico e hormonal que envolve a ocitocina. A partir do estmulo de suco do beb, impulsos sensoriais so transmitidos atravs de nervos somticos dos mamilos para o hipotlamo da me,

Composio do leite e drenagem metablica na me causada pela lactao


O leite humano composto de gua, lipdio, lactose, casena, lactalbumina, outras protenas e cinzas (clcio e outros minerais). Em comparao com o leite proveniente da vaca, o leite materno contm 50% a mais de glicose, mas a concentrao de protena no leite de vaca em geral duas a trs vezes maior que no leite materno e um tero de cinzas encontrado no leite materno em comparado ao leite de vaca. No perodo de lactao, uma mulher pode produzir cerca de 1,5 litro de leite por dia, ou at quantidades maiores se a mulher tiver gmeos. Devido a quantidade de leite produzido, grandes quantidades de substratos metablicos so drenados da me, como por exemplo, cerca de 50 gramas de gordura e 100 gramas de lactose entram no leite todos os dias. Na tentativa de suprir as necessidades de clcio e fosfato, as glndulas paratireides aumentam bastante, e os ossos vo tornando-se descalcificados. Tal descalcificao no grave durante a gestao, mas um fato importante durante a lactao.

Anticorpos e outros agentes antiinfecciosos no leite

O leite alm de fornecer os nutrientes adequados ao recm-nascido contm vrios tipos de anticorpos e agentes antiinfecciosos, proporcionando uma proteo importante contra infeces e constituindo a primeira forma de imunidade do indivduo. Alm disso, diversos leuccitos so secretados, incluindo neutrfilos e macrfagos, alguns dos quais so especialmente letais a bactrias que podem causar infeces mortais aos recm-nascidos. Tem importncia particular os anticorpos e macrfagos que destroem a bactria Escherichia Coli, que com frequncia causa diarria letal em recm-nascidos.

You might also like