You are on page 1of 16

11/01/2012

MEMRIAS

Introduo aspectos do Desenvolvimento com enfoque na comunicao / linguagem / aprendizagem

Mirella Liberatore Prando


Fonoaudiloga Clnica Doutoranda em Psicologia - PUCRS Mestre em Psicologia - nfase em Cognio Humana / PUCRS Coordenadora da Subequipe de Avaliao Neuropsicolgica Infantil - Grupo de Pesquisa Neuropsicologia Clnica e Experimental - GNCE - PUCRS Especializao em Neuropsicologia - MEC/UFRGS

LINGUAGEM

Aulas 28/10; 25/11 e 09/12,

Mirella L. Prando - Fonoaudiloga

reas que contriburam

Influncias
Lingstica Sociolingstica

estrutura da linguagem

Neurolingstica

relao

relao comportamento social e linguagem

crebrocrebro -linguagem
Bear, Connors e Paradiso, 2002
11/01/2012

Mirella L. Prando - Fonoaudiloga

NEUROPSICOLOGIA
Confluncia entre reas da NEUROCINCIAS: neurologia, neuroanatomia, neurofisiologia, neuroqumica e cincias do comportamento (Andrade, Santos e Bueno, 2004). Estudo das relaes entre o crebro e as manifestaes do comportamento (Luria, 1973). Cincia voltada para a expresso do comportamento por meio das disfunes cerebrais; Ampara-se na avaliao de determinadas manifestaes do indivduo para a investigao do funcionamento cerebral (Lezak, 2004).
Mirella L. Prando - Fonoaudiloga

NEUROPSICOLOGIA DA LINGUAGEM

LINGUAGEM SOB O OLHAR DA NEUROPSICOLOGIA

11/01/2012

Especializao hemisfrica da linguagem? ESTRUTURAIS FUNCIONAIS

HD HE

Correlatos neurofuncionais da linguagem

Conexes entre as reas da linguagem

Zonas de linguagem: atualizao rea de Broca rea de Wernicke Fascculo arqueado Crtex associativo Ncleos da base Tlamo posterior Hemisfrio direito Cerebelo ...

11/01/2012

Repetio de palavras = Linguagem Expressiva

Leitura em voz alta = Linguagem Expressiva

LINGUAGEM
- Envolve uma complexa interatividade de funes.
-Mais domnios cognitivos so necessrios para o adequado e eficiente processamento lingstico (Baddeley, 2003, 2009; Gilchrist, Cowan, &
Naveh-Benjamin, 2009; Kail & Hall, 2001; Van Dijk, 2008; Virtue, Parrish, & Jung-Beeman, 2008).

ANTENO

MEMRIA
Mcauley & White; 2011. Andersson, 2010; Dodwell & Bavin, 2008; Davidson et al., 2006; Giangiacomo & Navas, 2008; Montgomery, Magimairaj, & OMalley, 2008.

FUNES EXECUTIVAS

INTERAO COM A LINGUAGEM NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Era uma vez...

Conta a histria que...


Morangolango era um morango silvestre -

nasceu num matagal distante e criou-se sozinho, sem nunca ter conversado com ningum. Por isso, no sabia falar lngua alguma. Ao sair andando mundo afora encontrou uma comunidade de morangos. Foi recebido como um rei, mas quando tentou falar no conseguiu expressar-se em nenhuma lngua. Inventou, ento, alguns sons, que para ele, transmitiam o que ele estava sentindo.

11/01/2012

O que aconteceu com ele?


Acabou expulso - sua lngua no era a mesma das de seus semelhantes. L pelas tantas, encontrou um tomate que, gentilmente,ofereceu-se para ensin-lo a falar. Lentamente, morangolango foi aprendendo um pouquinho aqui, mais um pouquinho ali. Em um curto perodo de tempo, j conseguia expressar-se oralmente, ou seja, j conseguia comunicar-se com todos os seres.

Para refletir:
Quando uma criana ingressa na escola falando a mesma lngua de seus pares, porm apresentando uma fala peculiar seja por variao lingustica ou por algum distrbio, que sentimentos podem ser desencadeados? Como auxili-la a estabelecer laos afetivos e comunicativos?

Fala
Falar to natural para os seres humanos, como so o olfato, a viso e o paladar. a capacidade de falar do modo como o fazemos que singulariza o homem (Callou e Leite, 1990). um ato motor complexo, peculiar a cada sujeito, que requer regulao neurolgica sintonizada.
Morangolango fala de uma forma diferente da dos seus pares, por isso no foi compreendido.

Comunicao
a troca de informao, um fato social. Todos os animais se comunicam, mas somente os homens possuem um cdigo to complexo como a linguagem (Puyuelo, 2007). So todas as condutas que o indivduo realiza, intencionalmente, para afetar a conduta de outra pessoa, com a finalidade de que esta receba a informao e, como conseqncia, atue. A comunicao o ato de expressar sentimentos, desejos e experincias.
Morangolango no encontrou em seus pares um lugar acolhedor.

Correlaes
Comunicao Lngua Fala Linguagem O homem partilha. O homem aprende. O homem manifesta O homem cria, inventa.

Lembrar sempre que...


Fala e linguagem fazem parte de um amplo processo , sendo a comunicao a primeira funo da linguagem.

Competncia comunicativa (quando o emissor consegue que a comunicao seja efetiva e apropriada).

11/01/2012

A comunicao pode no ser eficaz quando h uma dificuldade:


- em quem fala; - no meio; - na organizao da mensagem; - em quem recebe a mensagem.

O que aconteceu com nosso personagem?


Morangolango no aparentava problema orgnico que justificasse uma fala diferente. Sua histria familiar conta que ele no viveu em um ambiente encorajador e estimulante. Nunca ouviu ningum falando, nem trocou informaes... no sabia o significado dos olhares, sorrisos, vozes... No foi exposto a lngua alguma e a qualquer interao.

A finalidade ltima da linguagem a comunicao.

Por no falar da mesma maneira que seus pares, Morangolango foi expulso da comunidade. A diferena foi motivo de EXCLUSO.

Para refletir
Existe linguagem sem comunicao?

Relaes ...
COMUNICAO

Existe comunicao sem linguagem?

LINGUAGEM

FALA / VOZ

Mirella L. Prando - Fonoaudiloga

11/01/2012

NEUROPLASTICIDADE
INTERAO DESENVOLVIMENTO FSICO COGNITIVO

LINGUAGEM ORAL

LINGUAGEM ESCRITA

EMOCIONAL SOCIAL

ENTRADAS SENSORIAIS

recepo auditiva

FAVORECE A FORMAO DE NOVAS CONEXES NEURONAIS AUMENTO DE ATIVIDADES SINPTICAS RESULTA EM MUDANAS ESTRUTURAIS
MELHORA PROGRESSIVA NAS HABILIDADES COGNITIVAS QUE OCORRE PARALELAMENTE A AQUISIO DA LINGUAGEM.
31

Expressar o conhecimento, as sensaes e os sentimentos; Constituem-se a partir das mesmas bases de conhecimento e das mesmas habilidades de planejamento.

recepo visual

emisso oral

emisso motora

COMUNICAO

LINGUAGEM
um cdigo por meio do qual os usurios transmitem idias e desejos de um para o outro. (Puyuelo, 2007) uma forma de comunicao que transmite informao de uma pessoa para a outra, facilitando os processos de pensamento. (Ferreira, 1998) Objetivo da linguagem: comunicao consigo e com os outros.

LINGUAGEM
(Compreensiva / Expressiva)

MEIOS ORGANIZADOS PARA COMBINAR:

SONS - PALAVRAS - SENTENAS - DISCURSO Os componentes e diferentes nveis de complexidade da linguagem integram-se e interagem para expressar ideias e pensamentos.

LINGUAGEM
Em todas as suas formas de expresso, a linguagem tem por funo estabelecer a comunicao por meios organizados para combinar palavras em sentenas e estas em discurso. Possibilita, assim, pensar sobre os processos mais abstratos e trocar tais pensamentos entre interlocutores (Puyuello,
2007).

Nveis de processamento da Linguagem


COMPREENSO X PRODUO
Compreenso verbal capacidade receptiva de compreender inputs lingsticos falados ou escritos, como palavras, sentenas, pargrafos, discurso. Produo verbal transformao de pensamentos em uma forma que pode ser expressada como output lingstico, como a fala articulada, os sinais ou a escrita.
(Starr e Rayner, 2003)

11/01/2012

COMPONENTES DA LINGUAGEM E NVEIS DE COMPLEXIDADE


PALAVRA SENTENA CONTEDO FORMA
MORFOLOGIA SINTAXE
Fonema Morfema Lxico

Nveis de complexidade
Desmembrada em unidades menores
menor unidade de som de fala. menor unidade que denota significado em uma determinada lngua. todo o conjunto de morfemas em uma determinada lngua ou no repertrio lingstico de uma pessoa. combinao de morfemas vocabulrio. forma como os usurios de uma determinada lngua juntam palavras para formar sentenas. Importante papel na compreenso da lngua. Sintaxe x semntica o estudo do significado em uma lngua.

Sintaxe

USO
PRAGMTICA

DISCURSO

O nvel final de anlise o do discurso inclui o uso da linguagem no nvel alm da sentena, na conversao, nos pargrafos, nas histrias narrativas e/ou descritivas, em obras inteiras da literatura. (Harley, 2001)

Mirella L. Prando - Fonoaudiloga

Componentes da Linguagem

Componentes da Linguagem

SEMNTICA

FONOLOGIA

Estudo do significado Relao entre as palavras, os objetos e os eventos por elas representados Vocabulrio

Estudo dos sons da fala ou dos fonemas da lngua e da sua estruturao na aquisio da linguagem. Fontica articulatria: produo dos sons; Fontica acstica: anlise das caractersticas fsicas dos sons da fala; Fontica auditiva: de que maneira a fala percebida;

Componentes da Linguagem

Componentes da Linguagem

MORFOLOGIA

SINTAXE

Estudo da menor unidade com significado de uma lngua (morfema); Conjunto total de morfemas numa dada lngua constituem o LXICO; LXICO Exemplos: in, mente etc

Estudo da combinao de fonemas e morfemas em oraes e frases; a combinao de palavras para a formao de frases e oraes com significados; Estudos complexidade voz ativa e voz passiva;

11/01/2012

Componentes da Linguagem

Componentes da Linguagem

PRAGMTICA

PROSDIA

Aspecto funcional da linguagem; Estudo do modo como selecionamos e usamos palavras e frases e sua relao com a inteno e os contextos comunicativos; Relaes scio-psicossociais;

Forma como um falante usa pausas, inflexes vocais, acentuaes para modificar significado, sem alterar unidades formais; Lingstica e emocional;

Discurso
Forma de atividade que implica a produo de linguagem em situaes de interao ou conversao, que pode realizar-se em condies tanto monolgicas como dialgicas, e que pode adotar modalidades perceptivas igualmente diversas (oral ou escrita).

Dilogo
Estrutura seqencial que implica intercmbio de turnos (alternncia no exerccio do falante por parte dos participantes da conversao), atravs do qual o discurso vai adquirindo continuidade semntica e pragmtica.

INFERNCIAS
Representaes mentais construdas na compreenso de textos ou discursos, a partir da aplicao de conhecimentos prvios s indicaes explcitas da mensagem (Gutirrez-Calvo,
1999)

Entendimento no-literal Onde aparecem?


Metforas Provrbios Humor Conversao Narrativas Atos de fala indiretos

Informaes explcitas implcitas

informaes

11/01/2012

Produo de uma mensagem requer um monitoramento baseado na capacidade de compreender a prpria mensagem medida que esta vai tomando forma e compar-la com o que se havia projetado (Rondal et al, 2007). COMO DESENVOLVEMOS A LINGUAGEM?

Mirella L. Prando - Fonoaudiloga

49

Aquisio da linguagem
Toda criana nasce com uma capacidade para desenvolver linguagem. Para tanto importante que seja/esteja inserida no meio lingstico de sua comunidade. Essa capacidade est disponvel por um certo perodo.

Perodo crtico (Lenneberg, 1967)


Entre dois e trs anos de idade, a linguagem surge atravs da interao entre maturao e aprendizado prprogramado. Nestes anos iniciais existe uma plasticidade considervel na representao neurolgica da linguagem. Dos trs anos at a puberdade a aquisio da linguagem continua, porm a plasticidade diminui com a idade.

Estratgias da criana para construir a linguagem (Aimard, 1998):

Desenvolvimento da Linguagem
A linguagem aparece em todas as crianas, em marcos cronolgicos muito semelhantes; cada indivduo progride conforme o seu ritmo; as aquisies seguem a mesma ordem, mas a velocidade dos progressos varia muito; os fatos lingsticos devem ser comparados com o contexto geral do desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor da criana. Aos quatro anos, a criana j tem condies de dominar sua lngua padro.

estratgia de escuta, estratgia de compreenso, estratgia de imitao, estratgia de produo.

11/01/2012

A aprendizagem e o desenvolvimento da linguagem


esto fortemente influenciados pelos aspectos CONTEXTUAIS ao longo da vida: social das necessidades e interesses pessoais cognitivo

O estudo da linguagem, tanto normal quanto patolgica


deve levar em conta a linguagem unida ao contexto familiar; como processo de comunicao - interao como processo cognitivo e seus componentes.

Aspectos cognitivos que podem afetar ou que refletem a interao: Linguagem/ Cognio (Puyuelo,2007)

Fases Aquisio Linguagem


Progresso por meio de etapas no desenvolvimento Balbucio inarticulado inclui todos os fones possveis

Dificuldades de ateno, percepo e memria dificuldades para processar informaes, inclusive captar duplo sentido dificuldades para adquirir novas informao; alteraes na velocidade do pensamento e processamento da informao.

Balbucio articulado inclui apenas os distintos fonemas que caracterizam a lngua na qual o beb est inserido. As primeiras consoantes aparecem primeiro no balbucio, antes de serem integradas as palavras (Vihman et al, 1986).
Preferncia marcante pela produo das consoantes oclusivas / plosivas [b], [p]; [d], [t]; [g], [k], alm de [m].

Base fisiolgica mais slida e mais frequentes.

Fases Aquisio Linguagem


Progresso por meio de etapas no desenvolvimento

O QUE INFLUENCIA A AQUISIO?


- O tipo (a qualidade) de input recebido e a sua percepo; - A freqncia de determinada estrutura da lngua; - O estgio do desenvolvimento cognitivo;

Enunciados de uma palavra Enunciados de duas palavras e fala telegrfica


Estruturas de sentenas adultas bsicas (presente aos 4 anos).

-Estimulao lingstica

A aquisio da linguagem NO depende da inteligncia

10

11/01/2012

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
A PERCEPO AUDITIVA CONTRIBUI DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA FALA, DA LINGUAGEM E INDIRETAMENTE NOS PROCESSOS COGNITIVOS EM GERAL. O crebro no est totalmente desenvolvido ao nascimento. As vias auditivas do tronco cerebral esto completas estruturalmente por volta da 30a semana de gestao. A eficincia sinptica das fibras do anos.

Por essa razo dizemos que a criana precisa aprender a ouvir.

tronco cerebral continua a melhorar at por volta dos 3 anos de idade seguindo pelo decorrer dos

PROCESSAMENTO AUDITIVO (CENTRAL)


http://www.youtube.com/watch?v=tkPj4IGbmQQ&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=7yQ4xiQusIE&feature=share

Informaes sensoriais auditivas envolvem: Sistema auditivo perifrico Vias auditivas do SN e crebro Juntos, processam, organizam, interpretam e representam as informaes recebidas.
Mirella L. Prando - Fonoaudiloga

Componente

Sensorial

Componente

Condutivo
64

O ato de ouvir no termina quando ocorre a mera deteco de um estmulo acstico (sensao) pelo ouvido interno. Pelo contrrio, diversos mecanismos e

PA(C)
Processamento auditivo (central) [PA(C)] refere-se eficincia e efetividade com que o SNAC utiliza a informao auditiva. PA(C) refere-se ao processamento perceptual da informao auditiva no SNAC e a atividade neurobiolgica subjacente ao processamento, que permite os potenciais auditivos eletrofisiolgicos.
American Speech-Language-Hearing Association. (Central) Auditory Processing Disorders. Available at. http: //www.asha.org/members/deskref-journals/deskref/default.(2005)

processos neurofisiolgicos e cognitivos


so necessrios, para que acontea a decodificao correta do estmulo auditivo.
(Bellis, 2003)
Mirella L. Prando - Fonoaudiloga

11

11/01/2012

Audio em nvel central = Percepo auditiva / Processamento Auditivo

Impacto das otites mdias na primeira infncia


-Os sons falados FONOLOGIA = tijolos para a construo palavras e frases.

Componente

Neural
audio

-Apesar dos estudos no so totalmente consistentes sobre o efeito da privao sensorial causada por perodos de otites no desenvolvimento lingustico da criana, apontam para prejuzos na representao fonolgica de determinados fonemas como os fricativos surdos (sons do s, x e ch, f.). -A discriminao acurada de outros sons falados como l e r tambm pode demonstrar estar comprometida levando a aquisio mais tardia destas consoantes. -Alm de comprometer segmentos da fala, o aporte auditivo inconstante pode afetar a compreenso da fala em relao a percepo dos contornos de entonao, nfase e altura da voz e nos aspectos prosdicos de modo geral.

Mirella L. Prando - Fonoaudiloga

http://www.youtube.com/watch?v=cfAyPbFYGJw

Derivao contextual Construo de Inferncias

Estoque mental de informaes sobre as palavras, inclui informaes semntica, sinttica, fonolgica (pronncia e padro do som).

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

Acesso ao
lxico

Forte preditor vocabulrio expressivo

Compreenso oral e escrita


Mirella L. Prando - Fonoaudiloga

Interferncia vizinhana auditiva

Mirella L. Prando - Fonoaudiloga

MEDIDAS DIAGNSTICAS
TESTES FORMAIS X TAREFAS ECOLGICAS PALAVRA SENTENA

DISCURSO
Mirella L. Prando - Fonoaudiloga

PRESSUPOSTOS DA AVALIAO DA LINGUAGEM

12

11/01/2012

Instrumentos mais utilizados


Boston Diagnostic Aphasia Examination
Goodglass e Kaplan, 1972: terceira edio, 2001 Determinar a presena de afasia e do tipo Inferncias sobre localizao cerebral e processos lingsticos Mensurar nvel de desempenho Contribuir para planejamento teraputico 1 5 horas: 27 subtestes

Boston Naming Test (Kaplan, Goodglass &Weintraub , 2001)

Token Test
De Renzi e Vignolo (1962) Avaliao da compreenso verbal de comandos com complexidade gradativa
Mostre-me um crculo Mostre-me um crculo amarelo Mostre-me um crculo azul grande Pegue o crculo vermelho e quadrado verde Pegue o crculo branco grande e o quadrado verde pequeno Coloque o crculo vermelho sobre o quadrado verde.

Instrumentos tradicionais de exame da afasia nem sempre so apropriados para avaliao de quadros agudos (Flamand-Rose et al, 2011); Escalas neurolgicas globais detectam com dificuldades sinais de afasia (NIH); Mesmo instrumentos de screening de linguagem existentes tem limitaes; Solues: desenvolver ferramentas de avaliao da linguagem no leito (ex. Language Screening Test)

Instrumento de Avaliao Neuropsicolgica Breve NEUPSILIN


Autores: Rochele Paz Fonseca; Jerusa F. de Salles e Maria Alice de Mattos Pimenta Parente. Publicao: 2009 Editora Vetor

NEUPSILIN: Linguagem oral


Nomeao: objetos e figuras

Fonseca, R.P.; Salles, J.F. & Parente, M. A. M. P. (2009). Instrumento de Avaliao Neuropsicolgica Breve NEUPSILIN. So Paulo: Vetor.

13

11/01/2012

Linguagem oral
Repetio Linguagem automtica Processamento de inferncias

Linguagem oral
Compreenso

Linguagem escrita
Compreenso escrita Escrita espontnea Escrita copiada Escrita ditada Leitura oral

Fluncia verbal: livre, fonmica, semntica


Importncia clnica cada vez mais valorizada Necessidade de explorar melhor escores de discrepncia entre modalidades para diagnstico diferencial Perodo bastante breve de aplicao

Processamento comunicativo

Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul Faculdade de Psicologia Programa de Ps-Graduao em Psicologia

BATERIA MAC
PROCESSAMENTO COMUNICATIVO
PROCESSAMENTO DISCURSIVO -DISCURSO CONVERSACIONAL -DISCURSO NARRATIVO PROCESSAMENTO PRAGMTICO-INFERENCIAL -INTERPRETAO DE METFORAS -INTERPRETAO DE ATOS DE FALA INDIRETOS PROCESSAMENTO LXICO-SEMNTICO -EVOCAO LEXICAL -JULGAMENTO SEMNTICO PROCESSAMENTO PROSDICO -PROSDIA LINGSTICA -PROSDIA EMOCIONAL

Bateria Montreal de Avaliao da Comunicao Breve MAC BREVE: Estudos de Adaptao


Dissertao de Mestrado de Fabola Schwengber Casarin

Projetos Futuros Doutorado: Doutorado: Bateria Montreal de Avaliao da Comunicao Breve MAC BREVE: Estudos Normatizao previso 2013

Joanette, Ska & Ct (2004) Fonseca, Parente, Ct, Ska & Joanette (2003, 2006)

14

11/01/2012

Instrumentos em normatizao GNCE Subequipe Neuropsicologia da Infncia e da Adolescncia


Discurso narrativo infantil Fluncia verbal 3 modalidades (FV Livre, FV Ort., FV Sem) Teste dos Sinos Gerao aleatria de nmeros (GAN) Teste de Deciso ortogrfica (Moojen et al, no prelo) Teste Decodificao de palavras e pseudopalavras (Moojen et al, no
prelo)

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM PSICOLOGIA (COGNIO HUMANA)

AVALIAO NEUROPSICOLGICA DE COMPONENTES DA LINGUAGEM E DA MEMRIA DE TRABALHO NA INFNCIA: ADAPTAO DE TAREFA DISCURSIVA E ESTUDO CORRELACIONAL

Mirella Liberatore Prando Prof. Dr. Rochele Paz Fonseca Orientadora


Dissertao de Mestrado / jan 2011

Teste de Decodificao de slabas complexas (Moojen et al, no prelo)

Introduo
Discurso Narrativo
Complexa integrao processos mentais em situaes comunicativas, ultrapassa anlise da participao mecanismos semnticos (van Dijk, 2008)

Introduo Linguagem e Memria de Trabalho

Avaliao do Discurso Narrativo na infncia


Importncia estmulos discursivos narrativos em instrumentos de avaliao da linguagem sob a tica da neuropsicologia cognitiva para crianas
Adaptado de Baddeley (2003); Baddeley, Eisenck & Anderson (2009)

Diferentes metodologias e abordagens empregadas nas pesquisas

Poucos instrumentos especficos em nvel nacional e internacional

87

ADAPTAO DE UMA TAREFA DE NARRATIVO INFANTIL E ESTUDO DISCURSO 1 DADOS QUANTO AO TIPO DE ESCOLA

Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul Faculdade de Psicologia Programa de PsPs-Graduao em Psicologia (Cogniao (Cogniao Humana)

DISCURSIVO
Pragmtico-inferencial Lxico-semntico Prosdico
Fonseca, Parente, Ct, Ska, & Joanette, 2008

FUNES EXECUTIVAS NA SEGUNDA INFNCIA: COMPARAO QUANTO IDADE E CORRELAO ENTRE DIFERENTES MEDIDAS Janice da Rosa Pureza
Orientadora: Profa. Dra. Rochele Paz Fonseca Dissertao de Mestrado jan 2011

89

15

11/01/2012

TESTE HAYLING
Publicaes:

TESTE HAYLING em Normatizao


Construo: - Traduo dos instrumentos existentes; - Elaborao das sentenas com equilbrio sinttico e julgadas com os critrios psicolingsticos dos instrumentos traduzidos. PILOTO Individual e coletivo (para estimar compreenso das sentenas e respostas para as mesmas): - 71 frases sintaticamente equilibradas; - Qualidade psicolingstica atravs de equivalncias sinttica e de amplitudes de respostas (anlise de juzes especialistas) VERSO FINAL: - Partes A e B; - 10 estmulos e 2 frases treinos para cada parte (Hayling Junior Shallice et al, 2002);

DISCURSO NARRATIVO (ESCRITO) em construo e adaptao prevista em 2012


Adaptado de: Prando, M. L. (2010). Avaliao neuropsicolgica de componentes da linguagem e da memria de trabalho na infncia: adaptao de tarefa discursiva e estudo correlacional (Dissertao de Mestrado, Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre).

DISCURSO NARRATIVO verso para crianas de 7 12 anos de idade


Adaptao da Bateria MAC (para adultos) (Fonseca, Parente,Ct, Ska e Joanette, 2008) para uma verso infantil

Nova histria j produzida Anlise autores e adaptaes necessrias realizadas Anlise de juzes especialistas (em andamento) Estudo Piloto Normatizao

16

You might also like