You are on page 1of 24

SER PESSOA, TICA E CIDADANIA IN: http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Critica-Ser-Pessoa-Etica-eCidadania/217935.html 1.

OBJETIVOS Refletir sobre a Pessoa Humana, retomando e aprofundando aspectos j abordados nas unidades anteriores. Compreender o significado de tica e moral, suas distines, campos de atuao e implicaes para a sociedade contempornea. Analisar a importncia de se resgatar o papel da cidadania como ao individual e coletiva na perspectiva de uma sociedade eticamente sustentvel.

2. CONTEDOS As dimenses humanas da conscincia, do amor e da liberdade como caractersticas antropolgicas. A definio de tica e moral e suas respectivas distines e semelhanas.

As tarefas e o campo de atuao da tica a partir da Declarao Universal dos Direitos Humanos. O resgate da cidadania enquanto valorizao do ser humano diante de uma sociedade em crise de valores humanos. Humanizao ou coisificao: os desafios da sociedade contempornea.

3. ORIENTAES PARA O ESTUDO DA UNIDADE Antes de iniciar o estudo desta unidade, importante que voc leia as orientaes a seguir: 1) Leia atentamente cada item proposto para compreender os diversos temas que sero abordados, percebendo a inter-relao entre eles. 2) Conhea a bibliografia indicada, inclusive com a sugesto de outros livros e filmes que ajudam na compreenso dos temas da unidade. 3) Estabelea permanentes contatos com os demais participantes da disciplina e levante exemplos reais que ajudem a entender os diversos tpicos abordados. 4) Acompanhe os acontecimentos do dia a dia por meio da leitura de jornais e da imprensa falada para perceber a importncia dos assuntos veiculados na mdia com a temtica desenvolvida.

5) Antes de iniciar os estudos desta unidade, interessante conhecer um pouco da biografia dos pensadores, cujo pensamento norteia o estudo desta disciplina. Para saber mais, acesse os sites indicados. Antonio Gramsci (1891-1937)

Um dos fundadores do Partido Comunista Italiano. Estudou literatura na Universidade de Turim, cidade aonde frequentou crculos socialistas. Filiou-se ao Partido Socialista Italiano, tornando-se jornalista e escrevendo para o jornal do Partido (LAvanti) e tendo sido editor de vrios jornais socialistas italianos, tendo fundado em 1919, junto com Palmiro Togliatti, o LOrdine Nuovo. O grupo que se reuniu em torno de LOrdine Nuovo aliou-se com Amadeo Bordiga e a ampla faco Comunista Abstencionista dentro do Partido Socialista. Isto levou organizao do Partido Comunista Italiano (PCI) em 21 de janeiro de 1921. Gramsci viria a ser um dos lderes do partido desde sua fundao, porm subordinado a Bordiga at que este perdeu a liderana em 1924. As teses de Gramsci foram adotadas pelo PCI no congresso que o partido realizou em 1926. Em 1924, Gramsci foi eleito deputado pelo Veneto. Ele comeou a organizar o lanamento do jornal oficial do partido, denominado **LUnit++. Em 8 de novembro de 1926, a polcia fascista prendeu Gramsci (apesar de sua imunidade parlamentar, permaneceu preso at prximo da sua morte, quando foi solto em liberdade condicional dado ao seu precrio estado de sade (imagem e texto disponveis em: . Acesso em: 15 out. 2010).

Max Weber (1864-1920) Max Weber nasceu e teve sua formao intelectual no perodo em que as primeiras disputas sobre a metodologia das cincias sociais comeavam a surgir na Europa, sobretudo em seu pas, a Alemanha. Filho de uma famlia da alta classe mdia, Weber encontrou em sua casa uma atmosfera intelectualmente estimulante. Seu pai era um conhecido advogado e desde cedo orientou-o no sentido das humanidades. Weber recebeu excelente educao secundria em lnguas, histria e literatura clssica. Em 1882, comeou os estudos superiores em Heidelberg; continuando-os em Gttingen e Berlim, em cujas universidades dedicou-se simultaneamente economia, histria, filosofia e ao direito. Concludo o curso, trabalhou na Universidade de Berlim, na qual idade de livre-docente, ao mesmo tempo em que servia como assessor do governo. Em 1893, casou-se e;, no ano seguinte, tornou-se professor de economia na Universidade de Freiburg, da qual se transferiu para a de Heidelberg, em 1896. Dois anos depois, sofreu srias perturbaes nervosas que o levaram a deixar os trabalhos docentes, s voltando atividade em 1903, na qualidade de co-editor do Arquivo de Cincias Sociais (Archiv tr Sozialwissenschatt), publicao extremamente importante no desenvolvimento dos estudos sociolgicas na Alemanha. A partir dessa poca, Weber somente deu aulas particulares, salvo em algumas ocasies, em que proferiu conferncias nas universidades de Viena e Munique, nos anos que precederam sua morte, em 1920 (imagem disponvel em: . Acesso em: 15 out. 2010. Texto disponvel em: . Acesso em: 15 out. 2010). 2

4. INTRODUO UNIDADE Entender o ser humano uma tarefa extremamente exigente e difcil. Isso porque no se pode analis-lo a partir de um nico ponto de vista ou sob uma tica predefinida. O ser humano deve ser entendido na sua complexidade, abrangncia e profundidade, caso seja a inteno de toda pessoa que reflete sobre si mesma e sobre a realidade que est a sua volta. A disciplina Antropologia Teolgica procura responder a esse desafio, sugerindo caminhos de reflexo que, mais do que conclusivos, abrem pistas para novas reflexes, numa perspectiva dialtica e, portanto, sempre em mudana. A terceira unidade, que est sendo apresentada, prope-se a ser uma contribuio a mais diante do que foi apresentado nas unidades anteriores e em outros contextos, acadmicos, profissionais, familiares, entre outros, que querem entender a vida e exercer alguma forma de participao. Tratar da noo de pessoa, recuperando o que j foi abordado nas unidades anteriores, refletir sobre a relao entre tica e moral, numa perspectiva antropolgica, discutir a importncia e o reconhecimento da cidadania, entendida como fundamental para o processo de transformao da sociedade, so aspectos fundamentais do mundo acadmico; mas no s dele, como tambm da vida em toda sua totalidade, plenitude e abrangncia. Por isso, a sugesto que voc, como aluno do Centro Universitrio Claretiano, entre nessa dinmica e seja capaz de perceber a importncia das temticas que sero apresentadas para sua existncia individual e social. Entre no contedo desta unidade com esprito crtico, com disciplina e disposio, mas, principalmente, com vontade de contribuir para a realizao de uma sociedade melhor, mais humana e cada vez mais preocupada com o desenvolvimento sustentvel. A disciplina no a soluo para esse problema, mas, com certeza, ajudar a coloc-lo sobre a mesa, exigindo que nossa postura no seja de aceitao, mas de vontade de mudar. Afinal, "quem sabe faz a hora no espera acontecer..." (VANDR, 2010).

5. O SER HUMANO COMO PESSOA Como j foi apresentado nas unidades anteriores, o ser humano sempre foi objeto de investigao e estudo ao longo da histria da humanidade. Quem o ser humano? Como entend-lo? Qual o seu limite de compreenso? Essas foram algumas discusses apresentadas nas unidades anteriores. Nesta unidade, a pretenso esboar algumas concluses a respeito dessas discusses e enfocar a importncia de duas dimenses que caracterizam sua razo de ser no mundo: a tica e a cidadania. Mas, antes de tratar dessas questes, sero propostas algumas reflexes conclusivas sobre a noo de pessoa na perspectiva que se pretende sustentar na disciplina Antropologia Teolgica.

A busca de compreenso do ser-pessoa culminou num esforo histrico, fazendo brotar o movimento filosfico e social denominado "Humanismo". Essa palavra tem sentido muito positivo porque se prope, fundamentalmente, a valorizar o ser humano na sua plenitude como ser. Entretanto, ela pode ter, pelo menos, trs sentidos bsicos: movimento histrico-literrio. Refere-se a um movimento cultural cujas razes esto nos sculos 13 e 14, que tem o seu esplendor nos sculos 15 e 16, irradiando suas luzes at os sculos 17 e 18, e tenta resgatar os valores humanos e literrios oriundos da cultura grecoromana. movimento especulativo-filosfico. A preocupao resgatar, ao longo da histria, as grandes questes que desafiam o ser humano: sua origem, natureza e destino. Como o ser humano explica a si mesmo nas culturas antigas, no Cristianismo, na filosofia moderna e, sobretudo, atualmente, o que se quer saber , principalmente, o que humano e o que antihumano. movimento tico-sociolgico. A preocupao principal a prtica do ser humano. No se quer v-lo contemplando o mundo, mas, principalmente, transformando o mundo e a si mesmo. nessa dupla relao, ser humano-ser humano e ser humano-natureza, que se revela a condio humana. uma posio mais realista e menos doutrinria, que est preocupada em afirmar o ser humano como sujeito da histria e medida de todas as coisas, como afirmava o sofista grego Protgoras. De qualquer forma, poderamos sintetizar que o Humanismo v o ser humano como Pessoa. Isso significa que o ser humano uma totalidade que no pode ser reduzida a nenhuma dimenso, por mais importante que seja. O ser humano tem uma dimenso biolgica, psicolgica, social, cultural, religiosa, poltica, econmica; mas ele pessoa, no sentido de que todas essas dimenses so aproximaes de sua essncia; isto , ele tudo isso e muito mais. O ser humano um mistrio, uma surpresa, um desafio. A partir desse conceito humanista de Pessoa, no se pode aceitar que o ser humano seja apenas um indivduo (biolgico),um ser consciente e in-consciente (psicolgico), um ser de relaes (social), um ser libidinoso (sexual), um ser produto da cultura (cultural), um ser que produz (econmico), um ser que gravita em torno do poder (poltico), um ser que reza (religioso). Tudo isso ajuda a compreender o ser humano, mas pode reduzi-lo a um animal, a uma coisa. Voc pode ver um elefante com um microscpio? Claro que no! Assim, voc tambm no pode ver o ser humano como Pessoa a partir de uma nica dimenso. O ser humano, portanto, um ser complexo: ele possui infinitas dimenses que, ao longo da humanidade, foram sendo integradas no seu ser. Pessoalidade sinnimo de complexidade. Do ponto de vista do Humanismo filosfico, a Pessoa Humana tem uma trplice dimenso: da conscincia, do amor e da liberdade. Analisaremos, a seguir, cada uma delas. Dimenso da conscincia O ser humano o nico que sabe de si mesmo. Ele se pergunta: Quem sou eu? De onde vim? Para onde vou? Para que existo?

Ele , portanto, o valor absoluto, o valor-fim, a medida de todas as coisas. Diante do valor ser humano, todas as demais so relativas, por mais importantes que sejam. Ele sabe isso porque, ao longo da humanidade, foi descobrindo, foi desvendando, foi compreendendo o seu lugar no mundo. E, mais ainda, foi descobrindo, sempre com erros e acertos. Sempre que o ser humano se nega, nega os seus semelhantes e nega a natureza, ele trai a si mesmo, e as consequncias logo viro. dessa experincia complexa de dominar a natureza, de dominar a si mesmo e de estabelecer comunho com os demais que brota a Pessoa Humana como ser consciente. Portanto, conscincia mais que cincia; descobrir na cincia a essncia do ser humano. Dimenso do amor O ser humano como Pessoa um ser de comunho e no de solido. Ele reconhece no outro o valor absoluto. Ningum mais importante para uma Pessoa que a outra Pessoa. o "Eu" que se dirige ao "Tu", para afirmar como valor supremo a comunho do "Ns". O outro sou eu mesmo, isto , a mesma essncia sob outra aparncia. Esta a experincia do Amos: descobrir o outro na sua identidade, na sua singularidade e na sua profundidade. Na sua identidade, o outro sou eu mesmo; a minha essncia que se revela a mim no outro. Na sua singularidade, o outro no sou eu, pois no h produo em srie; o outro ele mesmo com uma marca pessoal. Na sua profundidade, o outro um mistrio marcado pela histria; um mistrio que nunca chegaremos a penetrar totalmente. E amar precisamente isto: querer que o outro seja Eu; querer que o outro seja Tu; querer que o outro seja Ns. A Pessoa capaz de amar, por isso somente ela deu o salto da materialidade para a espiritualidade, do fsico para o metafsico, do ciente para o consciente, do indivduo para o ser. Dimenso da liberdade A liberdade outra dimenso fundamental da Pessoa. Para Dostoivski, "a liberdade o atributo da divindade", no sentido de que o que mais aproxima o ser humano de Deus a possibilidade do exerccio da liberdade. Entretanto, a liberdade uma condio ambgua do ser humano: ela tanto constri como destri o ser humano. preciso definir bem esse termo. Podemos falar de liberdade biolgica, no sentido de que o ser humano livre para o impulso biolgico de suas aes, sem necessidade de impulsos externos. Podemos falar de liberdade psicolgica, no sentido de liberdade de opo e autodeterminao. E, assim, pode-se falar de liberdade cultural, econmica, religiosa, sexual etc. Entretanto, a liberdade uma condio que precisa ser bem entendida a partir de dois princpios ticos: a capacidade humana de tornar-se Pessoa, isto , a possibilidade que o ser humano tem de caminhar na direo de sua plenitude, de seu valor supremo: o ser humano a medida de todas as coisas. uma utopia, um ideal a ser perseguido permanentemente. Na verdade, ningum totalmente livre; somos excessivamente influenciados e condicionados pela histria do nosso tempo e pela histria de nossa vida. Nossas aes, decises e opes so "contaminadas" pelo mundo que nos rodeia.

De qualquer forma, a liberdade um dos atributos que configuram a essncia humana: a possibilidade de transcender o tempo e a histria e assumir uma opo fundamental de vida. Essa opo leva-nos a ser Pessoa Humana, portanto, a sntese das dimenses conscincia, amor e liberdade. Esses trs atributos possuem uma relao dialtica: um explica-se a partir do outro, e cada qual tem sua expresso e significado luz dos outros dois. So as dimenses que se expressam na Pessoa humana. A conscincia s plenamente humana se for conscincia do amor e da liberdade; do amor, enquanto comunho entre os homens, e da liberdade, enquanto opo fundamental para essa comunho. Exceto isso, no teremos conscincia, s cincia; teremos indivduos e no pessoas; teremos opresso e no comunho. O amor s amor se for consciente e livre. No h amor onde no h conhecimento; no h amor onde no h liberdade. O amor entendido aqui como expresso de comunho entre pessoas, como compromisso de concretude (amor fazer), como expresso do bem (o ser o bem). A liberdade s plena onde h conscincia e amor. No h liberdade na ignorncia, na negao da realidade da Pessoa, no h liberdade na opresso, na explorao do ser humano pelo ser humano. Portanto, a Pessoa Humana exprime-se na sntese da conscincia, do amor e da liberdade; na anttese da inconscincia, do egosmo e da opresso; na tese da criao, da redeno e do Esprito. Trs atributos que qualificam um ao outro, numa relao de convergncia e de interdependncia. V-los isoladamente, sobrepor um ao outro, negar a Pessoa Humana. Se o ser humano fosse s conscincia, seria pura racionalidade; se o ser humano fosse s amor, seria puro sentimento; se o ser humano fosse s liberdade, seria pura ao. A Pessoa Humana Pessoa porque tem poder de criar (conscincia), de redimir (amor) e de transformar (liberdade). A dimenso tica do ser pessoa Diante do ser pessoa, deparamo-nos com a questo da tica, elemento constitutivo da condio de sobrevivncia, vivncia e convivncia. Assim, a tica pode ser entendida como um conjunto de normas que regula o comportamento de grupos humanos. Nas sociedades feudais, por exemplo, refere-se a um conjunto de representao religiosa da relao social de produo. A tica social, naquela concepo de sociedade, de ordem religiosa. Ela consiste em seguir as normas de uma ordem estabelecida por Deus e , fundamentalmente, uma moral de conformismo. A sociedade no era entendida como construo humana. Nas sociedades vinculadas ao capitalismo globalizado, a tica refere-se a uma construo humana fundamentada, segundo Max Weber (1992), numa tica protestante, em que a austeridade que significa utilizar o necessrio e no consumir de maneira ostensiva se torna um elemento constituinte e determinante. Nesse caso, a religio apresenta-se como papel ideolgico na reproduo da relao capitalista, gerando submisso do trabalho ao capital. Mas o que podemos entender propriamente por tica, sabendo que vivemos em um mundo capitalista globalizado, excludente e opressor? A primeira observao que deve ser 6

feita que ela no se confunde com a moral. A moral entende-se como regulao dos valores e comportamentos considerados legtimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religio, uma tradio cultural etc. Portanto, apresenta-se como um fenmeno social particular, sem o compromisso com a universalidade. A tica, por sua vez, pode ser entendida de duas maneiras. Primeiro, como o julgamento da validade das morais; nesse caso, apresenta-se como uma reflexo crtica sobre a moralidade. Mas ela no puramente terica. A tica, nesse caso, deve ser entendida, ainda, como um conjunto de princpios e disposies voltado para a ao, historicamente produzido, cujo objetivo balizar as aes humanas. A tica existe como uma referncia para os seres humanos em sociedade, de modo tal que a sociedade possa se tornar cada vez mais humana. Assim, tanto a tica como a moral, sendo distintamente reconhecidas, no se colocam como um conjunto de verdades fixas e imutveis, pois ambas apresentam um carter histrico e social. Diante do que se pretende trabalhar na disciplina, outra preocupao importante saber quais so as tarefas da tica. Elas podem ser resumidas da seguinte maneira: principal reguladora do desenvolvimento histrico-cultural da humanidade;

sem tica, ou seja, sem a referncia a princpios humanitrios fundamentais comuns a todos os povos, naes, religies etc., a humanidade j teria se despedaado at a autodestruio; em seu sentido etimolgico Ethos: tica em grego , designa a morada humana, significando tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que seja uma morada saudvel: materialmente sustentvel, psicologicamente integrada e espiritualmente fecunda. Um exemplo paradigmtico de princpio tico a Declarao Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela ONU (Organizao das Naes Unidas) no ano de 1948. Para ns, que vivemos numa sociedade marcadamente capitalista, em que predomina uma postura extremamente individualista, preciso que cada cidado incorpore esses princpios como uma atitude prtica diante da vida cotidiana, de modo a pautar por eles seu comportamento. Isso traz uma consequncia inevitvel: frequentemente, o exerccio pleno da cidadania (tica) entra em coliso frontal com a moralidade vigente. At porque a moral vigente, sob presso dos interesses econmicos e de mercado, est sujeita a constantes e graves degeneraes. A Declarao Universal dos Direitos Humanos apresenta 30 artigos que sustentam o que deveria ser uma vivncia humana que reconhea e valorize a dimenso humana na sua totalidade. Aqui, eles sero apresentados como forma de corroborar com a reflexo proposta. DECLARAO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

Artigo I. Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. So dotados de razo e conscincia e devem agir em relao uns aos outros com esprito de fraternidade. 7

Artigo II. 1. Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declarao, sem distino de qualquer espcie, seja de raa, cor, sexo, idioma, religio, opinio poltica ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condio. 2. No ser tambm feita nenhuma distino fundada na condio poltica, jurdica ou internacional do pas ou territrio a que pertena uma pessoa, quer se trate de um territrio independente, sob tutela, sem governo prprio, quer sujeito a qualquer outra limitao de soberania. Artigo III. Todo ser humano tem direito vida, liberdade e segurana pessoal. Artigo IV. Ningum ser mantido em escravido ou servido; a escravido e o trfico de escravos sero proibidos em todas as suas formas. Artigo V. Ningum ser submetido tortura nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. Artigo VI. Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei. Artigo VII. Todos so iguais perante a lei e tm direito, sem qualquer distino, a igual proteo da lei. Todos tm direito a igual proteo contra qualquer discriminao que viole a presente Declarao e contra qualquer incitamento a tal discriminao. Artigo VIII. Todo ser humano tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remdio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituio ou pela lei. Artigo IX. Ningum ser arbitrariamente preso, detido ou exilado. Artigo X.

Todo ser humano tem direito, em plena igualdade, a uma justa e pblica audincia por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir sobre seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusao criminal contra ele. Artigo XI. 1. Todo ser humano acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente at que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento pblico no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessrias sua defesa. 2. Ningum poder ser culpado por qualquer ao ou omisso que, no momento, no constituam delito perante o direito nacional ou internacional. Tambm no ser imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prtica, era aplicvel ao ato delituoso. Artigo XII. Ningum ser sujeito interferncia em sua vida privada, em sua famlia, em seu lar ou em sua correspondncia, nem a ataque sua honra e reputao. Todo ser humano tem direito proteo da lei contra tais interferncias ou ataques. Artigo XIII. 1. Todo ser humano tem direito liberdade de locomoo e residncia dentro das fronteiras de cada Estado. 2. Todo ser humano tem o direito de deixar qualquer pas, inclusive o prprio, e a este regressar. Artigo XIV. 1. Todo ser humano, vtima de perseguio, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros pases. 2. Este direito no pode ser invocado em caso de perseguio legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrrios aos objetivos e princpios das Naes Unidas. Artigo XV. 1. Todo homem tem direito a uma nacionalidade. 2. Ningum ser arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade. Artigo XVI. 1. Os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer restrio de raa, nacionalidade ou religio, tm o direito de contrair matrimnio e fundar uma famlia. Gozam de iguais direitos em relao ao casamento, sua durao e sua dissoluo. 2. O casamento no ser vlido seno com o livre e pleno consentimento dos nubentes.

3. A famlia o ncleo natural e fundamental da sociedade e tem direito proteo da sociedade e do Estado. Artigo XVII. 1. Todo ser humano tem direito propriedade, s ou em sociedade com outros. 2. Ningum ser arbitrariamente privado de sua propriedade. Artigo XVIII. Todo ser humano tem direito liberdade de pensamento, conscincia e religio; este direito inclui a liberdade de mudar de religio ou crena e a liberdade de manifestar essa religio ou crena, pelo ensino, pela prtica, pelo culto e pela observncia, em pblico ou em particular. Artigo XIX. Todo ser humano tem direito liberdade de opinio e expresso; este direito inclui a liberdade de, sem interferncia, ter opinies e de procurar, receber e transmitir informaes e idias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. Artigo XX. 1. Todo ser humano tem direito liberdade de reunio e associao pacfica. 2. Ningum pode ser obrigado a fazer parte de uma associao. Artigo XXI. 1. Todo ser humano tem o direito de fazer parte no governo de seu pas diretamente ou por intermdio de representantes livremente escolhidos. 2. Todo ser humano tem igual direito de acesso ao servio pblico do seu pas. 3. A vontade do povo ser a base da autoridade do governo; esta vontade ser expressa em eleies peridicas e legtimas, por sufrgio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto. Artigo XXII. Todo ser humano, como membro da sociedade, tem direito segurana social, realizao pelo esforo nacional, pela cooperao internacional e de acordo com a organizao e recursos de cada Estado, dos direitos econmicos, sociais e culturais indispensveis sua dignidade e ao livre desenvolvimento da sua personalidade. Artigo XXIII. 1. Todo ser humano tem direito ao trabalho, livre escolha de emprego, a condies justas e favorveis de trabalho e proteo contra o desemprego. 2. Todo ser humano, sem qualquer distino, tem direito a igual remunerao por igual trabalho. 10

3. Todo ser humano que trabalha tem direito a uma remunerao justa e satisfatria, que lhe assegure, assim como sua famlia, uma existncia compatvel com a dignidade humana e a que se acrescentaro, se necessrio, outros meios de proteo social. 4. Todo ser humano tem direito a organizar sindicatos e a neles ingressar para proteo de seus interesses. Artigo XXIV. Todo ser humano tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitao razovel das horas de trabalho e a frias remuneradas peridicas. Artigo XXV. 1. Todo ser humano tem direito a um padro de vida capaz de assegurar-lhe, e a sua famlia, sade e bem-estar, inclusive alimentao, vesturio, habitao, cuidados mdicos e os servios sociais indispensveis, e direito segurana em caso de desemprego, doena, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistncia em circunstncias fora de seu controle. 2. A maternidade e a infncia tm direito a cuidados e assistncia especiais. Todas as crianas, nascidas dentro ou fora do matrimnio gozaro da mesma proteo social. Artigo XXVI. 1. Todo ser humano tem direito instruo. A instruo ser gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instruo elementar ser obrigatria. A instruo tcnicoprofissional ser acessvel a todos, bem como a instruo superior, esta baseada no mrito. 2. A instruo ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. A instruo promover a compreenso, a tolerncia e a amizade entre todas as naes e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvar as atividades das Naes Unidas em prol da manuteno da paz. 3. Os pais tm prioridade de direito na escolha do gnero de instruo que ser ministrada a seus filhos. Artigo XXVII. 1. Todo ser humano tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir das artes e de participar do progresso cientfico e de seus benefcios. 2. Todo ser humano tem direito proteo dos interesses morais e materiais decorrentes de qualquer produo cientfica literria ou artstica da qual seja autor. Artigo XXVIII. Todo ser humano tem direito a uma ordem social e internacional em que os direitos e liberdades estabelecidos na presente Declarao possam ser plenamente realizados. 11

Artigo XXIX. 1. Todo ser humano tem deveres para com a comunidade, na qual o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade possvel. 2. No exerccio de seus direitos e liberdades, todo ser humano estar sujeito apenas s limitaes determinadas pela lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento e respeito dos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer as justas exigncias da moral, da ordem pblica e do bem-estar de uma sociedade democrtica. 3. Esses direitos e liberdades no podem, em hiptese alguma, ser exercidos contrariamente aos objetivos e princpios das Naes Unidas. Artigo XXX. Nenhuma disposio da presente Declarao pode ser interpretada como o reconhecimento a qualquer Estado, grupo ou pessoa, do direito de exercer qualquer atividade ou praticar qualquer ato destinado destruio de quaisquer dos direitos e liberdades aqui estabelecidos (ONU, 2010).

Mas, diante da tarefa da tica, possvel perceber que existem diversos campos de atuao da prpria tica. Podemos destacar os seguintes: 1) tica e convivncia humana: h necessidade de tica porque h o outro ser humano. A atitude tica uma atitude de amor pela humanidade. 2) tica e justia social: um sistema econmico-poltico-jurdico que produz, estruturalmente, desigualdades, injustias, discriminaes, excluses de direitos, entre outros, eticamente mau, por mais que seja legalmente (moralmente) constitudo. 3) tica e sistema econmico: o sistema econmico o fator mais determinante de toda a ordem (e desordem) social. Quando existe uma reproduo da misria estrutural, a tica diz que se exigem transformaes radicais e globais na estrutura do sistema econmico. 4) tica e meio ambiente: o trabalho a ao humana que transforma a natureza para o homem. Mas, para que o trabalho cumpra essa finalidade de sustentar e humanizar o homem, ele deve se realizar de modo autossustentvel para a natureza e para o homem. Preservar e cuidar do meio ambiente uma responsabilidade tica diante da natureza humana. 5) tica e educao: toda educao uma ao interativa: faz-se mediante informaes, comunicao, dilogo entre seres humanos. Em toda educao, h um outro em relao. Em toda educao, por tudo isso, a tica est implicada.

12

6) tica e cidadania: a cidadania nem sempre uma realidade efetiva nem para todos. A efetivao da cidadania e a conscincia coletiva dessa condio so indicadores do desenvolvimento moral e tico de uma sociedade. 7) tica e poltica: poltica a ao humana que deve ter por objetivo a realizao plena dos direitos e, portanto, da cidadania para todos. O projeto da poltica, assim, o de realizar a tica, fazendo coincidir com ela a realizao da vontade coletiva dos cidados, o interesse pblico. 8) tica e corrupo: a corrupo, seja ativa ou passiva, a fora contrria, o contrafluxo destruidor da ordem social. a negao radical da tica, porque destri na raiz as instituies criadas para realizar direitos. A corrupo antitica. Indignar-se, resistir e combater a corrupo um dos principais desafios ticos da poltica. Diante dessa reflexo sobre o ser pessoa, numa perspectiva tica e moral, ficam alguns questionamentos, principalmente quanto s aes que devem ser realizadas. Para isso, podemos mencionar uma iniciativa da ONU, que, no ano 2000, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu Oito objetivos do milnio (ODM), que, no Brasil, so chamados de Oito jeitos de mudar o mundo. A ideia mostrar que, juntos, podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso pas. A Rede Brasil Voluntrio, que congrega centros de voluntariado de todo o Brasil, consciente da importncia desse projeto, criou dois sites (disponvel em: . Acesso em: 29 out. 2010. Disponvel em: . Acesso em: 29 out. 2010) para estimular debates e propiciar o conhecimento e o engajamento de todos os interessados em participar de aes, campanhas e projetos de voluntariado que colaborem com os ODM. Os Oito jeitos de mudar o mundo podem ser conhecidos da seguinte forma iconogrfica: Figura 1 Oito jeitos de mudar o mundo.

13

Frei Betto escreveu na ALAI (Agncia Latino-Americana de Informao) Amrica Latina en Movimiento, em 19 de julho de 2004, diante da proposta da ONU, um belssimo texto, que reproduzimos a seguir. Oito jeitos de mudar o mundo De 9 de agosto aniversrio da morte de Betinho a 15, haver, no pas, uma grande mobilizao em torno da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A motivao despertar gestos de pessoas e instituies que faam multiplicar exemplos de cidadania e solidariedade. o caso da indstria Tevah, no Rio Grande do Sul, que dedica um dia de toda a sua produo de agasalhos populao de baixa renda ou da escola Florestan Fernandes, do MST, em So Paulo, que educa seus alunos conscientizando-os de sua responsabilidade poltica e incutindolhes viso histrica. Qualquer pessoa ou instituio movimento social, denominao religiosa, ONG, escola, empresa, associao etc. pode e deve participar da Semana, recriando-a no local onde se insere. Basta promover algo que reforce a cidadania e a solidariedade: mesas-redondas; campanhas; palestras; mutiro que beneficie, sem assistencialismo, a populao de baixa renda. A Semana estar centrada nas Metas do Milnio, aprovadas por 191 pases da ONU, em 2000. Todos, inclusive o Brasil, se comprometeram a cumprir os oito objetivos at 2015: 1) Acabar com a fome e a misria; 2) Educao bsica de qualidade para todos; 3) Igualdade entre sexos e valorizao da mulher; 4) Reduzir a mortalidade infantil; 5) Melhorar a sade das gestantes; 6) Combater a AIDS, a malria e outras doenas; 7) Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; 8) Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. No h quem no possa fazer um gesto na direo desses oito objetivos: debater em sala de aula as causas da pobreza e os entraves melhor distribuio de renda; introduzir na escola educao nutricional e o programa Jovem Voluntrio, Escola Solidria; promover painel sobre Chico Mendes, exposio sobre os direitos dos povos indgenas ou aes de combate ao trabalho e prostituio infantis; participar do Fome Zero ou organizar uma horta comunitria; lutar pela melhoria da educao, do acesso a medicamentos seguros e baratos ou abrir um curso de alfabetizao de adultos; denunciar o preconceito contra homossexuais e o uso da mulher no estmulo ao consumismo; fortalecer a Pastoral da Criana e discutir a relao entre exploso demogrfica e crescimento econmico com desenvolvimento social; conscientizar sobre os riscos da Aids, as causas da malria e o aumento de doenas decorrentes do desequilbrio ecolgico; atuar na implantao da reforma agrria, visitar e apoiar acampamentos e assentamentos rurais e pesquisar o que desenvolvimento sustentvel etc. H na esquerda quem tora o nariz para as Metas do Milnio. O mesmo erro foi cometido quando os verdes, dcadas atrs, levantaram a bandeira da ecologia. Felizmente Chico Mendes

14

nos abriu os olhos, ensinando que a preservao do meio ambiente uma das poucas bandeiras que mobilizam adeptos em todas as classes sociais. A Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade no uma iniciativa do governo, embora conte com o seu apoio e participao. uma proposta da sociedade civil, visando mobilizar a nao em torno de aes concretas que nos permitam construir o "outro mundo possvel". E priorizar, em pleno neoliberalismo que assola o Planeta, valores antagnicos ao individualismo e competitividade, como o so a cidadania e a solidariedade. A pergunta central que a Semana pretende levantar : o que estamos fazendo para mudar o mundo? O que faz voc, a sua escola, a sua comunidade religiosa, o seu movimento social, a sua empresa? Queixar-se fcil e reclamar no difcil. O desafio, porm, agir, organizar, conscientizar, transformar. "Dirios de motocicleta", filme de Walter Salles, mostra a cena em que Ernesto Guevara decide, na noite de seu aniversrio, mergulhar no rio que o separava da comunidade de hansenianos. Naquele momento, Che optou pela margem oposta a da cidadania e da solidariedade. No ficou na margem em que nascera e fora criado, cercado de confortos e iluses, nem se reteve "na terceira margem do rio", aquela dos que se isolam em suas convices sectrias e jamais completam a travessia. esta opo que a Semana quer incentivar. Porque ns podemos mudar o Brasil e o mundo. Basta passar das intenes s aes (BETTO, 2010).

6. QUESTO DA CIDADANIA O que fazer para que o Brasil e o mundo possam implementar uma sociedade eticamente sustentvel? Acreditamos que a resposta a essa pergunta remete para outra situao, que trata de pensar a questo da cidadania. Pinsky (2003, p. 9) ir dizer que: Ser cidado ter direito vida, liberdade, propriedade, igualdade perante a lei: , em resumo, ter direitos civis. tambm participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos polticos. Os direitos civis e polticos no asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participao do indivduo na riqueza coletiva: o direito educao, ao trabalho, ao salrio justo, sade, a uma velhice tranquila. Exercer a cidadania plena ter direitos civis, polticos e sociais. Portanto, para o autor, "cidadania no uma definio estanque, mas um conceito histrico, o que significa que seu sentido varia no tempo e no espao" (PINSKY, 2003, p. 9). A cidadania instaura-se a partir dos processos de lutas que culminaram, por exemplo, na Independncia dos Estados Unidos da Amrica do Norte e na Revoluo Francesa. Esses dois eventos romperam o princpio de legitimidade que vigorava at ento, baseado nos deveres dos sditos, e passaram a estrutur-lo a partir dos direitos do cidado. Desse momento em diante, todos os tipos de luta foram travados para que se ampliasse o conceito e a prtica de cidadania e para que o mundo ocidental a estendesse para mulheres, crianas, minorias nacionais, tnicas, sexuais, etrias. Nesse sentido, podese afirmar que, na acepo mais ampla, cidadania a expresso concreta do exerccio da democracia. 15

A cidadania tem uma histria que pode ser sumariamente apresentada levando-se em considerao vrios momentos, comeando com o Povo Hebreu os profetas sociais e o Deus da cidadania. Os profetas sociais, h quase 30 sculos, falavam em cuidar dos despossudos, proteger a viva e o rfo, no pensar apenas em morar, comer e viver bem num mundo de pobreza extrema. Fazem parte, ainda, da histria da cidadania, as cidades-estado grecoromanas, entendidas como organizaes de democracia direta em que cada cidado era um voto. O Cristianismo dos primeiros sculos tambm se nessa temtica quando apresenta uma postura igualitria e contrria a qualquer forma de hierarquia. Tambm o Renascimento Florena e Salamanca , entendido como um perodo considerado o da redescoberta do homem. Os alicerces da cidadania encontram-se nas trs grandes revolues burguesas: a Revoluo Inglesa, com o surgimento da separao dos poderes como base para uma sociedade cidad; a Revoluo Francesa, quando prope os ideais de Igualdade, Liberdade e Fraternidade; e a Revoluo Norte-Americana, que partia do discurso para a prtica democrtica, colocando em ao aquilo que apenas frequentava o mundo das ideias na Europa. Assim, o desenvolvimento da cidadania ocorreu com as ideias que romperam fronteiras, particularmente o Socialismo, a luta pelos direitos sociais, tais como: a bandeira fundamental dos trabalhadores dos sculos 19 e 20, a marcha das mulheres em busca da igualdade com especificidade e as minorias religiosas, tnicas e nacionais. Tambm relevante para o desenvolvimento do tema: a autodeterminao nacional; a Anistia Internacional, que se empenha pelos direitos humanos elementares, como o direito integridade fsica; e as diversas conquistas da humanidade, sempre em busca da qualidade de vida, de um meio ambiente razovel. No Brasil, possvel perceber que a cidadania ocorreu em vrias reas e segmentos sociais, principalmente com a cidadania indgena, os quilombos, presentes na luta dos negros fugidos organizados, as conquistas sociais dos trabalhadores no Brasil, as mulheres brasileiras em busca da cidadania. No campo poltico, temos as eleies como possibilidades e limites da prtica de votar, a cidadania ambiental, com a preservao da natureza e da sociedade como espaos de cidadania, e as novas possibilidades de cidadania por meio do terceiro setor. Constata-se, diante de toda essa evoluo, que a sociedade moderna adquiriu um grau de complexidade muito grande com a diviso clssica dos direitos do cidado em individuais, polticos e sociais, sem que consigam dar conta da compreenso da realidade. Nesse caso: Sonhar com cidadania plena em uma sociedade pobre, em que o acesso aos bens e servios restrito, seria utpico. Contudo, os avanos da cidadania, se tm a ver com a riqueza do pas e a prpria diviso de riquezas, dependem tambm da luta e das reivindicaes, da ao concreta dos indivduos (PINSKY, 2003, p. 13). Diante do que foi apresentado, contata-se que a cidadania e a tica exigiro de todo ser humano um posicionamento eficiente e eficaz para pensar e transformar a realidade na qual estamos inseridos. Nesse sentido, duas posturas ticas podem ser assumidas diante da complexidade da sociedade atual, embora a primeira que ser mencionada se refere ao que pode se considerar uma postura antitica. uma tica coisificadora do ser humano As implicaes ticas da modernidade, desde seu incio at sua evoluo, so alvos de muitas 16

discusses. A cincia tem alcanado um grau de desenvolvimento nunca antes percebido pela humanidade. Portanto, ela apresenta valores que no podem ser menosprezados. No entanto, podemos considerar que nem sempre houve contribuio para o reconhecimento da plena dignidade humana. Esse fato coloca a necessidade de se considerar a relao entre cincia, tica e cidadania. A compreenso de cada um dos termos no uma tarefa fcil por apresentar diversas abordagens a respeito. Mas isso no torna a temtica irrelevante. Podemos perceber que existe uma postura tica que no se preocupa com esse assunto, pois no acredita em sua importncia. A cincia no necessita desse tipo de indagao, por se apresentar com caractersticas particulares. Ela entendida a partir de uma concepo positivista, que estuda a sociedade da mesma maneira que se estuda a vida social das formigas ou das abelhas. A ideia de que a sociedade pode ser entendida como coisa trouxe vrias implicaes para o estudo das cincias no somente na rea de exatas e biolgicas, mas tambm na rea de humanas. A mentalidade positivista esteve e ainda est presente em vrias cincias, desde a Sociologia at a Psicologia, passando pela Teoria da Evoluo e pela Fsica. A Psicologia, por exemplo, que comea a ser entendida como cincia somente a partir do sculo 19, reflete esse tipo de pensamento. Fundamentando-se numa concepo positivista da mente humana, ela no se preocupou com questes ligadas alma (psyque). A tendncia behaviorista, na sua formulao inicial, ressaltava o estudo do indivduo apenas interagindo com o meio, baseando-se na relao entre estmulo e resposta. Essa concepo teve dificuldade em trabalhar com o mtodo da introspeco, que salientava as questes da alma e no somente o indivduo e o meio (JAPIASSU, 1995, p. 45-69). As implicaes ticas tornam-se evidentes. Quando se nega a condio humana na sua complexidade e nas suas diferentes nuances de compreenso, corre-se o risco de interpret-la como coisa. Esse processo de coisificao apresenta srias consequncias para a sociedade e para o prprio ser humano. Uma delas a supervalorizao das cincias, privilegiando uma minoria, enquanto a grande maioria suporta as consequncias dessa evoluo. As pesquisas cientficas avanam em diferentes campos da realidade, enquanto uma parcela considervel da populao no tem as mnimas condies para sobreviver. Veja o que dizia Hugo Assmann (1994, p. 19) quando, em 1994, se referia a 2010: Muitas das grandes corporaes transnacionais trabalham com uma perspectiva de cenrio futuro, para o ano 2010, entre 700 milhes e um bilho de consumidores potenciais, com aprecivel poder aquisitivo. Alguns poucos aumentam a cifra da clientela potencial interessante para ao redor de um bilho e meio. Isso numa humanidade de, previsivelmente, 6,5 a 8 bilhes de habitantes. para esse recorde de clientela que se planeja o crescimento econmico. Como se d para ver, a massa sobrante, isto , o nmero de desinteressantes e descartveis, assustador. Muitos outros exemplos poderiam ser apresentados. Na sociedade brasileira, que convive com uma diferena exorbitante de ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres, 17

classificando o Brasil como um dos pases com pior distribuio de renda, h um excelente mercado emergente de consumo e, ao mesmo tempo, convive-se, diariamente, com uma situao de extrema misria. No continente africano, os seres humanos morrem por motivos de doenas como a AIDS ou por causa de guerras civis, sem o apoio de organismos internacionais. Como um continente que no interessa poltica e economicamente, seus problemas so irrelevantes para o capitalismo globalizado. A sociedade contempornea tomou propores alarmantes, criando relaes de dependncia e intercmbio entre todos os pases do planeta. Essa situao nem sempre considera a dignidade da pessoa humana. A abordagem apenas de ordem econmica em detrimento da soluo dos problemas sociais, vistos como insignificantes para a manuteno de um pretenso crescimento econmico. O que fazer diante desse quadro? Parece que no existem sadas plausveis. A apatia e a falta de perspectivas geram um sentimento de desnimo generalizado. Basta olhar para a poltica no Brasil diante dos casos de fraude e corrupo, cada vez mais evidentes nos trs poderes: o executivo, o legislativo e o judicirio. Ou, ento, para o papel da imprensa diante desses fatos e de tantos outros que envolvem vrios campos da sociedade civil e da poltica. Na maioria das vezes, o que se percebe que a imprensa no se mobiliza para esclarecer essas questes, mas quer apenas criar sensacionalismo e uma divulgao que no considera as causas reais desses acontecimentos. E a violncia explcita e implcita presente na sociedade? No podemos deixar de nos preocupar com toda essa problemtica. Por isso, torna-se necessrio pensar um projeto tico que resgate a importncia da cidadania na sociedade atual. um projeto tico humanitrio Existe sada diante de um projeto social que no prioriza a condio humana? Como ser protagonista numa sociedade em que a grande parte da populao apenas recebe as informaes sem se comprometer com a transformao da realidade? Ser possvel aceitar essa postura coisificadora que submete passividade uma grande parte da populao? Um projeto tico humanitrio pode ser concretizado. O caminho de sua realizao depende de cada um de ns e dos meios disponveis. O projeto deve ser um compromisso de toda a sociedade e pode ser realizado por meio da solidariedade para com o ser humano, do reconhecimento de relaes sociais justas e equitativas e do respeito pela natureza. Uma tica fundada na solidariedade reconhece o respeito pessoa. O homem no pode ser visto como objeto de explorao e de consumo, mas deve ser respeitado em todas as suas dimenses, desde a econmica, poltica, social e individual. A solidariedade implica no compromisso com aqueles que so excludos da sociedade. possvel criar um processo de incluso em que todos possam ter os direitos plenamente reconhecidos. Mas, enquanto existir tanta diferena social e enquanto tantas pessoas se submeterem a viver embaixo de pontes e viadutos ou "puxando carroas" para sobreviver, sinal de que ainda h muita coisa para ser feita. Talvez, diante disso, tenha-se a sensao de impotncia. O que pode ser feito para transformar essa realidade? Basta dar um pedao de

18

po para quem precisa ou dar uma esmola para um mendigo que nos interpela na rua? Se isso no for suficiente, como reverter uma estrutura geradora dessa situao? Vamos analisar alguns pontos dessa discusso. O primeiro a necessidade de se fazer algo a partir das nossas possibilidades, tomando conscincia do problema. Muitas pessoas no se deparam com esse tipo de questionamento. Existe um desconhecimento que ocorre ou por ignorncia ou por negligncia. medida que percebemos ser um problema que atinge a todos, tornamo-nos responsveis pela sua legitimao ou transformao. Podemos recuar, mas se o fizermos estaremos nos colocando como coniventes com a maneira que a sociedade est organizada, tanto no desenvolvimento das cincias como nas relaes polticas, econmicas e culturais. A propsito das relaes sociais preciso motivar para a elaborao de uma tica humanitria. Estamos nos referindo a uma sociedade que seja capaz de oferecer as condies bsicas para asobrevivncia da vida humana. E levantar esses aspectos considerar duas grandes reas: a Sade e a Educao. Somente com uma populao saudvel, em que a medicina, por exemplo, no seja apenas curativa, mas preventiva, ser possvel garantir os direitos sade, ao trabalho, ao lazer, habitao, entre outros. Uma vida saudvel, que englobe todos esses elementos, exige, tambm, uma educao no somente alfabetizadora, mas conscientizadora. No momento, essa tarefa pode ser concretizada por vrias instncias da sociedade que vo desde o ensino institucional at outras formas de organizao, como sindicatos e empresas. A luta deve ser de todos, inclusive dos que esto inseridos diretamente na prtica pedaggica, procurando ser agentes de conscientizao libertadora e promotora da vida. Outra temtica essencial que no podemos omitir no que tange natureza. E falar sobre natureza no significa apenas deixar de cortar uma rvore, embora isso tambm seja necessrio. Significa pensar na recuperao e manuteno do ecossistema, que est sendo destrudo por aqueles que, em nome da cincia, entendem ser a natureza apenas um objeto de explorao e de consumo. Quando tomamos conhecimento de acontecimentos como o desmatamento da floresta Amaznica, a dizimao dos ndios que cada vez mais perdem o direito a terra e a destruio da camada de oznio, nossa posio no pode ser de passividade. Devemos comear a nos manifestar, sabendo que existem vrios caminhos. Pode ser fazendo um estudo dessa realidade e conhecendo as iniciativas presentes na comunidade. Ou pela nossa insero em organizaes no governamentais (ONGs) que lutam pela preservao da natureza e pela ecologia poltica; ou por meio de uma iniciativa pessoal e com amigos que sensibilize para a soluo dos problemas. No podemos nos silenciar diante de tanta barbaridade feita contra a natureza. Se nos calarmos, quem ir se manifestar a prpria natureza e, quando isso acontecer, poder ser tarde demais para pensar numa soluo vivel e capaz de reverter a situao.

19

Assim, apresentamos alguns elementos do que denominamos tica humanitria. A etodologia ou o caminho a ser seguido depende de cada um. O fato que no podemos ficar parados, esperando os problemas aparecerem. Temos de fazer a nossa parte. Refletir sobre a tica, analisar as cincias e suas implicaes sociais, solidarizar-se com a situao dos pobres e excludos da sociedade e perceber o que o ser humano est fazendo com a natureza no uma tarefa fcil. Quando nos deparamos com tal contexto, temos de nos desacomodar do nosso mundo e nos lanar para uma iniciativa que acreditamos plausvel e cujo resultado ainda no sabemos como se concretizar. O que deve nos impulsionar a certeza de que, se no fizermos algo para mudar esse quadro, as consequncias sero catastrficas. Talvez no soframos o resultado disso, mas as prximas geraes com certeza sentiro o impacto das decises tomadas por ns. Por isso no podemos nos tornar indiferentes. Citamos uma passagem importante sobre esse tema, que serve como elemento de reflexo: Odeio os indiferentes. Como Federico Hebbel, acredito que "viver quer dizer tomar partido". No podem existir os apenas homens, os estranhos cidade. Quem verdadeiramente vive no pode deixar de ser cidado e partidrio. Indiferena abulia, parasitismo, covardia, no vida. Por isso, odeio os indiferentes. A indiferena o peso morto da histria. a bola de chumbo para o inovador, a matria inerte na qual frequentemente se afogam os entusiasmos mais esplendorosos. (...) A indiferena atua poderosamente na histria. Atua passivamente, mas atua. a fatalidade; aquilo com o que no se pode contar; aquilo que confunde os programas, que destri os planos mais bem construdos. a matria bruta que se rebela contra a inteligncia e a sufoca. O que acontece, o mal que se abate sobre todos, o possvel bem que um ato herico (de valor universal) pode gerar, no se deve tanto iniciativa dos poucos que atuam, quanto indiferena de muitos. O que acontece no acontece tanto porque alguns o queiram, mas porque a massa dos homens abdica de sua vontade, deixa fazer; deixa enrolarem os ns que, depois, s a espada poder cortar; deixa promulgar leis que, depois, s a revolta far anular; deixa subir ao poder homens que, depois s uma sublevao poder derrubar. (...) Os fatos amadurecem na sombra porque mos, sem qualquer controle a vigi-las, tecem a teia da vida coletiva e a massa no sabe, porque no se preocupa com isso. Os destinos de uma poca so manipulados de acordo com vises restritas, os objetivos imediatos, as ambies e paixes pessoais de pequenos grupos ativos, e a massa dos homens ignora, porque no se preocupa (GRAMSCI, 1917). O nosso compromisso exigente, apresentando-se como um desafio colocado por esse cenrio atual, do qual temos uma grande parcela de responsabilidade. Cabe sociedade mudar as prticas que no so condizentes com uma tica verdadeiramente humanitria. No podemos, em nome de uma tica, continuar atestando uma falsa tica legitimadora de interesses pessoais ou corporativos. Para exercermos plenamente o nosso direito de cidadania, no basta apenas votar no candidato que acreditamos lutar pelos interesses da populao. Precisamos nos sentir membros participantes e, na medida das nossas possibilidades, fazer alguma coisa para a 20

concretizao de uma sociedade na qual os valores humanos sejam respeitados. Por isso faz sentido acreditar na tica como fundamento das aes humanas e como princpio que regula as normas do comportamento social.

7. QUESTES AUTOAVALIATIVAS Sugerimos que voc procure responder, discutir e comentar as questes a seguir que tratam da temtica desenvolvida nesta unidade, ou seja, da reflexo sobre a pessoa e das respectivas implicaes antropolgicas, da distino entre tica e moral, assim como da valorizao e da recuperao do conceito de cidadania como importante papel de transformao social. Confira, a seguir, as questes propostas para verificar o seu desempenho no estudo desta unidade: 1) Para saber se voc compreendeu bem o contedo, verifique se h distino entre tica e moral, segundo a apostila e os textos indicados. Fundamentado nessa afirmao, responda: a) Voc entende que possvel existir moral sem tica? b) Quando moral pode ser entendida como tica? c) Por que a tica e a moral no so entendidas como um conjunto de verdades fixas e imutveis, mas fazem parte de um contexto histrico-social determinado? 2) Diante do que foi estudado sobre tica e moral, reflita sobre o porqu de, na sociedade contempornea, no constatarmos uma verdadeira morte dos valores, tais como a honestidade, a palavra, a sabedoria, a sensibilidade e a semelhana? 3) A partir do extrato de texto a seguir, reflita sobre o porqu de, por mais que a constatao seja entendida como moralmente ou at naturalmente aceita por muita gente, ela ser colocada como um problema tico fundamental. Voc consegue identificar qual seria esse problema? Muitas das grandes corporaes transnacionais trabalham com uma perspectiva de cenrio futuro, para o ano 2010, entre 700 milhes e um bilho de consumidores potenciais, com aprecivel poder aquisitivo. Alguns poucos aumentam a cifra da clientela potencial interessante para ao redor de um bilho e meio. Isso numa humanidade de, previsivelmente, 6,5 a 8 bilhes de habitantes. para esse recorde de clientela que se planeja o crescimento econmico. Como se d para ver, a massa sobrante, isto , o nmero de desinteressantes e descartveis, assustador (ASSMANN, 1994). 4) Segundo a misso e o projeto educativo Claretiano, "O homem um ser nico, irrepetvel, constitudo das dimenses biolgica, psicolgica, social, unificadas pela dimenso espiritual, que o ncleo do ser-pessoa". (CEUCLAR, 2005). Partindo dessa afirmao, voc pode compreender por que a noo de Pessoa to importante para compreender quem o ser humano?

21

5) A misso e o projeto educativo Claretiano enfatizam a importncia e o valor da pessoa humana. Tendo como referncia tal definio, voc acha que o estudo desta disciplina foi importante para uma mudana na sua viso sobre a noo de pessoa e sua implicao para a compreenso da sociedade contempornea?

8. CONSIDERAES Depois de refletir sobre o ser pessoa numa perspectiva tica e cidad, cabem algumas consideraes, cuja finalidade propor no o fechamento da questo, mas a abertura de horizontes, visando a uma atitude de compromisso e de responsabilidade neste incio de sculo 21. O que pensar a respeito dos temas elencados? Quais as implicaes que eles apresentam para uma atuao consciente e responsvel? Uma primeira ideia que no se pode negligenciar o fato de que a pessoa humana est sendo desconsiderada no atual sistema capitalista globalizado. Cada vez mais, a preocupao no com a humanizao do ser humano, mas com a valorizao do lucro e da ganncia, "custe o que custar". Os avanos da cincia, o desenvolvimento tecnolgico, entre outras conquistas alcanadas, normalmente, trazem benefcios para uma pequena parcela da populao; a maioria ainda sofre um processo de empobrecimento que se traduz numa frase do papa da Igreja catlica Joo Paulo II que diz: "vivemos numa sociedade de pobres cada vez mais pobres a custa de ricos cada vez mais ricos". Ser esse o nosso desejo para a sociedade futura e para as prximas geraes, que sofrero o impacto das decises tomadas pela sociedade atual? Outro aspecto importante, diante da constatao apresentada no pargrafo anterior, a morte dos valores na sociedade contempornea. Parece que falar sobre tica e moral se tornou um assunto arcaico e "fora de moda"; alm disso, muitos sustentam que teria ocorrido uma verdadeira morte dos valores, como, por exemplo, a sensibilidade, a compaixo, a misericrdia, entre outros. Resgatar a importncia dos valores e o papel da tica, enquanto reconhecimento de princpios universais que valorizam a vida na sua totalidade, uma tarefa que compete a todos aqueles que tm sensibilidade e empatia para com o sofrimento e as angstias do ser humano e, porque no dizer, da prpria natureza. Por isso, tratar do tema da tica to fundamental quanto realizar descobertas cientficas e tecnolgicas. Mas no basta apenas o desenvolvimento do assunto no mundo acadmico; preciso perceber que existem implicaes, exigindo aes concretas que levem os seres humanos a se comprometerem com a transformao da sociedade, fazendo-a cada vez mais humana e eticamente sustentvel. Todos esses aspectos remetem para a discusso a respeito da cidadania, por isso, na ltima parte da terceira unidade, o tema foi apresentado dentro dos limites propostos pela disciplina. Muitas coisas poderiam ser ditas. Mas cabe ressaltar que foi apresentada apenas uma pequena reflexo, remetendo o interessado a estudar mais a respeito, a partir das obras indicadas nos tpicos de referncias bibliogrficas de cada unidade e do Plano de Ensino. O 22

problema que falar de cidadania no apenas refletir teoricamente a questo, mas, assim como a tica, pensar em aes concretas que mostrem a nossa preocupao com a situao atual da sociedade em que estamos inseridos. O texto de Gramsci odeio os indiferentes apresenta-se como um questionamento interessante para nos posicionarmos diante dos desafios atuais. O que estamos fazendo para resolver os problemas e impasses presentes nos diversos campos de atuao do ser humano, tais como a poltica, a religio, a famlia, a desigualdade social, entre outros? Chegando ao final da unidade, inserida dentro da disciplina Antropologia Teolgica, a inteno mostrar que, independentemente de credo religioso, de ideologia poltica, de opinies pessoais, o ser humano no pode ficar alheio aos desafios que devem ser enfrentados na sociedade atual. O Centro Universitrio Claretiano tem uma misso e um projeto de educao tica e humanitria. Todos so convidados a entend-los e aplic-los. Ajude a multiplicar essa ideia, fortalecendo a conscincia e a necessidade da nossa responsabilidade para alcanar esse objetivo. No percamos a esperana, jamais...! 9. E-REFERNCIAS Lista de figuras figura 1 Oito jeitos de mudar o mundo: disponvel em: . Acesso em: 23 set. 2010. Sites pesquisados BETTO, F. Oito jeitos de mudar o mundo. Disponvel em: . Acesso em: 23 set. 2010. ONU. Declarao Universal dos Direitos Humanos. Disponvel em: . Acesso em: 15 out. 2010. VANDR, Geraldo. Pra no dizer que no falei das flores. Disponvel em: . Acesso em: 15 out. 2010. 10. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALVES, Rubem. Filosofia da cincia. Introduo ao jogo e suas regras. 8. ed. So Paulo: Brasiliense, 1986. ASSMANN, Hugo. Crtica lgica da excluso. So Paulo: Paulus, 1994. BOFF, Leonardo. tica e moral: a busca de fundamentos. Petrpolis: Vozes, 2004. COMPARATO, Fbio Konder. tica: direito, moral e religio no mundo moderno. So Paulo: Companhia das Letras, 2006. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessrios prtica educativa. 14a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. GALLO, Silvio (Coord.). tica e Cidadania: Caminhos da Filosofia. 11. ed. Campinas: Papirus, 2003. HELLERN, Victor; NOTAKER, Henry; GAARDER, Jostein. O livro das religies. So Paulo: 23

Companhia das Letras, 2005. JAPIASS, Hilton. Introduo epistemologia da psicologia. 5. ed. So Paulo: Letras & Letras, 1995. LARAIA, Roque de Barros. Cultura. Um conceito Antropolgico. 20. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. MONDIN, Battista. O homem: quem ele? Elementos de Antropologia Filosfica. 8. ed. So Paulo: Paulus, 1980. MANZINI COVRE, Maria de Lourdes. O que cidadania. So Paulo: Brasiliense, 1998. MONDIN, Battista. Definio filosfica da pessoa humana. Bauru: EDUSC, 1998. PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (Orgs.). Histria da cidadania. 2. ed. So Paulo: Contexto, 2003. RUBIO, Alfonso Garca. Elementos de antropologia teolgica. Salvao crist: salvos de qu e para qu? 2. ed. Petrpolis: Vozes, 2004. VALLS, Aluaro. O que tica. So Paulo: Brasiliense, 1994. WEBER, Max. A tica protestante e o esprito do capitalismo. So Paulo: Pioneira, 1992. Centro Universitrio Claretiano.

24

You might also like