You are on page 1of 5

Exerccios prticos

I parte.
Das hipteses abaixo, diga em que situaes incide o IRPS e refira-se mais sobre elas: a) Shelcia, tesoureira do banco Gro a gro, recebe mensalmente pela vulnerabilidade do servio que presta cerca de 10.000 Mt.

b) A empresa IBS custeou despesas de viagens e estadia do seu tcnico de manuteno Frederico Lombardi, que foi Roma conhecer o novo Sumo Pontfice da Igreja Catlica.

c) Bibi, sem trabalho, entendeu ajudar a av na venda de kanabis sativa, vulgo suruma, proveniente do Distrito de Marngu.

d) Paulus Lda, empresa em nome individual revendedor autorizado de Txopelas, rende no fim do ms cerca de 50.000 Mt.

e) Bom Apetite, funcionrio do Xima Investimentos, Lda, empresa vocacionada a prestao de servios de cattering, foi premiado pela empresa pelo seu desempenho brilhante no exerccio de 2011 em cerca de 50.000 Mt.

f) Devido complicaes de sade, Marilde funcionria das Linhas Areas de Moambique, requereu o repouso definitivo ao que a empresa pagou-lhe cerca de 500.000 Mt.

g) Cleyton, recebeu de indeminizao pela extino da relao laboral cerca de 200.000 Mt.

h) Uma empresa concessionria de uma marca chinesa de automveis decidiu atribuir uma viagem turstica de um ms China ao vendedor que, de entre todos os stands do Pas, vendesse o maior nmero de viaturas da marca durante o ano de 2012. O prmio coube Sra. Cludia, empregada de uma sociedade de comrcio de automveis em Zavala-Inhambane. Dever a Sra. Cludia incluir tal prmio na sua declarao de rendimentos como estando sujeito a IRPS?

i) A empresa da hiptese anterior, ofereceu alm do prmio de viagem um valor de 200.000 USD.

II parte

1 Antnio, trabalhador contratado pela Empresa de Carvo-Lda em Tete, estando fora da convivncia familiar, visto que a famlia encontra-se a residir em Maputo, combinou com a sua esposa para que passasse a levantar o seu salrio que depositado mensalmente na sua conta, tendo para o efeito, deixado o seu carto de dbito bancrio para o sustento do seu agregado. A esposa, por sua vez, transfere uma parte do salrio para o sr. Antnio sobreviver. No entanto, necessita da sua acessoria para esclarecer-se sobre os seguintes assuntos: a) O sr. Antnio foi informado que o seu salrio sofrer descontos relativos ao fisco. Pretende saber de que se trata; b) Visto que o salrio depositado no banco e quem recebe a sua esposa que depois transfere uma parte para ele, quer saber se esse imposto directo; c) Tendo sido entregue a lei para ler, no percebeu em que categoria o seu rendimento est enquadrado; d) Por algum motivo, disse que os seus rendimentos no eram legais, e que por isso, no deviam estar sujeitos ao imposto. Tambm, pelas aquisies de produtos para a empresa, os

forncedores tem lhe dado gratificaes de 5% do valor total da compra, visto ser um grande cliente. No compreende porqu deve descontar o imposto sobre esse valor; e) Ele recebe 4.000Mt de subsdio de alimentao. No sabe se h dever de tributo. f) A empresa alugou uma viatura que foi atribuda ao sr. Antnio para efectuar as aquisies necessrias da empresa, e, tambm, tem usado a viatura para assuntos pessoais. Tem dvida se dever ser tributado; g) O sr Antnio verificou que na folha de salrio consta que o proprietrio da empresa recebe 200.000Mt de ordenado, mas nada consta sobre os respectivos descontos. O que dizer; h) O colega do sr. Antnio foi desligado do servio para efeitos de reforma. Mas, enquanto corre o processo, e porque no pode ficar sem dinheiro, lhe atribudo um valor enquanto aguarda a penso. O sr. Antnio quer saber se dever ser descontado o IRPS sobre o valor pago. Quanto as futuras penses, se tambm sero devidas; I) Outro colega do sr Antnio foi despedido e indeminizado. A empresa fez reteno do respectivo imposto. O trabalhador reclamou alegando que no se trata de salrio e que j est fora da empresa. Ser verdade? 2 Raimundo produtor de ananas em Moxungu para o seu consumo. a) Est sujeito a algum tributo? Qual , e de que categoria? b) Em 2012, comeou a produzir sumos de ananas destinados venda na sua zona. O seu rendimento tambm est sujeito ao imposto? c) O Raimundo depositou uma parte dos rendimentos acumulados da empresa numa conta corrente no Banco Rende Mais, beneficiando-se de juros. Pretende saber se est sujeito a algum tributo;

d) Decidiu concessionar o seu equipamento agricla uma outra empresa do mesmo ramo, pois julga que este o negcio mais rentvel. Quer saber se tem a obrigao de pagar os impostos; e) Sendo possuidor de um ttulo de crdito, resultante de uma dvida pblica, beneficiou-se de juros de mora aquando do pagamento. Constitui-se assim devedor de algum imposto? f)Raimundo, tendo transformado a empresa em sociedade por quotas, no fim do ano, partilhou os lucros da empresa com o seu scio. Ser que os dois esto obrigados a pagamento de IRPS? f) Sendo uma sociedade por quotas, o rendimento obtido por aluguer de equipamento agrcola tributvel na segunda categoria? Justifica. 3 Jos celebrou um contrato de concesso com a empresa Refrescos de Moambique, pelo qual o Jos cede por 10 anos a frmula para o fabrico e venda do refresco quick-cola. a) Os rendimentos otidos pelo Jos esto sujeitos a alguma obrigao fiscal? b) E se a empresa Refrescos de Mpambique subconcessinar os direitos, estaria sujeita as obrigaes fiscais pelos rendimentos obtidos? c) Antes da recepo dos rendimentos, jos recebeu uma notificao poveniente da administrao fiscal para o pagamento do imposto, com o fundamento de que tomaram conhecimento da existncia do contrato e que esto na posse duma cpia. A administrao fiscal tem razo para cobrar? e) A empresa Refrescos de Moambique decidiu vender as suas instalaes. Ser que foi uma mais-valia? H dever do imposto? 4 Prdios, SARL, decidiu arrendar Empresa rola todo seu condomnio pelo preo de 100.000Mt. a) Essse rendimento est sujeito ao imposto? b) A Empresa Rola, por sua vez, subarrendou Empresa Carvo pelo preo de 100.000Mt. No entanto, exigido o pagamento do imposto. O que dizer.

c) Tendo descoberto que dentro do condomnio h algumas instalaes contendo mquinas para o fabrico de blocos para construo, a Empresa Rola decidiu subarrendar por 25.000Mt. Fica sujeito ao imposto. 5 Alberto, grande produtor de panelas no Distrito de Manaze, na Provncia de Matata, decidiu pagar mensalmente ao Manuel uma compensao para abster-se de fabricar panelas. a) Faa o enquadramento legal deste facto e diga se o Manuel est sujeito ao imposto.

You might also like