You are on page 1of 2

Ologun Ede Deixe-me compartilhar com vocs um trecho de um texto que eu estou estudando "A orixs e suas formas"

de uma divindade muito misterioso e pouco conhecido Ed Ologun. O eminente Oluwa E. Conde. Ifabilawo Ogboni disse: "Adorado territrio especificamente Iyes Iiwo regies, Oshogbo e Ede na Nigria Ed Ologun considerado o prncipe de todo o original, o mais feroz de todos os guerreiros, o mais ousado de todos os caadores e a mais bela entre todas as divindades do. Panteo Iorub "... Ele bem conhecido na Santeria cubana, embora alguns Babalaws e santeros com vasta experincia e conhecimento, podemos falar sobre isso. Argumenta-se que o seu culto em Cuba desapareceu h sculos como suas canes e rituais Iyes como entre eles, foram esquecendo no processo de transmisso de gerao em gerao at o ponto que ele erroneamente associado com os diferentes caminhos de outra origem. Qual tem sido bem estabelecida somente a sua religio est no Brasil, especificamente nas cidades de Rio de Janeiro e Bahia. Estados que qualquer sacrifcio ou ele solicitar uma origem que no pde ser executada devido a quaisquer circunstncias ou simplesmente por falta de representao do material exotrico, alega-se que esta poderia ser a dedicar a Ologun Ed que representa a beleza e boa sorte. Filho de Erinle (Inle) e Ipondo Oxum; de Erinle herdou seu carter feroz, a arte da caa, o conhecimento da medicina, a pacincia do pescador e astcia na caa, e de sua me charme, doura, o poder da bruxaria e da riqueza. Em Cuba, algumas pessoas tentaram dar-lhe um nome, mas provavelmente muitos deles nem sequer sabe seu nome real, por isso que alguns vo dizer, "o filho perdido de Oxum". E especula-se que este o Orix muito Eleggua Laroye, bem como a Olorix de idade, quando perguntaram quem era Ologun Ed, respondeu: "Nem Oxum", ou seja, a Oxum mesmo, dizendo com isso que Ologun Ed seria ento o aparncia ou a contraparte masculina de Oxum, uma vez que todos os Orixs iorubs tm os seus homlogos masculinos, femininos: assim vemos Olokum-Yemaya. Obatal-Oduduwa, Osanyin-Aaja, Erinle-Abate, etc Este Oriki Orix ou tem outros nomes, como Omo voada (prncipe) ou l'Oba OGE (vestido f tambm.)

Em algumas qualidades chamadas loci loci, Ibain, Aro-Aro, etc, mas se analisarmos um pouco mais profundo, percebemos que o acima so nomes mencionados em suas canes no quer dizer que nele o nome do Orix. comumente invocada continuamente chamando Logun Logun. Seu emblema ou Osun so cinco flechas em um arco de ponta para cima e 8 folhas de rvores que representam o smbolo do conhecimento da medicina, estas folhas so penduradas em um semicrculo de metal, todos preparados em bronze puro. Sua Erinle eleke como turquesa e laranja como Oxum. (Em suas montagens Elek candombl: Trs turquesa e trs mbar, o que o torna diferente da forma tradicional, que montada uma turquesa, uma cor mbar.) No Candombl entregue com cinco NATO, enquanto que o tradicional (leia-se no seu territrio nativo de culto na Nigria) feito com sete pedras sete flechas de tamanhos diferentes que so colocados dentro do recipiente de uma forma muito particular.

Olha aqui que uma coisa curiosa, j que tem tambm um ventilador, um espelho e alguns, s vezes eles adicionam uma pequena escala em bronze. Ele creditado com coral e ouro. Este orix, os animais Candombl masculino e feminino comer enquanto em algumas partes deste vm apenas considerados tradicionais machos de todos os tipos com a particularidade que mudaria para sempre depois de fazer a Oxum sacrifcios respectivos. Saiba que para ser um Orix perfeito no admite erros no manuseio de sua oratria, e sacrifcios rituais. Seus adimus tpicos so feitos de coco, doces, mel Itor (gengibre fervida com caldo de cana ou raspagem), Eko, Ekur, Olelo, faneca faneca, Akasa milho branco, gin, Shket, Ekpo, Akara, etc Para manipular uma borrada em seus braos e mos um pouco de Ori. A sopa a gua, diz-se que esta vida Orixs na floresta um tempo e no rio do mesmo, e sua presena visvel o nevoeiro que por vezes abrange as guas e da floresta ao amanhecer. O seu complemento total intrigado ou xtase a todos que o vem. H um Pataki na tradio cubana, que diz que quando conheceu Ologun Orunmila Ed em sua forma feminina, era ento uma mulher linda e t-la no dia seguinte ao amanhecer ele encontrou em sua cama

com um homem jovem e bela que tinha Ela virou-se , ento esta histria foi associada tanto ao fato da homossexualidade entre outras coisas, mas se for observado, no porque Orunmila possua uma mulher. Ie Ologun Ed tinha sido com uma de suas etapas temporais, mas esses estgios so bem definidos, com as mulheres de 6 meses e 6 meses e conhecido homossexuais masculinos tm sempre o mesmo olhar e no alterar as suas preferncias sexuais. Ele chamado de orix Melli, o nico deus que com dois sexos (hermafrodita) do panteo iorub. Note-se que ser um hermafrodita evidenciado pela virtude de ter dois pais (pai e me), e tambm reconhecemos que Ed Ologun um ser perfeito, mas em nenhum momento pode ser associado com a homossexualidade, como tem sido erroneamente em algumas reas onde eles adoram , especialmente no Brasil. No ser um hermafrodita especificar a homossexualidade, em vez d o poder compar-lo com Eleggua, por sua caracterstica faz com que se deslocam entre duas polaridades diferentes. Orisha considerada uma criana perfeita e, por sua vez controla a ligao central em qualquer unio ou frmula neutro ou resultante , portanto, o equilbrio da natureza, a energia do pndulo, o equilbrio de foras e peso, de aco e da reaco do centrpeta e centrfuga vigor, a oscilao de poder entre as duas polaridades atravs do neutro ou neutro. Ologun Ed controla a existncia ea dimenso entre a vida ea morte, entre Orum e Aiye. Ele o fator hbrido, proprietrio da harmonia, o equilbrio dinmico, fsica e qumica em suma, entre o resto dos Santos, perfeito e belo. Ed Ologun est relacionado com a interao e unificao entre homem e mulher como smbolo da unificao entre AWOS perda e Olorix e que deve ser consagrado pelo Olorix Babalaws e ao mesmo tempo.

Ologun Maferefun Ed ... Logun Logun, Ologun Ed. Bi Ganagana ninu elomi ninu. A sinsin soro Okun. Tima li ehin Yeye re. Gudugu Okansoso Oda di ohn. O ko li aiya LP. Ala fi OWO kan aiya Rere. Ajoji casaco de Orun idi Ajongolo Okunrin. ko aparncia quilo ou timo timo. O ri gba Sun Li Egan ch. Para Bi Ou voc ganhou ji re re. A ri gbamu ojiji. Iyanu gbon ara eni iya li je ti, wi n ser ser. Ara abi Sakota fini Logun Logun .... Ologun Ed ...

You might also like