You are on page 1of 44

Pescados

SUMRIO
1. UMA ATIVIDADE SIMPLES E PRIMITIVA 1.1. Um alimento, um esporte, uma arte 1.1.1. Pesca de Subsistncia 1.1.2. Pesca Artesanal 1.1.3. Pesca Industrial Costeira 1.1.4. Pesca Industrial Ocenica 1.1.5. Pesca Esportiva e Amadora 1.1.6. Aquicultura 1.2. No Brasil, um potencial subaproveitado 1.3. Um recurso renovvel, mas nem tanto 1.4. Cenrio global dos riscos 2. UMA CADEIA PRODUTIVA COMPLEXA 2.1. Suprimentos e insumos 2.2. Produo e processamento de pescado 2.3. Comercializao 2.4. Mercado Consumidor 2.5. Aquicultura 2.6. Ambiente institucional 3. UM POTENCIAL ECONMICO SUBAPROVEITADO 3.1. Pesca Extrativa Marinha lidera a produo 3.2. Pesca Extrativa Continental 3.3. Aquicultura 3.3.1. Maricultura 3.3.2. Piscicultura 4. PESCADORES E SEUS EQUIPAMENTOS 4.1. Mo-de-obra no-qualificada 4.2. Equipamentos prprios 4.3. As artes-de-pesca 5.  IMPACTOS DA PESCA E VULNERABILIDADES DOS BIOMAS 5.1. Biomas ocenicos 5.2. Biomas continentais 5.3. Reservatrios e reas represadas 6. REGULAMENTAES 6.1. Lei da Pesca 6.2. Principais polticas e diretrizes 6.2.1. Eixos estratgicos da poltica de pesca 6.2.2. Evoluo das polticas pblicas 6.2.3. A  qicultura: mais peixes nas guas da Unio 7. A PRESERVAO E O MANEJO 7.1. Fiscalizao e monitoramento 7.2. Pesquisa como base 7.3. G  esto participativa e o papel da pesca artesanal 7.4. A  qicultura, a frmula para a autossuficincia 7.5. Certificaes, uma lacuna 7.5.1 Certificao Internacional MSC 7.5.2 Friends of the Sea 7.5.3 Certificao Internacional KRAV 7.5.4 I  nternational Aquaculture Certification Council 8 CONCLUSES 9 BIBLIOGRAFIA

Responsabilidade com o futuro


Um dos principais compromissos do Walmart Brasil levar at o consumidor produtos de qualidade que incorporem princpios claros de sustentabilidade. Para garantir este alinhamento em toda a nossa cadeia de valor, o Walmart Brasil tem realizado estudos e encontros com fornecedores, especialistas, governo e a sociedade com o objetivo de promover a melhor compreenso dos aspectos envolvidos em todos os processos dos quais participamos. J realizamos estudos e fruns de discusso referentes Amaznia, s Embalagens e s Cadeias Produtivas, bem como assumimos formalmente um compromisso com nossa cadeia de fornecedores que atuam no Brasil, tendo como foco a melhoria contnua do perfil de sustentabilidade de seus produtos. Como desdobramento desse trabalho, estamos trabalhando agora para conhecer melhor uma das mais importantes cadeias de valor para a humanidade, a indstria do pescado. Nos ltimos anos, as notcias relativas aos nossos oceanos e rios lanou um alerta sobre a sustentabilidade da produo e oferta de pescados no mundo. Para o Walmart Brasil, este um indcio de que precisamos compreender melhor todos os aspectos desta importante fonte de protenas para nossos clientes. O Walmart j compreendeu que a perenidade de seu negcio tem uma relao direta com a forma responsvel como atua com seus fornecedores e clientes. Garantir uma relao saudvel com todos os ecossistemas e compreender a relao que a empresa mantm com o meio ambiente um compromisso fundamental do Walmart. Este relatrio sobre pescados pretende contribuir para ampliar o conhecimento da sociedade e das cadeias de valor que dependem desta indstria e quais so seus potencias e, principalmente, os desafios e limites a serem respeitados. Elaborado a partir de dados e informaes levantados em empresas, institutos de pesquisas, rgos de governo e universidades, este documento est alinhado aos critrios que facilitam a compreenso e o uso em nossa atividade diria, que consiste em abastecer o mercado com produtos e alimentos com preos baixos, qualidade e responsabilidade.

Hctor Nez Presidente e CEO do Walmart Brasil

Fonte: Pulsar Imagens - Enrico Marone

Pesca: a ltima fronteira


ENTRE AS ATIVIDADES DE EXPLORAO DE RECURSOS NATURAIS RENOVVEIS, TAIS COMO AGRICULTURA, PECURIA OU SILVICULTURA, A PESCA FOI A QUE MAIS DEMOROU A SER PRATICADA ATRAVS DE UM PROCESSO DE CULTIVO. ESSA DEMORA DEVE-SE, ENTRE OUTROS FATORES, FACILIDADE E AO BAIXO CUSTO DA PRODUO NATURAIS DE PESCADOS. DE PROTENAS ANIMAIS ALTERNATIVAS, COMO CARNE BOVINA, SUNA E AVES, E ABUNDNCIA DOS ESTOQUES

ENTRETANTO, O CRESCIMENTO DA POPULAO MUNDIAL E A CONSEQUENTE ELEVAO DA DEMANDA POR ALIMENTOS PROVOCARAM UMA EXPLORAO INTENSIVA DESSES RECURSOS E UMA RPIDA REDUO DOS DE EXTINO DE ESPCIES E PERDA DE BIODIVERSIDADE. ESTOQUES EM TODO O MUNDO, TRAZENDO AMEAA NO S DE DESABASTECIMENTO MAS, PRINCIPALMENTE,

AGORA, O IMINENTE ESGOTAMENTO DESTE RECURSO NATURAL TEM LEVADO AS AUTORIDADES MUNDIAIS A DRSTICAS, COMO A PROIBIO DA PESCA DE ESPCIES AMEAADAS E A INTERDIO DE ECOSSISTEMAS ALM DE REGULAMENTAO, ORDENAMENTO E FISCALIZAO DO SETOR.

RECOMENDAR MEDIDAS URGENTES PARA A REDUO DOS IMPACTOS DA ATIVIDADE PESQUEIRA MUITAS DELAS

A RESPONSABILIDADE DE IMPLEMENTAR MEDIDAS E SOLUES PARA A SUPERAO DESSAS AMEAAS DE TODOS OS PERSONAGENS ENVOLVIDOS NA CADEIA DA PESCA, DESDE O PESCADOR AT O CONSUMIDOR, PASSANDO PELA COMERCIALIZAO E O VAREJO.

PARA ENFRENTAR ESSE DESAFIO, A INFORMAO FERRAMENTA BSICA, IMPRESCINDVEL PARA GERAR AS INFORMAES SOBRE O SETOR PESQUEIRO NO BRASIL A UM PATAMAR MNIMO, CRIANDO CONDIES PARA UM DEBATE MAIS APROFUNDADO, ESPECIALMENTE NO ELO DA COMERCIALIZAO.

CONDIES SOCIAIS E ECONMICAS NECESSRIAS. O PRESENTE RELATRIO TEM O OBJETIVO DE TRAZER ESSAS

PELA SUA IMPORTNCIA NESSE PROCESSO, A IDIA DO ENGAJAMENTO DE TODOS COLOCADA AQUI, NA INTRODUO DESTE TRABALHO, DESENVOLVIDA AO LONGO DO TEXTO E REAFIRMADA NAS CONCLUSES, COMO SE VER ADIANTE.

A pesca uma atividade econmica de bases muito simples, tanto no que se refere aos seus mtodos, quanto nos recursos exigidos. Em virtude disso, praticada pelo homem desde a antiguidade, com lanas, flechas, peneiras, redes, anzis e linhas, evoluindo com o tempo para ferramentas e processos mais sofisticados, com o objetivo de aumentar a escala de produo. Os peixes, crustceos, moluscos e outras espcies-alvo da atividade pesqueira formam, juntamente com a gua e demais organismos hidrbios, biomas estabilizados h milhares de anos. Eles integram uma cadeia alimentar diversificada e complexa, que se inicia nos plnctons e nos materiais orgnicos drenados pelos cursos dos rios e termina nos locais criadores, como os mangues e regies estuarinas-lagunares. At hoje, a maior parte de todo o volume de peixe consumido no mundo ainda depende do estoque produzido pela natureza, isto , depende da existncia de um ecossistema equilibrado, onde a reproduo das espcies ocorre naturalmente. O peixe a mais recente protena animal consumida em grande escala pelo homem, que ainda depende do extrativismo. Somente no sculo 20, as tecnologias de cultivo de espcies aquticas comearam a ser desenvolvidas e utilizadas em diversos pases, inclusive no Brasil. Em suas condies mais primitivas, a atividade pesqueira causa um impacto ambiental de baixa intensidade. No entanto, torna-se cada vez mais impactante medida que aumenta a necessidade de produo em larga escala. Para isso, o pescador obrigado a utilizar tcnicas e ferramentas mais agressivas, que vo das chamadas artes de arrasto at os sistemas computadorizados de localizao de cardumes, utilizados pela pesca ocenica industrial. A extrao de grandes volumes pode exceder a capacidade de reproduo das espcies e causar a extino daquelas que tem maior demanda, alm de atingir os biomas de forma indiscriminada, provocando a reduo da biodiversidade como um todo.
6

Pescados: alimentao saudvel

1.1 UM ALIMENTO, UM ESPORTE, UMA ARTE


A lei brasileira (Lei 11.959, a Lei da Pesca) define como pesca toda operao, ao ou ato tendente a extrair, colher, apanhar, apreender ou capturar recursos pesqueiros, isto , animais e vegetais que vivem na gua, passveis de explorao, estudo ou pesquisa. A norma geral classifica a pesca como amadora, de subsistncia, cientfica, comercial e de aquicultura. A pesca praticada em rios, lagos, mares e oceanos, para fins diversos, como a alimentao humana, a recreao, a ornamentao, ou para fins industriais, incluindo a fabricao de raes e substncias farmacolgicas. No Brasil, so consideradas trs finalidades gerais: a pesca comercial, a desportiva e a cientfica. Porm, na prtica, a pesca extrativa classificada tambm a partir de outros critrios, tais como os meios ou os mtodos de produo, a capacidade produtiva, os tipos de pescados-alvo, entre outros.

Fonte: Arquivo Walmart

1.  Uma atividade simples e primitiva

UM ALIMENTO RICO, NOBRE E POPULAR Quem aprecia uma culinria base de peixe sentir gua na boca s de ouvir falar numa caldeirada de tucunar, ou no pirarucu de casaca, dois pratos tpicos da cozinha amazonense, impregnados de cultura dos povos tradicionais da regio. Esse mesmo gourmet, no entanto, no ficar menos excitado diante de um Gratin de poisson aux herbes et au citron, criado pela culinria sofisticada dos franceses, nem resistir ao sabor suave de um sushi, ou a um bacalhau moda do Porto, muito menos encorpada moqueca baiana. O peixe assim: cultura de todos os povos, prato de todas as classes, rico em propriedade nutricionais e abundante em todos os mares e continentes. Quanto mais avanam os conhecimentos da cincia, mas se descobrem benefcios desse alimento para o organismo humano. A partir da descoberta dos benefcios dos cidos graxos mega 3 para o organismo, as qualidades do peixe para uma dieta saudvel passaram a ser ressaltadas pelos especialistas. O mega 3 essencial para o funcionamento de dois rgos importantssimos: o crebro e o corao. Diminui o risco de ataques cardacos e ajuda a manter o crebro ativo. Assim como de rico sabor, o peixe mltiplo em benefcios para a sade. Diz a literatura que suas propriedades ajudam no tratamento da depresso, ansiedade, problemas de sono e presso alta, na coagulao do sangue, no alvio das dores causadas pela artrite reumtica, na proteo da pele contra raios ultravioleta e inflamaes. Os pescados so ainda fontes de ferro, zinco, sdio, clcio, flor, iodo, fsforo, vitamina B1, B12, A, B e D e tm baixo valor calrico. Essa valorizao dos pescados como alimentao saudvel tem levado os restaurantes da alta cozinha a introduzir em seus cardpios pratos sofisticados base de peixes, crustceos e mariscos, a fim de proporcionar uma alternativa de alimentao com baixas calorias aos seus clientes. O consumo ideal de peixes, de acordo com os nutricionistas, de duas a trs vezes por semana. A ilustrao abaixo permite ver os benefcios do pescado para a sade humana.

CREBRO

 AJUDA NO DESENVOLVIMENTO NEUROLGICO DAS CRIANAS E NO DESENVOLVIMENTO DO TECIDO CEREBRAL REDUZ A INCIDNCIA DE DEPRESSO REDUZ O RISCO DE ALZHIMER

OLHOS

 CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DA VISO E O CRESCIMENTO DE NERVO NA RETINA  REDUZ OS SINTOMAS DE SNDROME DE OLHO SECO

PELE CORAO
 REDUZ O RISCO DE DOENAS CARDIOVASCULARES

 ALIVIA OS EFEITOS DE ENVELHECIMENTO E EXPOSIO SOLAR

REDUZ O RISCO DE DERRAMES

 AJUDA A ALIVIAR SINTOMAS DE PSORASE E ECZEMA

 AJUDA A PROTEGER CONTRA ATAQUES CARDACOS E MORTE SBITA  DIMINUI LEVEMENTE A PRESSO SANGUNEA

PULMES

 REDUZ OS SINTOMAS DE ASMA E BRONQUITE  DIMINUI O RISCO DE DOCP (DOENA DE OBSTRUO CRNICA PULMONRIA)

DIMINUI O RISCO DE ARRITMIA CARDACA  DIMINUI OS NVEIS DE TRIGLICRIES E AUMENTA O COLESTEROL HDL (COLESTEROL BOM) MELHORA A CIRCULAO

MSCULOS

 AJUDA NA FORMAO DE MSCULOS E TECIDOS

ARTICULAES

 AJUDA A ALIVIAR OS SINTOMAS E INFLAMAES CAUSADAS POR ARTRITE REUMTICA

DIGESTO

 AJUDA A ALIVIAR SINTOMAS DE ULCERAO CRNICA DO CLON E DA DOENA CROHN

1.1.1 Pesca de Subsistncia aquela praticada com o objetivo bsico de obteno de alimento prprio, ou familiar, e, teoricamente, no provoca impactos ambientais. No entanto, a pesca de subsistncia confunde-se com a pesca esportiva e a artesanal, que podem apresentar impactos maiores e, por isso, regulada em lei na maioria dos Estados brasileiros. Algumas dessas leis restringem a pesca de subsistncia s populaes ribeirinhas ou aos povos tradicionais, fixam limite mximo de produo diria, exigem o uso exclusivo de anzol, chumbada, linha e canio, alm do cadastramento do pescador. 1.1.2 Pesca Artesanal a modalidade de pesca com fins comerciais de menor impacto ambiental, responsvel por aproximadamente 65% do volume das capturas nacionais, de acordo com o relatrio da 3 Conferncia Nacional de Pesca e Aqicultura, realizada no final de 2009. um modelo de produo descentralizada, onde a produo unitria dos pescadores artesanais pequena ou mdia, mas que no conjunto abastece grande parte do mercado e emprega muitos pescadores. Caracteriza-se pelo uso de embarcaes de mdio porte, motorizadas ou no, ou embarcaes construdas pelos prprios pescadores, que fazem da atividade sua fonte de renda. Os recursos e insumos utilizados so de baixa sofisticao e geralmente adquiridos em comrcios locais. 1.1.3 Pesca Industrial Costeira Utiliza embarcaes de maior autonomia, com motores diesel de potncia elevada, dotadas de equipamentos eletrnicos de navegao e deteco de cardumes, que podem chegar a reas mais distantes da costa. O segmento da pesca industrial costeira no Brasil responsvel pela captura de grandes volumes dos recursos de maior valor, com destaque para lagosta, piramutuba, sardinha, atum e afins, camaro e espcies demersais ou de fundo. 1.1.4 Pesca Industrial Ocenica pouco desenvolvida no Brasil e tem tambm finalidade exclusivamente comercial. praticada por organizaes empresariais, com embarcaes de grande porte, capazes de operar em reas ocenicas mais distantes, inclusive em outros pases. Alm de grande
8

autonomia, as embarcaes utilizadas dispem de recursos para a industrializao do pescado a bordo, equipamentos sofisticados de navegao e deteco de cardumes, e ampla mecanizao de captura. So verdadeiros navios-fbricas, que podem passar meses em alto mar e trazer para o continente o produto j embalado. Podem utilizar informaes de satlites ou de helicpteros. 1.1.5 Pesca Esportiva e Amadora No tem uma finalidade diretamente comercial e est relacionada com o turismo, recreao e lazer. Inclui as prticas de pesque e solte, onde o peixe capturado devolvido para o seu ambiente, seja em locais pblicos ou em estabelecimentos privados. 1.1.6 Aquicultura A aquicultura, ou aquacultura, a criao de organismos aquticos, seja no mar, chamada de maricultura, ou em gua doce, conhecida como piscicultura, e praticada em represas, audes, lagoas, rios e em tanques construdos para esse fim. A aquicultura controlada pelo trabalho humano em algumas de suas fases. No Brasil, a atividade vem crescendo rapidamente, concentrando sua produo basicamente em espcies como camaro, ostra, mexilho, truta, tilpia, carpa, tambaqui, pacu e surubim.

1.2  NO BRASIL, UM POTENCIAL SUBAPROVEITADO


Ao longo dos seus 8,5 mil quilmetros de costa e de um grande nmero de ilhas, as guas marinhas do Brasil - polticamente definidas por 200 milhas - tm condies ambientais tpicas de regies tropicais e subtropicais, de temperatura e salinidade elevadas, e de baixas concentraes de nutrientes. Tais condies estabelecem caractersticas especficas para a produo pesqueira nacional. Embora oferea uma grande biodiversidade aqutica, a produtividade da pesca no litoral brasileiro menor do que em regies temperadas. A maior abundncia de recursos pesqueiros marinhos ocorre nas regies que contam com a presena de correntes ricas em nutrientes, vindas de guas profundas (Sudeste e Sul), assim como na regio

Norte, em funo da grande quantidade de matria orgnica que descarregada pelo Rio Amazonas. A pesca extrativista continental, feita nas diversas bacias de gua doce do pas, tambm caracterizada por uma elevada diversidade biolgica e baixos estoques por espcie. Com a atividade concentrada apenas naquelas que tem maior valor comercial, no possvel atingir uma produo em grandes escalas sem provocar o seu esgotamento. Embora a produo brasileira de pescados de extrao continental, de acordo com as estatsticas oficiais, esteja estacionada em torno de 250 mil toneladas desde 2004, estima-se que o potencial nacional chegue a 1,7 bilho de toneladas anuais, desde que explorado atravs de ordenamento e manejo rigoroso. Em algumas bacias, como a Amaznica, onde uma grande parte da extrao destinada ao consumo local pelas comunidades ribeirinhas, de acordo com o prprio governo, o clculo do volume produzido anualmente tem sido estimativo. O consenso que, se no tem potencial para se tornar um dos maiores produtores mundiais, o Brasil est abaixo de sua capacidade produtiva e, de acordo com o engenheiro de Pesca, Joo Felipe Nogueira Matias, diretor de Desenvolvimento da Aquicultura do Ministrio da Pesca e Aquicultura (MPA), pode se tornar autossuficiente no abastecimento do mercado interno de peixes e ampliar, no curto prazo, o seu atual consumo per capita anual, de 7 para 9 quilos, especialmente com o fomento aquicultura.

nos portos e praias, em todo o litoral do pas, ou nas margens dos rios e lagoas. O estudo da ESPM afirma que os pescadores artesanais so os principais responsveis pelo abastecimento do mercado nacional, embora a maior parte dessa produo passe pelos grandes atacadistas, frigorficos e indstrias, que fazem o processamento, a industrializao e a revenda para varejistas, restaurantes, bares e mercados locais. A produo da aqicultura , em grande parte, distribuda diretamente pelas propriedades. Ocorre ainda no pas a comercializao via intermedirios informais, que pode provocar impacto negativo sobre o preo final do produto junto ao consumidor, de acordo com este estudo encomendado pelo Sebrae. O principal centro atacadista de pescados no Brasil a Companhia de Entrepostos e Armazns Gerais de So Paulo (Ceagesp), localizada em uma regio de consumo potencial superior a 250 mil toneladas por ano. A Ceagesp o maior entreposto de pescados da Amrica Latina e atende a capital e diversas cidades do interior do Estado de So Paulo e do pas. So comercializados ali cerca de 7,5% do consumo estimado de todo o pescado produzido no Brasil, dos quais apenas 6,5% so provenientes de gua doce.

1.4  UM RECURSO RENOVVEL, MAS NEM TANTO


O carter essencialmente extrativista da atividade tem sido, atualmente, motivo de preocupao para os gestores e especialistas do setor no Brasil e em todo o mundo. Como recursos naturais, os estoques pesqueiros seguem regras biolgicas de reproduo, alm de dependerem de centenas de outras variveis de ordem natural ou decorrentes da ao humana para se desenvolverem. Pelo atual modelo de produo, em que o pescado tratado como mercadoria industrial, capaz de responder indefinidamente s demandas do mercado, o esgotamento desses recursos inevitvel. Alm disso, garantir o nvel de produo pesqueira economicamente rentvel e, ao mesmo tempo, a integridade
9

1.3  COMERCIALIZAO, INFORMALIDADE AINDA GRANDE


Estudo de mercado realizado, em 2008, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) para o Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revela que a produo de pescado brasileira, apesar de todo o seu potencial, sofre uma desorganizao crnica ao longo de toda a sua cadeia produtiva, inclusive na fase de distribuio. O peixe chega mesa do consumidor por diversos canais, alm da venda direta que ocorre informalmente

dos ecossistemas e dos estoques, representa um objetivo de grande complexidade, como observa a pesquisadora Ldia Sumile Maruyama, em dissertao de Mestrado apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Aquicultura e Pesca do Instituto de Pesca, de So Paulo. Relatrio de 2006 do Instituto de Oceanografia da Universidade de So Paulo (USP), feito com base em estudos realizados durante dez anos em toda a costa Sul/Sudeste brasileira, revela que de modo geral, em todas as regies o que temos uma deteriorao dos recursos pesqueiros. Temos uma enorme depresso dos estoques e necessidade urgente de manejo e gesto por parte dos rgos pblicos, de acordo com a professora Carmen Lucia Del Bianco Rossi-Wongtschowski. Segundo ela, a maioria dos estoques est em situao de sobrepesca ou j esgotados. O prprio conceito de Captura Mxima Sustentvel (CMS) que corresponde ao maior rendimento que se pode extrair de um estoque pesqueiro em condies de equilbrio, sem comprometimento da captura futura criado para atender s exigncias de sustentabilidade dos recursos pesqueiros, est sendo duramente criticado pelos cientistas e administradores de pesca, pois tem se demonstrado, na maioria dos casos, insuficiente para evitar a sobrepesca, como explica Dias Neto, analista ambiental do Ibama. preciso destacar que, no caso do Brasil, estudos realizados pelo Ministrio do Desenvolvimento concluem que no se pode esperar elevadas produes anuais das guas que banham a costa brasileira, j que os ecossistemas de regies tropicais e subtropicais so caracterizados pela biodiversidade elevada mas com um baixo volume de biomassa de cada espcie. Cada estoque multiespecfico e a captura direcionada para uma determinada espcie sempre acaba atuando sobre as demais, o que torna bastante complexa a tarefa de manter o equilbrio dos ecossistemas, no seu conjunto, revelam esses estudos, divulgados em 2004 (veja mapa na pgina central).

1.5 CENRIO GLOBAL DOS RISCOS


Essa fragilidade dos biomas aquticos no tem sido capaz de suportar o crescimento exponencial da explorao pesqueira verificada a partir de meados do sculo 20. Entre 1961 e 2001, o consumo mundial de pescado mais do que triplicou, passando de 28 milhes de toneladas para 96 milhes, segundo a Organizao das Naes Unidas para Agricultura e Alimentao (FAO), levando os cientistas a alertarem para o iminente esgotamento desses recursos. Ainda segundo a FAO, em 2005, 76% deles se encontravam plenamente explotados (pescados em seu limite de reposio natural), sobreexplotados (pescados alm de seu limite de reposio natural, o que leva ao declnio na quantidade de indivduos) ou em situao de recuperao (Greenpeace, 2008). SITUAO MUNDIAL DOS ESTOQUES PESQUEIROS
Fonte: FAO

Plenamente explorados Moderadamente explorados Sub-explorados Em recuperao Colapsados Sobre-explorados

10

Outro alerta, feito em 2006, partiu de um grupo de cientistas liderados pelo eclogo Boris Worm, da Universidade Dalhousie, no Canad, que estimou um prazo de 40 anos para que os estoques de peixes e frutos do mar pescados para a alimentao humana entrem em colapso se nada for feito para conter a perda da biodiversidade marinha. A projeo teve como base o mais abrangente estudo j realizado para entender como a perda da biodiversidade marinha motivada pela ao humana afeta a produtividade dos ecossistemas ocenicos. Embora a concluso no seja inesperada, foi possvel, pela primeira vez, a associao de fatores que ocorrem em escala local, regional e global, tornando mais claro para os cientistas que, alm da sobrepesca, fatores como a contaminao gerada pela ao humana, o aquecimento global, a interdependncia dos organismos dentro dos biomas e outros, so os causadores do esgotamento dos recursos pesqueiros.

2.  UMA CADEIA PRODUTIVA COMPLEXA


Antes de chegar mesa do consumidor, o pescado mobiliza uma extensa cadeia produtiva, responsvel pela gerao de renda para milhes de pessoas em todo o mundo, onde cada segmento apresenta seus impactos, seja pela utilizao intensiva de recursos naturais, seja pelo consumo de energia ou pela emisso de gases de efeito estufa. Dados do relatrio da FAO, The State of World Fisheries and Aquaculture 2008, informam que, em 2006, a Pesca e a Aquicultura empregaram diretamente 43,5 milhes de pessoas no mundo, trabalhando em tempo integral ou parcial, somente na produo primria, e mais de quatro milhes de forma indireta. No Brasil, estima-se que atualmente mais de 800 mil pessoas so empregadas diretamente pela atividade da pesca. No entanto, antes mesmo de o pescador entrar no mar, um outro contingente de pessoas trabalha para que ele tenha os implementos necessrios: barcos, redes, anzis, linhas, etc. Depois, desembarcado, o peixe movimenta setores como o de transporte, beneficiamento, embalagem, distribuio e comrcio atacadista e varejista. As caractersticas intrnsecas do pescado (facilmente perecvel), as distncias dos centros consumidores, a imprevisibilidade e sazonalidade da captura, o descontrole entre oferta e demanda e questes legais tornam esta cadeia muito dinmica e complexa (veja quadro na pgina 12). Como consequncia, muitas atividades ligadas ao setor esto ainda desorganizadas ou incipientes, forando o produtor a vender seus pescados com um baixo rendimento econmico em relao a outros segmentos da cadeia. O estudo de mercado feito pela ESPM em 2008 para o Sebrae destaca, por exemplo, a dependncia que o pescador tem dos atravessadores, que se concentram nos elos intermedirios da cadeia produtiva. Todos os que participam da cadeia esto desenvolvendo uma atividade necessria ao fluxo de produo e consumo. O que se deve buscar so relaes mais justas, com remuneraes compatveis ao servio prestado de cada agente da cadeia produtiva, destaca o estudo.
11

ESQUEMA SIMPLIFICADO DA ATIVIDADE, DO PRODUTOR AO CONSUMIDOR FINAL


PERFIL DA ATIVIDADE PESCA ARTESANAL PERFIL DA PRODUO Extrativismo LOCAL -FONTES Continental (rios e lagos) Ocenica (litoral) PESCA INDUSTRIAL Extrativismo ou aquicultura Barcos pequenos, com mnimo 10 pescadores a Navios com industrializao em alto-mar Continental (rios e lagos) Ocenica (litornea e alto mar) Produtos in natura OFERTA DO MERCADO Produtos in natura FLUXOS DA DISTRIBUIO Consumidor final Pequeno comrcio > Consumidor final Comrcio local > Consumidor final Atacadista > Varejo > Consumidor final Intermedirio > Atacadista > Varejo > Consumidor final Produtos beneficiados Indstria > Varejo > Consumidor final Indstria > Varejo > Consumidor final Indstria > Atacadista > Varejo > Consumidor final Indstria > Exportao

2.1 SUPRIMENTOS E INSUMOS


O segmento de produo de suprimentos e insumos para a atividade pesqueira de extrema importncia para o setor. Constitui-se em um ramo industrial diversificado, que emprega tecnologia sofisticada para produzir desde embarcaes, motores e apetrechos de pesca, tais como anzis, linhas e redes, entre outros, at insumos bsicos como gelo, combustvel e alimentao. No caso da aquicultura, incluem-se outros produtos como tanques, raes, equipamentos para monitoramento da gua, telas, cabos, bombas, filtros, proteo individual, e outros.

2.2  PRODUO E PROCESSAMENTO DE PESCADO


A pesca o segmento que gera o maior nmero de postos de trabalho em toda a cadeia produtiva, segundo o trabalho Sntese da situao da pesca extrativista marinha no Brasil, dos pesquisadores Jos Dias Neto e Simo Marrul Filho, do Ibama: estima-se que apenas a produo de pescado do litoral brasileiro responsvel pela gerao de aproximadamente 800 mil empregos diretos, incluindo os pescadores que integram o parque industrial de cerca de 300 empresas que atuam nesse segmento. Nas indstrias de processamento, aps a recepo e descarga, o pescado acondicionado em gelo, classificado por espcie, pesado e enviado para a rea de prprocessamento, onde so limpos e lavados em gua

12

Fonte: Ruschel & Associados

gelada e clorada. Em seguida, cortado e transformado em fils ou postas, embalado individualmente e levado para os tneis de congelamento. Os estoques so guardados em cmaras, a uma temperatura de -20C, at chegarem aos pontos de comercializao.

De acordo com dados do Ministrio da Pesca e Aqicultura (MPA), o setor supermercadista est se consolidando como ponto de venda e comercializao de pescado: a venda de peixe nas lojas das redes de supermercados aumentou entre 15% e 25% nos ltimos trs anos. Formas de organizao em cooperativas e associaes de produtores tambm vm sendo incentivadas para suprir as dificuldades ao longo da cadeia, incluindo melhor remunerao ao produtor, produtos com preos compatveis e com qualidade adequada ao consumidor final.

2.3 COMERCIALIZAO
A comercializao o elo da cadeia de pescados formado por agentes econmicos que agregam valor ao produto, criando os canais adequados para lev-lo at o consumidor. Neste segmento, incluem-se as atividades de armazenamento, processamento, transporte e distribuio. Dados de 2004, do Servio de Inspeo Federal do Ministrio da Agricultura (SIGSIF), registravam no Brasil 304 entrepostos de pescados, 38 fbricas de pescado ou conservas de peixes e 34 barcos-fbrica certificados pelo Servio de Inspeo Federal (SIF). A maior concentrao se localizava na regio Nordeste, seguida pela regio Sul.

2.4 MERCADO CONSUMIDOR


No extremo da cadeia produtiva est o mercado consumidor. As estimativas so de que o brasileiro consome, em mdia, 6 a 7 quilos por habitante/ano de pescado. Esse consumo, no entanto, est distribudo de forma irregular no territrio nacional. Segundo dados do MPA, a regio amaznica apresenta o maior consumo per capita, acima de 30 quilos por ano. Nas cidades de Braslia, Rio de Janeiro e So Paulo, e no Estado de Santa Catarina, tambm mais elevado, estando em torno de 20 quilos por ano, contrastando com Estados como Minas Gerais, Piau e Tocantins, onde o consumo mdio no chega a 5 quilos por habitante/ano. Na comparao com o consumo mundial, o Brasil situa-se muito abaixo da mdia, que em 2006 chegou a 16,7 quilos per capita. Abaixo inclusive da quantidade recomendada pela Organizao das Naes Unidas para a Agricultura e Alimentao (FAO), que de 12 quilos por pessoa, por ano. A principal razo do baixo consumo desta protena no pas, alm da falta de costume e informaes, o seu elevado preo, quando comparado com suas substitutas prximas: a carne bovina, a suna e a de aves.

GASTOS MDIOS NA AQUISIO DE PESCADO EM RELAO AOS LOCAIS DE COMPRA (2002-2003)


Fonte: IBGE (2004) apud Sonoda (2006)

Supermercados Feiras livres e mercados de peixes Peixarias e Aougues Produo prpria Mercados pblicos estaduais e municipais Outros

2.5 AQUICULTURA
O setor pesqueiro apresenta ainda cadeias produtivas distintas entre os produtos da aquicultura e os da pesca. Entre as diferenas, destaca-se o perodo produtivo, que sazonal e rpido na pesca extrativista,
13

enquanto na aquicultura estende-se para uma srie de atividades ligadas criao de organismos. A aquicultura, alm dos servios iniciais de planejamento, legalizao e implantao das unidades produtivas, exige atividades de manejo, implementos e insumos como raes, alevinos, calcrio, entre outros. Durante a despesca (operao de retirada do organismo cultivado do viveiro, quando atinge o tamanho comercial, colheita) so utilizados equipamentos especficos e insumos como gelo e conservantes para que o produto mantenha a qualidade adequada. A partir de ento, so necessrios servios de transporte, beneficiamento, embalagem, distribuio e comrcio atacadista e varejista, da mesma forma que na explorao de recursos naturais.

2.6.1 Instituies de pesquisa  Agncia Paulista de Tecnologia dos Agronegcios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de So Paulo.  Instituto de Pesca, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de So Paulo.  Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Recursos Hdricos, do Instituto de Pesca do Estado de So Paulo.  Colgio Brasileiro de Reproduo Animal, em Minas Gerais.  Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq).  Empresa Brasileira Pesquisa Agropecuria (Embrapa).  Empresa de Assistncia Tcnica e Extenso Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio).  Empresa de Pesquisa Agropecuria do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio), vinculada Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento do Interior.  Instituto Oceanogrfico da Faculdade de Oceanografia da Universidade de So Paulo (USP).

2.6 AMBIENTE INSTITUCIONAL


A cadeia produtiva do pescado desenvolve-se em um ambiente institucional composto por rgos pblicos reguladores, instituies de fomento e pesquisa, instituies acadmicas e empresariais, entre as quais as destacadas a seguir.

AQUICULTURA ORGNICA: NO TOPO DA CADEIA DE SEGURANA ALIMENTAR

A aquicultura orgnica , atualmente, uma tendncia em crescimento em todo o mundo, com a intensificao do consumo de alimentos livres de contaminantes. No Brasil, os produtos orgnicos ainda tm um mercado incipiente, mas que tambm comea a crescer. Exemplo disso a converso da tradicional fazenda de aquicultura Primar, em Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, em fazenda orgnica certificada. Com viveiros em funcionamento desde a dcada de 50 para o cultivo convencional de camares, a Primar iniciou, em 2002, a implantao do sistema de produo orgnica, seguindo as diretrizes da International Federation of Organic Agriculture Movements (IFOAM). Foi certificada em 2003 pelo Instituto Biodinmico

como a primeira fazenda de aquicultura orgnica do pas, adotando e promovendo prticas de manejo de baixo impacto ecolgico. A aquicultura orgnica difere da convencional pelo uso de gua isenta de poluio ou contaminantes, como agrotxicos e resduos de adubao qumica, preferencialmente originria de nascentes da propriedade ou de microbacias cobertas por vegetao nativa. A adubao da gua deve ser feita com produtos orgnicos curtidos, tais como cama de galinhas poedeiras ou de frangos de corte, resduos de sunos ou bovinos criados segundo a pecuria orgnica, e rao isenta de antibiticos, com todos os seus componentes provenientes de agricultura orgnica.

14

2.6.2 Instituies de ensino e distribuio de conhecimento  Departamento de Engenharia de Produo da Escola Politcnica da USP.  Grupo de Estudos em Economia Industrial (GEEIN) da Faculdade de Cincias e Letras (FCL) da Universidade Estadual Paulista (Unesp),campus de Araraquara.  Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia (IBICT) do Ministrio da Cincia e Tecnologia (MCT).  Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Servio Brasileiro de Resposta Tcnicas (SBRT), rede de instituies articulada pelo MCT  Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica (SETEC) do Ministrio da Educao.  Servio Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).  Servio Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).  Servio Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).  Servio Social da Indstria (Sesi). 2.6.3 Associaes, Confederaes, Federaes, Ministrios e Sindicatos  Associao Brasileira de Criadores de Camaro (ABCC)  Associao Brasileira de Aquicultura (Abraq)  Associao Brasileira das Indstrias de Processamento de Tilpia (ABTilpia).  Associao Brasileira de Criadores de Organismos Aquticos (Abracoa).  Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa)  Associao de Produtores de Organismos Aquticos de Ilha Solteira (Aproaqua).  Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aqutica (Aquabio).  Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegcios (Codeagro) da SAA do Estado de So Paulo;  Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).  Conselho Nacional da Aquicultura e Pesca (Conape)  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (Ibama).

 Diretoria de Fauna e Recursos Pesqueiros (Difap) do Ibama.  Organizao das Naes Unidas para a Agricultura e Alimentao (FAO).  Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (Inmetro)  Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (Mapa).  Ministrio de Pesca e Aquicultura (MPA) 2.6.4 Instituies Financeiras  Banco Cooperativo do Brasil S/A (Bancoob).  Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES).  Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

15

3.  UM POTENCIAL ECONMICO SUBAPROVEITADO


O potencial de produo de pescado marinho e estuarino, ao longo da costa brasileira, foi estimado por Hempel (1971) em 1,72 milho de toneladas por ano (in Paiva, 1996), com variaes, de acordo com a regio ou o ambiente, entre 1,4 milho e 1,7 milho de toneladas anuais, com destaque para as regies Sul e Norte e menor participao da regio Nordeste. Alguns pesquisadores consideram que h segmentos da atividade pesqueira ainda subexplorados, como a pesca ocenica de atum e afins, no Atlntico Sul, e a atividade aqucola, que ainda desenvolvida de forma artesanal. Entre estes, est a pesquisadora Ana Luisa de Souza Soares, da Universidade do Vale do Itaja (Univali), Santa Catarina. Segundo ela, para crescer de forma acelerada no pas, a aquicultura precisa apenas de infraestrutura de armazenagem e transporte da produo para grandes centros consumidores e de tecnologias que permitam o aumento da produtividade. O pas o 27 produtor mundial de pescados, atrs de pases como Chile, Peru e Argentina. De acordo com o relatrio Estatsticas da Pesca 2007, divulgado em 2009 pelo Ibama, o setor produziu naquele ano um total de 1,072 bilho de toneladas de pescados. Esse volume representou um crescimento de 2% em relao ao ano anterior e um faturamento estimado de R$ 3,6 bilhes. Os dados do Ibama revelam ainda que, da produo total de 2007, 539,9 mil toneladas foram originrias da pesca extrativa marinha, 243,2 mil da pesca extrativa continental, 210,6 mil da aquicultura continental e 78,4 mil da maricultura. O crescimento da aqicultura foi acelerado nos ltimos dez anos, saltando de uma produo de 104 mil toneladas em 98 para as atuais 298 mil t em 2007. A carcinicultura representou 82,9% de toda produo da maricultura brasileira em 2007, com um volume de 65 mil toneladas. As tabelas abaixo resumem informaes do IBAMA.
16

PRINCIPAIS ESPCIES DE FRUTOS DO MAR BRASIL 2007

1. PRINCIPAIS ESPCIES EXTRADAS

GUAS MARINHAS Peixes: Abrotea, Agulha, Albacura lage. Ariac, Arraia. Badejo. Bagre. Bandeirado. Bonito-listrado. Cabra. Cao. Cangat, Carapeba, Castanha, Cavala, Cavalinha, Cioba, Corvina, Dourado, Enchova, Espada, Espadarte, Goete, Guaiuba, Gurijuba, Linguado, Manjuba, Merluza, Palumbeta, Pargo. Pargo-rosa, Peixe-galo, Peixepedra, Peixe-sapo, Perua, Pescada, Pescada-amarela, Pescada-olhuda, Pescadinha-real, Pescadinha-g, Robalo, Sardinha, Sardinha-laje, Sardinha-verdadeira, Serra, Tainha, Tubaro, Uritinga, Vermelho, Xaru, Xerelete e Xixarro Crustceos: Camaro, Carmaro-rosa, Camarobarba-rua, Camaro-branco, Camaro-sete-barbas, Camaro-u, Lagosta e Siri Moluscos: Lula, Mexilho, Maunim, Polvo, Sururu GUAS CONTINENTAIS (DOCE) Peixes: Acar, Aracu, Bagre (Mandi), Branquinha, Corvina, Dourada, Dourado, Filhote, Jaraqui, Mapar, Matrinx, Pacu, Pirarucu, Pintado, Piramutaba, Piranha, Pirapitinga, Sardinha, Surubim, Tambaqui, Tilpa, Trara, Tucunar CruStceos: Camaro
2. PRINCIPAIS ESPCIES CULTIVADAS

MARICULTURA (Oceano) Mexilho e Ostra AQICULTURA CONTINENTAL Bagre-americano, Carpa, Curumat, Matriux, Pacu, Piau, Tambacu, Tambaqui, Tambatinga, Tilpia, Truta, Camaro (Crustceo) e R (Anfbio)

Fonte: Ibama

Modalidade de Pesca Extrativa Marinha Extrativa Continental Aqicultura Continental Maricultura Total

Produo/ mil toneladas 539,9 243,2 210,6 78,4 1,072

Participao no total (%) 50,4 22,7 19,6 7,3 100

Crescimento 2007/2008/% 2,3 -3,2 10,2 -2,6 2

Faturamento estimado (R$) 1,78 bilho 657,3 milhes 781,1 milhes 376,8 milhes 3,6 bilhes

PESCA EXTRATIVA MARINHA POR REGIES Regio Sul Nordeste Sudeste Norte Total Produo/ mil toneladas 174.638,5 155.625,5 137.666,0 72.036,5 539,9 Crescimento 2007/2008 (%) 3,8 0,3 15,8 -15,8 2,3 Faturamento estimado (R$) 355.332.875,00 745.665.800,00 398.949.080,00 288.486.280,00 1,78 bilhes

PESCA EXTRATIVA CONTINENTAL POR REGIES Regio Norte Nordeste Sudeste Centro-Oeste Sul Total Produo/ mil toneladas 139.966,0 68.497,0 22.201,0 10.454,0 2.092,0 243,2 Crescimento 2007/2008 (%) -5,4 1,5 -1 1,1 -31,2 -3,2 Faturamento estimado (R$) 357.988.790,00 190.424.200,00 65.544.250,00 38.892.900,00 4.467.350,00 0,657 bilhes

PESCA EXTRATIVA CONTINENTAL POR REGIES Regio Sul Nordeste Centro-Oeste Sudeste Norte Total Produo/ mil toneladas 64.483,5 43.985,5 40.209,0 35.823,5 26.143,0 210.644,5 Faturamento estimado (R$) 249.535.100,00 130.018.500,00 148.882.350,00 139.763.400,00 112.946.350,00 0,781 bilhes
17

Fonte: Ibama

PRODUO PESQUEIRA NACIONAL DE 2007 POR MODALIDADE

4.  PESCADORES E SEUS EQUIPAMENTOS


4.1 MO-DE-OBRA NO QUALIFICADA
No Brasil, o setor pesqueiro caracterizado essencialmente pela utilizao de mo-de-obra sem formao especializada, os chamados pescadores artesanais, que podem chegar a 600 mil, e os empregados na aquicultura, que somam cerca de 100 mil pessoas, de acordo com o MPA. Considerando-se que a quase totalidade da pesca extrativa continental de pequena escala ou artesanal conclui-se que essa uma das poucas atividades que absorve mo-de-obra de pouca ou nenhuma qualificao, tanto de origem rural como urbana. Predomina o trabalho familiar ou de grupo de vizinhana. Em alguns casos, a nica oportunidade de emprego para determinados grupos de indivduos e para a populao excluda do litoral ou das regies ribeirinhas, conforme Dias Neto-Marrul Filho, 2003. A pesca artesanal tem objetivos comerciais, associados obteno de alimento para as famlias dos participantes. Para exercer sua atividade, o pescador deve estar inscrito no Registro Geral da Pesca (RGP), nas categorias pescador profissional (artesanal ou industrial), aprendiz de pesca, armador de pesca, embarcao pesqueira, indstria pesqueira, aquicultor ou empresa que comercializa organismos aquticos vivos. A inscrio d direito carteira do pescador, documento profissional que garante, a partir de 2003, alm da permisso de pesca, os direitos de aposentadoria, auxlio-doena e seguro-defeso de um salrio mnimo mensal, que pago ao pescador nos perodos de defeso, quando a pesca proibida. Estudos recentes do MPA demonstram que para 94% dos pescadores artesanais a renda mensal inferior a dois salrios mnimos. Como consequncia, a maioria desses pescadores carente de recursos bsicos como moradia, aquisio e manuteno de equipamentos de pesca e das embarcaes, condies sa18

nitrias e de comercializao. Na maioria das vezes, eles entregam sua produo para intermedirios, com ganhos reduzidos. De acordo com os dados do recadastramento feito pelo MPA em 2006, a maioria desses trabalhadores se concentra nas regies Nordeste e Norte, principalmente nos Estados do Maranho, Bahia, Cear, Par e Amazonas. Nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, So Paulo e Rio de Janeiro, das regies Sul e Sudeste, tambm se concentra um grande contingente de pescadores.

4.2 EQUIPAMENTOS PRPRIOS


Cerca de 27 mil embarcaes de pequeno porte (jangadas, canoas, botes e afins) so utilizadas pela pesca artesanal, as quais, pelas suas caractersticas, tm autonomia limitada de navegao. Os produtores so proprietrios de seus meios de produo (redes, anzis, etc.). A embarcao da pesca artesanal no apenas um meio de produo, mas tambm de deslocamento. O proprietrio da embarcao normalmente um dos pescadores do grupo no barco. Ainda de acordo com os dados do MPA, tanto na pesca industrial como na pesca de pequena escala, a mo-de-obra remunerada pelo sistema de partes, ainda que possam existir formas de pagamento do tipo assalariado para algumas funes. A frota considerada industrial tem uma tripulao mdia de dez pescadores por embarcao e emprega, no total, cerca de 30 mil pescadores. O parque industrial composto por cerca de 300 empresas, que atuam tanto na captura como no processamento.

4.3 AS ARTES DA PESCA


As modalidades da pesca no Brasil esto relacionadas com o tipo de embarcao utilizada, com a zona de extrao, com as espcies-alvo ou com os apetrechos de captura. As principais modalidades so descritas a seguir.

Pesca artesanal: atividade de baixo impacto

Arrasto a pesca realizada com a trao da rede pela embarcao. Linha a que se realiza com o emprego de linha simples ou mltiplas, com anzis ou garateias. Cerco aquela realizada com redes de cercar. Rede de Espera Utiliza redes de emalhar, seja de superfcie, de meiagua ou de fundo, sem trao. Armadilha a executada com o emprego de armadilhas. Combinada realizada com a combinao, na mesma viagem, de outras modalidades, compatveis com as caractersticas tcnicas da embarcao. Traineira realizada por um tipo de barco utilizado na pesca de espcies como anchova, bonito, corvina, galo, parati, porco, sardinha, tainha, entre outros Camaro Rosa Uma modalidade de pesca de arrasto que extrai, alm do camaro, espcies como anjo, bagre, cao, caramujo, castanho, linguado, lula, polvo, entre outros.

Camaro Sete Barbas chamada pesca de sol a sol, que utiliza embarcao baleeira de comprimento entre 6 e 9 metros, equipada com redes-de-arrasto com portas. Costuma extrair, alm do camaro sete barbas, as espcies anjo, bagre, betara, cao, corvina; anchova, espada, goete, linguado, lula, maria luiza e porquinho Parelha a pesca de arrasto feita com dois barcos emparelhados, que arrastam na rede tudo o que houver pela frente, inclusive do fundo do mar. Considerada predatria, vem sendo proibida em reas de Proteo. Atuneiro Os barcos atuneiros, que tambm utilizam redes de arrasto de fundo ou redes de cerco, capturam uma srie de espcies alm do atum, como agulho, espadarte, cao, cambeva, raposa, rato, dourado, lua e cavala. Espinhel de Fundo Modalidade que utiliza o espinhel, um aparelho de pesca constitudo por um nmero varivel de anzis que funciona de forma passiva, com as iscas atuando na atrao do peixe. O espinhel de fundo permanece fixo no fundo, preso por ncoras ou poitas. O de superfcie deixado deriva sustentado por bias. Extrai principalmente cambeva, cao-bagre, caogalha-preta, batata, namorado, entre outros.

Fontes: Flavio de Souza Cabrera - SXC (esq.) e Arquivo Walmart

19

5.  IMPACTOS DA PESCA E VULNERABILIDADES DOS BIOMAS


5.1 BIOMAS OCENICOS
A ameaa de esgotamento dos recursos pesqueiros j , h algum tempo, preocupao em todo o mundo. Mais do que isso, entidades ambientalistas vm alertando, h dcadas, sobre os riscos que a atividade pesqueira, feita alm dos limites de sobrevivncia das espcies, traz para a biodiversidade marinha como um todo. As estimativas mais conservadoras so de que, atualmente, dentre as espcies de pescados mais visadas, 130 j esto ameaadas de extino, um nmero que pode se multiplicar, devido dependncia entre as espcies dentro do bioma. Mas, alm dos riscos para a biodiversidade aqutica, a produo mundial da pesca extrativista em alta escala, da forma como vem sendo praticada atualmente, pode entrar em colapso nos prximos trinta anos. Em 2003, o relatrio Estado do Mundo, editado pela parceria do Worldwatch Institute com a Universidade Livre da Mata Atlntica (UMA), estimava que 60% dos recursos pesqueiros no mundo j estavam

sendo explorados nos limites de sua capacidade de suporte e 30% das espcies de peixes estavam ameaadas de extino. Nesse mesmo ano, no Brasil, de acordo com a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (Seap), 80% dos principais estoques de pescados da costa martima brasileira estavam em seu nvel de explorao plena, acima do nvel sustentvel, ou em fase de esgotamento. Mapa divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) revela que, pelo menos 238 espcies de invertebrados aquticos e peixes esto ameaadas de extino no pas, especialmente por causa da sobrepesca e a poluio das guas decorrente da ocupao da faixa litornea. Os Estados mais desenvolvidos lideram as estatsticas de risco, tendo como campees So Paulo, com 86 espcies nessa situao, e Rio de Janeiro, com 76 espcies ameaadas, revelando a estreita relao entre as reas de ocupao acelerada, nas faixas litorneas, com a drstica reduo da fauna aqutica. Espcies mais populares, como o caranguejo-u, por exemplo, j entraram em colapso em vrios Estados brasileiros. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (Embrapa), embora o caranguejo-u seja um dos principais produtos das pesca-

1.200.000 1.000.000 800.000 600.000 400.000 435.418 1990 1980 822.677 760.452 635.965 640.295 971.537

Prod. Martima Prod. local

710.704

447.948

1996

1986

1989

20

1998

1994

1988

1984

1992

1993

1995

1997

1982

1983

1985

1987

1991

1981

Fonte: IBGE

PRODUO NACIONAL DE PESCADO, MARTIMA E TOTAL

preciso observar que apenas 10% da rea dos oceanos produtiva para a indstria pesqueira. Dessa rea, 9,9% correspondem s plataformas continentais e 0,1% s zonas de ressurgncias, tambm contguas costa. Os 90% restantes so quase absolutamente desrticos, segundo os pesquisadores. Trabalho realizado pelos pesquisadores Sandro Klippel e Mnica Peres, do Ibama, em 2004, afirma que a biomassa das populaes marinhas foi reduzida em 80% em apenas 15 anos. Dados do Ibama, de 2000, confirmam que a produo martima nacional de pescado caiu de 760 milhes de toneladas em 1985 para 447 milhes em 1998. Um dos fatores que mais contribuem para a reduo dos estoques a chamada pesca acidental, que a retirada de exemplares que no so alvo daquele tipo de pesca ou sem valor comercial, tais como cetceas, aves e tartarugas marinhas. Segundo o Ibama so descartados, anualmente, 27 milhes de toneladas de produtos de pesca, dos quais, um tero proveniente da pesca de camaro, que descarta cerca de 80% dos recursos extrados. A lagosta corre o risco de sumir dos mares. O crescimento acelerado de seu mercado, dirigido principalmente para o turismo e restaurantes de luxo, abriu temporada de caa permanente a esse crustceo. Os mtodos de captura, muitos deles predatrios, como a captura de fmeas grvidas, o uso de rede de arrasto do fundo do mar, que retm lagostas muito pequenas, e o desrespeito ao manejo, provocam a sobrepesca. Segundo dados do MPA, a produo de lagosta no Brasil caiu de 11 mil toneladas, no comeo dos anos 1990, para menos de 7 mil toneladas, em 2005. A espcie encontrada em guas dos Estados do Amap at o do Esprito Santo, embora seja mais explorada no Nordeste, sobretudo nos Estados do Cear e do Rio Grande do Norte, onde sustenta comunidades inteiras. De acordo com os pesquisadores do MPA, a captura de lagosta vem sendo praticada no dobro da
Fonte: Arquivo Walmart

Tubaro, camaro, lagosta e sardinha: espcies ameaadas pela sobrepesca. 21

Karunakar Rayker - SXC

Bill Davenport - SXC

Tash Whiteley - SXC

rias nos Estados do Piau e do Maranho, h indcios de que a sobrepesca pode levar rapidamente ao fim da atividade extrativista desse crustceo na regio.

PEIXES EM RISCO DE EXTINO


Lista oficial do IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis de peixes em risco de extino no territrio brasileiro, incluindo espcies comestveis e espcies capturadas para aquarismo. A lista, com um total de 136 espcies, informa Classe, Sub-classe, Ordem, nome cientfico, autor e data da classificao, nome(s) popular(es) quando existe(m), e Estados onde podem ser encontrados.

PEIXES CLASSE PISCES SUB-CLASSE ELASMOBRANCHII


ORDEM CARCHARHINIFORMES Carcharhinidae Carcharhinus longimanus (Poey, 1861) - tubaroestrangeiro, tubaro-galha-branca-ocenico - AL,AP, BA,CE,ES,MA,PA,PB, PE,PI, PR,RJ,RN,RS,SE,SC,SP Carcharhinus porosus (Ranzani, 1839)-tubarojunteiro, tubaro-azeiteiro - AL,AP,BA,CE,ES,MA,PA,P B,PE,PI,PR,RJ.RN,RS,SE,SC,SP Carcharhinus signatus (Poey, 1868) - tubaro-toninha - AL,AP,BA,CE,ES,PB,P E,PR,RJ,RN,RS,SE,SC,SP Isogomphodon oxyrhynchus (Mller & Henle, 1839) - quati - AP, MA, PA Negaprion brevirostris (Poey, 1868) - sem nome popular - BA,PE, RN Triakidae Galeorhinus galeus (Linnaeus, 1758) - cao-bicodoce - PR,RJ,RS, SC, SP Mustelus schmitti (Springer, 1939) - cao-cola-fina, caonete - PR,RJ,RS,SC,SP ORDEM LAMNIFORMES Cetorhinidae Cetorhinus maximus (Gunnerus,1765) - tubaroperegrino - RJ,RS,SC,SP ORDEM ORECTOLOBIFORMES Ginglymostomatidae Ginglymostoma cirratum (Bonnaterre, 1788) - cao-lixa, tubaro-lixa, lambaru - AL,BA, CE,PB,PE,RJ,RN,SP Rhincodontidae Rhincodon typus (Smith, 1828) - tubaro-baleia AL,BA,CE,ES, PB,PE,RJ, RN, RS,SE, SC,SP

ORDEM PRISTIFORMES Pristidae Pristis pectinata (Latham, 1794) - peixe-serra AM,AP,BA,CE,MA, PA,RJ,SP Pristis perotteti (Mller & Henle, 1841) - peixe-serra AM,AP,MA, PA,RJ,SP ORDEM RHINOBATIFORMES Rhinobatidae Rhinobatus horkelli (Mller & Henle, 1841) - raiaviola - PR, RJ, RS,SC,SP ORDEM SQUATINIFORMES Squatinidae Squatina guggenhein (Marini, 1936) - cao-anjoespinhoso - PR, RJ,RS,SC,SP Squatina occulta (Vooren & Silva, 1991) - caoanjo-liso - PR,RJ, RS,SC,SP

SUB-CLASSE ACTINOPTERYGII
ORDEM BATRACHOIDIFORMES Batrachoididae Potamobatrachus trispinosus (Collette, 1995) - mangang - PA ORDEM CHARACIFORMES Anostomidae Leporinus thayeri (Borodin, 1929) - piau - MG Sartor tucuruiense (Santos & Jgu, 1987) - sem nome popular - PA Characidae Astyanax gymnogenys (Eigenmann, 1911 - lambari - PR Brycon devillei (Castelnau, 1855) - piabanha - ES,MG Brycon insignis (Steindachner, 1877) - piabanha MG, RJ, SP Brycon nattereri (Gnther, 1864) - pirapitinga - GO, MG, PR, SP

Brycon opalinus (Cuvier, 1819) - pirapitinga, pirapitinga-do-sul - MG,RJ,SP Brycon orbignyanus (Valenciennes, 1850) - piracanjuba, piracanjuva, bracanjuva - MG,MS, PR,RS,SC,SP Brycon vermelha (Lima & Castro, 2000) - vermelha - BA,ES,MG Bryconamericus lambari (Malabarba & Kindel, 1995) - lambari - RS Coptobrycon bilineatus (Ellis, 1911) - sem nome popular -SP Glandulocauda melanogenys (Eigenmann, 1911) sem nome popular - SP Glandulocauda melanopleura (Eigenmann, 1911) sem nome popular - PR Hansemania maxillaris (Ellis, 1911) - lambari - PR Hansemania melanura (Ellis, 1911) - lambari - PR Henochilus wheatlandii (Garman, 1890) - andir, anjir - MG Hyphessobrycon duragenys (Ellis, 1911) - sem nome popular - SP Hyphessobrycon flammeus (Myers, 1924) - engraadinho - RJ Hyphessobrycon taurocephalus (Ellis, 1911) - lambari - PR Lignobrycon myersi (Miranda-Ribeiro, 1956) - piabafaca - BA Mimagoniates lateralis (Nichols, 1913) - sem nome popular - PR, SC, SP Mimagoniates rheocharis (Menezes & Weitzman, 1990) - sem nome popular - RS, SC Mimagoniates sylvicola (Menezes & Weitzman, 1990) - sem nome popular - BA Mylesinus paucisquamatus (Jgu & Santos, 1988) pacu - PA,TO Myleus tiete (Eigenmann & Norris, 1900) - pacuprata - MG,MS,SP Nematocharax venustus (Weitzman, Menezes & Britski, 1986) - sem nome popular - BA,MG Ossubtus xinguense (Jeg, 1992) - pacu - PA Rachoviscus crassiceps (Myers, 1926) - sem nome popular - PR.SC Rachoviscus graciliceps (Weitzman & Cruz, 1980) sem nome popular - BA,ES

Spintherobolus ankoseion (Weitzman & Malabarba, 1999) - sem nome popular - PR,SC Spintherobolus broccae (Myers, 1925) - sem nome popular - RJ,SP Spintherobolus leptoura (Weitzman & Malabarba, 1999) - sem nome popular - SP Spintherobolus papilliferus (Eigenmann, 1911) - sem nome popular - SP Stygichthys typhlops (Brittan & Bhlke, 1965) - sem nome popular - MG Crenuchidae Characidium grajahuensis (Travassos,1944) - canivetinho, mocinha - RJ Characidium lagosantensis (Travassos,1944) - canivete - MG Characidium vestigipinne (Backup & Hahn, 2000) sem nome popular - RS ORDEM CYPRINODONTIFORMES Poeciliidae Phalloptychus eigenmanni (Henn, 1916) - barrigudinho - BA Phallothorynus fasciolatus (Henn, 1916) - guar SP Phallothorynus jucundus (Ihering, 1930) - guar SP Rivulidae Austrolebias adloffi (Ahl, 1922) - sem nome popular - RS Austrolebias affinis (Amato, 1986) - peixe anual - RS Austrolebias alexandri (Castello & Lopez, 1974) peixe anual - RS Austrolebias carvalhoi (Myers, 1947) - sem nome popular - PR Austrolebias charrua (Costa & Chefie, 2001) - peixeanual - RS Austrolebias cyaneus (Amato, 1987) - peixe anual - RS Austrolebias ibicuiensis (Costa, 1999) - sem nome popular - RS Austrolebias luteoflammulatus (Vaz-Ferreira, Sierra & Scaglia, 1974) - peixe anual - RS Austrolebias minuano (Costa & Chefie, 2001)-peixe anual - RS Austrolebias nigrofasciatus (Costa & Chefie, 2001) peixe anual - RS Austrolebias periodicus (Costa, 1999) - peixe anual - RS Campellolebias brucei (Vaz-Ferreira & Sierra, 1974) sem nome popular - SC Campellolebias chrysolineatus (Costa, Lacerda & Brasil, 1989) - sem nome popular - SC Campellolebias dorsimaculatus (Costa, Lacerda & Brasil, 1989) - sem nome popular - SP Cynolebias griseus (Costa, Lacerda & Brasil, 1990) sem nome popular - GO Leptolebias citrinipinnis (Costa, Lacerda & Tanizaki, 1988) - sem nome popular - RJ Leptolebias cruzi (Costa, 1988) - sem nome popular - RJ Leptolebias fractifasciatus (Costa, 1988) - sem nome popular - RJ Leptolebias leitaoi (Cruz & Peixoto, 1991) - sem nome popular - BA Leptolebias marmoratus (Ladiges, 1934) - sem nome popular - RJ Leptolebias minimus (Myers, 1942) - sem nome popular - RJ Leptolebias opalescens (Myers, 1941) - sem nome popular - RJ Leptolebias splendens (Myers, 1942) - sem nome popular - RJ Maratecoara formosa (Costa & Brasil, 1995) - sem nome popular - TO Megalebias wolterstorffi (Ahl, 1924) - sem nome popular - RS Nematolebias whitei (Myers, 1942) - sem nome popular - RJ Plesiolebias xavantei (Costa, Lacerda & Tanizaki, 1988) - sem nome popular - TO Simpsonichthys alternatus (Costa & Brasil, 1994) -

sem nome popular - MG Simpsonichthys auratus (Costa & Nielsen, 2000) sem nome popular - MG Simpsonichthys boitonei (Carvalho, 1959) - sem nome popular - DF Simpsonichthys bokermanni (Carvalho & Cruz, 1987) sem nome popular - BA Simpsonichthys constanciae (Myers, 1942) - sem nome popular - RJ Simpsonichthys flammeus (Costa, 1989) - sem nome popular -GO,TO Simpsonichthys fulminantis (Costa & Brasil, 1993) sem nome popular - BA Simpsonichthys ghisolfi (Costa, Cyrino & Nielsen, 1996) - sem nome popular - BA Simpsonichthys hellneri (Berkenkamp, 1993) - sem nome popular-MG Simpsonichthys izecksohni (Cruz, 1983) - sem nome popular - ES Simpsonichthys magnificus (Costa & Brasil, 1991) sem nome popular - MG Simpsonichthys marginatus (Costa & Brasil, 1996) sem nome popular-GO Simpsonichthys multiradiatus (Costa & Brasil, 1994) sem nome popular - TO Simpsonichthys myersi (Carvalho, 1971) - sem nome popular - BA,ES Simpsonichthys notatus (Costa, Lacerda & Brasil, 1990) - sem nome popular - GO Simpsonichthys parallelus (Costa, 2000) - sem nome popular - GO Simpsonichthys perpendicularis (Costa, Nielsen & De Luca, 2001) - sem nome popular - BA Simpsonichthys rosaceus (Costa, Nielsen & De Luca, 2001) - sem nome popular - BA Simpsonichthys rufus Costa, Nielsen & De Luca, 2001) - sem nome popular - MG Simpsonichthys santanae (Shibatta & Garavello, 1992) - sem nome popular - DF,GO Simpsonichthys similis (Costa & Hellner, 1999) sem nome popular - MG Simpsonichthys stellatus (Costa & Brasil, 1994) sem nome popular -MG Simpsonichthys trilineatus (Costa & Brasil, 1994) sem nome popular - MG Simpsonichthys zonatus (Costa & Brasil, 1990) sem nome popular - MG Spectrolebias semiocellatus (Costa & Nielsen, 1997) sem nome popular - TO ORDEM GYMNOTIFORMES Apteronotidae Sternarchorhynchus britskii (Campos-da-Paz, 2000) - itu - MG, MS,PR,SP Sternopygidae Eigenmannia vicentespelaea (Triques, 1996) - itu - GO ORDEM PERCIFORMES Chaetodontidae Prognathodes obliquus (Lubbock & Edwards, 1980) peixe-borboleta - PE Cichlidae Crenicichla cyclostoma (Ploeg, 1986) - jacund - PA Crenicichla jegui (Ploeg, 1986) - jacund - PA Crenicichla jupiaiensis (Britski & Luengo, 1968) joaninha - MG,MS,SP Gymnogeophagus setequedas (Reis, Malabarba & Pavanelli, 1992) - acar - PR Teleocichla cinderella (Kullander, 1988) - sem nome popular - PA Gobiidae Elacatinus figaro (Sazima, Moura & Rosa, 1997) neon - BA,ES,PB, PE,RJ,RN,SC,SP Grammatidae Gramma brasiliensis (Sazima, Gasparini & Moura, 1998) - grama -BA,ES,PB,PE,RJ,RN,SP

Labridae Bodianus insularis (Gomon & Lubbock, 1980) bodio-ilhu - PE Lutjanidae Lutjanus analis (Cuvier, 1828) - caranha, cioba, vermelho, vermelho-cioba - AL,BA,CE,ES,PB,PE,PR,RJ,R N,SC,SP Pomacentridae Stegaster sanctipauli (Lubbock & Edwards, 1981) donzelinha - PE Scaridae Scarus guacamaia (Cuvier, 1829) - sem nome popular - BA Serranidae Anthias salmopunctatus (Lubbock & Edwards, 1981) - sem nome popular - PE Mycteroperca tigris (Valenciennes, 1833) - sem nome popular - BA, PE,RJ,SP ORDEM SILURIFORMES Auchenipteridae Tatia boemia (Koch & Reis, 1996) - sem nome popular - RS Callichthyidae Corydoras macropterus (Regan, 1913) - sem nome popular - PR,SC,SP Lepthoplosternum tordilho (Reis, 1997) - sem nome popular - RS Doradidae Kalyptodoras bahiensis (Higuchi, Britski & Garavello, 1990) - peracuca - BA Heptapteridae Chasmocranus brachynema (Gomes & Schubart, 1958) - bagrinho - SP Heptaterus multiradiatus (Ihering, 1907) - sem nome popular - SP Pimelodella kronei (Ribeiro, 1907) - bagre-cego - SP Rhamdia jequitinhonha (Silfvergrip, 1996) - bagre, jundi - MG Rhamdiopsis microcephala (Ltken, 1874) - bagrinho - MG Taunaya bifasciata (Eigenmann & Norris, 1900) bagrinho - SP Loricariidae Ancistrus formoso (Sabino & Trajano, 1997) - cascudo - MS Delturus parahybae (Eigenmann & Eigenmann, 1889) - cascudo-lage - MG,RJ Harttia rhombocephala (Miranda-Ribeiro, 1939) cascudo - RJ Hemiancistrus chlorostictus (Cardoso & Malabarba, 1999) - cascudo - RS Hemipsilichthys garbei (Ihering, 1911) - cascudo - RJ Hemipsilichthys matuca (Oliveira & Oyakawa, 1999) - cascudo -MG Hypancistrus zebra (Isbrcker & Nijssen, 1991) cascudo-zebra -PA Pogonopoma parahybae (Steindachner, 1877) - cascudo - MG,RJ Pseudotocinclus tietensis (Ihering, 1907) - cascudinho - SP Pimelodidae Aguarunichthys tocantinsensis (Zuanon, Rapp Py-Daniel & Jgu, 1993) - sem nome popular GO,PA,TO Conorhynchos conirostris (Valenciennes in Cuvier & Valenciennes, 1840) - pir,pir-tamandu BA,MG Steindachneridion amblyura (Eigenmann & Eigenmann, 1888) - surubim - MG Steindachneridion doceana (Eigenmann & Eigenmann, 1889) - surubim-do-doce - ES,MG 227 Steindachneridion parahybae (Steindachner, 1876) surubim-do-paraba - MG RJ Steindachneridion scripta (Ribeiro, 1918) - surubim - MG,RS, SC, SP

quantidade sustentvel, o que tem provocado uma reduo acelerada nos estoques naturais e no tamanho do pescado. Recentemente, o governo tomou algumas medidas para a proteo da lagosta, entre elas, a proibio da pesca com caoeira, por mergulho e a menos de 4 milhas da costa na rea onde ocorrem a reproduo e o crescimento do crustceo. Tambm foram definidos metas e limites decrescentes para o total de captura nos prximos anos. O camaro-rosa outra espcie de consumo em larga escala que j tem suas populaes superexplo-

radas. A captura do camaro rosa pela indstria realizada pelo sistema de arrasto. Na costa norte do Brasil, a pesca do camaro rosa representa mais de 95% das capturas, com exportao em larga escala para o Japo e Estados Unidos. o principal produto das vendas internacionais de pescado e produtos pesqueiros da regio, com cerca de 20% do mercado. As condies de comercializao e os preos praticados no mercado internacional incentivam continuamente o crescimento do esforo de pesca, causando forte impacto sobre os estoques explorados. Encontrada principalmente no Sul e Sudeste do pas, a sardinha por muito tempo foi considerada um peixe

GREENPEACE: AMPS SO VITAIS PARA A VIDA NOS OCEANOS

O Greenpeace, organizao no-governamental que tradicionalmente promove aes e campanhas pela preservao marinha, produziu uma srie de estudos sobre a situao atual dos oceanos em todo o mundo. Entre eles, destaca-se o relatrio elaborado em 2008, intitulado deriva um panorama dos mares brasileiros, que aponta no poucas as ameaas aos oceanos e prope a criao de AMPs reas Marinhas Protegidas. A situao complicada e pode ficar insustentvel, impossibilitando a utilizao adequada dos recursos marinhos. Se os mares entrarem em colapso, toda a humanidade sentir os efeitos negativos, principalmente aqueles que dependem diretamente de seus recursos, observa o trabalho em suas concluses. Para o Greenpeace h, hoje, quatro questes prioritrias para a gesto marinha brasileira:  a vulnerabilidade dos oceanos s mudanas climticas;  a crise do setor pesqueiro, com a sobrepesca e a captura acidental de espcies, agravada pela ausncia de gesto no setor;  a criao e implementao de reas marinhas protegidas (APM);  a ausncia da governana e da presena do Estado na questo dos oceanos. Mas o relatrio destaca como principal soluo para salvar os oceanos a criao de reservas marinhas, onde
24

no haja pesca, ou unidades de conservao sustentvel, onde a pesca seja feita de maneira sustentvel. Em ambos os casos, a biodiversidade fica protegida dos impactos da ao humana. As AMPs, para o estudo, servem como berrios naturais de espcies marinhas, protegendo a biodiversidade, e beneficiam inclusive a produo pesqueira, pois exportam indivduos maduros para as reas adjacentes, aumentando os estoques e, conseqentemente, a produtividade do setor. Embora a ONU recomende que 20% dos oceanos sejam reservas marinhas, no curto e mdio prazos, elevando esse percentual para 30%, no longo prazo, no Brasil, o total de reas protegidas de apenas 0,4% do bioma marinho (considerando desde a linha costeira at o limite da Zona Econmica Exclusiva). Se includas as unidades de conservao estaduais, esse nmero chega a 0,8%. Em outro documento, intitulado The Ecosystem Approach protecting marine life in all its forms, a ong ambientalista lembra que as reservas so a nica forma de fazer frente s inovaes tecnolgicas, que permitem levar a atividade pesqueira a locais antes inacessveis, que se tornavam refgios essenciais para a preservao da biodiversidade marinha. Determinar locais intocveis a chave para restaurar e manter a sade futuros dos ecossistemas marinhos, conclui o trabalho do Greenpeace.

de segunda. Com a descoberta cientfica da importncia do mega-3, a sardinha voltou a ser explorada excessivamente no pas. Hoje, a reduo dos cardumes provocou o fechamento de vrias indstrias nacionais. Nas ltimas dcadas, a produo de sardinha vem diminuindo muito, tendo atingido o seu limite em 2002, com uma produo de 18 mil toneladas. Desde ento, o Brasil importa sardinha para industrializao. O produto, alm do seu consumo fresco ou resfriado, abastecia um parque de elaborao de conserva enlatada que chegou a contar, nos anos 80, com mais de vinte empresas, a maioria no Estado do Rio de Janeiro, que, nos ltimos anos, ficaram reduzidas a trs, todas com sedes no Estado de Santa Catarina. Segundo o coordenador de Gesto de Recursos Pesqueiros do Ibama, Jos Dias Neto, entre 1973 e 2000, a produo anual de sardinha caiu de 230 mil para 17 mil toneladas, contando hoje com uma produo de aproximadamente 60 mil toneladas. A queda na produo ocorreu devido pesca extrativa de grande porte e ao desrespeito do perodo de defeso. Para a recuperao desta espcie, foram acordadas, a partir de uma Plano de Gesto, uma srie de medidas, entre elas a reduo do nmero de barcos permissionados que passariam de 211 para apenas 60, em 2008 , a ampliao do perodo do defeso para seis meses sendo quatro na desova das espcies e de dois no recrutamento , a chegada de indivduos jovens ao estoque adulto (acima de 17 cm), e a proibio da sardinha como isca viva para barcos que pescam o bonito listrado. Os tubares, integrantes do topo da cadeia alimentar martima, vm sendo capturados ordem de 50 a 100 milhes de exemplares por ano. Uma das mais graves formas de pesca predatria o finning, prtica na qual suas nadadeiras so retiradas logo aps a captura, e o resto do corpo descartado no mar, desperdiando protenas e potenciais produtos derivados. Este tipo de pescaria s tende a crescer, devido grande diferena de preo entre a nadadeira e a carne do tubaro e ao aumento da populao chinesa que utiliza somente a barbatana para fazer sopa. Esse mercado movimenta, por ano, de US$ 350 milhes a US$ 400 milhes, e o Brasil representa cerca de 5% desse comrcio.

5.2 BIOMAS CONTINENTAIS


De acordo com o Ibama, a pesca extrativa continental, no perodo de 1994 a 2001, apresentou uma tendncia de estagnao, depois de um crescimento acelerado desde a dcada de 60. As maiores produes foram de 210,2 mil toneladas, em 1996, e de 212,3 mil toneladas, em 2001. O livro guas doces no Brasil: capital ecolgico, uso e conservao, de Aldo da Cunha Rebouas, considera impossvel fazer um prognstico otimista sobre o futuro da pesca continental no Brasil, no s pela atuao predatria dos pescadores, como tambm pela intensa utilizao do solo em atividades como agricultura, pecuria e minerao, que reduzem gradativamente a qualidade ambiental. Segundo o autor, a regio Norte do pas, que concentra a maior diversidade de espcies de pescado do mundo e um potencial de extrao avaliado entre 450 mil e 1,5 milho de toneladas por ano, comea a dar sinais de esgotamento de algumas espcies, em regies mais habitadas. A pesca desembarcada em Manaus, por exemplo, era extrada, em 1978, de um raio de 500 quilmetros da cidade. Atualmente, os barcos de pesca industrial que abastecem esse mercado chegam a viajar 3.500 quilmetros. A situao j tem gerado conflitos entre os pescadores artesanais, ribeirinhos e os barcos comerciais, em virtude da reduo dos estoques de peixes. Na regio Nordeste, a pesca continental tem bases essencialmente artesanais. O Rio So Francisco o principal fornecedor dos recursos pesqueiros de toda a regio. Com 2.780 quilmetros de extenso, corta sete Estados e banha 450 municpios. A rea alagada do Velho Chico representa 23,3% de toda a gua represada no pas. De acordo com Cunha Rebouas, preocupante o estado de conservao da ictiofauna da bacia. H uma flagrante exausto das condies materiais desta populao (pescadores artesanais) e da prpria natureza, afirma. Na regio Centro-Oeste a pesca marcada pela presena do Pantanal, a maior plancie alagada do planeta, com mais de 140 mil quilmetros quadrados, que abriga um dos mais ricos bancos genticos de
25

Os estoques pesqueiros de rios brasileiros j apresentam fortes sinais de esgotamento das espcies mais visadas

peixes do mundo, tendo sido listadas ali 263 espcies, condicionadas por um regime de enchentes anuais vital para a sustentabilidade pesqueira da regio. Apesar da elevada biodiversidade, a pesca extrativista se concentra em poucas espcies, como o pintado, o pacu e o dourado, alguns praticamente extintos para a pesca comercial como o ja. A regio abriga as trs principais modalidades de pesca: subsistncia, que se constitui em fonte de protena importante para as populaes ribeirinhas, esportiva, que, juntamente com a indstria de turismo e a pesca amadora, cresceu aceleradamente a partir da dcada de 80, e a profissional, que tambm recebeu um impulso com o incremento do turismo. Em seu livro, Cunha Rebouas observa que h indcios de que um grave problema ecolgico pode estar ocorrendo no Pantanal, com uma sobrepesca de pei26

xes carnvoros, provocando um desequilbrio entre estes e as espcies no carnvoras. Alm da pesca, no Pantanal registram-se ainda, entre os fatores de reduo dos recursos pesqueiros, a ao desequilibrada de predadores como o jacar, cuja populao aumentou de forma elevada com a proibio e o rgido controle de sua caa, e o tucunar, espcie amaznica introduzida por criadores nos rios da regio Centro-Oeste. O Estado de Mato Grosso do Sul detm cerca de 63% da rea do Pantanal e uma produo anual de pescados avaliada em 12 mil toneladas, a maior parte proveniente da aquicultura (7,8 mil toneladas). A baixa produo da pesca extrativista no Estado (4,2 mil toneladas) decorre de uma legislao deficiente e da ausncia de gesto adequada dos recursos, o

Karunakar Rayker - SXC

que provocou a sobrepesca e a consequente queda de produtividade. De acordo com o documento elaborado pelos representantes do setor pesqueiro do Estado, na 3 Conferncia Nacional de Aquicultura e Pesca, realizada em 2006, o Mato Grosso do Sul ainda convive com a ausncia de uma legislao estadual clara, que se baseie nas tendncias atuais de manejo participativo e nos conhecimentos cientficos sobre usos e limites sustentveis dos estoques pesqueiros. Segundo a Associao dos Pescadores Artesanais do Mato Grosso, a Bacia do Alto Paraguai sofre com problemas semelhantes, agravados pelas extensas reas desmatadas para a monocultura da soja que provoca o assoreamento dos rios e a poluio por agrotxicos , alm da poluio urbana dos rios que cortam as cidades e a presena de barragens. Nas regies Sul e Sudeste, os rios enfrentam o grave impacto da regio mais urbanizada do pas. Sua principal bacia a do Rio Paran, que abriga a maior concentrao humana da Amrica do Sul e, por consequncia, uma elevada demanda de gua para abastecimento domiciliar, irrigao, fins industriais e energticos. Atualmente, o Rio Paran e seus afluentes sofrem o represamento de suas guas por 130 barragens construdas para fins de gerao de energia. Elas formam uma sucesso de lagos que reduziram as guas correntes da bacia de 809 para 230 quilmetros. Alm disso, a eliminao das matas ciliares e a sobrepesca tambm provocam uma acelerada reduo dos estoques pesqueiros continentais das regies Sul e Sudeste.

cultura 2008-2011, entre eles o programa de cesso de guas de domnio da unio e o programa de aquicultura familiar. Pelas estimativas do MPA, o Brasil pode produzir 20 milhes de toneladas nos prximos 30 anos, principalmente de gua doce. Entretanto, so grandes as preocupaes dos ambientalistas e dos pesquisadores com os impactos da produo de pescados nesses mananciais, que em sua grande maioria permanecem em boas condies ambientais. A aquicultura uma atividade agropecuria, portanto, quando praticada de maneira irresponsvel, pode resultar em impactos negativos, como eutrofizao, resduos qumicos, produo de efluentes, introduo e escape de animais exticos, introduo de organismos patognicos, alterao da biodiversidade, impacto socioeconmico e alterao da paisagem, salienta o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Marcos Eliseu Losekann. De acordo com a pesquisadora Yara Schaeffer Novelli, do Instituto Oceanogrfico da Universidade de So Paulo, entre os produtos qumicos utilizados nas atividades de produo de camaro em cativeiros, constam, principalmente, cloro, calcrio, ureia, silicato, superfosfato, amplamente empregados na maioria dos empreendimentos. No caso da produo de camaro marinho em cativeiro, segundo ela, utilizam-se ainda clorofenicol e nitrofuranos, antibiticos de amplo espectro que apresentam alta taxa de risco de toxicidade para seres humanos. O clorofenicol pode causar doenas potencialmente fatais como anemia e leucemia, enquanto os nitrofuranos so carcinognicos.
Fonte: ShutterStock

5.3 RESERVATRIOS E REAS REPRESADAS


O Brasil possui atualmente uma rea de mais de 3,4 milhes de hectares de reservatrios de hidreltricas em condies favorveis prtica de aquicultura. Todo esse potencial, ainda subutilizado, levou o governo a criar, nos ltimos anos, diversos programas e mecanismos de fomento a essa atividade, como parte do Plano de Desenvolvimento da Pesca e da Aqui-

27

6. REGULAMENTAES
Desde o perodo colonial, o Estado regulamenta e controla a atividades pesqueira no Brasil por meio de leis, decretos, regulamentos e rgos especficos. A partir de 1962, a administrao pblica do setor esteve a cargo da Superintendncia do Desenvolvimento da Pesca (Sudepe), at o final de 1989, quando foi criado o Ibama. Em 1998, foi criado o Departamento de Pesca e Aquicultura (DPA), subordinado ao Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento, transformado, em 2003, em Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (Seap), subordinada diretamente Presidncia da Repblica. Em 2009, a Seap foi transformada no Ministrio da Pesca e Aquicultura (MPA). O ordenamento e a fiscalizao dos regimes de pesca nos diversos biomas ainda so feitos pelo Ibama. O Brasil signatrio dos principais acordos internacionais que regulam a atividade pesqueira, entre eles, a Conveno das Naes Unidas para o Direito do Mar, a Conveno das Naes Unidas sobre a Diversidade Biolgica e o Cdigo de Pesca Responsvel, da Organizao das Naes Unidas para a Agricultura e Alimentao (FAO). Isso significa que o pas assume o compromisso de reduzir os impactos da pesca, respeitando suas limitaes naturais, reduzindo a pesca acidental (de espcies no alvo) e o desperdcio, protegendo os locais de pesca e, especialmente, os direitos das comunidades tradicionais que se dedicam pesca artesanal. De fato, a legislao brasileira considerada uma das mais avanadas do mundo, especialmente a partir da Lei 11.959, a Lei da Pesca, sancionada em 29 de junho de 2009, que estabelece as diretrizes para a Poltica Nacional de Desenvolvimento Sustentvel da Aquicultura e da Pesca.

conservao do meio ambiente e da biodiversidade. Para isso, alm do ordenamento, fomento e fiscalizao da atividade, a lei prev a preservao, conservao e recuperao dos recursos pesqueiros e o desenvolvimento socioeconmico, cultural e profissional dos pescadores e de suas comunidades, atribuindo ao poder pblico a responsabilidade de regulamentao do setor, de forma a manter o equilbrio entre o princpio da sustentabilidade e a obteno de resultados econmicos e sociais. Segundo a norma legal, o Estado deve estabelecer os critrios necessrios para regular os regimes de acesso, a captura total permitida, o esforo de pesca sustentvel, os perodos de defeso, as temporadas de pesca, os tamanhos das capturas, as reas interditadas ou de reservas, as artes, aparelhos, mtodos e sistemas de pesca e cultivo, e a capacidade de suporte dos ambientes. A lei responsabiliza, ainda, o poder pblico pelo monitoramento, controle e fiscalizao da atividade, inclusive pela proteo de populaes pesqueiras em processo de reproduo ou recomposio de estoques. No ordenamento da pesca, a lei prev o respeito s peculiaridades e necessidades dos pescadores artesanais, de subsistncia e da aquicultura familiar, de forma a garantir a sua permanncia nos locais tradicionais e a continuidade de suas atividades. A Lei da Pesca dedica especial ateno aquicultura, definindo detalhadamente a atividade e classificando-a em comercial, cientfica ou demonstrativa, de recomposio ambiental, familiar e ornamental. Estabelece tambm que os agentes que desenvolvem atividades de transformao, processamento e industrializao de pescado podem ser beneficirios do crdito rural de comercializao , de acordo com a lei da poltica agrcola. De acordo com a Lei, as colnias de pescadores podero organizar a comercializao dos produtos pesqueiros de seus associados, diretamente ou por intermdio de cooperativas ou outras entidades constitudas especificamente para esse fim. A fiscalizao da atividade pesqueira, de responsabilidade do Estado, abranger desde a fase de pesca ou

6.1 LEI DA PESCA


A Lei da Pesca estabelece que a poltica nacional de desenvolvimento do setor ter como objetivo promover o desenvolvimento sustentvel da pesca e da aquicultura como fonte de alimentao, emprego, renda e lazer, em harmonia com a preservao e a
28

cultivo at a comercializao, passando pelo desembarque, conservao, transporte, processamento, armazenamento, alm do monitoramento ambiental dos ecossistemas aquticos.

6.2 PRINCIPAIS POLTICAS E DIRETRIZES


Juntamente com a sano da Lei da Pesca, o governo criou, em 2009, o Ministrio da Pesca e Aquicultura (MPA), com a atribuio de promover a gesto da poltica nacional pesqueira e aqucola, abrangendo toda a cadeia produtiva, da produo comercializao, passando pelo transporte, beneficiamento e transformao, abastecimento e armazenagem. A criao do MPA estava prevista no Plano de Desenvolvimento Sustentvel Mais Pesca Mais Aquicultura, lanado em 2008, com metas ambiciosas, tais como elevar a produo brasileira de pescados de 1,05 milho de toneladas em 2007 para 1,4 milho ao ano, a partir de 2011. Somente na aquicultura, a meta passar de uma produo de 270 mil toneladas para 570 mil, no mesmo perodo. Esse crescimento, de acordo com o MPA, dever se refletir na gerao de 1,5 milho de postos de trabalho, elevando a populao ocupada pelo setor de 3,5 milhes para 5 milhes de pessoas. Entre as diretrizes do Mais Pesca Mais Aquicultura, destacam-se ainda a incluso social, a estruturao da cadeia produtiva, a sustentabilidade ambiental, o fortalecimento do mercado interno, a organizao do setor e a consolidao de uma poltica de Estado, incluindo a criao da Embrapa Aquicultura e Pesca, sediada em Palmas, Estado do Tocantins, entre outras. 6.2.1 Eixos estratgicos da poltica de pesca Para implementar essa poltica, o governo definiu como estratgia central a mobilizao das populaes envolvidas. De acordo com o subsecretrio de Planejamento do MPA, Jos Claudeonor Vermohlen, o foco da nova poltica entender e atender as especificidades da produo pesqueira: Temos que levar em considerao as caractersticas do recurso, das atividades desenvolvidas e dos pescadores, e abandonar a tentativa de tratar a pesca com os mesmos princpios da agricultura.

Para o governo, a atividade pesqueira, da forma como desenvolvida no Brasil, um elemento cultural de uma importante parcela da populao, portanto, de sua responsabilidade, por meio do Ministrio da Pesca, conhecer ao mximo o setor, suas funes e o processo da cadeia produtiva, para validar os conhecimentos locais e as maneiras de desenvolvimento dessas atividades, valorizando a cultura local do pescado.
Fonte: ShutterStock

Essa mudana estratgica na gesto do setor tem levado o governo a investir mais em polticas pblicas como alfabetizao, cidadania e aes focadas na sustentabilidade. Nas palavras do subsecretrio de Planejamento do MPA, os modelos educativos devem estar focados no sujeito como protagonista da ao. Segundo Vermohlen, a ideia que o pescador e sua comunidade tenham acesso informao e a investimentos, e se tornem os fiscais ambientais, buscando construir a sustentabilidade de sua atividade. Est nos planos do governo, ainda, investir na pesca industrial, com o objetivo de consolidar a frota nacional e aumentar a produo. Contudo, Vermohlen destaca que o setor privado ter de investir no processo de mitigao dos recursos pesqueiros, compreender que nesta cadeia existem pessoas e organizaes trabalhando, e participar ativamente da agenda de desenvolvimento do setor. O terceiro eixo estratgico do programa do governo para a pesca a aquicultura. Este o grande foco do governo, diz o subsecretrio do MPA. A atividade deve garantir a regularidade de oferta, reduzir preo final do pescado e aumentar o consumo. Para isso, o MPA est investindo em pesquisas e estudos para conhecer as caractersticas das regies e dos biomas onde possvel a sua aplicao de forma sustentvel.
29

As prioridades estaro voltadas para as populaes atingidas pela implantao de barragens, que sero contempladas com investimentos e abertura de financiamento para a prtica da aquicultura. O Plano Mais Pesca Mais Aquicultura prev o desenvolvimento de cinco programas de aes nas reas de Gesto da Poltica Pesqueira e Aqucola, Desenvolvimento Sustentvel da Pesca, Desenvolvimento Sustentvel da Aquicultura, Gesto Estratgica da Informao Pesqueira e Aqucola, e Infraestrutura Aqucola e Pesqueira, com investimentos orados em R$ 1,7 bilho, at 2011. Entre as aes previstas esto estudos e demarcao de parques aqucolas em guas da Unio, promoo comercial e divulgao do setor, ordenamento, monitoramento e estatstica pesqueira, subveno econmica ao preo do leo diesel, pesquisa e estudos tcnicos, assistncia tcnica, capacitao, cooperativismo e associativismo, modernizao da frota pesqueira, e infraestrutura aqucola e pesqueira. Para atender a esses investimentos, o governo vem oferecendo linhas de crdito de diversas instituies, entre elas, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), o Fundo Constitucional do Nordeste (FNE), o Comit Executivo de Aquicultura e Pesca (Aquipesca), o Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO Rural), Finame Agrcola Especial, Programa de Modernizao da Agricultura e Conservao de Recursos Naturais (Moderagro II), Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregao de Valor Produo Agropecuria (Prodecoop), Programa de Gerao de Emprego e Renda Rural (Proger Rural), e o Custeio Pecurio Tradicional. 6.2.2 Evoluo das polticas pblicas As bases do Plano de Desenvolvimento Sustentvel Mais Pesca Mais Aquicultura foram formuladas a partir de 2003, ento sob a coordenao da Seap, com diretrizes traadas desde a 1 Conferncia Nacional de Aquicultura e Pesca, realizada em agosto daquele ano, em Gois, depois de 27 conferncias regionais, em todos os Estados da Federao, que enviaram mais de mil delegados para o encontro.
30

Esta Conferncia aprovou o primeiro Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentvel de Aquicultura e Pesca, que j previa, entre outras aes, o ordenamento pesqueiro do pas, o recadastramento dos pescadores profissionais e da frota pesqueira, reviso da legislao, zoneamento das regies, dimensionamento dos estoques pesqueiros, delimitao e estabelecimento de regras para o uso e manejo de guas de domnio da Unio, ampliao e modernizao dos servios de fiscalizao, criao do Sistema Nacional de Informaes e Estatsticas, alm de prever medidas para dinamizar a aquicultura, integrando-a a atividades aqui-industriais, e gerar incluso social dos pescadores e aquicultores, melhorando suas condies de trabalho e nvel de organizao. Em 2004, foi criado o Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (Conape), composto por rgos do governo e representantes de instituies financeiras, da sociedade civil, movimentos sociais, trabalhadores da pesca, empresrios do setor, alm das instituies de pesquisa. Em maro de 2006, a Seap realizou a 2 Conferncia Nacional de Aquicultura e Pesca, novamente aps as conferncias regionais nos 27 Estados, que aprofundaram o dilogo entre os segmentos do setor com os representantes governamentais municipais, estaduais e federais. O documento base da Conferncia recebeu cerca de duas mil emendas, propostas nos encontros estaduais e pelas organizaes integrantes do Conape. A Conferncia debateu as principais questes do setor, desde demandas especficas at projees de polticas de estruturao de mdio e longo prazos, entre elas, reconhecimento em lei dos direitos sociais trabalhistas e previdencirios dos trabalhadores, garantia da sustentabilidade das atividades com a proteo dos ecossistemas, aumento dos servios e implantao de programas de fiscalizao participativa de combate s prticas ilegais e clandestinas, alm da consolidao da cadeia produtiva e fortalecimento da infraestrutura. J sob coordenao do MPA e pautada pelo novo marco regulatrio do setor, a 3 Conferncia Nacional de Aquicultura e Pesca, que aconteceu entre 30 de setembro e 2 de outubro de 2009, buscou o aprofun-

damento e a consolidao da poltica nacional para o setor, mantendo o foco no desenvolvimento das pescas artesanal e industrial e da aquicultura. Desde 2003, o Ibama vem adotando um modelo de comits de gesto por recurso explorado ou por bacia hidrogrfica, que conta com representantes dos rgos pblicos e dos usurios, apoiados por um Subcomit Cientfico e um Subcomit de Acompanhamento e, nas unidades da federao, por grupos de gesto. Encontram-se em funcionamento, no momento, dois Comits para os recursos marinhos (o de lagostas e o de sardinha) e dois para recursos de bacias hidrogrficas (Amaznica e do So Francisco). Esses Comits tm como principal meta elaborar planos de gesto para manter ou recuperar o uso sustentvel dos recursos, numa viso de curto, mdio e longo prazos, integrando todas as aes do Estado. Em 2008, o governo iniciou a implantao do Programa Nacional de Rastreamento de Embarcaes Pesqueiras por Satlite (Preps). A adeso ao Preps passou a ser uma das condies para operao das embarcaes pesqueiras, em julho de 2007, quando o prazo expirou para as embarcaes com um comprimento total igual ou superior a 15 metros. 6.2.3 Aqicultura: mais peixes nas guas da Unio No campo da aquicultura, o potencial brasileiro grande e a produo vem crescendo rapidamente nos ltimos dez anos. Dos 5,5 milhes de hectares de gua represada em lagos e reservatrios, a lei de concesso prev o uso de at 1% para a prtica da aquicultura, o que corresponde a 55 mil hectares. A meta do governo que a implantao de parques aqucolas nesses reservatrios eleve a produo de 270 mil toneladas por ano para 700 mil toneladas anuais em 2011. O reservatrio da Usina Hidreltrica Itaipu Binacional, no Estado do Paran foi o primeiro a ter reas cedidas para a produo aqucola. O local foi loteado em 155 reas de 2 mil metros quadrados para o assentamento de 73 famlias de pescadores artesanais, ribeirinhos e indgenas. A cesso foi gratuita. As reas restantes passam por licitao onerosa, do tipo maior valor, e o preo mnimo foi fixado em R$ 18,66 mil pelo perodo de 20 anos.

At 2011, o governo federal pretende fazer a demarcao e a cesso de ttulos em mais 40 reservatrios, alm de definir os Planos Locais de Desenvolvimento da Maricultura (PLDMs) em 13 Estados. J esto em fase de concluso os estudos para as licitaes nas usinas de Ilha Solteira, no Estado de So Paulo, que pode produzir 100 mil toneladas por ano, Furnas e Trs Marias, ambas em Minas Gerais, com capacidade para 80 mil e 56 mil toneladas anuais, respectivamente.

A EXPERINCIA DO RESERVATRIO DE ITAIPU Uma das primeiras concesses para o uso de guas nacionais para a aquicultura foi entregue Itaipu Binacional, que desenvolve em seu reservatrio, desde 2003, o projeto Mais Peixes em Nossas guas, que busca promover, alm da produo de peixes, a incluso social das comunidades participantes. Assessoram o comit gestor do programa, instituies como a Emater, o Instituto Ambiental do Paran (IAP), Ibama, Ministrio da Pesca e Aquicultura, Ministrio da Agricultura, universidades, sindicatos e prefeituras. Entre as medidas implantadas, destacam-se o fornecimento de infraestrutura bsica a sete colnias de pescadores, para facilitar a criao do pescado; um programa de capacitao para mais de 650 pescadores dessas colnias, suas esposas e filhos; a distribuio de mais de dois mil exemplares da cartilha Boas Prticas de Manejo em Aquicultura; e a produo de mais de 50 mil juvenis de pacu para povoamento de tanques-rede. Para que os pescadores tivessem melhores condies de higiene ao manejar o pescado, foram adequados 15 pontos de pesca com mdulo de uso coletivo. As prefeituras participaram com a instalao de rede de gua, enquanto a energia eltrica foi viabilizada pelo programa Luz para Todos, do governo federal. Entre os resultados j apresentados, destaca-se a produo anual de 12 toneladas de peixe na comunidade indgena do Ocoy, onde foram instalados 40 tanquesrede, colaborando para a melhoria da qualidade alimentar da populao, com autonomia na produo.
31

7. A PRESERVAO E O MANEJO
A poltica pesqueira no Brasil sofreu uma clara dinamizao a partir de 2003, com medidas estruturais de ordenamento, gesto e fomento, as quais, de acordo com os especialistas, podem produzir resultados positivos no apenas para o crescimento da produo, como tambm para a sustentabilidade do setor no longo prazo. As metas do governo so ambiciosas e prevem um crescimento acelerado para o setor nos prximos anos. Porm, o diretor tcnico do pescado marinho do Instituto de Pesca, da Secretaria de Agricultura do Estado de So Paulo, Antnio Olinto vila da Silva, alerta que preciso uma correta e efetiva gesto da atividade pesqueira e do ambiente marinho para garantir s geraes futuras acesso a esses recursos. H necessidade de regulamentao de vrios tipos de pescarias e, principalmente, de fiscalizao. Sabese que ainda grande o nmero de embarcaes operando sobre estoques comprometidos sem o devido licenciamento, sobretudo em regies costeiras. Ele concorda, no entanto, que o governo federal tem se empenhado bastante na regulamentao e fiscalizao das atividades pesqueiras. O cenrio atual bem melhor do que h dez anos, mas o melhor cenrio aquele em que as pescarias sejam devidamente regulamentadas, monitoradas e fiscalizadas e, em conjunto com as aes de gesto dos recursos vivos, sejam implementadas polticas pblicas para a melhoria das condies de vida das comunidades pesqueiras, que normalmente so associadas pobreza, ressaltou.

O Ministrio da Pesca e Aquicultura tem aplicado esforos para a organizao de um sistema nacional de informaes pesqueiras, mas esse ainda no existe de fato, afirmou. As pesquisadoras do Instituto de Pesca, Paula Maria Gnova e Ldia Sumile Maruyama, tambm enfatizam a importncia das informaes confiveis sobre o setor para reverter a situao de risco que atualmente pesa sobre os biomas aquticos: aconselhvel que haja um levantamento de dados de desembarque, e que nestas informaes esteja presente a voz da comunidade pesqueira local, alm de estudos da biologia pesqueira e da qualidade do pescado e da gua, asseguram. Joo Felipe Nogueira Matias, diretor de Desenvolvimento da Aquicultura do MPA concorda que um dos gargalos da poltica do setor so os mecanismos de informao. Os sistemas de informao do setor tm uma limitao muito grande de pessoal e de metodologia. No caso da aquicultura estamos realizando o primeiro censo aqucola nacional, que vai dar incio a um processo mais efetivo na construo de um sistema de informaes para o setor, explica.

7.2 PESQUISA COMO BASE


As caractersticas da pesca exigem um conjunto de informaes complexas, envolvendo as mais diversas reas, tais como biologia, oceanografia, engenharia de pesca, sociologia, entre outras. Ou seja, alm de metodologias comuns, necessrio que as pesquisas cientficas sejam realizadas por equipes multiprofissionais e multissetoriais. Elas so importantes porque ajudam a identificar as estruturas e os atributos do pescado em suas dimenses ecolgica, econmica, tecnolgica, social e tica, explicam as pesquisadoras do Instituto de Pesca, Gnova e Maruyama. Em sua dimenso ecolgica, a pesquisa identifica fatores como as espcies alvos, a composio de espcies do bioma, a mudana de nvel trfico, a amplitude de migrao, o tamanho da captura, a degradao ambiental, a variao de habitat, captura juvenil e nvel de descarte.

7.1 FISCALIZAO E MONITORAMENTO


Para vila da Silva, o desenvolvimento de um sistema de monitoramento da atividade pesqueira essencial para a formao de uma base de dados consistente. No Estado de So Paulo, o Instituto de Pesca, vinculado Secretaria de Agricultura e Abastecimento, mantm um programa de monitoramento com cerca de seis mil registros por ms. Em Itaja, no Estado de Santa Catarina, h um programa de monitoramento voltado pesca industrial. Em outros Estados do Brasil, a coleta de informaes precria.
32

O DEFESO
O defeso uma estratgia de gesto que tem como objetivo proteger a reproduo de espcies. publicada por rgo oficial (IBAMA) de maneira a proibir a pesca de determinadas espcies em determinadas pocas e regies especficas. Os quadros abaixo ilustram parte da regulamentao de Defeso da Piracema para o perodo 2009-2010

PIRACEMA 2010 BACIA DO PARAGUAI LEGISLAO: IN n 201, de 22/10/08 ABRANGNCIA: MT e MS PERODO: 5/11 a 28/02 (Anualmente) COTA DE CAPTURA: 3kg ou 1 exemplar apenas para a pesca de subsistncia, desembarcada. PERMITE: MS permite o pesque solte em fevereiro

DEFESO DA PIRACEMA 2009/2010 IBAMA

PIRACEMA 2010 BACIA DO SO FRANCISCO LEGISLAO: IN n 50, de 5/11/07 ABRANGNCIA: MG, BA, PE, AL e SE PERODO: 1/11 a 28/02 (Anualmente) COTA DE CAPTURA: 5 kg + 1 exemplar PERMITE: permite a pesca desembarcada e embarcada, nos rios e reservatrios da bacia, utilizando linha de mo ou vara, linha e anzol, molinete ou carretilha, com iscas naturais ou artificiais NO PERMITE: probe a pesca nas lagoas marginais de 1 de novembro a 30 de abril, at 1000m a montante e a jusante das barragens de reservatrios de usinas hidreltricas, cachoeiras e corredeiras, at 500m das confluncias de rios, a realizao de torneios, campeonatos e gincanas, EXCETO as realizadas em reservatrios, visando a captura de espcies no nativas (alctones e exticas) e hbridos.

PIRACEMA 2010 BACIA DO ARAGUAIA ABRANGNCIA: MT, GO e TO PERODO: 1/11 a 28/02 (Anualmente) COTA DE CAPTURA: 3kg dia/pescador, para consumo no local PERMITE: pesca embarcada e desembarcada nos afluentes do rio Araguaia no Mato Grosso no permite a pesca embarcada e permitido apenas o pesque-esolte. NO PERMITE: probe a pesca em lagoas marginais; nas reas delimitadas pelo Projeto Quelnios da Amaznia; a utilizao de iscas naturais que no nativas. ESPCIES NO PERMITIDAS: probe a captura das espcies: em GO: pirarucu, pirarara, filhote/piraba; em MT: pirarucu, pirarara filhote/piraba, sorubimchicote ou bargada;

PIRACEMA 2010 BACIA AMAZNICA (e rios da Ilha do Maraj e dos rios Araguar, Flexal, Cassipor, Caloene, Cunani, Uaa, no estado do AP) LEGISLAO: Portaria Normativa n 48, de 5/11/07 ABRANGNCIA: AC, AM, AP, MT, PA, RO e RR PERODO: MT 5/11 a 28/02; AC, AM, PA, RO, AP( e demais rios) 15/11 a 15/03; RR 1/03 a 30/06; Ilha do Maraj 1/01 a 30/04 COTA DE CAPTURA: 5 kg + 1 exemplar Proibies e permisses especficas, consultar anexo II.

PIRACEMA 2010 BACIA TOCANTINS/GURUP LEGISLAO: IN n 46, de 27/10/05 ABRANGNCIA: TO, MA e PA PERODO: 1/11 a 28/02 (Anualmente) COTA DE CAPTURA: 5kg + 1 exemplar/pescador, para consumo no local PERMITE: pesca embarcada e desembarcada NO PERMITE: probe a pesca em lagoas marginais; a utilizao de iscas naturais que no nativas.

33

A pesquisa econmica revela a importncia regional da pesca, a renda dos pescadores, a agregao de valor, a existncia de subsdios, o custo de compra e manuteno de equipamentos, destinao do produto, entre outros. A dimenso social mostra o grau de instruo dos pescadores, a origem, a socializao da pesca, organizao social, registro profissional, relao de trabalho, infraestrutura de apoio pesca, facilidade de acesso ao porto, distncia da casa do pescador ao porto e qualidade comparativa de moradia. A dimenso tecnolgica requer informaes como a durao da viagem da pesca, locais de descarga, pr-processamento, mtodo de conservao, seletividade, motor auxiliar, equipamento de localizao e navegao, tamanho do barco, evoluo do poder de pesca e a conexo histrica. Somam-se a estas dimenses da atividade, os aspectos ticos da pesquisa que devem identificar as medidas de mitigao da destruio do habitat causada pela pesca, o descarte de material, o lixo, a pesca ilegal, os conflitos internos na pesca, os conflitos com outras atividades, a fiscalizao e o monitoramento pesqueiro. De acordo com o diretor de Desenvolvimento da Aquicultura do MPA, Joo Felipe Nogueira Matias, o Plano de Desenvolvimento Sustentvel da Pesca prev investimentos que j comearam a ser efetivados na rea de pesquisas, com apoio s universidades e instituies de ensino superior, por meio de programas de intercmbio de pessoal, na infraestrutura dos laboratrios destas instituies, e da promoo da formao e capacitao das pessoas envolvidas, alm da criao da Embrapa Aquicultura e Pesca.
Fonte: ShutterStock

Mas o papel da pesquisa cientfica, segundo vila da Silva, do Instituto de Pesca, deve ficar claro tambm para o setor produtivo, que normalmente percebe a pesquisa apenas como um fator limitativo para a sua atividade e o seu lucro, quando na realidade ela que indica os limites da sustentabilidade e embasa as polticas pblicas para o setor.

7.3  GESTO PARTICIPATIVA E O PAPEL DA PESCA ARTESANAL


Um dos ingredientes mais importantes de uma poltica pesqueira sustentvel, alm de pesquisas, do ordenamento e da rigorosa fiscalizao, o envolvimento de todos os interessados no processo de manejo, asseguram os especialistas. Esse envolvimento, especialmente do segmento produtivo, facilita o entendimento de que o ordenamento da atividade de captura das principais espcies de pescado traz benefcios a mdio e longo prazos, destaca o pesquisador do Instituto de Pesca. Alm disso, a gesto participativa agrega conhecimentos que, na maioria das vezes, foge ao esforo de pesquisa dos especialistas, tcnicos ou gestores e que so fundamentais para o ordenamento adequado das atividades dentro de cada ecossistema. Em artigo publicado na revista Educao e Ambiente, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, os pesquisadores Daniela Kalikoski, em 2006, Ronaldo Rocha e Marcelo Vasconcellos ressaltam, por exemplo, a importncia do conhecimento ecolgico tradicional na gesto da pesca artesanal no esturio da Lagoa dos Patos, extremo sul do Brasil. Foi constatado que esse conhecimento tem sido transmitido por geraes entre os pescadores do esturio, quando foram entrevistados o av, o pai e o filho de vrias famlias, o que aumenta consideravelmente a sua importncia, atribuindo-lhe, a partir de suas prticas, no s um valor ecolgico, como tambm um valor cultural que deve ser preservado. A atual situao de degradao ambiental de muitos ecossistemas brasileiros est associada tambm a uma desvalorizao cultural sofrida pelas comunidades tradicionais que ali vivem e que por muito tempo estiveram mantendo preservados tais ambientes, afirmam.

34

A pesca artesanal tambm emprega tecnologias de baixo impacto ambiental, sendo todo o processo produtivo presidido por um saber-fazer baseado no conhecimento tradicional da dinmica dos mares e de seus seres, abrangendo desde o processo de localizao de cardumes at os mtodos e tcnicas de captura, apropriados para determinadas espcies, em certas pocas do ano, e tendo as cercanias martimas de suas comunidades como o raio de ao mxima de suas operaes pesqueiras. A utilizao de mquinas se restringia ao motor propulsor da embarcao, no tendo, portanto, a no ser nas pescarias de arrasto, implicaes considerveis na relao entre os pesca-

dores e o ambiente explotado, afirma o engenheiro de Pesca, Simo Marrul Filho, em sua dissertao de Mestrado apresentada em 2001 Universidade Federal de Braslia. Seu estudo prope que, no caso da atividade pesqueira, as maiores chances de se alcanar a sustentabilidade acontecero se ela for abordada com a viso das comunidades de pescadores de pequena escala, que so capazes de controlar suas capturas, usando tecnologias apropriadas e respeitando a diversidade cultural e biolgica. Para Marrul Filho, a construo da sustentabilidade s possvel por meio de processos de negociao social.

MANEJO DO CAMARO REVITALIZA O BIOMA E A COMUNIDADE

O esturio do Rio Amazonas, com suas guas carregadas de nutrientes, abriga uma das maiores biodiversidades aquticas do mundo. S de camaro, desenvolvem-se ali cerca de 23 espcies, embora apenas trs estejam entre os maiores alvos da explorao comercial. Em 1997, um levantamento de campo, realizado pela organizao no governamental Fase, na comunidade Ilha das Cinzas, no municpio de Gurup, Estado do Par, revelou que a pesca do camaro era feita de forma predatria, colocando em risco os estoques do pescado, o que mantinha a comunidade em condies socioeconmicas precrias. Os resultados do trabalho foram debatidos com a comunidade e as aes comearam a ser implementadas a partir do processo de produo. Os matapis, armadilhas para a captura, fornecidos pelos atravessadores, eram os principais responsveis pela pesca predatria. Eles tinham espaos muito pequenos entre as fibras vegetais com que so fabricados, retendo camares muito jovens. Foi proposto, ento, que as famlias passassem a confeccionar seus prprios matapis com um espao maior entre as fibras (de 1 centmetro), para aprisionar apenas os maiores. Alm disso, foram introduzidos viveiros flutuantes, para uma nova seleo e para estocagem de volume suficiente para o beneficiamento e posterior comercializao. A comunidade recebeu treinamento tanto na rea da

produo (captura, armazenamento, beneficiamento e comercializao), quanto em gesto ambiental e gesto participativa. Jovens da comunidade foram treinados para coletar dados, orientar produtores, auxiliar na implantao do sistema e corrigir possveis distores. A comercializao passou a ser feita por uma cooperativa, aumentando os ganhos do produtor. As aes desenvolvidas pela comunidade, inicialmente com 30 famlias, trouxeram resultados positivos nas reas ambiental, econmica e social. Houve uma reduo no nmero de camares capturados por quilo comercializado, de 400 para 205 exemplares, com tamanho mdio passando de 4,5 cm para 9,2 cm, alm de terem sido determinadas reas de descanso, para garantir a reproduo da espcie. Na rea econmica, houve um aumento do preo pago aos produtores, de R$ 0,80 para R$ 2,50 o quilo, a estabilizao da produo, garantia de mercado, mesmo em poca de pico de produo, e aumento do poder de barganha dos produtores. Os ganhos sociais tambm foram grandes, tais como reduo em 20% na jornada de trabalho na atividade, implantao de ensino regulamentar, reduo nos casos de doenas transmitidas por gua contaminada, reduo na migrao de jovens, entre outras. A experincia, com apoio do projeto Pr-Vrzea, do Ibama, foi replicada em dezenas de comunidades na bacia amaznica.
35

Tambm a pesquisadora Ana Lusa de Souza Soares, da Univali, Santa Catarina, considera que a pesca artesanal, por sua importncia social e econmica, merece ateno especial quanto aos investimentos em tecnologia e infraestrutura para o desenvolvimento de suas atividades. Segundo ela, as colnias de pesca afastadas de centros consumidores devem ser servidas de sistemas de conservao e armazenagem de pescado, assim como devem ser incentivadas a agregar valor ao produto e a encontrar formas de neutralizar a aes dos intermedirios na comercializao.

De fato, o engajamento dos atores envolvidos na atividade pesqueira tem sido um dos principais focos da nova poltica do governo federal para o setor. O subsecretrio de Planejamento do Ministrio da Pesca e Aquicultura, Jos Claudeonor Vermohlen, destaca que um dos instrumentos mais importantes, nesse novo modelo de gesto e planejamento do setor, so as conferncias de pesca e aquicultura, que vm sendo realizadas em todos os Estados e, no final do processo, em nvel nacional. Para aumentar a demanda, a produo e a qualidade do

MANEJO RECUPERA PRODUO DO PIRARUCU

Depois de ter sido considerado extinto para a comercializao, o pirarucu voltou a ser fonte de renda para mais de 600 famlias na Amaznia, produzido sob o regime de manejo por comunidades ribeirinhas, localizadas na rea de atuao do Instituto de Desenvolvimento Sustentvel Mamirau (IDSM). O pirarucu uma espcie tpica da regio que ganhou mercado no Brasil e no exterior pela sua carne de sabor nobre e de grande valor nutritivo. Ficou conhecido como bacalhau da Amaznia. Essas qualidades, aliadas sua extrema vulnerabilidade, foram fatais para a espcie. Seu grande porte ele pode atingir at trs metros de comprimento e 200 quilos e a sua respirao area, o tornaram presa fcil dos pescadores. Ao mesmo tempo, tem uma reproduo difcil e longo ciclo: a cada desova, o pirarucu produz em mdia mil filhotes, enquanto outras espcies da regio chegam a um milho de filhotes por desova. Seu manejo comeou no incio dos anos 90 e foi oficialmente reconhecido a partir de 1999, com o projeto desenvolvido na Reserva de Desenvolvimento Sustentvel Mamirau, localizada no municpio de Tef, a 400 quilmetros de Manaus, Estado do Amazonas. O manejo operado pelas comunidades tradicionais, com a participao e o apoio de rgos pblicos. Os prprios pescadores atuam como vigilantes dos lagos e avaliam os estoques pesqueiros disponveis.
36

A avaliao feita pela contagem do nmero de peixes adultos, no momento em que o animal sobe superfcie da gua para respirar. O nmero de peixes que podero ser capturados corresponde a uma porcentagem de adultos contados no ano anterior. Um pirarucu adulto respira uma nica vez em 20 minutos, ao contrrio de um jovem que vem superfcie duas vezes no mesmo perodo. O sucesso do projeto foi to grande que a populao de pirarucu na rea aumentou aproximadamente oito vezes. A produo atingiu cerca de 220 toneladas em 2006, partindo das trs toneladas pescadas no primeiro ano de manejo. O faturamento bruto dos pescadores tambm aumentou de R$ 16,9 mil, em 1999, para R$ 834,3 mil, em 2006. Duas indstrias de beneficiamento do peixe nos municpios de Marr e Fonte Boa, localizados no oeste amazonense, comeam a operar em 2009. A experincia de Mamirau se espalhou rapidamente pela regio e at para outras bacias. As pesquisas aplicadas, realizadas pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentvel Mamirau, foram apresentadas aos pesquisadores da Embrapa Pantanal, interessada em estudar o cultivo da espcie naquela bacia. O manejo vem sendo replicado tambm em nos Estados de Mato Grosso, Gois, Tocantins e, por meio de aquicultura, o pirarucu chegou ao Nordeste.

pescado, necessrio uma prospeco de mercado, entender as demandas. Essas demandas e anseios s podem ser compreendidos mediante a participao de todos. Para isso, so muito importantes as Conferncias Nacionais, explica Vermohlem. Alm disso, diversos projetos de produo sustentvel de pescados vm sendo desenvolvidos, em todo o pas, com base no s na fora de trabalho de pescadores artesanais e de populaes ribeirinhas, como tambm em seus conhecimentos tradicionais. Ao longo da bacia amaznica, iniciativas comunitrias, coordenadas por rgos pblicos e organizaes no governamentais, tm recuperado a produo de espcies que j eram consideradas comercialmente extintas, como o pirarucu e o camaro, utilizando mtodos artesanais, embora com suporte tcnicocientfico. A pesca da lagosta, na regio Nordeste, sofreu uma superexplotao to drstica que passou a ser exercida apenas por comunidades de pescadores artesanais, mais aptos do que os pescadores industriais para detectar e extrair essa espcie de forma sustentvel. So numerosas as experincias de manejo da pesca desenvolvidas atualmente com base na gesto participativa. Essas experincias tm relao com as reas naturais protegidas, especialmente aquelas de uso sustentvel, como a rea de Proteo Ambiental Costa dos Corais, nos Estados de Pernambuco e Alagoas, a Reserva Extrativista de Corumbau, na Bahia, e a Reserva de Desenvolvimento Sustentvel de Mamirau, no Amazonas.

cia na produo de pescados. Na aquicultura continental, temos, na regio Norte, as espcies amaznicas (pirarucu e tambaqui). Nas regies Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, temos a produo de tilpias. Nas regies pantaneiras, temos os surubins (pintado, cachara e pacu). Nas regies serranas, temos as trutas. J na aquicultura marinha, temos, na regio Nordeste, o camaro marinho, e na regio Sul, as ostras e mexilhes. Para explorar esse potencial de forma sustentvel, Matias destaca um conjunto de medidas, ancoradas na regulamentao da cesso de guas de domnio da Unio e em resolues do Conama, tais como o censo aqucola brasileiro, que servir de base para a construo do sistema de informaes da aquicultura, os investimentos em pesquisas e a formao e capacitao de mo-de-obra. No s atingiremos a autossuficincia, como tambm teremos condies de competitividade para voltarmos a ter supervits em nossa balana comercial de pescado, assegura.
Fonte: Flavio de Souza Cabrera - SXC

7.4  AQUICULTURA, A FRMULA PARA A AUTOSSUFICINCIA


Um dos pilares da atual poltica pesqueira nacional est no desenvolvimento da aquicultura, tanto martima quanto de gua doce. O diretor de Desenvolvimento da Aquicultura do MPA, Joo Felipe Nogueira Matias, destaca que as dimenses continentais do pas e a abundncia de recursos hdricos, com uma grande variedade de espcies regionais, fornecem um potencial capaz de levar o Brasil autossuficin-

Para superar os altos riscos ambientais dessa atividade, o governo vem investindo em um projeto de rede denominado Aquabrasil, liderado pela Embrapa Meio Ambiente, que visa estabelecer bases tecnolgicas para o seu desenvolvimento sustentvel e gerar resultados que subsidiem, com bases cientficas e tecnolgicas, a elaborao de polticas pblicas, estratgias de gesto e aes empresariais para as cadeias produtivas das espcies eleitas para o estudo. O fomento aquicultura tem levado implantao, em todo o pas, no s de pequenos projetos de piscicultura familiar ou cooperativados, como tambm de grandes e modernas empresas com capacidade de produo em larga escala, dotadas de recursos
37

AQICULTURA, TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE

NATIV O fomento aquicultura, ocorrido nos ltimos anos no Brasil, o responsvel pela instalao, em 2006, da Nativ - Indstria Brasileira de Pescados Amaznicos, no municpio de Sorriso, Mato Grosso um investimento planejado de mais de R$ 100 milhes at 2012, com o objetivo produzir, por meio da aquicultura sustentvel, espcies nativas da Amaznia. A empresa tem como objetivo exportar pelo menos 30% de sua produo apenas dois anos aps a sua fundao. As espcies produzidas so o pintado da amaznia peixe hbrido, cruzamento do pintado com o jundi da Amaznia , o surubim peixe de couro originrio da bacia amaznica , o tambaqui peixe de escamas, originrio da bacia amaznica , a tilpia originria do continente africano , e o camaro cinza do Ocidente. Seu processo de produo se baseia em tecnologias de melhoramento gentico e nutricional especficos para as espcies da regio. Utiliza um rigoroso sistema de rastreabilidade e est desenvolvendo com o Instituto Biodinmico (IDB) um processo de certificao que dever alinhar toda a cadeia produtiva aos conceitos de sustentabilidade. Os peixes da Nativ so transportados vivos at o frigorfico, onde permanecem durante um perodo de descanso em tanques de espera. O abate feito depois da imerso do pescado em gua a temperatura prxima de 0, para evitar o sofrimento

do peixe. O congelamento feito em processo rpido e individual (pea a pea), evitando a adio de gua. MAR & TERRA A Mar & Terra mais uma das indstrias de pescados que surgiram a partir dos anos 2000, com o crescimento acelerado da aquicultura no Brasil. Localizada na regio do Pantanal, a empresa se especializou na criao e processamento de peixes de forma sustentvel. Para isso desenvolveu e implementou um processo baseado em raes balanceadas, em estudos sobre a qualidade da gua e na biologia das espcies em seu meio natural, para chegar melhor maneira de cultivo. A empresa avalia e monitora todas as fases de produo, promove a reduo de uso, reciclagem e reutilizao da gua, e faz o tratamento adequado de seus resduos e efluentes. O peixe transportado vivo at o frigorfico, onde abatido sob rigorosas condies de higiene. A Mar & Terra busca a reduo de emisses, com a utilizao de energias alternativas, tais como energia solar e frota de veculos com combustvel flex para o transporte de seus produtos. Investe na preservao da biodiversidade local e trabalha com baixas densidades de peixes nos tanques. A empresa cultiva as espcies pintado, tilpia e pacu, e fornece para os mercados interno e externo.

tecnolgicos de ponta que dominam todo o processo de produo, desde a criao dos alevinos at o abate, processamento, embalagem e comercializao, inclusive visando ao mercado externo, como por exemplo, a Nativ e a Mar & Terra.

indstria brasileira de pescados. As peculiaridades da produo pesqueira no pas, cuja cadeia produtiva se baseia principalmente na pesca extrativista artesanal, na grande diversidade de espcies e na enorme extenso territorial, dificultam a implantao de mecanismos de certificao. Mesmo na aquicultura, s recentemente a Associao Brasileira dos Criadores de Organismos Aquticos (Abracoa), que congrega criadores, pesqueiros, tcnicos, pesquisadores e todas as pessoas jurdicas envolvidas ou interessadas na criao de espcies aquticas, vem trabalhando no sentido de desenvol-

7.5 CERTIFICAES, UMA LACUNA


Uma das mais importantes ferramentas para o controle da produo pesqueira em todo o mundo, e uma prtica j adotada em diversos setores, as certificaes ainda so uma realidade muito distante para a
38

ver um modelo de certificao e rastreabilidade para a produo de seus associados. Para isso, a Abracoa tem levado em considerao critrios e aes que envolvem as questes econmica, social e ambiental. Para os procedimentos de rastreabilidade, de acordo com o presidente da entidade, Wagner Camis, a instituio desenvolve cursos de capacitao e de assistncia tcnica para criadores e pesqueiros, orientando na elaborao de projetos, escolha de espcies mais adequadas, alimentao, manejo, processamento para consumo e mercado do pescado. As capacitaes so realizadas em parceria com o Ministrio da Pesca e Aquicultura (MPA), o Servio Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto da Pesca do Estado de So Paulo. Alguns modelos de certificao internacionais so estudados pelos produtores brasileiros, e entre eles destacam-se os quatro descritos a seguir. 7.5.1 Certificao Internacional MSC Desenvolvido a partir de uma iniciativa conjunta da Unilever com a organizao no governamental WWF, em 1997, para solucionar o problema da pesca abusiva, a Marine Stewardship Council (MSC) se tornou independente em 1999. Trabalha para aprimorar o desenvolvimento responsvel dos recursos de frutos do mar, garantir a sustentabilidade dos estoques pesqueiros globais e a sade do ecossistema marinho. O Padro dos Princpios e Critrios do MSC para Pesca Sustentvel aplica-se ao segmento pesqueiro e pode ser utilizado para certificar a gua captada na natureza e espcies marinhas. Para a certificao so levados em considerao trs princpios bsicos: estoque pesqueiro sustentvel, minimizao do impacto ambiental e gerenciamento eficaz. Para a utilizao do selo ecolgico azul do MSC, cada elo da cadeia produtiva deve estar certificado. O selo vem sendo muito utilizando na Europa. No Brasil, ainda no h uma previso para a sua aplicao. 7.5.2 Friends of the Sea Constituda como uma organizao no governamental, a Friends of the Sea um sistema de certifi-

cao de sustentabilidade que trabalha pela conservao dos habitats marinhos seguindo as diretrizes da FAO para rotulagem de produtos da pesca e da aquicultura sustentvel. Exige, entre outros itens, que os alvos da pescaria no estejam relacionados no estoque de espcies consideradas superexploradas, de acordo com o relatrio mais atualizado da FAO, dos organismos regionais de pesca marinha ou de autoridades nacionais. O mtodo de pesca no deve promover a captura acidental de espcies listadas na Lista Vermelha da Unio Internacional para a Conservao da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), nem descartar mais de 8% em peso da captura total. O tipo de pesca no deve provocar impacto sobre o fundo do mar e deve estar em conformidade com os regulamentos, quanto malha, o tamanho mnimo, os mapas, e outros itens. No caso da aquicultura sustentvel, requer, entre outros, um estudo de impacto ambiental ou equivalente executado antes do desenvolvimento da planta, que no afete habitats crticos, como manguezais e banhados, que tenha procedimentos rigorosos para limitar as fugas de peixes a um nvel insignificante, no utilize organismos geneticamente modificados (OGM) e hormnios de crescimento, nem tintas antiincrustantes, que trate resduos, gua, alimentao, e promova a gesto de energia. Tanto para a aquicultura quanto para a pesca extrativista h exigncias de reduo e compensao de emisses, alm de responsabilidade social. A Friends of the Sea exige tambm que sejam realizadas auditorias sobre a rastreabilidade do pescado. 7.5.3 Certificao Internacional Krav Com forte presena na Sucia, a Krav especialista no mercado de produtos orgnicos. Instituda como associao, a Krav composta atualmente por 28 membros, representando agricultores, consumidores e empresas de pescado. O grande foco do seu trabalho est na manuteno dos padres ambientais e no bem-estar animal. A Krav membro da International Federation of Organic Agriculture Movements (Ifoam), uma cpula de organizaes que rene produtores, pesquisadores, educadores e empresas de certificao de
39

quase todos os pases do mundo. O grande papel de sua certificao influenciar a legislao em matria de produo biolgica. Os critrios aplicados para a sua certificao correspondem s normas bsicas da Ifoam e do regulamento da Comunidade Econmica Europia para a produo orgnica. A inspeo realizada por Araena Certifiering AB, AB SMAK, HS Certifiering e Valiguard. As normas aplicadas valem para toda a cadeia produtiva do pescado.

7.5.4 International Aquaculture Certification Council O Aquaculture Certification Council uma organizao certificadora que avalia as questes sociais, ambientais e de segurana alimentar nas instalaes de aquicultura em todo o mundo. Por meio dos seus membros, constituiu um sistema de certificao que combina inspees locais e coleta de amostras de efluentes com controles sanitrios, teraputicos e rastreabilidade. Dentre as suas atividades destacam-se a educao do pblico sobre os benefcios da aquicultura e a apliFonte: ShutterStock

Exemplos da biodiversidade marinha

40

cao de tecnologias para o seu gerenciamento. Sua certificao segue o padro Best Aquicultre Practices (BAP), que requer a produo saudvel, ambientalmente e socialmente responsvel de frutos do mar. So certificados pelo conselho, viveiros de camaro, camares, tilpias e bagres, fazendas e usinas de processamento de frutos do mar.

Esse um momento delicado, j que uma exploso da produo traria um risco elevado de implementao, tambm, das atividades predatrias. H ainda lacunas preocupantes em diversas etapas da cadeia de produo de pescados. Entre essas lacunas destacam-se: falta de informao (cientfica, tcnica, comercial) fiscalizao mais efetiva maior fomento pesquisas combate aos desperdcios  criao de infra-estrutura de beneficiamento e distribuio desenvolvimento social dos segmentos produtivos conscientizao do consumidor Em seu relatrio sobre a situao dos oceanos no Brasil, o Greenpeace prope, como caminho para a sustentabilidade da pesca, o ordenamento da atividade pesqueira, com a proibio das redes de arrasto e a criao de reas totalmente isentas de pesca; a criao de mecanismos de certificao do pescado, desestimulando a captura ilegal; fiscalizao eficiente da pesca nos mares nacionais; informar a populao a respeito da magnitude do problema; unir os atores sociais envolvidos, buscando consensos; e o estimulo a participao nacional em fruns internacionais. A grande concluso que sobretudo fundamental uma ao conjunta de todos os atores envolvidos na questo, do pescador ao consumidor, o que significa dizer que, assim como em outros setores, a sustentabilidade do pescado est na dependncia de uma conscientizao e mobilizao de toda a sociedade, passando, evidentemente, pela responsabilidade de cada um de ns.

8. CONCLUSES
As informaes bsicas sobre a atividade pesqueira e o estado dos biomas aquticos no Brasil fornecem um quadro suficientemente claro para se chegar concluso de que sem uma ao determinada e efetiva de mitigao e adaptao o futuro dessa atividade est seriamente ameaado, com prejuzos implcitos e explcitos, tanto para a questo da segurana alimentar quanto para o equilbrio natural do planeta. A boa notcia que recentes estudos desenvolvidos por um grupo de cientistas em todo o mundo, de acordo com a revista Science, revelam que as medidas adotadas pelo setor, a partir dos alarmes soados nas ltimas dcadas do sculo 20, j comeam a mostrar resultados. Vrios estoques de peixes, cuja produo era considerada superexplorada, responderam de forma positiva. Infelizmente, so medidas ainda insuficientes e restritas ao segmento da extrao do pescado, que apenas um dos elos dessa cadeia de valor extensa e complexa. Como se pode perceber nesse trabalho, h muita coisa a ser feita, para que o desenvolvimento dessa atividade se estenda para as futuras geraes. H no governo brasileiro com a nova poltica nacional da pesca - uma inteno clara de estabelecer polticas pblicas estruturadas para o setor, sintonizadas com as tendncias atuais de desenvolvimento sustentvel, nos seus aspectos sociais, econmicos e ambientais. Trata-se, na verdade, de um modelo em construo que, se no teve ainda tempo hbil para dar frutos significativos, j comeou a fomentar uma retomada no crescimento do setor, como mostram os dados econmicos.

41

BIBLIOGRAFIA
1 Conferncia Nacional de Aquicultura e Pesca, Resolues, Seap, 2003 http://200.198.202.145/seap/conferencia/html/resolucoes.htm 2 Conferncia Nacional de Aquicultura e Pesca, Resolues, Seap, 2006 http://200.198.202.145/seap/2conferencia/Resolucoes/Resolucao.pdf 3 Conferncia Nacional de Aquicultura e Pesca, Consolidao de uma Poltica de Estado para o Desenvolvimento Sustentvel da Aquicultura e Pesca, Balano Geral, Seap, 2009 http://tuna.seap.gov.br/seap/3conferencia/site/nacional/3conferencia_nacional.html# Mais Pesca e Aquicultura, Plano de Desenvolvimento Sustentvel, 2007 http://tuna.seap.gov.br/seap/html/Plano%20de%20Desenvolvimento/Cartilha_SEAP_ final.pdf Advantages and constraints of the brazilian fishing industry, Itamar de Paiva Rocha, Associao Brasileira de Criadores de Camares (ABCC) http://www.fao.org/docrep/007/y5767e/y5767e0h.htm Anlise da Atividade Pesqueira no Rio Uruguai Mdio, Diante do Panorama da Associao de Pescadores de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil, Pontifcia Universidade Catlica (PUC-RS), Uruguaiana, 6(2): 49-62, dez 2008, Edward Frederico Castro Pessano, Claudia Lisiane Azevedo Pessano, Diego Seiguer Tomassoni, Liliane Simionato Frecero & Luis Roberval Bortoluzzi Castro http://caioba.pucrs.br/faced/ojs/index.php/biodiversidadepampeana/article/viewFile/2862/3803 Aquicultura e pesca: camares - Estudos de Mercado, Sebrae/Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), 2008 http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/47ACFD29DAFB1D2D832574DC0046 1D54/$File/NT0003906A.pdf Cartilha do Pescado, 2009, Ministrio da Pesca e Aquicultura/Abras http://www.cidisem.com.br/cartilha_do_pescado.pdf Aquicultura no Brasil O desafio crescer, Antonio Ostrensky, Jos Roberto Borghetti, Doris Soto, Seap/FAO, Braslia, 2008 http://tuna.seap.gov.br/legislacao/AQUICULTURA_COMPLETO.pdf O Ambiente Oceanogrfico da Plataforma Continental e do Talude na Regio SudesteSul do Brasil, Organizao Carmen Lucia Del Bianco Rossi -Wongtschowski e Lauro Saint-Pastous Madureira, Editora Edusp, So Paulo, 2006. Dirio de Bordo, Publicao Trimestral do Instituto Oceanogrfico da USP, edio 10, ano 02, 2006 http://www.iousp.com.br/uploads/editor/DBORDO10.pdf Arranjo Produtivo do Pescado, Ncleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais do Amazonas, Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio, 2008 http://www.mdic.gov.br/arquivos/dwnl_1226596754.pdf A Atuao de Grandes Embarcaes Pesqueiras na Regio Costeira: O conflito de uso no Litoral Norte do Estado de So Paulo, Roberto William von Seckendorff e Venncio Guedes de Azevedo, Instituto de Pesca, 2007 ftp://ftp.sp.gov.br/ftppesca/serreltec_31.pdf Criao do Camaro-Rosa Farfantepenaeus brasiliensis (Crustacea decapoda) em gaiolas no esturio da Lagoa dos Patos, Rio Grande do Sul, dissertao de Mestrado, Diogo Luiz de Alcntara Lopes, Fundao Universidade Federal do Rio Grande (FURG) , 2007 http://bdtd.furg.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=76 guas doces no Brasil: capital ecolgico, uso e conservao, organizao Aldo da Cunha Rebouas, Cap. 18, gua e Aquicultura, Antonio Ostrensky e Jos Roberto Borghetti, Escrituras Editora, 2006 (visualizao de trechos) http://books.google.com.br/books?id=T954AkW_2RQC&printsec=frontcover&source=g bs_v2_summary_r&cad=0#v=onepage&q=&f=false Carta da Pesca e Aquicultura de Mato Grosso do Sul, 3 Conferncia Estadual de Aquiculutra e Pesca, 2009 http://www.cpap.embrapa.br/pesca/online/PESCA2009_3CEAPMS1.pdf Impacts of Biodiversity Loss on Ocean Ecosystem Services, artigo, Science, 3 de novembro de 2006: Vol. 314. n 5800, pp. 787-790, DOI: 10.1126/science.1132294 http://www.sciencemag.org/cgi/content/abstract/314/5800/787 Carta do Pescador, Federao dos Pescadores do Estado de Mato Grosso, 2007 http://www.cpap.embrapa.br/pesca/online/PESCA2007_FPMT1.pdf Manejo Comunitrio de Camaro de gua Doce, Associao dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas (Ataic), Josineide Barbosa Malheiros http://www.tecnologiasocial.org.br/bts/tecnologiaSocialAction.do?metodo=detalhesT ecnologia&codigoTecnologiaSocial=318 Cdigo de Pesca, Decreto-Lei 221 de 28/02/1967 http://www.planalto.gov.br/ccivil/Decreto-Lei/Del0221.htm Lei da Pesca e Aquicultura, Lei N 11.959, de 29 de junho de 2009 http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/817808/lei-11959-09 Gesto do Uso dos Recursos Pesqueiros Marinhos no Brasil, Jos Dias Neto, Ibama, 2002 http://www.ibama.gov.br/rec_pesqueiros/download.php?id_download=105 Crise e Sustentabilidade no Uso dos Recursos Pesqueiros, Simo Marrul Filho, Ibama, 2001 http://www.ibama.gov.br/rec_pesqueiros/download.php?id_download=111 Sntese da situao da pesca extrativa marinha no Brasil, Jos Dias Neto e Simo Marrul Filho, Ibama, 2003 http://www.ibama.gov.br/rec_pesqueiros/index.php?id_menu=93 Panorama da Produo Mundial e Brasileira de Pescados, com nfase para o Segmento da Aquicultura, Itamar de Paiva Rocha, Associao Brasileira de Criadores de Camaro (ABCC), 2008 http://www.abccam.com.br/download/Panorama_da_Producao_Mundial_e_Brasileira_de_Pescados.pdf Transio para a Sustentabilidade na Pesca de Pequena Escala no Extremo Sul do Brasil, Alssio Almada da Costa e Paulo Roberto A. Tagliani, Fundao Universidade Federal do Rio Grande (Furg), 2006 http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&ct=res&cd=1&url=http%3A %2F%2Fwww.anppas.org.br%2Fencontro_anual%2Fencontro3%2Farquivos%2F TA630-11032006-211123.DOC&ei=_bDLSpCxFqOPtgfArpXkAQ&usg=AFQjCNF5r-AxcBvCFtTJm42No5wQpp5omw&sig2=u20DzsZ2u1fad0VfXdDxYQ Melhoramento dos Mercados Internos de Produtos Pesqueiros na Amrica Latina e Caribe, Ana Lusa de Souza Soares, Infopesca, 2007 http://www.infopesca.org/sitio_externo/TCP_RLA_3111Website/papers/BRASIL-PRESENTATION_561.ppt Perspectivas Estruturais do Desenvolvimento Sustentvel do Agronegcio da Aquicultura Brasileira, Glaucio Gonalves Tiago, Instituto de Pesca, APTA-SAA do Estado de So Paulo ftp://ftp.sp.gov.br/ftppesca/perspectivas_aquicultura.pdf Pesca, Aquicultura e Meio Ambiente, Sandro Klippel e Mnica Peres, Instituto Igar e Centro de Pesquisa e Gesto dos Recursos Pesqueiros Estuarinos e Lagunares (Ceperg), do Ibama, 2004 http://br.geocities.com/institutoigare/fepamdebate/apresentacao.pdf O que Aquicultura, Diretoria de Desenvolvimento da Aquicultura do Ministrio da Pesca e Aquicultura http://200.198.202.145/seap/didaq/htlm2/index.html Sistema de Informao das Autorizaes do Uso das guas de Domnio da Unio para fins da Aquicultura, Ministrio da Pesca e Aquicultura http://200.198.202.145/seap/sinau_web/html2/index_intro.html A Sustentabilidade das Atividades de Aquicultura e Pesca: Conferncias Selecionadas da VI Reunio Anual do Instituto de Pesca, Marcus Henrique Carneiro, Instituto de Pesca do Estado de So Paulo, 2000 ftp://ftp.sp.gov.br/ftppesca/relatorio_3.pdf The State of World Fisheries and Aquaculture 2008, Fisheries and Aquaculture Department, FAO ftp://ftp.fao.org/docrep/fao/011/i0250e/i0250e.pdf deriva um panorama dos mares brasileiros, organizao Leandra Gonalves, Greenpeace, 2008 http://www.greenpeace.org/brasil/documentos/oceanos/a-deriva-um-panorama-dosmar-2 The Ecosystem Approach - protecting marine life in all its forms, Greenpeace, 2007 http://www.greenpeace.org/raw/content/international/press/reports/the-ecosystemapproach-prote-2.pdf Manual de procedimentos para implantao de estabelecimento industrial de pescado: produtos frescos e congelados, Ministrio da Pesca e Aquicultura, 2007 http://tuna.seap.gov.br/seap/Jonathan/manual%20de%20procedimentos.pdf Princpios Internacionais da Carcinicultura Responsvel, FAO, Naca, Pnud, WB, WWF, 2006 http://library.enaca.org/shrimp/publications/International_Principles_Portuguese_version2.pdf Estatstica da Pesca, Brasil, Grandes regies e unidades da Federao, Ibama, 2006 http://www.ibama.gov.br/rec_pesqueiros/index.php?id_menu=100 Importncia do conhecimento ecolgico tradicional na gesto da pesca artesanal no esturio da Lagoa dos Patos, Extremo sul do Brasil, Daniela c. Kalikoski, Ronaldo d. Rocha e Marcelo c. Vasconcellos, Revista Ambiente e Educao, Vol 11, n 1, 2006, Furg, RS. http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/remea/article/view/770/267

AGRADECIMENTOS
Os editores deste Relatrio agradecem a todas as fontes consultadas, especialmente ao subsecretrio de Planejamento do Ministrio da Pesca e Aquicultura (MPA), Jos Claudeonor Vermohlen; ao diretor de Desenvolvimento da Aquicultura do MPA, Joo Felipe Nogueira Matias; ao analista ambiental do Ibama, Jos Dias Neto; ao diretor tcnico do Pescado Marinho do Instituto de Pesca de So Paulo, Antnio Olinto vila da Silva; s pesquisadoras Paula Maria Gnova e Ldia Sumile Maruyama, tambm do Instituto de Pesca, e ao presidente da Associao Brasileira dos Criadores de Organismos Aquticos (Abracoa), Wagner Camis, que gentilmente concederam entrevistas importantes para este trabalho.

EXPEDIENTE
Este Relatrio foi preparado em junho de 2010 pelo Departamento de Sustentabilidade do Walmart Brasil. Conselho Editorial: Daniela De Fiori, Christianne Urioste Canavero e Yuri Nogueira Feres, do Walmart Brasil, e Adalberto Wodianer Marcondes, da Agncia Envolverde. Produo Editorial: Agncia Envolverde Coordenao Editorial: Adalberto W. Marcondes Concepo e Criao Grfica: Ruschel & Associados Marketing Ecolgico Editor-Executivo: Rogerio R. Ruschel Texto Final: Celso Dobes Bacarji Pesquisa e Entrevistas: Efraim Neto Criao e Diagramao: Rafael Boni Ruschel Produo Grfica: Rachel Fornis Reviso: Nanci Vieira

Walmart Brasil Assuntos Corporativos Av. Tucunar, 125 - Tambor - CEP 06460-020 - Barueri/SP Fone: (011) 2103.5800 www.walmartbrasil.com.br

You might also like