You are on page 1of 3

Afetividade

Definio de Afetividade: Uma das dificuldades no estudo da afetividade a definio do que realmente significa o termo. Na linguagem geral, afeto relaciona-se com sentimentos de ternura, carinho e simpatia. Nas mais variadas literaturas, afetividade est relacionada aos mais diversos termos: emoo, estados de humor, motivao, sentimento, paixo, ateno, personalidade, temperamento e outros tantos. Na maioria das vezes confundida com emoo. O nmero de definies cientficas sobre o termo emoo grande. Afetividade: Dentre os diversos autores que trabalharam sobre o tema, combinando aspectos da psicologia com a educao, destaca-se Henri Wallon, educador e mdico francs, que viveu de 1879 a 1962. Para Wallon, a emoo estaria relacionada ao componente biolgico do comportamento humano, referindo-se a uma reao de ordem fsica. J a afetividade teria uma significao mais ampla, na qual se inserem vrias manifestaes - das basicamente orgnicas (primeiras expresses de sofrimento e de prazer que a criana experimenta, como a fome ou a saciedade) s manifestaes relacionadas ao social (sentimento, paixo, emoo, humor, etc) Afetividade: Assim, a afetividade poder ser conceituada como todo o domnio das emoes, dos sentimentos das emoes, das experincias sensveis e, principalmente, da capacidade de entrar em contato com sensaes, referindo-se s vivncias dos indivduos e s formas de expresso mais complexas e essencialmente humanas. Alteraes Patolgicas da Afetividade: APATIA: diminuio da excitabilidade afetiva. Dificuldade de poder sentir alegria, O individuo tem noo do no poder sentir, ele sabe a importncia da afetividade, mas sabe tambm que no consegue sintonizar. D impresso de pessoa fria, mas reage aos estmulos externos. A pessoa sente indiferena afetiva e uma completa ausncia de sensibilidade moral, ela

reconhece os sentimentos, mas por no saber lidar os ignora. Acredita-se que sua defesa, por no conseguir lidar, ele deixa de sentir. Alteraes Patolgicas da afetividade: PARATINIA: uma reao incongruente com a situao. So sentimentos discordantes ao estimulo. Exemplo: num velrio a pessoa em vez de chorar e se sentir triste, ela reage ao contrario. Labilidade Afetiva: A Labilidade emocional ou Instabilidade Afetiva um estado especial em que se produz a mudana rpida e imotivada do humor ou estado de nimo, sempre acompanhada de extraordinria intensidade afetiva. Esta forma sbita de reagir diante dos estmulos do meio exterior revela pessoas incapazes de controlar a intensidade de suas reaes. Alteraes Patolgicas da Afetividade: LABILIDADE AFETIVA: a pessoa tem mudanas rpidas e imotivadas do humor sempre acompanhado de extraordinria intensidade afetiva. A pessoa oscila de forma rpida de um estado para o outro e no so capazes de controlar a intensidade de suas reaes. So emocionalmente instveis. Ex: a pessoa esta falando de uma coisa alegre e de repente comea a chorar sem motivo a parente, logo em seguida comea a rir , ou se tranquiliza novamente. Alteraes Patolgicas da Afetividade: INCONTINNCIA EMOCIONAL: uma forma de alterao da afetividade que se manifesta pela facilidade com que se produzem as reaes afetivas. A pessoa no consegue conter uma situao. Ex: um paciente que no podia jogar cartas porque denunciava seu jogo com a fisionomia. Alteraes Patolgicas da Afetividade:

IRRITABILIDADE: uma predisposio especial para o desgosto, a ira e ao furor. Pacientes irritveis manifestam impacincia e aumento da capacidade de reao para determinados estmulos e intolerncia para frustrao, aos rudos, as aglomeraes. O paciente sofre mais com a falta de considerao por parte do ambiente do que propriamente com os rudos, ou seja, interpretam o rudo mais como forma de provocao do que como um incomodo acstico. Tristeza Patolgica: *Quando a pessoa est com um problema, seja de qual nvel for, e esse problema a deixa triste por algum momento, reestabelecendo a alegria novamente, chamamos de tristeza comum. Ex: Discrdia com Amigos. *Quando essa tristeza deixa de ser momentnea e torna-se frequente, ou seja, permanente considerada TRISTEZA PATOLGICA. Ex: Sentir-se Sempre Triste necessitando de acompanhamento psicolgico. Concluso de Afetividade: Conclui-se por afetividade a pratica do afeto e a retribuio do mesmo.

You might also like