You are on page 1of 1

1 As pessoas tendem a ser menos ousadas quando faz um processo de gerao de idias em grupo, o que no acontece individualmente.

Eu acho que o trabalho em equipe super importante dentro da empresa, mas o problema que ele est supervalorizado, o que arriscado numa poca em que a gerao de idias se tornou to importante. Na fase de identificao do problema e da avaliao de idias, tem mais resultado o trabalho individual. Quando trabalham muito tempo juntas, as pessoas tendem a conformidade. E, se todos pensam iguais, no h como ter diversidade de idias e a inovao pode no acontecer. O gestor do grupo deve saber em que fase est o processo de inovao, e qual a melhor forma de maximizar o potencial da equipe. A equipe precisa estar profundamente focada no desafio, e deixar de lado as questes afetivas e polticas dos participantes, as pessoas precisam considerar que sua tarefa importante. Uma tarefa importante, que vale a pena, a tarefa que tem uma meta difcil, que tem valor para a sociedade. Precisam ter viso sistmica, perceber que participam de um negcio, de uma atividade maior. Devem sentir-se integradas ao todo. Outro ponto fundamental o fortalecimento da tica, do clima de confiana da equipe. O grupo precisa ter acordos operacionais, compromissos e uma identidade. muito comum as pessoas colocarem como compromissos da equipe compartilhar conhecimentos, respeitar opinies divergentes, ter abertura para o consenso, pontualidade, trabalhar para a harmonia e unio da equipe. Esses so alguns dos acordos de uma equipe que contribui para as pessoas trabalhar com satisfao, realmente comprometidas com a empresa

2 - Quais voc acha que so as dificuldades enfrentadas por um gestor para gerir

uma equipe com grande diversidade cultural e demogrfica?


Ter diversidade no suficiente presciso saber geri-la, ter pessoas diferentes em uma equipe no significa ter diversidade necessrio que suas contribuies sejam levadas em conta. As organizaes so como um conjunto complexo, que incluem conhecimentos, crenas, moral, valores costumes entre outras caractersticas. Os indivduos entram na organizao trazendo a sua cultura adquirida na sociedade ocorrendo assim uma interface com a cultura organizaciona. Vrios fatores vm contribuindo para evidenciar a importncia das organizaes sobre a diversidade da fora de trabalho e como gerenci-la, visando obter uma vantagem competitiva. As diferenas e costumes so as principais dificuldades na gesto das pessoas na empresa. Alm do respeito s opinoes distintas, necessrio saber conviver e entender a diversidade, mapeando as diferenas individuais e coletivas.

You might also like