You are on page 1of 9

Arranque estrela-triangulo com inverso

ndice
Introduo ..................................................................................................................................... 4 Disjuntor .................................................................................................................................... 4 Contactor................................................................................................................................... 4 Temporizador ............................................................................................................................ 5 Disjuntor motor ......................................................................................................................... 5 Desenvolvimento .......................................................................................................................... 6 Concluso ...................................................................................................................................... 9

Arranque estrela-triangulo com inverso

Resumo

Este trabalho relativo a disciplina de instalaes elctricas do curso engenheira electrotcnica e de computadores pretende que seja projectado um sistema que arranque um motor em estrela tringulo.

Arranque estrela-triangulo com inverso

Introduo

Disjuntor
Dispositivo de manobra mecnico, capaz de ligar, conduzir e interromper correntes sob condies de sobrecarga previstas e, tambm, de conduzir por tempo especificado, correntes sob condies anormais

preestabelecidas, tais como as de curto-circuito.


Figura 1 Disjuntor

Contactor
uma chave com accionamento electromagntico que liga e desliga circuitos. Usado de preferncia em comandos elctricos automticos distncia. constitudo de uma bobina que quando alimenta cria um campo magntico no ncleo fixo que por sua vez atrai o ncleo mvel que fecha o circuito. Cessando alimentao da bobina, desaparece o campo magntico, provocando o retorno do ncleo atravs de molas.

Figura 2 Esquema interno do contactor

Arranque estrela-triangulo com inverso

Temporizador
um dispositivo utilizado para controlar e/ou sincronizar tempos de actuao. Existem temporizados com retardo na energizao, retardo na dez energizao, cclicos, etc. Basicamente todos eles so electrnicos, mas existe tambm o tipo pneumtico que deve ser utilizado junto com o contactor, pois o seu accionamento acontece quando o contacor accionado. Veja no grfico seguinte como atua em temporizador.

Disjuntor motor
um dispositivo composto de um rel trmico e mais um disjuntor ajustvel. Esse dispositivo utilizado para proteger motores contra curto circuitos e

sobrecargas simultaneamente. Deve-se atentar para o facto de que o disjuntor motor no feito para ser uma chave liga-desliga. O disjuntor motor deve ser accionado e assim permanecer enquanto no ocorrer nenhum evento anormal que produza o seu desligamento.

Arranque estrela-triangulo com inverso

Desenvolvimento

Figura 3 Circuito de fora da chave estrela tringulo com reverso de rotao

Arranque estrela-triangulo com inverso

Figura 4 Circuito de comando

O circuito de comando mostra a proteco geral feita por um disjuntor termomagntico monopolar de 10A. O processo de accionamento da chave pode ser iniciado pressionando B1 ou B3, dependendo de como o cliente deseja iniciar a rotao do motor. Supondo que seja pressionado o boto B1, imediatamente liga o contacto auxiliar KA1. Com esse contacto fechado ir ocorrer o seguinte, em ordem de ocorrncia ou aproximadamente em ordem visto que h aces que ocorrem simultaneamente: - Cria-se um caminho alternativo para a energizao de KA1 atravs do contacto NA de KA1 em paralelo com B1 (contacto selo); - Impede-se o accionamento de KA2 atravs do contacto NF de KA1 em srie com a alimentao de KA2; - O temporizador kT1 liga. Ateno: este um temporizador estrela tringulo. O contacto 15-18 a estrela (fecha imediatamente) e o contacto 2528 o tringulo.

Arranque estrela-triangulo com inverso - O contacto k1 imediatamente ligado pelo fechamento do contacto 1518 de KT1; - KA1 e k1 ligados ligam k2. Veja o circuito de alimentao de k2; Nesta situao esto ligados os contactos k1 e k2. Pelo diagrama de fora v se que essa uma ligao em estrela com um determinado sentido de rotao. Agora, decorrido o tempo setado em KT1 ocorre o seguinte: - O contacto 15-18 de KT1 abre e desliga k1; - O contacto 25-28 de KT1 fecha e liga k4. - k2 continua ligado, atravs do seu contacto NA ligado em srie com ele mesmo. Nesta situao esto ligados os contactos k4 e k2. Pelo diagrama de fora v se que essa uma ligao em tringulo com um determinado sentido de rotao.

Arranque estrela-triangulo com inverso

Concluso

Neste trabalho prtico no mbito da disciplina de Instalaes Elctricas aplicamos vrios conceitos aprendidos nesta disciplina e tambm conceitos de cadeiras passadas. Foi um trabalho complexo mas no final conseguimos pr grande parte do trabalho a funcionar correctamente.

You might also like