You are on page 1of 12

L U G A R C O M U M No19-20, pp.

15-26

Para uma definio ontolgica da Multido 1


Antonio Negri *

1) Multido o nome de uma imanncia. A multido um conjunto de singularidades. A partir dessas premissas, podemos imediatamente comear a esboar a trama de uma definio ontolgica do que resta da realidade, no momento em que o conceito de povo libertado da transcendncia. A maneira pela qual o conceito de povo foi delineado dentro da tradio hegemnica da modernidade de todos bem conhecida. Hobbes, Rousseau e Hegel produziram, cada um a sua maneira e de diferentes modos, um conceito de povo assentado na transcendncia do soberano: nas cabeas desses autores, a multido era considerada como caos e como guerra. Sobre esta base, o pensamento da modernidade opera de uma maneira bipolar: abstraindo, por um lado, a multiplicidade das singularidades, unificando-a transcendentalmente no conceito de povo, e dissolvendo, por outro lado, o conjunto de singularidades (que constitui a multido), para formar uma massa de indivduos. A teoria moderna do direito natural, seja em suas razes empricas ou ideolgicas, sempre um pensamento da transcendncia e da dissoluo do plano de imanncia. A teoria da multido exige, ao contrrio, que os sujeitos falem por si mesmos: trata-se muito mais de singularidades no-representveis que de indivduos proprietrios. 2) A multido um conceito de classe. Com efeito, a multido sempre produtiva e est sempre em movimento. Considerada a partir de uma perspectiva temporal, a multido explorada pela produo; de um ponto de vista espacial, a multido ainda explorada, na medida em que constitui a sociedade produtiva, a cooperao social para a produo.

Este artigo foi publicado pela primeira vez na revista Multitudes n.9, Ed. Exils, Paris com o ttulo "Pour une definition ontologique de la multitude", p. 36-48.
1

16

PARA UMA DEFINIO ONTOLGICA DA MULTIDO

O conceito de classe aplicado multido deve ser visto de um ngulo diferente do conceito de classe trabalhadora. "Classe trabalhadora" um conceito limitado, tanto pelo aspecto da produo (j que necessariamente inclui operrios de fbrica), quanto pelo lado da cooperao social (uma vez que compreende apenas uma pequena parcela de trabalhadores que operam no conjunto da produo social). A polmica levantada por Rosa Luxemburgo contra o trabalhismo estreito da Segunda Internacional e contra a teoria da aristocracia trabalhista foi uma antecipao do nome da multido. No por acaso a polmica levantada por Luxemburgo acerca das aristocracias do trabalho replica-se no ataque ao nacionalismo emergente do movimento trabalhista da sua poca. Se postularmos a multido como um conceito de classe, precisamos redefinir a noo de explorao como explorao da cooperao: cooperao no de indivduos, mas de singularidades, explorao do conjunto de singularidades, das redes que compem o conjunto e do conjunto que abarca estas redes e assim por diante. Note-se que a "moderna" concepo de explorao (como descrita por Marx) adequada idia de produo em que os atores so os indivduos. somente porque existem indivduos que atuam que o trabalho pode ser medido pela lei do valor. Tambm o conceito de massa (como multiplicao indefinida dos indivduos) um conceito de medida, e mais ainda, foi construdo pela poltica econmica do trabalho com esta finalidade. Nesse sentido, a massa o correlato do capital - assim como o povo o correlato da soberania. Devo acrescentar aqui que no por acaso o conceito de povo tambm uma medida, especialmente nas verses refinadas do keynesianismo e do welfare para a economia poltica. Por outro lado, a explorao da multido incomensurvel; em outras palavras, um poder que se confronta com o poder de singularidades fora de qualquer medida, singularidades que se encontram em cooperao para alm do mensurvel. Se definirmos essa mudana histrica como um salto "epocal", ontologicamente falando, ento os critrios ou dispositivos de medida vlidos para uma poca sero radicalmente colocados em questo. Estamos nesse momento vivendo um desses saltos, e no est claro se novos critrios e dispositivos de medida esto sendo propostos.

Antonio Negri

17

3) Multido o conceito de uma potncia. Somente analisando a cooperao podemos, com efeito, descobrir que o todo de singularidades produz alm da medida. Esta potncia no deseja apenas se expandir, mas, acima de tudo, quer se corporificar: a carne da multido quer se consubstanciar no corpo do General Intellect. Podemos conceber esta passagem, ou melhor dizendo, esta expresso de potncia, orientada por trs vetores de fora: a) A genealogia da multido na transio do moderno para o ps-moderno (ou, se preferirem, do Fordismo para o Ps-fordismo). Esta genealogia constituda pelas lutas da classe trabalhadora que dissolveram as formas de disciplina social da "modernidade". b) A tendncia para o General Intellect. Esta tendncia, constitutiva da multido, em direo a modos de expresso produtiva cada vez mais imateriais e intelectuais, deseja se configurar como a reinscrio absoluta do General Intellect no trabalho vivo. c) A liberdade e a alegria (mas tambm a crise e a saturao) desta transio inovadora, que abarca em si tanto continuidade quanto descontinuidade, ou, em outras palavras, algo assim como sstoles e distoles da recomposio das singularidades. Este monstro revolucionrio chamado multido Faz-se necessrio insistir um pouco sobre a diferena entre os conceitos de multido e povo. A multido no pode ser apreendida ou explicada em termos contratualistas (por contratualismo entendo menos uma experincia emprica do que a filosofia transcendental da qual tributria). Em um sentido mais geral, a multido desafia qualquer representao por se tratar de uma multiplicidade incomensurvel. O povo sempre representado como unidade, ao passo que a multido no representvel, ela apresenta sua face monstruosa vis--vis os racionalismos teleolgicos e transcendentais da modernidade. Ao contrrio do conceito de povo, o conceito de multido de uma multiplicidade singular, um universal concreto. O povo constitui um corpo social; a multido no, porque a multido a carne da vida. Se por um lado opusermos multido a povo, devemos tambm contrast-la com as massas e a plebe. Massas e plebe so palavras que

18

PARA UMA DEFINIO ONTOLGICA DA MULTIDO

tm sido freqentemente empregadas para nomear uma fora social irracional e passiva, violenta e perigosa que, justamente por isto, facilmente manipulvel. Ao contrrio, a multido constitui um ator social ativo, uma multiplicidade que age. Diferentemente de povo, a multido no uma unidade mas, em contraste com as massas e a plebe, podemos v-la como algo organizado. Trata-se, na verdade, de um ator ativo da auto-organizao. Uma das grandes vantagens do conceito de multido assim o de neutralizar o conjunto de argumentos modernos assentados sobre a premissa do "temor s massas" ou sobre a "tirania da maioria", argumentos freqentemente utilizados como uma forma de chantagem para nos forar a aceitar (e at mesmo reclamar) nossa prpria servido. Do ponto de vista do poder, o que fazer da multido? Efetivamente, no tem nada que o poder possa realmente fazer dela, j que as categorias que interessam ao poder - a unidade do sujeito (povo), a forma de sua composio (contrato entre os indivduos) e o regime de governo (monarquia, aristocracia e democracia, em forma isolada ou combinada) - foram postas de lado. A transformao radical dos modos de produo advinda da hegemonia da fora de trabalho imaterial e do trabalho vivo cooperativo -revoluo ontolgica, produtiva e biopoltica no sentido pleno do termo - tudo isto inverteu completamente os parmetros do "bom governo", alm de destruir a idia moderna (desde sempre acalentada pelos capitalistas) de uma comunidade que funciona para a acumulao capitalista. O conceito de multido nos conduz a um mundo inteiramente novo, fazendo-nos mergulhar em um turbilho de mudanas que se encontram em curso. No interior desta revoluo, no podemos imaginar a ns mesmos seno como monstros. No epicentro da revoluo que construiu a modernidade, Gargntua e Pantagruel despontam como gigantes emblemticos, figuras extremas da liberdade e da inveno: os gigantes rabelaisianos ultrapassam a revoluo propondo-nos a gigantesca tarefa de nos tornarmos livres. Precisamos hoje de novos gigantes e novos monstros, capazes de articular natureza e histria, trabalho e poltica, arte e inveno, e de nos mostrar o novo poder que o nascimento do General Intellect, a hegemonia do trabalho imaterial, as novas paixes abstratas e a atividade da multido proporcionam humanidade. Precisamos de um novo Rabelais ou, melhor dizendo, de muitos deles.

Antonio Negri

19

Para concluir, voltamos a assinalar que a primeira matria constitutiva da multido a carne, ou seja, a substncia da vida comum na qual corpo e mente coincidem e so indistinguveis. "A carne no matria, no esprito, no substncia" escreve Merleau-Ponty. "Para design-la, precisaramos recorrer ao velho termo 'elemento', no sentido empregado para designar o ar, a gua, a terra e o fogo, ou seja, no sentido de uma coisa genrica - uma espcie de princpio encarnado que faz emergir um estilo de vida onde s havia fragmento de vida. A carne nesse sentido um 'elemento' do Ser". Tal como a carne, a multido pura potncia, ela a fora no formada da vida, um elemento do ser. Como a carne, a multido tambm se orienta para a plenitude da vida. O monstro revolucionrio chamado multido que surge no final da modernidade busca continuamente transformar nossa carne em novas formas de vida. Podemos explicar de um outro ponto de vista esse movimento da multido, que vai da carne s novas formas de vida. um movimento interno virada ontolgica, ao mesmo tempo em que a constitui. Quero dizer com isso que a potncia da multido, vista a partir das singularidades que a compem, pode nos dar a medida da dinmica de sua riqueza, de sua densidade e de sua liberdade. Alm de ser, globalmente, produo de mercadorias e reproduo da sociedade, a produo de singularidades igualmente a produo singular de uma nova subjetividade. E torna-se, com efeito, bastante difcil hoje em dia, dentro do modo de produo imaterial que caracteriza nossa poca, distinguir produo de mercadorias da reproduo social de subjetividades, porque no podem existir novas mercadorias sem novas necessidades, nem reproduo de vida sem o desejo singular. Convm insistir aqui sobre a potncia global do processo: na verdade, a potncia desliza entre globalidade e singularidades, seguindo um ritmo s vezes sincrnico, feito de conexes mais ou menos intensas (rizomticas, como tm sido chamadas), s vezes diacrnico, feito de sstoles e distoles, de evoluo e crises, de concentrao e dissipao do fluxo. Em outras palavras, a produo de subjetividade, a produo que o sujeito faz de si mesmo , simultaneamente, produo da consistncia da multido - j que a multido um conjunto de singularidades. Evidentemente algum poderia insinuar que a mul-

20

PARA UMA DEFINIO ONTOLGICA DA MULTIDO

tido (essencialmente) um conceito insustentvel, puramente metafrico, j que s se pode conferir unidade multiplicidade atravs de um procedimento transcendente mais ou menos dialtico (como a filosofia tem feito, de Plato a Hegel, passando por Hobbes): ainda mais se a multido (multiplicidade que se recusa a ser representada na Aufhebung dialtica) pretende igualmente ser singular e subjetiva. Mas esta crtica no se sustenta: a Aufhebung dialtica ineficaz aqui porque para a multido a unidade no mltiplo constitui a prpria vida, e a vida dificilmente pode ser subsumida pela dialtica. Alm disso, o dispositivo de produo de subjetividade que encontra na multido sua figura comum, se apresenta como prtica coletiva, como uma atividade constantemente renovada de constituio do ser. O nome da "multido" , a um s tempo, sujeito e produto da prtica coletiva. E a multido o nome de uma multido de corpos As origens do discurso sobre a multido encontram-se presentes na interpretao subversiva do pensamento de Spinoza. Nunca ser demais insistir na importncia do pressuposto spinozista.Como temtica inteiramente spinozista temos, antes de qualquer outra, a do corpo, em particular o corpo poderoso. "No sabeis o quanto pode um corpo". E a multido o nome de uma multido de corpos. J tratamos desta determinao quando insistimos na idia de "multido como potncia". O corpo , portanto, primordial, tanto em termos de genealogia quanto em termos de tendncia, tanto nas fases como no resultado final do processo de constituio da multido. Mas isto s no basta. Ser necessrio reconsiderar toda a discusso feita at aqui desde o ponto de vista do corpo; ou seja, retornar aos pontos 1, 2 e 3 da seo anterior e complet-los a partir desta nova perspectiva. 1. L onde o nome da multido definido em contraste ao conceito de povo, onde se assinala que a multido um conjunto de singularidades, h que renomear a multido na perspectiva do corpo, ou seja, clarificar o dispositivo de uma multido de corpos. Quando prestamos ateno aos corpos percebemos que no nos defrontamos simplesmente com uma multido de corpos, mas que todo corpo uma multido. Entrecruzando-se na multido, cruzando multido

Antonio Negri

21

com multido, os corpos se mesclam, mestiam-se, hibridizam-se e se transformam; so como ondas do mar em perene movimento, em perptua transformao recproca. As metafsicas da individualidade (e/ou da pessoa) constituem uma horrvel mistificao da multido de corpos. No existe nenhuma possibilidade de um corpo estar s. No podemos sequer imaginar tal coisa. Quando se define um homem como indivduo, quando ele considerado fonte autnoma de direitos e de propriedade, ele se torna s. Mas o si mesmo no pode existir fora de uma relao com um outro. As metafsicas da individualidade, ao se confrontarem com o corpo, negam a multido que constitui o corpo para poderem negar a multido de corpos. A transcendncia a chave para toda metafsica da individualidade, da mesma forma que para toda e qualquer metafsica da soberania. Do ponto de vista do corpo, s h relao e processo. O corpo trabalho vivo, portanto expresso e cooperao, portanto construo material do mundo e da histria. 2. Ali onde se fala da multido como conceito de classe e, conseqentemente, da multido como sujeito de produo e objeto de explorao - torna-se ento possvel introduzir a dimenso corporal, pois fica evidente que na produo, nos movimentos, no trabalho e nas migraes, so os corpos que esto em jogo. Em todas as suas dimenses e em todas as suas determinaes vitais. Na produo, a atividade dos corpos sempre fora produtiva e geralmente matria prima. E por outro lado, no h discurso possvel sobre a explorao - quer trate-se da produo de mercadorias ou, principalmente, da reproduo da vida - que no se refira diretamente aos corpos. Quanto ao conceito de capital, ele deve tambm ser considerado em termos realistas, atravs da anlise dos sofrimentos que so impostos aos corpos: corpos minados pela usura, mutilados ou feridos, sempre reduzidos ao estado de matria de produo. Matria igual a mercadoria. E se no se pode pensar que os corpos so reduzidos condio de simples mercadorias na produo e reproduo da sociedade capitalista, deve-se insistir no aspecto de reapropriao de bens e satisfao dos desejos, bem como as metamorfoses e o aumento da potncia dos corpos determinados pela contnua luta contra o capital. Uma vez reconhecida a ambivalncia estrutural no seio do processo histrico de acumulao, h que se colocar o problema de sua resoluo em termos da liberao dos corpos e de um projeto de luta para alcanar este

22

PARA UMA DEFINIO ONTOLGICA DA MULTIDO

objetivo. Em outras palavras, um dispositivo materialista da multido s poder ter como ponto de partida prioritariamente o corpo e a luta contra sua explorao. 3. Uma vez que se fala da multido como o nome de uma potncia e partindo de genealogia e de tendncia, de crise e de transformao, o discurso dobra-se sobre a metamorfose dos corpos. A multido multido de corpos; expressa a potncia no somente como conjunto, mas tambm enquanto singularidade. Cada perodo da histria de desenvolvimento humano (do trabalho, do poder, das necessidades e da vontade de transformao) implica metamorfoses singulares dos corpos. O materialismo histrico envolve tambm uma lei de evoluo: mas esta lei tudo menos linear e unilateral: uma lei de descontinuidades, dos saltos das snteses inesperadas. darwiniana, no bom sentido do termo, como produto (por baixo) de uma confrontao heracliteana e de uma teleologia aleatria. Pois a origem das metamorfoses que investem a multido como conjunto e as singularidades como multido, nada mais que as lutas, os movimentos e os desejos de transformao. Poder soberano e potncia ontolgica da multido No queremos negar com isso que o poder soberano seja capaz de produzir histria e subjetividade. Mas o poder soberano um poder de dupla face: a produo do poder pode atuar sobre a relao, mas no pode suprimi-la. Melhor dizendo, o poder soberano (como relao de foras) pode encontrar-se confrontado, como problema, com um poder "externo" que se coloca como obstculo: isto na primeira vez. Na segunda vez, na prpria relao que o constitui e na necessidade de mant-la, o poder soberano encontra seu limite. Relao que se apresenta soberania primeiramente como obstculo (a onde a soberania atua na relao) e depois como limite (l onde a soberania quer suprimir a relao, mas no consegue). Ao contrrio, a potncia da multido (de singularidades que trabalham, agem e, s vezes, desobedecem) pode eliminar a relao de soberania. Temos aqui duas afirmaes ("a produo do poder soberano remove o obstculo, mas no pode eliminar o limite que se constitui atravs da relao de soberania"; "o poder da multido pode, ao contrrio, eliminar a relao de

Antonio Negri

23

soberania, pois s a produo da multido constitutiva do ser") que podem se abrir para uma ontologia da multido. Uma ontologia que comear a ficar exposta medida que a constituio de ser atribuda produo da multido puder ser determinada em termos prticos. Parece-nos ento possvel, do ponto de vista terico, empregar o axioma da potncia ontolgica da multido em pelo menos trs terrenos. O primeiro o das teorias do trabalho, onde a relao de comando (no plano da imanncia) pode ser mostrada como uma relao inconsistente: o trabalho imaterial, intelectual, em suma o saber, no necessita nenhum comando para se tornar cooperao e para ter, a partir da, efeitos universais. Ao contrrio: o saber est sempre excedente em relao aos valores (de mercado) nos quais se busca aprision-lo. Em segundo lugar, a demonstrao poder ser efetuada diretamente sobre o terreno ontolgico, sobre a experincia do comum (que no requer nem comando nem explorao), que se coloca como a base e como pressuposto da expresso humana produtiva e/ou reprodutiva. A linguagem a forma principal de constituio do comum; e quando o trabalho vivo e a linguagem se cruzam e se definem como mquina ontolgica, ento que a experincia fundante do comum se verifica. Em terceiro lugar, a potncia da multido poder ser tambm aplicada sobre o terreno da poltica da ps-modernidade, quando demonstramos que no h condio necessria de existncia e reproduo de uma sociedade livre sem a difuso do saber e a emergncia do comum. A liberdade, com efeito - expresso de libertao do comando - s materialmente dada pelo desenvolvimento da multido e por sua auto-constituio como corpo social de singularidades. Respondendo a algumas crticas Aqui gostaria de rebater algumas crticas que tm sido levantadas contra a concepo de multido, com o objetivo de avanar um pouco mais na construo do conceito. Um primeiro conjunto de crticas relaciona-se interpretao de Foucault e ao uso que se faz desta interpretao na definio de multido. Esses crticos insistem na homologia inadequada que teria sido estabelecida entre o conceito

24

PARA UMA DEFINIO ONTOLGICA DA MULTIDO

clssico de povo e o conceito de multido. Tal homologia - insistem - no somente ideologicamente perigosa (ela "achata" a ps-modernidade sobre a modernidade, como fazem, por exemplo, os defensores da Spt-modernitat, que pensam a nossa poca como decadncia da modernidade), mas perigosa tambm do ponto de vista metafsico, porque coloca a multido em oposio dialtica ao poder. Estou inteiramente de acordo no primeiro ponto: nossa poca no a poca de uma "modernidade tardia" - ela , sobretudo, "ps-moderna", no sentido de uma ruptura epocal que se efetivou. Entretanto, discordo da segunda observao porque, no vejo como, referindo-se a Foucault, poderamos pensar que sua noo de poder exclui o antagonismo. Seu caminho jamais foi circular; nunca na anlise foucaultiana as determinaes do poder foram aprisionadas num jogo de neutralizao. No verdade que as relaes entre micro-poderes se desenvolvam em todos os nveis da sociedade sem uma ruptura institucional entre dominantes e dominados. Encontramos sempre em Foucault determinaes materiais, significaes concretas: no h nele um desenvolvimento que conduza tranqilamente a um belo equilbrio, no existe portanto um esquema idealista de desenvolvimento histrico. Se verdade que cada conceito encontra-se bem fixado em uma arqueologia especfica, ele sobretudo aberto a uma genealogia da qual no conhecemos o futuro. A produo de subjetividade, em particular, apesar de produzida e determinada pelo poder, promove sempre a abertura de resistncias pela via de dispositivos irresistveis. As lutas determinam verdadeiramente o ser, elas o constituem - e elas so sempre abertas: somente o biopoder visa a sua totalizao. A teoria foucaultiana apresenta-se na realidade como a anlise de um sistema regional de instituies de lutas, de enfrentamentos e confrontos; e essas lutas antagonsticas abrem-se a horizontes unilaterais. Isto vale tanto para a superfcie das relaes de fora quanto para uma ontologia do si mesmo. No se trata, portanto, de retornar a uma oposio (sobre a forma de pura exterioridade) entre o poder e a multido; trata-se sobretudo de permitir multido, atravs das redes desmesuradas que a constituem e das infinitas determinaes estratgicas que ela produz, libertar-se do poder. Foucault nega a totalizao do poder, mas no recusa a possibilidade de os sujeitos insubordinados multiplicarem infinitamente os "focos de luta" e de produo do ser. Foucault um pensador revolu-

Antonio Negri

25

cionrio; torna-se absolutamente impossvel neste caso reduzir seu sistema a uma mecnica hobbesiana e/ou sistmica de relaes de equivalncia. Um segundo grupo de crticas diz respeito ao conceito de multido enquanto potncia e poder constituinte. Com a concepo de multido como potncia teramos visado manter a idia vitalista do processo constituinte. De acordo com esta crtica, a multido como potncia constituinte no se pode contrapor ao conceito de povo como figura do poder constitudo: tal oposio transformaria a multido em algo frgil e no consistente, torn-la-ia virtual ao invs de real. Os crticos que adotam este ponto de vista sustentam que a multido - uma vez desligada do conceito de povo e identificada como pura potncia corre o risco de se ver reduzida a uma figura tica (uma das duas fontes da criatividade tica analisadas por Bergson). Ainda dentro do mesmo tema, mas adotando, por assim dizer, uma perspectiva oposta, o conceito de multido criticado por sua incapacidade de se tornar ontologicamente um "outro", por sua incapacidade de apresentar uma crtica suficiente da soberania. Nesta perspectiva, a potncia constituinte da multido seria atrada pelo seu contrrio: ela no poderia, assim, ser tomada como expresso radical de inovao do real, nem como signo emblemtico de um povo livre que est por vir. Na medida em que a multido no expressa a radicalidade de um fundamento capaz de subtra-la de qualquer relao dialtica com o poder, ela sempre correr o risco - dizem esses crticos - de ser formalmente includa na tradio poltica da modernidade. Estas duas crticas, devemos dizer, so inconsistentes. A multido, efetivamente, enquanto potncia, no uma figura homloga e oposta ao poder de exceo da soberania moderna. O poder constituinte da multido algo diferente: no apenas uma exceo poltica; tambm uma exceo histrica: o produto de uma descontinuidade temporal, de uma descontinuidade radical, uma metamorfose ontolgica. A multido se apresenta ento como uma singularidade potente que no poderia ser reduzida plana repetio bergsoniana de uma eventual funo vitalista, sempre igual a si mesma; da mesma forma que no poderia ser atrada pelo seu oposto todo poderoso: a soberania, porque a multido dissolve concretamente o conceito pelo simples fato de existir. Esta existncia da multido no busca seu fundamento fora de si mesmo, mas somente dentro de sua prpria genealogia. De fato, no h

26

PARA UMA DEFINIO ONTOLGICA DA MULTIDO

mais lugar para um fundamento puro ou nu, da mesma forma que no h um fora: isto tudo iluso. Um terceiro conjunto de crticas, de carter mais sociolgico do que filosfico, ataca o conceito de multido definindo-o como "deriva hipercrtica". Deixaremos aos adivinhos a tarefa de decifrar o significado de "hipercrtica". Quanto palavra "deriva", consistiria essencialmente na instalao da multido em um lugar de recusa, de ruptura. Mas ela seria, nesse caso, incapaz de determinar a ao, destruindo a prpria idia de ao j que, a partir de um lugar de absoluta recusa, a multido seria por definio fechada a qualquer relao e/ou mediao com outros atores sociais. A multido terminaria por representar, neste caso, um proletariado mtico ou uma (igualmente mtica) pura subjetividade atuante. Esta crtica vai obviamente na direo oposta das duas primeiras. Neste caso, igualmente, guisa de resposta, s podemos relembrar que a multido no tem nada a ver com lgicas racionais tributrias do par amigo/inimigo. A multido o nome ontolgico do pleno versus o vazio, da produo contra a sobrevivncia parasitria. A multido ignora a razo instrumental, tanto do exterior a ela mesma quanto para seu uso interno. E como um conjunto de singularidades, ela capaz de estabelecer o mximo de mediaes e solues de compromisso consigo mesma, desde que sejam mediaes emblemticas do comum (a multido operando exatamente como a linguagem).

Antonio Negri filsofo.

You might also like