You are on page 1of 21

APOIO PRTICA PEDAGGICA

TEXTOS EPISTOLARES
CICLOS DE APRENDIZAGEM I e II / EJA

Prefeito da Cidade de Salvador JOO HENRIQUE DE BARRADAS CARNEIRO Secretrio Municipal da Educao e Cultura NEY CAMPELLO Coordenadora de Ensino e Apoio Pedaggico ANA SUELI PINHO

Equipe Tcnica da Edio Original (1996) Coordenao da Elaborao dos Cadernos Kadja Cristina Grimaldi Guedes Consultoria Maria Esther Pacheco Soub Sistematizao Antnia Maria de Souza Ribeiro Maria de Lourdes Nova Barboza Elizabete Regina da Silva Monteiro Edio Atualizada (2007) Maria Clara Luz Vasconcelos Coordenao da reedio dos Cadernos Maria de Lourdes Nova Barboza

A reedio deste caderno atende aos objetivos da SMEC em dar suporte didtico/pedaggico s atividades de sala de aula.

Esta publicao destina-se exclusivamente para uso pedaggico nas escolas Municipais de Salvador, sendo vedada a sua comercializao. A reproduo total ou parcial dever ser autorizada pela Secretaria Municipal da Educao e Cultura de Salvador.

APRESENTAO

com muita satisfao que a Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedaggico - CENAP apresenta aos professores do Sistema Municipal de Ensino, a reedio dos Cadernos de Apoio Prtica Pedaggica. Nascidos em 1996, de um trabalho de vanguarda que conectava a teoria prtica da sala de aula das escolas municipais, tais cadernos procuravam ser e certamente ainda so um instrumento estratgico da nossa luta diria para aumentar os ndices de desempenho acadmico dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Salvador. Os Cadernos de Apoio Prtica Pedaggica apresentam vrios blocos de sugestes com diferentes gneros textuais e algumas atividades voltadas para aquisio da base alfabtica e ortogrfica dos alunos, subsidiando os professores no seu saber-fazer pedaggico. Acreditamos que quanto mais investirmos na formao continuada, na prtica reflexiva, na pesquisa de solues originais, mais ser possvel uma progressiva redefinio do nosso ofcio de professor, no sentido de uma maior profissionalizao. Atualizamos e publicamos esses cadernos, apostando no potencial criativo dos professores, tendo em vista o bem comum de todas as crianas, jovens e adultos que freqentam as escolas municipais de Salvador. Sucesso professor, o que lhe desejamos!

Ana Sueli Pinho Coordenadora da CENAP

Venho por essas mal traadas linhas...


Assim comearam (e ainda comeam) muitas e muitas cartas, levando, dentro do pequeno envelope, saudades, desentendimentos, esperanas. O mundo girava devagar: as cartas iam e vinham encurtando distncias.

Hoje o mundo mudou. A velocidade do tempo est cada vez mais curta, a sofisticada rede dos meios de comunicao e transportes vai mudando o homem e seus antigos hbitos. Quase j no se escrevem cartas. Parece que o paciente e solitrio momento da escrita ntima vai, infelizmente, perdendo lugar entre ns. Evidentemente, no estamos falando das chamadas cartas comerciais. Estas, fruto do consumismo moderno, visitamnos todos os dias para um monlogo apenas comercial.

INTRODUO:
A escolha da construo de um mdulo de Textos Epistolares foi determinada por considerar que este tipo de texto est entre os que circulam com maior freqncia no ambiente social de nossa comunidade, razo pela qual a criana deve poder interpret-los e reproduzi-los com facilidade.

O bilhete, o convite, o requerimento, a carta..., so instrumentos de comunicao da lngua escrita. Aprender a escrever esses instrumentos possibilita ao aluno a descoberta da funo social da escrita..

Diante disso, vale ressaltar que a produo da leitura e escrita de textos epistolares, permite aos alunos exercitar a interao verbal, pois propem como condio, determinar:

a quem se escreve os alunos devem, portanto, construir a noo de interlocutor, de destinatrio; por que se escreve devendo-se prever a necessidade de haver um motivo para o estabelecimento de comunicao entre sujeitos; sobre o que se escreve o assunto a ser tratado; como se escreve as escolhas discursivas - eu ou ns? Vocabulrios simples ou requintados, especficos? seus elementos constituintes, a organizao que devem ter, isto , sua silhueta.

Alm disso, a vivncia dessas atividades de linguagem, (escrever para ser lido por algum) permite que os alunos experimentem adequar sua linguagem a diversas situaes sociais de interao verbal e a diferentes interlocutores, construindo deles uma imagem. Dessas intuies (a quem me dirijo e para qu?) advm uma maior ou menor formalidade no tratamento do interlocutor e no uso que se faz da linguagem.

Portanto, um trabalho sistemtico com textos epistolares na escola, onde os alunos possam vivenciar uma situao real de comunicao, de fundamental importncia, para que usem com competncia as necessrias escritas epistolares. Esta a nossa proposta. Ela deve acontecer em todos os segmentos, obedecendo as especificidades de cada clientela.

TEXTO EPISTOLAR
O texto epistolar toda comunicao que estabelece um dilogo distncia, entre duas ou mais pessoas, por meio da linguagem escrita: cartas, ofcios, telegramas, e outros tipos. o portador de texto que possui maior variao textual. De acordo com seu carter, o texto epistolar pode ser:

Particular ou social quando se trata de assuntos pessoais ou ntimos (entre particulares ).

Oficial quando emana de rgos do servio pblico, civil, eclesistico ou militar.

Comercial quando trata de assuntos comerciais entre empresas.

Apresentam uma estrutura que se reflete claramente em sua organizao espacial, cujos componentes so os seguintes:

a) Cabealho que estabelece o lugar e o tempo da produo (data), os dados do destinatrio e a forma de tratamento utilizado para se comunicar com o destinatrio.

b) Corpo parte do texto em que se desenvolve a mensagem escrita.

c) Despedida que incluem a saudao e a assinatura, atravs da qual se revela a identidade do autor ou emissor deste texto epistolar.

O grau de familiaridade existente entre o emissor (remetente) e o destinatrio, o que orienta a escolha de estilo a adotar. Se dirigida a um amigo ou familiar, ela dever ser informal; se o destinatrio desconhecido ou ocupa um nvel superior em uma relao assimtrica (empregado em relao ao empregador), impe-se um estilo mais formal.

OBJETIVOS
Identificar os elementos constitutivos do texto epistolar. Construir a noo de destinatrio e de seu status. Apropriar-se da estrutura especfica dos textos epistolares, em estudo, com silhueta e diagramao. Interessar-se em escrever cartas,bilhetes e convites. Ser capaz de argumentar. Valorizar este tipo de portador. Utilizar os textos epistolares como meio de resolver problemas. Reconhecer os textos epistolares como importantes meios de comunicao. Empregar corretamente a pontuao e uso de maisculas. Contrastar o estilo de uma carta informal com o estilo formal de outras cartas, reconhecendo traos de oralidade e de enunciao.

CONTEDOS
Os contedos trabalhados neste Mdulo so articulados, a fim de que os alunos possam antecipar idias e obter informaes que iro auxiliar a sua aprendizagem:

Os elementos constitutivos do texto epistolar informal: carta e bilhete. Os elementos constitutivos do texto epistolar formal: ofcio, requerimento, convite e carta de solicitao.

Elementos que compem o texto epistolar: local e data, invocao, desenvolvimento do assunto, despedida e assinatura.

Mecanismos de produo de texto epistolar: conexo das partes, coeso nominal, coeso verbal.

ndices referentes ao contexto e ao modo como o produtor do texto epistolar se situa em relao a esse contexto: a interlocuo distncia, a pressuposio e recriao de uma imagem do destinatrio, a finalidade e os modos de dizer.

Os recursos lingsticos prprios do texto epistolar, a adequao da linguagem mais ou menos formal de acordo com a finalidade do texto, emprego dos tempos verbais, os tipos de frases, os organizadores textuais.

Produo de leitura e escrita de textos epistolares formais e informais.

ORIENTAES DIDTICAS
Solicitao de que os alunos procurem, em casa, cartas diversas e levem-nas para a escola para leitura, anlise e discusso. Confronto das cartas com outros textos prximos, buscando as semelhanas e as diferenas. Mistura das partes de uma carta ou bilhete para que os alunos identifiquem o que est inadequado, estruturando-a para que fique clara. Distribuio de uma carta, faltando um pedao (parte) e solicitao de que completem. Organizao dos dados de uma carta de solicitao de maneira que seja convincente.

Criao de situaes concretas de uso dos textos epistolares: - construo de um correio na escola: entre os colegas ou entre as demais classes; - escolha de um aluno para ser o carteiro de classe para, regularmente, uma vez por semana, fazer a distribuio, com toda a caracterizao necessria; - escrita de uma carta de solicitao ou comunicao para uma pessoa importante da escola ou fora dela.

Incentivo do uso da correspondncia, promovendo situaes reais de despacho das cartas, para que os alunos recebam na prpria residncia.

Apresentao de bons modelos de texto epistolar (pessoais, de informe, de convite, de opinio, de solicitao, de agradecimento, de apresentao) para leitura, anlise e discusso dos elementos e marcas lingsticas prprias deste tipo de texto.

Reescritas coletivas, em duplas e individuais. Construo com os alunos de uma ficha-guia com os elementos importantes que no deve ser esquecido quando da reescrita ou produo do tipo de texto em estudo.

Promoo, entre os alunos, da troca de suas reescritas, para que tomem conhecimento dos escritos dos outros, anotando as observaes de acordo com a ficha-guia.

Realizao de jogos de papis, para trabalhar o vocabulrio da demanda, ou seja, as diversas formas do uso da linguagem, dependendo a quem est se dirigindo: ao porteiro, ao diretor, sua me, a um colega, etc.

Construo com os alunos de um inventrio de frmulas de polidez. Solicitao aos alunos da produo de cartas, individual e/ou em grupo, a partir de diferentes propostas, respeitando sua estrutura e elegendo o contedo mais adequado.

Realizao de estudo da carta pessoal. Confeco diferentes diagramaes a depender do tipo de carta. Comentrios escritos no texto de um aluno e solicitao de que os outros reescrevam o mesmo texto, observando estes comentrios.

CONSIDERAES PEDAGGICAS
Antes de dar incio s atividades propostas, converse com os alunos sobre o que faro. A conversa inicial tem como objetivo contextualizar o que ser lido, a fim de que os alunos possam antecipar idias e obter informaes que auxiliaro a sua compreenso. Nesse momento, o papel do professor organizar as idias levantadas por eles, alm de transmitir novas informaes e sistematizar os conhecimentos que eles forem demonstrando. Bilhetes e cartas, assim como, os demais textos epistolares devem ser feitos para algum e enviado. No se escreve estes textos para ficar no caderno. As atividades de reescrita de texto permitem que os alunos (re) leiam o texto, buscando melhor-lo. Isto s possvel quando os alunos participam de situaes em grupo, duplas, sob a orientao do professor, a fim de refletir sobre a organizao das idias, os procedimentos de coeso utilizados, a ortografia, a pontuao, etc. O professor deve recomendar aos seus alunos que antes de iniciar a escrita de qualquer tipo de carta dever proceder da seguinte maneira: - pensar antes de escrever criar mentalmente o esboo da carta. - organizar o assunto escrevendo um de cada vez, a fim de no tumultuar as idias e o texto no ficar com a compreenso comprometida. - evitar rasuras e emendas (limpeza) o melhor passar o texto a limpo, criando a oportunidade para reler o texto. - manter simplicidade: deve-se ser claro e objetivo, no usando termos rebuscados ou em desuso. - ser conciso: o assunto dever ser abordado diretamente, objetivando a finalidade da carta. Aps a leitura de um texto epistolar, o professor dever questionar seus alunos, ajudando-os a identificar: quem o escreveu, para quem e para que. Isto importante porque os alunos aprendem que ao escrever temos, por algum motivo, a inteno de estabelecer um contato com algum que no se encontra em nossa presena para: contar, propor, perguntar, informar alguma coisa. importe que o professor determine, durante a reescrita de um texto, em qual aspecto os alunos devem se concentrar a cada vez que realizam esta

tarefa: na coerncia da apresentao do contedo, ou nos aspectos coesivos e pontuao, ou na ortografia. Isto porque, quando se foca em um s destes aspectos, por vez, possvel sistematizar os resultados do trabalho coletivo e devolv-los organizadamente aos alunos. Uma das tarefas principais do professor ao trabalhar um texto com seus alunos fazer uma anlise criteriosa do gnero em estudo, para que eles percebam os elementos que o caracteriza e se apropriem de sua estrutura. Em uma atividade de reescrita de texto em que os alunos trocam suas produes com os colegas, o professor dever anotar o tipo de comentrio que fazem: tipologia textual (ex: se so ou no convites); ao aspecto grfico-visual dos textos (distribuio na pgina, tipo e tamanho de letra, legibilidade, etc.); estrutura das frases, que remetem coeso e coerncia; aos aspectos formais da lngua, como falta de pontuao, uso de letra maiscula; ortografia e acentuao. Isto favorecer o desenvolvimento de outras atividades de produo e reescrita de textos.

MODELOS DE ALGUNS TIPOS DE TEXTOS EPISTOLARES E BREVES COMENTRIOS BILHETE


Mame, Se voc vier para casa na hora do almoo me espere chegar da escola. Eu quero falar com voc sobre minha festa de aniversrio. Um beijo carinhoso, Verinha. Verinha, Acho que sbado um grande dia, mas prefiro que a festa comece s l6 horas, pois assim, posso dar uma ajeitada na casa depois que os convidados sarem. O que voc acha? Falo com voc noite. Um beijo bem gostoso, Mame.

Analisando os bilhetes acima, observa-se: * Apesar de bastantes informais, apresentam a construo de uma silhueta: iniciam pela vocao, finalizam por uma saudao e pela assinatura.

* Apresentam marcas prprias desse tipo de texto (epistolar): o remetente/ o locutor (na assinatura, no uso de pronomes de 1 pessoa) e do destinatrio/ o interlocutor (no vocativo, no uso de pronomes de 2 pessoa). * A ausncia de data e local no compromete a compreenso do texto, pois est implcito que os interlocutores participam do mesmo espao e situao. * A imagem que se tem dos interlocutores revelada pelo uso de uma linguagem informal, demonstrando o tipo de relacionamento existente entre eles. * H pontos de concordncia e discordncia entre os interlocutores. Concordncia no que se refere ao ms, dia do ms e da semana para a festa de aniversrio e discordncia em relao ao horrio, observada na frase mas prefiro que a festa comece s 16 horas, constante no segundo bilhete. Neste, o tom amistoso e sem imposio do remetente (...pois assim posso dar uma ajeitada na casa e O que voc acha?) mostra o aspecto conciliador e respeitoso de uma convivncia mtua.

CONVITE
Mariana , Se voc quer se divertir pra valer, no falte a essa festa! Sbado , dia 7 de junho , s 16 horas, vou comemorar o meu aniversrio e gostaria que todos os meus amigos estivessem comigo nesse dia. Conto com a sua presena! Verinha Rua: Felicidade, n 100. Bairro/cidade: Jardim das Rosas Salvador Telefone: 3510-5000 Ao trabalhar convite, o professor dever chamar ateno dos alunos para a disposio grfico-visual do texto, a partir da observao de um modelo e informar sobre as diversas formas impressas de convites, que circulam em nossa sociedade. Se os alunos, ao fazerem a reescrita de um convite e, por acaso, no seguirem o modelo apresentado, isto no constitui um problema. O importante que em suas produes apaream: quem est convidando / quem est sendo convidado / para que est sendo convidado / onde ser a festa / o horrio que ser a festa

CARTO - POSTAL

_________________ _________________ _________________

O trabalho com carto-postal possibilita aos alunos lerem e conversarem sobre outro tipo de correspondncia, que no seja bilhetes convites e cartas, geralmente os mais utilizados em sala de aula.

A produo de um carto-postal passa pelas mesmas condies de produo de um bilhete, convite ou carta. A diferena est no fato de o carto-postal trazer uma imagem, que em funo da escolha, j determina, em parte, a imagem que o locutor tem do seu interlocutor.

importante que o professor ajude os alunos a perceberem que quem envia um carto-postal, escolhe-o de acordo com o que mais lhe chamou ateno naquele local visitado e, de certa forma, deseja que seu interlocutor tambm o aprecie.

Ao iniciar o trabalho com carto-postal o professor dever apresentar aos alunos vrios modelos j preenchidos para que os alunos levantem hipteses quanto imagem e em seguida confrontem frente e verso, buscando as informaes.

O carto-postal tem, na maioria das vezes, uma formatao padro, ou seja, no verso da imagem, o espao dividido em duas colunas: a coluna da esquerda ocupada pela mensagem do remetente e a da direita, com o endereo do destinatrio. importante que os alunos saibam como preencher esses espaos.

CARTA
a) - Pessoal / Informal:

Andr querido, No pode imaginar como estou triste. Ser que a gente precisa passar por tudo isso? Queria sair de casa de outra

Mame, No me conformo e no vou me conformar com essa viagem sem sentido.

maneira, ter me despedido com alegria e esperana. Voc no sabe o que significa para mim estar brigada com o meu filho, com meu querido. Por favor, Andr, tente compreender. Esta viagem no uma coisa contra voc nem contra ningum. No significa que eu tenha deixado de gostar de voc, da Solange, das crianas. Viajar vai me fazer bem. Tenho sade, me sinto jovem ainda. Pra que ficar em casa mofando? Com a morte de seu pai e agora com esta aposentadoria, minha vida ficou difcil, vazia. Arajo um velho amigo de muitos anos. Uma pessoa boa. Nos damos bem. Temos a mesma idade, idias parecidas sobre muitos assuntos, todo um passado para lembrar. Quando surgiu a idia da viagem fiquei feliz. Parecia at uma janela se abrindo diante de mim. Pensei comigo, por que no? Meu Deus, por que no? Quero que saiba que estou longe de casa mas o meu pensamento est a, junto de voc, Solange, da Jlia, do Beto e da Macha, estes netinhos que tanto amo. Um beijo carinhoso da Mame

Sinceramente, largar a casa, a famlia, sair por a a troco de nada, no d para entender. Acho um desperdcio, um dinheiro jogado fora. Mame, ser que voc no percebe que loucura? No tem cabimento? E se voc passar mal? E se cair e quebrar a bacia? Como vai ser? Quem vai socorrer? O Arajo? Um sujeito que vive no meio das cobras e vacas? Lamento a hora em que este elemento apareceu em sua vida. Para mim, no passa de um espertalho ou ento de um doido varrido. No quero interferir em nada.. Como voc mesma fez questo de esfregar na minha cara, dona do seu prprio nariz e faz o que bem entende. Se quiser minha opinio, a opinio do seu nico filho que tanto lhe quer, acho que devia largar este aventureiro e voltar para casa imediatamente. J pensou na vizinhana? Na Dona Otlia, no Doutor Ruy, na Dona Olguinha?O que eles vo pensar de voc passeando por a, ningum sabe onde, com esse fulaninho? Mame, peo que pense bem nas coisas, veja os prs e os contras e volte o quanto antes. Andr.

( Ricardo Azevedo, Chega de Saudade. S. Paulo, Ed. Moderna 1984)

( Ricardo Azevedo, Chega de Saudade. S. Paulo , Ed. Moderna, 1984) N

A carta pessoal informal um dilogo distncia com um receptor conhecido. O estilo deve ser espontneo, informal, deixando transparecer marcas da oralidade: frases inclusas, nas quais as reticncias habitam mltiplas interpretaes do receptor na tentativa de conclu-las; perguntas que procuram suas respostas nos destinatrios; perguntas que encerram em si suas prprias respostas (perguntas retricas); pontos de exclamao que expressam a nfase que o emissor d a determinadas expresses, tristezas, dvidas, etc.

Para cumprir a sua finalidade comunicativa, uma carta tem que apresentar alguns elementos: O EMISSOR - aquele que escreve a carta. O DESTINATRIO: aquele a quem a carta enviada. A MENSAGEM: o assunto da carta.

A carta para ser enviada necessita ser colocada em um envelope. Este envelope dever ser preenchido de acordo com as normas do Correio:

FRENTE

VERSO

Ana Maria Freitas Braga S.Q.S. 406 bloco C,ap. 601 Braslia D.F. CEP. 70255-030

Remetente: Luiz Carlos Braga. Rua Boa Esperana, 65 Salvador- Bahia CEP. 40760-040

Um dos elementos de maior importncia no preenchimento do envelope o Cdigo de Endereamento Postal (CEP). Atravs dele, o Correio separa as cartas, enviando-as aos diferentes lugares. b) Carta Comercial Salvador, 21 de janeiro de 2006 Ilm Sr. Alfredo Gomes Rua Pacincia, 52 apt 705 Centro SSA

Prezado Senhor, Informamos a V. Sa. que seu Carto Cidado ser enviado em aproximadamente 7 dias teis, a partir da data desta correspondncia. Caso no o receba no prazo previsto, entre em contato com o nosso gerente comercial. Estamos disposio para qualquer outro esclarecimento atravs da nossa Central de Atendimento ao Cliente.

Atenciosamente, Geraldo Faveres Gerente Geral A Carta Comercial a correspondncia mais freqente nas relaes comerciais. Deve ser digitada, o texto claro, conciso e objetivo. As principais caractersticas de uma carta comercial so: a) Cabealho ( nome do lugar, data, ms e ano) b) Nome e endereo do destinatrio (a quem se envia.). c) Saudao. d) Texto, que se divide em: incio do texto / exposio do assunto / fecho / assinatura. Nas cartas comerciais o uso de abreviaturas comum e apropriado ( conveno). A abreviatura a representao de uma palavra por meio de algumas de suas letras ou slabas, a fim de tornar a escrita simples.

Avenida - Av. Conta Corrente -C/C Departamento - Dept Dignssimo - DD. Doutor - Dr. Excelentssimo - Exm Fatura Fat.

Vossa Excelncia V. Excia. Vossa Senhoria - V. Sa. Remetente Remte. Ofcio - Of. Senhor Sr. Limitada Ltda. Rua R.

TIPOS DE CARTAS COMERCIAIS As Cartas Comerciais podem ser de quatro tipos:

Comunicao Pedido ou Solicitao Resposta Apresentao

Como iniciar uma carta de comunicao:

a) Tem esta finalidade de comunicar a V. Sa.ou V. Sas.que ... b) Comunicamos a V. Sa. que ... c) Temos a honra de comunicar-lhe que ... d) Temos a imensa satisfao de comunicar-lhe(s) que...

Como iniciar uma carta pedido ou solicitao:

a) A fim de nos atualizarmos, vimos solicitar a V.Sa. ... b) Considerando a carncia que a instituio est passando, solicitamos que nos seja enviado... c) O objetivo desta solicitar a V. Sa. a gentileza de enviar ...

Como iniciar uma carta resposta

a) Respondendo a sua carta de .... , devo inform- lo que ... b) Em conformidade com o seu pedido de .... c) Em resposta a sua solicitao... d) Conforme sua consulta escrita em ... ,eis as solues de ...

Como iniciar uma carta de apresentao

a) Temos a honra de apresentar-lhe... b) O portador da presente, fulano de tal... c) Apraz-me a oportunidade de apresentar-lhe... d) Apresento a V. Sa. fulano de tal, ...

O Fecho de uma Carta - ( como terminar uma carta),constitui um pargrafo, podendo ser assim:

a) Aguardo sua pronta resposta a) Na expectativa de breve notcias, aproveitamos a oportunidade para apresentar nossas congratulaes.

b) Colocando-nos disposio para qualquer informao complementar, firmamo-nos... Em seguida, assina-se abaixo de uma destas locues:

Cordialmente Atenciosamente Saudaes Cordiais Saudaes

MODELO DE CARTA DE COMUNICAO


Rio de Contas,10 de outubro de 2005.

CIA Geral de Materiais de Limpeza MARLIM Rua do Mar,41 Sobreloja Nesta Prezado Senhor Comunicamo-lhes que at ento no recebemos os produtos solicitados na data de 18/03/2005, o que nos leva, por medida de urgncia, a solicitar a V.Sa. uma rpida soluo, considerando que o pedido foi feito com o mximo de antecedncia. Confiantes da sua presteza na soluo do problema, aproveitamos o ensejo para apresentar a V. Sa. os nossos agradecimentos. Atenciosamente, Paulo Pimentel & CIA

MODELO DE CARTA DE APRESENTAO


Salvador, 21 de janeiro de 2006. Ao Sr.lvares Arroyo Rua das Mercs,42 Bairro da Paz Belo Horizonte MG

Estimado Senhor: Conforme acordo anterior, apresento-lhe Alberto da Cruz Santos, pessoa de nossa confiana, que sempre demonstrou atravs de suas aes e comportamento um perfil de conduta correto. O mesmo dever compor o quadro desta empresa. Coloco-me disposio para qualquer esclarecimento posterior, caso se faa necessrio. Cordialmente, Paulo Pimentel Gerente da LUSOBRS & CIA

MODELO DE CARTA DE SOLICITAO OU PEDIDO


Salvador, 13 de dezembro de 2004.

Sr.Marcos Cezar Caboverde Rua Camarat, 246- Arco verde Niteri RJ Caros Senhores: Solicitamos-lhe a gentileza de remeter-nos o mostrurio com as cores que predominaro no ano de 2005. Outrossim, informamos que os nossos clientes,h muito tempo, exigem as novas tonalidades, tendo em vista os lanamentos feitos por outras empresas. A fim de mantermos nossa clientela atualizada e ao mesmo tempo diante de produtos de qualidade, rogamos mais uma vez o rpido atendimento nossa solicitao. Cordialmente, Paulo Pimentel

E-MAIL
Correio eletrnico, ou e-mail, um sistema de correspondncia via internet, sendo, atualmente, uma das prticas mais corriqueiras de troca de mensagens, tornando-se um dos mais populares e importantes usos da comunicao digital.

O formato do endereo de e-mail, existente, no momento, na Internet, normalmente : voc @ nome do servidor. com. br. Para que o usurio possa ter acesso a este programa necessrio uma conta num provedor, alm do computador, onde deve se identificar.

O e-mail permite que qualquer pessoa com acesso Internet envie mensagens, tal qual uma carta comum, para qualquer pessoa ligada rede, em qualquer lugar do mundo, quase que instantaneamente. Um usurio mdio manda trs mensagens por dia. Estas mensagens no so necessariamente pessoais, mas podem ser armazenadas num arquivo de textos como: programas, comunicao de dados, etc..

O correio eletrnico tanto pode ser uma forma eficiente de comunicao como um fator de reduo de produtividade. Esse processo se inicia com o prprio provedor que envia regularmente mensagens de contedo informativo bem como de propaganda de produtos e servios. Haja tempo para ler tudo isso!

Observa-se tambm uma tendncia cada vez maior por parte dos usurios de uma linguagem escrita compactada, com caractersticas prprias e abreviaes criadas a partir da sonoridade da palavra. Como por exemplo: kd ( cad); vc ( voc);tb ( tambm); rs(risos)etc.

AVALIAO
A avaliao um ato diagnstico contnuo que serve de subsdio para uma tomada de deciso na perspectiva da construo da trajetria do desenvolvimento do educando e apoio ao educador na prxis pedaggica. Nessa perspectiva, a avaliao funciona como instrumento que possibilita ao professor ressignificar a prtica docente a partir dos

resultados alcanados com os alunos, ou seja, o resultado sempre o incio do planejamento de intervenes posteriores.

Sugerimos a utilizao do instrumento avaliativo apresentado a seguir, para acompanhamento do desempenho dos seus alunos e replanejamento de suas aes.

Avaliao Produo Textual Modalidade: Epistolar

TPICOS DE REVISO Desenvolvimento e adequao ao tema

Sim

O texto produzido corresponde ao tema proposto? Foi produzido o suficiente para o desenvolvimento das idias? O texto apresenta clareza? O texto apresenta seqncia lgica O texto caracteriza-se como uma comunicao? O texto apresenta local e data? O texto apresenta fecho ou despedida/ O texto identifica seu destinatrio? O texto est assinado? O texto respeita a padronizao entre os marcadores textuais especficos da modalidade textual?

Caractersticas do gnero

O texto foi escrito respeitando as linhas? A letra empregada legvel? O texto legvel, ainda que com borres e rasuras? O texto apresenta margem dos dois lados da pgina? H marcao adequada de pargrafo no corpo do texto?

Estrutura esttica

De uma forma geral o aluno: Escreve convencionalmente as palavras ? Apresenta separao silbica quando necessrio? Acentua adequadamente as palavras ? Emprega a pontuao que facilita a leitura e compreenso do texto? Usa letras maisculas e minsculas adequadamente? Emprega o vocabulrio de maneira adequada? Apresenta concordncia nominal? Apresenta concordncia verbal?

Estrutura Lingstica

REFERNCIAS
BRASIL. Fundoescola. Leitura e Produo de Texto Epistolar. Braslia, MEC, Solange Pereira Gomes (relatora), 1998. PORTILHO, Eponina e Maria Helena. Vamos Ler e Escrever Bem. Janeiro:Vol. 4.So Paulo: Conquista, 1999. Rio de

KAUFMAN, Ana Maria et all. Escola Leitura e Produo de Textos. Porto Alegre: Artes Mdica, 1995. JOLIBERT, Josette. Formando Criana Produtora de Textos. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1996. JOLIBERT, Josette. Formando Crianas Leitoras. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1996. SALVADOR. SMEC CENAP. Projeto TECA, MDULO I, II e III , 1996

Sites consultados: http://help.yahoo.com/help/br/mail/about/about-07.html www.computch.com.br/dvidas.php www.cultura.ufpa.br(dicas)net s / int-glo.htm

You might also like