You are on page 1of 5

CICLOS BIOGEOQUMICOS PROF.

Valdrio Alexandre - Qumica EXERCCIOS


01) (PASUSP/2009) Considere o esquema que representa parte do ciclo do carbono nos ecossistemas:

correto afirmar que o processo: a) 1 realizado por animais, tanto na presena, quanto na ausncia de luz. b) 2 realizado por animais e vegetais, apenas na presena de luz. c) 1 realizado por animais e vegetais, apenas na presena de luz. d) 2 realizado por animais e vegetais, tanto na presena quanto na ausncia de luz. e) 1 realizado por animais, apenas na presena de luz. 02) (UFES/2008) Com relao gua, CORRETO afirmar: a) A gua eliminada pelas plantas, noite, por transpirao, o que aumenta a temperatura interna do indivduo. b) A gua dos oceanos, rios e lagos evapora e, por um processo de sublimao, volta Terra para recomear um novo ciclo. c) A gua ocupa a maior poro da superfcie terrestre, porm a produtividade primria lquida do ambiente aqutico insignificante, inferior a 0,1. d) A gua, apesar de participar de diversos processos vitais para os seres vivos, pode, quando contaminada, se tornar um grande vetor de disseminao de diversas doenas, como a febre amarela. e) A gua uma das matrias-primas fundamentais da fotossntese: seus tomos de hidrognio vo formar a matria orgnica fabricada nesse processo e seus tomos de oxignio se uniro para formar o gs oxignio (O2). 03) (UFRGS/2009) Os seres vivos mantm constantes trocas de matria com o ambiente mediante processos conhecidos como ciclos biogeoqumicos. Com base nos ciclos biogeoqumicos, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmaes que se seguem. ( ) A atmosfera constitui o principal reservatrio de carbono, nitrognio, fsforo e oxignio. ( ) No ciclo da gua, a evaporao menor nos oceanos, enquanto a precipitao menor na superfcie terrestre. ( ) O nitrognio atmosfrico (N2) incorporado em molculas orgnicas atravs da absoro foliar.

( ) Todas as molculas orgnicas dos seres vivos tm tomos de carbono em sua composio, e seu retorno ao ciclo pode ocorrer atravs de processos de decomposio. A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, : a) V F b) F F c) V V d) F V e) V F VV FV FF FV V-F

04) (CEFET-RP/2004) Em agricultura, amplamente utilizado o plano de rotao de culturas, onde diferentes espcies vegetais so sucessivamente cultivadas em um mesmo terreno. Nesse processo, muitas vezes, so cultivadas as leguminosas, pois estas plantas se associam: a) Bactrias e enriquecem o solo de compostos sulfurosos. b) Bactrias e enriquecem o solo de compostos nitrogenados. c) Fungos e enriquecem o solo de compostos nitrogenados. d) Nemtodos e enriquecem o solo de compostos sforados. e) Bactrias que tornam suas razes fasciculadas, atenuando o efeito da eroso. 05) (UDESC/2009) Com afirmativas: relao aos ciclos biogeoqumicos, analise as seguintes

I. No ciclo do carbono: as cadeias de carbono formam as molculas orgnicas atravs dos seres autotrficos por meio da fotossntese, na qual o gs carbnico absorvido, fixado e transformado em matria orgnica pelos produtores. O carbono volta ao ambiente atravs do gs carbnico por meio da respirao. II. No ciclo do oxignio: o gs oxignio produzido durante a construo de molculas orgnicas pela respirao e consumido quando essas molculas so oxidadas na fotossntese. III. No ciclo da gua: a energia solar possui um papel importante, pois ela permite que a gua em estado lquido sofra evaporao. O vapor de gua, nas camadas mais altas e frias, condensa-se e forma nuvens que, posteriormente, precipitam-se na forma de chuva, e a gua dessa chuva retorna ao solo formando rios, lagos, oceanos ou ainda se infiltrando no solo e formando os lenis freticos. IV. No ciclo do nitrognio: uma das etapas a de fixao do nitrognio, na qual algumas bactrias utilizam o nitrognio atmosfrico e fazem-no reagir com oxignio para produzir nitrito, que ser transformado em amnia no processo de nitrificao. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas II e IV so verdadeiras. b) Somente as afirmativas I e II so verdadeiras. c) Somente as afirmativas I, III e IV so verdadeiras. d) Somente as afirmativas II, III e IV so verdadeiras. e) Somente as afirmativas I e III so verdadeiras.

06) (FGV/2009) Os organismos mantm constante troca de matria com o ambiente. Os elementos qumicos so retirados do ambiente pelos organismos, utilizados e novamente devolvidos ao meio, definindo os chamados ciclos biogeoqumicos. A figura representa um desses ciclos.

correto dizer que a figura representa o ciclo: a) do fsforo, e as setas A e B representam, respectivamente, o trifosfato de adenosina (ATP) e o difosfato de adenosina (ADP). b) do oxignio, e as setas A e B representam, respectivamente, a fotossntese e a respirao. c) da gua, e as setas A e B representam, respectivamente, a precipitao e a evapotranspirao. d) do nitrognio, e as setas A e B representam, respectivamente, a biofixao e a desnitrificao. e) do carbono, e as setas A e B representam, respectivamente, a fotossntese e a respirao. 07) (UFC) A grande importncia ecolgica das algas planctnicas devida ao fato de elas proporcionarem: a) o equilbrio da temperatura dos oceanos. b) a produo de oxignio na Terra. c) a ciclagem do nitrognio nos oceanos. d) o equilbrio da salinidade dos oceanos. e) o equilbrio da temperatura na Terra. 08) (ENEM/2003) A falta de gua doce no Planeta ser, possivelmente, um dos mais graves problemas deste sculo. Prev-se que, nos prximos vinte anos, a quantidade de gua doce disponvel para cada habitante ser drasticamente reduzida. Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da gua, alterando: a) a quantidade total, mas no a qualidade da gua disponvel no Planeta. b) a qualidade da gua e sua quantidade disponvel para o consumo das populaes. c) a qualidade da gua disponvel, apenas no subsolo terrestre. d) apenas a disponibilidade de gua superficial existente nos rios e lagos. e) o regime de chuvas, mas no a quantidade de gua disponvel no Planeta.

09) (UFJF/2010) A explorao da camada geolgica denominada Pr-sal, que abrange desde o litoral do Esprito Santo a Santa Catarina, pode colocar o Brasil entre as 10 maiores reservas de petrleo do mundo. Segundo as expectativas, o incremento das reservas representar um crescimento dos atuais 14,4 bilhes de barris de leo para algo entre 70 e 107 bilhes de barris. A explorao da camada Pr-sal est diretamente relacionada ao ciclo do carbono. Sobre esse ciclo INCORRETO afirmar que: a) a quantidade de CO2 na atmosfera atual menor do que na atmosfera primitiva do planeta. b) a quantidade de CO2 na atmosfera aumentou nos ltimos duzentos anos. c) a quantidade de carbono na forma de petrleo vem aumentando com a explorao da camada Pr-sal. d) as quantidades das diferentes formas em que podemos encontrar o carbono mudam constantemente com a queima de combustveis fsseis. e) a quantidade total de carbono no planeta Terra no mudou significativamente nos ltimos cinquenta anos. 10) (UFV/2009) O esquema refere-se a parte do ciclo biogeoqumico do nitrognio. Os nmeros (I a IV) correspondem s etapas que esto envolvidas na dinmica desse ciclo.

Assinale a alternativa que contm duas correspondncias INCORRETAS: a) Fixao (I) e nitrificao (II). b) Desnitrificao (II) e fixao (IV). c) Nitrificao (II) e nitrificao (III). d) Desnitrificao (IV) e desnitrificao (III). 11) (UFG/2007) Durante o perodo de desova dos salmes no Hemisfrio Norte, so despejados no ecossistema 80 kg de nitrognio derivados da captura desses peixes pelos ursos. Esse clculo foi realizado para uma extenso de 250 metros de rio. SCIENTIFIC AMERICAN, n. 52, 2006. Brasil. [Adaptado]. De acordo com o texto, a decomposio dos restos orgnicos do salmo um importante fator para o ciclo do nitrognio num ecossistema do Hemisfrio Norte. A ausncia das bactrias do gnero Nitrosomonas, pode provocar nesse ecossistema, a) diminuio da disponibilidade de nitrato com consequente reduo da absoro desse on pelas plantas. b) elevao de nitrito no solo e conseqente intoxicao dos microorganismos. c) aumento do processo de nitrificao com conseqente elevao da absoro de nitrito pelas plantas. d) queda de bactrias do gnero Rhizobium, diminuindo a fixao simbitica de nitrognio. e) reduo de on amnio e conseqente diminuio da sntese de clorofila.

12) (UFMG/2004) Observe esta figura:

Os ndulos formados nas razes das leguminosas resultam da colonizao por bactrias fixadoras de nitrognio. Devido presena desses ndulos nas razes, as sementes de leguminosas como a soja, por exemplo so boas armazenadoras de: a) amido. b) carboidratos. c) lipdios. d) protenas.

GABARITO: 01 - D; 02 - E; 03 - B; 04 - B; 05 - E; 06 - E; 07 - B; 08 - B; 09 - C; 10 - B; 11 - A; 12 - D

You might also like