You are on page 1of 21

22

REA DE CONHECIMENT O: CONHECIMENTO: GESTO EM PESQUISA


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com o enunciado das 70 questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio:

LNGUA PORTUGUESA Questes Pontos 1 a 10 1,0 -

LNGUA INGLESA Questes Pontos 11 a 20 0,8 -

RACIOCNIO LGICO QUANTITATIVO Questes Pontos 21 a 30 0,7 -

CONHECIMENTO ESPECFICO Questes 31 a 40 41 a 50 Pontos 1,0 1,5 Questes 51 a 60 61 a 70 Pontos 2,0 3,0

b) 1 CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas. 02 03 04 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTORESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, preferivelmente a caneta esferogrfica de tinta na cor azul ou preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de preferncia de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 -

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR . O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Concurso Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA; c) se recusar a entregar o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA quando terminar o tempo estabelecido. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivo de segurana, ao candidato somente ser permitido levar seu CADERNO DE QUESTES faltando 1 (uma) hora ou menos para o trmino das provas.

06

07 08

09 10

11 12

O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 4 (QUATRO) HORAS e 30 (TRINTA) MINUTOS , findo o qual o candidato dever, obrigatoriamente , entregar o CARTO-RESPOSTA. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br) .

JANEIRO / 2010

2
REA DE CONHECIMENTO: GESTO EM PESQUISA

LNGUA PORTUGUESA
Considere o texto a seguir para responder s questes de nos 1 a 4. Texto I TITANIC NEGREIRO O Brasil um navio negreiro em direo ao futuro. Um negreiro, com milhes de pobres excludos nos pores sem comida, educao, sade e uma elite no convs, usufruindo de elevado padro de consumo em direo a um futuro desastroso. O Brasil um Titanic negreiro: insensvel aos pores e aos icebergs. Porque nossa economia tem sido baseada na excluso social e no curto prazo. [...] Durante toda nossa histria, o convs jogou restos para os pores, na tentativa de manter uma mo de obra viva e evitar a violncia. Fizemos uma economia para poucos e uma assistncia para enganar os outros. [...] O sistema escravocrata acabou, mas continuamos nos tempos da assistncia, no lugar da abolio. A economia brasileira, ao longo de nossa histria, desde 1888 e sobretudo nas ltimas duas dcadas, em plena democracia, no comprometida com a abolio. No mximo incentiva a assistncia. Assistimos meninos de rua, mas no nos propomos a abolir a infncia abandonada; assistimos prostitutas infantis, mas nem ao menos acreditamos ser possvel abolir a prostituio de crianas; anunciamos com orgulho que diminumos o nmero de meninos trabalhando, mas no fazemos o esforo necessrio para abolir o trabalho infantil; dizemos ter 95% das crianas matriculadas, esquecendo de pedir desculpas s 5% abandonadas, tanto quanto se dizia, em 1870, que apenas 70% dos negros eram escravos. [...]Na poca da escravido, muitos eram a favor da abolio, mas diziam que no havia recursos para atender o direito adquirido do dono, comprando os escravos antes de liber-los. Outros diziam que a abolio desorganizaria o processo produtivo. Hoje dizemos o mesmo em relao aos gastos com educao, sade, alimentao do nosso povo. Os compromissos do setor pblico com direitos adquiridos no permitem atender s necessidades de recursos para educao e sade nos oramentos do setor pblico.

40

45

Uma economia da abolio tem a obrigao de zelar pela estabilidade monetria, porque a inflao pesa sobretudo nos pores do barco Brasil; no possvel tampouco aumentar a enorme carga fiscal que j pesa sobre todo o pas; nem podemos ignorar a fora dos credores. Mas uma nao com a nossa renda nacional, com o poder de arrecadao do nosso setor pblico, tem os recursos necessrios para implementar uma economia da abolio, a servio do povo, garantindo educao, sade, alimentao para todos. [...]
BUARQUE, Cristovam. O Globo. 03 abr. 03.

1
A ideia central do artigo baseia-se na viso de que preciso estabelecer uma economia da abolio, dando acesso a todos, evitando, assim, uma poltica assistencialista e excludente. Qual dos trechos do artigo transcritos a seguir NO apresenta o argumento de consistncia compatvel com essa tese? (A) Porque nossa economia tem sido baseada na excluso social e no curto prazo. (l. 6-8) (B) A economia brasileira, [...] sobretudo nas ltimas duas dcadas, em plena democracia, no comprometida com a abolio. (l. 15-18) (C) muitos eram a favor da abolio, mas diziam que no havia recursos para atender o direito adquirido do dono, comprando os escravos antes de liber-los. (l. 30-33) (D) Os compromissos do setor pblico [...] no permitem atender s necessidades de recursos para educao e sade nos oramentos do setor pblico. (l. 36-39) (E) ...uma nao com a nossa renda nacional, [...]tem os recursos necessrios para implementar uma economia da abolio, (l. 45-48)

10

15

20

25

2
O articulista parte de uma associao que explicitada pelo ttulo do texto. Tal associao, envolvendo o Titanic e o perodo histrico brasileiro escravocrata, revela uma estratgia discursiva que visa a provocar no leitor uma reao de (A) revolta. (B) descaso. (C) conscientizao. (D) complacncia. (E) acomodao.

30

35

3
REA DE CONHECIMENTO: GESTO EM PESQUISA

3
O Brasil um Titanic negreiro: insensvel aos pores e aos icebergs. (l. 5-6) A relao de sentido que os dois pontos estabelecem, ligando as duas partes, visa a introduzir uma (A) ideia de alternncia entre as duas partes da frase. (B) ideia que se ope quela dada anteriormente. (C) adio ao que foi sugerido na primeira parte da frase. (D) concluso acerca do que foi mencionado antes. (E) explicao para a viso assumida na primeira parte da frase. 4 A economia brasileira [...], em plena democracia, no comprometida com a abolio. (l. 15-18). Nos dicionrios, a palavra abolio assume o sentido de extino, de supresso. No texto, essa palavra alarga seu sentido e ganha o valor de (A) excluso. (B) legitimao. (C) regulamentao. (D) incluso. (E) abonao. Considere o texto a seguir para responder s questes de nos 5 e 6. Texto II CANDIDATOS PRESIDNCIA DA OAB/RJ ESTO VIOLANDO REGRAS DE PROPAGANDA Campanha das duas chapas causa poluio visual em vrias cidades Os dois principais candidatos presidncia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seo Rio de Janeiro, esto violando as regras de propaganda eleitoral em vigor. Ambos vm promovendo poluio visual, instalando faixas e cartazes irregularmente em vrias reas do Rio de Janeiro e em outras cidades do estado. O material pode ser visto preso em passarelas, fincado nos jardins do Aterro do Flamengo, em vrios pontos da orla martima e na esquina das Avenidas Rio Branco e Almirante Barroso, entre outros locais. [...] O prprio presidente da Comisso eleitoral da OAB/RJ disse ontem que a propaganda tem que ser mvel: Faixas e cartazes so permitidos desde que estejam sendo segurados por pessoas. Esse material no pode ser fixo disse ele [...]
O Globo. 11 nov. 09. (Adaptado)

5
Analise as afirmaes a seguir. H uma inadequao quanto concordncia nominal em relao ao termo seguradas, no ltimo pargrafo do texto.

PORQUE O termo com valor de adjetivo, posposto, quando se refere a substantivos de gneros diferentes, deve concordar ou no masculino ou com o mais prximo, portanto a concordncia adequada seria segurados. A esse respeito conclui-se que (A) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas.

6
Ambos vm promovendo poluio visual, instalando faixas e cartazes irregularmente em vrias reas do Rio de Janeiro e em outras cidades do estado. (l. 4-6). A segunda orao do perodo pode ser substituda, sem a alterao de sentido, por Ambos vm promovendo poluio visual... (A) caso instalem faixas e cartazes irregularmente em vrias reas do Rio de Janeiro e em outras cidades do estado. (B) uma vez que instalam faixas e cartazes irregularmente em vrias reas do Rio de Janeiro e em outras cidades do estado. (C) logo instalam faixas e cartazes irregularmente em vrias reas do Rio de Janeiro e em outras cidades do estado. (D) entretanto instalam faixas e cartazes irregularmente em vrias reas do Rio de Janeiro e em outras cidades do estado. (E) ainda que instalem faixas e cartazes irregularmente em vrias reas do Rio de Janeiro e em outras cidades do estado.

10

15

4
REA DE CONHECIMENTO: GESTO EM PESQUISA

Considere o texto a seguir para responder s questes de nos 7 a 9.

7
A crnica se inicia negando a tese da Teoria da Evoluo. Essa estratgia tem como objetivo (A) atrair a ateno do leitor, pois apresenta sua tese logo no comeo. (B) contrastar de maneira ldica o incio do texto e o seu final. (C) ironizar a postura do cientista britnico em suas pesquisas. (D) apresentar o argumento de outrem para contestar em seguida. (E) revelar outras tendncias sobre o assunto teoria da evoluo.

Texto III OS VENENOSOS


O veneno um furo na teoria da evoluo. De acordo com o darwinismo clssico os bichos desenvolvem, por seleo natural, as caractersticas que garantem a sua sobrevivncia. Adquirem seus mecanismos de defesa e ataque num longo processo em que o acaso tem papel importante: a arma ou o disfarce que o salva dos seus predadores ou facilita o assdio a suas presas reproduzido na sua descendncia, ou na descendncia dos que sobrevivem, e lentamente incorporado espcie. Mas a teoria darwiniana de progressivo aparelhamento das espcies para a sobrevivncia no explica o veneno. O veneno no evoluiu. O veneno esteve sempre l. Nenhum bicho venenoso pode alegar que a luta pela vida o fez assim. Que ele foi ficando venenoso com o tempo, que s descobriu que sua picada era txica por acidente, que nunca pensou etc. O veneno sugere que existe, sim, o mal-intencionado nato. O ruim desde o princpio. E o que vale para serpentes vale para o ser humano. Sem querer entrar na velha discusso sobre o valor relativo da gentica e da cultura na formao da personalidade, o fato que no d para evitar a constatao de que h pessoas venenosas, naturalmente venenosas, assim como h pessoas desafinadas. A comparao no descabida. Acredito que a mente um produto cultural, e que descontadas coisas inexplicveis como um gosto congnito por couve-flor ou pelo Bolero de Ravel, somos todos dotados de basicamente o mesmo material ceflico, pronto para ser moldado pelas nossas circunstncias. Mas ento como que ningum aprende a ser afinado? Quem desafinado no tem remdio. Nasce e est condenado a morrer desafinado. No peito de um desafinado tambm bate um corao, certo, e o desafinado no tem culpa de ser um desafio s teses psicolgicas mais simpticas. Mas . Matemtica se aprende, at alemo se aprende, mas desafinado nunca fica afinado. Como venenoso de nascena. O que explica no apenas o crime patolgico como as pequenas vilanias que nos cercam. A pura maldade inerente a tanto que se v, ouve ou l por a. O insulto gratuito, a mentira infamante, a busca da notoriedade pela ofensa aos outros. Ressentimento ou amargura so caractersticas humanas adquiridas, compreensveis, que explicam muito disto. Pura maldade, s o veneno explica.
VERISSIMO, Luis Fernando. O Globo. 24 fev. 05.

10

8
Nenhum bicho venenoso pode alegar que a luta pela vida o fez assim. Que ele foi ficando venenoso com o tempo, que s descobriu que sua picada era txica por acidente, que nunca pensou etc. (l. 14-17) No trecho acima, o cronista faz uso do termo que, repetidamente. A passagem na qual o termo que apresenta a mesma classificao gramatical daquela desempenhada no trecho destacado (A) as caractersticas que garantem a sua sobrevivncia. (l. 3-4) (B) a arma ou o disfarce que o salva dos seus predadores. (l. 6-7) (C) E o que vale para serpentes vale para o ser humano. (l. 19-20) (D) o fato que no d para evitar a constatao. (l. 22-23) (E) A pura maldade inerente a tanto que se v. (l. 41-42)

15

20

25

30

35

9
Ressentimento ou amargura so caractersticas humanas adquiridas, compreensveis, que explicam muito disto. Pura maldade, s o veneno explica. O final da crnica evidencia atitude de (A) desprezo. (B) denncia. (C) conivncia. (D) curiosidade. (E) ironia.

40

45

5
REA DE CONHECIMENTO: GESTO EM PESQUISA

10

LNGUA INGLESA
An 18-Minute Plan for Managing Your Day Yesterday started with the best of intentions. I walked into my office in the morning with a vague sense of what I wanted to accomplish. Then I sat down, turned on my computer, and checked my email. Two hours later, after fighting several fires, solving other peoples problems, and dealing with whatever happened to be thrown at me through my computer and phone, I could hardly remember what I had set out to accomplish when I first turned on my computer. Id been ambushed. And I know better. That means we start every day knowing were not going to get it all done. So how we spend our time is a key strategic decision. Thats why its a good idea to create a to do list and an ignore list. The hardest attention to focus is our own. But even with those lists, the challenge, as always, is execution. How can you stick to a plan when so many things threaten to derail it? Managing our time needs to become a ritual too. Not simply a list or a vague sense of our priorities. Thats not consistent or deliberate. It needs to be an ongoing process we follow no matter what to keep us focused on our priorities throughout the day. I think we can do it in three steps that take less than 18 minutes over an eight-hour workday. STEP 1 (5 Minutes) Before turning on your computer, sit down with a blank piece of paper and decide what will make this day highly successful. What can you realistically carry out that will further your goals and allow you to leave at the end of the day feeling like youve been productive and successful? Write those things down. Now, most importantly, take your calendar and schedule those things into time slots, placing the hardest and most important items at the beginning of the day. And by the beginning of the day I mean, if possible, before even checking your email. There is tremendous power in deciding when and where you are going to do something. If you want to get something done, decide when and where youre going to do it. Otherwise, take it off your list. STEP 2 (1 minute every hour) Set your watch, phone, or computer to ring every hour. When it rings, take a deep breath, look at your list and ask yourself if you spent your last hour productively. Then look at your calendar and deliberately recommit to how you are going to use the next hour. STEP 3 (5 minutes) Shut off your computer and review your day. What worked? Where did you focus? Where did you get distracted?

10

15

20

HENFIL. O Globo, maio 2005.

Na tira acima, observa-se um desvio no emprego da norma culta da Lngua Portuguesa. Com base no entendimento da mensagem e considerando o ltimo quadrinho, o uso de tal variao pode ser explicado pelo fato de (A) criticar o emprego excessivo de lnguas estrangeiras no Brasil. (B) abolir uma marca da oralidade na escrita. (C) ironizar a forma como os brasileiros utilizam a Lngua Portuguesa. (D) exemplificar como a lngua falada se diferencia da lngua escrita. (E) valorizar o idioma nacional por meio do status da Lngua Estrangeira.

25

30

35

40

45

50

6
REA DE CONHECIMENTO: GESTO EM PESQUISA

55

60

The power of rituals is their predictability. You do the same thing in the same way over and over again. And so the outcome of a ritual is predictable too. If you choose your focus deliberately and wisely, and consistently remind yourself of that focus, you will stay focused. Its simple. This particular ritual may not help you swim the English Channel. But it may just help you leave the office feeling productive and successful. And, at the end of the day, isnt that a higher priority?
Extracted from: http://blogs.harvardbusiness.org/bregman/2009/07/an18minute-plan-for-managing.html

15
According to STEP 3, (A) success on the job depends on predicting the right outcomes. (B) it is important to analyze if you have met your goals of the day. (C) one should never shut off the computer before the end of the day. (D) focusing on the right distractions may help us be more productive. (E) distractions are essential to help one go through the responsibilities of the day.

11
The main purpose of the text is to (A) convince the reader that no one can fight against busy schedules. (B) justify why employees never focus on their most important tasks. (C) criticize the overload of activities people have to accomplish at work. (D) explain the importance of following rituals when working from home. (E) teach office workers how to make the best use of their daily business schedule.

16
Check the option that contains a correct correspondence of meaning. (A) ...threaten... (line 18) and menace express contradictory ideas. (B) ...ongoing... (line 21) means the same as occasional. (C) ...further... (line 29) and spoil have similar meanings. (D) ...outcome... (line 54) and results are synonyms. (E) ...wisely, (line 55) and prudently are antonyms.

12
According to paragraph 1, the author had problems at work because he (A) had to fight for two hours against a fire in the office. (B) was asked to answer phone calls and reply to e-mails. (C) did not define his priorities before starting his working day. (D) could not remember everything he was supposed to do early in the morning. (E) decided to solve his co-workers computer problems before solving his own.

17
Check the only alternative in which the expression in bold type has the same meaning as the item given. (A) I could hardly remember what I had set out to accomplish when I first turned on my computer. (lines 7-9) intended (B) How can you stick to a plan when so many things threaten to derail it? (lines 17-18) abandon (C) to keep us focused on our priorities throughout the day. (line 22-23) distant from (D) What can you realistically carry out that will further your goals? (lines 28-29) eliminate (E) Shut off your computer and review your day. (lines 49-50) start

13
The only adequate title to refer to STEP 1 is (A) Set a Plan for the Day. (B) Refocus Your Attention. (C) Review Your Weekly Schedule . (D) Avoid Hard Decisions Early in the Day. (E) Make Good Use of Watch, Phone and Computer.

18
Otherwise in the sentence Otherwise, take it off your list. (lines 41-42) can be substituted, without changing the meaning of the sentence, by (A) Unless. (B) Or else. (C) Despite. (D) However. (E) Therefore.

14
The only advice that is in line with STEP 2 is (A) Plan deliberate actions to redo the finished tasks. (B) Focus your attention on a different important activity every day. (C) Manage your day hour by hour. Dont let the hours manage you. (D) Teach yourself to breathe deeply to be more productive tomorrow. (E) If your entire list does not fit into your calendar, reprioritize your phone calls.

19
In But it may just help you leave the office feeling productive and successful. (lines 59-60) may just help could be correctly replaced, by (A) can only aid. (B) will probably help. (C) should never help. (D) might never assist. (E) couldnt simply support.

7
REA DE CONHECIMENTO: GESTO EM PESQUISA

20
Which option correctly indicates the referent of that in ...isnt that a higher priority? (line 61)? (A) leave the office. (B) keep things simple. (C) get to the end of the day. (D) swim the English Channel. (E) feel productive and successful.

24
Considerando-se verdadeira a proposio composta Se x par, ento y positivo, conclui-se que (A) se x mpar, ento y negativo. (B) se x mpar, ento y no positivo. (C) se y positivo, ento x par. (D) se y negativo, ento x par. (E) se y nulo, ento x mpar.

25

RACIOCNIO LGICO QUANTITATIVO


21
Um fabricante de leite estabelece a seguinte promoo: 3 caixas vazias do leite podem ser trocadas por uma caixa cheia desse mesmo produto. Cada caixa contm 1 litro. Comprando-se 11 caixas desse leite, a quantidade mxima, em litros, que pode ser consumida (A) 13 (B) 14 (C) 15 (D) 16 (E) 17 Leia o texto a seguir para responder s questes de nos 22 e 23. A tabela abaixo apresenta a distribuio de frequncias das idades de um grupo de crianas.
Classes (em anos) 0 2 2 4 4 6 6 8 8 10 fi 5 2 4 2 7

A tabela abaixo apresenta as quantidades e os preos unitrios de 4 produtos vendidos, em uma mercearia, durante o 1o trimestre de 2009. JANEIRO PREO QUANTIDADE Arroz 2,50 5 Feijo 3,00 4 Macarro 2,00 3 Acar 1,25 2 FEVEREIRO MARO PREO QUANTIDADE PREO QUANTIDADE 2,00 6 2,50 4 3,50 3 4,00 3 2,50 4 2,75 2 4 1,50 3 2,00

Para o conjunto dos 4 produtos apresentados, o ndice de preos de Laspeyres referente ao ms de maro, tendo como base o ms de janeiro, vale, aproximadamente, (A) 79 (B) 81 (C) 108 (D) 123 (E) 127

26
No ltimo ms, Alpio fez apenas 8 ligaes de seu telefone celular cujas duraes, em minutos, esto apresentadas no rol abaixo. 5 2 11 8 3 8 7 4

22
A mdia das idades dessas crianas, em anos, (A) 5,0 (B) 5,2 (C) 5,4 (D) 5,6 (E) 5,8

O valor aproximado do desvio padro desse conjunto de tempos, em minutos, (A) 3,1 (B) 2,8 (C) 2,5 (D) 2,2 (E) 2,0

27
Seja H a varivel aleatria que representa as alturas dos cidados de certo pas. Sabe-se que H tem distribuio normal com mdia 1,70 m e desvio padro 0,04 m. A probabilidade de que um cidado desse pas tenha mais do que 1,75 m de altura , aproximadamente, (A) 9,9% (B) 10,6% (C) 22,2% (D) 39,4% (E) 40,6%

23
A mediana da distribuio de frequncias apresentada (A) 5,5 (B) 5,6 (C) 5,7 (D) 5,8 (E) 5,9

8
REA DE CONHECIMENTO: GESTO EM PESQUISA

28
Considere a proposio composta A prova estava difcil e menos do que 20% dos candidatos foram aprovados no concurso. Sua negao (A) A prova estava difcil ou mais do que 20% dos candidatos foram aprovados no concurso. (B) A prova estava difcil e mais do que 80% dos candidatos foram reprovados no concurso. (C) A prova no estava difcil ou menos do que 20% dos candidatos foram reprovados no concurso. (D) A prova no estava difcil ou mais do que 80% dos candidatos foram reprovados no concurso. (E) A prova no estava fcil ou 20% dos candidatos foram reprovados no concurso.

29
O salrio mdio nacional dos trabalhadores de certa categoria igual a 4 salrios mnimos, com desvio padro de 0,8 salrios mnimos. Uma amostra de 25 trabalhadores dessa categoria escolhida ao acaso em um mesmo estado da Unio. O salrio mdio da amostra de salrios mnimos. Deseja-se testar com nvel de significncia igual a 10% H 0: = 4 contra H 1:
4

Considerando esses dados, analise as afirmativas. I O teste rejeitar H0 se for igual a 4,30. II O teste rejeitar H0 se for igual a 4,20. III O teste no rejeitar H0 se for igual a 3,75. Est(o) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s) (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) I e III.

O H N U C S A R

30
Trs dados comuns e honestos sero lanados. A probabilidade de que o nmero 6 seja obtido mais de uma vez (A) 5/216 (B) 6/216 (C) 15/216 (D) 16/216 (E) 91/216

Co n t i nu a

9
REA DE CONHECIMENTO: GESTO EM PESQUISA

CONHECIMENTO ESPECFICO
31
Os estudos realizados pelos filsofos das cincias do sculo XX demonstraram a evoluo da cincia e como isso revolucionou a metodologia cientfica, abrindo espao para que os cientistas refletissem criticamente sobre suas prprias tcnicas de trabalho. O aspecto que garante a cincia como criadora de conhecimentos, em seu sentido objetivo, a (A) realidade. (B) consistncia. (C) aceitao. (D) refutabilidade. (E) objetividade.

34
Grupo focal definido na literatura como um tipo especial de entrevista em grupo que tem por objetivo reunir informaes detalhadas sobre um tpico particular, a partir de um grupo de participantes selecionados. Ao se planejar um grupo focal, o passo mais importante estabelecer o(a) (A) propsito da sesso. (B) nmero de entrevistadores. (C) nmero de encontros a serem realizados. (D) local ideal para os encontros. (E) frequncia com que determinados comportamentos ocorrem.

35
Ao elaborar um plano de pesquisa qualitativa, na perspectiva fenomenolgica, o pesquisador deve privilegiar (A) a distribuio randmica dos sujeitos nos grupos. (B) a distribuio dos sujeitos no grupo. (C) a relao que se estabelece entre o pesquisador e o pesquisado. (D) as tcnicas de pesquisa, pois o campo pouco interferir em seus dados. (E) os dados estatsticos obtidos no trabalho de campo.

32
O xito de uma pesquisa depende do procedimento seguido pelo pesquisador, que delineado no planejamento. Quais so as fases do planejamento de uma pesquisa? (A) Decisria, maturao e redacional. (B) Decisria, construtiva e redacional. (C) Exploratria, coleta e publicao. (D) Exploratria, decisria e redacional. (E) Reflexo, decisria, e redacional.

36 33
A observao, como tcnica de coleta de dados para a investigao cientfica, faz uso dos sentidos para obteno de determinados fenmenos da realidade. A principal vantagem da observao a percepo direta e sem intermediao dos fenmenos investigados. A observao exploratria ou naturalstica pressupe que o pesquisador (A) defina antecipadamente todos os elementos a serem observados, que sero registrados nos instrumentos de coleta de dados. (B) discrimine antecipadamente os aspectos subjetivos da vivncia dos sujeitos para favorecer a observao in loco. (C) se inclua na situao investigada, procurando dela apreender os aspectos relevantes para o foco de sua investigao. (D) registre, continuamente, os fatos que envolvem o fenmeno observado, a partir de uma ficha contendo indicadores. (E) elabore grficos de frequncia dos fenmenos observados, visando aos relatrios para divulgao dos resultados. As pesquisas quantitativas que utilizam instrumentos estruturados so adequadas para apurar opinies e atitudes explcitas e conscientes dos entrevistados, sendo que esses devem ser representativos de um determinado universo, para que os achados possam ser generalizados e projetados para aquele universo. PORQUE As pesquisas quantitativas devem ser usadas quando se tem por objetivo a busca de percepes e o entendimento sobre a natureza geral de um universo. Analisando as afirmaes acima, conclui-se que (A) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira, e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa, e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas.

10
REA DE CONHECIMENTO: GESTO EM PESQUISA

37
Nas pesquisas qualitativas, com relao aos procedimentos, so frequentes as seguintes modalidades de investigao: (A) pesquisa participante, pesquisa experimental, survey e histria de vida. (B) pesquisa-ao, estudo de caso, levantamento e survey. (C) pesquisa participante, estudo de caso etnogrfico, pesquisa-ao e pesquisa experimental. (D) pesquisa colaborativa, pesquisa participante, pesquisa experimental e observao controlada. (E) pesquisa participante, pesquisa-ao, estudo de caso e histria de vida.

40
Questes e problemas para a pesquisa qualitativa advm de observaes no mundo real, dilemas e questes. Elas so formuladas como hipteses se-ento (se varivel independente, ento varivel dependente) derivadas da teoria.
Marschall e Rossman, 1989. (Adaptado)

A partir dessa viso, pode-se afirmar que a pesquisa qualitativa aplicada nas situaes em que a evidncia qualitativa I - substitui a simples informao estatstica relacionada a pocas atuais e/ou passadas; II - captar dados psicolgicos que so reprimidos ou no facilmente articulados como atitudes, motivos, pressupostos, quadros de referncia, etc.; III - foca, por meio da observao, indicadores do funcionamento de estruturas e organizaes complexas que so difceis de mensurar quantitativamente; IV - demanda a comprovao das variveis previamente levantadas para a investigao como condio para que o resultado seja aceito como verdadeiro; V - exige que o pesquisador defina uma problemtica de pesquisa e, a partir disso, estabelea um escopo para ser pesquisado na literatura pertinente. Aplica-se a pesquisa qualitativa APENAS nas situaes (A) I e II. (B) III e V. (C) I, II e III. (D) III, IV e V. (E) II, III, IV e V.

38
Pesquisa qualitativa basicamente aquela que busca entender um fenmeno especfico em profundidade, sendo participativa e de controle reduzido. PORQUE Os participantes da pesquisa qualitativa podem direcionar o rumo da pesquisa em suas interaes com o pesquisador. Analisando as afirmaes acima, conclui-se que (A) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira, e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa, e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas.

41
Numa pesquisa, questes relacionadas construo de amostras visando generalizao so solucionadas com a aplicao de procedimentos sistemticos, cientficos e metdicos. Nessa perspectiva, analise as afirmaes abaixo. I - Processo (probabilstico ou no probabilstico) pelo qual se obtm uma amostra de uma populao. II - Uso de tcnicas adequadas (amostra probabilstica) a fim de garantir a representatividade da populao em estudo. III - Conjunto de todos os elementos no qual cada um apresenta uma ou mais caractersticas em comum. Refere(m)-se ao termo amostragem a(s) afirmao(es) (A) I, apenas. (B) I e II, apenas (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

39
O objetivo fundamental da pesquisa participante (A) aproximar os laos de identidade e amizade entre os membros de uma determinada comunidade. (B) desenvolver habilidades e aptides sociais nos membros de uma determinada coletividade. (C) transmitir conhecimentos quantitativos e qualitativos que contribuam para o crescimento de uma determinada coletividade. (D) produzir conhecimentos sobre a realidade de uma determinada coletividade redefinindo a relao pesquisador/comunidade. (E) elaborar projetos em parceria com uma determinada coletividade visando ao desenvolvimento comunitrio.

11
REA DE CONHECIMENTO: GESTO EM PESQUISA

42
O nmero de moradores ausentes, por residncia, em uma das ruas pesquisadas para um levantamento demogrfico, teve a seguinte distribuio: Ausncia Frequncia 0 1 1 2 2 3 3 5 4 4 5 2 6 3 7 3 9 1 10 1 A informao extrada desses dados que a(o) (A) mediana do nmero de ausentes por residncia foi 2,5. (B) nmero mdio de ausentes por residncia foi 4,3. (C) nmero total de moradores ausentes foi 47. (D) nmero total de residncias com moradores ausentes foi 10. (E) nmero total de residncias pesquisadas foi 72.

43
A teoria da probabilidade permite que se calcule a chance de ocorrncia de um nmero em um experimento aleatrio. Considerando a teoria das probabilidades analise as afirmaes abaixo. I - Experimentos mutuamente excludentes so aqueles cujos elementos integrantes apresentam caractersticas nicas e os resultados possveis no sero previsveis. II - Experimento aleatrio aquele cujo resultado imprevisvel, porm pertence necessariamente a um conjunto de resultados possveis denominado espao amostral. III - Qualquer subconjunto do espao amostral denominado evento, sendo que, se esse subconjunto possuir apenas um elemento, o denominamos evento elementar. (So) correta(s) a(s) afirmativa(s) (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

44
25,9 25 20
(%)

Mdia = 174,9 Desvio padro = 10,4 N = 27 14,9 11,1 7,4

15 10 5 0 3,7 3,7

11,1 11,1 7,4 3,7 198

Considerando as informaes estatsticas apresentadas no histograma, conclui-se que o(a) (A) nmero de unidades pesquisadas com mdias acima de 176 7,4. (B) nmero de unidades pesquisadas com mdia igual a 174,9 27. (C) nmero total de unidades pesquisadas 25. (D) percentual no intervalo (Mdia 2 DP) 84,1. (E) classe modal desta distribuio tem como limites 164-168.

158 162 166 170 174 178 182 186 190


Mdia por unidade pesquisada

45
As entrevistas so poderosas ferramentas para obteno de informaes sobre o que as pessoas sentem, pensam ou fazem. Toda entrevista deve ser preparada antecipadamente e o registro das respostas, imediato, para que no se percam. Qual a sequncia correta dos processos, quanto a suas etapas de montagem de questionrios ou roteiros de entrevistas? 1a Etapa Estrutura de ps-codificao Estrutura de ps-codificao Montagem de roteiro de entrevistas Montagem de roteiro de entrevistas Pr-teste 2a Etapa Montagem de roteiro de entrevistas Pr-teste Estrutura de ps-codificao Pr-teste Pr-teste 3a Etapa Pr-teste Estrutura de ps-codificao Montagem de roteiro de entrevistas Montagem de roteiro de entrevistas Pr-teste

(A) (B) (C) (D) (E)

12
REA DE CONHECIMENTO: GESTO EM PESQUISA

46
Relacione os conceitos probabilsticos s suas definies. Conceito I - Experimentos Aleatrios II - Espaos Amostrais III - Eventos Mutuamente Exclusivos Definio P - Eventos que no podem acontecer ao mesmo tempo; a ocorrncia de um elimina a possibilidade da ocorrncia do outro. Q - Conjuntos universo ou conjuntos de resultados possveis de um experimento aleatrio. R - Eventos cujos elementos participantes no possuem pontos em comum. S - Fenmenos que, mesmo repetidos vrias vezes sob condies semelhantes, apresentam resultados imprevisveis.

Esto corretas as associaes (A) I S ; II Q e III P. (B) I S ; II P e III Q. (C) I P ; II Q e III S. (D) I R ; II P e III Q. (E) I Q ; II P e III R.

47
Existem trs tipos de entrevistas: estruturada, semiestruturada e no estruturada. A entrevista no estruturada aquela (A) direcionada por um roteiro previamente elaborado, composto geralmente por questes fechadas. (B) direcionada por um roteiro previamente elaborado, composto geralmente por questes abertas e fechadas. (C) direcionada por um roteiro previamente elaborado, composto geralmente por questes abertas. (D) que contm perguntas fechadas, semelhantes a formulrios, sem apresentar flexibilidade. (E) que oferece ampla liberdade na formulao de perguntas e na interveno da fala do entrevistado.

48
A entrevista uma tcnica de pesquisa que visa a obter informaes de interesse a uma investigao, em que o pesquisador formula perguntas orientadas com um objetivo definido, frente a frente com o respondente e dentro de uma interao social. A entrevista estruturada uma tcnica que se caracteriza fundamentalmente por ser realizada (A) em ambiente predeterminado e em situao estruturada. (B) como procedimento principal na rea de recursos humanos. (C) pelo respondente em situao informal. (D) apenas em levantamentos cujo o resultado exige informaes estruturadas. (E) em ambiente onde o entrevistado possa responder s perguntas por escrito.

49
Experimentos aleatrios so considerados como fenmenos produzidos pelo homem, como, por exemplo, a determinao da vida til de um componente eletrnico, o lanamento de um dado, o lanamento de uma moeda honesta e a retirada de uma carta de um baralho completo de 52 cartas. Sobre experimentos aleatrios, considere as proposies a seguir. I II III IV Cada experimento poder ser repetido indefinidamente sob as mesmas condies. No se conhece um particular valor do experimento a priori, porm pode-se descrever todos os possveis resultados. Para a explicao desses fenmenos aleatrios adota-se um modelo matemtico probabilstico. Quando o experimento for repetido um grande nmero de vezes surgir uma regularidade.

So corretas as proposies (A) I e II, apenas. (B) III e IV, apenas. (C) I, II e III, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

13
REA DE CONHECIMENTO: GESTO EM PESQUISA

50
Varivel Sexo Masculino Feminino Idade 60 50 59 40 49 30 39 20 29 Escolaridade * (anos) 12 9 11 58 04 Renda familiar ** (salrios mnimos) 6,1 3,1 6,0 1,1 3,0 1,0 Condio socioeconmica ** A e B (mais rico) C D e E (mais pobre) Total (N)
* Dois valores ignorados ** 21 valores ignorados
Revista da Sade Pblica, vol. 42, 2008.

Autoclassificao (%) Branca Parda Preta 43,7 56,3 19,9 16,4 21,5 18,9 23,3 19,1 27,4 31,1 22,4 27,5 27,8 34,6 10,1 35,0 42,2 22,8 2.559 41,8 58,2 19,2 18,8 21,2 24,0 16,8 8,2 22,6 33,7 35,6 22,0 19,0 45,8 13,2 21,0 42,4 36,6 208 46,8 53,2 13,3 16,3 17,5 21,9 31,0 4,7 20,5 38,3 36,5 10,7 25,6 42,9 20,8 13,4 37,2 49,4 338

A partir da anlise dos dados apresentados na tabela acima, da pesquisa sobre diferenas socioeconmicas entre autoclassificao e heteroclassificao de cor/raa e crescimento (A) o percentual de pardos e pretos na faixa etria 60 inferior ao percentual de brancos nessa mesma faixa. (B) o percentual de indivduos na faixa de 5 - 8 anos de escolaridade est entre brancos. (C) os pretos tm maior percentual de renda familiar na faixa de 1,1 a 3,0 salrios mnimos. (D) os brancos superam em 6% os pardos e negros na condio socioeconmica A e B. (E) pardos foram mais frequentes na faixa etria 40 anos.

51
Os resultados do censo demogrfico no Brasil servem, entre outros objetivos, para a definio de (A) polticas pblicas em mbito federal, estadual e municipal e para a tomada de dcises de investimento, sejam provenientes da iniciativa privada ou de qualquer nvel de governo. (B) polticas pblicas em mbito federal para a tomada de decises de investimento no setor pblico. (C) polticas pblicas para cotas considerando os resultados dos levantamentos relacionados a cor, gnero e condio socioeconomica. (D) diretrizes financeiras que auxiliam a realizao do oramento geral da nao e para o auxlio do planejamento de servios que beneficiem a populao, assim como a fiscalizao dos gastos pblicos, em geral. (E) aes de captao de financiamento junto ao Banco Mundial para obras de infraestrutura que resgatem a responsabilidade social.

14
REA DE CONHECIMENTO: GESTO EM PESQUISA

52
Evoluo das religies no Brasil de 1940 a 2000 Catlicos, evanglicos, outras religies e sem religio no Brasil Catlicos Ano Nos absolutos 1940 1950 1960 1970 1980 1991 2000 39.177.880 48.558.854 65.235.595 85.775.047 105.860.063 122.365.302 125.517.222 % populao/pas 95,2% 93,7% 93,1% 91,8% 89,0% 83,3% 73,8% -21,23% Evoluo % 0,0 23,9 34,3 31,5 23,4 15,6 2,6 220,4 13,0% Nos absolutos 1.074.857 1.741.430 3.077.926 4.833.106 7.885.650 13.157.094 26.452.174 Outras % Evoluo religies % populao/pas % 2,6% 3,4% 4,3% 5,2% 6,6% 9,0% 15,6% 0,0 62,0 76,7 57,0 63,2 66,8 101,0 2.361,0 1,6% 7,2% 1,9% 2,4% 2,4% 2,3% 2,5% 2,9% 3,5% Evanglicos Sem religio Nos absolutos 87.330 274.236 -----------704.924 1.953.085 6.946.077 12.492.189 % populao/pas 0,2% 0,3% -----0,8% 1,6% 4,7% 7,4% Evoluo % 0,0 214,0 214,0 214,0 177,1 255,6 79,8 14.204,6

Evoluo entre 1940 e 2000

Fonte: IBGE - Censos demogrficos (1940 - 2000). (Adaptado) Observaes: 1. Evoluo - em % sobre o crescimento em nmeros absolutos (colunas 4, 7 e 11); 2. outras religies - em % da populao do pas.

A partir da anlise da tabela acima, constata-se que o nmero de catlicos (A) aumentou 4,8% nos anos 1940 em relao s demais religies. (B) aumentou 34,3% na dcada de 1960 em relao aos evanglicos. (C) teve uma perda de 21,3% entre 1950 e 2000. (D) teve uma perda de 23,4% nos anos 1970. (E) teve uma perda de 21,3% entre 1940 e 2000.

53
As afirmaes abaixo dizem respeito Logstica. - O objetivo da Logstica fazer com que o produto correto esteja no local e na hora correta a um custo reduzido. - legtimo considerar que a logstica pura e simplesmente o ato de transportar produtos ou pessoas de um lado para outro. III - Quando o foco aumentar o grau de satisfao dos clientes, a logstica deixa de ter um enfoque meramente operacional e passa a ter um enfoque estratgico. I II Est(o) correta(s) a(s) afirmao(es) (A) II, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) I e III, apenas. (E) I, II e III.

54
O texto a seguir um fragmento do artigo cientfico publicado por Santos (2002) na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. A quantidade do material de consumo a ser utilizado, carece ser antecipadamente estipulada e estocada. Mais difcil o suprimento de energia eltrica para fazer funcionar microscpios, centrfugas, refrigeradores, etc. Por isso, no campo, mais conveniente o microscpio de luz natural e, para a conservao de material biolgico, a garrafa de nitrognio lquido, em vez de freezers e geladeiras eltricas. Esse texto diz respeito a qual aspecto de um projeto? (A) Metodologia (B) Avaliao (C) Oramento (D) Participao comunitria (E) Logstica

15
REA DE CONHECIMENTO: GESTO EM PESQUISA

55
Joo trabalha em uma Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico-OSCIP voltada para Programas sociais e educacionais. Quando h recebimento de verbas pblicas ou quando a instituio decide avaliar um programa social, realizada uma assembleia para que todos os profissionais envolvidos participem das tomadas de deciso. Esse modelo de gesto participativa se caracteriza como um modelo em que os objetivos so (A) alcanados, eliminando-se os processos de planejamento por estarem identificados com modelos centralizadores. (B) alcanados por meio de um modelo de gesto financeira que prescinde da presena de cargos de direo. (C) estabelecidos visando ao aumento de produtividade, fazendo com que cada profissional seja envolvido no projeto e, assim, se comprometa com o sucesso da empresa. (D) estabelecidos visando ao exerccio da autonomia por cada membro da instituio, segmentando iniciativas, interesses e decises. (E) estabelecidos a partir do conceito de participao, no qual a formao dos membros da instituio se processa no exerccio da autonomia, sendo compartilhada a tomada de decises.

58
O desenvolvimento de novas tecnologias tem ocorrido mais rapidamente que a formao de pessoal qualificado para atuar no mercado de trabalho. Para tentar conter essas diferenas, empresas investem cada vez mais em sistemas de treinamento a distncia. A esse respeito, analise as caractersticas abaixo. I - Administra mecanismos de comunicao mltipla que permitem enriquecer os recursos de aprendizagem e eliminar a dependncia do ensino face a face. II - Alcana nveis de custos crescentes, pois, mesmo com um aporte financeiro inicial, a atualizao da tecnologia exige permanente reviso de material instrucional. III - Estabelece a possibilidade de personalizar o processo de aprendizagem proporcionando uma sequncia acadmica que responda ao ritmo do rendimento do aluno. IV - Favorece a possibilidade de melhorar a qualidade da instruo, ao atribuir a elaborao dos materiais didticos aos melhores especialistas. So corretas as caractersticas (A) I e II. (B) I e III. (C) II e IV. (D) I, III e IV. (E) II, III e IV.

59
H o consenso de que conceber, projetar e construir um projeto empreendedor implica a realizao de inmeras tarefas de caractersticas tcnicas, administrativas e financeiras que precisam de uma efetiva coordenao de atividades para cada fase e entre elas, de modo a propiciar o resultado esperado em prazos e custos. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo. - A coordenao de projeto definida como atividade decorrente de um carter multidisciplinar, devendo ser exercida por profissional experiente, de forma imparcial e isenta. II - O coordenador o profissional que tem uma viso sistmica do processo de um projeto, com conhecimento para interpretar e questionar as solues adotadas pelos projetistas, que, em geral, so profissionais especialistas e no detm o conhecimento global. III - O lder no processo de projeto no precisa atuar como coordenador, embora seja importante que tenha seus conhecimentos e aprendizados revistos. IV - Espera-se que a coordenao de um projeto tenha habilidade para entender o que os outros esto querendo dizer, e comunicar decises e planos de ao de forma clara e objetiva. I So corretas APENAS as afirmativas (A) I e III. (B) II e IV. (C) III e IV. (D) I, II e III. (E) I, II e IV.

56
O conceito econmico de custo relevante considerando que os recursos so escassos, o de custo (A) ambiental (B) contbil (C) de oportunidade (D) histrico (E) oramentrio

57
Considere que uma varivel aleatria tem na populao uma distribuio qualquer. Em amostras aleatrias de tamanho n, a distribuio da mdia amostral tem (A) mdia e varincia iguais s da populao. (B) mesma mdia da populao e varincia (1/n) vezes a varincia populacional. (C) mesma mdia da populao, mas com a varincia n vezes maior. (D) distribuio normal com a mesma mdia e a mesma varincia da populao. (E) distribuio normal com mdia zero e varincia unitria.

16
REA DE CONHECIMENTO: GESTO EM PESQUISA

60
O lder descrito como sendo o profissional capaz de motivar e fazer com que os profissionais de uma empresa ou de um grupo trabalhem no s com a razo, mas tambm com a emoo, despertando-lhes o prazer de trabalhar. O lder a pessoa capaz de perceber as potencialidades de cada membro do grupo e de saber explor-las de forma a trazer benefcios para o projeto e, tambm, de buscar o comprometimento e o aperfeioamento individual em prol do trabalho em grupo. A esse respeito, considere os atributos a seguir. I II III IV Capacidade de compreender os problemas fundamentais aquilo que precisa ser feito. Capacidade de criar um clima de competio entre as pessoas, em proveito dos resultados de um projeto. Capacidade de ponderar as opes, tomar decises e conquistar a aceitao do grupo. Capacidade de suportar crticas, fazer sacrifcios e resistir s presses, bem como para prosseguir, apesar das adversidades.

So atributos necessrios a um lder APENAS (A) I e II. (B) II e IV.

(C) I, III e IV.

(D) II, III e IV.

(E) I, II, III e IV.

61
Atividades de autoinstruo consistem na(o) (A) troca de ideias e no alinhamento de esforos para estudar algo em comum entre alunos. (B) estabelecimento, pelo professor da comunicao com o aluno por meios virtuais. (C) modelo apresentado e desenvolvido para fornecer uma base de treinamento de novos instrutores. (D) estabelecimento dos objetivos, no planejamento e em outras estratgias pelo prprio aluno. (E) uso de ferramentas educativas que privilegiem ambientes virtuais.

62
Vrias coisas na vida so aprendidas no cotidiano, por meio de informaes fornecidas por fontes imprevisveis e de maneira no sistemtica, sem previso de feedback e/ou reforo. Nessa perspectiva, considere os exemplos de atividades instrucionais listados abaixo. I II III IV Ler um romance. Assistir a uma demonstrao em vdeo sobre cozinhar. Ouvir uma palestra sobre hbitos de alimentao. Ler um livro que ensina a desossar um frango.

A partir da anlise desses exemplos, conclui-se que (A) apenas a atividade II prev a indicao de que o aluno tenha aprendido a instruo. (B) nenhuma atividade atende ao processo instrucional completo. (C) a atividade IV fornece informaes sobre o feedback da experincia instrucional. (D) o reforo previsto na atividade III diz respeito avaliao da palestra. (E) as atividades I e IV so instrucionais, prprias de metodologia sistemtica.

63
Os materiais criados e organizados para treinamentos devem adequar-se s necessidades dos aprendizes para que possam atender, com dignidade, s exigncias do mundo atual. Nessa perspectiva, analise os aspectos que devem ser considerados na construo de materiais didticos e na produo de textos escritos para treinamentos. I II III IV V Relao de materiais didticos com os objetivos de aprendizagem. Aplicao de tticas instrucionais apropriadas. Legislao especfica e normativa. Aplicao de regras de escrita efetiva. Desenvolvimento de materiais que complementam estratgias efetivas de implementao do contedo na prtica.

Devem ser considerados os aspectos (A) I e II, apenas. (B) IV e V, apenas.

(C) II, III e IV, apenas.

(D) I, II, IV e V, apenas.

(E) I, II, III, IV e V.

17
REA DE CONHECIMENTO: GESTO EM PESQUISA

64
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os tipos de pesquisa s suas caractersticas. 1 - Pesquisa Experimental 2 - Pesquisa Ex-post-facto 3 - Pesquisa-Ao 4 - Pesquisa Participante 5 - Estudo de Caso ( ) Pesquisa de aplicao imediata que propicia a resoluo de um problema coletivo em local definido, podendo utilizar diferentes mtodos de investigao, sendo concebida e realizada em estreita associao com uma ao. ( ) Investigao emprica na qual o pesquisador manipula e controla uma ou mais variveis independentes e observa as variaes decorrentes da manipulao e do controle sobre as variveis dependentes, demandando a existncia de um grupo de controle. ( ) Tipo de pesquisa em que a comunidade participa da anlise de sua prpria realidade, com vistas a promover uma transformao social em benefcio dos participantes, sendo que o grupo investigado tem cincia da finalidade, dos objetivos da pesquisa e da identidade do pesquisador. ( ) Pesquisa realizada aps o acontecimento do fenmeno em estudo que ocorre naturalmente, sem que o investigador tenha controle sobre ele e nem sobre as variveis.

A numerao correta da coluna da direita, de cima para baixo, (A) 3 1 4 2 (B) 1 4 5 2 (C) 5 1 2 3

(D) 4 5 3 1

(E) 2 3 5 4

65
Um bom teste, como qualquer outro instrumento de medida, deve ser fidedigno e vlido. Normalmente so utilizados trs mtodos para estimar a fidedignidade de um teste: teste-reteste, formas paralelas e Mtodo das duas Metades. O Mtodo das duas Metades a correlao entre os escores do estudante em (A) duas metades de um teste (usualmente itens mpares e pares), ajustados de acordo com o uso da frmula de Spearmam Brown. (B) duas metades de um teste (usualmente pares), ajustados de acordo com o uso da frmula de Spearmam Brown. (C) duas metades de um teste (usualmente itens mpares), ajustados de acordo com o uso da frmula de Spearmam Brown. (D) uma das duas metades de um teste (usualmente itens mpares e pares), ajustados de acordo com o uso da frmula de Spearmam Brown. (E) uma das duas metades de um teste (usualmente itens mpares e pares), ajustados em duas formas paralelas.

66
Como atividade fundamental da Administrao de Recursos Humanos, os treinamentos precisam de planejamento e avaliao cuidadosos. Para a avaliao de treinamentos, alguns nveis precisam ser contemplados. Relacione os nveis apresentados com a respectiva descrio. Nvel I - Reao II - Aprendizagem III - Comportamento Descrio P - Acompanhamento do desempenho dos indivduos antes e depois do treinamento, ou se houve transferncia de aprendizagem para o trabalho efetivamente realizado. Q - Avaliao das mudanas no funcionamento da organizao em decorrncia do treinamento. R - Levantamento de atitudes e opinies dos treinandos sobre os diversos aspectos do treinamento, ou sua satisfao com o mesmo. S - Verificao dos custos do treinamento com os seus benefcios na produo ou no servio prestado pela organizao. T - Verificaes sobre a ocorrncia de diferenas entre o que os treinandos sabiam antes e depois do treinamento, ou se os seus objetivos instrucionais foram alcanados.

Esto corretas as associaes (A) I - P ; II - Q ; III - R. (B) I - Q ; II - P ; III - S. (C) I - R ; II - T ; III - P. (D) I - S ; II - R ; III - T. (E) I - T ; II - S ; III - Q.

18
REA DE CONHECIMENTO: GESTO EM PESQUISA

67
A validade a propriedade de um instrumento de medida que reflete at que ponto ele realmente mede o que pretende medir. A partir do conceito de validade, numere a 2a coluna de acordo com a 1a, associando tipos de validade e caractersticas. Tipos de validade 1 - de Constructo 2 - de Contedo 3 - Externa 4 - Interna 5 - Preditiva ( ( ( Caractersticas ) O instrumento de medida reflete os objetivos que pretende mensurar. ) O instrumento de medida produz resultados congruentes com hipteses derivadas dos postulados da teoria de que faz parte aquele constructo. ) Nvel de generalizao alcanado pelos resultados obtidos em determinada pesquisa, sintetizado na indagao quanto a quais sujeitos, ambientes e tratamentos podem os resultados do estudo ser aplicados. ) Nvel em que, pela aplicao de um teste a determinado grupo, pode-se prever seu desempenho em reas correlatas mensurada pelo teste.

A ordem correta dos nmeros da 2a coluna, de cima para baixo, (A) 2 - 1 - 4 - 5 (B) 3 - 4 - 5 - 2 (C) 2 - 1 - 3 - 5

(D) 3 - 5 - 4 - 1

(E) 1 - 3 - 2 - 4

68
Relacione os fatores de produo da esquerda com os seus elementos constitutivos. Fatores de produo I - Recursos humanos II - Capital III - Capacidade empresarial Elementos constitutivos P - gua, minerais, madeiras, peixes, solo para as fbricas e terra frtil para a agricultura. Q - Bens e servios, como mquinas, equipamentos, prdios, ferramentas e dinheiro necessrios para a produo de outros bens e servios. R - Conhecimentos e habilidades que do sustentao ao processo de produo. S - Recurso humano da economia, que assume riscos de perder seu capital ou o capital tomado emprestado ao empreender um negcio. T - Trabalhadores qualificados e no qualificados, pessoal administrativo, tcnicos, engenheiros, gerentes e administradores.

Esto corretas as associaes (A) I - P ; II - Q ; III - R. (B) I - Q ; II - P ; III - S. (C) I - R ; II - T ; III - P. (D) I - S ; II - R ; III - T. (E) I - T ; II - S ; III - Q.

69
Na Grcia antiga, economia significava a arte de bem administrar o lar, levando-se em conta a renda familiar e os gastos efetuados durante um perodo. Na atualidade, Economia possui outras acepes, como a cincia que - avalia o comportamento dos consumidores, tendo em vista os preos, a renda de que dispem e a oferta de bens e servios no mercado. II - estuda as atividades econmicas cujas operaes envolvem o emprego de moeda e a troca entre indivduos, empresas e rgos pblicos. III - estuda as relaes de causa e efeito, a fim de predizer a ocorrncia dessas relaes e influir no seu curso, em qualquer situao em que seres humanos se associam em busca de fim um comum. IV - estuda o emprego de recursos escassos, entre usos alternativos, com o fim de obter os melhores resultados, seja na produo de bens ou na prestao de servios. So acepes corretas de Economia APENAS (A) I e II. (B) II e III. (C) III e IV. (D) I, II e IV. (E) I, III e IV. I

19
REA DE CONHECIMENTO: GESTO EM PESQUISA

70
O Banco Mundial uma agncia do sistema das Naes Unidas, fundada em 1944. No momento de sua criao, sua principal misso era financiar a reconstruo dos pases devastados pela guerra. Atualmente o Banco Mundial tem tido, como uma de suas funes, a de (A) socorrer os pases-membros em momentos de crise, como a que eclodiu em 2008. (B) ofertar capitais de longo prazo especialmente para o financiamento de projetos de desenvolvimento econmico. (C) regular os fluxos comerciais entre pases desenvolvidos e emergentes, equilibrando a balana comercial. (D) ofertar linhas de crdito comercial para os pasesmembros, a fim de incrementar as relaes econmicas. (E) implementar programas de ajuste macroeconmico para pases em desenvolvimento.

20
REA DE CONHECIMENTO: GESTO EM PESQUISA

21
REA DE CONHECIMENTO: GESTO EM PESQUISA

You might also like