You are on page 1of 6

RAMOS, Melissa. Gusmo. Democracia: questes fundamentais para sua compreenso. Joo Pessoa, 2008, disponvel em HTTP://moodleplus.virtual.ufpb.br/file.php/173/AULA_1_UNIDADE I/textos_complementares.html.

Acesso em: 22 mar 2013. Raquel Alves

Por Raquel Alves Aluna do Mestrado Profissional em Organizaes Aprendentes da UFPB raquel@prh.ufrn.br O conceito de Democracia perpassa por diversos regimes polticos, representado pelas proposies mais genricas e abstratas sobre um fenmeno, estando presente como fundamental em todos os modelos de governo por meio de diversas concepes: democracia liberal, social-democracia, democracia representativa, democracia deliberativa, democracia participativa, democracia procedimental, etc. Atualmente, em um contexto de notvel globalizao, com o fim das grandes revolues e a ascenso de uma nova ordem mundial, surgem novos desafios democracia, tornando-se necessrio redefinir a trajetria conceitual de democracia e globalizao, considerando que ambas admitem distintos conceitos e concepes nas diferentes pocas e contextos. O texto Democracia: questes fundamentais para a sua compreenso, de Melissa Gusmo Ramos CCJ/UFPB, mestre em Cincias Jurdicas (Direitos Humanos), vem apresentar as questes fundamentais que envolvem a democracia, partindo de um contexto geral por meio da abordagem de conceitos e concepes sobre questes com grande importncia para a manuteno e evoluo da democracia enquanto sistema. A primeira parte do texto discorre sobre os conceitos e as concepes de democracia, que deve ser compreendida considerandose a dissonncia que se justifica pela tenso permanente entre o ideal poltico e uma realidade histrica sempre varivel que, por vezes, se distancia deste ideal. A partir dessa dissonncia, com uma distino conceitual: concepo x conceito, a autora vai delimitar esses conceitos dentro de um contexto preciso da elaborao do estudo, justificando -se pelo fato de que a razo democrtica no lgica, oriunda de uma construo etimolgica ou menos filosfica, forjada unicamente no seio das teorias das cincias sociais, mas tambm histrica, e como tal dinmica.

Em atendimento ao exposto, a autora, diante de um campo complexo no qual se insere o estudo da teoria da democracia, identifica que a simples anlise etimolgica da palavra demo, que igual a povo, e kracia, que sinnimo de governo , suscita, em momentos histricos diversos, interpretaes divergentes que podem vir a contrariar a prpria essncia da democracia. Observa-se a contraposio entre Governo do Povo e Governar para o povo, enquanto no Governo do Povo a interpretao de que a lei dever sempre expressar a vontade do povo e a viso poltica de governo pelo povo no so nada mais do que a forma tradicional de democracia liberal, outros regimes associam a ideia de democracia no sentido de Governar para o povo, conferindo a democracia como uma tentativa de justificar a existncia de regimes totalitrios que, sob um manto de aparente legitimidade, concentra o poder poltico nas mos de um lder ditador carismtico (nico capaz de consubstanciar e articular os verdadeiros interesses do povo) e exerce o controle da totalidade da vida social a partir do pretexto de estar a exercer o "governo para o povo". A justificativa do governo para o povo tambm sustentou os regimes fascistas e comunistas do sculo XX e ainda continua, de certa forma, a justificar a permanncia de regimes totalitrios falsamente assentados numa demo cracia que, de fato, no existe. Assim, perante a viso da autora de que a democracia seria mais que um conceito esttico, para alm de sua definio etimolgica ou convencional, tendo a sua representao conceitual muito mais complexa e fugaz, outros conceitos so abordados para complementar o entendimento sobre as questes fundamentais que a envolvem, perpassando por trs tradies. Na democracia clssica, por exemplo, a compreenso do conceito identifica-se com o governo do povo, caracterizando-se como forma de governo que se opunha monarquia e aristocracia. A tradio romano-medieval da soberania popular disposta sobre dois aspectos: descendente, quando o soberano distribui e delega poderes a seus sditos; e ascendente, quando estes conquistam espao crescente nas decises polticas. A soberania popular permanece subordinada aos grupos de presso isolados, aos sbios, doutores e, particularmente, aos sacerdotes, significando outra espcie de aristocracia, como tambm a teocracia. A terceira tradio, democrtica republicana moderna, contrape duas formas histricas de governo: monarquia e repblica. Predominante nos sculos XVI, XVII e XVII at a independncia dos Estados Unidos e a Revoluo Francesa. Passa-se do teocentrismo para o antropocentrismo. A teoria republicana, sobretudo atravs de Rousseau, une a soberania popular e a teoria do contrato social at se fundirem na defesa da organizao do

Estado sob o manto da Repblica, caracterizadas pela participao de todos na produo da lei e no ideal igualitrio opostos aos regimes monrquicos e despticos. Para finalizar esta primeira parte do texto, a autora aborda que, no decorrer do sculo XIX, o debate sobre a democracia desenvolveu-se por meio do confronto entre as doutrinas do liberalismo com o laissez faire e do socialismo com a economia planejada, proposta por Karl Marx. A concepo de democracia expressa pelos dois modelos diversa. Na democracia liberal h primazia do direito individual sobre o coletivo, enquanto na social-democracia h primazia do direito coletivo sobre o individual. Alm das referidas caractersticas, os anseios democrticos ainda conviveram com os imprios colonialistas, totalitarismos de direita e esquerda, holocausto e diversas formas de genocdios, com duas grandes guerras mundiais e outros conflitos existentes poca. Segundo a autora, embora haja oposio entre as ideologias, elas no se contrapunham democracia. A existncia de diferentes modelos de democracia no conduz, entretanto, a qualificar como democrticos regimes que excluam o carter essencial que permeia qualquer democracia: a participao popular. Tampouco a simples qualificao de um regime como democrtico tem o condo de conferir a este regime, em sua essncia, o status de democracia. Define ainda que o reconhecimento de modelos democrticos se centra na dicotomia entre democracia formal e substancial. A primeira indica certo nmero de meios ou comportamentos universais, que so precisamente as regras a se adotar independente da considerao dos fins. A segunda indica certo conjunto de fins, entre os quais se sobressai igualdade jurdica, social e econmica, independente dos meios utilizados para alcan-lo. Diante do contexto histrico apresentado, a autora define a democracia, segundo Norberto Bobbio (1986, p.39), como um conjunto de regras que consentem a mais ampla e segura participao da maior parte dos cidados, de forma direta ou indireta, nas decises que interessam a toda coletividade. Assim como a sua concepo , que retorna a sua operacionalizao e a sua experincia e requer a distino de trs elementos: uma realidade (o quadro da sociedade na qual se insere); um desejo (a igualdade) e um objetivo (que o povo governe). Na segunda parte do texto a autora discorre sobre a sociognese da democracia, destacando os diversos modelos construdos ao longo da histria e a proposta de novos modelos, por meio de uma abordagem sobre razes da democracia moderna, liberalismo e democracia e

socialismo e democracia. Alm desta abordagem, para que o fenmeno da democracia seja compreendido, sero consideradas as transformaes sofridas pelo Estado, pelo Direito, pela poltica, pela sociedade e pela histria. Como tambm a importncia do advento do Estado de Diretito, Estado Social ou Estado Liberal para a formulao de diferentes concepes. Partindo de uma concepo de democracia presente na sociedade contempornea ocidental, a autora perpassa pela Grcia Antiga dos sculos V e IV a. C. identificando que dela surgem os fundamentos elementares para o regime dominante do ocidente moderno, caracterizado por uma democracia direta, com traos tnues de representatividade, embora somente os cidados homens livres pudessem participar. O cenrio poltico social que se desenhou demonstrando uma aptido concentrao do poder, sobretudo com o crescimento dos governos absolutistas e despticos a partir do sculo XV - fortaleceu o debate acerca da democracia. E exatamente com o desgaste deste sistema que o desenvolvimento do pensamento democrtico se processou no seio das revolues burguesas que eclodiram nos sculos XVII e XVIII na Europa, quando, ento, o cenrio poltico-social se mostra propcio ao surgimento de uma nova forma de governo . No sculo XVIII, a discusso sobre democracia se desenvolve com a Revoluo da Inglaterra, estabelecendo-se novas bases tericas para o aperfeioamento do ideal democrtico, como a diviso do poder em Legislativo, Executivo e Judicirio. A democracia representativa reforada no sculo XVIII e XIX, com o Iluminismo e as Revolues Francesa e Americana. O Estado Absolutista Europeu comea a se revelar frgil e a burguesia corrompe a monarquia. Os grupos de presso, composto por associaes, formam a burguesia ascendente, que recebe influncias de filsofos e cientistas iluministas com ideais liberais, que surgem na trilha do desenvolvimento das estruturas do capitalismo financeiro e mercantil, no necessariamente democrtico, mas baseado na limitao do poder estatal em benefcio da liberdade individual. O liberalismo converteu-se na ideologia da burguesia em sua luta contra as estruturas que se opunham ao livre jogo das foras econmicas e participao da sociedade na direo do Estado. As ideias liberais se fortalecem no interior da esfera pblica burguesa e vo moldando os contornos da Democracia Representativa Liberal, que se caracterizava pelo binmio representatividade/Estado de Direito. O Estado de Direito Liberal se caracterizava, sobretudo, pela presena de dois elementos: a limitao do poder estatal e o respeito aos direitos fundamentais do homem (igualdade e liberdade) , igualdade jurdica ou formal.

A queda do Estado absoluto e o advento da Democracia Representativa Liberal no estabilizaram a tenso social gerada pela grande desigualdade materia l. Surge assim o socialismo para contrapor-se a corrente poltica do liberalismo e no sculo XIX a discusso sobre democracia se desenvolve no choque entre essas duas correntes. Partindo do ideal de primazia do direito coletivo sobre o individual, os socialistas impulsionariam um novo entendimento da democracia. A previdncia social surge na Alemanha para resolver um problema pensado tanto no socialismo quanto no liberalismo. Nasceu, de fato, em fins do sculo XIX, o Estado interventivo, cada vez mais envolvido no financiamento e na administrao de programas de seguro social. As primeiras formas de Welfare visavam, na realidade, a contrastar o avano do socialismo, procurando criar a dependncia do trabalhador ao Estado, mas, ao mesmo tempo, deram origem a algumas formas de poltica econmica destinadas a modificar irreversivelmente a face do Estado contemporneo. Agora, no apenas os princpios liberais e burgueses fundamentaro a possibilidade de um governo democrtico, mas, tambm, uma viso marxista e proletria que estar na base do desenvolvimento das democracias populares da Europa aps a Segunda Guerra Mundial. Desta forma no sculo XX possvel se falar em Socialdemocracia, que faz crticas a Democracia Representativa Liberal e volta a falar sobre a Democracia Direta proposta por Rousseau, e ainda opera mudanas estruturais verificadas nas sociedades capitalistas. Surge ento o Estado do Bem Estar Social como estratgia adotada pelo capitalismo para garantir a manuteno da sociedade capitalista sob a tica do capitalismo humanizado. Embora o Estado do Bem Estar Social no tenha reduzido expressivamente a desigualdade social e tenha sofrido vrias crticas, foi imprescindvel na reconciliao ps 1945 da democracia e do liberalismo sob o trao conceitual da Democracia Constitucionalista e no regaste dos Direitos da Pessoa Humana, reconstituindo a lgica histrica da compreenso do que se convencionou chamar de Estado Democrtico de Direito. Este, caracterizado pelo constitucionalismo, com o advento da constituio e garantias de direitos civis e econmicos e direitos sociais e econmicos.

Com a ps-modernidade, surge um movimento de forte crtica s concepes de cidadania, democracia e participao poltica moderna. O foco principalmente a dualidade entre Estado e Sociedade civil. As crticas se baseiam no pressuposto de que o conceito de cidadania proposto pela modernidade - de pacto poltico de excluso e incluso e, portanto, altamente seletivo e mascarado pelo discurso da igualdade for mal de participao. A partir do exposto, surgem as primeiras ideias sobre o direito reflexivo, a flexibilizao do carter

autoritrio do direito atravs da delegao do poder de acordo com os fundamentos do constitucionalismo (poder legislativo, executivo e judicirio) e desta forma apto a responder as necessidades de um mundo contemporneo em adaptar-se nova realidade do meio envolvente, quase completamente globalizado. E assim, o direito reflexivo se fundamenta na proposio essencial da democracia, sustentando que, numa concepo procedimental, de acordo com Habermas, todos tero, realmente, participao igualitria e a garantia dos direitos humanos fundamentais.

Isto posto, o texto realmente torna-se uma leitura obrigatria para todos os interessados em iniciar e fundamentar seus conceitos e concepes sobre questes com grande importncia para a manuteno e evoluo da democracia numa razo histria e tambm dinmica entre o contexto grego ao atual. A distncia que se coloca entre os referidos contextos somente corrobora com passagens que se apresentam quase sempre na histria: surgem novas possibilidades com um olhar voltado para o passado no sentido de transformar o atual, e trazendo para o mbito da democracia, que os marcos tericos importantes a redesenhe e a fortalea no contexto poltico, tornando-a verdadeiramente representativa, viabilizando maior participao popular por meio de novos espaos pblicos e de controles sociais efetivos.

You might also like