You are on page 1of 4

A seguinte resenha foi publicada originalmente em: OLIVEIRA, T.L.T. Argumentao: a ferramenta do filosofar (Resenha).

Pense: revista mineira de filosofia e cultura. N. 4. Belo Horizonte, julho 2013. Pp27-28

RESENHA: SAVIAN FILHO, Juvenal. Argumentao: a ferramenta do filosofar. So Paulo: WMF Martins Fontes, 2010. 74pp. (Filosofias: o prazer de pensar)

Um dos maiores desafios para o professor de filosofia do Ensino Mdio , sem dvida, o modo como deve apresentar sua disciplina para alunos que nunca tiveram contato com a dinmica filosfica. A maioria dos livros didticos disponveis no Brasil opta por dizer que a filosofia disciplina crtica, transformadora e indispensvel, que faz perguntas que outras reas no fazem. No entanto, ao longo do material didtico, o que o aluno (e tambm o professor) encontra so sucesses de teorias, geralmente colocadas por um critrio cronolgico. Os livros didticos, mesmo o melhor deles, sofrem das mesmas carncias do ensino de filosofia na educao superior: a falta de problematizao das teorias e ausncia de um mtodo filosfico que estruture o saber produzido e reproduzido na academia. Sem uma boa definio de filosofia e sem uma clara metodologia filosfica, as teorias e textos de filsofos podem simplesmente tornar-se para o aluno um exerccio enfadonho e sem sentido. Afinal, o aluno pode com razo se perguntar: O que estou fazendo quando estudo esse texto? ou ainda O que o professor pretende apresentando tantos nomes e teorias?. Para preencher essa lacuna do ensino, a editora WMF Martins Fontes lanou uma coleo filosfica amigvel para o leitor no especializado. Trata-se da coletnea intitulada Filosofias: o prazer de pensar. No meu objetivo tratar de toda a coleo, mas do volume 2, que trata especificamente da metodologia filosfica. O professor da UNIFESP, Juvenal Savian Filho h anos dedica-se pesquisa e ao ensino de filosofia. No seu Argumentao: a ferramenta do filosofar Savian Filho procurou condensar o bsico da lgica formal e informal necessria para a argumentao filosfica. O autor, no entanto, no se dedica s regras da lgica e nas condies formais de validade1, mas a exerccios de formalizao de argumentos, explicitao de premissas e explicao de textos filosficos.

H um volume (9) da mesma coleo dedicado especificamente lgica e o qual tambm recomendamos: RODRIGUES, Ablio. Lgica. So Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

A maior virtude do livreto seu carter prtico. O autor consegue em poucas pginas situar o leitor na importncia que a argumentao tem em vrios aspectos da vida, como na cincia e na filosofia. O filsofo aposta na realizao de exerccios para habituar o leitor (supostamente um adolescente do ensino mdio) atividade filosfica. A filosofia oferece problemas cujas respostas constituem teses elaboradas pelos pensadores. Tais teses no so gratuitas, mas sustentadas com argumentos, a nica ferramenta de que o filsofo dispe para seu propsito. por isso que a obra sobre a qual escrevemos tem importncia fundamental e se apresenta como um apoio til no ensino de filosofia na educao bsica. Logo no primeiro captulo o texto conceitua premissas e pressupostos como os pontos de partida para as concluses que defendemos. Uma vez definidos os conceitos, o autor faz anlise de dois argumentos passo a passo, pela explicitao dos pressupostos e premissas e pela investigao da relao entre premissas e concluso, dando uma noo bastante intuitiva do que seja validade de um argumento. Identificamos um pequeno problema no segundo exemplo de argumento (p.21): Sempre que chove, os peixes no mordem a isca Os peixes no esto mordendo a isca Ento, deve ter chovido recentemente O exemplo ruim porque um argumento invlido. Trata-se de uma induo. Savian Filho procura mostrar que o raciocnio uma formulao de uma hiptese, mas sem remeter possibilidade de as premissas serem verdadeiras e a concluso ser falsa ( possvel os peixes no morderem a isca sem ter chovido). Usar esse exemplo pode ser problemtico quando nas linhas anteriores ele mostrou que um argumento pode ser invlido e nada sobre a validade do exemplo acima foi mencionado, dando a ideia de tratar-se de outro argumento vlido. O segundo captulo mostra que o debate importante se situa no nvel das premissas que assumimos ou aceitamos ao iniciar uma discusso. O autor formaliza dois argumentos que geram concluses contraditrias, sobre a eutansia. Depois da formalizao, Juvenal Savian Filho mostra que s aceitamos a concluso dos argumentos vlidos quando assumimos as premissas dadas. O debate, portanto estaria na aceitao ou no das premissas e pressupostos dos quais uma pessoa parte para defender seu ponto de vista. O terceiro captulo dedica-se a exerccios prticos de formalizao e anlise de quatro argumentos, com um nvel crescente de dificuldade. O autor justifica esse exerccio como uma introduo metodologia filosfica:
Essas estratgias de montar e desmontar raciocnios refletem nossa maneira de pensar. Tambm podemos dizer que nelas resume-se a metodologia da argumentao filosfica. (...)

[D]e modo geral , a atitude filosfica consiste em analisar a estrutura das afirmaes e negaes que fazemos em nossa leitura do mundo. (pp 29-30 grifos do autor)

O captulo quatro conceitua e exemplifica cinco tipos de raciocnio: Induo, Deduo, Abduo, Analogia e Argumento de autoridade. O autor prope, mais uma vez, exerccios de identificao desses tipos de argumentao. Outro pequeno problema que percebemos a caracterizao da induo e da deduo. Trata-se de um erro recorrente em livros didticos, feito em nome da simplificao. A induo simplesmente definida como um procedimento que parte de experincias particulares para uma concluso geral. Isso pode dar a impresso de que argumentos do tipo Todos os corvos observados at hoje so pretos, logo o prximo corvo a ser observado deve ser preto no seria uma induo porque tem uma concluso particular. Mas obviamente um argumento indutivo porque est baseado na experincia passada e a verdade das premissas no garante a verdade da concluso, conferindo apenas uma probabilidade. Com relao deduo, um erro semelhante cometido: o autor define deduo como um procedimento que parte do geral para uma concluso particular. Seria mais correto dizer que um raciocnio em que impossvel ocorrer premissas verdadeiras e concluso falsa. O argumento Todo belorizontino mineiro. Todo mineiro brasileiro. Logo todo belorizontino brasileiro uma deduo com uma concluso geral. O quinto captulo provavelmente o de maior interesse para uma metodologia filosfica. Ele trata da anlise de textos da tradio da filosofia. O autor foi muito feliz na escolha dos textos que compuseram este captulo. Juvenal Savian Filho explica os passos para a compreenso de excertos de Aristteles e Descartes. O captulo segue a mesma lgica dos anteriores: exerccios comentados e outros textos para treinar. Todo o instrumental j ofertado ao leitor nos primeiros captulos agora utilizado com textos filosficos. Os trechos so separados em momentos, os argumentos formalizados e as teses tornam-se claras. O autor ainda separa um breve captulo para textos aforismticos e outro infelizmente muito breve para a escrita de ensaios filosficos. , entretanto, na concluso intitulada Dicas de viagem que o professor da UNIFESP oferece timas recomendaes bibliogrficas e de internet para quem quer aprofundar-se no estudo filosfico, desde obras de metodologia filosfica, passando por dicionrios e textos para conhecimento de histria da filosofia. Enfim, trata-se de uma obra muito til para alunos e professores de filosofia do Ensino Mdio. Os problemas aqui referidos podem ser facilmente contornados por um professor com boa formao. Argumentao: a ferramenta do filosofar um pequeno livro que faz em suas poucas pginas o que praticamente nenhum manual escolar brasileiro dedicado

filosofia faz: ensina a pensar com rigor e a ler textos de filsofos com mtodo.

You might also like