You are on page 1of 3

FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL A fenomenologia uma atitude de reflexo do fenmeno que se mostra para nos, na relao que estabelecemos com

m os outros no mundo. Toda nossa relao com o mundo no teria razo se no comeasse pela percepo, ou seja, pelos sentidos. Nos que buscamos o sentido daquilo que se mostra, cabe nos refletir. Como se mostra? O que o ser humano? Como conhece-lo? Perguntas norteadoras feitas pelo filosofo alemo Edmund Husserl (1859-1938). A fenomenologia nos estimula a uma inquietao em torno de uma questo: em nome do que voc est vivendo neste mundo? Qual a sua obra? Que legado quer deixar? A pesquisa, muitas vezes, a elaborao de elementos diversos e excessivos da teoria e da experincia, elaborao construda em torno de um fenmeno. Nesse sentido, uma pesquisa concluda o relato do percurso de um pesquisador ou de um grupo (SCMIDT, 1990, p. 59). , ento na direo da experincia, que a pesquisa fenomenolgica e existencial se encaminha, uma vez que tal perspectiva enfatiza a dimenso existencial do viver humano e os significados vivenciados no seu estar no mundo. Quando enxergamos as relaes que constituem um determinado fenmeno ou uma dada situao, dizemos que os compreendemos. A compreenso um mtodo diferente do mtodo explicativo, embora os dois se completem. A psicologia usa um ou outro, segundo o plano em que se movimenta. Explicamos os processos psquicos quando decorrem de fatores causais ou de variveis independentes. O explicar correspondente determinao das causas: o compreender implica o conhecimento dos motivos que levam uma pessoa a comportar-se de uma determinada maneira, ou vivenciar a realidade de certo modo. Compreender relacionar um fenmeno psicolgico com outro fenmeno psquico com o qual mantm uma relao motivacional. Compreender estabelecer as relaes de sentido que um evento, uma vivencia, uma conduta ou uma expresso possa demandar. Existencialismo e fenomenologia so correntes de pensamento divergentes e at antagnicas, sob vrios aspectos. Porm, ambos so reflexos de exigncia igual, uma fidelidade real.

1.1 Reduo Fenomenolgica A fenomenologia o estudo da conscincia e dos objetivos da conscincia. o processo pelo qual tudo que informado pelos sentidos mudado em uma experincia de conscincia, em um fenmeno que consiste em se estar consciente de algo. Coisas, imagens, fantasmas, atos, relaes, pensamentos, eventos, memrias, sentimentos, etc. Constituem nossas experincias de conscincia. Husserl (1985) props ento que, no estudo de nossas vivencias, dos nossos estados de conscincias, dos objetos ideais, desse fenmeno que estar consciente de algo, no devemos nos preocupar se ele corresponde ou no a objetos do mundo externo a nossa mente. O interesse para a fenomenologia no o mundo que existe, mas sim o modo como o conhecimento do mundo se d, como se realiza para cada pessoa. A reduo fenomenolgica requer a suspenso das atitudes, crenas, teorias e colocar em suspenso o conhecimento das coisas do mundo exterior a fim de concentrar-se a pessoa exclusivamente na experincia em foco, porque esta a realidade para ela. Na reduo fenomenolgica, a noesis o ato de perceber aquilo que percebido, o objeto da percepo, o noema. A coisa como fenmeno de conscincia (noema) o que importa. reduo fenomenolgica significa, portanto, restringir o conhecimento ao fenmeno da experincia da conscincia, desconsidera o mundo real, sem duvidar da existncia do mundo, mas sim que a questo para a fenomenologia antes o modo como o conhecimento do mundo acontece, a viso do mundo que o individuo tem (LEAL, 2005). 1.2 Conscincia e intencionalidade Vivncia todo o ato psquico; a fenomenologia, ao envolver o estudo de todas as vivncias, tem que englobar o estudo dos objetos das vivncias, porque as vivncias so intencionais e nelas essencial a referencia a um objeto. A conscincia caracterizada pela intencionalidade, porque ela sempre a conscincia de alguma coisa. Essa intencionalidade a essncia da conscincia, e representada pelo significado, o nome pelo qual a conscincia se dirige a cada objeto.

A reduo eidtica consiste na sua analise para encontrar o seu verdadeiro significado. Isto porque no podemos nos livrar da subjetividade e ver as coisas como elas so o que real, uma vez que em toda experincia de conscincia esta envolvida o que informado pelos sentidos e tambm o modo como a mente enfoca, trata aquilo que informado. A reduo eidtica necessria para que a filosofia preencha os requisitos de uma cincia genuinamente rigorosa, requisitos j antes mencionados por Descartes. Para Husserl (1985), a conscincia no uma substancia (alma), mas uma atividade constituda por atos (percepo, imaginao, volio, paixo, etc). Com os quais se visa algo. A fenomenologia de Husserl critica todas as formas de objetivismo focalizando especificamente as maneiras como os objetivos so constitudos nas experincias do sujeito, a estrutura e qualidade do objeto tal como experienciado pelo sujeito (MOREIRA, 2010). Partindo da exposio de alguns pressupostos da fenomenologia e do existencialismo feita uma reflexo acerca dos aspectos tericos e metodolgicos referentes a psicopatologia e ao diagnostico dento dessa abordagem. Uma psicologia de base fenomenolgica existencial confirma a prioridade da relao com o outro na constituio do sujeito. Desse modo, o aspecto relacional assume um papel determinante no desenvolvimento saudvel ou patolgico e o aspecto essencial da existncia humana, do qual se origina a problemtica relacional que caracteriza a patologia, consiste em modalidades especificas de internalizar a figura do outro por parte do individuo. Dentro dessa perspectiva, fazer diagnostico identificar e explicitar o modo existir do sujeito em seu relacionamento com o ambiente em determinado momento e os significados que ele constri de si e do mundo. A testagem psicolgica pode ser um passo importante do processo, mas constitui apenas um dos recursos de uma avaliao psicolgica. Psicodiagnostico uma avaliao psicolgica, feita com propsitos clnicos; portanto, no envolve todos os modelos de avaliao psicolgica de diferentes indivduos (CUNHA, 1996).

You might also like