You are on page 1of 5

Combustveis Fsseis

Carvo mineral: exemplo de combustvel fssil Definio Os combustveis fsseis so substncias de origem mineral, formados pelos compostos de carbono. So originados pela decomposio de resduos orgnicos. Porm, este processo leva milhes de anos. Logo, so considerados recursos naturais no renovveis. So os mais usados no mundo para gerar energia eltrica e movimentar veculos. Onde so encontrados Os combustveis fsseis so encontrados em reas profundas do solo ou no fundo do mar. Exemplos Os combustveis fsseis mais conhecidos so: gasolina, leo diesel, gs natural e carvo mineral. A queima destes combustveis usada para gerar energia e movimentar motores de mquinas, veculos e at mesmo gerar energia eltrica (no caso das usinas termoeltricas). Desvantagens A queima destes combustveis gera altos ndices de poluio atmosfrica. Logo, so os grandes responsveis pelo efeito estufa e aquecimento global. Alm disso, os gases poluentes, substncias txicas e partculas slidas resultantes da queima destes combustveis so altamente prejudiciais sade dos seres humanos.

leo Diesel

leo diesel: um dos combustveis mais usados no mundo Definio

O leo diesel um combustvel fssil, derivado do petrleo, muito utilizado em motores de caminhes, tratores, furges, locomotivas, automveis de passeio, mquinas de grande porte e embarcaes. O leo diesel formado basicamente por hidrocarbonetos (composto qumico formado por tomos de hidrognio e carbono). Possui tambm em sua composio, em pequena quantidade, oxignio, nitrognio e enxofre. Caractersticas principais O diesel apresenta-se em forma de lquido amarelado viscoso, lmpido, pouco voltil, cheiro forte e marcante e com nvel de toxidade mediano. Liberao de gases poluentes A queima do leo diesel libera na atmosfera uma grande quantidade de gases poluentes responsveis pelo efeito estufa. Entre estes gases, que tambm prejudicam a sade humana, podemos citar o monxido de carbono, xido de nitrognio e o enxofre. Este ltimo, apresenta propriedades cancergenas.

Gasolina

Gasolina: um dos combustveis mais usados no mundo. Definio A gasolina um combustvel fssil produzida a partir do petrleo. formada, principalmente, por hidrocarbonetos. Porm, possui tambm em sua composio (em pequena quantidade): produtos oxigenados, enxofre, compostos metlicos e de nitrognio. Utilizao A gasolina altamente inflamvel e muito utilizada como combustvel para automveis e motocicletas. utilizada na forma comum ou aditivada (com aditivos que facilitam a limpeza do sistema de combustvel). Desvantagens do uso Por se tratar de um combustvel fssil, a queima da gasolina provoca a emisso de gases poluentes, responsveis pelo efeito estufa e aquecimento global.

Dixido

de

Carbono

Entre os gases poluentes emitidos pela queima da gasolina encontra-se o gs carbnico Definio O dixido de carbono, tambm conhecido como gs carbnico, uma substncia qumica formada por dois tomos de oxignio e um de carbono. Sua frmula qumica CO 2. Importncia um gs importante para o reino vegetal, pois essencial na realizao do processo de fotossntese das plantas (processo pelo qual as plantas transformam a energia solar em energia qumica). Problemas causados Este gs liberado no processo de respirao (na expirao) dos seres humanos e tambm na queima dos combustveis fsseis (gasolina, diesel, querosene, carvo mineral e vegetal). A grande quantidade de dixido de carbono na atmosfera prejudicial ao planeta, pois ocasiona o efeito estufa e, por consequncia, o aquecimento global. Uso comercial Este gs usado comercialmente em algumas bebidas (carbonatadas) e tambm em extintores de incndio. Se inalado, em grande quantidade, pode provocar irritaes nas vias areas, vmitos, nuseas e at mesmo morte por asfixia (o que ocorre geralmente nos incndios).

Monxido

de

Carbono

Queima de combustveis fsseis: liberao de monxido de carbono Definio O Monxido de Carbono um gs derivado da queima incompleta de combustveis fsseis (carvo vegetal e mineral, gasolina, querosene e leo diesel). As queimadas, que

ocorrem em florestas do mundo todo, tambm lanam na atmosfera milhes de toneladas de monxido de carbono. Caractersticas principais Este gs inflamvel, incolor e inodoro (no possui cheiro). Sua frmula qumica CO. Perigo de inalao O monxido de carbono altamente txico. Inalado em pequenas quantidades pode causar dores de cabea, lentido de raciocnio, problemas de viso, reduo da capacidade de aprendizagem e perda de habilidade manual. Em quantidades maiores pode levar o indivduo a morte por asfixia.

Gs

Metano

Saiba o que gs metano, definio, links relacionados, caractersticas

Frmula estrutural do metano Definio O metano (CH4) um gs que no possui cor (incolor) nem cheiro (inodoro). Considerado um dos mais simples hidrocarbonetos, possui pouca solubilidade na gua e, quando adicionado ao ar, torna-se altamente explosivo. Produo O metano produzido atravs dos seguintes processos naturais: Decomposio de lixo orgnico; Digesto de animais herbvoros; Metabolismo de certos tipos de bactrias; Vulces de lama; Extrao de combustveis minerais (principalmente o petrleo); - Aquecimento de biomassa anaerbica. Encontramos na atmosfera o gs metano na proporo aproximada de 1,7 ppm (partculas por milho). Como ele pode ser produzido atravs de matria orgnica, pode ser chamado de biogs. Desta forma, utilizado como fonte de energia. Gs metano e Efeito Estufa

Um dos aspectos negativos do metano que ele participa da formao do efeito estufa, colaborando, desta forma, para o aquecimento global. Perigo para a sade Se inalado, o metano pode causar asfixia, parada cardaca, incoscincia e at mesmo danos no sistema nervoso central.

You might also like