You are on page 1of 17

2

REA DE ATUAO GERAL NAS QUESTES NUMERADAS DE 01 A 20, ASSINALE A NICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

01. A respeito das definies adotadas no Artigo 2o,da Resoluo 357/2005 do CONAMA, pode-se afirmar que
1. zona de mistura a regio do corpo receptor onde ocorre a diluio inicial de um efluente. 2. tratamento avanado o procedimento de clarificao com uso de coagulao e floculao, seguido de desinfeco e correo de pH. 3. monitoramento o desdobramento do objeto em realizaes fsicas e atividades de gesto, de acordo com unidades de medida e cronograma preestabelecidos, de carter obrigatrio. 4. padro o valor limite adotado como requisito normativo de um parmetro de qualidade de gua ou efluente. O correto est em A) 1, 2 e 3, apenas. B) 2, 3 e 4, apenas. C) 1 e 4, apenas. D) 1, 2, 3 e 4.

02. Dentre as definies a seguir, esto de acordo com as adotadas no Artigo 2, da Resoluo 357/2005 do
CONAMA: 1. 2. 3. 4. guas doces: guas com salinidade igual ou inferior a 0,5 . guas salobras: guas com salinidade superior a 0,5 e inferior a 30 guas salinas: guas com salinidade igual ou superior a 30 . ambiente lntico: ambiente relativo a guas continentais moventes.

O correto est em A) 1, 2 e 3, apenas. B) 2, 3 e 4, apenas. C) 1 e 4, apenas. D) 1, 2, 3 e 4.

03. Dentre as afirmativas abaixo, esto de acordo com as definies adotadas no Artigo 4, da Resoluo 357/2005 do CONAMA:
1. guas doces classificadas em classe especial so destinadas ao abastecimento para o consumo humano, com desinfeco. 2. guas doces classificadas em classe 1 so destinadas preservao do equilbrio natural das comunidades aquticas. 3. guas doces classificadas em classe 2 so destinadas ao abastecimento para consumo humano, aps tratamento simplificado. 4. guas doces classificadas em classe 3 podem ser destinadas ao abastecimento para consumo humano, aps tratamento convencional ou avanado. O correto est em A) 1, 2 e 3, apenas. B) 2, 3 e 4, apenas. C) 1 e 4, apenas. D) 1, 2, 3 e 4.

Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Pesquisador em Sade Pblica - Assistente Toxicologia Ambiental

04. No Artigo 15, da Resoluo 357/2005 do CONAMA, fica estabelecido que se aplicam s guas doces de
Classe 2 as condies e padres da Classe 1, previstos no Artigo 14.Tais condies so: 1. clorofila a: at 30 g/L. 2. coliformes termotolerantes: para o uso de recreao de contato primrio devero ser obedecidos os padres de qualidade de balneabilidade, previstos na Resoluo CONAMA n 274, de 2000. Para os demais usos, no dever ser excedido um limite de 200 coliformes termotolerantes por 100 mililitros em 80% ou mais, de, pelo menos, 6 amostras, coletadas durante o perodo de um ano, com frequncia bimestral. A E. Coli poder ser determinada em substituio ao parmetro coliformes termotolerantes, de acordo com limites estabelecidos pelo rgo ambiental competente. 3. DBO: 5 dias, a 20C at 3 mg/L O2. 4. cor verdadeira: nvel de cor natural do corpo de gua em mg Pt/L. O correto est em A) 1, 2 e 3, apenas. B) 2, 3 e 4, apenas. C) 1 e 4, apenas. D) 1, 2, 3 e 4.

05. Dentre as condies e padres de qualidade para guas apresentados abaixo, qual aplica-se corretamente
s guas salinas de Classe 1, previstos no Artigo 18 da Resoluo CONAMA 357/2005? A) No verificao de efeito txico crnico a organismos, de acordo com os critrios estabelecidos pelo rgo ambiental competente, ou, na sua ausncia, por instituies nacionais ou internacionais renomadas, comprovado pela realizao de ensaio ecotoxicolgico padronizado ou outro mtodo reconhecidamente cientfico. B) Carbono orgnico total: at 5,00 mg/L, como C. C) Corantes provenientes de fontes antrpicas: virtualmente ausentes. D) OD, em qualquer amostra, no inferior a 5,0 mg/L O2.

06. As bactrias gram-negativas podem crescer em meios aquosos, contendo agentes tenso-ativos e fermentar
a lactose em temperaturas de 40 a 45 oC, com a produo de compostos qumicos, principalmente: A) B) C) D) hidrocarbonetos saturados e lcoois. hidrocarbonetos insaturados e lcoois. cidos e aldedos. teres e steres.

07. muito comum no Brasil as pessoas que possuem piscinas domiciliares recorrerem s lojas que
comercializam produtos qumicos para obter informaes sobre o tratamento da gua e, em geral, o atendente indica o tratamento simplificado. Quais etapas abaixo fazem parte desse tratamento? A) B) C) D) Coagulao e floculao. Filtrao e Coagulao. Coagulao e desinfeco. Desinfeco e filtrao.

Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Pesquisador em Sade Pblica - Assistente Toxicologia Ambiental

08. Os rgos ambientais tm autorizao para aprovar lanamento de efluentes acima das condies e
padres estabelecidos no Artigo 34, da Resoluo CONAMA 357/2005, desde que os requisitos abaixo sejam observados: 1. 2. 3. 4. comprovao de relevante pblico, devidamente motivado. realizao de estudo de impacto ambiental. estabelecimento de exigncias e tratamento pr-lanamento. fixao de prazo mximo para o lanamento escepcional.

O correto est em A) 1, 2 e 3, apenas. B) 2, 3 e 4, apenas. C) 1 e 4, apenas. D) 1, 2, 3 e 4.

09. O Conselho Nacional de Recursos Hdricos (CNRH) e os Conselhos Estaduais de Recursos Hdricos definem as normas para o enquadramento dos corpos de gua. Dentre essas normas, pode-se citar:
A) em corpos de gua utilizados por populaes para seu abastecimento, o enquadramento e o licenciamento ambiental no preserva, obrigatoriamente, as condies de consumo. B) em corpos de gua interminentes ou com regime de vazo que apresente diferena sazonal significativa, as metas progressivas obrigatrias podero variar ao longo do ano. C) as metas progressivas obrigatrias apenas devero ser atingidas em regime de vazo de referncia. D) as aes de gesto referentes ao uso dos recursos hdricos devero basear-se nas metas progressivas e intermedirias aprovadas.

10. Os efluentes de qualquer fonte poluidora somente podero ser lanados diretamente nos corpos de gua,
desde que obedeam s condies e aos padres previstos na Resoluo CONAMA 357/2005. Analise as condies abaixo. 1. 2. 3. 4. pH entre 5,0 e 9,0. Temperatura mdia de 50C. leos minerais at 20 mg/L. Ausncia de materiais flutuantes.

Esto de acordo com a Resoluo A) 1, 2 e 3, apenas. B) 2, 3 e 4, apenas. C) 1 e 4, apenas. D) 1, 2, 3 e 4.

11. De acordo com Artigo 14, da Resoluo CONAMA 357/2005, qual aternativa apresenta apenas parmetros
inorgnicos para guas doces classe 1? A) B) C) D) Alumnio dissolvido, brio total, chumbo total e benzeno. Boro total, cianeto livre, cromo total e benzidina. Ferro dissolvido, fluoreto total, cobalto total e estireno. Cdmio total, nitrato, nitrito e antimnio.

Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Pesquisador em Sade Pblica - Assistente Toxicologia Ambiental

12. Nos sistemas de distribuio, a recoleta deve incluir, no mnimo, trs amostras simultneas. Segundo a
Portaria 518/2004, essas amostras devem ser obtidas, obedecendo s seguintes caractersticas: A) B) C) D) ambas no mesmo ponto. duas no mesmo ponto e uma na rea adjacente. uma no mesmo ponto e duas a montante. uma no mesmo ponto, uma a montante e outra a jusante.

13. So exigncias aplicveis aos sistemas de soluo alternativa de abastecimento de gua, segundo a
Portaria 518/2004, do Ministrio da Sade: 1. a presena do responsvel tcnico, profissionalmente habilitado. 2. a gua fornecida deve ser submetida ao processo de desinfeco, concebido e operado para garantir os padres microbiolgicos. 3. toda gua para consumo humano suprida por manancial superficial e distribuda por meio de cabalizao precisa incluir o tratamento por filtrao. 4. em todos os momentos e em toda sua extenso, a rede de distribuio de gua deve ser operada com presso atmosfrica. O correto est em A) 1, 2 e 3, apenas. B) 2, 3 e 4, apenas. C) 1 e 4, apenas. D) 1, 2, 3 e 4.

14. Qual a definio correta para cilindrospermopsina, citada no Artigo 4, da Portaria 518/2004, do Ministrio da Sade?
A) So micro-organismos procariticos autotrficos, capazes de ocorrer em qualquer manancial superficial, especialmente naqueles com elevados nveis de nutrientes (nitrognio e fsforo). B) So hepatotoxinas heptapeptdicas cclicas produzidas por cianobactrias, com efeito potente de inibio de protenas fosfatases dos tipos 1 e 2A e promotoras de tumores. C) So bactrias do grupo coliforme que fermenta a lactose e o manitol que produzem indol a partir do triptofano, oxidase negativa, no hidrolizam a ureia e apresentam atividade das enzimas galactosidase e glucoronidase, sendo consideradas o mais especfico indicador de contaminao fecal recente e de eventual presena de organismos patognicos. D) So alcaloides guanidnicos cclicos produzidos por cianobactrias, inibidores de sntese proteica, predominantemente hepatotxicos, apresentando tambm efeitos citotxicos nos rins, no bao, no corao e em outros rgos.

15. O plano de amostragem sugerido pela Portaria 518/2004 revela que, quando a concentrao de cianobactrias na gua do manancial, no ponto de capacitao, exceder 20 mil clulas por mL, ser exigida anlise de cianotoxinas na gua na sada do tratamento e nas entradas (hidrmetros) das clnicas de hemodilise e indstria de injetveis. Essa anlise dever ser feita
A) B) C) D) diariamente. semanalmente. quinzenalmente. mensalmente.

Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Pesquisador em Sade Pblica - Assistente Toxicologia Ambiental

16. Segundo o Artigo 5, da Portaria 518/2004, so deveres e obrigaes do Ministrio da Sade, por
intermdio da Secretaria de Vigilncia em Sade (SVS): A) sistematizar e interpretar os dados gerados pelo responsvel pela operao do sistema ou soluo alternativa de abastecimento de gua, assim como pelos rgos ambientais e gestores de recursos hdricos, em relao s caractersticas da gua nos mananciais, sob a perspectiva da vulnerabilidade do abastecimento de gua quanto aos riscos sade da populao. B) executar aes de vigilncia da qualidade da gua, de forma complementar, em carter excepcional, quando constatada, tecnicamente, a insuficincia de aes, nos termos da regulamentao do SUS. C) exercer a vigilncia da qualidade da gua em sua rea de competncia, em articulao com os responsveis pelo controle de qualidade da gua, de acordo com as diretrizes do SUS. D) efetuar, sistemtica e permanentemente, avaliao de risco sade humana de cada sistema de abastecimento ou soluo alternativa, por meio de informaes sobre a ocupao da bacia contribuinte ao manancial e o histrico das caractersticas de suas guas.

17. Qual das alternativas abaixo est em desacordo com o padro microbiolgico para gua potvel, segundo as
normas do Artigo 11, da Portaria 518/2004 do Ministrio da Sade? A) Das guas tratadas em sistemas de distribuio, que analisam menos de 40 amostras por ms, apenas uma amostra poder apresentar mensalmente resultado positivo para coliformes totais em 100 mL. B) No controle da qualidade da gua, quando forem detectadas amostras com resultado positivo para coliformes totais, mesmo em ensaios presuntivos, novas amostras devem ser coletadas a cada 2 semanas, at que as novas amostras revelem resultado satisfatrio. C) Amostras com resultados positivos para coliformes totais no precisam ser analisadas para Escherichia coli e/ou para coliformes termotolerantes. D) O percentual de amostras com resultado positivo de coliformes totais em relao ao total de amostras coletadas nos sistemas de distribuio deve ser calculado semanalmente, excluindo as amostras de recoleta.

18. Em complementao s exigncias relativas aos indicadores microbiolgicos para a garantia da qualidade
microbiolgica da gua, o Artigo 12 da Portaria 518/2004 prev que deve ser observado o padro de turbidez. Qual das alternativas abaixo apresenta um padro de turbidez IMPRPRIO, segundo essas normas? A) O padro de turbidez para gua subterrnea, aps tratamento para desinfeco, dever possuir um VMP de 1,0 UT em 95% das amostras. B) O padro de turbidez aps tratamento por filtrao lenta dever possuir um VMP de 2,0 UT, em 95% das amostras. C) Entre os 5% dos valores permitidos de turbidez superiores, o limite mximo para qualquer amostra pontual deve ser de 10,0 UT, assegurado, simultaneamente, o atendimento ao VMP de 10,0 UT em qualquer ponto da rede no sistema de distribuio. D) Com vistas a assegurar a adequada eficincia de remoo de enterovrus, cistos de Giardia spp e oocistos de Cryptosporidium sp., recomenda-se, enfaticamente, que, para a filtrao rpida, se estabelea como meta a obteno de efluente filtrado com valores de turbidez inferiores a 0,5 UT em 95% dos dados mensais e nunca superiores a 5,0 UT.

Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Pesquisador em Sade Pblica - Assistente Toxicologia Ambiental

19. Os responsveis pelo controle da qualidade da gua, de sistema ou soluo alternativa de abastecimento
de gua devem elaborar e aprovar, junto autoridade de sade pblica, o plano de amostragem de cada sistema, conforme previsto no Artigo 18 da Portaria 518/2004 do Ministrio da Sade. Qual a alternativa que apresenta plano de amostragem em DESACORDO com o mnimo previsto nesta norma? A) No plano de amostragem para avaliao de parmetros como Cor, pH e Turbidez para mananciais superficiais da cidade A, com 40 mil habitantes, est prevista a coleta de uma amostra na sada do tratamento e 10 amostras no sistema de distribuio. B) No plano de amostragem para avaliao de parmetros como trihalometanos para mananciais superficiais da cidade B, com 10 mil habitantes, est prevista a coleta de uma amostra na sada do tratamento e uma amostra no sistema de distribuio atentando-se que as amostras devem ser coletadas, preferencialmente, em pontos de maior tempo de deteno da gua no sistema de distribuio. C) No plano de amostragem para avaliao de parmetros como cloro residual livre (CRL) para mananciais subterrneos da cidade C, com 40 mil habitantes, est prevista a coleta de uma amostra na sada do tratamento e, para todas as amostras coletadas para anlises microbiolgicas, deve ser efetuada, no momento da coleta, medio de cloro residual livre ou de outro composto residual ativo, caso o agente desinfetante utilizado no seja o cloro. D) No plano de amostragem para avaliao de parmetros como fluoreto para mananciais superficiais ou subterrneos da cidade D, com 100 mil habitantes, est prevista a coleta de uma amostra na sada do tratamento e uma para cada 50 mil habitantes no sistema de distribuio.

20. A gua potvel deve estar em conformidade com o padro de aceitao de consumo expresso na Tabela 1, a seguir:
Tabela 1

Parmetros Sdio Ferro Amnia Cloreto


* VMP, valor mximo permitido.

Unidade de Concentrao Ppm Ppm Ppm Ppm

VMP 200 0,3 1,5 250

A Secretaria de Sade Estadual analisou amostras de um determinado lago suspeito de contaminao por produtos qumicos. A anlise revelou as seguintes quantidades das substncias, expressas na Tabela 2, a seguir:
Tabela 2

Espcies Sdio Ferro Amnia Cloreto

Quantidade em 100 mL de gua 3 x 10-3 g 2 x 10-5 g 10-6 mol 2 x 10-4 mol

Dados: massas atmicas: Na = 23; Fe= 56; N = 14; H = 1; Cl = 35,5 A gua desse lago A) B) C) D) considerada potvel, porque as concentraes esto de acordo com os padres mximos permitidos. visto que apenas a concentrao de cloreto est dentro dos padres no potvel. uma vez que todas as concentraes extrapolam os valores mximos permitidos no potvel. como as concentraes de ferro e amnia extrapolaram o valor mximo permitido no potvel.

Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Pesquisador em Sade Pblica - Assistente Toxicologia Ambiental

8
REA DE ATUAO ESPECFICA NAS QUESTES NUMERADAS DE 21 A 60, ASSINALE A NICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

21. As formas nas quais o mercrio encontrado so: mercrio metlico (Hg), mercrio (I) e (II), nas quais os
tomos perdem um ou dois eltrons, respectivamente, formando mercrio mercuroso (Hg2++) e o mercrio mercrico (Hg++). Este dois ltimos, mercuroso e mercrico, formam diversos compostos qumicos, orgnicos e inorgnicos. Qual alternativa apresenta apenas possveis compostos formados a partir do mercrio (I) e (II)? A) HgF, HgCl2, HgSe, HgTe. B) Hg2(NO3)2, HgO, Hg2F, HgCl2. C) HgCl2, HgTe, HgS, Hg2I. D) HgSe, Hg2O4, Hg2H2, Hg2I2.

22. O fenmeno da absoro significa a passagem do txico do meio para o interior do organismo, ou seja, sua
presena no sangue. Para isso ocorrer, bem como para o txico deixar a circulao, penetrar em tecidos e viceversa, barreiras biolgicas, representadas por membranas celulares, precisam ser vencidas. A passagem atravs de membranas depende de fatores relacionados substncia e das caractersticas da membrana transposta. Selecione a alternativa que contm apenas fatores relacionados substncia. A) B) C) D) Hidrossolubilidade, coeficiente de partio leo-gua e polipeptdeos. Caudas hidrofbicas, grau de ionizao e lipossolubilidade. Grau de ionizao, coeficiente de partio leo-gua e tamanho e carga da partcula. Polipeptdeos, tamanho e carga da partcula e grau de ionizao.

23. Se um contnuo usado como fonte de energia e passa atravs de um vapor atmico, tal como vapor de sdio, o espectro obtido ter linhas de absoro escuras e estreitas, correspondendo aos diversos estados facilmente excitveis do sdio. As linhas de absoro sero bem estreitas, indicando que somente a energia correspondente transio eletrnica particular envolvida absorvida. Dessa forma, correto afirmar que
A) o contnuo uma fonte rica para a absoro atmica. B) a melhor fonte de radiao para as medidas de absoro atmica aquela que emite radiao com maiores comprimentos de ondas que aqueles capazes de serem absorvidos pelo elemento a ser determinado. C) a melhor fonte de radiao para as medidas de absoro atmica aquela que emite radiao com menores comprimentos de ondas que aqueles capazes de serem absorvidos pelo elemento a ser determinado. D) a melhor fonte de radiao para as medidas de absoro atmica aquela que emite radiao com os mesmos comprimentos de ondas que aqueles capazes de serem absorvidos pelo elemento a ser determinado.

24. Analise as afirmativas a seguir.


1. O elemento qumico selnio (Se) um calcognio de nmero atmico 34 e membro do grupo 16. 2. Na forma metaliza (cinza) sua densidade especfica 4,79 g/cm3, enquanto na forma vtrea (preto) registra-se um valor de 4,28 g/cm3. 3. Possui seis istopos estveis na natureza: 74Se, 76Se, 77Se, 78Se, 80Se e 82Se. 4. O selnio no consegue formar um grande nmero de compostos orgnicos, tal como o enxofre. O correto est em A) 1, 2 e 3, apenas. B) 2, 3 e 4, apenas. C) 1 e 4, apenas. D) 1, 2, 3 e 4.
Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Pesquisador em Sade Pblica - Assistente Toxicologia Ambiental

25. Os compostos mercurais tendem a apresentar solubilidade em gua bastante variada. Por exemplo, o
mercrio elementar a 30C apresenta uma solubilidade de 2 g/L; o cloreto mercuroso, a 25C, 2 mg/L; o cloreto mercrico a 20C, 69 g/L. A solubilidade do cloreto de metilmercrio em gua maior que a do cloreto mercuroso em aproximadamente 3 ordens de grandeza, devido alta solubilidade do ction metilmercrio em gua. O on mercuroso tem baixa estabilidade em solues aquosas, dissociando-se rapidamente em on mercrio e mercrio elementar. Dessa forma, correto afirmar que a solubilidade em gua aumenta na seguinte ordem: A) B) C) D) mercrio elementar < cloreto mercuroso < cloreto de metilmercrio e cloreto mercrico. cloreto mercuroso < mercrio elementar < cloreto de metilmercrio e cloreto mercrico. mercrio elementar < cloreto de metilmercrio e cloreto mercrico < cloreto mercuroso. cloreto de metilmercrio e cloreto mercrico < mercrio elementar < mercrio mercuroso.

26. Quando os tomos no estado fundamental so produzidos, alguns tomos no estado excitado tambm ocorrem e, para elementos facilmente ionizveis, so produzidos alguns ons e eltrons. O nmero relativo de tomos num estado particular de energia pode ser determinado pelo uso da equao de Boltzmann:

onde N* o nmero de tomos no estado excitado, N o nmero de tomos no estado fundamental, P* e P so os pesos estatsticos dos nveis de energia envolvidos; k a constante de Boltzmann e E a energia necessria para promover o tomo para o estado excitado. Pode-se observar que o nmero de tomos no estado excitado est relacionado exponencialmente com a temperatura absoluta. Na tabela abaixo, os valores N*/N ilustram o efeito da temperatura na populao dos estados excitados de ressonncia para os elementos Cs, Na e Ca: N*/N Cs Na Ca Linha (nm) 852,1 589,0 422,7 P*/P 2 2 3 2000 K 4,44x10-4 9,86x10-6 1,21x10-7 3000 K 7,24x10-3 5,88x10-4 3,69x10-5 4000 K 2,98x10-2 4,44x10-3 6,03x10-4

A partir da anlise da equao de Boltzmann e da tabela acima, correto afirmar que A) a temperatura absoluta no influencia no nmero de tomos no estado excitado. B) inexiste relao entre os pesos estatsticos e o nmero de tomos no estado excitado. C) o nmero de tomos no estado fundamental muito maior que o nmero no estado excitado nas temperaturas, normalmente, utilizadas em absoro atmica. D) o nmero de tomos no estado excitado muito maior que o nmero no estado fundamental nas temperaturas normalmente utilizadas em absoro atmicas.

Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Pesquisador em Sade Pblica - Assistente Toxicologia Ambiental

10

27. Em relao s ocorrncias naturais do selnio, analise as assertivas abaixo.


1. As origens primrias de selnio so provenientes das emanaes vulcnicas e sulfetos metlicos associados com atividades gneas, enquanto as secundrias so as cadeias biolgicas nas quais o Se tem se bioacumulado. 2. As principais origens de selnio so relacionadas a depsitos de rochas gneas, geologicamente associadas com rochas bsicas e ultrabsicas da era Cambriana. 3. O selnio compatvel com material geolgico disperso, por isso est presente na maioria das formaes terrestres. 4. O selnio e o enxofre no so constituintes essencias dos silicatos minerais de rochas. O correto est em A) 1, 2 e 3, apenas. B) 2, 3 e 4, apenas. C) 1 e 4, apenas. D) 1, 2, 3 e 4.

28. As ligas de mercrio so extradas por processos de minerao de depsitos subterrneos de baixa
profundidade, normalmente inferiores a 800 metros, a partir do minrio denominado cinbrio. Aps a extrao, o mercrio metlico separado do minrio, atravs do aquecimento em forno rotatrio, a temperaturas que podem variar entre 500 e 600C, na presena de ar ou xido de ferro, de onde o enxofre removido como dixido de enxofre ou na forma de sulfato ferroso. O Hg metlico liberado na forma de vapor, que resfriado em condensadores ou pode ser extrado a baixas temperaturas com soluo alcalina de sulfito de sdio. Posteriormente, o metal precipitado, adicionando-se-lhe alumnio e, atravs da destilao em sistema fechado, o Hg finalmente purificado. Esse processo diminui bastante as emisses de Hg para o meio ambiente. A extrao comercial do Hg pode, tambm, ser realizada da seguinte forma: o cinbrio aquecido no ambiente e os vapores de Hg se condensam. Em que a alternativa est descrita essa reao? A) B) C) D) HgSe(s) + O2(g) (600C) Hg(l) + SO2(g) HgO(s) + O2(g) (600C) Hg(l) + O3(g) HgS(s) + O2(g) (600C) Hg(l) + SO2(g) HgI2(s) + 3O2(g) (600C) Hg(l) + 2IO3-(aq)

29. Um txico pode entrar em contato com o organismo por via cutnea e exercer ao local ou ser absorvido e
provocar uma resposta geral (sistmica). Dessa forma, trs grupos de fatores condicionam a penetrao de substncias pela pele: fatores ligados ao agente, fatores ligados ao indivduo e fatores ligados s condies de contato ou de exposio. Qual a alternativa que apresenta apenas fatores ligados ao indivduo? A) B) C) D) Peso molecular, vascularizao, durao e grau de saturao. Grau de ionizao, tipo de contato, temperatura do ambiente e temperatura da pele. Regio da pele, seu estado de integridade, vascularizao e pilosidade locais. Pilosidades locais, lipossolubilidade, vascularizao e volatilidade.

30. A qualidade de um aparelho de absoro atmica pode ser medida pelo seu nvel de rudo. O rudo a
somatria de vrios rudos. Um deles consiste na emisso de eltrons pelo fotoctodo da fotomultiplicadora, quando a fenda de entrada do monocromador est fechada, isto , quando nenhum foto alcana o fotoctodo. Essa corrente (e sua flutuao) tanto maior quando for a voltagem aplicada fotomultiplicadora. Esse tipo de rudo denominado A) B) C) D) flutuao estatstica da fotocorrente. rudo da lmpada. flutuao real. flutuao da corrente escura.
Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Pesquisador em Sade Pblica - Assistente Toxicologia Ambiental

11

31. O Selnio, quando ingerido em excesso (valores maiores que 10 g/L em guas e 50 g/L em alimentos),
considerado txico, mas, ao contrrio do ferro e do cobre, que apresentam ineficientes caminhos de excreo, o selnio ativamente excretado pela urina. O uso metablico do selnio segue o caminho do enxofre, incorporando-se a um ou dois grupos de protenas chamadas de selenoprotenas. Que aminocidos so utilizados no caminho metablico do selnio? A) B) C) D) Aspartatos ou glutamatos. Asparaginas ou histidinas. Cistenas ou metioninas. Tirosinas ou histidinas.

32. A absorbncia medida da amostra pode ser maior do que a verdadeira absorbncia do analito que se deseja determinar. Isso pode ser devido absoro molecular ou ao espalhamento da luz. Quais as trs tcnicas que podem ser usadas para a correo do efeito de fundo?
1. 2. 3. 4. Arco de deutrio. Efeito Zeeman. Sistema Smith-Hieftje. Efeito Compton induzido.

O correto est apenas em: A) 1, 2 e 3. B) 2, 3 e 4. C) 1, 3 e 4. D) 1, 2 e 4.

33. A respeito das Lmpadas de Catodo Oco, afirma-se:


1. So um tipo de lmpada que contm um gs inerte, geralmente nenio ou xennio, baixa presso. 2. Colises subsequentes dos tomos do metal vaporizado do catodo, com ons energticos do gs inerte, resultam em tomos metlicos excitados, capazes de emitir. 3. As colises a alta velocidade entre os ons do gs nobre e os tomos metlicos da superfcie do catodo oco deslocam alguns destes tomos metlicos dessa superfcie. 4. A velocidade de vaporizao do material do catodo depende da massa atmica dos ons do gs inerte, da diferena de potencial entre o catodo e o anodo, da distncia entre o catodo e o anodo e da natureza do material catdico. O correto est em: A) 1, 2 e 3, apenas. B) 2, 3 e 4, apenas. C) 1 e 4, apenas. D) 1, 2, 3 e 4.

34. A tcnica de gerao de hidretos sofre de relativamente poucas interferncias, sendo as mais importantes aquelas que vo influenciar na ao do borohidreto como redutor ou que iro reagir com o hidreto, antes de seu transporte para fora da soluo. A concentrao dos cidos minerais usuais (HCl, HNO3, H2SO4) no tem grande influncia, a no ser em concentraes muito altas. Os metais alcalinos, alcalinos terrosos, Al3+, Ti, V, Cr3+, Mn2+ e Zn2+ no interferem, o que extremamente importante para a anlise de materiais biolgicos, geolgicos, gua do mar etc. J Ni2+, assim como o Cu2+ e os elementos do grupo platina, podem interferir fortemente, chegando a suprimir o sinal, se presentes, mesmo em baixas concentraes, da ordem do g/mL. A alternativa que corresponde ao mtodo de interferncia citado acima a da letra
A) B) C) D) interferncias na fase gasosa. interferncias cinticas. influncias da forma qumica do analito. interferncias de concomitantes qumicos.
Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Pesquisador em Sade Pblica - Assistente Toxicologia Ambiental

12

35. Analise as afirmativas:


1. A toxicologia, baseada no mecanismo da ao, deve ser o centro de qualquer estratgia efetiva para enfrentar o desafio de fornecer ao pblico as melhores respostas s perguntas complexas. 2. Para avaliar cncer ou outros efeitos, o desenvolvimento de sistemas toxicolgicos em clulas oferece a oportunidade de realizar uma srie de testes toxicolgicos que so mais lentos, porm, sensveis, especficos e baratos. 3. As controvrsias que rodeiam as relaes dose-resposta, a seleo de modelos apropriados para extrapolar as respostas em humanos s agresses ambientais e os fatores que so no responsveis pelas variaes interindividuais na susceptibilidade aos efeitos adversos s podem ser atribudos, quando feito um uso apropriado das novas tecnologias e do conhecimento do processo biolgico fundamental. 4. Nas pesquisas da rea da toxicologia ambiental deve ser realizada uma abordagem multidisciplinar que envolva toxiclogos, matemticos, epidemilogos, avaliadores de risco, ecologistas e profissionais das cincias bsicas e da sade pblica, entre outros. O correto est em A) 1, 2 e 3, apenas. B) 2, 3 e 4, apenas. C) 1 e 4, apenas. D) 1, 2, 3 e 4.

36. O tipo de transporte por membrana envolvido na penetrao pela pele a difuso passiva. Vrias substncias lipossolveis podem difundir-se por essa via. A intensidade de penetrao e absoro so condicionadas por trs elementos: o indivduo, o txico e as condies de aplicao ou contato. Nesse sentido, a nica alternativa que apresenta apenas derivados halogenados absorvveis por via cutnea :
A) B) C) D) benzeno, isopropilbenzeno, bromofrmio, dioxano. cromato de butila, metiletilpiridina, tetracloronaftaleno, fenol. heptacloro, iodeto de metila, hexacloronaftaleno, tricloroetileno. isopropilbenzeno, xilidina, composto orgnico do estanho e do mercrio.

37. A digesto cida pelo mtodo de Akagi consiste nas seguintes etapas: tratamento cido das amostras com 2
mL de soluo de cido ntrico (HNO ) cido perclrico (HClO ) (1:1); tratamentos com 5 mL de cido sulfrico concentrado e 1 mL de H O Milli-Q; repouso das solues-amostra por 12 h e aquecimento posterior em temperatura de 220 C, durante 20 min, e diluio das solues-amostra para 50 mL com gua Milli-Q. Qual a funo do cido sulfrico e H2O nesse processo?
3 4 2

A) B) C) D)

Decompor a matria orgnica. Transformar os metais presentes em sulfatos. Melhorar a eficincia do processo de digesto. Catalisar o processo de digesto.

38. O mercrio inorgnico pode ser metilado, principalmente


1. por mecanismos biolgicos, por microorganismos e fungos e pela reao com a metilcobalamina. 2. numa mistura acetilcetona, Hg+ e NaCl. 3. via reao de transmetilao de grupos, se outros compostos de metal no metilado, tais como o estanho ou espcies de (CH3)4Pb estiverem presentes. 4. pela reao com os cidos flvico e hmico, doadores de grupo metila. O correto est em A) 1, 2 e 3, apenas. B) 2, 3 e 4, apenas. C) 1 e 4, apenas. D) 1, 2, 3 e 4.
Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Pesquisador em Sade Pblica - Assistente Toxicologia Ambiental

13

39. A contaminao por mercrio pode ocasionar alteraes no sistema nervoso. Um indivduo que se
apresenta com andar cambaleante, oscilante e irregular; com ausncia de reflexos, de equilbrio e com hipotonia; com sintomas vegetativos leves, como rigidez facial, sialorria, dentre outros, pode estar sofrendo de qual doena oriunda de contaminao por mercrio? A) B) C) D) Ataxia. Eretismo mercurial. Parkinsionismo mercurial. Esclerose mercurial.

40. A toxicologia, comumente definida como a cincia que estuda os efeitos adversos das substncias qumicas sobre os organismos vivos e avalia a probabilidade da sua ocorrncia, claramente estabelece a avaliao de risco e a predio como componentes integrantes dessa disciplina. No faz muito tempo, a toxicologia era considerada como uma parte da farmacologia, restrita profisso mdica, que tinha como objetivo principal o diagnstico e o tratamento das intoxicaes humanas com medicamentos e produtos naturais. Com fins prticos e didticos, a toxicologia pode ser dividida em cinco reas de interesse:
A) B) C) D) Toxicologia de alimentos, de mamferos, social, individual e ocupacional. Toxicologia de alimentos, ambiental, de medicamentos, ocupacional e social. Toxicologia ambiental, ocupacional, anatmica, de alimentos e de medicamentos. Toxicologia celular, ambiental, social, anatmica e de alimentos.

41. As interferncias espectrais ocorrem quando a linha analtica emitida pela fonte de radiao absorvida por alguma espcie que no o analito, ou quando uma radiao, que no aquela emitida pela fonte primria, alcana o monocromador e no pode ser compensada. Uma delas ocorre quando partculas no vaporizadas refletem parte da radiao da fonte primria, causando atenuao do sinal. O grau de interferncia depende da concentrao dessas partculas, de seu tamanho e do comprimento de onda utilizados, ocorrendo, por exemplo, em solues muito salinas. Estas caractersticas pertencem interferncia do tipo:
A) B) C) D) sobreposio de linhas atmicas. emisso de radiao por parte da clula de absoro. espalhamento por partculas. absoro por espcies moleculares.

42. Sturgeon e Chakrabarti utilizaram uma abordagem mais abrangente, usando no apenas dados
termodinmicos, mas tambm cinticos. Adotando um modelo que parte do pressuposto de que existe um equilbrio entre a superfcie da amostra e a fase vapor no forno, e em que a produo de tomos segue uma cintica de primeira ordem, possvel demonstrar que o logaritmo da absorvncia versus o inverso da temperatura absoluta deve resultar em uma relao linear, de cuja inclinao se obtm a energia de ativao da etapa determinante do processo de formao dos tomos. A comparao dessa energia de ativao experimentalmente obtida no forno, com a energia de ativao das possveis reaes envolvidas, conduz aos mecanismos possveis. Baseados nesse procedimento, os autores citados propuseram quatro mecanismos: 1. 2. 3. 4. reduo do xido slido na superfcie do grafite. dissociao de molculas de xidos na fase vapor. dissociao de molculas de halogenetos na fase vapor. decomposio trmica de xidos slidos.

Dessa forma, correto afirmar que as reaes que requerem o contato da amostra com o grafite e dependem da velocidade de aquecimento usada na atomizao so as indicadas na letra A) B) C) D) 1, 2 e 3, apenas. 2, 3 e 4, apenas. 1 e 4, apenas. 1, 2, 3 e 4.
Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Pesquisador em Sade Pblica - Assistente Toxicologia Ambiental

14 43. Dentre todas as interferncias encontradas na espectroscopia de absoro atmica podem ser reduzidas ou completamente eliminadas pelos seguintes procedimentos: 1. usar, se possvel, padres e amostras de composio semelhantes para eliminar os efeitos de matriz (ajuste de matriz). 2. alterar a composio da chama ou sua temperatura para reduzir a formao de compostos estveis (na chama). 3. selecionar raias de ressonncia que no sofram interferncia espectral de outros tomos ou molculas e de fragmentos moleculares. 4. separar por extrao com solvente ou processos de troca inica o elemento interferente. Esse procedimento mais necessrio na espectroscopia de emisso de chama. O correto est em A) 1, 2 e 3, apenas. B) 2, 3 e 4, apenas. C) 1 e 4, apenas. D) 1, 2, 3 e 4.

44. uma doena endmica em reas da China onde ocorre a deficincia de selnio. A incidncia das formas
aguda e subaguda dessa doena, nessas reas, diminuda drasticamente com a suplementao de selnio na dieta. Entretanto, casos crnicos da doena aparecem aps a suplementao com quantidades adequadas de selnio. Isso indica que a deficincia de selnio mais uma prdisposio do que a principal causa dessa doena. O texto refere-se doena denominada: A) B) C) D) Doena do msculo branco. Doena de Eisler. Doena de Keshan. Doena de Beck.

45. Dentre os cuidados no preparo de amostras na espectroscopia de absoro atmica de forno de grafite, destacam-se:
1. 2. 3. 4. efetuar a limpeza das vidrarias e das pipetas aferidas. preparar apenas as solues que sero usadas no mesmo dia. observar os cuidados relativos contaminao de amostras. desnecessria a manuteno do espectrmetro.

O correto est em A) 1, 2 e 3, apenas. B) 2, 3 e 4, apenas. C) 1 e 4, apenas. D) 1, 2, 3 e 4.

46. O selnio um elemento trao essencial e txico para os seres humanos e animais. Esse elemento tem grande importncia fisiolgica e toxicolgica, porque participa de processos bioqumicos especficos. Devido sua importncia fisiolgica e toxicolgica, ainda de interesse o desenvolvimento de metodologia para sua determinao. Os procedimentos de determinao de selnio empregando os mtodos de fluorescncia, cromatografia gasosa e UV visvel geralmente so baseados na formao de complexos denominados Piazoselenis.
A alternativa que contm os reagentes corretos para a formao de Piazoselenis : A) B) C) D) Sulfato de Sdio e Selnio (VI). Clorofrmio e Selnio (IV). Ortodiamina e Selnio (IV). Etanol e Selnio (VI).
Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Pesquisador em Sade Pblica - Assistente Toxicologia Ambiental

15

47. A espectrometria de absoro atmica com gerao de hidretos possibilita uma efetiva separao entre o
selnio e a matriz, mas isso tambm envolve um pr-tratamento com riscos de perda do analito, sendo necessrio o controle do estado de oxidao e, consequentemente, das condies de decomposio cida. O procedimento de preparao da amostra precisa ser cuidadosamente selecionado para prevenir a perda de compostos de selnio durante a decomposio, pois essas ocorrem a partir de 200 oC. Outra dificuldade na determinao de selnio o alto fundo que torna essencial o uso de corretor. Qual alternativa abaixo apresenta o procedimento mais indicado para contornar essa dificuldade? A) Usar o sistema de Smith-Hieftje e determinao indireta de selnio por espectroscopia gasosa. B) Usar correo do sinal de fundo e modificador qumico para executar com sucesso a determinao direta de selnio por espectrometria de absoro atmica com atomizao eletrotrmica em forno de grafite. C) Usar correo do sinal de fundo e sem modificador qumico para executar com sucesso a determinao direta de selnio pelo espectrofotmetro de absoro atmica. D) Utilizar um monocromador de alta resoluo e um fotomultiplicador operando entre 188 e 800 nm.

48. Analise as afirmativas:


1. O selnio encontrado na natureza nos alimentos de origem animal, frutos do mar, carnes, cereais e, principalmente, na castanha-do-Par (Bertholletia excelsa) diferentemente dos outros metais. 2. O selnio um elemento essencial dieta humana atuando com a Vitamina A. 3. A ingesto do selnio responsvel pela ao catalisadora ao efeito txico de metais pesados, dentre eles o mercrio (Hg). 4. O selnio protege as clulas do organismo contra danos oxidativos, retardando a oxidao do colesterol tipo LDL. O correto est em A) 1, 2 e 3, apenas. B) 2, 3 e 4, apenas. C) 1 e 4, apenas. D) 1, 2, 3 e 4.

49. A absoro de energia por tomos livres, gasosos, no estado fundamental a base da absoro atmica e a
compreenso desse processo de absoro de energia tem sua origem no estudo das linhas escuras de Fraunhofer, existentes no espectro do sol. Quando uma radiao de um comprimento de onda apropriado passa atravs de um vapor contendo tomos no estado fundamental, parte da radiao pode ser absorvida de acordo com o processo A + hv A*, onde A o tomo no estado fundamental (no excitado) e A* o tomo excitado. O que vai definir a adequao da radiao para produzir esse processo a relao entre a sua frequncia, v, a variao de energia entre o estado excitado (E*) e fundamental (E). Qual alternativa apresenta a equao que define corretamente esse processo? onde h uma constante (constante de Planck). A) B) C) D) E/E* = hv. E.E* = hv. E* - E = hv. (E* - E)2 = hv.

50. Trata-se de um parmetro que reflete a reprodutividade das medidas de uma mesma amostra. Pode ser
determinada pelo produto do fator 2,83 pelo desvio-padro estimado para 30 ou mais medidas ou pelo produto do fator t da distribuio de Student pelo desvio-padro estimado, se o nmero de medidas for menor que 30. Na prtica, comum se usar o produto do desvio-padro por 1, 2 ou 3. De qualquer maneira, o fator utilizado deve ser especificado. Tal parmetro denominado A) B) C) D) massa caracterstica. limite de deteco. exatido. preciso.
Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Pesquisador em Sade Pblica - Assistente Toxicologia Ambiental

16

51. O procedimento usual tratar amostra slida por digesto cida de modo a produzir uma soluo clara
sem que haja perda do elemento a ser determinado. cido clordrico, cido ntrico e gua-rgia (3:1 cido clordrico: cido ntrico, em volume) dissolvem muitas substncias inorgnicas. Tambm so utilizados os cidos fluordrico e perclrico. Qual alternativa abaixo justifica a utilizao dos cidos fluordrico e perclrico nesse procedimento? A) O cido fluordrico utilizado para decompor compostos orgnicos, enquanto o cido perclrico utilizado para decompor sais. B) O cido fluordrico utilizado para decompor complexos, enquanto o cido perclrico utilizado para decompor bases. C) O cido fluordrico utilizado para decompor silicatos, enquanto o cido perclrico utilizado para decompor complexos orgnicos. D) O cido fluordrico utilizado para decompor bases, enquanto o cido perclrico utilizado para decompor sais.

52. O metilmercrio rapidamente acumulado pela biota aqutica e apresenta concentraes mais elevadas nos
tecidos dos peixes do topo da cadeia alimentar aqutica. Portanto, as grandes espcies predadoras, tais como truta, lcio e perca, na gua doce, marlim e tubaro, na gua salgada, contm nveis mais altos que as outras espcies. Assim, o tamanho e a idade do peixe tambm tm marcada influncia, da seguinte forma: A) Os peixes maiores apresentam, em geral, uma concentrao maior de metilmercrio que os menores da mesma espcie, em um mesmo ambiente. B) Os peixes maiores apresentam, em geral, uma concentrao menor de metilmercrio que os menores da mesma espcie, em um mesmo ambiente. C) Os peixes menores apresentam, em geral, uma concentrao maior de metilmercrio que os maiores da mesma espcie, em um mesmo ambiente. D) Os peixes menos apresentam, em geral, a mesma concentrao de metilmercrio que os maiores da mesma espcie, em um mesmo ambiente.

53. Para se separar o metilmercrio do mercrio total em amostras ambientais e biolgicas podem ser utilizadas
tcnicas baseadas na extrao por solvente. Dentre essas tcnicas, destaca-se o mtodo de Akagi, que consiste em A) B) C) D) volatilizao. troca inica. destilao. decomposio alcalina.

54. As espcies mercuriais presentes no petrleo bruto e nos condensados gasosos so variadas e raramente
includas em anlise de rotinas. Assim, os dados sobre presena, distribuio e quantidade desses compostos, em diferentes amostras de petrleo, so limitados. Admite-se, porm, que sua distribuio varie bastante e, dependendo da fonte e do histrico do local, inclua classes de compostos nocivos aos indivduos, prejudicando equipamentos e catalisadores. Pode-se constatar que o petrleo e seus gases brutos apresentam considervel quantidade de compostos mercuriais em suspenso, em sua maioria na forma de sulfeto de mercrio. As espcies dominantes dissolvidas no petrleo so: A) B) C) D) cloreto de metilmercrio e cloreto mercrico. sulfeto de mercrio e metilmercrio. mercrio elementar e haletos inicos. mercrio orgnico e sulfeto de mercrio.

Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Pesquisador em Sade Pblica - Assistente Toxicologia Ambiental

17

55. O mercrio bioacumula-se em plantas aquticas, invertebrados, peixes e mamferos. A respeito da sua
bioacumulao, correto afirmar que 1. a absoro e a acumulao do mercrio so afetadas pelo estado de oxidao do metal. 2. a concentrao se eleva quanto menor for o nvel trfico do organismo. 3. a capacidade das espcies inorgnicas do metal (incluindo-se o mercrio elementar) e do metilmercrio de reagir com ligantes intracelulares parece explicar o alto grau de acumulao desses compostos. 4. as espcies neutras, como por exemplo, o CH3HgCl, tendem a acumular-se na cadeia alimentar. O correto est em A) 1, 2 e 3, apenas. B) 2, 3 e 4, apenas. C) 1 e 4, apenas. D) 1, 2, 3 e 4.

56. Um requisito essencial da espectroscopia de chama a temperatura da chama, que deve superar 2000 K.
Na maior parte dos casos, isso s pode ser obtido queimando-se um gs combustvel juntamente com um gs oxidante, normalmente ar, xido nitroso ou oxignio diludo com nitrognio ou argnio. A partir das afirmativas anteriores, analise as afirmativas abaixo. 1. A mistura acetileno/ar adequada para a determinao de cerca de 30 metais, porm, no caso de metais como o alumnio e o titnio essencial usar chamas de temperatura mais elevada como a da mistura acetileno/xido nitroso. 2. desnecessrio conhecer as vazes dos gases combustveis e oxidantes. 3. A sensibilidade menor se a chama for enriquecida com gs combustvel. 4. A concentrao dos tomos em fase gasosa na chama, no estado fundamental e no estado excitado, pode ser influenciada por dois fatores: composio e posio da chama. O correto est em A) 1, 2 e 3, apenas. B) 2, 3 e 4, apenas. C) 1 e 4, apenas. D) 1, 2, 3 e 4.

57. O contedo de selnio na urina varia de acordo com a dieta alimentar. A concentrao de selnio na urina
de aproximadamente 30 mg/L, no entanto, valores maiores podem ser encontrados em populaes que vivem em reas de solos selenferos. Desde que a principal rota para a excreo de selnio no organismo humano a urina, o contedo desse elemento um indicador de casos de intoxicao e/ou deficincia de selnio no homem. Qual alternativa apresenta problemas analticos para a determinao de selnio na urina? A) B) C) D) Volatilidade e alta densidade da urina. Presena de enzimas urases que se ligam ao selnio. Ausncia de compostos orgnicos para a formao de complexos. Alto contedo de sais e presena de vrios constituintes orgnicos encontrados nessas amostras.

Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Pesquisador em Sade Pblica - Assistente Toxicologia Ambiental

18

58. A espectrometria de absoro atmica, quando acoplada gerao de hidretos, oferece uma alternativa
simples e sensvel para a determinao de elementos que geram hidretos e, portanto, essa tcnica pode ser aplicada na determinao de selnio em diferentes tipos de amostras. O mtodo consiste na introduo simultnea da amostra contendo selnio e do reagente redutor (borohidreto de sdio) em solues transportadoras contendo cido clordrico e gua desionizada, respectivamente. O hidreto de selnio formado separado num separador gs-lquido e, ento, conduzido por nitrognio para a cela de atomizao. Dentre as vantagens desse mtodo, pode-se destacar: 1. 2. 3. 4. separao da espcie analtica da matriz. alta eficincia em desconsiderar os compostos instveis ou volteis. absorvncia de 1% da radiao de ressonncia incidente. alta eficincia de introduo da amostra resultando em boa sensibilidade e fcil automatizao.

O correto est em A) 1, 2 e 3, apenas. B) 2, 3 e 4, apenas. C) 1 e 4, apenas. D) 1, 2, 3 e 4.

59. A funo de um monocromador


A) B) C) D) analisar os resultados de espectroscopia. emitir a radiao dos tomos do elemento sob investigao. receber o sinal de intensidade da radiao emitida. isolar a raia de ressonncia de todas as raias que no so absorvidas pelo elemento sob anlise que so emitidas pela fonte de radiao.

60. Vrias so as concluses que podem ser tiradas de uma avaliao de risco relacionadas aos mercuriais.
Entre elas, destacam-se: 1. o mercrio elementar, os inorgnicos e o metilmercrio podem apresentar riscos sade. 2. a toxicidade renal o indicador mais sensvel dos efeitos adversos em humanos expostos ao mercrio elementar e ao metilmercrio. 3. a neurotoxicidade o indicador mais sensvel dos efeitos da exposio ao mercrio inorgnico. 4. o metilmercrio um composto que interfere na reproduo e pode produzir mutaes celulares em humanos. O correto est em A) 1, 2 e 3, apenas. B) 2, 3 e 4, apenas. C) 1 e 4, apenas. D) 1, 2, 3 e 4.

Concurso Pblico EDITAL N 68 IEC Pesquisador em Sade Pblica - Assistente Toxicologia Ambiental

You might also like