You are on page 1of 4

Capital, Capital de Giro, Capital de Giro Lquido e Outros Temas Capitais

O gestor o guardio do capital a ele confiado pelos acionistas e imprescindvel que cuide deste com carinho e diligncia. Para cuidar, preciso conhec-lo e isso que vou abordar nesse artigo em relao ao capital de giro. O capital, nome genrico atribudo aos recursos financeiros investidos numa empresa, pode vir dos acionistas e dos credores (Origem lado esquerdo do balano). Ele ento investido (Aplicao lado direito do balano) nos ativos em contas classificadas segundo sua liquidez, isto , contas mais lquidas, como caixa, so colocadas em primeiro lugar e contas menos lquidas, como imveis e equipamentos numa indstria, por exemplo, por ltimo. Assim, o valor total investido numa empresa representado por todo o ativo que, por ser de natureza distinta, classificado em ativo circulante e no circulante. Como j ressaltamos, a regra geral nos negcios minimizar o investimento (capital), buscando, com isso, aumentar o retorno (para o mesmo lucro, quanto menor o investimento , maior vai ser o retorno). Os lucros da operao da empresa devem vir, preferencialmente, da eficincia e eficcia no uso dos ativos no circulantes (mquinas, equipamentos, softwares e marca, por exemplo) e, portanto, dado que o capital escasso, quanto menor o capital investido no ativo circulante, maior a parcela disponvel para investimento no capital permanente. Capital de Giro ou de Trabalho, como diriam os gringos Os ativos circulantes dizem respeito queles ativos mais lquidos e que no curso normal das operaes de uma empresa vo se transformar em caixa num perodo de at um ano. por isso que esses ativos compem aquilo que se denominou capital de giro, pois eles giram ao longo de um ano, sustentando a necessidade de liquidez (caixa) da empresa. Numa empresa comercial, por exemplo, o caixa se transforma em estoque pela compra, que por sua vez se transforma num contas a receber pela venda, para finalmente se transformar em caixa novamente, completando o ciclo. Capital de giro, portanto, o ativo circulante que d liquidez s operaes do dia a dia da empresa. CAPITAL DE GIRO = ATIVO CIRCULANTE (CAIXA, CONTAS A RECEBER, ESTOQUES).

Capital de Giro Lquido (CGL) Todos os ativos de uma empresa so financiados por recursos (fontes) representados no passivo. Os recursos do acionista no patrimnio lquido, e os recursos de terceiros de curto e de longo prazo representados no exigvel a curto e no exigvel a longo prazo. Aos recursos que se originam de terceiros e so exigveis (tm que ser pagos at uma determinada data) em at um ano, convencionou-se chamar de passivo circulante. Deste modo, d-se o nome de capital de giro lquido diferena entre o ativo circulante e o passivo circulante, e este representa em que medida o passivo circulante financia o capital de giro (ativo circulante). CAPITAL DE GIRO LQUIDO = ATIVO CIRCULANTE (-) PASSIVO CIRCULANTE Gesto de Capital de Giro O objetivo da administrao financeira de curto prazo gerir cada um dos itens do ativo circulante (caixa, bancos, aplicaes financeiras, contas a receber, estoques etc.) e do passivo circulante (fornecedores, salrios e impostos a pagar, emprstimos etc.) a fim de alcanar um equilbrio, entre rentabilidade e risco, que contribua positivamente para aumentar o valor da empresa . Um investimento alto demais em ativos circulantes reduz a lucratividade (mais investimento em ativos lquidos e, portanto, menos rentveis), enquanto um investimento baixo demais em ativos circulantes aumenta o risco de a empresa no poder honrar suas obrigaes nos prazos pactuados (perder crdito e at se tornar inadimplente). Ambas as situaes conduzem reduo do valor da empresa, que exatamente o oposto da misso dos gestores. Capital de Giro Positivo e Capital de Giro Negativo Quando o valor do ativo circulante supera o do passivo circulante, significa que a empresa possui um capital de giro positivo. Essa situao (ativo circulante maior que o passivo circulante) mais comum, por conta de dois motivos:

O primeiro, denominado descasamento, diz respeito impossibilidade de conciliar as datas de pagamento com as de recebimento; O segundo refere-se incerteza associada ao recebimento dos recursos de clientes nas datas acordadas e necessidade de a empresa honrar seus pagamentos nas datas compromissadas, sob pena de sofrer os efeitos de perda de reputao, pagamento de multa e juros cada vez mais altos e, por fim, perda do crdito e inadimplncia. Assim, um ativo circulante maior que o passivo circulante d flego para o gestor lidar com o descasamento e as incertezas das entradas de caixa. Nessa situao,

ativo circulante maior que o passivo circulante, o capital de giro lquido representa a parcela dos ativos circulantes da empresa financiada com recursos de longo prazo (soma do exigvel a longo prazo com patrimnio lquido), os quais excedem as necessidades de financiamento dos ativos permanentes. Veja a figura abaixo: :

Quando o valor do ativo circulante menor que o do passivo circulante, significa que a empresa possui capital de giro lquido negativo. Nessa situao, menos usual, o capital de giro lquido a parcela dos ativos permanentes da empresa que est sendo financiada com passivos circulantes, ou seja, com capitais de curto prazo, o que denota um quadro de risco, pois dvidas de curto prazo vencem antes que os ativos no circulantes comecem a gerar caixa. Gesto de Capital de Giro no Brasil No Brasil, provavelmente em funo de nossa memria inflacionria e da elevada taxa de juros real, a gesto de capital de giro torna-se ainda mais relevante. Primeiro, ns, gestores, temos que entender o capital de giro como um mal necessrio (precisamos ter estoques para amortecer desvios da demanda e falhas na cadeia de suprimentos, alm de precisarmos conceder crdito e vender a prazo se quisermos vender mais e batermos nosso concorrente). Isto posto, a meta otimizar o capital de giro, buscando eficincia na gesto de estoques e de contas a receber de um lado, e passivos circulantes que nos financiem, de preferncia sem custo do outro. Como j mencionei, nossa taxa de juros exorbitante faz com que os fornecedores de matria-prima e servios incluam encargos financeiros, hoje em dia de at 2% ao ms quando optamos por compras

a curto prazo (30/60 dias), coisa que no exterior dificilmente ocorre. Assim, apenas as contas de salrios em geral e de impostos e encargos a pagar podem ser ditos como de custo zero no financiamento do capital de giro. Como otimizar contas circulantes (caixa, estoques, contas a receber, contas a pagar etc.) o X da questo, e que pretendo explorar em futuros artigos. At l.

You might also like