You are on page 1of 4

Tomo para comparar duas comdias separadas por longo tempo mas que apresentam uma certa continuidade

temtica: As Nuvens de Aristfanes e Arte de Yasmina Reza. Se na pea grega a retrica aparece como ponto central da crtica que o autor direciona a sociedade ateniense, no texto da autora francesa a insuficincia das palavras como mecanismo de mascaramento de problemas o que move a narrativa. As Nuvens se passa na Atenas do sculo V a.C., em uma rua que tem a casa do protagonista Estrepsades vizinha ao Pensamental de Scrates, e tem como personagens: Estrepsades, pai de Feidipides, Feidipides, jovem irresponsvel, Xntias, escravo, Alunos de Scrates, Scrates, Coro das Nuvens, Corifeu, Filosofia (Pensamento Justo), Sofisma (Pensamento Injusto), Psias, credor de Estrepsades, Amnias, credor de Estrepsades, Cairefonte, discpulo de Scrates, Escravos, Estudantes, Testemunhas. Arte se passa em lugar e tempo indefinidos, mas numa dcada posterior de 1970 e em trs apartamentos diferentes pertencentes a cada um dos personagens. Sua primeira montagem se deu em 1995. Os personagens so: Srgio, Marcos e Ivan. Entre os dois textos h diferenas marcantes na estrutura: enquanto o de Aristfanes tem estrutura bem definida com prlogo, gon, parbase e xodo, o de Reza tem um nico ato, sem qualquer diviso. A presena do coro de Nuvens tambm caracterstica marcante da pea grega que no encontra paralelo na francesa. No prlogo de As Nuvens, Estrepsades apresenta sua situao e seu plano tolo para ludibriar seus credores e evitar pagar as dvidas contradas por conta das vicissitudes de seu filho Feidipides. claro que o plano de Feidipides traz consigo alguma comicidade, afinal, trata-se de matricular seu filho no Pensamental de Scrates visando no o desenvolvimento da virtude, mas o aprendizado e a maestria do vcio. Em Arte, h tambm uma primeira informao destinada ao pblico, uma primeira fala do personagem Marcos em que se apresenta a situao que se encontrar, mas nesse caso no se trata de um antecedente: a fala de Marcos narra alm do ponto onde a ao comear, alm disso, os solilquios so abundantes nesse texto de Yasmina Reza. O emprego de solilquios cria diferentes camadas na narrativa, aprofundando as intrigas a partir das enunciaes das personagens direcionadas ao pblico, tambm h o uso sucessivo desse recurso que apresenta sensaes de diferentes personagens na mesma situao, o que refora o efeito cmico dos mal-entendidos. Na pea de Reza, o discurso produz a trama; no se trata de convencimento, mas de

farpas dos discursos que geram conflitos volteis que so expresso de um conflito muito anterior, coisas no ditas, h muito guardadas e que aproveitam a situao, transbordam. A palavra move a ao, em um certo sentido, ao, no o caso de a palavra se referir a algo que move a narrativa, mas da prpria palavra como geradora de conflito: a palavra evoca muito mais do que o simplesmente dito, e as evocaes das palavras, os mal-entendidos conduzem a narrativa. Situaes so cmicas geradas por jogos de palavras e pelos desentendimentos criados por cada enunciado. SRGIO () Tem visto o Marcos ultimamente? IVAN: No, ultimamente no. E voc? Tem visto ele? SRGIO: Faz dois ou trs dias. IVAN: E ele est bem? SRGIO: Sim, mais ou menos. IVAN: Como assim? SRGIO: No, est bem. IVAN Falei com ele por telefone semana passada, e parecia estar bem. SRGIO Sim, sim, est bem. IVAN Parece que voc est insinuando que ele no estava bem. SRGIO No, pelo contrrio, eu disse que ele estava bem. IVAN Voc disse parecia bem.

Na pea de Aristfanes, o discurso tem referente externo, crtica, convencimento. O alvo principal do poeta grego a transformao por que passa a cidade de Atenas em vrios aspectos, desde a filosofia at a educao dos jovens. Diz o pensamento Justo ao Injusto: Por tua culpa s e to-somente As escolas de Atenas esto vazias. E por isso, ociosa e pervertida, Toda uma gerao nas ruas vaga. Escuta o que te digo: no futuro Saber a cidade o que fizeste: Os seus filhos viris tu os tornaste Tolos e efeminados. Aristfanes, homem de ideias conservadoras, personifica em Feidipides (filho de Estrepsades) o novo homem ateniense que abomina: discpulo de Scrates, imoral, gaiato. As Nuvens tem tom moralizante e um posicionamento bastante claro do autor segundo o qual a opo pelas regras morais frouxas resultantes da filosofia socrtica conduz o homem a lascvia, e a sociedade desagregao. De alguma maneira, Aristfanes deixa claro que apenas um homem muito ingnuo ou mal-intencionado categorias em que Estrepsades se enquadra simultaneamente poderia fazer a opo de seguir os ensinamentos de um embusteiro como Scrates. Ainda, o poeta evidencia que o crime no compensa e faz Estrepsades arrepender-se perto do fim: ESTREPSADES asno, toleiro desmiolado, imbecil que fui, deixando os deuses, Para seguir a Scrates! Cretino! Logo depois, no final da pea, Aristfanes faz Estrepsades atear fogo ao Pensamental com Scrates e seus pupilos dentro, estes, fugindo do incndio, so expulsos do palco a chicotadas por Estrepsades e seus criados.

Em Arte no se percebe uma vontade de Yasmina Reza de posicionar-se sobre uma questo, seja a do quadro todo branco, ou a de o que arte, ou mesmo sobre a amizade dos trs personagens. O que se v a apresentao de uma situao pattica e um convite a pensar sobre o quanto esse pattico permeia nossas prprias relaes de amizade. Alis, justamente questo da amizade que a autora dedica as ltimas linhas de seu texto, redimindo, pela boca de Marcos, o quadro, objeto de tanta polmica. MARCOS Debaixo das nuvens brancas, cai a neve. No se vm nem as nuvens brancas nem a neve. Nem o frio nem o resplendor branco do sol. Um homem s, de esquis, desliza. Cai a neve. Cai at que o homem desaparece e volta a sua opacidade. Meu amigo Srgio, que amigo meu desde h muito tempo, comprou um quadro. uma tela de aproximadamente um metro e sessenta por um metro e vinte. Representa um homem que atravessa um espao e desaparece.

You might also like