You are on page 1of 5

Curso Sobre a Memria A imaginao mais importante que o conhecimento.

. Albert Einstein O PROCESSO NORMAL DE MEMORIZAO (continuao) A OBSERVAO B) Observe bem Quando se trata de lembrar de qualquer coisa, a ateno deve tomar uma forma mais precisa: a observao. Para que se recorde bem certo quadro de um mestre, no basta que se limite a prestar-lhe uma certa ateno. Para comear, preciso fazer uma idia de conjunto; depois, torna-se necessrio estudar-lhe os pormenores. A partir do momento em que se trate de fixar qualquer coisa que comporta diferentes elementos ou diferentes aspectos, tem de se observar. Veremos tambm, ao estudar a associao, que esta carece s vezes da observao de outros elementos alm da noo ou objeto a fixar. Para apreender a melhor observar, treine-se a examinar as coisas sob os seus diferentes aspectos e diferentes sentidos: veja o panorama geral e a cor, toque, sinta, prove, escute, examine o peso, o volume, a dureza, etc... Quanto maior nmero de sentidos em ao mais facilmente se recordar. A observao da coisa a fixar essencial. esta primeira observao que vai produzir um registro inicial desta coisa na memria. No poder encontrar posteriormente na sua memria o que l no tiver posto. As lacunas da nossa memria provm, em grande parte, de um registro defeituoso, isto , de uma impresso deficiente. Quando quiser fixar um trecho ou uma poesia, deve observar atentamente a escolha das palavras, o ritmo das frases. Deixe que se formem no seu esprito as imagens sugeridas pelo autor. Para se reterem as palavras, as idias, necessrio dar-lhes imagens. Para se conservarem abstraes, necessrio tentar concretiz-las, tentar v-las sob a forma de imagens. Quando se tratar de reter noes ou fatos mltiplos, pode-se facilitar o seu registro atravs de abreviaturas e esquemas. graas a smbolos e esquemas que se podem fixar mais facilmente as reaes qumicas ou as experincias de fsica ou as frmulas matemticas. Mas estes smbolos e abreviaturas podem ajud-lo tambm em domnios diferentes. Procure aplicaes na sua profisso.

Como Observar? Observar: todos sabemos o que isso significa e, no entanto, geralmente observamos muito mal. Suponhamos que voc devia observar por um momento, o Opera (de Paris), por exemplo. Se proceder conforme 99 pessoas em cada 100, deixar sem dvida que o seu olhar v do comprimento para a largura, da altura para a base, sem um pormenor para observar, etc... Se, 48 horas depois, lhe for pedida uma descrio preciosa do Opera, ter imensa dificuldade em faz-la. Porque? Por que olhou mas no observou. Comece por observar as formas gerais: retangulares, triangulares, esfricas, assim como o modo como esto distribudas. Examine as dimenses e as propores: comprimento em relao altura, etc... Examine a arquitetura: fachada, ngulos, janelas andares, tetos... Examine os detalhes: molduras, esculturas, ferragens, motivos decorativos, etc... Procedendo desta maneira, voc faz uma observao verdadeira que deixar na sua memria uma impresso duradoura. Este mtodo de observao no vlido, unicamente, em relao aos monumentos: aplica-se a tudo passagens, quadros, objetos, plantas, feies, etc. Passe sempre pelas fases seguintes: 1 - Observao da forma geral, do volume; 2 - Observao e avaliao das dimenses e propores; 3 - Estrutura geral, aspecto, estilo, cores, etc. 4 - Exame da diferentes partes componentes; 5 - Exame dos pequenos pormenores no interior dessas partes. Para ser fixar estas observaes eficientemente muito vantajoso pr-se, simultaneamente, a si mesmo, as perguntas e formular as respectivas respostas, como os exemplos abaixo: Qual a forma do teto? O teto tem uma triangular. A altura mais importante que a largura? No: a altura inferior, em cerca de um quarto. Quantas colunas h? H oito colunas na fachada. Que representam batalhas da antiguidade, etc. C) Classificao O registro das idias, das noes, dos fatos, facilitado pela classificao. A classificao consiste, por um lado, em agrupar o conjunto de dados semelhantes, por outro, ligar esses dados a um grupo mais geral. Por exemplo, examine o quadro de objetos que faz parte do exerccio n 1, do primeiro tutorial. Voc ficar com grande probabilidade de fixar tais objetos se os agrupar em redor da mesma idia:

volta da idia de refeio, a agrupar, por exemplo: Garrafa Copo Cafeteira Taa Faca volta da idia de toalete e de roupa, voc agrupar: N de borboleta Tesoura Linhas Boto Alfinete de molas Sapatos Escova. Ao redor das idias de repouso e leitura: Jornal culos Livro Lmpada eltrica Cachimbo Fsforo Lpis Carta A classificao pode ser feita mentalmente, mas se tratar de noes complexas, recomendvel fazer-se um quadro sintico. O quadro sintico de uso geral. Enquanto que o esquema ou as abreviaturas somente transcries simplificadas de dados que se prestam esquematizao ou abreviatura, o quadro sintico pode empregar-se sempre que se pretenda ter uma viso de conjunto de uma questo, mesmo complexa. A seguir damos o exemplo de como se estabeleceria o quadro sintico do plano deste curso consagrado ao desenvolvimento da memria. Se lhe fosse necessrio conhecer este plano de cor, sem dvida que este quadro sintico seria a melhor maneira de classificar e observar, para o fixar. Nota: O quadro sintico junto no segue rigorosamente a ordem das lies, mas reagrupa o seu contedo numa ordem lgica. QUADRO SINPTICO DO CURSOS SOBRE A MEMRIA
Introduo Mtodo de aplicao na vida cotidiana Tabelas e Concatenaes, Aplicaes e outros estudos Princpios rudimentares Princpios Gerais Mtodo em relao com os sentidos Associaes gerais Aplicao no estudo das letras e cincias Outras aplicaes Articulaes numricas Mtodo geogrfico, matemtico, lnguas, etc. Ordens gerais de fixaes

EXERCICIO N 19

Continue o exerccio de concentrao n 18 EXERCICIO N 20 Eis um exerccio de concentrao bastante fcil, mas, no entanto, excelente: conte, da frente para trs, partindo de 200 at 2 e saltando os nmeros de 3 em 3: 200- 197194- 191- 188- etc. EXERCICIO N 21 Este exerccio semelhante ao exerccio n 1. Observe atentamente o seguinte quadro de objetos durante um minuto. Depois, tente agrupar e classificar os objetos, conforme acabamos de sugerir. No entanto, esta classificao muito mais difcil de realizar que a do exerccio n 1, mas voc ver que j conseguira um resultado melhor.

EXERCICIO N 22

Observe a seguinte figura e responda o questionrio que se segue anotando quantas respostas acertou.

O que faz a pessoa da direita? Qual a atitude da pessoa da esquerda? Qual a forma do p da mesa? O que esta sobre a chamin? Quantas velas tem no candelabro? Qual o aspecto e a forma do assoalho?

You might also like