You are on page 1of 20

III CNEG Niteri, RJ, Brasil, 17, 18 e 19 de agosto de 2006.

CONSIDERAES ACERCA DA DETERMINAO DO VALOR ECONMICO AGREGADO - EVA


RESUMO Este artigo tem como objetivo principal a apresentao de um exemplo prtico de clculo do Valor Econmico Agregado - EVA (Economic Value Added) a partir de informaes divulgadas nas demonstraes contbeis para um caso hipottico, por meio de uma pesquisa terica. Alm disso, apresentam-se algumas consideraes e conceitos acerca do EVA , bem como a funo da contabilidade neste contexto. Na seqncia se enfatiza a discusso sobre os conceitos de lucro contbil e econmico, uma vez que o lucro contbil necessita de alguns ajustes para que possa ser utilizado na determinao do EVA. Destacam-se os fatores que compem o clculo do EVA, suas vantagens e algumas dificuldades que a maioria das empresas enfrentam quando da sua implementao. Para o caso proposto, identifica-se que a empresa agrega valor aos acionistas, uma vez que o lucro operacional lquido aps os impostos supera o montante do capital investido em R$ 861.580,00. Diante desta perspectiva, conclui-se que as operaes da empresa maximizam o valor da riqueza para os acionistas, por meio do clculo do EVA. Palavra-chave: Valor Econmico Agregado, Governana corporativa, Valor de mercado agregado ABSTRACT This papers objective is to present a practical simulation of EVA (Economic Value Added), which was based in the information published in financial statements for a hypothetic case, derived from a theoretical research. At the same, some considerations and concepts about the EVA are presented, as well as the accounting function for this context. A discussion about some concepts of accrual e economic profit is presented, as the accrual profit needs a few adjustments for the EVA calculation. The EVA factors are illustrated, its advantages and disadvantages, which are faced by the great majority of companies that decide to implement this methodology. In the proposed case, it was noticed that the company aggregates value to shareholders, as the operating profit after taxes outstands the invested capital in R$ 861.580,00. Based on this perspective, one might conclude that shareholders equity was maximized by the use of EVA.

Key-words: Economic Value Added, Corporate Governance, Market Value Added

III CNEG Niteri, RJ, Brasil, 17, 18 e 19 de agosto de 2006.

1 INTRODUO O cenrio econmico, caracterizado pelo processo da globalizao, tem levado as empresas a um clima de competio mundial acelerado pelo aumento da concorrncia em termos de preo e qualidade, por meio do aperfeioamento tecnolgico e da diversificao da produo. De maneira geral, cada vez mais os empresrios necessitam de informaes sobre as novas tendncias e, principalmente, sobre as condies e potencialidades das suas empresas frente ao ambiente competitivo em que convivem. Neste contexto de mudanas e transformaes se insere a rea contbil, que com a abertura das fronteiras dos mercados e as constantes inovaes tecnolgicas de ponta tambm exige um processo de adaptao, momento em que se torna necessria a gerao de novas idias e de novas experincias na forma de administrar as empresas, com o intuito de aumentar a produtividade, baixar custos e manter a qualidade dos bens e servios. A globalizao, por sua vez, modifica os mercados financeiros e os torna num nico mercado mundial. Dessa forma, os investidores so capazes de mudar rapidamente os fluxos de seus capitais, procura de alternativas mais atraentes em qualquer parte do mundo. E, isso provoca uma transformao mundial na governana corporativa. Segundo Ehrbar (1999, p. 15), pode-se definir governana corporativa como:
Um conjunto de normas, valores e regras que moldam o comportamento dos gerentes de uma empresa. Sistemas de governana so estabelecidos para medir desempenho, planejar o negcio e premiar ou punir os gerentes de acordo com os resultados, visando atender o interesse de quem, no final, realmente so os donos da empresa seus acionistas.

A abertura de mercado, ao longo do tempo, demonstra que os preos so estabelecidos pela interao entre a oferta e a demanda dos agentes econmicos e no, exclusivamente, do ponto de vista da empresa. o mercado que avalia os investimentos empresariais e cabe unidade decisria a responsabilidade de ser eficiente em suas decises, bem como na seleo das melhores estratgias financeiras que adicionam riqueza aos acionistas. Um dos importantes objetivos financeiros dos gestores das empresas, segundo Frezatti (1998), o de proporcionar aumento de valor para os acionistas, decorrente de decises entendidas como adequadas pelo mercado, com o objetivo de aumentar a atratividade das aes, e como conseqncia, a sua valorizao no mercado. Dessa forma, internamente, a empresa deve possuir alguma tcnica capaz de analisar, avaliar e permitir o direcionamento das decises, com o objetivo de proporcionar o acrscimo de valor para o investimento realizado pelo acionista.

III CNEG Niteri, RJ, Brasil, 17, 18 e 19 de agosto de 2006.

Na medida em que o ambiente scio-econmico se torna mais complexo, o nmero de usurios das informaes contbeis se amplia em busca da necessidade de informaes para auxlio aos processos de tomada de deciso. Para isso, as prprias demonstraes contbeis precisam se ajustar com maior rapidez s novas necessidades impostas pelo mercado competitivo em que as empresas convivem atualmente. As novas formas de gesto das empresas exigem um novo comportamento por parte da contabilidade. Neste sentido, Assaf Neto (1999) comenta que a gesto das empresas se transforma, paulatinamente, de uma postura convencional de busca do lucro e da rentabilidade para um enfoque voltado, preferencialmente, para a riqueza dos acionistas. Assim, a contabilidade, para acompanhar essa mudana na forma de administrar as empresas, deve passar a deter conhecimentos suficientes relacionados ao Valor Econmico Agregado ou Adicionado - EVA (Economic Value Added). 1.1 Objetivo Este trabalho tem como objetivo principal apresentar um exemplo prtico de clculo do EVA de uma empresa hipottica, bem como abordar os elementos que compem a determinao do seu valor a partir de informaes divulgadas nas demonstraes contbeis. Como objetivos especficos apresentam-se, ainda, os seguintes: Calcular o EVA para o caso fictcio; e Abordar as vantagens e desvantagens do EVA.

1.2 Metodologia O presente estudo se caracteriza como terico e aborda os diversos aspectos envolvidos na metodologia de clculo do EVA . Dessa forma, aps a fundamentao terica, baseada em levantamento bibliogrfico, realiza-se uma aplicao dos conceitos com a utilizao de dados das demonstraes contbeis de uma empresa fictcia, o que permite que a metodologia para clculo do EVA seja demonstrada e comentada, passo a passo, ressaltandose os aspectos positivos e negativos do seu desenvolvimento. 2 Algumas consideraes sobre o EVA O conceito de Valor Econmico Agregado - EVA surgiu por volta de 1820 quando, segundo Assaf Neto (1999), David Ricardo apresentava avaliaes sobre o processo de

III CNEG Niteri, RJ, Brasil, 17, 18 e 19 de agosto de 2006.

agregao de valor nas empresas. Por muito tempo esse conceito, praticamente, no foi utilizado e, conforme Ehrbar (1999, p. 8), voltou a receber ateno, com a publicao das pesquisas dos vencedores do Prmio Nobel: Merton H. Miller (da Universidade de Chicago) e Franco Modigliani (MIT), em 1958, 1960 e 1961, visto que a evoluo da economia financeira se iniciou h apenas 40 anos. O EVA uma marca registrada da Stern Stewart & Co. (U.S.A.). De acordo com Ehrbar (1999), os fundadores da organizao, Joel Stern e G. Bennett Stewart III, foram os responsveis pela traduo de trabalhos tericos pioneiros para facilitar a compreenso e contribuir para otimizar o direcionamento dos recursos de qualquer organizao. O outro fundador, David M. Glassman, orientou a implementao do EVA em dezenas de empresas. Segundo Kassai et all (1999, p. 179), o EVA o valor que a empresa agrega aps remunerar todos os recursos investidos, quer sejam financiados pelo custo de capital de terceiros ou pelo custo de capital prprio. Diante dessa afirmao, pode-se argumentar que o EVA um indicador de valor econmico agregado que permite aos executivos, acionistas e investidores avaliarem com clareza se o capital empregado num determinado negcio bem remunerado. Pode-se dizer que existe criao de valor quando se produz algo que vale mais do que o valor dos recursos utilizados para produzi-los. O valor econmico agregado , portanto, o valor que uma empresa (investimento, ativo) consegue gerar descontando-se o custo do capital investido. Uma empresa somente cria valor se o retorno sobre o capital for maior do que o custo envolvido ou do que o retorno que os investidores podem obter em outras aplicaes (custo de oportunidade) com risco equivalente . Conforme Ehrbar (1999, p. 14) na poltica de gesto do EVA os gerentes e diretores colocam o acionista em primeiro lugar, devido principalmente a dois fatores: um porque os acionistas so os donos do negcio e outro, porque os administradores devem competir por um recurso escasso chamado capital. Ainda segundo o autor, capital o meio de troca que todas as empresas precisam ter para adquirir inputs mo-de-obra, materiais, tecnologia e know-how para produzir bens e servios a serem vendidos a clientes. A capacidade de uma empresa para adquirir capital a preos atraentes depende da maneira como esta empresa administra o capital que j possui. As empresas que criam riqueza para os acionistas atravs de um retorno maior do que o seu custo de capital investido tm mais facilidade em levantar recursos adicionais para desenvolver novos produtos, aperfeioar os j existentes, conquistar novos mercados e criar novos empregos. Em um dos seus

III CNEG Niteri, RJ, Brasil, 17, 18 e 19 de agosto de 2006.

conceitos, Ehrbar (1999, p. 5) afirma que o EVA uma estrutura que empresas podero utilizar para comunicar suas metas e realizaes a investidores, e que investidores podero utilizar para identificar empresas com perspectivas de desempenho superior. Uma das finalidades essenciais consiste em modificar o comportamento dos gestores das empresas com vistas a tomada de decises mais criteriosas em funo do retorno que trazem para a empresa e para os acionistas. Portanto, um sistema que, tanto as empresas e os seus acionistas quanto os investidores podem utilizar para avaliar o comportamento das organizaes nos mercados que atuam. Com a anlise do EVA a empresa pode determinar, em nvel interno, onde se encontram as suas possibilidades de agregao de valor, bem como evidenciar onde esto os potenciais destruidores de capital. Em nvel de usurios externos, os investidores podem ter a viso de uma empresa voltada para a criao de riqueza, preocupada com o capital investido, e na melhoria da imagem da empresa. Como o acionista o foco da abordagem do EVA , todas as decises da empresa devem ser tomadas com o propsito de maximizao da sua riqueza atravs do aumento do valor da empresa, sendo que o seu valor somente pode ser aumentado se os investimentos realizados oferecerem retornos superiores ao custo do capital aplicado. Tendo em vista que o presente artigo utiliza informaes contbeis para fins de determinao do valor do EVA, torna-se necessrio abordar algumas questes relacionadas ao conceito de contabilidade, bem como o seu objetivo neste contexto. 3 A funo da contabilidade no contexto do EVA A quantidade de usurios das informaes contbeis se amplia cada vez mais, de modo que os modelos decisrios so fortemente impactados por diversos fatores, tais como o desenvolvimento da tecnologia da informao, a reduo das fronteiras de mercados e a crescente preocupao com o bem-estar social. Sendo assim, no difcil prever que, futuramente, se exigir mais da contabilidade em termos de quantidade e qualidade das informaes. de interesse dos usurios das informaes contbeis, principalmente dos investidores, que a contabilidade aprimore os seus mecanismos de mensurao a fim de que os demonstrativos contbeis possam evidenciar, com maior abrangncia, o potencial econmico das entidades.

III CNEG Niteri, RJ, Brasil, 17, 18 e 19 de agosto de 2006.

O que se percebe que os critrios de avaliao, comumente aceitos, levam em considerao uma viso apenas financeira ou estritamente legal. Entretanto, ambas as formas de avaliao no so as que prevalecem nas fuses, incorporaes e cises, por exemplo. Um objetivo atender um sistema legislativo e normativo, ainda preso s questes tradicionais, e outro, a avaliao no sentido de se estabelecer uma particular aferio para gerir ou negociar um empreendimento. Ao se tratar do conceito e objetivos da contabilidade, Franco (1996, p. 21) avalia a contabilidade como:
A cincia que estuda os fenmenos ocorridos no patrimnio das entidades, mediante o registro, a classificao, a demonstrao expositiva, a anlise e a interpretao desses fatos, com o fim de oferecer informaes e orientaes necessrias tomada de decises sobre a composio do patrimnio, suas variaes e o resultado econmico decorrente da gesto da riqueza patrimonial.

Copeland, Koller e Murrin (2000), fazem referncia fragilidade da contabilidade causada pelos seus princpios fundamentais. J, Ehrbar (1999), cita em vrias passagens, as discrepncias que os princpios contbeis causam e, em uma delas, afirma que os Princpios Contbeis Geralmente Aceitos GAAP (Generally Accepted Accounting Principles) freqentemente se desviam da realidade econmica e quase sempre de forma que tendem a subestimar o montante de capital investido por uma empresa. A contabilidade, analisada sob a tica do fisco, atende s necessidades demandadas por este tipo de usurio, visto que as informaes so elaboradas de acordo com os princpios e as normas contbeis vigentes. Todavia, se for analisada no sentido da tomada de decises por parte da gerncia da empresa, bem como dos seus acionistas, a contabilidade faz parte do sistema gerencial da empresa e, por isso, deve contemplar informaes mais especficas que traduzam a realidade da empresa, sem levar em considerao as limitaes impostas pelos princpios e normas contbeis. Por se tratar de uma discusso sobre o EVA , que envolve o interesse dos acionistas, indispensvel discutir a contabilidade voltada para fins gerenciais, uma vez que esta direciona as informaes para o usurio interno e no se sujeita aplicao dos princpios e normas contbeis. Nesse sentido, Iudcibus e Marion (1999, p. 44) afirmam que a contabilidade gerencial voltada para fins internos, procura suprir os gerentes de um elenco maior de informaes, fazendo aluso ainda a no obrigatoriedade deste campo da contabilidade, prender-se aos princpios fundamentais da contabilidade; o que para alguns autores, distorce a informao.

III CNEG Niteri, RJ, Brasil, 17, 18 e 19 de agosto de 2006.

A contabilidade gerencial se insere no contexto da empresa e contribui para avaliar os prazos operacionais de cobrana e de pagamentos, o crescimento das vendas, o giro dos estoques, a margem de lucro, a estrutura de capital, os riscos financeiro e operacional, bem como as oportunidades de investimento para a empresa. Esses fatores, associados a outros objetivos estratgicos de qualidade e de inovao, contribuem para que a empresa esteja constantemente na busca de melhor rentabilidade e lucratividade, o que por conseqncia gera valor agregado para os acionistas. 3.1 Lucro contbil x lucro econmico A caracterizao do lucro no contexto da manuteno da riqueza ou do capital da empresa demonstra divergncias em estudos desenvolvidos por diversos autores, principalmente quando a discusso ocorre entre correntes diferentes (contbil e econmica). Ambas as correntes utilizam a mesma forma de mensurao do lucro, porm divergem no momento do reconhecimento das receitas e das despesas, bem como na determinao da base de valor. O conceito econmico do lucro evidencia, de uma maneira geral, o montante da riqueza lquida que a empresa acresce num determinado perodo, o que, pela viso econmica, o lucro contbil no evidencia. O lucro contbil ignora as mudanas de valor ao focalizar, basicamente, em resultados extrados de realizao de ativos, tornando-se demasiadamente objetivo. Sob este aspecto, Ponte (1998, p. 26) se pronuncia da seguinte forma:
Em sendo a objetividade uma qualidade indispensvel para o conceito de lucro, do qual se exige ser prtico, o lucro contbil prtico suficiente. Mas isto muito pouco, para o momento, se ele no mensura o que ns queremos mensurar. Objetividade sem relevncia no muito uma virtude. A questo se ns podemos reter alguma ou toda objetividade do lucro contbil enquanto respondemos a uma questo que o lucro contbil falhou em responder: Quanto melhor tornou-se a entidade contbil durante o ano?

O lucro sob o ponto de vista contbil o determinado atravs dos procedimentos contbeis, obedecendo-se aos princpios e regulamentaes que regem a contabilidade, obtendo-se o lucro atravs da deduo dos custos e despesas das receitas, considerando-se a competncia destes. Ou seja, as receitas, custos e despesas so registradas em funo do exerccio em que so realizadas ou incorridas efetivamente, independente do seu recebimento ou pagamento, o que discutvel sob o ponto de vista econmico. Nesse sentido, Ponte (1998, p. 24) destaca as diferenas bsicas entre o lucro contbil

III CNEG Niteri, RJ, Brasil, 17, 18 e 19 de agosto de 2006.

e o econmico:
O lucro econmico mensurado por valorizao, reconhecido logo que ocorra um crescimento de valor, na riqueza lquida, lida com expectativas e julgamentos, derivados da noo bsica de lucro como utilidade, sempre pensando em termos reais. O lucro contbil mensurado por confrontao, reconhecido somente quando a venda realizada, d nfase na objetividade, no depende de expectativas, pensando em termos monetrios e no em termos reais.

Na mensurao do lucro econmico, o procedimento bsico consiste em comparar o valor capitalizado dos recebimentos lquidos futuros no incio e no final do perodo, sendo que o lucro comea a existir a partir do momento em que se verifica um incremento no valor capitalizado. O lucro, medido dessa forma, corresponde quantia que o proprietrio da empresa pode retirar para consumo e ainda manter o capital investido intacto. As demonstraes contbeis, elaboradas de acordo com os princpios e normas contbeis, geralmente no evidenciam informaes gerenciais relevantes que possam contribuir para a definio do valor da empresa. Essas informaes, tal como evidenciadas pela contabilidade, no apresentam o valor de mercado de um ativo, uma vez que a contabilidade expressa os ativos a valores de entrada, com base no princpio do custo pelo valor original, voltado exclusivamente para o objetivo de apurao do resultado, e no para refletir os valores de mercado dos ativos e suas agregaes de valor. Nesse sentido, Ferreira (2000) ressalta que a contabilidade necessita ultrapassar as linhas dos princpios e normas contbeis, com o objetivo de reconhecer os elementos como o Goodwill, capital intelectual, custo de oportunidade, entre outros, ainda no mensurados e evidenciados pela contabilidade tradicional, com vistas a uma melhor apresentao aos seus usurios de um completo sistema de informao contbil. 4 Elementos que compem o clculo do EVA Normalmente, as empresas no possuem recursos prprios suficientes para financiar todos os seus projetos de investimentos e, por isso, necessitam de recursos captados de terceiros. Portanto, devem estabelecer uma estrutura de capital consistente com o risco de mercado ao qual esto sujeitas, uma vez que os riscos podem ser diferentes para cada tipo de empresa, por estarem relacionados com a rea de atuao de cada uma. A combinao especfica de capital de terceiros e capital prprio adotada por uma empresa sua estrutura de capital uma varivel de deciso gerencial. O custo de capital da empresa como um todo reflete o retorno exigido dos ativos das empresas. Se uma empresa

III CNEG Niteri, RJ, Brasil, 17, 18 e 19 de agosto de 2006.

utilizar tanto capital de terceiros quanto capital prprio, esse custo geral de capital se apresenta como uma mistura dos retornos necessrios para remunerar os seus credores e acionistas. Sendo assim, o custo de capital de uma empresa reflete tanto o custo de capital de terceiros quanto o seu custo de capital prprio. 4.1 Custo do capital prprio Segundo Gitman (1997, p. 431), o capital prprio consiste de fundos a longo prazo, fornecidos pelos proprietrios da empresa, os acionistas. A caracterstica do capital prprio que os recursos permaneam na empresa por tempo indeterminado. Para Ross et al (1998), a mensurao do capital prprio a questo mais difcil relacionada ao tema custo de capital. O motivo pelo qual se trata de uma questo difcil o fato de que no existe uma maneira de se verificar diretamente o retorno exigido pelos investidores em aes de uma empresa, sendo necessrio, assim, estim-lo de alguma maneira. Uma das melhores formas de se obter o custo do capital prprio, segundo os autores, a utilizao do Modelo de Precificao de Ativos Financeiros CAPM ( Capital Asset Pricing Model). Logo, o custo do capital prprio a taxa de retorno que os acionistas desejam obter pelo montante de capital aplicado numa determinada empresa. 4.2 Custo do capital de terceiros De acordo com Ross et al (1998) o custo de capital de terceiros a taxa de retorno que os credores exigem para emprestar novos recursos empresa. O custo do capital de terceiros no apresenta grandes problemas de mensurao e pode ser, normalmente, observado direta ou indiretamente, pois o custo do capital de terceiros simplesmente a taxa de juros que a empresa paga quando obtm novos recursos, e as taxas de juros podem ser verificadas nos mercados financeiros. 4.3 Custo mdio ponderado de capital O custo mdio ponderado de capital WACC (Weighted Average Cost of Capital), segundo Gitman (1997), reflete o futuro custo mdio esperado de fundos da empresa no longo prazo. determinado ponderando-se o custo de cada tipo especfico de capital por sua proporo na estrutura de capital da empresa. Conforme afirmam Ross et al (1998), o custo mdio ponderado de capital o retorno global que as empresas deves obter sobre os seus ativos para manter o valor de suas aes.

III CNEG Niteri, RJ, Brasil, 17, 18 e 19 de agosto de 2006.

Tambm, pode ser o retorno exigido de quaisquer investimentos das empresas que possuem essencialmente os mesmos riscos que as operaes normais da empresa. As incertezas decorrentes da instabilidade do mercado econmico e a busca pela diferenciao no mercado fazem com que as empresas convivam constantemente com situaes de risco. Quando da realizao de qualquer tipo de investimento, cabe empresa analisar o risco a que est sujeita nesta operao e verificar se o retorno do investimento remunera de forma satisfatria o capital investido. No obstante, quanto maior o prazo, mais caro torna-se o custo de investimento, devido aos riscos associados ao prazo. Sobre esse aspecto, Damodaran (1997, p. 77) expe que o custo de capital a mdia ponderada dos custos dos diversos componentes de financiamento, incluindo dvida, patrimnio lquido e ttulos hbridos, utilizados por uma empresa para financiar suas necessidades financeiras. O custo mdio ponderado de capital definido como a mdia ponderada dos custos dos diversos componentes de financiamento utilizados por uma empresa. O clculo do custo mdio ponderado de capital, um dos elementos necessrios para a determinao do valor do EVA, pode ser obtido pela seguinte frmula, adaptada de Ross et al (1998): WACC = [(E/V) x Re + (D/V) x Rd] x (1 Tc) Onde: E = Valor de mercado do capital prprio da empresa D = Valor de mercado do capital de terceiros da empresa V = Valor combinado de mercado do capital de terceiros e do capital prprio (V = E + D) Re = Custo do capital prprio Rd = Custo do capital de terceiros Tc = Alquota do imposto de renda pessoa jurdica. 5 Clculo prtico do EVA Em tratando-se de EVA, o lucro realmente comea a existir a partir do momento em que o lucro residual ultrapassa o valor do custo de capital investido na empresa. Sendo assim, o EVA o lucro operacional aps o imposto de renda menos os encargos sobre o capital, denominado Nopat. O EVA obtido atravs de mensuraes contbeis, a partir do lucro operacional lquido aps os impostos, sendo deduzido deste o custo do capital investido. A

III CNEG Niteri, RJ, Brasil, 17, 18 e 19 de agosto de 2006.

frmula abaixo, adaptada de Ehrbar (1999), utilizada para fins de clculo do EVA: EVA = NOPAT (WACC x CI) Por meio dessa frmula obtm-se o valor do EVA , subtraindo-se do lucro operacional lquido aps os impostos (Nopat) o custo do capital investido na empresa, sendo que este custo obtido multiplicando-se o custo mdio ponderado de capital (WACC) pelo capital total investido na empresa (CI). Para o clculo do EVA, a seguir, apresentam-se o Balano Patrimonial (conforme tabela 1) e a Demonstrao do Resultado do Exerccio (conforme tabela 2), ambos constitudos de valores fictcios. Estas demonstraes fornecem os dados necessrios para os demais clculos envolvidos na determinao do EVA. Tabela 1 Balano Patrimonial em 31/12/xx (em milhares de R$)
ATIVO Ativo circulane Caixa e Bancos Aplicaes no mercado financeiro Clientes Impostos a recuperar Estoques Outros ativos circulantes Realizvel a Longo Prazo Clientes 1.701 10 875 334 69 318 95 PASSIVO Passivo circulante Fornecedores Emprstimos a curto prazo Salrios e encargos a pagar Obrigaes tributrias Proviso para Imposto de Renda Dividendos a pagar Outras exigibilidades 1.473 294 714 119 209 75 62 1.335 30 874 431 1.802 1.069 628 105 4.610

325 Exigvel a longo prazo 325 Ttulos a pagar Emprstimos a longo prazo Outros passivos no onerosos 2.584 22 3.486 315 (1.403) 164 4.610 Patrimnio lquido Capital social Reservas Lucros acumulados (-) Aes em tesouraria TOTAL DO PASSIVO

Permanente Investimento Imobilizado Imobilizaoes em andamento (-) Depreciao acumulada Diferido TOTAL DO ATIVO

III CNEG Niteri, RJ, Brasil, 17, 18 e 19 de agosto de 2006.

Tabela 2 Demonstrao do Resultado do Exerccio (em milhares de R$)


Receita Operacional Bruta Venda de Produtos ( - ) Dedues da Receita Bruta Impostos, Descontos e Abatimentos ( = ) Receita Operacional Lquida ( - ) Custo dos Produtos Vendidos ( = ) Lucro Operacional Bruto ( - ) Despesas Operacionais Despesas Comerciais Despesas Administrativas Despesas com Depreciaes e Amortizaes Outras Receitas/Despesas Operacionais ( = ) Lucro Operacional Lquido (+-) Resultado No-Operacional Receitas No-Operacionais Receitas Financeiras Despesas Financeiras Juros Sobre o Capital Prprio ( = ) Resultado Antes do Imposto de Renda e da Contribuio Social ( - ) Proviso para Imposto de Renda e da Contribuio Social ( + ) Reverso dos Juros Sobre o Capital Prprio ( - ) Outras Dedues ( = ) Lucro Lquido do Exerccio 7.000 (1.630) 5.370 (3.585) 1.785 (487) (276) (78) 166

(675) 1.110

64 165 (246) (156)

(173) 937 (225) 156 (64) 804

Para fins de determinao do valor do capital investido na empresa, adota-se o modelo proposto por Frezatti (1998). Por meio desse modelo pode-se calcular o EVA tanto pelo critrio de identificao dos investimentos feitos na operao (capital de giro operacional adicionado ao permanente menos os passivos no onerosos de longo prazo), como tambm pelos financiamentos obtidos (emprstimos de curto e longo prazos, provises e patrimnio lquido). Contudo, neste trabalho utiliza-se o critrio da identificao dos investimentos feitos na empresa para fins de clculo do valor do capital investido, o qual encontra-se demonstrado na tabela 3. Os valores utilizados para o clculo do capital investido so extrados do Balano Patrimonial (tabela 1). Tabela 3 Determinao do capital investido (em milhares R$) Descrio Capital Circulante Lquido ( + ) Ativo Realizvel a Longo Prazo ( + ) Ativo Permanente ( - ) Passivos No-Onerosos de Longo Prazo ( - ) Imobilizaes em Andamento ( = ) Capital Investido

Valor 942 325 2.584 (431) (315) 3.105

III CNEG Niteri, RJ, Brasil, 17, 18 e 19 de agosto de 2006.

O Capital Circulante Lquido, para fins de apurao do valor do capital investido, foi obtido pela diferena entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante, adicionando-se os valores referentes aos emprstimos de curto prazo. A tabela 4 demonstra o clculo do lucro operacional lquido aps os impostos, sendo que as informaes utilizadas para o clculo esto contidas na Demonstrao do Resultado do Exerccio (tabela 2). Tabela 4 Determinao do Nopat (em milhares de R$) Descrio Lucro Lquido do Exerccio ( + ) Despesas de Juros sobre o Capital Prprio ( + ) Despesas Financeiras ( - ) Ajustes Referentes ao Imposto de Renda ( = ) Lucro Operacional Lquido Aps o Imposto de Renda

Valor 804 156 246 (60) 1.146

* Nota: Os ajustes referentes ao imposto de renda se referem aplicao da alquota de 15% sobre os valores das despesas financeiras e despesas de juros sobre o capital prprio.

Os percentuais do custo de capital utilizados, a seguir, so valores hipotticos. Com relao aos percentuais de participao no capital da empresa, a estrutura de capital calculada de acordo com os valores apresentados no Balano Patrimonial. Sendo assim, a tabela 5 apresenta a participao percentual de cada capital na estrutura de capital da empresa, bem como o respectivo custo de cada capital. Observa-se que a composio do capital , principalmente, de capital de terceiros (61%). Tabela 5 Composio da estrutura de capital Estrutura de Capital Participao no Capital Total Capital Prprio 39% Capital de Terceiros 61%

Custo do Capital 12% 10%

Conhecendo-se o custo, a participao do capital prprio e de terceiros da empresa e a alquota do Imposto de Renda de acordo com a legislao vigente (15%), calcula-se o custo mdio ponderado de capital (WACC). WACC = [(E/V) x Re + (D/V) x Rd] x (1 Tc) WACC = [(39/100 x 0,12) + (61/100 x 0,10)] x (1 0,15) WACC = (0,0468 + 0,061) x 0,85 WACC = 0,0916 Com os valores do lucro operacional lquido aps os impostos, do capital investido e do custo mdio ponderado de capital, calcula-se o valor do EVA.

III CNEG Niteri, RJ, Brasil, 17, 18 e 19 de agosto de 2006.

EVA = NOPAT (WACC x CI) EVA = 1.146 (0,0916 x 3.105) EVA = 861,58 Pela anlise do EVA, conclui-se que a empresa agrega valor aos acionistas, uma vez que o lucro operacional lquido aps os impostos supera o montante do capital investido em R$ 861.580,00. Diante desta perspectiva, as operaes da empresa maximizam o valor da riqueza para os acionistas. Caso o resultado do EVA fosse negativo (quando o valor do Nopat inferior ao valor do custo de capital investido, ou se o Nopat negativo), tal valor representaria que as operaes da empresa estariam destruindo a riqueza dos acionistas. 6 Vantagens pela utilizao do EVA De acordo com Davies (1996), o EVA permite administrao da empresa conhecer se est criando ou destruindo a riqueza dos acionistas, pois qualquer empreendimento ou projeto que se queira empreender deve produzir um resultado econmico que enseje a apurao de um incremento em relao ao valor investido pelo acionista. Dessa forma, pode gerar valor adicional para a empresa. Segundo Wernke e Lembeck (2000, p. 89), quando se referem distribuio de bnus a gerentes e diretores de algumas empresas brasileiras, com base no EVA, afirmam que quando ligada remunerao varivel, a idia , sim, atingir as metas, mas tambm, e principalmente, gerar valor para o acionista. Neste mesmo raciocnio Ehrbar (1999. p. 75) destaca que:
A verdadeira chave para o sucesso do EVA reside na utilizao de melhorias no EVA num tipo de plano de remunerao varivel nico, que ative a imaginao e a iniciativa de gerentes e funcionrios. De todas as variveis sob o controle da alta gerncia e do conselho de administrao, aquela com maior impacto no sucesso ou fracasso de qualquer empreendimento o sistema de recompensas e incentivos que forma e direciona o comportamento dos funcionrios.

Os incentivos para aumento do EVA tm como finalidade fazer com que os funcionrios trabalhem de forma mais eficiente para maximizar o desempenho da organizao. Um sistema de incentivos verdadeiramente eficazes o que alinha solidamente o interesse financeiro dos funcionrios com o dos acionistas, melhora a motivao e cria um clima em que gerentes se esforam constantemente para criar mais riqueza. A mensurao da real situao da riqueza dos acionistas passa a ser fundamental a fim

III CNEG Niteri, RJ, Brasil, 17, 18 e 19 de agosto de 2006.

de que o administrador possa tomar suas decises em bases mais confiveis. O EVA configura-se como um aproximador entre o acionista e o administrador o acionista porque deseja o seu dinheiro bem cuidado e o administrador porque pretende mostrar uma boa gesto. Ehrbar (1999) comenta que uma das maiores vantagens do EVA fazer com que as pessoas percebam que dependem uma das outras para obter o sucesso e alcanar os seus objetivos. Se a empresa paga mal os seus funcionrios, provavelmente estes no atendem bem os clientes e no desenvolvem de maneira eficaz as suas aes, pois no h comprometimento com a empresa. Alm das vantagens sobre a utilizao do EVA j discutidas, Somoggi (1997) destaca que o EVA serve como base para a remunerao varivel (bnus e gratificaes por desempenho) dos funcionrios e executivos, e permite criar um vnculo maior entre os interesses dos funcionrios e dos acionistas, aumentando-se o comprometimento de cada um com os seus resultados, e conseqentemente, com a empresa. Da mesma forma, se os fornecedores da empresa no recebem os pagamentos nos prazos estabelecidos, muito provavelmente podem alterar suas formas de pagamento e, tambm, no se sentem na obrigao de fazerem as entregas em dia. Caso a qualidade dos produtos seja afetada, os clientes podero se sentir insatisfeitos e procurar a concorrncia, sem manter qualquer lao de fidelidade. O sistema EVA faz com que os colaboradores entendam esta corrente, e que s possvel agregar valor os diversos envolvidos, sem exceo, estiverem satisfeitos. As empresas que adotam o EVA como medida de desempenho buscam, constantemente, elevar a lucratividade do negcio com o intuito de agregar valor aos acionistas. Como conseqncia disto, o ndice de lucro por ao tambm apresenta incremento. Da mesma forma, adotando-se o EVA , a empresa tem a possibilidade de avaliar a rentabilidade de cada unidade de negcio, ao permitir a verificao de qual unidade de negcio agrega ou qual destri o valor dos acionistas. Isso permite empresa incentivar a criao de novos produtos e servios que sejam mais valiosos para os clientes e acionistas. Uma determinada empresa que divulgue seus resultados obtidos atravs da utilizao do EVA, tende a causar influncia no mercado em que se insere, uma vez que permite ao mercado acompanhar os valores agregados pela empresa aos seus acionistas. A utilizao do EVA, tambm, possibilita empresa monitorar o percentual e o custo do capital prprio e de terceiros e permite constatar se num determinado momento a empresa deve alterar a composio da sua estrutura de capital, ao procurar reduzir os custos dos capitais utilizados.

III CNEG Niteri, RJ, Brasil, 17, 18 e 19 de agosto de 2006.

Tendo em vista que o Valor de Mercado Agregado MVA (Market Value Added), tambm de constitui em uma das vantagens decorrentes da utilizao do EVA , apresentamse, no tpico seguinte, algumas caractersticas do MVA, bem como a forma de apurao desta medida de desempenho. Em termos gerais, o EVA demonstra se a empresa est ou no agregando valor, em relao ao capital investido, enquanto que o MVA evidencia o quanto a empresa agregou de valor em relao ao capital investido, num determinado perodo. 6.1 Valor de mercado agregado A verdadeira criao de riqueza no determinada pelo valor de mercado de uma empresa, mas pela diferena entre o valor de mercado e o capital que os investidores comprometeram nesta empresa. Desta forma, se cada real de capital investido por uma empresa produz menos que um real em valor de mercado, ento esta empresa diminui a riqueza dos seus acionistas. Todavia, uma empresa que vendida com prmio sobre o seu capital investido apresenta criao de riqueza. De acordo com Ehrbar (1998, p. 35), a diferena entre o valor total de mercado (tanto de aes quanto de endividamento) e o capital total um nmero que denominamos MVA Valor de Mercado Agregado. O mesmo autor apresenta a seguinte equao para fins de clculo do MVA: MVA = valor de mercado capital total Ainda, segundo Ehrbar (1999), o MVA a medida definitiva de criao de riqueza. Esta medida exerce uma vantagem importante em relao a outras medidas, justamente pelo fato de mensurar a diferena entre entrada e sada de caixa, ou seja, entre aquilo que os investidores colocam na empresa como capital e o que poderiam auferir vendendo as aes da empresa pelo preo de mercado corrente. Ainda de acordo com o autor, a gerncia o fator impulsionador mais importante do MVA, pois o que determina o destino de uma empresa no o setor no qual se situa, mas a correo de sua estratgia e a excelncia com a qual a gerncia executa aquela estratgia. Percebe-se que o MVA o montante acumulado pelo qual a empresa valoriza ou desvaloriza a riqueza dos acionistas. tambm uma excelente medida externa de desempenho da gerncia visto que engloba a avaliao do mercado da eficcia com a qual os gerentes da empresa utilizam os recursos escassos que tm sob o seu controle. De maneira

III CNEG Niteri, RJ, Brasil, 17, 18 e 19 de agosto de 2006.

simples, o MVA pode ser utilizado para comparar diretamente os desempenhos das empresas em setores diferentes ou at mesmo em pases diferentes. A questo que a empresa que registra um MVA mais elevado, tem criado mais riqueza aos acionistas. Com relao ao MVA, Frezatti (1998) afirma que quanto maior for o seu valor, melhor para a empresa do ponto de vista da confiana e perspectiva de aumento de valor. Em contrapartida, quanto mais negativo for, pior, j que revela percepo desfavorvel em relao ao poder de gesto dos executivos. O MVA uma metodologia utilizada para identificar o que cria e o que destri valor dentro da empresa. Com isso, auxilia na definio dos investimentos e na racionalizao do portflio de produtos. Sendo assim, a empresa deve encontrar o principal indicador que influi em seu negcio e analisar o desempenho de cada um dos seus produtos, de maneira que consiga otimizar seus resultados. Uma vez apresentadas as vantagens decorrentes da utilizao do EVA, bem como as caractersticas do MVA, a seguir, abordam-se algumas dificuldades que muitas empresas enfrentam quando da adoo desta medida de desempenho. 7 Dificuldades na implantao do EVA A implementao de novos sistemas de gesto geralmente encontra barreiras culturais, visto que toda e qualquer mudana gera desconforto para as pessoas envolvidas no processo, principalmente se envolvem novos paradigmas de gesto. Neste sentido, Assaf Neto (1999) destaca que algumas dificuldades prticas da consolidao de uma gesto baseada no valor podem ser encontradas. A prpria cultura da empresa se constitui como uma barreira inicial, e geralmente impede modificaes importantes em sua estrutura de controle e do processo decisrio. Segundo Gomes (1996), a implantao do EVA apresenta as seguintes dificuldades: as empresas desconhecem o capital investido, ou seja, todo o capital aplicado em ativos, receitas e caixa; as companhias tentam implement-lo da noite para o dia, visto que os gerentes no dedicam tempo para entend-lo; os gerentes reservam pouco tempo para treinamento; a forma como o EVA comunicado aos funcionrios geralmente os

III CNEG Niteri, RJ, Brasil, 17, 18 e 19 de agosto de 2006.

executivos tendem a se precipitar desnecessariamente, como se criar valor fosse o oposto dos interesses dos empregados e da comunidade. Como se pode observar, existem algumas dificuldades para a implementao do EVA nas empresas, porm as vantagens decorrentes da sua utilizao so mais significativas, sendo que a deciso de implant-lo seja favorecida. 8 Concluses Neste trabalho apresentou-se um importante sistema para a gesto das organizaes, o EVA. Atravs deste mecanismo, cria-se a possibilidade de verificar se as operaes das organizaes geram resultado atravs do valor adicionado, se apenas cobrem os seus custos, ou at mesmo se so incapazes de cobrirem os seus custos. De acordo com o exposto no artigo, a aplicao do EVA permite aos gestores uma conscientizao maior acerca do capital que administrado, bem como possibilita que o EVA seja desdobrado em indicadores de gesto de unidades de negcio. Essa diviso em outros indicadores propicia avaliar o ganho potencial de cada melhoria a ser implementada e o seu impacto no resultado final da empresa. O instrumento de medio EVA conjuga tambm conceitos que permitem uma modelagem no sistema de gesto em todos os segmentos da organizao e tenciona uma busca por aes que visam o aumento no valor da empresa. Todavia, para que o corpo gerencial possa utilizar eficazmente o modelo, a contabilidade precisa estar alinhada com este processo, principalmente no que se refere contabilidade gerencial e auxlio na determinao dos fatores que direcionam a agregao de valor para a empresa. O conceito de EVA incorpora o preceito fundamental de que um negcio tem que produzir um retorno mnimo e competitivo sobre todo o capital nele investido. Porm, importante entender que, na verdade, o EVA uma tcnica para mudar o comportamento dos envolvidos numa organizao. Vincular um determinado bnus ao EVA tem o propsito de mudar toda a cultura da empresa. Entretanto, basear incentivos em aumentos do EVA apenas uma pequena parte da mudana necessria. Empresas de hoje desejam que todos os seus funcionrios se sintam envolvidos, sejam criativos e aceitem mudanas ao criar uma cultura de melhoria e responsabilidade e eliminar a necessidade constante de controlar seus comportamentos. Conclui-se, portanto, que o EVA importante no apenas como uma medida, mas

III CNEG Niteri, RJ, Brasil, 17, 18 e 19 de agosto de 2006.

como um sistema de gesto empresarial e como ferramenta para aumentar a riqueza da empresa. Tal afirmao se d pela apresentao dos resultados do exemplo hipottico, bem como pela nfase aos elementos que fazem parte da determinao do EVA e suas principais vantagens pela aplicao nas empresas.

BIBLIOGRAFIA ASSAF NETO, Alexandre. A contabilidade e a gesto baseada no valor. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 1999. So Paulo. Anais... So Paulo: USP, 1999. COPELAND, Tom, KOLLER, Tim, MURRIN, Jack. Avaliao de empresas Valuation: calculando e gerenciando o valor das empresas. So Paulo: Makron Books, 2000. DAMODARAN, Aswath. Avaliao de Investimentos: ferramentas e tcnicas para a determinao do valor de qualquer ativo. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997. DAVIES, Erin M. Como fazer os acionistas mais ricos usando o EVA. Revista Fortune, 09 set. 1996. EHRBAR, Al. Valor econmico agregado: a verdadeira chave para a criao de riqueza. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999. FERREIRA, Luiz Felipe. O EVA (Economic Value Added) como instrumento de avaliao de desempenho econmico-financeiro de empresas. [dissertao de mestrado] UFSC Curso de Ps-Graduao em Administrao. Florianpolis, 2000. FRANCO, Hilrio. Contabilidade geral. 23. ed. So Paulo: Atlas, 1996. FREZATTI, Fbio. Valor da empresa: avaliao de ativos pela abordagem do resultado econmico residual. Caderno de Estudos. So Paulo. FIPECAFI. v. 10, n. 19. p. 57-69. set/dez. 1998. GITMAN, Lawrence J. Princpios de administrao financeira. 7. ed. So Paulo: Harbra, 1997. GOMES, Maria Tereza. Sua empresa est dando dinheiro? Revista Exame. So Paulo, p. 6061, 03 jun. 1996. IUDCIBUS, Srgio de, MARION, Jos Carlos. Introduo teoria da contabilidade: para o nvel de graduao. So Paulo: Atlas, 1999. KASSAI, Jos Roberto et all. Retorno de investimento: abordagem matemtica e contbil do lucro empresarial. So Paulo: Atlas, 1999. PONTE, Vera. Uma mensurao de lucro centrada em evidenciar o acrscimo de valor no

III CNEG Niteri, RJ, Brasil, 17, 18 e 19 de agosto de 2006.

ativo lquido. FIPECAFI/FEA/USP Caderno de Estudos. So Paulo, v. 10, n. 17, p. 2334, jan/abr. 1998. ROSS, Stephen A., WESTERFIELD, Randolph W., JORDAN, Bradford D. Princpios de administrao financeira: essentials of corporate finance. Traduo: Antnio Zoratto Sanvicente. So Paulo: Atlas, 1998. SOMOGGI, Laura. Quem est realmente produzindo riquezas? Revista Exame. So Paulo, ano 31, n. 19, p. 56-58, 10 set. 1997. WERNKE, Rodney, LEMBECK, Marluce. Valor Econmico Adicionado (EVA). Revista Brasileira de Contabilidade. Braslia, ano XXIX, n. 121, p. 84-90, jan/fev. 2000.

You might also like