You are on page 1of 26

Doi: http://dx.doi.org/10.5007/2177-7055.

2013v34n66p161

A Crise do Welfare State e a Hipertrofia do Estado Penal1


The Crisis of the Welfare State and the Hypertrophy of the Punitive State
Jose Luis Bolzan de Morais Maiquel ngelo Dezordi Wermuth
Resumo: O presente artigo analisa a crise vivenciada pelo Estado Providncia na contemporaneidade e sua consequente substituio pelo Estado Penitncia, que responde repressivamente s demandas das classes outrora beneficirias das polticas sociais pblicas, em um quadro social de pobreza agravada diante do fenmeno da globalizao econmica e da excluso de grandes contingentes populacionais do mercado de trabalho/consumo. Por fim, a partir da ideia central de profanao das instituies polticas modernas proposta por Giorgio Agamben, busca-se a formulao de possveis solues crise, notadamente no que se refere necessidade de se devolver o Welfare State multido, para que dele seja feito um novo uso, revitalizando-se as energias utpicas. Abstract: The article analyses the crisis the Welfare State currently goes through, and its consequent substitution by the Punitive State, which responds repressively to the demands of the classes that had been once benefited by the public social policies, in a social context of severe poverty facing the economical globalization, and the exclusion of a huge amount of people from the work/ consumer market. Finally, from the central idea of the profanation of the modern policies proposed by Giorgio Agamben, it seeks to formulate possible solutions to the crisis, notoriously on what concerns the necessity of giving back the Welfare State to the crowd, without exclusions, so that new usage can be made of it, starting from revitalizing the utopist energies.

Palavras-chave: Estado de Bem-estar Social. Keywords: Welfare State. Crisis. Criminal Crise. Direito Penal. Law.

Recebido em: 13/06/2012. Revisado em: 17/10/2012. Aprovado em: 19/02/2013.


1

A Crise do Welfare State e a Hipertrofia do Estado Penal

A casa do rei tinha muitas mais portas, mas aquela era a das peties. Como o rei passava todo o tempo sentado porta dos obsquios (entenda-se, os obsquios que lhe faziam a ele), de cada vez que ouvia algum a chamar porta das peties fingia-se desentendido, e s quando o ressoar contnuo da aldraba de bronze se tornava, mais do que notrio, escandaloso, tirando o sossego vizinhana (as pessoas comeavam a murmurar, Que rei temos ns, que no atende), que dava ordem ao primeiro-secretrio para ir saber o que queria o impetrante, que no havia maneira de se calar. Ento, o primeiro-secretrio chamava o segundo-secretrio, este chamava o terceiro, que mandava o primeiro-ajudante, que por sua vez mandava o segundo, e assim por a fora at chegar mulher da limpeza, a qual, no tendo ningum em quem mandar, entreabria a porta das peties e perguntava pela frincha, Que que tu queres. O suplicante dizia ao que vinha, isto , pedia o que tinha a pedir, depois instalava-se a um canto da porta, espera de que o requerimento fizesse, de um em um, o caminho ao contrrio, at chegar ao rei.
(Jos Saramago)

1 Introduo
O objetivo do presente artigo demonstrar que o processo de crise que o Estado de Bem-estar Social vivencia na contemporaneidade tem levado a sua paulatina substituio/transformao em um modelo de Estado no mais preocupado com a gesto social dos problemas relacionados escassez e pobreza, mas sim com o controle e a preveno penal dos riscos por elas representados. O texto encontra-se dividido em duas partes. Na primeira, empreende-se uma abordagem a respeito do referido processo de substituio do Estado Providncia pelo Estado Penitncia, apontando-se os fatores que contribuem para essa mudana de paradigma no enfrentamento da questo social em um contexto de economia globalizada. Na segunda parte, busca-se apresentar uma possvel soluo crise, que passa justamente pela recuperao da dimenso histrica do Estado de Bem-estar Social por meio da sua profanao aporte terico de Giorgio Agamben e 162

Seqncia (Florianpolis), n. 66, p. 161-186, jul. 2013

Jose Luis Bolzan de Morais e Maiquel ngelo Dezordi Wermuth

consequente devoluo multido categoria criada pelos filsofos Antonio Negri e Michael Hardt como condio de possibilidade para a revitalizao do ideal de solidariedade no tecido societal2.

2 Do Estado Providncia ao Estado Penitncia


Como assinalado de h muito3, a crise do Estado Providncia conduz a um momento histrico no qual prevalece a ideia de manuteno dos (moribundos) direitos adquiridos como herana dos tempos virtuosos; ou seja, diante do esgotamento das energias utpicas em relao a um futuro melhor, busca-se to somente evitar que esse porvir seja pior. Com a passagem de um modelo de sociedade amparada pelo Estado Social solidrio uma sociedade de risco securitrio, o medo e a insegurana tornam-se companhia indissociveis do indivduo. Assim, [...] para proteger-se do risco natural ou criado a nova ordem a segurana [...] e, [...] na dvida, na ausncia de um sistema de definio, controle e gesto dos riscos, erige-se a segurana como mxima. E, talvez, este seja apenas mais um risco [...]. (BOLZAN DE MORAIS, 2008, p. 193, grifo do original) Com efeito, o processo de globalizao econmica apresenta-se, amide, como o contraponto das polticas do Welfare State, visto que representa uma lgica altamente concentradora, responsvel pela excluso de grandes contingentes populacionais do mundo econmico, pelo desemprego e pela precarizao do mercado de trabalho. Segundo Sorensen (2010), o aumento da competncia internacional, as facilidades das empresas para se desterritorializarem e a rapidez das reaes dos mercados financeiros globais obrigam os Estados a observar a disciplina fiscal, a diminuir os nveis de proteo social e a rebaixar os impostos.
2 No sero feitas aqui, por ser desnecessrio, diferenas conceituais referentes noo de Estado de Bem-estar Social/Estado Providncia/Estado Social etc., adotandoas indistintamente, embora utilizando o termo providncia em contraste com o termo penitncia com o objetivo de atrair a ateno para o vis de anlise proposto. 3 Sobre o tema da(s) crise(s) do Estado, Bolzan de Morais vem desenvolvendo, desde a dcada de 1990, trabalhos que buscam evidenciar e delinear sua emergncia, suas caractersticas e repercusses. Como referncia desses trabalhos, ver Bolzan de Morais (2011).

Seqncia (Florianpolis), n. 66, p. 161-186, jul. 2013

163

A Crise do Welfare State e a Hipertrofia do Estado Penal

Como resultado, poucos governos ainda aspiram administrar o ciclo econmico. A estabilidade cada vez mais se esvai e o grau que os Estados acreditam poder influir no bem-estar por meio da sua interveno se reduz consideravelmente. O poder do Estado, sobretudo para a gesto das carncias sociais, acumulado nos anos ps-guerra, se desloca em favor do(s) mercado(s) e de diferentes formas de cooperao internacional estas tambm incidentes no campo do Direito. A integrao dos mercados financeiros exige uma maior disciplina financeira dos governos, de forma que estes possam garantir aos mercados certa estabilidade, com a ameaa permanente de uma possvel emigrao do capital para outra parte onde as condies se mostrem mais vantajosas. A integrao da produo, nesse contexto, proporciona melhores opes de mobilidade para as empresas: se consideram que a presso fiscal ou outras obrigaes resultam excessivas, podem e buscam estabelecer-se em outra parte. (SORENSEN, 2010) Da a afirmao de Roth (2010) no sentido de que o Estado Nacional j no possui mais capacidade de impor solues aos problemas socioeconmicos atuais, seja de forma autoritria, seja de forma negociada com os principais atores sociopolticos nacionais, o que permite falar no surgimento de um neofeudalismo. Em um contexto tal, destaca Faria (1997), os ganhos da produtividade so obtidos custa da degradao salarial, da informatizao da produo e do subsequente fechamento dos postos de trabalho convencional, o que resulta em uma espcie de simbiose entre a marginalidade econmica e a marginalidade social. Segundo Buffon (2005, p. 88), [...] os indivduos encontram-se novamente expostos s foras descontroladas do mercado, como se a desinstitucionalizao das protees sociais traduzisse a regresso ao estado de natureza econmico, o que desgua em uma [...] forma extrema de atomizao do indivduo, seguida do fenmeno da excluso [...], e, em um contexto tal, [...] o risco e o medo voltam ao centro das preocupaes coletivas, agravados pela despreocupao pelo futuro das geraes vindouras. Com efeito, uma das principais consequncias da globalizao, apontada por Prez Cepeda (2007), justamente o surgimento de um mundo mercantil onde as pessoas pertencem ou no a uma nica clas-

164

Seqncia (Florianpolis), n. 66, p. 161-186, jul. 2013

Jose Luis Bolzan de Morais e Maiquel ngelo Dezordi Wermuth

se, qual seja, a classe consumidora. Bauman (1999) atribui essa dita polarizao social em consumidores/no consumidores ao fato de que, ao contrrio da sociedade predecessora, qual seja, a sociedade moderna, a sociedade da segunda modernidade no engaja seus membros como produtores ou soldados, visto que ela prescinde de mo de obra industrial em massa ou de exrcitos recrutados, mas, agora, o engajamento de seus cidados se d na condio de consumidores. Assim, a maneira por excelncia de a sociedade atual moldar seus membros ditada pela capacidade destes em desempenhar o papel de consumidores. Segundo Ianni (1998, p. 23-24), o consumismo se transforma em [...] um exerccio efetivo de participao, insero social ou mesmo de cidadania. Na realidade contempornea, com o advento das novas tecnologias de produo, prescinde-se dos corpos dceis aos quais se referia Foucault (1987) para o trabalho que outrora era realizado exclusivamente por meio da fora fsica. Com isso, enormes contingentes humanos tornaram-se, de uma hora para outra, corpos suprfluos4 absolutamente disfuncionais para o sistema produtivo, eis que no suficientemente qualificados para operar estas novas tecnologias ou porque sua fora de trabalho tornou-se de fato absolutamente desnecessria. Nessa lgica, ou o indivduo consumidor ou no levado em considerao nas relaes jurdico-econmicas. A capacidade de consumir converte-se em um critrio de integrao ou excluso social, gerando polarizaes e assimetrias. justamente em virtude disso que as desigualdades globais so cada vez mais evidentes, criando dois novos status de seres humanos: os includos em uma economia globalizada e flexibilizada, por um lado, e os excludos, carentes de identidade como consequncia de sua falta de competncia ou de sua impossibilidade para alcanar os
A expresso utilizada por Bauman (2009, p. 23-24), para o qual a excluso do trabalho traduz na contemporaneidade uma noo de superuidade e no mais de desemprego. Isso porque a noo de des-empregado representa um desvio da regra, um inconveniente temporrio que se pode e se poder remediar, ao passo que a noo de supruo equivale a ser considerado intil, inbil para o trabalho e condenado a permanecer economicamente inativo.
4

Seqncia (Florianpolis), n. 66, p. 161-186, jul. 2013

165

A Crise do Welfare State e a Hipertrofia do Estado Penal

mercados de consumo, por outro. Nessa lgica, o mercado converte-se no grande igualador e separador da sociedade. Essa nova polarizao social resulta em uma nova dicotomia, qual seja, aqueles que produzem risco versus aqueles que consomem segurana, o que implica uma atualizao do antagonismo de classes, em uma tentativa de romper com a velha luta de classes expressa pela tradio inaugurada, em particular, por Karl Marx e, de certo modo, demonizada com a queda do muro de Berlim, aqui tomada paradigmaticamente5. E o modelo de controle social que se impe, nesse contexto, o de excluso de uma parte da populao que no tem nenhuma funcionalidade para o modelo produtivo e que, por isso, constitui uma fonte permanente de riscos (PREZ CEPEDA, 2007). Isso porque a j referida simbiose entre marginalidade econmica e marginalidade social leva o Estado sobretudo os governos conectados com esta hegemonia neoliberal a concentrar sua atuao na preservao da segurana e da ordem internas. Com isso, os marginalizados perdem progressivamente as condies materiais para o exerccio dos direitos humanos de primeira gerao e para exigir o cumprimento dos de segunda e terceira geraes. Eles se tornam descartveis, vivendo sem leis protetivas garantidas efetivamente e, condenados marginalidade socioeconmica e a condies hobbesianas de existncia ante a ausncia de um soberano , no mais aparecendo como detentores de direitos pblicos subjetivos; todavia, isso no significa que sero dispensados das obrigaes estabelecidas pelo Estado: este os mantm vinculados ao sistema jurdico por meio de suas normas penais. Aqui e agora, as instituies judiciais do Estado assumem funes eminentemente punitivo-repressivas, em detrimento da proteo dos direitos civis e polticos e da garantia da eficcia dos direitos sociais. (FARIA, 1997) nesse contexto que se desenvolvem e se legitimam campanhas e prticas poltico-normativas de Lei e Ordem, que se fundamentam na hipersensibilizao de alarmes sociais especficos e constituem [...] polti5

Para alm dos clssicos do pensamento marxista/marxiano, ver Zizek (2012).

166

Seqncia (Florianpolis), n. 66, p. 161-186, jul. 2013

Jose Luis Bolzan de Morais e Maiquel ngelo Dezordi Wermuth

cas basadas en la represin frrea aplicada a ciertos espacios ciudadanos, la dureza de las sanciones, una cierta permisividad a la rudeza policial y en la bsqueda de la eficacia fundada en principios de represin/reactividad. (PREZ CEPEDA, 2007, p. 50) Dessa forma, o propalado xito do programa de combate ao crime atravs da tolerncia zero6 a toda e qualquer infrao penal, antes da reduo da criminalidade supostamente verificada a partir de sua aplicao, deve-se ao fato de que ele constitui a atitude, em termos de represso penal, que melhor se amolda ao contexto mundial de enfraquecimento do Estado de Bem-estar Social diante do modelo de Estado Mnimo neoliberal, no qual se pretende [...] remediar com um mais Estado policial e penitencirio o menos Estado econmico e social que a prpria causa da escalada generalizada da insegurana objetiva e subjetiva em todos os pases, tanto do Primeiro como do Segundo Mundo (WACQUANT, 2001, p. 7, grifo do autor), pondo sob interrogao a mesma ideia de crise do poder estatal para refleti-la muito mais como uma certa inverso de papis ao invs de uma perda de potncia. medida que o Estado busca eximir-se de suas tarefas como agente social de bem-estar, ele assume novas iniciativas para o seu aparato repressivo em relao s condutas transgressoras da ordem levadas a cabo pelos grupos que passam a ser considerados ameaadores. Paralelamente a isso, tornam-se necessrias medidas que satisfaam as demandas por segurana das classes ou grupos sociais que se encontram efetivamente inseridos na nova lgica social. Torna-se, assim, possvel a afirmao de que ditas campanhas punitivas constituem, antes de tudo, um mecanismo hbil de controle social e
Referidos programas de combate ao crime buscam suporte terico na chamada Teoria das Janelas Quebradas (Broken Windows Theory), formulada originariamente pelos norte-americanos James Q. Wilson e George Kelling, em artigo publicado em 1982 na Revista Atlantic Monthly intitulado Broken Windows: the police and neighborhood safety, sustentada por Wesley G. Skogan em estudo publicado em 1990 sob o ttulo Disorder and decline: crime and the spiral decay in american neighborhoods e aperfeioada, posteriormente, no livro Fixing Broken Windows: Restoring Order and Reducing Crime in Our Communities, publicado em 1996 por George Kelling e Catherine Coles. (WACQUANT, 2001)
6

Seqncia (Florianpolis), n. 66, p. 161-186, jul. 2013

167

A Crise do Welfare State e a Hipertrofia do Estado Penal

racial, que opera atravs de uma estratgia de substituio das instituies de assistncia s carncias sociais, sobretudo das classes pobres tpicas do Welfare State por estabelecimentos penais; ou seja, a seletividade sociorracial no mbito penal constitui uma das armas de que se vale o Estado neoliberal para manter sob controle a populao economicamente hipossuficiente, a qual, abandonada pelo Estado (mnimo em se tratando dos setores sociais), busca, atravs da delinquncia, a satisfao de seus desejos de consumo e, consequentemente, de equiparao populao inserida no mercado. Em outras palavras: para os outrora destinatrios das polticas do Welfare State, restam agora as celas das cada vez mais superlotadas prises. Na prtica, com isso, o que a tolerncia zero visa a retirada das ruas e a posterior neutralizao daquela parcela da populao que se mostra insubmissa frente aos desgnios da configurao neoliberal do Estado, uma vez que considerada responsvel pela desordem social e pela criminalidade que abala a classe que se adapta lei do capital. Para Wacquant (2001), a funo atribuda ao sistema penal pelas polticas de Lei e Ordem, portanto, a de isolar e neutralizar a populao que de nada serve configurao atual da sociedade. Nesse contexto, passa-se a adotar a responsabilidade individual como mecanismo de escolha dos clientes do sistema penal, em detrimento da anlise das causas da criminalidade atravs do ponto de vista sociolgico, ao qual reservada a alcunha de desresponsabilizante (WACQUANT, 2001). De acordo com Garland (2005), em um ambiente tal, o crime passa a funcionar como legitimao retrica para polticas econmicas e sociais que punem a pobreza. Ao invs de indicar privao social, o crime passa a ser visto como um problema de indisciplina, de falta de autocontrole ou de controle social deficiente, ou seja, como produto da lassido na aplicao da lei, assim como de regimes punitivos lenientes, que abrem espao para indivduos perversos optarem, de forma racional, pela via delitiva para satisfazerem as necessidades de suas personalidades antissociais, protegidos, como chega-se a sugerir, pelas prprias garantias fundamentais erigidas pelas lutas liberais-sociais inauguradas, definitivamente, pelas revolues dos finais do sculo XVIII.

168

Seqncia (Florianpolis), n. 66, p. 161-186, jul. 2013

Jose Luis Bolzan de Morais e Maiquel ngelo Dezordi Wermuth

Nesse contexto, salienta Faria (1997) que a concepo do Direito Penal como ultima ratio radicalmente alterada, de forma a torn-lo mais abrangente, rigoroso e severo com o escopo de disseminar o medo e o conformismo em seu pblico-alvo. No entanto, como observa Chevallier (2009), a expanso da represso penal no se verifica somente pelo aumento das penas, mas tambm pelo aumento do nmero de infraes, no marco da luta contra as novas formas de criminalidade que surgem no ambiente contemporneo com destaque para as novas ameaas representadas pelos fluxos migratrios, pelas novas tecnologias da comunicao, pelo terrorismo e pela d e l i n q u n c i a financeira que ultrapassam os limites dos Estados e esto ligadas aos processos de globalizao, aumentando ainda mais o sentimento de insegurana gerado pelas incivilidades tradicionais perseguidas pelas polticas de tolerncia zero, dando conta, com isso, de uma continuidade desta perspectiva criminalizadora-punitiva como novas prticas sociais. Esse sentimento de insegurana diante dos novos riscos da contemporaneidade restou incrementado a partir dos atentados terroristas ocorridos em grandes centros urbanos no incio deste sculo a exemplo dos perpetrados em Nova Iorque, em setembro de 2001, e em Madri, em maro de 2004 que deflagraram sinais de alerta nas polticas de segurana dos mais diversos pases, suscitando a discusso sobre a capacidade de os poderes pblicos darem respostas efetivas a esses problemas. Com efeito, a emergncia desses riscos [...] imprevisveis, no calculveis e envolvendo consequncias irreversveis, somente pode ressaltar as falhas dos sistemas de proteo existentes e ampliar o sentimento de insegurana. (CHEVALLIER, 2009, p. 68) por isso que os referidos eventos obrigaram ao reconhecimento, segundo Hardt e Negri (2005, p. 22-23), de que se vive na contemporaneidade uma situao de guerra global: no h como fugir ao estado de guerra e no h um fim vista, uma vez que a guerra hoje uma condio geral, visto que, em determinados momentos e lugares, pode haver cessao das hostilidades, mas a violncia letal est presente como potencialidade constante, sempre pronta a irromper em qualquer lugar.

Seqncia (Florianpolis), n. 66, p. 161-186, jul. 2013

169

A Crise do Welfare State e a Hipertrofia do Estado Penal

Resultado disso o estado de exceo paradoxalmente transformar-se na regra, fazendo com que se torne cada vez mais obscura a distino tradicional entre guerra e poltica, dado que a guerra vai-se transformando no princpio bsico de organizao da sociedade, reduzindo-se a poltica apenas a um de seus recursos ou manifestaes. (HARDT; NEGRI, 2005, p. 33) De acordo com Agamben (2004, p. 13), o estado de exceo [...] tende cada vez mais a se apresentar como o paradigma de governo dominante na poltica contempornea. Isso ameaa transformar radicalmente a estrutura e o sentido da distino tradicional entre os diversos tipos de constituio, dado que o estado de exceo se apresenta como um patamar de indeterminao entre democracia e absolutismo. Para ilustrar, o autor utiliza as medidas adotadas pelos EUA no perodo ps 11 de setembro no combate ao terrorismo como a indefinite detention, o processo perante as military commissions, bem como o USA Patriot Act , argumentando que [...] a novidade da ordem do presidente Bush est em anular radicalmente todo estatuto jurdico do indivduo, produzindo, dessa forma, um ser juridicamente inominvel e inclassificvel. (AGAMBEN, 2004, p. 14) Tais constataes, para Agamben (2004), no representam, no entanto, nenhuma novidade. A seu ver, o estado de exceo como forma de governo continuou a funcionar quase sem interrupo a partir da I Guerra Mundial, por meio do fascismo e do nacional-socialismo, at nossos dias, quando atinge exatamente seu mximo desdobramento planetrio. Hoje, o aspecto normativo do direito pode ser [...] impunemente eliminado e contestado por uma violncia governamental que, ao ignorar no mbito externo o direito internacional e produzir no mbito interno um estado de exceo permanente, pretende, no entanto, ainda aplicar o direito. (AGAMBEN, 2004, p. 131) importante destacar que, em um contexto tal, cada vez mais so criados inimigos com o objetivo nico de eliminar toda a resistncia s estratgias das posies dominantes. A criao de uma atmosfera de medo desses inimigos personificados ora pelo terrorista, ora pelo criminoso contumaz, ora pelo imigrante converte-se, ento, em um con170
Seqncia (Florianpolis), n. 66, p. 161-186, jul. 2013

Jose Luis Bolzan de Morais e Maiquel ngelo Dezordi Wermuth

dicionante importante das polticas de segurana, sendo utilizado como escusa perfeita para evitar a perda de velocidade de projetos neoliberais hegemnicos de um Ocidente que, na linguagem de Chomsky (2002), sempre foi bastante ecltico na sua escolha de inimigos, sendo os critrios de escolha, basicamente, a subordinao e o servilismo ao poder. Afinal, deve-se recordar que o medo alimenta o medo e que h uma porosidade entre o medo que se sente em relao ao outro e o medo de um mundo que percebido como sendo cada vez mais perigoso em escala global em funo, dentre outros fatores, do terrorismo global, da cibercriminalidade, etc. Tudo isso se mescla para criar uma sociedade do medo, potenciada em funo da fragilizao do Estado: lEtat se trouve dbord, au sens propre (les risques devenus plantaires ne sarrtent videmment pas la frontire de chaque Etat), et au figur (aucun Etat ne dispose de rponses efficaces lui seul). (DELMAS-MARTY, 2010) So exatamente esses fatores os determinantes para se afirmar que, na contemporaneidade, a guerra se transforma em um [...] regime de biopoder, vale dizer, uma forma de governo destinada no apenas a controlar a populao, mas a produzir e a reproduzir todos os aspectos da vida social. Afinal, deve-se considerar o fato de que uma guerra para criar ou manter a ordem social no pode ter fim. Envolver necessariamente o contnuo e ininterrupto exerccio do poder e da violncia (HARDT; NEGRI, 2007, p. 126), tendo-se, como consequncia, uma indeterminao dos limites espaciais e temporais da guerra. Em um contexto tal, o Direito Penal eleito como instrumento privilegiado de resposta ao conjunto de prticas que se convencionou chamar ora de terrorismo, ora de crime organizado, ora, simplesmente, de imigrao irregular. E, no ambiente de guerra global, passou-se a preconizar a expanso do raio de interveno do Direito Punitivo, bem como a destacar a importncia de se relegarem ao segundo plano os princpios e as garantias que davam sustentao sua teorizao liberal, em nome de uma maior eficincia no combate. Isso representa a culminncia do j referido processo de substituio do Estado Providncia pelo Estado Penitncia, o que aponta a necessidade de se pensar alternativas crise, a qual, como referido tambm, s
Seqncia (Florianpolis), n. 66, p. 161-186, jul. 2013

171

A Crise do Welfare State e a Hipertrofia do Estado Penal

vezes se mostra mais como um reforo desvirtuado do que efetivamente um enfraquecimento da potncia estatal. De qualquer maneira, o Estado de exceo se insinua (ou se mantm) cada vez mais presente, apontando a urgncia de resgate do Estado de Direito. Assunto com o qual o tpico a seguir se ocupar.

3 Profanando o Mito ou a Condio de Possibilidade para uma Nova Utilizao do Welfare State
Em face do contexto de crise do Welfare State, e, particularmente, diante das consequncias nefastas dela decorrentes, entre as quais a mais perniciosa o enfrentamento por meio do Direito Penal da situao de insegurana que a retirada ou o refreamento do Estado Providncia produz conforme anlise do tpico precedente , assume relevncia o pensar de alternativas crise ou sua releitura, em um ambiente de Estado Penitncia. Pois bem, considerando que o estado de Bem-estar, conforme a sua teorizao clssica, mostrou-se irrealizvel faticamente, o primeiro passo nesse sentido pensar alternativas crise passa pela desconstruo dessa aura mtica. Nesse passo, uma importante contribuio terica para a consecuo desse desiderato pode ser buscada em Agamben (2007, p. 65), quando este autor se prope a fazer um elogio da profanao, no sentido de fazer com que as coisas que saram da esfera do humano por meio da consagrao sejam restitudas ao livre uso dos homens. Afinal, etimologicamente, [...] puro, profano, livre dos nomes sagrados, o que restitudo ao uso comum dos homens. Com efeito, o culto do Welfare State como a mais importante conquista civilizatria da humanidade contribuiu para o estabelecimento de uma religio7 desse modelo de Estado, o que representou assim como em relao a todas as outras instituies polticas modernas a sua subtrao do uso comum e consequente transferncia para uma esfera (mAnalisando a etimologia do termo religio, Agamben (2007, p. 66) constata que religio no o que une homens e deuses, mas aquilo que cuida para que se mantenham distintos.
7

172

Seqncia (Florianpolis), n. 66, p. 161-186, jul. 2013

Jose Luis Bolzan de Morais e Maiquel ngelo Dezordi Wermuth

tica) separada, distante desse uso comum, e sagrada, que o invisibilizou como instncia da poltica e das lutas sociais. Por outro lado, tambm de crticas, se viu confrontado o Estado Social, particularmente no que se refere opacificao da solidariedade social e criao de um modelo clientelista de cidadania, muito na perspectiva de seus desvios burocrticos, como acentuado por uma parte da literatura especializada. Nesse sentido, na busca por uma redefinio do Welfare State, o ato de profan-lo pode ter o sentido de uma forma especial de negligncia em relao sua separao da esfera do uso comum. E esse ato de profanar8 pode assumir a forma de um jogo, que nada mais que um uso incongruente do sagrado, uma vez que a maioria dos jogos que conhecemos deriva de antigas cerimnias sacras, de rituais e de prticas divinatrias que outrora pertenciam esfera religiosa em sentido amplo. Dessa forma, o jogo libera e desvia a humanidade da esfera do sagrado, mas sem a abolir simplesmente. O uso a que o sagrado devolvido um uso especial, que no coincide com o consumo utilitarista. Nessa tica,
[...] da mesma forma que a religio no mais observada, mas jogada, abre a porta para o uso, assim tambm as potncias da economia, do direito e da poltica, desativadas em jogo, tornam-se a porta de uma nova felicidade. (AGAMBEN, 2007, p. 66-67)

Se profanar significa restituir ao uso comum o que havia sido separado na esfera do sagrado, objeta-se, nesse sentido, como esse processo poder fazer-se sentir em relao ao Estado de Bem-estar?
Interessantssima a distino que se estabelece, nesse contexto, entre a secularizao e a profanao. A primeira uma forma de remoo que mantm intactas as foras, que se restringe a deslocar de um lugar a outro, de forma que a secularizao poltica de conceitos teolgicos (a transcendncia de Deus como paradigma do poder soberano) limita-se a transmutar a monarquia celeste em monarquia terrena, deixando, porm, intacto o seu poder. J a profanao refere-se neutralizao daquilo que profana. Depois de ter sido profanado, o que estava indisponvel e separado perde a sua aura e acaba restitudo ao uso. Assim, enquanto a secularizao assegura o poder remetendo-o a um modelo sagrado, a profanao desativa os dispositivos do poder e devolve ao uso comum os espaos que ele havia conscado. (AGAMBEN, 2007, p. 68)
8

Seqncia (Florianpolis), n. 66, p. 161-186, jul. 2013

173

A Crise do Welfare State e a Hipertrofia do Estado Penal

Nesse rumo, pode-se afirmar inicialmente, com base na obra de Pierre Rosanvallon (1997, p. 83-84)9, que o debate sobre a redefinio do Estado de Bem-estar no pode continuar limitado questo da alternativa entre a estatizao (roteiro social-estatista) e a privatizao (roteiro liberal). Isso porque o primeiro roteiro no altera as relaes entre a sociedade e o Estado, e uma nova progresso a frio dos descontos sociais conduzir a uma situao de bloqueio social, o que significar a multiplicao de efeitos perversos como, por exemplo, a criao de uma economia e de uma sociedade duais como mecanismo de compensao e autodefesa para atenuar a extenso da socializao e o custo que ela significa. Em um contexto tal, as empresas e os particulares tentam [...] recuperar, com uma mo, o excesso que devem pagar ao Estado, com a outra, o que resulta em um incremento das desigualdades geradas pelo prprio dualismo trabalhadores expostos versus trabalhadores protegidos e pela capacidade varivel que os indivduos e os grupos tm de lidar com essas desigualdades. Por outro lado, o roteiro liberal representa uma volta atrs, uma regresso social que atualmente se encontra com um dficit de legitimidade. Isso porque esse roteiro [...] s tem sentido se inserido na perspectiva cnica de uma coalizo social que se estabelea em detrimento exclusivo da minoria mais desprotegida da populao, o que [...] felizmente, no est mais na ordem do dia desde a vitria da esquerda. (ROSANVALLON, 1997, p. 83-84) Ambos os roteiros so fadados ao insucesso, no que se refere ao pensar de alternativas crise do Welfare State, porque so profundamente marcados pelo j mencionado esgotamento das energias utpicas, que significa uma ausncia de pensamento em relao aos progressos sociais do futuro. Quer dizer, tais roteiros so assentados sobre a hiptese [...] de uma certa finitude do desenvolvimento social. como se
H que se considerar, aqui, esta obra referencialmente, mesmo tendo-se presente tudo o que foi produzido desde a sua apario em edio francesa no incio dos anos 1980. Tal se d em razo de ela apontar para caminhos ainda no de todo percorridos pela crtica ao welfare, sobretudo aquela enviesada pela perspectiva dita neoliberal/neoconservadora. Algumas perspectivas, a partir dessa leitura, podem ser lidas em Bolzan de Morais e Streck (2010).
9

174

Seqncia (Florianpolis), n. 66, p. 161-186, jul. 2013

Jose Luis Bolzan de Morais e Maiquel ngelo Dezordi Wermuth

[...] determinado estado timo tivesse sido atingido e fosse necessrio apenas aperfeio-lo (roteiro social-estatista) ou question-lo por razes de equilbrio econmico conjuntural. Esses roteiros prendem-se a uma concepo mtica do Estado de Bem-estar Social e so, portanto, simultaneamente, roteiros de bloqueio social e de bloqueio face ao futuro. (ROSANVALLON, 1997, p. 85) Nesse sentido, a alternativa crise exige que se ultrapasse a lgica estatizao/privatizao, na busca por uma redefinio das fronteiras e das relaes entre Estado e sociedade, a partir de uma nova e dinmica articulao entre socializao, descentralizao e autonomizao:
- Desburocratizar e racionalizar a gesto dos grandes equipamentos e funes coletivas: a via de uma socializao mais flexvel. H, ainda, grandes esforos a fazer nesse domnio para simplificar e melhorar a gesto, mas no uma via inovadora em si mesma. - Remodelar e preparar certos servios pblicos para torn-los mais prximos dos usurios: a via da descentralizao. Visa aumentar as tarefas e as responsabilidades das coletividades locais nos domnios sociais e culturais. - Transferir para coletividades no pblicas (associaes, fundaes, agrupamentos diversos) tarefas de servio pblico: a via da autonomizao. esta via que pode ser a mais nova e a mais interessante para responder s dificuldades do Estado-providncia e fazer frente s necessidades sociais do futuro. (ROSANVALLON, 1997, p. 85-86)

Isso s possvel a partir de um movimento trplice: reduo da demanda do Estado, reencaixe da solidariedade na sociedade e produo de uma maior visibilidade social. Quer dizer, a alternativa crise do Estado-Providncia, antes de institucional, de ordem societal. Ento, a resposta crise perpassa pela existncia de uma sociedade civil mais densa que permita [...] desenvolver espaos de troca e de solidariedade que possam ser encaixados em seu seio, e no exteriorizados e projetados nos dois nicos plos do mercado ou do Estado. (ROSANVALLON, 1997, p. 88)

Seqncia (Florianpolis), n. 66, p. 161-186, jul. 2013

175

A Crise do Welfare State e a Hipertrofia do Estado Penal

Prope-se, para tanto, uma sociedade mais flexvel, o que significa uma alterao no prprio Direito, a fim de que se torne mais pluralista, ou seja, que haja um Direito Social pelo menos parcialmente independente do Direito estatal o que importa tambm uma dessacralizao deste outro cone moderno: o Direito10. Deve-se reconhecer um direito de substitutibilidade do estatal pelo social no domnio de certos servios coletivos. Efetivamente, quando indivduos se renem para prestarem a si mesmos um servio pblico ordinariamente fornecido por uma instituio especializada, o Estado reconhece, principalmente, na forma de deduo fiscal, que sua iniciativa privada preenche uma funo de essncia pblica. A nica forma de reduzir de maneira no regressiva a demanda do Estado consiste em favorecer a multiplicao desses autosservios coletivos ou servios pblicos pontuais de iniciativa local. Enquanto as fronteiras entre o Estado e a sociedade, entre o privado e o pblico, permanecerem rgidas, estaremos condenados a pagar um preo crescente por um Estado-Providncia de resultados comparativamente decrescentes. (ROSANVALLON, 1997, p. 88) Trata-se do primeiro passo para uma reinsero da solidariedade na sociedade, ou seja, no sentido de revitalizao do tecido societal, afinal, como j salientado, o Welfare State (mtico) torna muito abstratos os mecanismos de produo da solidariedade (solidariedade automtica), o que faz com que ele se sobreleve cada vez mais sociedade (aumento considervel da distncia entre o individual e o social). Nesse rumo, Rosanvallon (1997, p. 90-91) assevera que [...] a situao do indivduo no pode ser apreendida independentemente de sua localizao no espao social. A pobreza, por exemplo, no pode ser definida apenas por um critrio de renda. Portanto, imperioso que se encontrem mecanismos aptos a [...] aproximar a sociedade de si mesma, no sentido de [...] reinserir os indivduos em redes de solidariedade diretas. No entanto, utpico acreditar em um regresso forma comunitria de vida, pois a modernidade transformou a cidade em um espao de
Uma perspectiva, a partir da obra de Georgesb Gurvitch, pode ser lida em Bolzan de Morais (1997).
10

176

Seqncia (Florianpolis), n. 66, p. 161-186, jul. 2013

Jose Luis Bolzan de Morais e Maiquel ngelo Dezordi Wermuth

mercado e, consequentemente, de liberdade, e este movimento ainda no parou, pois vemos em toda parte a ao dessa reivindicao de independncia, que se tornou a marca de nossa cultura. Assim, deve-se pensar em formas de socializao transversais, como a associao formalizada e a ao comum informal para se prestarem servios, as quais so capazes de reinserir a solidariedade na sociedade. No entanto, pressuposto para que isso acontea a existncia de tempo livre, pois, sem tempo, os indivduos se tornam cada vez mais dependentes do Estado. Logo, a reduo da jornada de trabalho, por exemplo, se apresenta como [...] condio da aprendizagem de novos modos de vida. (ROSANVALLON, 1997, p. 93) Alm disso, deve-se levar em considerao o fato de que o Estado Providncia cria grandes sistemas nacionais de desenvolvimento social, que devem ser analisados como suporte de uma solidariedade de base que deve ser ampliada por meio da criao de sistemas mais descentralizados ou de pequenas aes diretamente provocadas por relaes sociais concretas. Ou seja, trata-se de [...] deixar aflorar mais distintamente o movimento da sociedade. (ROSANVALLON, 1997, p. 94) Em oposio a isso, verifica-se na contemporaneidade que todos os mecanismos de descontos se tornaram to invisveis quanto possvel, e poucos assalariados conhecem o montante real dos encargos sociais ligados a seu salrio, o que resulta em uma [...] irresponsabilidade generalizada. (ROSANVALLON, 1997, p. 95) Dessa forma, a crise fiscal pode ser enfrentada a partir de um maior desenvolvimento da visibilidade social. Quer dizer, [...] o Estado Providncia s pode ser mais bem aceito se os mecanismos que aplica forem explcitos para todos. (ROSANVALLON, 1997, p. 96-97) Tudo isso possvel a partir de uma nova compreenso do papel desempenhado pelas classes outrora beneficirias do Estado de Bem-estar Social glorioso. Como demonstrado no tpico precedente, na contemporaneidade h uma tendncia a se considerar essa populao suprflua, passiva e, portanto, destinatria apenas de medidas punitivas de cunho segregacionista, que visam a afast-las do convvio daqueles indivduos que se encontram plenamente integrados na sociedade globalizada.
Seqncia (Florianpolis), n. 66, p. 161-186, jul. 2013

177

A Crise do Welfare State e a Hipertrofia do Estado Penal

O processo de profanao do Welfare State, por meio da sua reaproximao do social nos termos da proposta de Rosanvallon, atualizando-a pressupe, portanto, a superao da concepo equivocada de que os pobres, principais vitimados pela nova ordem mundial e ocupantes por excelncia dos catres das prises, esto excludos da multido global. Na realidade, essas classes esto includas na produo social: [...] apesar da infinidade de mecanismos de hierarquia e subordinao, os pobres esto constantemente expressando uma enorme fora de vida e produo. (HARDT; NEGRI, 2005, p. 175) Para que se possa compreender isso, necessrio cambiar as perspectivas de anlise do social. Antes de enxergar nos pobres apenas vtimas, preciso reconhec-los como agentes poderosos. Sua excluso apenas parcial, e quanto mais observarmos suas vidas e atividades, mais constataremos sua enorme fora criativa e o quanto fazem parte da produo social. E, cada vez mais includos nesses processos de produo social, os pobres tambm se tornam parte da multido. Com efeito, a sua incluso em vrias formas de prestao de servios, seu papel central na agricultura, sua mobilidade em amplas migraes, bem demonstram o quanto esse processo encontra-se avanado em mbito mundial. (HARDT; NEGRI, 2005) Segundo Hardt e Negri (2005, p. 176-177):
[...] em termos econmicos, os pobres muitas vezes tm sido considerados pelos marxistas e outros como um exrcito industrial de reserva, ou seja, um reservatrio de trabalhadores industriais em potencial que esto temporariamente desempregados, mas podem a qualquer momento ser integrados produo. O exrcito industrial de reserva constitui uma ameaa constante pendendo sobre as cabeas da classe operria existente, pois, para comeo de conversa, sua misria serve como assustador exemplo para os trabalhadores do que poderia acontecer-lhes, e, alm disso, a oferta excedente de mo-de-obra que representa abaixa o custo da mo-de-obra e solapa o poder dos trabalhadores frente aos empregadores (por exemplo, servindo potencialmente como fura-greves). Essas velhas teorias do exrcito industrial de reserva reaparecem na globalizao quando as corporaes tiram vantagem das enormes diferenas salariais e

178

Seqncia (Florianpolis), n. 66, p. 161-186, jul. 2013

Jose Luis Bolzan de Morais e Maiquel ngelo Dezordi Wermuth

de condies de trabalho em diferentes pases atravs de uma espcie de dumping trabalhista, deslocando empregos pelo mundo afora para abaixar seus custos. Os operrios dos pases dominantes vivem constantemente sob a ameaa de que suas fbricas sejam fechadas e seus empregos, exportados. Assim que o sul global pobre aparece na posio de um exrcito industrial de reserva, manipulado pelo capital global contra os trabalhadores no s no norte global como tambm em outras reas do sul global.

Essa lgica hoje se apresenta equivocada. Os pobres j no podem mais ser considerados to s como exrcito de reserva que apenas oneram um Estado que cada vez mais se esvai. Mesmo os desempregados e subempregados contemporneos so ativos na produo social, sendo as suas prprias estratgias de sobrevivncia diante da escassez e da ausncia da tutela estatal exigentes de uma extraordinria habilidade e criatividade. Os migrantes so um exemplo claro disso: podem viajar de mos vazias, em condies de pobreza extrema, mas carregam consigo conhecimentos, linguagens, habilidades e capacidades criativas. Alm disso, a riqueza dos migrantes reside justamente em seu desejo de algo mais e em sua recusa de aceitar as coisas como so. Por mais que os movimentos migratrios sejam movidos pela necessidade de escapar de condies de misria e/ou violncia, paralelamente a essa condio negativa existe tambm o desejo positivo de riqueza, paz e liberdade, sendo esse ato duplo de recusa e expresso de desejo de uma fora extraordinria (HARDT; NEGRI, 2005, p. 181). Assim,
[...] ironicamente, os grandes centros globais de riqueza que atraem migrantes para compensar uma carncia em suas economias recebem mais do que queriam, pois os imigrantes investem toda a sociedade com seus desejos subversivos. A experincia da fuga como um treinamento para o desejo de liberdade. (HARDT; NEGRI, 2005, p. 181)

Deve-se considerar, tambm, que a luta dos pobres contra essa condio o que em grande parte representado pelos movimentos migra-

Seqncia (Florianpolis), n. 66, p. 161-186, jul. 2013

179

A Crise do Welfare State e a Hipertrofia do Estado Penal

trios no apenas uma poderosa arma de protesto, mas sim uma afirmao do seu poder biopoltico, revelando, assim, um ser que mais poderoso que o ter. Se, ao longo do sculo XX, os movimentos dos pobres nos pases dominantes superaram a fragmentao, o desnimo, a resignao e at mesmo o pnico ocasionado pela pobreza, ao exigir dos governos nacionais a redistribuio da riqueza, hoje esses movimentos so potencializados, assumindo um carter mais geral e biopoltico, pois foram colocados em nvel global. Suas linguagens se misturam e interagem formando no uma linguagem unificada, mas uma fora comum de comunicao e cooperao. (HARDT; NEGRI, 2005) Essa produo de subjetividade e do comum formam, juntas, uma relao simbitica em forma de espiral. Quer dizer, [...] a subjetividade produzida atravs da cooperao e da comunicao, e por sua vez esta subjetividade produzida vem a produzir novas formas de cooperao e comunicao, que por sua vez produzem nova subjetividade, e assim por diante. E, nessa espiral, cada movimento sucessivo da produo de subjetividade para a produo do comum uma inovao que resulta numa realidade mais rica. Essa realidade mais rica, por sua vez, pode ser compreendida como a formao do corpo da multido, [...] um tipo fundamentalmente novo de corpo, um corpo comum, um corpo democrtico. (HARDT; NEGRI, 2005, p. 247-248) Quer dizer: ao contrrio do que se afirma majoritariamente, o exemplo dado pelos excludos da sociedade globalizada pode ser compreendido justamente como um importante contributo para a revitalizao do tecido societal, no sentido, inclusive, de se reduzir a demanda do Estado em funo da reinsero da solidariedade na sociedade. Essas matrizes fluidas, articuladas por meio de redes, podem configurar um perfeito exemplo de globalizao ascendente ou contra-hegemnica. Isso porque no existe a globalizao: o que ocorre apenas que frequentemente o discurso da globalizao a histria dos vencedores contadas por estes, o que faz com que os derrotados sejam olvidados (SOUSA SANTOS, 2008, p. 195). Portanto, na esteira de Sousa Santos, preciso reconhecer a existncia de globalizaes, ou seja, de feixes de relaes sociais que envolvem, necessariamente, conflitos e

180

Seqncia (Florianpolis), n. 66, p. 161-186, jul. 2013

Jose Luis Bolzan de Morais e Maiquel ngelo Dezordi Wermuth

que, medida que se transformam, tambm transformam a globalizao. Portanto, para alm da globalizao (hegemnica) econmica, possvel falar de outras globalizaes, contra-hegemnicas como, por exemplo, o cosmopolitismo e o patrimnio comum da humanidade que, em todo o mundo, oferecem [...] diferentes formas de resistncia iniciativas populares de organizaes locais, articuladas com redes de solidariedade transnacional que reagem contra a excluso social de forma a abrir espao para [...] a participao democrtica, para a construo da comunidade, para alternativas a formas dominantes de desenvolvimento e de conhecimento, em suma, para novas formas de incluso social, constituindo, assim, [...] um novo movimento democrtico transnacional. (SOUSA SANTOS, 2008, p. 195-196) Nesse sentido, os protestos que vm ocorrendo no mundo rabe desde dezembro de 2010, tambm conhecidos como a Primavera rabe, e que tm compartilhado tcnicas de resistncia civil em campanhas envolvendo greves, manifestaes, passeatas e comcios, bem como o uso das mdias sociais como Facebook, Twitter e Youtube para organizar, comunicar e sensibilizar a populao e a comunidade internacional, podem ser trazidos aqui como exemplo do exposto. A credibilidade desse novo paradigma, o da globalizao contra-hegemnica, ainda est em fase de estabelecimento. A sua sustentabilidade tambm ainda uma questo em aberto. No entanto,
[...] se medirmos a influncia dos movimentos que lutam pela globalizao contra-hegemnica em funo de quatro nveis de impacto identificao ou nomeao de novas questes (de excluso, discriminao, etc.) e sua produo na agenda poltica nacional ou internacional; mudanas na retrica dos decisores polticos; transformaes institucionais para enfrentar tais questes; impacto efectivo nas polticas concretas , h razes para pensar que eles tm tido xito em confrontar a globalizao hegemnica nos dois primeiros nveis de impacto [...]. Resta saber quo bem sucedidos sero, e quanto tempo levaro a s-lo, nos dois ltimos e mais exigentes nveis de impacto. (SOUSA SANTOS, 2008, p. 196)

Seqncia (Florianpolis), n. 66, p. 161-186, jul. 2013

181

A Crise do Welfare State e a Hipertrofia do Estado Penal

Nesse rumo, condio de possibilidade para esse cmbio de perspectiva na anlise do papel das massas empobrecidas no processo de redefinio do Welfare State, bem como para a sua sada do silncio e da opresso em face da crise ou do desvio de sua potncia, como tambm se alertou desse modelo de Estado, passa pelo resgate da capacidade de indignao por parte da multido. Com efeito, da indignao que nasce a vontade de compromisso com a histria, o que, nesse caso, poder ser motor ativo para a confrontao da globalizao hegemnica em todos os nveis. Ao considerar a indiferena a pior das atitudes, Stphane Hessel (2011), membro da Resistncia Francesa e nico redator ainda vivo da Declarao Universal dos Direitos Humanos de 1948, em um opsculo intitulado Indignai-vos que tem sido utilizado como panfleto nas recentes manifestaes populares organizadas nos ltimos meses pelo mundo afora conclama a multido para a indignao11. justamente nesse ponto que se justifica a epgrafe deste trabalho, extrada do Conto da Ilha Desconhecida, de Jos Saramago (1988): no texto, o homem que pede o barco ao rei inova, em primeiro lugar, ao exigir uma entrevista pessoal com o soberano porque indignado com a burocracia que cercava a tramitao dos pedidos, enquanto o rei se deliciava junto porta dos obsquios e, em segundo lugar, por no exigir nada alm do barco (nem tripulao, nem piloto, nem provimentos para a viagem). Isso porque agiu alimentado por um sonho a busca por algo novo, por uma ilha ainda desconhecida. Quer dizer: permitir-se o sonho da profanao e do jogo o primeiro passo rumo transformao.

[] os deseo a todos, a cada uno de vosotros, que tengis vuestro motivo de indignacin. Es un valor precioso. Cuando algo te indigna como a m me indign el nazismo, te conviertes en alguien militante, fuerte y comprometido. Pasas a formar parte de esa corriente de la historia, y la gran corriente debe seguir gracias a cada uno. Esa corriente tiende hacia mayor justicia, mayor libertad, pero no hacia esa liberdad incontrolada del zorro en el gallinero. Esos derechos, cuyo programa recoge la Declaracin Universal de 1948, son universales. Si os encontris con alguien que no se benecia de ellos, compadecedlo y ayudadlo a conquistarlos. (HESSEL, 2011. p. 26)
11

182

Seqncia (Florianpolis), n. 66, p. 161-186, jul. 2013

Jose Luis Bolzan de Morais e Maiquel ngelo Dezordi Wermuth

4 Concluses
Diante desse panorama de crise e do correlato recrudescimento punitivo, mostrou-se a necessidade de se apresentarem alternativas, considerando, de antemo, que o Estado de Bem-estar Social, produto do ajuste precrio entre economia capitalista (de excluso) e poltica social de incluso, se confronta com um processo de desconstruo dessa aura mtica, substituindo-a por uma ideia da profanao do Welfare State como condio de possibilidade para a superao da crise. Esse processo de profanao do Welfare State somente poder acontecer medida que algumas concepes equivocadas forem superadas, principalmente aquela que v as classes pobres como classes meramente excludas dos processos da globalizao, assumindo-se, ento, a necessidade de cambiar as perspectivas de anlise do social, de forma a ver os pobres no apenas como vtimas, mas reconhec-los como agentes poderosos que, includos em processos de produo social, transformam-se em parte da multido, revelando, assim, um ser que mais poderoso que o ter. Esse cmbio de paradigma s pode ser percebido, no entanto, a partir de um movimento de profanao representado pela renovao das energias utpicas. E essas energias podem ser buscadas na constituio de uma nova forma de democracia, advinda da multido. Com efeito, em uma comunidade globalmente interligada por redes, diferentes grupos e indivduos podem se associar em matrizes fluidas de resistncia que possuem o poder de forjar uma alternativa atual ordem mundial, porque, a partir do momento em que ousam profanar os mitos, esses indivduos deixam de ser massas silenciosas e oprimidas. Esses indivduos permitem-se o jogo, o brincar em especial no caso dos migrantes , e neles, ao contrrio das perspectivas dominantes, que as esperanas podem e devem ser depositadas.

Seqncia (Florianpolis), n. 66, p. 161-186, jul. 2013

183

A Crise do Welfare State e a Hipertrofia do Estado Penal

Referncias
AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceo. Trad. Iraci D. Poleti. So Paulo: Boitempo, 2004. ______. Profanaes. Trad. Selvino J. Assmann. So Paulo: Boitempo, 2007. BAUMAN, Zygmunt. Globalizao: as conseqncias humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. ______. Confiana e medo na cidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009. BOLZAN DE MORAIS. A idia de Direito Social: o pluralismo jurdico de Georges Gurvitch. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1997. ______. As crises do Estado. In: BOLZAN DE MORAIS, Jose Luis (Org.). O Estado e suas crises. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005. (p. 9-27) ______. O Estado e seus limites: reflexes iniciais sobre a profanao do Estado Social e a dessacralizao da Modernidade. In: Separata de Constituio e Estado Social: os obstculos concretizao da Constituio. Coimbra: Coimbra Editora, 2008. (p. 175-195) ______. As crises do Estado e da Constituio e a transformao espao-temporal dos direitos humanos. 2. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011. (Col. Estado e Constituio) ______. A subjetividade do tempo. Perspectivas transdisciplinares do direito e da democracia. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1996. BOLZAN DE MORAIS, Jose Luis; STRECK, Lenio Luiz. Cincia poltica e teoria do estado. 8. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010. BUFFON, Marciano. A crise estrutural do Estado contemporneo: a falncia da neotributao e a recontruo do fundamento da solidariedade. In: BOLZAN DE MORAIS, Jose Luis. O Estado e suas crises. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005. (p. 73-123) CHEVALLIER, Jacques. O Estado ps-moderno. Traduo de Maral Justen Filho. Belo Horizonte: Frum, 2009. (Coleo Frum BrasilFrana de Direito Pblico, 1) 184

Seqncia (Florianpolis), n. 66, p. 161-186, jul. 2013

Jose Luis Bolzan de Morais e Maiquel ngelo Dezordi Wermuth

CHOMSKY, Noam. 11 de setembro. 5. ed. Trad. Luiz Antonio Aguiar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. DELMAS-MARTY, Mireille. Nous pourrions tous devenir des suspects sous surveillance. Disponvel em: <http://www.lesinrocks.com/ actualite/actu-article/t/43845/date/2010-03-19/article/nous-pourrionstous-devenir-des-suspects-sous-surveillance/>. Acesso em 22 jun. 2011. FARIA,Jos Eduardo. Direitos humanos e globalizao econmica: notas para uma discusso. Revista Estudos Avanados. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v11n30/v11n30a04.pdf>. Acesso em: 1 jul. 2013. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. 5. ed. Trad. Ligia M. Pond Vassallo. Petrpolis: Vozes, 1987. GARLAND, David. La cultura del control: crimen y orden social en la sociedad contempornea. Trad. Mximo Sozzo. Barcelona: Gedisa, 2005. HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Multido: guerra e democracia na era do Imprio. Trad. Clvis Marques. So Paulo: Record, 2005. HESSEL, Stphane. Indignaos! Traduo de Telmo Moreno Lanaspa. Barcelona: Ediciones Destino, 2011. IANNI, Octavio. A poltica mudou de lugar. In: DOWBOR, Ladislau; IANNI, Octavio; RESENDE, Paulo-Edgar A. Desafios da globalizao. Petrpolis: Vozes, 1998. (p. 17-27) PREZ CEPEDA, Ana Isabel. La seguridad como fundamento de la deriva del derecho penal postmoderno. Madrid: Iustel, 2007. ROSANVALLON, Pierre. A crise do Estado-Providncia. Trad. Joel Pimentel de Ulha. Braslia: UnB, 1997. ROTH, Andr-Nol. O direito em crise: fim do Estado Moderno? In: FARIA, Jos Eduardo (Org.) Direito e globalizao econmica: implicaes e perspectivas. So Paulo: Malheiros, 2010. (p. 15-27) SARAMAGO, Jos. O conto da ilha desconhecida. So Paulo: Companhia das Letras, 1988.

Seqncia (Florianpolis), n. 66, p. 161-186, jul. 2013

185

A Crise do Welfare State e a Hipertrofia do Estado Penal

SRENSEN, Georg. La transformacin del Estado: ms all del mito del repliegue. Trad. Ramn Cotarelo. Valencia: Tirant lo blanch, 2010. SOUSA SANTOS, Boaventura de. Nuestra Amrica: reiventar um paradigma subalterno de reconhecimento e redistribuio. In: SOUSA SANTOS, Boaventura de. A gramtica do tempo: para uma nova cultura poltica. 2. ed. So Paulo: Cortez, 2008. (p. 191-225) WACQUANT, Loc. Crime e castigo nos Estados Unidos: de Nixon a Clinton. Revista de Sociologia e Poltica, Curitiba, n. 13, p. 39-50, nov. 1999. ______. As prises da misria. Trad. Andr Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. ZIZEK, Slavoj. Vivendo no fim dos tempos. So Paulo: Boitempo, 2012.

Jose Luis Bolzan de Morais possui Ps-Doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra. Doutor em Direito do Estado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Universit de Montpellier I e Mestre em Cincias Jurdicas pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Procurador do Estado do Rio Grande do Sul. E-mail: bolzan@hotmail.com. Endereo prossional: Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Programa de Ps-Graduao em Direito. Av. Unisinos, 950, CEP: 93.022-000. Cristo Rei, So Leopoldo/RS. Maiquel ngelo Dezordi Wermuth Doutorando e Mestre em Direito Pblico pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor dos Cursos de Graduao em Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJU) e pela UNISINOS. Advogado. E-mail: madwermuth@ gmail.com. Endereo prossional: Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Programa de Ps-Graduao em Direito. Av. Unisinos, 950, CEP: 93.022-000. Cristo Rei, So Leopoldo/RS.

186

Seqncia (Florianpolis), n. 66, p. 161-186, jul. 2013

You might also like