You are on page 1of 7

1 ANO DE GARANTIA

SERVIO DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR

Manual de Instrues
Esmerilhadeira Angular

0800-55 03 93
Segunda Sexta, das 8h s 20h. Sbado, das 8h s 18h.
M.K. Eletrodomsticos Ltda. Estrada da Volta, 1200 - G2 - Colnia Braslia Conceio do Jacupe - BA - Cep 44.245-000 CNPJ: 07.666.567/0001-40 Fabricado na China www.eletrodomesticosmondial.com.br
Em observncia ao Decreto n 5.296/2004, o presente Manual de Instrues encontra-se disponvel em meio magntico, em braile ou em fonte ampliada, para portadores de necessidades especiais, devendo ser solicitado ao Servio de Atendimento ao Consumidor atravs do telefone n 0800 55 03 93.
ADVERTNCIA: Este aparelho no deve ser usado por pessoas (inclusive crianas) com capacidades fsicas, sensoriais ou mentais reduzidas, ou por usurios com falta de experincia e conhecimento, a menos que tenham recebido instrues referentes utilizao do aparelho ou estejam sob a superviso de um responsvel. Recomenda-se vigiar as crianas para que elas no brinquem com o aparelho.

L I G U E G R T I S

Devido s constantes evolues tecnolgicas, o produto poder ser atualizado, apresentando pequenas alteraes sem prvio aviso. 09/12 Rev. 03

Modelo: 2390-01 (127V)

Modelo: 2390-02 (220V)

Esmerilhadeira Angular
CONSERVE ESTE MANUAL PARA FUTURAS CONSULTAS ADVERTNCIA: LEIA ESTE MANUAL DE INSTRUES ANTES DE UTILIZAR O PRODUTO! Parabns pela escolha de uma ferramenta eltrica MONDIAL POWER TOOLS. Ela foi desenvolvida com alto padro de eficincia e qualidade garantindo o melhor desempenho e durabilidade. Antes de sua utilizao, leia atentamente as instrues a seguir, as quais permitiro o bom funcionamento da sua ferramenta eltrica. RECOMENDAES E ADVERTNCIAS IMPORTANTES
A Mondial Power Tools garante o bom funcionamento deste produto. Porm, necessria a utilizao correta para que voc desfrute do mximo que a ferramenta eltrica pode proporcionar sem prejudicar a sua sade. Cuidados com a REA DE TRABALHO, PRECAUES QUANTO SEGURANA ELTRICA E PESSOAL, MANUSEIO E LIMPEZA, CUIDADOS COM O DISCO, ACESSRIOS e MEIO AMBIENTE so descritos a seguir e devem ser obedecidos. Muitos dos problemas, que ocorrem com as ferramentas eltricas, tm como causa a desinformao em relao ao produto, ou at mesmo a utilizao inadequada do equipamento. O usurio pode resolver eventuais dificuldades de operao ou funcionamento apenas com a ajuda do Manual de Instrues. Antes de levar sua ferramenta eltrica a um posto de Assistncia Tcnica Autorizada Mondial, consulte o Manual de Instrues ou ligue para o SAC 0800-55 03 93. O Manual de Instrues um guia de referncia que deve ser consultado sempre que houver dvidas quanto segurana, operao e manuseio da ferramenta. Nunca realizar operaes no descritas neste manual. O descumprimento das instrues listadas a seguir pode resultar em choques eltricos, incndio e/ou graves leses. O termo ferramenta, em todos os avisos listados a seguir, refere-se ferramenta alimentada atravs de seu cabo eltrico ou ferramenta operada bateria (sem cabo eltrico).
12 1

ADVERTNCIA: Este aparelho no deve ser utilizado por pessoas (inclusive crianas) com capacidades fsicas, sensoriais ou mentais reduzidas, ou por pessoas com falta de experincia e conhecimento, a menos que tenham recebido instrues referentes utilizao do aparelho ou estejam sob a superviso de uma pessoa responsvel . Recomenda-se vigiar as crianas para que elas no brinquem com o aparelho. REA DE TRABALHO Mantenha a rea de trabalho limpa e iluminada. As reas desorganizadas e escuras podem propiciar acidentes. No opere ferramentas em atmosferas explosivas, como na presena de lquidos inflamveis, gases ou poeira. As ferramentas criam fascas que podem inflamar a poeira ou os vapores. Mantenha crianas e visitantes afastados ao operar uma ferramenta. As distraes podem fazer voc perder o controle. SEGURANA ELTRICA As ferramentas com duplo isolamento so equipadas com um Plugue de pino de seco circular de 4,00mm de dimetro conforme exigncia do INMETRO. No mude o plugue de nenhuma maneira. O duplo isolamento elimina a necessidade de um fio eltrico de trs condutores com conexo terra e de um sistema de aterramento. No exponha a ferramenta chuva ou umidade. A gua entrando na ferramenta aumentar o risco de choque eltrico, alm de danificar o produto. No force o cabo eltrico. Nunca use o cabo eltrico para carregar, puxar ou para desconectar a ferramenta da tomada. Mantenha o cabo eltrico longe do calor, leo, bordas afiadas ou das partes em movimento. Os cabos danificados ou emaranhados aumentam o risco de choque eltrico. Nunca troque ou permita que troquem o cabo eltrico do seu produto, caso seja necessrio, leve a ferramenta a um Posto Autorizado MONDIAL.

SEGURANA PESSOAL Fique atento, olhe o que voc est fazendo e use o bom senso ao operar uma ferramenta. No use a ferramenta quando voc estiver cansado ou sob a influncia de drogas, lcool ou de medicamentos. Um momento de desateno enquanto opera uma ferramenta pode resultar em grave ferimento pessoal. Use equipamento de segurana. Sempre use culos de segurana. Os equipamentos de segurana, tais como a mscara contra a poeira, sapatos de segurana antiderrapantes, luvas, capacete de segurana ou protetor auricular, utilizados em condies apropriadas reduziro os ferimentos pessoais. Evite acidente pessoal. Assegure-se de que o interruptor no est pressionado antes de conectar o plugue na tomada e certifique-se de que a voltagem a ser utilizada compatvel com a do produto. Carregar a ferramenta com seu dedo no interruptor um convite a acidentes. Remova qualquer chave de ajuste antes de ligar a ferramenta. Uma chave Allen de ajuste unida a uma parte rotativa da ferramenta pode resultar em ferimento pessoal. No force alm do limite. Mantenha o apoio e o equilbrio adequados todas as vezes que utilizar a ferramenta. Isto permite melhor controle da ferramenta em situaes inesperadas. Vista-se apropriadamente. No use roupas demasiadamente largas ou jias. Mantenha seus cabelos, roupas e luvas longe das peas mveis. As roupas folgadas, jias ou cabelos longos podem ser presos pelas partes em movimento. USO E CUIDADOS COM A FERRAMENTA Utilize sargentos ou outra forma prtica para prender e sustentar a pea de trabalho em uma plataforma estvel e plana. Sustentar o trabalho com a mo ou contra o corpo no garante estabilidade e pode provocar perda de controle e acidentes. No force a ferramenta. Use a ferramenta correta para sua aplicao. A ferramenta correta far o trabalho melhor e mais seguro se utilizada dentro daquilo para a qual foi projetada. No use a ferramenta se o interruptor no ligar e desligar. Qualquer ferramenta que no pode ser controlada com o interruptor perigosa e deve ser reparada em um Posto Autorizado MONDIAL.

Desconecte o plugue da tomada antes de fazer qualquer tipo de ajuste, mudana de acessrios ou armazenamento de ferramentas. Tais medidas de segurana preventivas reduzem o risco de se ligar a ferramenta acidentalmente. Guarde as ferramentas fora do alcance das crianas e no permita que pessoas no familiarizadas e capacitadas para o uso de ferramentas ou mesmo que desconheam estas instrues operem a mesma. As ferramentas so perigosas nas mos de usurios no treinados. Manuteno das ferramentas. Verifique o desalinhamento ou coeso das partes mveis, rachaduras e qualquer outra condio que possa afetar a operao da ferramenta. Se danificada, a ferramenta deve ser reparada antes do uso, leve o produto a um Posto Autorizado MONDIAL. Nunca faa reparos ou permita que algum no autorizado da MONDIAL repare o produto. Nunca abra a ferramenta. Muitos acidentes so causados pela manuteno inadequada das ferramentas. Mantenha ferramentas de corte afiadas e limpas. A manuteno apropriada das ferramentas de corte com lminas afiadas torna estas menos provveis ao emperramento e so mais fceis de controlar. Use a ferramenta, acessrios, suas partes etc., de acordo com as instrues e na maneira designada para o tipo particular da ferramenta, levando em considerao as condies e o trabalho a ser desempenhado. O uso da ferramenta em operaes diferentes das designadas pode resultar em situaes de risco. REPAROS Nunca use o produto com o cabo plugue ou plugue danificados, ou ainda se o produto apresentar mau funcionamento, leve-o a uma Assistncia Tcnica Autorizada MONDIAL. Para no perder a garantia, evitar problemas tcnicos e risco de acidentes ao usurio, no permita que sejam feitos consertos e / ou trocas de peas em casa. Caso necessrio, leve o produto para uma Assistncia Tcnica Autorizada MONDIAL. Os reparos devem ser efetuados por um Posto Autorizado Mondial, que alm de qualificado, utiliza somente peas originais. Isso garantir que a segurana de sua ferramenta seja mantida.

PRECAUES DE SEGURANA ADICIONAIS Utilize o resguardo e certifique-se de que se encontra bem colocado. Certifique-se de que os flanges de montagem e o disco se encontram corretamente colocados e de que no se encontram danificados. Certifique-se de que est utilizando o tipo e o tamanho correto de disco para a tarefa. Certifique-se de que o disco, escova de arame e acessrios de retificao possuam uma gama de rpm superior a do eixo da rebarbadora de acabamento. Deixe um novo disco funcionar sem carga durante 30 segundos antes de iniciar qualquer operao. ACESSRIOS O desempenho da sua mquina depende em muito dos acessrios que utilizar. Sempre utilize o disco correto para a sua aplicao e certifique-se que o disco compatvel com a ferramenta. Consulte o seu revendedor para conhecer a gama de acessrios disponvel.

CARACTERSTICAS 1. Interruptor liga/desliga 2. Chave Push Lock 3. Resguardo do disco 4. Punho lateral 5. Corpo da mquina

USO Pressione na parte de baixo do boto e empurre-o para frente; Com o boto pressionado deslize o dedo at a parte superior e aperte; Para desligar aperte o boto na parte inferior (ver foto abaixo):

COLOCAO DOS DISCOS Desligue o plugue da tomada. Certifique-se de que o resguardo se encontra colocado. Coloque o flange interior no eixo. Certifique-se de que entrou em contato com as duas superfcies planas. Coloque o disco abrasivo no eixo e no flange interior. Certifique-se de que se encontra corretamente colocado. Coloque o flange exterior roscado, certificando-se de que se encontra na direo correta para o tipo de disco colocado. Para discos de retificao, a flange colocado com a zona saliente virada para o disco. Para discos de corte, o flange colocado com a zona interior

5 3

virada para fora do disco. Pressione a chave Push Lock para o bloqueio do eixo e rode-o at que se encontre bloqueado. Mantenha o boto de bloqueio pressionado e aperte o flange exterior com a chave fornecida.

COLOCAO DE DISCOS DE LIXAR Certifique-se sempre de que a gama de rpm do acessrio excede as rpm do eixo da esmerilhadeira. Utilize um disco de lixar com superfcie de suporte para lixas na esmerilhadeira. Desligue a tomada da corrente. Retire o resguardo. Coloque a flange no eixo. Coloque a superfcie de suporte no eixo e no flange interior, certificando-se de que se encontra corretamente colocada. Coloque o disco de fibra abrasiva na superfcie de suporte. Coloque a flange exterior roscada e aperte-a, como indicado na seo Colocao dos discos. CONSELHOS DE UTILIZAO Segure bem a ferramenta de acabamento com uma mo em volta do punho lateral e a outra em volta do corpo. O resguardo deve ser montado de forma que a parte exposta do disco se encontre oposta ao usurio. Cuidado com as fascas quando o disco tocar no metal. Quando efetuar a retificao, mantenha sempre um ngulo correto entre o disco e a superfcie de trabalho (15). Este procedimento aumentar a capacidade de remoo do disco e evitar sobrecargas desnecessrias. Utilize sempre os equipamentos de proteo individual.

CUIDADOS COM A FERRAMENTA Mantenha os resguardos, orifcios de ventilao e caixa do motor limpo de poeira e sujeira. Limpe-os com um pano limpo e aplique uma leve presso de ar. Uma acumulao excessiva de limalha de ferro poder provocar uma transmisso de corrente eltrica, das peas internas para as peas de metal expostas. No sobrecarregue a ferramenta. A sobrecarga provocar uma reduo na velocidade e eficincia, fazendo com que esta aquea em demasiado. Se tal acontecer, faa funcionar a rebarbadora de acabamento sem qualquer carga durante um ou dois minutos at que esta atinja a temperatura normal de funcionamento. Se desligar a esmerilhadeira enquanto esta se encontra sob carga, reduzir vida til do interruptor. MANUTENO Esta ferramenta foi desenvolvida para funcionar por um longo perodo de tempo, com o mnimo de manuteno. Seu funcionamento contnuo e satisfatrio depende de limpeza regular e de manuteno adequadas. Limpe regularmente as entradas de ventilao de sua ferramenta com uma escova macia ou um pano seco. Limpe regularmente a caixa protetora do motor com um pano mido.

SOBRECARGA Use somente sabo neutro e pano mido para limpar a ferramenta. No utilize materiais Uma sobrecarga danificar o motor da ferramenta. Essa situao poder verificar-se se utilizar a esmerilhadeira durante perodos de tempo muito prolongados. No tente, em qualquer circunstncia, exercer demasiada presso sobre a mquina, de modo a acelerar o trabalho. Os discos abrasivos so mais eficazes quando exercida apenas uma leve presso sobre a superfcie de trabalho, de forma a evitar quebras de velocidade. ADVERTNCIA: Antes de qualquer procedimento de manuteno, desligue a ferramenta no interruptor e retire a tomada da corrente eltrica. ADVERTNCIA: Para no perder a garantia, evitar problemas tcnicos e risco de acidentes ao usurio, no permita que sejam feitos consertos e / ou trocas de peas em casa, caso necessrio, leve o produto para uma Assistncia Tcnica Autorizada MONDIAL.
8 9

abrasivos ou que tenham em sua frmula solventes para limp-la. Nunca deixe entrar ou escorrer lquidos para dentro da mesma ou mergulhe quaisquer peas da ferramenta em produtos lquidos.

IMPORTANTE: Para garantir a SEGURANA e CONFIABILIDADE do produto, os reparos, manuteno, e ajustes (alm daquelas deste manual) devem ser realizados por Postos Autorizados MONDIAL, sempre usando peas originais. Em observncia ao Decreto n 5.296/2004, o presente Manual de Instrues encontra-se disponvel em meio magntico, em braile ou em fonte ampliada, para aqueles portadores de necessidades especiais, devendo ser solicitado ao Servio de Atendimento ao Consumidor, atravs do telefone n 0800 55 03 93." ADVERTNCIA: ESTE PRODUTO, EM HIPTESE ALGUMA, PODER SER MANUSEADO POR PESSOAS SEM COMPLETA CAPACIDADE PSICOMOTORA. NESTES CASOS, HAVER NECESSIDADE DE SUPERVISO EXTERNA. AVISO: O uso de qualquer acessrio no recomendado para esta ferramenta pode ser perigoso. INFORMAES DE SERVIO. A MONDIAL possui uma das maiores Redes de Servios do Pas, com tcnicos treinados para manter e reparar toda a linha de produtos MONDIAL. Ligue: 0800-550393 ou consulte nosso site: www.eletrodomesticosmondial.com.br, para saber qual a mais prxima de sua localidade.

10

11

You might also like