You are on page 1of 4

Atividades ldicas inclusivas Para alunos incluso de alunos deficientes em aulas de msica LOURO, Viviane; ALONSO, Lus; ANDRADE,

Alex. Educao Musical e Deficincia: Propostas pedaggicas. So Jos dos Campos: Estdio Dois, 2006, 191 p.

Caminho dos sons Objetivos: Trabalhar discriminao auditiva de timbres. Alm disso, essa atividade estimula a ateno, dissociao auditiva, senso de direo (lateralidade) e parceria (confiana em si e no outro). Componentes da atividade: - Instrumentos musicais com timbres variados de fcil manipulao; - uma sala espaosa. No que consiste a atividade: Em seguir, de olhos fechados, um determinado som. Princpio da atividade: Esta atividade muito simples de ser feita. O professo, primeiramente, separar a turma em duplas. Cada dupla pega um instrumento musical distinto e o professor posiciona-as da seguinte maneira: uma pessoa na frente com o instrumento musical e a outra atrs, de olhos fechados. Ento, as duplas, devidamente posicionadas, so colocadas lado a lado em cada um que ests com o instrumento apresente seu som para o amigo, um de cada vez. Logo em seguida, o professor d o sinal de largada e todos que esto posicionados na frente, saem andando, tocando seu instrumento e os que esto atrs, comeam a segui-los, sendo guiados somente pelo som. Aps algum tempo, o professo inverte o papel entre as duplas. Observaes: o caminho percorrido por cada dupla pode ser previamente estipulado pelo professo, ou pela turma. Ainda o

professor pode deixar a critrio de cada guia fazer um trajeto livre pela sala. O importante que os alunos prestem muita ateno no som que devem seguir e na direo (espacial) que ele est. Para isso, necessrio grande parceria. A pessoa que est guiando precisa prestar ateno se o seu parceiro a est seguindo corretamente, tocando o instrumento de forma clara e precisa. No caso de pessoas com deficincia visual, desde que haja uma sala espaosa sem obstculos pela frente, tal atividade pode ser feita normalmente. A nica coisa que talvez possa ser adaptado nesse caso, que se o professor pode dar algumas dicas do tipo: - Temos uma sala de aproximadamente 5 m, sua direita temos cadeiras e esquerda um cesto de lixo. V andando e se eu perceber que h algum obstculo, te aviso. No caso de cadeirantes, que no conseguem manipular suas prprias cadeiras, o professor pode pedir que um aluno toque a cadeiras, ambos de olhos fechados, ou mesmo o professor pode tocar a cadeira, deixando que o aluno nela sentado v falando, apontando com as mos ou a cabea a direo do som. Um variante desta atividade pode ser o professor andar pela sala tocando um instrumento e pedir para que todos os alunos o sigam de olhos fechados. Adaptaes, observaes e resultados: Em nossa experincia, percebemos que os alunos com deficincia mental, principalmente os mais comprometidos, no possuem muita dificuldade quanto a guiar o amigo, pois, geralmente, pegam o instrumento e saem andando a toc-lo sem prestarem ateno se seu parceiro consgue ou no segui-lo. J no caso dos deficientes visuais, a dificuldade maior com a locomoo. Observamos que nestes casos, o maior problemas principalmente para os que no se locomovem sozinhos, quanto a se sentirem seguros para andar na sala, mas quanto a ouvir a direo que vem do som, no possuem qualquer problema, visto que em grande parte a audio bem apurada. Para as pessoas com deficincia fsica, em sua maioria cadeirantes, a dificuldade maior a localizar a direo do som, justamente por se locomoverem pouco ou serem muito dependentes para a locomoo.

Jogo da memria (timbres) Objetivos: Trabalhar percepo auditiva e de timbres. Tambm pode ser til para trabalhar memria a curto prazo, associao, conceitos (igual e diferente) e ateno. No que consiste o jogo: Em encontrar os pares de potinhos com sons iguais. Componentes do jogo: - pares de potinhos de filme fotogrfico - materiais do tipo: arroz, feijo, moedas, alfinetes, pedras, etc. O professor pega os potinhos de filme e coloca dentro deles materiais distintos, formando assim, pares. De preferncia, cada par deve ter um som bem peculiar, para que no sejam confundidos uns com os outros. Adaptaes, observaes e resultados: Este jogo muito utilizado na musicalizao convencional. Portanto, trata-se de ago conhecido de praticamente todos os educadores musicais. Em casos de deficincia mental, pessoas que possuam problemas de associao, organizao de conceitos ou memria AVC, por exemplo; pessoas com problemas viso-motores, entre outros que podem afetar a questo da memria, organizao espacial, conceitual e associao, muitas adaptaes podem ser utilizadas. Primeiramente, o professor pode dividir os pares em duas cores distintas, ou seja, potinhos pretos e brancos. Assim, fica mais fcil encontrar os pares, pois, cada pote branco possui um preto correspondente. Alm disso, o professor pode fazer uma espcie de prancha ou tabela para que os potinhos sejam colocados em cima. Para tanto, pode-se utilizar papel carto de cor escura e fita crepe.

O professor divide ento o papel carto em retngulos ou quadrados conforme a quantidade de pares desejada e desenha uma casa para cada potinho. Depois, passa fita crepe nas divisrias para o contorno ficar mais espesso e visvel. Ento, o professor coloca na fileira da direita os potinhos de uma determinada cor e na fileira da esquerda, os outros. Isso pode ser um recurso facilitador para aqueles com problemas de memria e organizao, j que, alm da cor dos potinhos, h a questo da localizao espacial da prancha. Essa adaptao tambm ajuda os com viso subnormal, pois a prancha ou tabela pode ser uma espcie de guia de localizao dos potinhos. Alm disso, o professor pode dividir os pares conforme a dificuldade de cada aluno. Por exemplo, se ele tem um aluno com deficincia mental muito grave, pode simplesmente dar a esse aluno dois pares, com sons bem distintos. Do mesmo modo, se tem um aluno com deficincia fsica um cadeirante, por exemplo, mas sem defasagem cognitiva, pode dar a esse aluno uma quantidade maior de pares, ou mesmo, pares com potinhos em cores iguais (todos brancos ou pretos), dificultando a atividade desse aluno. Em casos de alunos com problemas motores nos membros superiores, que no possuam preenso, coordenao motora fina ou controle de seus membros, o professor poder adaptar os potinhos. Para isso, poder colocar Velcro ou elsticos nos potes para que sejam presos nos braos dos alunos. Ento o aluno aponta o pote que quer e o professor coloca em seu brao para que ele, sozinho, chacoalhe o potinho perto de seu ouvido. Outra possibilidade fazer em potes maiores, como por exemplo, garrafinhas de iogurte.

You might also like