You are on page 1of 18

Mdulo 2 O Estatuto da Criana e do Adolescente

Apresentao do mdulo Neste mdulo voc estudar o que o Estatuto da Criana e do Adolescente, seus antecedentes histricos legislao diretivas internacionais de proteo, alm da sistemtica de garantias dos direitos das crianas e adolescentes e dados sobre violncia e mortalidade de crianas e adolescentes no contexto brasileiro. Objetivos do mdulo Ao final do estudo deste mdulo, voc ser capaz de: Analisar os antecedentes histricos da proteo criana e ao adolescente; Compreender, de forma desmistificada, o Estatuto da Criana e do Adolescente ECA (Lei n 8.069, 13 de julho de 1990) e apreender sua aplicao, no sentido de garantir o respeito aos direitos da criana e do adolescente; Identificar os sistemas de garantias dos direitos das crianas e adolescentes; Relacionar as medidas protetivas e socioeducativas aos referidos artigos do ECA; Analisar dados sobre a violncia e a mortalidade entre crianas e adolescentes.

Estrutura do mdulo Este mdulo formado por trs aulas: Aula 1 Antecedentes histricos e principais instrumentos normativos de defesa da criana e do adolescente em mbito nacional e internacional. Aula 2 Compreendendo o ECA sistemtica de garantias. Aula 3 Violncia e mortalidade.

Aula 1 Antecedentes histricos e principais instrumentos normativos de defesa da criana e do adolescente em mbito nacional e internacional.
1.1. Antecedentes histricos diretivas internacionais de proteo Segundo Mendes (2009), podem ser apontados histrica e cronologicamente fatos e alguns instrumentos normativos que fundamentam a doutrina da proteo integral, em mbito nacional e internacional, acerca dos Direitos da Criana, conforme se segue: 1919: A Sociedade das Naes cria o Comit de Proteo da Infncia. A existncia desse Comit faz com que os Estados no sejam os nicos soberanos em matria dos direitos da criana. 1923: EglantyneJebb (1876-1928), fundadora da SavetheChildren, formula junto com a Unio Internacional de Auxlio Criana a Declarao de Genebra sobre os Direitos da Criana, conhecida por Declarao de Genebra. 1924: A Sociedade das Naes adota a Declarao de Genebra. 1927: Durante o IV Congresso Panamericano da Criana, dez pases americanos (Argentina, Bolvia, Brasil, Cuba, Chile, Equador, Estados Unidos, Peru, Uruguai e Venezuela) subscrevem a ata de fundao do Instituto Interamericano da Criana (IIN Instituto Interamericano delNio hoje vinculado OEA e estendido adolescncia), organismo destinado promoo do bem-estar da infncia e da maternidade na regio. 1946: O Conselho Econmico e Social das Naes Unidas recomenda a adoo da Declarao de Genebra. Logo aps a II Guerra Mundial um movimento internacional se manifesta a favor da criao do Fundo Internacional de Emergncia das Naes Unidas para a Infncia UNICEF.

1948: A Assemblia Geral das Naes Unidas proclama a Declarao Universal dos Direitos Humanos. Nela os direitos e liberdades das crianas e adolescentes esto implicitamente includos.

1959: A Declarao dos Direitos da Criana adotada por unanimidade. Entretanto, esse texto no de cumprimento obrigatrio para os estados-membros.

1979: Celebra-se o Ano Internacional da Criana. So realizadas atividades comemorativas ao vigsimo aniversrio da Declarao dos Direitos da Criana.

1983: Diversas ONGs se organizam para elaborar uma Conveno Internacional sobre os Direitos da Criana, possuindo o estatuto de consulta junto ONU.

1989: A Conveno sobre os Direitos da Criana adotada pela Assemblia Geral da ONU e aberta subscrio e ratificao pelos Estados.

1990: Celebra-se a Cpula Mundial de Presidentes em favor da infncia. Nesta cpula se aprova o Plano de Ao para o decnio 1990-2000, o qual serve de marco de referncia para os Planos Nacionais de Ao para cada Estado parte da Conveno.

1990: No Brasil promulgado o Estatuto da Criana e do Adolescente Lei 8.069/90, de 13 de julho de 1990 (ECA).

2001: celebrado o Ano Interamericano da Infncia e Adolescncia.

As primeiras discusses acerca dos direitos da criana se deram no incio do sculo XX, por parte da extinta Liga das Naes e da Organizao Internacional do Trabalho (OIT), preocupadas com a situao da infncia no mundo. Essas discusses provocaram a adoo de trs Convenes pela OIT com o objetivo de abolir ou regular o trabalho infantil em 1919 e 1920, e a criao de um comit especial pela Liga das Naes que tratava das questes relativas proteo da criana e da proibio do trfico de crianas e mulheres. Da mesma forma, na Declarao de

Genebra, de 1924, j se nota a preocupao internacional em assegurar os direitos de crianas e adolescentes (Mendes, 2009). Entretanto, foi somente depois do fim da Segunda Guerra Mundial, com a criao da ONU e sua subsidiria UNESCO a partir da dcada de 1950, que os pases passaram a mais detidamente debruar-se sobre a situao das crianas e adolescentes. A Declarao dos Direitos da Criana (Resoluo da Assemblia Geral da ONU de 20/11/1959) estabeleceu que a criana precisa de proteo e cuidados especiais, inclusive proteo legal apropriada, antes e depois do nascimento, em decorrncia de sua imaturidade fsica e mental. O princpio 9 enfatiza que a criana gozar proteo contra quaisquer formas de negligncia, crueldade e explorao. Essa proteo foi baseada na premissa da necessidade de proteo criana, estabelecida pela Declarao Universal dos Direitos Humanos e pela Declarao dos Direitos da Criana em Genebra, de 1924. A Declarao de 59 foi sendo aprimorada com as chamadas: 1. "Regras de Beijing, de 1985 que estabeleceram Regras Mnimas das Naes Unidas para a Administrao da Justia da Infncia e da Juventude; 2. Regras Mnimas das Naes Unidas para a Elaborao de Medidas no Privativas de Liberdade (Regras de Tquio), adotadas pela Assemblia Geral das Naes Unidas na sua resoluo 45/110, de 14 de dezembro de 1990; e 3. As "Diretrizes de Riade", de 1990, que estabeleceram as Diretrizes das Naes Unidas para a Preveno da Delinqncia Juvenil; Nesse campo considera-se que o avano mais significativo para as Naes, em termos de efetivao da garantia de direitos das crianas, ocorreu a partir da Conveno sobre os Direitos das Crianas Resoluo n. 44/25 da Assemblia Geral da ONU em 20/11/1989.

Importante De acordo com Mendes (2009), sobre as conquistas da Conveno de 1989, pode ser citada a consolidao da Doutrina da Proteo Integral da Criana, cuja origem se encontra textualmente na Declarao Universal dos Direitos da Criana (1959). No prembulo, a Doutrina traz o reconhecimento da necessidade de um sistema de proteo diferenciado para a criana, dando-lhe prerrogativas e privilgios concernentes seguridade social, educao, trabalho, convvio, a fim de proporcionar-lhe condies favorveis ao seu desenvolvimento saudvel. Essa autora destacou alguns artigos da Conveno sobre os Direitos da Criana que trazem o conceito de criana (como o caso do art. 1) e estabelecem as responsabilidades da proteo especial a esse sujeito em desenvolvimento: Artigo 3: Todas as decises que digam respeito criana devem levar em conta o seu interesse superior. O Estado deve garantir cuidados adequados criana, quando os pais ou outras pessoas responsveis por ela no tenham capacidade para faz-lo. Artigo 6: Todas as crianas tm o direito inerente vida, e o Estado tem obrigao de assegurar a sua sobrevivncia e seu desenvolvimento. Artigo 19: O Estado deve proteger a criana contra todas as formas de maus tratos por parte dos pais ou de outros responsveis pelas crianas e estabelecer programas sociais para a preveno dos abusos e para tratar as vtimas. 1.2. O contexto brasileiro: o nascimento da doutrina de proteo integral No Brasil, a partir dos anos 80, por ocasio da redemocratizao, as presses dos movimentos sociais em defesa da infncia, em torno da Assemblia Constituinte, marcaram uma das maiores conquistas pelos direitos da criana: a incorporao de uma nova viso sobre a infncia na Carta Magna.

Na Assemblia Constituinte, um grupo de trabalho sobre a temtica da criana e do adolescente incluiu um artigo na Constituio da Repblica de 88, introduzindo a doutrina da proteo integral criana, preconizada nos tratados internacionais da ONU, no direito brasileiro: Art.227- dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. (Constituio Federal, 1988). Ao romper definitivamente com a doutrina da situao irregular, at ento admitida pelo Cdigo de Menores (Lei 6.697, de 10.10.79), e estabelecer como diretriz bsica e nica no atendimento de crianas e adolescentes a doutrina de proteo integral, o legislador ptrio agiu de forma coerente com o texto constitucional de 1988 e documentos internacionais aprovados com amplo consenso da comunidade das naes. nesse sentido que a Constituio Federal de 1988, pela primeira vez na histria brasileira, aborda a questo da criana como prioridade absoluta, tornando sua proteo dever da famlia, da sociedade, do Estado. Se certo que a prpria Constituio Federal proclamou a doutrina da proteo integral, revogando implicitamente a legislao em vigor poca, o pas clamava por um texto infraconstitucional consoante com as conquistas da Carta Magna.

Aula 2Compreendendo o Estatuto da Criana e Adolescente sistemtica de garantias


2.1. O ECA Como voc estudou na aula anterior, a CF/88 proclamou a doutrina de proteo integral,estabelecendo a co-responsabilidade entre: famlia sociedade Estado.

Mas o pas clamava por um texto especfico, infraconstitucional que traduzisse essa doutrina. Nesse sentido nasceu a Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), elaborada por uma comisso formada por representantes da sociedade civil, juristas e tcnicos dos rgos governamentais, com a participao fundamental do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR) e da Pastoral da Criana. Importante O ECA a lei que reconhece a criana e o adolescente como sujeito de direitos em nosso pas, defendendo o seu interesse superior. Composto por 267 artigos, o referido documento, no Brasil, um marco histrico em termos dos direitos infanto-juvenis. A prioridade absoluta que preceitua o artigo 227 da CF/1988 foi reafirmada no seu art. 4. Seno vejamos: Art. 4. dever da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Pblico assegurar, com absoluta prioridade, a efetivao dos direitos referentes vida, sade, alimentao, educao, ao esporte, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria. Pargrafo nico. A garantia de prioridade compreende: a) primazia de receber proteo e socorro em quaisquer

circunstncias; b) precedncia de atendimento nos servios pblicos ou de relevncia pblica; c) preferncia na formulao e na execuo das polticas sociais pblicas; d) destinao privilegiada de recursos pblicos nas reas relacionadas com a proteo infncia e juventude.

A sistemtica do ECA ressalta, dentre o rol dos direitos fundamentais que esto interligados, o direito vida e sade e em seu art. 7 preconiza: Art. 7. A criana e o adolescente tm direito a proteo vida e sade, mediante a efetivao de polticas sociais pblicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condies dignas de existncia . O direito vida possibilita a concretizao dos outros direitos, como direito educao, ao esporte e ao convvio familiar. Assim, a proteo vida e sade permeia todas as polticas pblicas voltadas criana e ao adolescente. Refletindo sobre a questo A realizao desse artigo implica a reformulao das prioridades nacionais tanto no nvel da sociedade como, principalmente, do Estado. Passa a ser prioridade o gasto pblico com as crianas e adolescentes, de modo a garantir-lhes condies plenas de vida. (Comentrio de Herbert de Souza sobre o Artigo 7 do ECA.) Na sua opinio, essa prioridade est sendo seguida? 2.2. O ECA e os sistemas de garantias Conforme Saraiva (2005), no ECA encontram-se os fundamentos dos trs grandes sistemas de garantias (primrio, secundrio e tercirio) que estabeleceram as diretrizes para uma poltica pblica que prioriza as crianas e os adolescentes, reconhecendo a sua condio de pessoa em processo de desenvolvimento. So eles: Sistema primrio refere-se s polticas pblicas de carter universal para atendimento a toda populao infanto-juvenil brasileira sem quaisquer distines (traduzido especialmente pelos arts. 4, 86 e 87, do ECA). Art. 4. dever da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Pblico assegurar, com absoluta prioridade, a efetivao dos direitos referentes vida, sade, alimentao, educao, ao esporte,

ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria. Pargrafo nico. A garantia de prioridade compreende: a) primazia de receber proteo e socorro em quaisquer

circunstncias; b) precedncia de atendimento nos servios pblicos ou de relevncia pblica; c) preferncia na formulao e na execuo das polticas sociais pblicas; d) destinao privilegiada de recursos pblicos nas reas relacionadas com a proteo infncia e juventude. Art. 86. A poltica de atendimento dos direitos da criana e do adolescente far-se- atravs de um conjunto articulado de aes governamentais e no governamentais, da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Art. 87. So linhas de ao da poltica de atendimento: I. II. polticas sociais bsicas; polticas e programas de assistncia social, em carter supletivo, para aqueles que deles necessitem; III. servios especiais de preveno e atendimento mdico e psicossocial s vtimas de negligncia, maus-tratos, explorao, abuso, crueldade e opresso;

IV.

servio de identificao e localizao de pais, responsvel, crianas e adolescentes desaparecidos;

V.

proteo jurdico-social por entidades de defesa dos direitos da criana e do adolescente.

Sistema secundrio possui natureza preventiva e abrange as medidas de proteo dirigidas a crianas e adolescentes em situao de risco pessoal ou social que sejam vtimas, cujos direitos fundamentais foram violados (especialmente os arts. 98 e 101). Essas medidas protetivas so aplicveis s crianas e adolescentes vitimados. Art. 98. As medidas de proteo criana e ao adolescente so aplicveis sempre que os direitos reconhecidos nesta Lei forem ameaados ou violados: I. II. III. por ao ou omisso da sociedade ou do Estado; por falta, omisso ou abuso dos pais ou responsvel; em razo de sua conduta.

Art. 101. Verificada qualquer das hipteses previstas no art. 98, a autoridade competente poder determinar, dentre outras, as seguintes medidas: I. encaminhamento aos pais ou responsvel, mediante termo de responsabilidade; II. III. orientao, apoio e acompanhamento temporrios; matrcula e freqncia obrigatrias em estabelecimento oficial de ensino fundamental;

IV.

incluso em programa comunitrio ou oficial de auxlio famlia, criana e ao adolescente;

V.

requisio de tratamento mdico, psicolgico ou psiquitrico, em regime hospitalar ou ambulatorial;

VI.

incluso em programa oficial ou comunitrio de auxlio, orientao e tratamento a alcolatras e toxicmanos;

VII. VIII. IX.

acolhimento institucional; incluso em programa de acolhimento familiar; colocao em famlia substituta.

(Pargrafos 1. ao 12 ver no texto oficial) Sistema tercirio trata das medidas socioeducativas destinadas a adolescentes em conflito com a lei por terem cometido atos infracionais, ou seja, aqueles que passam da condio de vitimizados a vitimizadores (refletido especialmente nos arts. 103 e 112. Art. 103. Considera-se ato infracional a conduta descrita como crime ou contraveno penal. Art. 112. Verificada a prtica de ato infracional, a autoridade competente poder aplicar ao adolescente as seguintes medidas: I. II. III. IV. V. advertncia; obrigao de reparar o dano; prestao de servios comunidade; liberdade assistida; insero em regime de semi-liberdade;

VI. VII.

internao em estabelecimento educacional; qualquer uma das previstas no art. 101, I a VI. 1 A medida aplicada ao adolescente levar em conta a sua capacidade de cumpri-la, as circunstncias e a gravidade da infrao.

2 Em hiptese alguma e sob pretexto algum, ser admitida a prestao de trabalho forado.

3 Os adolescentes portadores de doena ou deficincia mental recebero tratamento individual e especializado, em local adequado s suas condies.

Pela legislao brasileira, o direito proteo especial s crianas e adolescentes abrange os aspectos relativos ao trabalho, como idade mnima de 14 anos para a admisso, aquisio de direitos trabalhistas e previdencirios; garantia de acesso do trabalhador adolescente escola; conhecimento da atribuio de ato infracional com defesa tcnica por profissional qualificado; respeito condio peculiar de pessoa em desenvolvimento, obedecendo aos princpios da excepcionalidade na aplicao de medidas privativas de liberdade; estmulo do poder pblico para o acolhimento por guarda de rfos ou abandonados; acesso a programas de preveno e atendimento especializado aos dependentes qumicos. Alm disso, a lei prev a punio contra abuso, a violncia e a explorao sexual infanto-juvenil. Importante O ECA (Lei n. 8069/1990) prev a aplicao das medidas protetivas, mediante a ameaa ou violao a direitos, pela ao ou omisso da sociedade ou do Estado, por falta, omisso ou abuso dos pais ou responsveis pelas crianas e adolescentes. O acionamento do sistema secundrio de preveno, enquanto medida de proteo da criana ou adolescente vitimizado tem carter preventivo da delinqncia.

As medidas especficas de proteo tambm so aplicveis conduta conflitante com a lei, nas hipteses previstas no art. 98 do ECA. Contudo, tais medidas devem levar em conta as necessidades pedaggicas, visando o fortalecimento dos vnculos familiares e comunitrios, o que comumente tem se distanciado da prtica das instituies responsveis e do poder pblico. Segundo Saraiva (2005), mediante alguma falha do sistema primrio de preveno, o sistema secundrio acionado para proteger a criana ou adolescente, por meio do Conselho Tutelar. No caso de adolescente em conflito com a lei ou de ato infracional atribudo a este, so determinadas as medidas socioeducativas do terceiro sistema de preveno, atravs da interveno da Polcia, do Ministrio Pblico, Defensoria e rgos executores das medidas socioeducativas. Investigando a realidade As polticas de atendimento criana e ao adolescente so hoje temas importantes das agendas dos governos estaduais e municipais. Procure saber em seu estado e municpio quais aes e projetos esto sendo realizados para implementao dessa poltica. Aula 3 Violncia e mortalidade Apesar da priorizao absoluta dos direitos das crianas e dos adolescentes, da clareza das regras da proteo integral no sistema jurdico brasileiro, a ateno do Estado dada a estes sujeitos ainda deficitria e por vezes, incongruente com o arcabouo normativo construdo no mbito nacional e internacional. A realidade da infncia e da juventude brasileira se configura numa problemtica de violaes de direitos fundamentais enfrentada cotidianamente, dos quais se destacam, alm de diversos tipos de violncia, os seguintes problemas: - a mortalidade infantil e juvenil; - a explorao do trabalho infantil;

- o trfico e a explorao sexual infanto-juvenil. Diante da legislao mais avanada acerca dos direitos da criana e do adolescente, o que se observa que h muito ainda o que fazer, em especial para a implementao dos dispositivos contidos nos principais tratados internacionais, dos quais o Brasil signatrio e que orientaram a legislao sobre os direitos da criana para a consolidao de polticas pblicas que garantam a proteo integral: a Declarao Universal dos Direitos da Criana e a Conveno Internacional sobre os Direitos da Criana. Desde os anos 1990, muitos foram os avanos em termos da concepo da proteo integral criana, da criao de um sistema de garantias, dos investimentos em programas governamentais na rea de sade e educao que apresentaram redues nas taxas de mortalidade, analfabetismo e desnutrio da populao infantil. Em vista da realizao da 8 Conferncia Nacional da Criana e do Adolescente, o Conselho Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente (CONANDA) disponibilizou um texto-base para que municpios e estados aprofundassem o debate sobre os eixos prioritrios dessa conferncia. Entre os eixos, consta a Proteo e Defesa no Enfrentamento das Violaes de Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes que expressa a preocupao do Conselho com o crescimento das denncias de diversas violncias e violaes contra crianas e adolescentes na mdia. Atravs do Sistema de Vigilncia de Violncias e Acidentes (VIVA) do Ministrio da Sade, no perodo de 2006-2007, os dados demonstraram que crianas e adolescentes esto expostos s mais variadas formas de violncia em 27 unidades da federao. Alm de tantos estudos que demonstram o recrudescimento das violncias, constata-se que os altos ndices de letalidade possuem um recorte etrio, tnico, econmico e de gnero, sendo vitimados majoritariamente jovens do sexo masculino, negros e pobres residentes em comunidades perifricas.

Conforme Mendes (2009), das condies de vida da populao infanto-juvenil, focaliza-se a mortalidade, que no Brasil apresenta-se com os seguintes indicadores descritos pela Agncia de Notcias dos Direitos da Infncia (ANDI, 2007): a) Mortalidade infantil: i. A taxa de mortalidade infantil no Pas de 21,1 mortes por mil nascidos vivos, a terceira maior da Amrica Latina, atrs da Bolvia e da Guiana. O ndice brasileiro considerado mdio pelos critrios da OMS. Contudo, em alguns estados bem mais elevado, como em Alagoas (44,4 por mil), Maranho (32,7) e Paraba (34). ii. Acidentes e agresses, juntos, so a primeira causa de morte de meninos e meninas com at seis anos no Pas, de acordo com a Anlise da Violncia Contra a Criana e o Adolescente, do Unicef. A pesquisa A Ponta do Iceberg, do Laboratrio de Estudos da Criana da Universidade de So Paulo (Lacri), estima que apenas 10% dos casos de violncia intrafamiliar chegam a ser conhecidos. b) Mortalidade juvenil: Os jovens de 15 a 24 anos continuam sendo as maiores vtimas de homicdio, conforme aponta o Mapa da Violncia 2006 Os Jovens do Brasil, da Organizao dos Estados IberoAmericanos para a Educao, a Cincia e Cultura (OEI). O estudo, que abrange o perodo de 1994 a 2004 com base em dados do Sistema de Informao sobre Mortalidade (SIM) do Ministrio da Sade, revela que aconteceram 175.548 assassinatos no perodo. De toda a populao dessa faixa etria no Pas, 39,7% so atingidos pela violncia letal. A situao mais grave nos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro e Esprito Santo, onde metade dos jovens foram alvos de mortes violentas na dcada analisada. Outro dado apontado pela OEI de que os homicdios cresceram 48,4% no geral da populao, mas o acrscimo foi de 64,2% entre os

jovens. No principal grupo de risco esto os adolescentes do sexo masculino, afro descendentes que residem em bairros pobres ou nas periferias das metrpoles, com baixa escolaridade e pouca qualificao profissional. Ampliando seu conhecimento Apesar dos dados apresentados acima serem do Mapa da Violncia 2006, eles so bastante significativos, pois fazem parte da srie intitulada Os Jovens do Brasil que tinha como foco a mortalidade violenta da faixa jovem. De 2006 a 2010 os dados, alm de serem atualizados, ganharam outros recortes: os dados so apresentados por unidades federativas, capitais, regies metropolitanas e municpios, conformando um dos captulos do Mapa da Violncia 2010 e possibilitando outras anlises sobre a questo. Acesse o mapa na ntegra nos materiais complementares. Segundo o UNICEF, significativo o nmero de mortes de crianas com menos de sete anos de idade por causas no especificadas: de acordo com o Sistema de Informao de Mortalidade do Ministrio da Sade, em 2003, representou 32,5% entre todas as causas externas (intoxicao, sequelas de queimadura, operaes de guerra, entre outros). A tabela abaixo aponta que, no perodo pesquisado, as mortes por acidentes de transportes concentram os ndices mais altos em todas as faixas etrias entre menores de um ano e 19 anos. Entretanto, as causas externas no especificadas acometeram um percentual considervel de crianas menores de um ano (58,24%). A falta de especificao se deve forma da apresentao e classificao e no irrelevncia dos dados.

Finalizando...
Neste mdulo, voc estudou que: Segundo Mendes (2009), podem ser apontados histrica e cronologicamente fatos e alguns instrumentos normativos que fundamentam a doutrina da proteo integral, em mbito nacional e internacional, acerca dos Direitos da Criana. No Brasil, a Constituio Federal de 1988, pela primeira vez na histria brasileira, aborda a questo da criana como prioridade absoluta, tornando sua proteo dever da famlia, da sociedade e do Estado(Art. 227). A Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) a lei que reconhece esse pblico como sujeito de direitos em nosso pas, defendendo o seu interesse superior.

Fonte: UNICEF (2005)

Apesar da priorizao absoluta dos direitos das crianas e dos adolescentes, da clareza das regras da proteo integral no sistema jurdico brasileiro, a ateno do Estado dada a esses sujeitos ainda deficitria e, por vezes, incongruente com o arcabouo normativo construdo no mbito nacional e internacional.

You might also like