You are on page 1of 10

1

NDICE
NDICE........................................................................................................................ 1 1. Introduo.............................................................................................................. 2 1.1 Delimitao do tema......................................................................................... 2 1.2 Contexto do Oramento de Investimento de Iniciativa Local (OIIL)...................3 1.3 Problemtica .................................................................................................... 4 1.4 Hiptese............................................................................................................ 6 1.5 Objectivos.......................................................................................................... 6 1.5.1 Objectivo Geral............................................................................................ 6 1.5.2 Objectivos Especficos.................................................................................6 1.6 Metodologias..................................................................................................... 6 1.7 Justificao do Estudo........................................................................................ 7 2.REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS...............................................................................9

1. Introduo O presente estudo referente ao enfoque da discusso da desconcentrao do OIIL 1. A discusso em volta do OIIL atravs dos vulgos 7 milhes e sua complicao na melhoria das condies de vida das populaes locais na actualidade de grande importncia, dada esperana gerada em seu torno e a necessidade que as populaes tm de ver a situao de extrema pobreza em que vivem aliviadas. O objectivo que o trabalho ajude para o engrandecimento do nosso conhecimento sobre a lgica melhorando as condies de vida fruto do emprego alcanado atravs do projecto, o processo de execuo e os efeitos da referida desconcentrao. A desconcentrao do OIIL ser abordada com base no tema: Oramento de Investimento de Iniciativa Local e Gerao de Emprego: O Caso Distrito de Boane (Cidade da MatolaProvncia de Maputo), (2010 - 2012). 1.1 Delimitao do tema A gerao de emprego e fontes de obteno de rendimentos constituem actualmente alguns dos objectivos centrais da desconcentrao do OIIL. Constituem tambm parte dos objectivos da actuao da mquina administrativa moambicana, no sentido da resoluo dos problemas da populao, da satisfao das necessidades colectivas e da reduo dos ndices de pobreza absoluta e desemprego escala nacional concretamente no Distrito de Boane. Assim sendo, demarcamos como objecto de estudo do presente trabalho o efeito da desconcentrao do OIIL na gerao de emprego no Distrito de Boane. O espao temporal de enfoque conforme se pode depreender a partir do tema deste trabalho o perodo de 2010 a 2012.

Oramento de iniciativa de investimento local

1.2 Contexto do Oramento de Investimento de Iniciativa Local (OIIL)

No incio da dcada 1990-2000 a situao de pobreza em Moambique era alarmante. De acordo com o PARPA2 II (2006:10) o ndice de pobreza em 1996-97 situava-se nos 69,4%, sendo na altura uma das mais altas taxas de pobreza do mundo. O pas adoptou ento novas polticas e estratgias de reforma que resultaram na reduo do ndice de pobreza dos 69,4% para 54,1% em 2002-2003. Previa-se ainda que este ndice continuaria a reduzir de 2003 a 2009, passando de 54% para 45%. Contudo, mesmo com os avanos alcanados at 2003, mais de 10 milhes de moambicanos continuavam a viver em situao de extrema pobreza. A situao era tambm crtica no que toca oferta de emprego para os moambicanos. A questo do emprego tornou-se de ento de relevo nos esforos moambicanos de vencer a pobreza Conforme o MT (2006:8) em 2006 foram apenas comunicadas 5.810 ofertas de emprego e as colocaes efectuadas foram 14.133. Este nmero situava-se longe das reais necessidades em termos de oferta de empregos. A distribuio da populao por ramos de actividade indica que at a 2006, 78,5% da populao trabalhava no ramo da agricultura, pecuria, caa, pesca e silvicultura, sendo que na zona urbana a populao nestes sectores ascendia a 40,1% e na zona rural, quase a totalidade da populao, 92,7%. Assim, verifica-se que maior parte da populao moambicana ou no tem emprego ou tem emprego precrio (INE, 2006:27). Era ento necessria uma aco concreta do Governo no sentido de dar resposta grave situao de falta de emprego no pas. A definio do distrito como base de planificao do desenvolvimento econmico e social, conforme a Lei n 08/03, de 19 de Maio e o respectivo Regulamento aprovado pelo Decreto 11/05, de 10 de Junho, no era por si suficiente. Foi pois necessrio dotar o distrito de capacidade financeira para levar avante este desafio. Deste modo, em 2005 e atravs da lei 12/05, de 23 de Dezembro estabeleceu se a alocao de fundos de investimentos aos Governos Distritais (DNEAP, 2007:1).

Plano de Aco para a Reduo da Pobreza Absoluta

Em 2006 o Governo de Moambique atribui pela primeira vez uma percentagem do oramento estatal no valor de sete milhes de Meticais a cada um dos 128 distritos do pas (GIOSCG, 2007:1). tambm introduzido o conceito de OIIL, que vai para alm do simples investimento em infra-estruturas (MPD, 2008:9). O OIIL continuou contudo a carecer de uma gesto metodolgica, tal como no distrito de Boane dos, muitos distritos continuaram a investir grande parte deste oramento em reas como infraestruturas, e no em projectos de iniciativa local virados produo de comida e gerao de novos empregos. Esta situao criava grande confuso entre os vrios actores envolvidos na gesto do oramento pois, ao invs de potenciar a populao local de forma directa, o OIIL era usado em muitos casos, para o reforo da capacidade financeira do Governo Distrital e investimento em infra-estruturas. 1.3 Problemtica A luta pela gerao de emprego com vista reduo dos ndices de pobreza prevalecentes entre as populaes surge actualmente com destaque no seio das polticas pblicas desenhadas e implementadas em vrios pases subdesenvolvidos, dos quais faz parte Moambique. Este exerccio levado a cabo maioritariamente atravs de polticas de combate pobreza. Conforme Rezende (1992:334) alm de a referida gerao de adequadas oportunidades de emprego ser um tema frequente na discusso sobre poltica econmica em pases subdesenvolvidos, a anlise dos resultados dos programas de desenvolvimento costuma apontar um reactivo fracasso quanto ao objectivo de evitar o desemprego e reduzir o subemprego, no obstante as reiteradas declaraes de ser esse um objectivo prioritrio dos planos de desenvolvimento. Falta de clareza sobre os efeitos da desconcentrao do OIIL na gerao de emprego durante os trs primeiros anos do processo. Esta situao verifica-se tanto em termos da quantidade como da qualidade do emprego gerado. A falta de clareza na aplicao dos fundos, visto que, a sua criao de aumentar a produtividade a nvel distrital.

O uso de fundo para fins comerciais, obrigando aos comerciantes a recorrer para mercado externo para a compra de produtos, em vez da sua alocao na produo de produtos a serem alocados internamente, o que permitiriam a reduo da inflao da moeda estrangeira. O Governo Local defende que os efeitos do OIIL so positivos e que h muito emprego gerado a partir deste oramento. Mas esta informao no apresenta dados numricos e nem sequer a tipificao do emprego gerado. A populao e os grupos organizados locais concordam por sua vez que h resultados positivos, h gente empregue em projectos financiados por este oramento, mas tambm no demonstram conhecimento dos nveis do sucesso alcanado. Este cenrio problemtico leva ao seguinte: Dificuldade da avaliao do processo por parte da populao e de grupos da sociedade civil. Dificuldade de uma programao coerente e informada dos prximos financiamentos a fazer atravs do OIIL. Falta de legitimao de todo processo de desconcentrao do OIIL por parte da populao e da sociedade civil locais, tomando em considerao que estes sentem se em parte excludos do processo. Falta de acompanhamento do pessoal investido para a superao de dificuldades no uso devido do fundo. A falta de clareza na classificao dos projectos financiados em funo dos objetivos a serem alcanados. em torno desta problemtica que o trabalho ir centrar-se, tendo sempre em conta os objectivos pr-estabelecidos para o OIIL e as orientaes metodolgicas de sua gesto. Deste modo propomos a seguinte questo de partida: at que ponto a desconcentrao do OIIL no Distrito de Boane tem efeito na gerao de emprego?

1.4 Hiptese -O OIIL no Distrito de Boane tem efeito directo na gerao de emprego para as populaes locais. 1.5 Objectivos 1.5.1 Objectivo Geral O objectivo geral deste trabalho analisar os efeitos do OIIL na gerao de emprego no Distrito de Boane tendo em conta os objectivos da desconcentrao de finanas pblicas. 1.5.2 Objectivos Especficos O objectivo geral desdobra-se pelos seguintes objectivos especficos: Identificar os projectos que foram financiados localmente atravs dos OIIL. Compreender o ciclo de vida dos projectos financiados localmente atravs do OIIL, incluindo os critrios adoptados para a atribuio do oramento, os factores de risco e de sucesso. MiCOA (2007a) nmero e a natureza dos novos empregos gerados localmente a partir do OIIL. 1.6 Metodologias O presente trabalho versa sobre a vida social dos cidados no distrito de Boane, sobre o OIIL, valor este que deve ser aplicado segundo os planos do Governo de Moambique. No entanto para o presente estudo sobre a sua aplicabilidade, a metodologia a ser usada ser atravs de inqurito ao pessoal que foram financiados atravs deste valor. Este critrio ou metodologia visa perceber de uma forma directa o desenvolvimento na aplicao deste valor. Tambm ser possvel interagir com os financiadores questionando sobre o crecimento do aumento do pessoal para o emprego. Uma analise qualitativa e quantitativa do processo do estudo da aplicabilidade ou, interpretacao e analise comparativa dos dados sobre o Estado. O investimento Local e investimento distrital atraves dos vulgos 7 milhes.

1.7 Justificao do Estudo Em primeiro lugar, o OIIL constitui na actualidade uma das transferncias intergovernamentais mais debatidas escala nacional, indo este debate at aos lugares mais recnditos. um oramento ao qual moambicanos de diferentes regies do pas podem concorrer e ter acesso, criando deste modo oportunidade para a realizao de projectos de desenvolvimento a nvel local e reduo das assimetrias regionais. Em segundo lugar, este oramento surge num perodo em que o pas continua a enfrentar srios problemas de dfice oramental, dai que o estudo da sua desconcentrao e efeitos fundamental para o estabelecimento de mecanismos de sua cada vez maior racionalizao. Em terceiro lugar e tendo em conta que o Governo Moambicano tem como compromisso principal o combate pobreza absoluta, este estudo permite avaliar qual o estgio da observncia deste compromisso, nomeadamente no que concerne gerao de emprego. Permite tambm aferir o nvel da realizao dos objectivos do plano quinquenal do governo e do PARPA II, qual depende em grande medida o cumprimento da AGENDA 20-25. Por outra, este estudo permite compreender de que forma a Administrao Pblica est a cumprir com o seu papel em termos de satisfao das necessidades das populaes. Em quarto lugar este tema ganha relevo e pertinncia como objecto de estudo a nvel do Curso de formao em Administrao Pblica e da sociedade em geral dado o facto de a desconcentrao do OIIL constituir uma poltica pblica que se espera tenha grande impacto na vida das populaes, porm ainda pouco analisada. Em quinto lugar, referir que a escolha do Distrito de Boane deve-se por sua vez s potencialidades que o mesmo apresenta, especialmente em termos econmicos, onde que visto como o centro da zona econmica sul. Onde face abundancia desta riqueza da zona tambm enfrente os problemas de desemprego. A sua localizao geogrfica a sul do pas, que esta a 20 km da cidade de Maputo faz dele um local incontornvel nos esforos de desenvolvimento da regio. As suas potencialidades geogrficas e econmicas permitem o desenvolvimento vivel da agricultura na zona intermdia de Boane a chamada zona verde, zona esta que permitiria melhor

investimento se o fundo fosse aplicado naquela zona verde, abrindo espao ao aumento significativo no mercado grossita e nos mercados para os produtos da primeira necessidade, numa diversidade de culturas como a batata-doce, batata reno, a mandioca, legumes, cenoura e pepino e tantos outros. Oferece tambm condies para o desenvolvimento da criao de pequenas e grandes espcies animais, da piscultura nos ltimos anos se apresentado como a zona de expanso da provncia de Maputo, de forma que vrios de seus bairros vm conhecendo uma rpida urbanizao, oferecendo deste modo grandes possibilidades para o emprego de profissionais como pedreiros, carpinteiros, serralheiros, marceneiros e electricistas. O OIIL foi desconcentrado entre outros Postos Administrativos da Matola, constituindo-o num local tambm apropriado para a realizao desta pesquisa. Em sexto e ltimo lugar, a delimitao do perodo de 2010 a 2012 visa enquadrar todo intervalo temporal em que se verificou integralmente a desconcentrao do OIIL, pelo menos em termos de transferncia e aplicao dos valores, o que permite-nos levantar e analisar informao de toda evoluo do processo de gerao de emprego atravs deste fundo, quer em termos qualitativos, quer em termos da quantidade. Alis, este distrito foi contemplado com o OIIL durante estes anos, enquadrando assim toda possibilidade temporal de um estudo similar. O exerccio referente a 2010 ainda est em curso, de modo que apresenta dados ainda prematuros.

2.REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AMARAL, Wanda. 1999. Guia para apresentao de Teses, Dissertaes e Trabalhos de Graduao. 2. ed. rev. Maputo: LivrariaUniversitria, UEM, 1999. 83 p. CHIAVENATO, Idalberto. 2002. RecursosHumanos 7. ed. So Paulo: Atlas, 2002. 631p. FORQUILHA, S. C. 2007. Remendo Novo em Pano Velho: O Impacto das Reformas da Descentralizao no Processo de Governao Local em Moambique. Maputo: IESE, 2007. 26 p. FRANCO, Antnio S. 2002. Manual de Finanas Pblicas Maputo: Ministrio do Plano e Finanas, 2002. 95 p. Grupo Informal das Organizaes da Sociedade Civil na Governao, Maputo. 2007. Oramento Distrital Politizado. Maputo: [s.n.], 2007. 4 P. Instituto Nacional de Estatstica, Maputo. 2006. Inqurito Integrado Fora de Trabalho: Relatrio Final Maputo: INE, 2006. 114 p. LAKATOS, E. Maria, MARCONI, M. de Andrade. 1999. Sociologia Geral7. ed. So Paulo, Atlas S. A., 1999.377 p. LAPIERRE, Jean William. Anlise dos Sistemas Polticos.Lisboa: Rolim, 1980apud MOREIA, Adriano. 1997. CinciaPoltica. Coimbra: Almedina, 1997. 443 p. Consultoria para Anlise da Execuo do Oramento de Investimento de Iniciativa Local (OIIL) nos Distritos. Maputo: DNEAP, 2007. 4 P. Moambique. Ministrio do Trabalho. 2006. Boletim de Estatsticas do Trabalho-2006. Maputo: Ministrio do Trabalho, DNPET, 2006. 32 p. MOREIRA, Adriano. 1997. CinciaPoltica. Coimbra: Almedina, 1997. 443 p. MUHATE, Blog de Baslio. 2008. RabiscandoMoambique: Fundo de IniciativasLocais Os 7 Milhes. Maputo: [s.n.], 2008. 7 p. NGUENHA, Eduardo. 2007. Descentralizao do Poder e seusReflexosna Gesto Tributria: Uma anlise da AutonomiaTributria das AutarquiasMoambicanas. Maputo: [s.n.], 2007. 16 p.

10

PEDONE, L. (1986). Formulao, Implementao e Avaliao de Polticas PBlicas.Braslia: Funcep, 1986. [s.p.].

You might also like