You are on page 1of 83

INTRODUO A FINANAS PBLICAS

CURSO DE APERFEIOAMENTO DE SARGENTOS 2013


PROFESSOR: CAP BM ABEL MOURA DA FONSECA BELO HORIZONTE-MG

MARO/2013 SUMRIO CAP I Introduo gesto logstica e Financeira e conceitos dentro do oramento pblico ...................................................................................................................04 CAP II As leis de oramento e a elaborao da Proposta Oramentria ............08 CAP III O Processo de despesa no CBMMG ........................................................11 CAP IV Funcional Programtica no CBMMG segundo as Normas de Execuo de Recursos Oramentrios- NERO ..........................................................................16 CAP V Fontes de Recursos da CBMMG e suas aplicaes e origens ................23 CAP VI Fluxograma financeiro do CBMMG e Norma de Execuo de Recursos Oramentrios-NERO; Noes .............................................................................24 CAP VII A Seo de Oramento e Finanas-SOFI da Unidade Executora do CBMMG ................................................................................................................36 CAP VIII Das responsabilidades dos Agentes e Autoridades pblicas na Gesto Financeira oramentria .......................................................................................52 Glossrio elementar ...........................................................................................71 Anexos .................................................................................................................80 Referncia Bibliogrfica .....................................................................................82

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

NOTA DO AUTOR O presente trabalho fundamenta-se em minha experincia como professor de Gesto Financeira ao Curso de Formao de Sargentos, professor de Introduo a Finanas ao Curso de Aperfeioamento de Sargentos e professor de Administrao Logstica e Financeira para o Curso de Formao de Oficiais do CBMMG. Quanto fundamentao acadmica, o presente trabalho de cunho tcnico, advm de uma constatao, em nvel cientfico, de que existe uma lacuna considervel entre ensino/formao e prtica dos profissionais das Unidades Executoras do CBMMG que desempenham funes da rea financeira e controle patrimonial. Tal fato que nos exorta a buscar iniciativas para minimizar o problema. Alerto que no se trata de um trabalho tcnico acabado, mas sim o incio de uma poltica de produo de conhecimento voltada para o ensino de gesto logstica e financeira que contenha elementos de cunho prtico e acadmico servindo como fonte de consulta tcnica, normativa e bibliogrfica. Bom proveito a todos...

Capito BM Abel M. Fonseca * Aes de gesto para o interesse pblico

(*) Especialista em Gesto Pblica pela Escola de Governo- Fundao Joo Pinheiro
Experincia profissional em gesto logstica e de compras pblicas

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

CAPTULO I Introduo gesto logstica e Financeira e conceitos dentro do oramento pblico Caros profissionais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, para iniciar nosso mdulo de estudo, trabalharemos alguns conceitos sobre o oramento dentro da esfera pblica e entender como se processa dentro de todo o complexo sistema de controle e de execuo oramentria do Estado. Preliminarmente, cabe diferenciar a temtica de aplicao de recursos financeiros do setor pblico em relao ao mbito das entidades privadas e dos entes particulares. Para o a execuo da despesa pblica, necessrio um aporte de procedimentos administrativos de planejamento, obedincia a requisitos legais e controle contbil constante que pressupe a participao legislativa e de rigorosa classificao do oramento pblico. De modo, sinttico, pode-se dizer que o gasto de recursos financeiros por parte da iniciativa privada ou pelo particular inicia-se pela simples e livre vontade dos mesmos, enquanto os recursos financeiros pblicos exigem, necessariamente, um complexo rito de controle e de procedimentos legalmente constitudos em funo da busca de eficincia e aplicao justa no alcance de seus objetivos finalsticos. O oramento funciona como um instrumento de planejamento, gesto de negcios do Estado concebido inicialmente como um mecanismo de controle poltico dos rgos pblicos. O oramento pode ser constitudo de um relatrio, uma estimativa e uma proposta que garantam a criao de renda e disposio dos crditos do tesouro pblico fazendo com que as aes de Governo no sejam isoladas e sim parte de um programa abrangente. O Oramento Pblico um documento de previso de receitas e estimativa de despesas a serem realizadas em determinado perodo de tempo, no Brasil o perodo de 01 de janeiro a 31 de dezembro sendo este perodo chamado de exerccio financeiro, a um pas ou por uma coletividade. Giacomoni (2009) cita o conceito de Manvel (1944) para o oramento como:
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

um plano que expressa em termos de dinheiro, para um perodo de tempo definido, o programa de operaes do governo e os meios de financiamento desse programa. (GIACOMONI, 2009, p. 58)

O oramento pblico decorre do aumento constante da atuao do Estado na sociedade em funo do crescimento das despesas com o surgimento das funes administrativas e de segurana, crescentes demandas por maior bem estar social ( sade, educao, habitao, transporte etc) e a maior interveno direta e indireta dos governos no processo de produo. Nesta tica, os fatores geradores de despesa do Estado revelam econmicas do Estado: Funo Alocativa: Promove os ajustamentos na alocao de recursos, ou seja, investir os recursos em prol das demandas, preferencialmente coletivas. Essencial nos casos em que no houver a necessria eficincia por parte do mecanismo de ao dos entes privados (sistemas de mercado, empresariado ou entidades que objetivam lucro). Os investimentos na infra-estrutura econmica ( transportes, energia, comunicaes etc) e a proviso de desenvolvimento coletivo. Funo Distributiva: Promover os ajustamentos na distribuio de renda da populao. O oramento, assim como na funo Alocativa, o principal instrumento para a viabilizao das polticas pblicas de distribuio de renda atravs dos tributos progressivos para cobrir subsdios aos programas de alimentao, transporte e moradias populares etc. Funo Estabilizadora: Manter a estabilidade econmica do pas. A poltica fiscal, materializada pelo oramento pblico, possui quatro objetivos macroeconmicos: a) manuteno de elevado nvel de emprego,
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

atribuies

econmicas especficas do ente pblico ao qual citamos as seguintes funes

bens pblicos que

promovem o

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

b) estabilidade nos nveis de preos, c) equilbrio no balano de pagamentos ( o pas exportar mais produtos ) e d) razovel taxa de crescimento econmico. Para o estudo dos aspectos do processo oramentrio, apresenta-se, segundo Giacomoni (2009), alguns dos Princpios do Oramento considerados importantes, porm no so seguidos risca por muitos governos. So eles: Princpio da Unidade: Na expresso mais simples desse princpio, o oramento deve ser uno, isto , cada unidade governamental deve possuir apenas um oramento. A unidade oramentria neste caso, tende a reunir em um nico total todas as receitas do Estado, de um lado, e todas as despesas de outro lado. Princpio da Universalidade: O Oramento agrega todas receitas e despesas dos Poderes, fundos, entidades diretas ou indiretas. A Lei Oramentria deve incorporar todas as receitas e despesas, ou seja, nenhuma instituio pblica deve ficar fora do oramento. Princpio do Oramento Bruto: Todas as parcelas da receita e da despesa devem aparecer no oramento em seus valores brutos, sem qualquer tipo de deduo. Princpio da Anualidade: O Oramento cobre um perodo limitado de um ano. No Brasil, este perodo corresponde ao exerccio financeiro, de 01/01 a 31/12. Estabelece um perodo limitado no tempo para as estimativas de receita e fixao da despesa, ou seja, o oramento dever compreender o perodo de um exerccio, que corresponde ao ano fiscal. Princpio da no Afetao das Receitas: vedada a vinculao de impostos a rgo, fundo ou despesa, exceto as transferncias constitucionais, para manuteno e desenvolvimento do ensino, sade, Fundo de Participao de Municpios etc. Princpio da Discriminao ou Especializao:

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

As receitas e as despesas devem aparecer no oramento de maneira discriminada, de tal forma que se possa saber, pormenorizadamente, a origem dos recursos e sua aplicao. Princpio da Exclusividade: A lei oramentria dever conter apenas matria financeira, excluindo-se dela qualquer dispositivo estranho estimativa da receita e fixao da despesa para o prximo exerccio. Princpio do Equilbrio: As despesas autorizadas no Oramento devem ser sempre iguais s Receitas Previstas (se possvel). No pode haver um desequilbrio acentuado nos gastos.

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

CAPTULO II As leis de oramento e a elaborao da Proposta Oramentria O Plano Mineiro De Desenvolvimento Integrado PMDI o plano que estabelece as linhas gerais a serem seguidas pelo governo, constituindo um planejamento de longo prazo. Em Minas Gerais, o PMDI, de previso constitucional, procura conduzir o Estado a um parmetro de situao desejada a longo prazo. Embora a Constituio Estadual no defina o perodo do PMDI, hoje, o atual PMDI abrange o perodo de 2003 a 2023 compreendendo 20 anos ao qual pode-se passar por revises. Lei do Plano Plurianual (PPA). Em Minas Gerais, o PPA possui o nome de PPAG ( Plano Plurianual de Ao Governamental) cujo perodo de quatro anos. De acordo com o art. 165 da Constituio Federal, a lei que institui o PPA ( Plano Plurianual ) estabelece que este seja: a) De forma regionalizada; b) As diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica; c) Para as despesas de capital e outras delas decorrentes e d) Para os programas de durao continuada. Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) uma inovao no sistema oramentrio brasileiro, a LDO representa uma colaborao positiva no esforo de tornar o processo oramentrio mais transparente ( acessvel ao conhecimento da populao) e, especialmente, contribui para ampliar a participao do Poder Legislativo ( Assemblia com a atuao dos Deputados) no disciplinamento das finanas pblicas. A LDO compreende as metas e prioridades da administrao pblica estadual e estabelece diretrizes para a elaborao do oramento. A Lei de Diretrizes Oramentrias compreender tambm: a) Alteraes na legislao tributria; b)Poltica de aplicao das agncias oficiais de fomento. c) Limites para elaborao das propostas oramentrias do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico.

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

Lei Oramentria Anual (LOA); a lei oramentria deve acompanhar-se de um demonstrativo que especifique as aes governamentais, servindo como instrumento do Legislativo. A LOA deve conter no mnimo: a) Objetivos e metas; b) Fontes de recursos c) Natureza da despesa d) Identificao dos investimentos por regio do Estado. Atos do poder executivo: Decretos que promovem os ajustes do oramento que compreendem as suplementaes de crdito entre rgos do Estado. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, por meio de resoluo, e anualmente, emite as Normas de Execuo dos Recursos Oramentrios NERO, para o exerccio, definindo as diretrizes para sua execuo oramentria dentro da Corporao, cuja vigncia anual sofre, de modo geral, modificaes no exerccio seguinte. As NERO, de forma geral, preconizam: A execuo financeira do Oramento compreender o consignado na Lei do Oramento, quanto a receita e despesa, acrescido, quanto a esta, do que for dotado por crdito adicional ou destacado para a Corporao. A execuo financeira do Oramento ser adstrita ao exerccio financeiro determinado por lei. A receita e a despesa obedecero classificao que a lei determinar. O exerccio financeiro coincide com o ano civil (do dia 01 de janeiro a 31 de dezembro) e a ele pertencem: I - as receitas nele arrecadadas; II - as despesas nele empenhadas; III - as demais receitas e despesas que, por fora de lei, assim devam ser consideradas. Publicados a lei oramentria e os decretos de abertura de crditos adicionais, fica o Corpo de Bombeiros Militar, desde logo, habilitado a tomar as providncias cabveis para o desempenho de suas tarefas. O Corpo de Bombeiros Militar somente realizar receita que a Lei especificamente determinar.
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

10

A necessidade

do

controle

do

gasto

pblico

com atos do

executivo

regulamentando os procedimentos execuo oramentria e patrimonial ocasionada para evitar as prticas de cunho patrimonialista e desvios de conduta de alguns servidores. O Controle Social quanto aos seus preceitos de transparncia pblica e accountability ( prticas administrativas de gesto pblica voltadas para prestao de contas, eficincia e responsabilizao dos agentes pblicos) e a nova postura do Estado frente sociedade uma pratica que enfatizada por diversos autores de Gesto Pbica Contempornea.

CAPTULO III
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

11

O Processo de despesa no CBMMG Neste captulo, sero traados os artigos importantes sobre os Processos de Despesa descritos na Janeiro de 2009: Os processos de despesa sero numerados de acordo com o nmero da Ordem de Pagamento Bancria (OP). Os documentos que compem o processo devero ser numerados seqencialmente, em ordem cronolgica, e rubricados pelo militar encarregado da montagem, constando sua identificao no documento que receber a ltima numerao. As seguintes despesas, abaixo citadas, podero estar em uma mesma capa, devendo ser relacionados os nmeros de todas as Ordens de Pagamento: I - dirias de viagem, quando a Ordem de Servio constar mais de um militar empenhado na mesma Diligncia (DSP), no mximo 20 (vinte) Ordens de Pagamento; II - pagamento s concessionrias pblicas, quando os pagamentos forem efetuados no mesmo ms e para a mesma concessionria; III - pagamento de seguro de viatura, que dever conter, no mximo, 30 (trinta) Ordens de Pagamento. Os Processos de Despesa devero ficar arquivados em ordem seqencial, em caixa arquivo, devidamente controlado por ndice prprio (ms e nmero dos Processos), facilitando a localizao dos mesmos pelos rgos de fiscalizao interno e externo. Os processos de despesa devero ficar arquivados na SOFI (Seo de Oramento e Finanas) da Unidade. Em todos os processos de despesa, em que o empenho for global ou por estimativa, dever ser anexado ao processo o Extrato de Empenho, devendo a Nota de Empenho ser anexada no ltimo processo de pagamento juntamente com o Extrato de Empenho. Como comprovante de despesa s sero aceitas as primeiras vias de Nota Fiscal ou documento equivalente (recibo, fatura, passagens), com certificado datado e
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Instruo Tcnica Conjunta CBMMG

n. 02 de 01 de

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

12

firmado por 02 (dois) funcionrios responsveis pelo recebimento dos materiais, bens ou servios solicitados, declarando que os mesmos foram recebidos ou efetuados em condies satisfatrias para o servio pblico estadual. O certificado poder ser substitudo por carimbo, aposto no verso dos comprovantes de despesa, conforme modelo da Instruo 02/2009. As Notas Fiscais possuem prazo de validade que normalmente vem impresso no cabealho e rodap e em letras minsculas, no sendo aceitas quando vencidas e o documento fiscal no ter validade se tiver alguma rasura ou algum campo em branco sem preenchimento, principalmente, data de emisso e sada. Tais campos no podem ser preenchidos pela Unidade Executora, apenas pela firma ou empresa responsvel pela entrega de materiais ou prestadora de servio. vedada a comunicao por carta para corrigir valores ou quantidades; substituir ou suprimir a identificao das pessoas consignadas no documento fiscal (RAZO SOCIAL), da mercadoria ou do servio e data de sada da mercadoria. Ocorrendo extravio da primeira via da Nota Fiscal, ser aceita cpia xerogrfica da via fixa, pertencente ao fornecedor, autenticada pela repartio fazendria do domiclio do contribuinte. A Natureza de Operao constante na Nota Fiscal dever ser de acordo com a natureza de despesa do empenho. Exemplos: empenho 33.90.30 ou 44.90.52 (aquisio material consumo ou permanente) natureza de operao da NF ser VENDAS; empenho 33.90.39 (servio) natureza da operao SERVIO. O material adquirido por compra ser lanado em estoque por intermdio do Sistema Informatizado de Materiais do CBMMG (Sistema Integrado de Administrao SIAD) de acordo com a Nota Fiscal ou documento correspondente que conter, no verso, o carimbo com o nmero de lanamento e a devida assinatura do Operador. A realizao da despesa sujeita-se aos estgios de empenho, liquidao e pagamento. Toda despesa ser realizada mediante emisso de Notas de Empenho, Nota de Liquidao e Ordem de Pagamento devidamente assinadas pelas autoridades competentes.
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

13

Ordenador de Despesa o dirigente mximo do rgo investido do poder de realizar despesa, que compreende o ato de empenhar, liquidar, ordenar pagamento e movimentar recursos que lhe forem atribudos. A delegao da competncia, por meio de ato publicado no rgo oficial dos Poderes do Estado, observado o princpio de segregao de funo. O Comandante-Geral delega a competncia ao Diretor/Chefe/ Comandante da Unidade Executora. Todo pagamento ser feito aps a regular liquidao da despesa, mediante Ordem de Pagamento, respeitado o saldo financeiro disponvel e a ordem cronolgica de registros e vencimento. A arrecadao das receitas realizadas no mbito do Poder Executivo do Estado ser feito, exclusivamente, por Documento de Arrecadao Estadual (DAE). Como regra fundamental para que haja a correta e regular execuo da despesa pblica, deve-se obedecer rigorosamente a seguinte regra: vedada a realizao de despesa sem prvio empenho

Os empenhos da despesa, cuja conceituao doutrinria seguir em captulo a parte, se classificam em trs tipos: I - ordinrio aquele destinado a atender a despesa de valor exato, cujo processamento seja feito por uma nica Nota de Liquidao e Ordem de Pagamento; II - estimativo aquele destinado a atender a despesa para as quais no se possa determinar o valor exato; Os empenhos por estimativa, que apresentarem saldo insuficiente para a realizao de novas despesas, devero ser reforados previamente atravs de procedimento prprio. III - global aquele destinado a atender a despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento, cujo valor exato possa ser determinado.

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

14

A Unidade Executora dever providenciar a abertura de processo fsico para o arquivamento dos documentos relativos Cotao Eletrnica realizada, organizado em srie anual de numerao, contendo os seguintes documentos, devidamente assinados: Com o advento do Novo Portal de Compras do Estado de Minas Gerais e as determinaes do artigo 18 da Resoluo SEPLAG 36/2009 que assim preconizam:
Art.18 . Sem prejuzo dos demais documentos necessrios instruo processual, conforme exigncias da legislao vigente, os seguintes documentos do sistema devero ser impressos e anexados aos autos do processo: I - Pedido de Compra do Portal de Compras MG; II - Relatrio detalhado do processo de compras emitido pelo Portal de Compras MG.

Os processos de Cotao eletrnica de Preos- COTEP devero ficar arquivados na SOFI, em ordem seqencial, sendo uma capa para cada processo. Os processos de despesa devero ser auditados pelo Agente de Coordenao e Controle ( B/4 do Batalho ou Chefe de Seo Administrativa) ou equivalente, devendo o mesmo manter rigoroso controle dos processos, com o objetivo de evitar possveis falhas. Ser imputada responsabilidade ao Ordenador de Despesa ou servidor credenciado, quando incorrer em erro, falha ou omisso em decorrncia da no observncia das disposies legais nos estgios da despesa.

No mesmo aporte do enunciado anterior, em destaque, temos a Smula 12, revisada em 2008, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais que assevera:
As despesas pblicas realizadas sem a observncia do requisito legal do empenho prvio so irregulares e de responsabilidade pessoal do ordenador.
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

15

A Diretoria de Contabilidade e Finanas, no mbito do CBMMG, a unidade administrativa responsvel pela impugnao de despesa realizada em desacordo com as normas pertinentes execuo da despesa.

CAPTULO IV Funcional Programtica no CBMMG segundo as Normas de Execuo de Recursos Oramentrios- NERO
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

16

O crdito oramentrio ou dotao oramentria a seqncia numrica que descreve detalhadamente uma determinada despesa. Por exemplo, se o Estado contrata um servio de fornecimento de refeio, a dotao ou crdito oramentrio ser o nmero:

1401.06.182.745.4273.0001.3390XX.ID.53. 1401.06.182.745.4273.0001.4490XX.ID.27.
Significado de cada seqencial numrico de um crdito oramentrio exposta de forma simplificada conforme abaixo: 1401. RGO - Cdigo do Corpo de Bombeiros 06. FUNO- Nmero que se refere execuo oramentria que deve ser investida em projetos que objetivem a Segurana Pblica 182.SUBFUNO- Nmero que se refere execuo oramentria que deve ser investida em projetos que objetivem a Defesa Civil 745.PROGRAMA - Nmero que se refere execuo oramentria que deve ser investida em projetos que objetivem promoo da Defesa Civil 4273. ATIVIDADE OU AO - Nmero que se refere execuo oramentria que deve ser investida em projetos que objetivem garantir preveno e combate a sinistros 0001 SUBATIVIDADE - Nmero que se refere execuo oramentria que deve ser investida em projetos que objetivem garantir Planejamento, Gesto e Finanas 3390XX. ELEMENTO DE DESPESA, Seqencial numrico que se refere execuo oramentria de bens de custeio e servios ou 4490XX. ELEMENTO DE DESPESA Seqencial numrico que se refere execuo oramentria de bens de capital ( mveis, viaturas e eletrnicos ect). Observao: a representao XX refere-se a uma classificao que especifica o Elemento de Despesa em seu todo. Exemplo: 449052, ( o elemento XX o nmero 52 que trata de material permanente diverso),
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

17

339030 (o elemento XX o nmero 30 que trata de material de consumo diverso ), 339039 (o elemento XX o nmero 39 que trata de prestao de servios diversos ) ID. ITEM DE DESPESA a codificao numrica que, que embora no citada doutrinariamente, classifica para o CBMMG, atravs do Classificador Econmico da Despesa de Minas Gerais, o objeto que compor a despesa conforme quadro da classificao econmica do captulo Fluxograma Oramentrio do CBMMG e Norma de Execuo de Recursos OramentriosNERO; Noes 53 ou 27 dentre outras fontes Fonte de recurso

Esta seqncia numrica serve como mecanismo de controle do Estado para que rgos como a SEPLAG saibam onde est sendo gasto os crditos oramentrios e realizar os devidos repasses s Unidades Executoras ( Batalhes, CSM, ABM e Ajudncia Geral) para a consecuo dos processos de compra. Nos prximos quadros, ser entendido o significado dos elementos essenciais da funcional programtica.

ATIVIDADES DRH DAL DRH DRH DRH 2.002 - Planejamento, Gesto e Finanas 2.058 - Auxlio Transporte, Alimentao, Funeral e Doena para Servidores Militares 2.417 - Remunerao do Pessoal Ativo 7.007 - Proventos de Inativos Militares
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

18

DTS DE DRH DAL DRH DAL DTS DTS AAS AAS GERE NTES DAI

2.427 - Tecnologia da Informao 4.366 - Recrutamento, Treinamento e Formao de Bombeiros Militares 2.021 - Assistncia e Promoo Social 2.087 - Reforma e Ampliao de Unidades Prediais do CBMMG 4.273 - Preveno e Combate a Sinistros 4.365 - Manuteno e Ampliao do Sistema de Comunicao 4.086 Disseminao de Acesso aos Sistemas de Informao 2.052 - Assistncia Mdico-Psicolgica aos Bombeiros Militares 2.054 - Assistncia Odontolgica a Bombeiros Militares PROJETOS 1.268 - Coordenao e Controle das Atividades de Bombeiros Voluntrios

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

19

ESTRUTURA DA FUNCIONAL PROGRAMTICA NO CBMMG QUANTO AOS PROGRAMAS DE TRABALHO PROGRAMAS DE TRABALHO 2009 FUN SUB-FUNO PROG ATIV. S. DEFINIO O ATIV. 06 Segurana Pblica 122 Administrao Geral 701 Apoio Administrao Pblica 2.002 Planejamento, Gesto e Finanas 0001 Planejamento, Gesto e Finanas 06 122 701 2.417 0001 06 122 701 2.058 0001 Segurana Pblica Administrao Geral Apoio Administrao Pblica Remunerao de Pessoal Ativo do Estado Remunerao de Pessoal Ativo do Estado Segurana Pblica Administrao Geral Apoio Administrao Pblica Auxlio Transporte, Alimentao, Funeral e Doena para servidores militares - BM Auxlio Transporte, Alimentao, Funeral e Doena para servidores militares - BM Segurana Pblica Administrao Geral Apoio Administrao Pblica Tecnologia da Informao Tecnologia da Informao Segurana Pblica Previdncia do Regime Estatutrio Obrigaes Especiais Proventos de Inativos Militares Proventos de Inativos Militares

06 122 701 2.427 0001 06 272 702 7.007 0001

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

FUN O 06

SUBFUNO 182

PRO G 724

ATIV

S. ATIV

DEFINIO

20

2.021 0001 06 128 745 4.366 0001 06 182 745 4.365 0001 06 182 745

Segurana Pblica Defesa Civil Assistncia ao Bombeiro Militar Assistncia e Promoo Social Bombeiro Militar Assistncia e Promoo Social Bombeiro Militar

ao ao

Segurana Pblica Formao de Recursos Humanos Promoo de Defesa Civil Recrutamento, Treinamento e Formao de Bombeiros Militares Recrutamento, Treinamento e Formao de Bombeiros Militares Segurana Pblica Defesa Civil Promoo de Defesa Civil Manuteno e Ampliao Comunicao Manuteno e Ampliao Comunicao Segurana Pblica Defesa Civil Promoo de Defesa Civil

Sistema Sistema

4.273 0001 10 302 724 2.052 0001

Preveno e Combate a Sinistros Preveno e Combate a Sinistros Sade Assistncia Hospitalar e Ambulatorial Assistncia ao Bombeiro Militar Assistncia Mdico-Psicolgica Bombeiros Militares Assistncia Mdico-Psicolgica Bombeiros Militares

aos aos

FUNO

SUB-FUNO

PROG

ATIV.

S.ATIV

DEFINIO Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

21

10 302 724 2.054

Sade Assistncia Hospitalar e Ambulatorial Assistncia ao Bombeiro Militar Assistncia Militares 0001 Assistncia Militares Odontolgica Odontolgica a a Bombeiros Bombeiros

06 182 745 2.087

Segurana Pblica Defesa Civil Promoo de Defesa Civil Reforma e Ampliao de Unidades Prediais do CBMMG 0001 Reforma e Ampliao de Unidades Prediais do CBMMG Segurana Pblica

06 182 745 1.268

Defesa Civil Promoo de Defesa Civil Coordenao e Controle das Atividades dos Bombeiros Voluntrios 0001 Coordenao e Controle das Atividades dos Bombeiros Voluntrios Segurana Pblica Tecnologia da Informatizao

06 126 021 4.086 0001 06 181 021 1.037

Gesto Integrada de Aes e Informaes de Defesa Social Disseminao de Acesso aos Sistemas de Informao (CBM)

Segurana Pblica Policiamento Gesto Integrada de Aes e Informaes de Defesa Social Modernizao da Logstica de Unidades Operacionais que Compem as reas Integradas 0001 Modernizao da Logstica de Unidades Operacionais que Compem as reas Integradas

CAPTULO V
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

22

Fontes de Recursos da CBMMG e suas aplicaes e origens As fontes de recursos financeiras para o CBMMG, em 2012, so classificadas por cdigos cuja origem pode ser de tributos arrecadados quanto emprstimos do Estado. Veja as fontes utilizadas por nossa Instituio.
FONTES DE RECURSOS RECURSOS ORDINRIOS 10 - Recursos Ordinrios DESTINAO Despesas de Pessoal Despesas correntes DESTINAO ORIGEM Recursos do Tesouro para os quais no existe destinao especfica, sendo passveis de livre programao. ORIGEM Recursos provenientes de convnios, acordos e ajustes firmados exclusivamente com a Unio e suas entidades. Recursos provenientes da utilizao de servios por pessoas fsicas ou jurdicas, prestados permanentemente pela vigilncia policial ou administrativa do Poder Pblico estadual, visando a preservao da segurana. Recursos provenientes da Taxa de Segurana Pblica pela utilizao potencial do servio de extino de incndio. Recursos provenientes de convnios ou acordos firmados por entidades pblicas de qualquer espcie, ou entre elas e organizaes particulares para realizao de objetivos de interesse comum, excetuando aqueles firmados com a unio e suas entidades. ORIGEM Recursos que tm origem no esforo prprio de arrecadao de rgos e entidades da Administrao Direta e Indireta.

RECURSOS VINCULADOS 24 - Convnios, Acordos e Ajustes provenientes da Unio e suas entidades

27 - Taxa de Segurana Pblica

53 - Taxa de Incndio

Despesas de Pessoal (apenas 27) Despesas Correntes Despesas de Capital (exceto 27)

70 - Convnios, Acordos e Ajustes Provenientes dos Municpios, Estados e Organizaes Particulares

RECURSOS DIRETAMENTE ARRECADADOS 60 - Recursos Diretamente Arrecadados

DESTINAO Despesas Correntes

CAPTULO VI

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

23

Fluxograma financeiro do CBMMG e Norma de Execuo de Recursos Oramentrios-NERO: Noes Aps a aprovao da Lei oramentria anual pelo Poder Legislativo, as previses oramentrias advindas de um planejamento sistemtico passam s Unidades Oramentrias que realizaro o repasse de crditos oramentrios s Unidades Executoras objetivando proceder os trmites das compras pblicas de acordo com as demandas planejadas e imprevisivelmente surgidas. A assessoria aos dirigentes dos rgos centrais e Comandantes por parte do pessoal da rea de compras pblicas e gesto patrimonial se processa conforme previso legal interna e externa, que com a finalidade de esclarecer conceitos dentro da pesquisa, proceder-se- algumas definies importantes e atribuies de competncia para a cadeia de Comando dentro de uma Unidade Executora no trato da gesto logstica. Como positivao normativa interna, a Resoluo do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais n. 003 de 08 de fevereiro de 2000 define atribuies e conceitua os diversos agentes pblicos que compe o sistema de Normas de Administrao Financeira Contabilidade de Auditoria - N-AFCA/BM da Corporao como se seguem transcritas. A pessoa administrativa do Ordenador de Despesas, atribuio de Chefes e Comandantes de Unidades Executoras ( Batalhes, ABM, CSM e Ajudncia Geral), possui a responsabilidades de zelar pela aplicao correta dos recursos sob sua responsabilidade, procurando obter o mximo rendimento de seu emprego e pela fiel observncia de todos os instrumentos legais que regulem as atividades do Sistema, tomando as providncias cabveis quando ocorrerem quaisquer irregularidades na administrao da Unidade Executora, providenciar para que a documentao relativa s atividades do Sistema seja mantida em dia e em ordem e destino, conforme as prescries vigentes, encaminhada aos rgos de

determinar as licitaes, nomear as respectivas Comisses, examinar e decidir sobre as licitaes realizadas, formalizar contratos, decorrentes de licitaes realizadas pela Unidade Executora ou cuja licitao esteja dispensada, ordenar o
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

24

empenho dos crditos necessrios s despesas, mandar proceder a liquidao das mesmas e respectivo pagamento, consoante as prescries do Sistema, conceder Adiantamentos, solicitar das autoridades competentes suplementaes de dotaes s necessidades eventuais, imprevisveis poca da oramentao, providenciar para que sejam atendidos os direitos financeiros do pessoal civil e militar de sua UE, mandar averbar os descontos obrigatrios, mandar averbar, face ao atendimento dos requisitos necessrios, as consignaes permitidas, mandar certificar, a requerimento dos interessados, o que for de direito, quanto s atividades do Sistema, indicar ao rgo Central as despesas a serem inscritas em restos a pagar, conceder Permisses de Uso na forma das normas vigentes, manter em arquivo, durante os prazos legais, a documentao comprobatria dos atos praticados pela administrao da UE, colocando-os oportunamente disposio dos rgos de controle interno e externo, prestar contas, na forma das normas em vigor e delegar atribuies de acordo com as normas em vigor. Nesta cadeia de comando, temos a atuao do Agente de Coordenao e Controle, atribuio do posto de Capito e exercida pelo chamado B/4 dos Batalhes e Chefes de Seo Administrativa nas Unidades Centro , que gerencia a administrao dos Encarregados/Chefes dos Almoxarifados, Sees de Manuteno de Frota (Transportes), Seo de Oramento e Finanas, Seo de Apoio Operacional dentre outras sees da rea logstica. A NERO 2012, em seu artigo 41, assim prev: O Agente de Coordenao e Controle das UE ser de acordo com o DD/QOD: I - na DRH - o Chefe da DRH/4; II - nos BBM - o B/4 ou SALOG; III - na Ajudncia-Geral - o Chefe da Seo Administrativa; IV - no CSM - o Chefe da Seo de Fiscalizao e Controle; V - na ABM - o Chefe da Diviso Administrativa.

O Agente de Coordenao e Controle assessora o Ordenador de Despesas na coordenao das atividades de administrao contbil e logstica da Unidade Executora, na execuo dos projetos e atividades, particularmente no tocante
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

25

disponibilidade de crdito em cotejo com os encargos a atender, no acompanhamento e indicao sobre as flutuaes de disponibilidades de saldos oramentrios e financeiros, propiciando-lhe melhores condies de tomada de decises, na determinao e orientao da execuo da escriturao relativa aos atos e fatos decorrentes da gesto ou com a mesma correlacionados, sob os aspectos oramentrio, financeiro e patrimonial, observando o Plano de Contas em vigor e demais prescries do Sistema, na anlise dos balanos, balancetes e demonstrativos, verificando os resultados obtidos, de conformidade com o Plano de Contas vigente, as instrues e demais princpios e normas legais em vigor, elaborando relatrios sobre os elementos analisados e nos assuntos que aconselham a realizao de tomada de contas especial em face dos elementos analisados. O Agente de Coordenao e Controle acumular o encargo de Responsvel Tcnico para atuao junto ao SIAFI/MG O objeto do presente estudo no foca a situao dos profissionais da rea de logstica institucional como nas atribuies do Encarregado dos Setores de Almoxarifado, de Aquisio de Materiais e/ou Prestao de Servios geralmente delegadas a Tenentes, pois este assunto deve ser abordado em outro captulo. Para exemplificar a complexidade procedimental que permeia o fluxograma de procedimentos de gesto logstica e financeira do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais segue, neste item, uma sinopse envolvendo as compras pblicas na sua fase da licitao, recebimento de material ou servio, lanamentos no Sistema Integrado de Administrao de Materiais SIAD e as prticas de empenho, liquidao e pagamento ao fornecedor por parte da Seo de Oramento e Finanas SOFI da Unidade Executora. Toda a operacionalizao de qualquer organizao exige uma alocao eficiente dos recursos materiais que possam garantir a manuteno da estrutura institucional existente. O correto e otimizado amparo logstico da Corporao passa, obrigatoriamente, pelos ritos procedimentais das compras pblicas

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

26

controlados pelo sistema informatizado do Estado. A seqncia bsica do fluxograma da gesto logstica passa pelas solicitaes das unidades apoiadas e constatao de outras necessidades logsticas; planejamento; especificao do material; oramentao no mercado; realizao da compra pblica por meio de licitao, controle e distribuio e sua execuo oramentria. A seguir, elenca-se de forma breve a fundamentao e conceituao bsica dos processos de aquisio e contratao de servios pelo ente pblico. Realizada a compra por uma das modalidades de licitao, em especial o prego, a autoridade competente da Unidade Executora homologa o certame aps a adjudicao ( reconhecimento de que o objeto do certame foi vencido por determinado fornecedor) realizada pelo pregoeiro. Aps homologao do prego e verificada a situao de regularidade fiscal e a inscrio no cadastro geral de fornecedores com o Estado- CAGEF, da empresa vencedora do certame da compra pblica, poder ser procedida a primeira fase da despesa, ou seja, o empenho no sistema SIAFI. Aps verificada a regularidade da empresa vencedora do certame, ser providenciado o empenho da despesa no Sistema Integrado de Administrao Financeira SIAF. Este empenho, que um registro da despesa no SIAF, de responsabilidades da Seo de Oramento e Finanas SOFI da Unidade Executora onde executada a despesa. As Normas de Execuo de Recursos Oramentrios NERO estabelecem e definem as responsabilidades e competncias de suas unidades da Corporao que trabalham com a gesto financeira. Na Resoluo do CBMMG que autoriza a NERO para o exerccio financeiro, costuma-se haver a descrio de servidores competentes e suas funes envolvendo os estgios da despesa pblica cuja execuo passa pelo empenho, liquidao e pagamento. Giacomoni (2009) conceitua o empenho como ato da autoridade competente que traz ao Estado a responsabilidade ou a obrigao de pagar uma despesa pendente ou no. O empenho classificado como ordinrio, global e por estimativa. O art. 8 do Decreto 37.924/1996 exige que toda despesa seja precedida do prvio empenho e o conceitua em ordinrio como aquele destinado a atender a despesa de valor exato ao qual processamento seja feito por uma nica nota de liquidao
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

27

e ordem de pagamento tendo, a ttulo de exemplo, a compra de uma mercadoria especfica. O empenho por estimativa destinado a atender a despesa para as quais no se possa determinar o valor exato como despesas com servios de telefonia ou energia eltrica e podem ser reforados mediante procedimento prprio. O empenho global destina-se a atender a despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento, cujo valor exato possa ser determinado. Esta fase antecede a liquidao e pagamento da despesa. Tal parmetro de exigncia, obriga o Administrador pblico a obedecer a mais um rito burocrtico em meio a suas aes de gesto, exigindo maior preparo tcnico do servidor militar encarregado. O treinamento tratado como importante fator de desenvolvimento tcnico e integrao em uma organizao. No mbito do Corpo de Bombeiros, por positivao da Resoluo CBMMG que autoriza a NERO, a autoridade competente para realizar os atos dos estgios da despesa ser composta pelo Ordenador de Despesa. A Comisso Permanente de Avaliao e Recebimento de Material- CPARM do material comprado ou servio possui a responsabilidade pelo recebimento

prestado ao Estado. A atuao da CPARM pertence a uma das ltimas fases da compra pblica, ao qual dever adotar a providncia de receber o material e cientificar o setor responsvel da Unidade, caso ocorra irregularidade para correo do problema de material junto ao fornecedor. A BM/6 proceder descentralizao de cota oramentria s Unidades Setoriais Descentralizadoras Oramentrias ( DAL, DTS, DRH , DE, DAI e AAS). Compete aos Gerentes de Atividades ( DAL, DTS, DRH, DE, DAI e AAS ) proporem a execuo de despesas diversas, atendendo demandas da Corporao, bem como consolidar solicitaes, dados e informaes colhidas e recebidas das Unidades Executoras, com vistas a subsidiar e coordenar aes de planejamento e execuo oramentria, como, tambm, produzir normas necessrias execuo oramentria a cargo de sua gerncia. Compete BM/6 coordenar e controlar, programar e descentralizar os crditos oramentrios, visando plena efetivao dos planejamentos existentes e aprovados.
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

28

Compete DCF, como mecanismo de controle interno, acompanhar a execuo das despesas das Unidades Executoras, visando evitar ou minimizar a ocorrncia de deficincias na execuo das despesas, formalizando ao EMBM as pendncias constatadas. As NERO, em sua forma elementar, preconizam que a execuo financeira do Oramento compreender o consignado na Lei do Oramento, quanto a receita e despesa, acrescido, quanto a esta, do que for dotado por crdito adicional ou destacado para a Corporao. A execuo financeira do Oramento ser adstrita ao exerccio financeiro determinado por lei. A receita e a despesa obedecero classificao que a lei determinar. dezembro) e a ele pertencem: I - as receitas nele arrecadadas; II - as despesas nele empenhadas; III - as demais receitas e despesas que, por fora de lei, assim devam ser consideradas. Publicados a lei oramentria e os decretos de abertura de crditos adicionais, fica o Corpo de Bombeiros Militar, desde logo, habilitado a tomar as providncias cabveis para o desempenho de suas tarefas. O Corpo de Bombeiros Militar somente realizar receita que a Lei especificamente determinar. A necessidade do controle do gasto pblico com atos do executivo regulamentando os procedimentos execuo oramentria e patrimonial ocasionada para evitar as prticas de cunho patrimonialista e desvios de conduta de alguns servidores. A Solicitao de crdito ou Pedido de credito a formalizao da Unidade Executora ao Gerente de Atividade ( DAL, DTS, DRH, AAS, DE e DAI) objetivando conseguir o REPASSE de crdito oramentrio com os valores em Real (R$) para realizar a compra ou contratar determinado servio. No documento O exerccio financeiro coincide com o ano civil (do dia 01 de janeiro a 31 de

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

29

do Solicitao de crdito dever conter obrigatoriamente alguns essenciais do pedido de crdito tais como: 1- ATIVIDADE 2- NATUREZA DE DESPESA 3-ITEM DE DESPESA

elementos

4-OBJETO DA SOLICITAO DE CRDITO (Descrever o que ser comprado ou alvo de contrao) 5-JUSTIFICATIVA 6-VALOR EM R$ DO CRDITO SEGUNDO PREO DE REFERNCIA 7-ASSINATURA DO ORDENADOR DE DESPESA O modelo de Solicitao de Crdito e seus respectivos Gerentes de Atividade encontram-se nos anexos desta apostila. As solicitaes de crditos para quaisquer despesas, devidamente assinadas e justificadas pelo Ordenador de Despesas, devero ser enviadas aos Gerentes especficos (AAS, DE, DTS, DRH, DAL e DAI), conforme vinculao da despesa conforme abaixo: Natureza da despesa 3.1.90.XX 3.3.90.08 3.3.90.14 3.3.90.15 3.3.90.19 3.3.90.33 3.3.90.46 3.3.90.49 3.390.39 3.3.90.30 3.3.90.30 3.3.90.30 3.3.90.31 3.3.90.36 3.3.90.32 3.3.90.35 3.3.90.37 3.3.90.47 Item de despesa Todos os elementos e itens Gerente Responsvel DRH

Todos os itens

DRH

50 01, 03, 09, 13, 15, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 26, 27, 30, 31, 32, 33, 34 07 02, 04, 05, 06, 08, 10, 16, 25, 35, 99 Todos os itens Exceto itens 08, 09 e 13 Todos os itens

DRH DAL DRH DE* e DAL DE* e DAL DE* e DAL DAL

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

30

3.3.90.39 3.3.90.39 3.3.90.39 3.3.90.92 3.3.90.93 4.4.90.52 4.4.90.52 4.4.90.52 Atividades/ Projetos 4.366 1.268 2.427, 4.086 e 4.365 2.052 e 2.054

05, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 27, 30, 34, 35, 36, 37, 40, 43, 45 24 03, 04, 06, 07, 08, 23, 26, 29, 31, 32, 39, 41, 42, 46, 99 Todos os itens Todos os itens 01, 02, 05, 06, 07, 10, 17, 19, 20 21 03, 04, 08, 12, 13, 14, 99 Elemento/Item Todos os elementos-itens Todos os elementos-itens Todos os elementos-itens Todos os elementos-itens

DAL DRH DE* e DAL Conforme a origem DE e DAL** DAL DRH DAL Gerente Responsvel DE DAI DTS AAS

Como exemplificao de o que se significa os cdigos do itens de despesa, temos um quadro de esclarecimento apenas das ATIVIDADES 2002 (PLANEJAMENTO, GESTO E FINANAS) e 4273 ( PREVENO E COMBATE A SINISTROS: Para facilitar a identificao do item de despesa, como exemplo de identificao, temos; Na descrio numrica 3.3.90.39.31 o nmero 31 o item de despesa , o ltimo nmero da descrio ser o item de despesa conforme quadro abaixo significa que gasto com Locao de Servios Grficos.

ATIVIDADES CLASSIFICAO ECONMICA

2.002

4.273

A Natureza de Despesa 3.3.90 refere-se despesas correntes cuja classificao de material no permanente e consumveis( papel, gua, alimentos e material descartvel etc), dirias e servios etc. 3.3.90.08.04 - Indenizao Securitria X X

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

31

3.3.90.14.01 - Dirias-Civil (Diria de Viagem) 3.3.90.15.01 - Dirias-Militar (Diria de Viagem) 3.3.90.19.01 - Auxlio-Fardamento 3.3.90.30.01 - Artigos p/ Confeco, Vest. Cama, Mesa, Banho, Cozinha 3.3.90.30.02 - Artigos para Esporte 3.3.90.30.03 - Utenslios para Refeitrio e Cozinha 3.3.90.30.04 - Material Grfico e Impressos 3.3.90.30.05 - Material para Escritrio 3.3.90.30.06 - Material de Desenho 3.3.90.30.08 - Produtos Alimentcios 3.3.90.30.09 - Forragens e outros Alimentos para Animais 3.3.90.30.10 - Material Mdico e Hospitalar (atividades operacionais) 3.3.90.30.12 - Medicamentos (atividades operacionais) 3.3.90.30.13 - Materiais de Laboratrio e Produtos Qumicos em Geral 3.3.90.30.15 - Material Fotogrfico, Cinematogrfico e de Comunicao 3.3.90.30.17 - Artigos para Limpeza e Higiene 3.3.90.30.19 - Mat. p/ Manut. e Reparos de Imveis de Prop. Adm. Publ. 3.3.90.30.20 - Material Eltrico 3.3.90.30.21 - Material p/ Manut. e Reparos Bens Dom. Pblico ou Terceiros 3.3.90.30.22 - Ferramentas, Ferragens e Utenslios 3.3.90.30.23 - Material p/ manuteno de veculos Automotores 3.3.90.30.24 - Peas e acessrios p/ equip. e outros mat. Permanentes 3.3.90.30.25 - Material de Segurana e Apetr. Operacionais e policiais 3.3.90.30.26 - Combustveis e Lubrificantes p/ Veculos Automotores 3.3.90.30.27 - Comb. e Lubrificantes p/ Equip. e outros Mat. Permanente 3.3.90.30.29 - Sementes, Mudas de Plantas e Insumos 3.3.90.30.30 - Material p/ Acondicionamento e Embalagens 3.3.90.30.31 - Livros Tcnicos 3.3.90.30.32 - Material Cvico e Educativo 3.3.90.30.33 - Combustveis e Lubrificantes para Aeronaves 3.3.90.30.34 - Peas e Acessrios para Aeronaves 3.3.90.30.35 Hortifrutigranjeiros 3.3.90.30.99 - Outros Materiais 3.3.90.31.01 - Prmios, Diplomas, Condecoraes e

X X X X X X X X X X

X X X X X X X X X X X X X

X X X X X X X X X X X X X X X X

X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

X X X

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

32

Medalhas 3.3.90.33.01 Passagens 3.3.90.33.02 - Despesas com Txi, Passes e Pedgios 3.3.90.33.03 - Fretamento e Locao (Mudana de Militar) 3.3.90.35.01 - Servios de Consultoria - Pessoa Fsica 3.3.90.35.02 - Servios de Consultoria - Pessoa Jurdica 3.3.90.36.05 - Locao de Servios Tcnicos e Espec. Pessoa Fsica 3.3.90.36.06 - Fornecimento de Alimentao (Pessoa Fsica) 3.3.90.36.07 - Confeco em Geral (Pessoa Fsica) 3.3.90.36.10 - Eventuais de Gabinete 3.3.90.36.11 - Locao de Bens Imveis (Pessoa Fsica) 3.3.90.36.12 - Despesas Midas de Pronto Pagamento 3.3.90.36.15 - Encargos Financeiros (Pessoa Fsica) 3.3.90.36.16 - Reparo e Manuteno de Veculos (Pessoa Fsica) 3.3.90.36.17 - Reparo de Equip, Instalaes e Mat. Permanente (Pessoa Fsica) 3.3.90.36.18 - Reparos de Bens Imveis 3.3.90.36.19 - Conferncias e Exposies 3.3.90.36.99 - Outras Despesas Pagas a Pessoas Fsicas 3.3.90.37.01 - Locao de Servio de Conservao e Limpeza 3.3.90.37.02 - Locao de Servios de Apoio Administrativo 3.3.90.39.03 - Fornecimento de Alimentao (Pessoa Jurdica) 3.3.90.39.04 - Confeco em Geral 3.3.90.39.05 - Transporte e Acondicionamento de Animais 3.3.90.39.06 - Transporte e Acondicionamento de Materiais 3.3.90.39.07 - Impresso e Encadernao 3.3.90.39.08 - Publicao e Divulgao (exceto Imprensa Oficial) 3.3.90.39.09 - Publicidade (somente Aj. Geral) 3.3.90.39.11 - Assinatura de Jornais e Revistas e Peridicos 3.3.90.39.12 - Energia Eltrica 3.3.90.39.13 - gua e Esgoto 3.3.90.39.16 - Locao de TV por Assinatura 3.3.90.39.17 - Locao de Veculos 3.3.90.39.18 - Reparos de Veculos 3.3.90.39.19 - Locao de Mquinas e Equipamentos 3.3.90.39.20 - Locao de Bens Imveis 3.3.90.39.21 - Reparos Equipamentos, Instalaes e Mat. Permanente 3.3.90.39.22 - Reparos de Bens Imveis

X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

33

3.3.90.39.23 - Recepo, Hospedagem, Homenagens e Festividades 3.3.90.39.24 - Cursos, Exposies, Congressos e Conferncias 3.3.90.39.26 - Encargos Financeiros 3.3.90.39.30 - Multas de Trnsito 3.3.90.39.31 - Locao de Servios Grficos 3.3.90.39.32 - Locao Servios Tcnicos Especializados (Pessoa Jurdica) INEXISTENTE A PARTIR DE 2010 3.3.90.39.34 - Seguro de Aeronaves 3.3.90.39.35 - Reparos e Manuteno de Aeronaves 3.3.90.39.37 - Taxa de Condomnio 3.3.90.39.38 - Serv. Imp. e Encadernao Executados pela Impressa Oficial 3.3.90.39.41 Anuidades 3.3.90.39.42 - Servios Grficos e Segurana (somente Ajudncia-Geral) 3.3.90.39.50 Servios de Agenciamento de Viagens (somente Ajudncia-Geral) 3.3.90.39.99 - Outros Servios Pessoa Jurdica 3.3.90.47.01 - Obrigaes Tributrias e Contributivas 3.3.90.92.01 - Despesas de Exerccios Anteriores 3.3.90.93.01 - Ajuda-de-Custo 3.3.90.93.99 - Outras Indenizaes e Restituies

X X X X X X

X X X X X X X X X X

X X X X X X X X X X

X X X X X X

A Natureza de Despesa 4.4.90.52 refere-se despesas de capital e classificao de material permanente ( veculos, mobilirio, equipamentos no consumveis e mquinas ect ) 4.4.90.52.01 - Aeronaves e Componentes Estruturais 4.4.90.52.03 - Armamento e Equipamento de Uso Policial 4.4.90.52.04 - Mquinas, Aparelhos, Utenslios e Equip. de Uso Industrial 4.4.90.52.05 - Embarc., Pontes, Diques, Flutuantes, Componentes Estruturais 4.4.90.52.08 - Equip. de Som, Vdeo, Fotogrficos e Cinematogrficos 4.4.90.52.09 - Equip.Hospitalares, Odont. e de Lab. (ativ.operacional) 4.4.90.52.10 - Ferramentas, Equip. e Instrum. Oficina, Medio e Inspeo 4.4.90.52.11 - Instrumentos Lab., Mdicos e Odont. (ativ. operacional) 4.4.90.52.12 - Mquinas, Aparelhos, Utenslios e Equip. Uso Administrativo X X X X X X X X X X X X X X

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

34

4.4.90.52.13 - Material Esportivo e Recreativo 4.4.90.52.14 Mobilirio 4.4.90.52.17 Veculos 4.4.90.52.19 - Instrumentos Musicais e Artsticos 4.4.90.52.20 - Equipamento de Segurana Eletrnica 4.4.90.52.99 - Outros Materiais Permanentes

X X X X X X

X X X X X X

CAPTULO VII A Seo de Oramento e Finanas-SOFI da Unidade Executora do CBMMG Dentro da Gesto Financeira e Oramentria do CBMMG, a Seo de Oramento e Finanas SOFI de uma Unidade Executora possui a funo operacional do Sistema Integrado de Administrao Financeira SIAFI. O SIAFI um sistema informatizado que controlado pelo Estado com o objetivo de estabelecer a contabilidade pblica do errio exercendo um controle das movimentaes
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

35

financeiras da Unidade Executora. A Resol CBMMG n. 003/2000 prev as atribuies do o Chefe da SOFI: a) assessorar o Ordenador de Despesas, atuando como elemento tcnico nas atividades oramentrias e financeiras da UE; b) providenciar o recebimento dos crditos oramentrios e das liberaes escriturais de responsabilidade da UE e a execuo de toda sua movimentao, na forma da legislao vigente; c) providenciar os pagamentos e os recolhimentos obrigatrios, na forma da legislao vigente; d) providenciar a elaborao de documentao de registro e de informao da movimentao financeira da UE, consoante normas e instrues especficas; e) conferir e autenticar, antes de ser submetido considerao do Ordenador de Despesas, todos os papis e documentos que importem em alterao da situao financeira da UE; f) providenciar a guarda, consoante instrues especficas, dos valores entregues UE como caues ou outras garantias; g) providenciar a quitao de todas as importncias e valores que forem entregues ao setor financeiro para qualquer fim; h) organizar os processos de despesas, de adiantamentos e de prestao de contas da UE, na forma de instrues especficas; i) informar ao Ordenador de Despesa as irregularidades ou alteraes, tomando ou solicitando as providncias necessrias, conforme o caso; j) executar as fases de empenho, liquidao e pagamento das despesas, reunindo os comprovantes de entrega do material ou da prestao do servio e demais documentos pertinentes, formalizando o processo de despesas; l) providenciar o ajuste das contas do pessoal civil e militar desligado da UE, de acordo com as normas e instrues especficas; m) ficar em condies de, mediante ordem de autoridade competente, prestar quaisquer esclarecimentos sobre os assuntos oramentrios e financeiros da UE; A funo de Chefe da SOFI dever ser atribuda a Oficial, observado o DD/QOD. Excepcionalmente, desde que autorizado pelo Diretor de
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

36

Contabilidade e Finanas, tal funo poder ser atribuda a Subtenente ou Sargento habilitado tecnicamente. Quanto ao SIAFI, o Decreto 35.304/1993 assim enuncia seus objetivos bsicos: I - simplificar, racionalizar e uniformizar a gesto oramentria e financeira das receitas e despesas; II - otimizar a administrao e o controle dos recursos pblicos. As funes bsicas do SIAFI-MG so as seguintes: I - elaborao oramentria; II - programao da execuo oramentria; III - execuo oramentria; IVexecuo financeira; V - contabilizao. Aos usurios do SIAFI-MG: I - obrigatrios: os rgos da Administrao Direta, as autarquias, fundaes pblicas e fundos do Poder Executivo; II Judicirio, (rgos e por opo: os rgos e entidades dos Poderes Legislativo e o Tribunal dos de Contas e o Ministrio Pblico. Tribunal de os princpios financeira.

Nos casos de utilizao do SIAFI-MG pelos usurios referidos como por opo entidades Poderes Legislativo e Judicirio, o Contas e o Ministrio Pblico), os procedimentos relativos s funes do sistema sero adaptados, no que couber, de modo constitucionais de autonomia a observar e administrativa

As Secretarias de Estado da Fazenda e do Planejamento e Coordenao Geral so responsveis por instrues necessrias implantao e operao do SIAFI-MG. O SIAFI um sistema informatizado do Estado, atravs da Prodemge, que registra, controla financeiramente e realiza os empenhos e pagamentos de despesa pblica por alimentao de dados pelos servidores da SOFI. A seguir, temos um exemplo de uma tela informatizada do sistema SIAFI,

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

37

Para exemplificar a operacionalizao, pelos servidores da SOFI, no sistema SIAFI, apresenta-se uma tela de opes a serem acessadas. Para o exemplo de acesso ao SIAFI pelos servidores que operam o sistema na SOFI, mostra-se uma sequncia de telas para o empenho da despesa pblica para que possa haver a regular execuo oramentria. As telas seguintes no mostram a telas intermedirias do sistema SIAFI de mensagens ou de Unidades oramentrias.

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

38

Aps Enter, teremos as seguinte telas para execuo de um empenho no SIAFI.

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

39

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

40

Aps a tela do SIAFI anterior, temos a tela de Apropriao de empenho ao qual se escolhe o histrico da forma de empenhar a despesa que ser seguida pela tela:

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

41

Aps teclar F5, tem-se a prxima tela para concluir o empenho da despesa:

Na tela anterior, se for teclado F5, estar processado o empenho cujo nmero do documento ser o nmero do empenho gerado. As telas de empenho sero impressas para controle do Chefe da SOFI. Nos sistemas informatizados de controle estatal, com o existe a interface do SIAD fins de ajuste atravs do Portal de Compras do Estado atravs do site www.compras.mg.gov.br Sistema Integrado de Administrao Financeira -SIAFI para de contratos, controle de pagamentos e melhor conformidade na execuo

contbil pblico dentre outras atividades da gesto fsico oramentria estatal. Esta interface vem se intensificando para das Unidades Executoras. A Lei Federal 8.666 de 21 de junho de 1993 que regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituio Federal, instituindo normas para licitaes e contratos da Administrao Pblica traz as modalidades de licitao de Concorrncia, Tomada de preos, Convite, Concurso e Leilo. Em 2002, a Lei Federal 10.520 institui a
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

controle entre o que

realmente fisicamente executado e o que financeiramente executado dentro

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

42

nova modalidade de licitao no pas: o prego. Minas Gerais, por fora da Lei n. 14.167 de 10 de janeiro de 2002, adota o prego como modalidade de compra para bens e servios comuns. A regulamentao do prego, no mbito do Estado de Minas Gerais, est contida no Decreto n. 44.786 de 18 de abril de 2008 e esta modalidade de compra mais utilizada no CBMMG. As compras pblicas sero tratadas em captulo a parte. Realizada a compra por uma das modalidades de licitao, em especial o prego, a autoridade competente da Unidade Executora homologa o certame aps a adjudicao ( reconhecimento de que o objeto do certame foi vencido por determinado fornecedor) realizada pelo pregoeiro. Aps homologao do prego e verificada a situao de regularidade fiscal e a inscrio no cadastro geral de fornecedores com o Estado- CAGEF da empresa vencedora do certame da compra pblica. Aps verificada a regularidade da empresa vencedora do certame, ser providenciado o empenho da despesa, por parte da SOFI, no Sistema Integrado de Administrao Financeira SIAF. Este empenho, que um registro da despesa no SIAF, de responsabilidades da Seo de Oramento e Finanas SOFI da Unidade Executora onde executada a despesa. A Resoluo CBMMG que autoriza a NERO, para o exerccio financeiro, estabelece as normas de execuo de recursos oramentrios da Corporao define as responsabilidades e competncias de suas unidades que trabalham com a gesto financeira. Nas NERO, temos a descrio de servidores competentes e suas funes envolvendo os estgios da despesa pblica cuja execuo passa pelo empenho, liquidao e pagamento. Giacomoni (2009) conceitua o empenho como ato da autoridade competente que traz ao Estado a responsabilidade ou a obrigao de pagar uma despesa pendente ou no. O empenho classificado como ordinrio, global e por estimativa. O art. 8 do Decreto 37.924/1996 exige que toda despesa seja precedida do prvio empenho . Assim, temos a importante regra para a regular execuo oramentria da despesa pblica, que pode ser enunciada como:

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

43

NO H DESPESA PBLICA SEM PRVIO EMPENHO.

O empenho conceituado em ordinrio como aquele destinado a atender a despesa de valor exato ao qual processamento seja feito por uma nica nota de liquidao e ordem de pagamento tendo, a ttulo de exemplo, a compra de uma mercadoria especfica. O empenho por estimativa destinado a atender a despesa para as quais no se possa determinar o valor exato como despesas com servios de telefonia ou energia eltrica e podem ser reforados mediante procedimento prprio. O empenho global destina-se a atender contratuais e determinado. Giacomoni (2009), ao citar a Lei Federal 4.320/1964, elenca a NOTA DE EMPENHO como: documento com os dados do credor, a especificao e a importncia da despesa sendo a mesma a formalizao de que o Estado reconhece o compromisso com o fornecedor de material ou servio contratado pela Administrao Pblica. O outro estgio da despesa a liquidao que assim conceituada:
A liquidao consiste na verificao do direito adquirido pelo credor, tornando-se por base os ttulos e documentos que comprovam o respectivo crdito. A verificao dever apurar: (I) a origem e objeto do que se deve pagar; (II) A importncia exata a pagar; (III) a quem se deve pagar a importncia, isto , o credor. (GIACOMONI, 2009, p. 303)

a despesas

outras, sujeitas

a parcelamento,

cujo valor

exato possa ser

Quanto a esta fase da execuo da despesa pblica, o Decreto 37.924/1996 pressupe que ... toda despesa ser liquidada mediante exame prvio de sua legalidade, com base nos documentos comprobatrios exigidos em legislao especfica e emisso da respectiva Nota de Liquidao.... Tal exigncia, obriga o
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

44

Administrador pblico a obedecer a mais um rito burocrtico em meio a suas aes de gesto, exigindo maior preparo tcnico do servidor militar encarregado. O treinamento tratado como importante fator de desenvolvimento tcnico e integrao na organizao como enfatizado: O ltimo estgio obrigatrio da despesa, o pagamento, ocorre aps efetivao do estgio de liquidao e ser precedido pela ordem de pagamento para se processe o pagamento propriamente dito. Giacomoni (2009, p. 303) assim assevera sobre a ordem de pagamento que esta ...ser emitida aps liquidao, constitui-se em despacho exarado por autoridade competente. No mbito do Corpo de Bombeiros, por positivao da Resoluo que aprova as Normas de Execuo dos Recursos Oramentrios-NERO , a autoridade competente para realizar os atos dos estgios da despesa ser composta pelos Oficiais, preferencialmente Tenentes Coronis, com a delegao de Ordenador de Despesa. A Normas de Execuo dos Recursos Oramentrios-NERO do ano de 2012, preconizam que na Unidade Executora, a execuo da despesa obedecer, em suas diversas fases, s seguintes prescries: I - especificao de compra/servio: ser registrada no SIAD pelo Agente Coordenador da Atividade; II - empenho: dever ser elaborado pela SOFI (Seo de Oramento e Finanas) ou correspondente, mediante solicitao do Agente Coordenador da Atividade e existncia de crdito disponvel para aquela finalidade, aprovado pelo Agente de Coordenao e Controle e homologado pelo Ordenador de Despesas, mediante sua assinatura e do Chefe da SOFI ou correspondente; III - liquidao: ser realizada pela SOFI ou seo correspondente da UE que emitiu o empenho, constituindo uma fase da movimentao da despesa, devendo ser assinada pelo Ordenador de Despesas e Chefe da SOFI ou correspondente. Dever ser aprovada pelo Agente de Coordenao e Controle; IV - pagamento: ser processado, tambm, pela SOFI ou seo equivalente da UE que elaborou o empenho e fez a liquidao, cuja ordem de pagamento dever ser assinada pelo Ordenador de Despesas e Chefe da SOFI ou correspondente.
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

45

Toda documentao decorrente das operaes realizadas no SIAFI dever permanecer arquivada na SOFI ou seo equivalente, compondo o processo normal de despesa ou receita e os processos sero certificados digitalmente pelos Ordenadores de Despesas. A Diretoria de Contabilidade e Finanas DCF baixar as instrues especficas para emisso de empenho e pagamento atravs do SIAFI, bem como incluir, em suas rotinas de Superviso Tcnica, o exame das notas de empenho e demais documentos emitidos, constando em seu relatrio observaes sobre erros que indiquem o desconhecimento de normas por detentores de funes ou encargos atinentes ao Sistema AFCA-BM, sugerindo treinamento ou substituio dos mesmos. Aps a emisso do empenho e o recebimento do servio ou material pelo setor de Almoxarifado ou outro setor da Unidade Executora, dever ser emitida a nota fiscal pelo fornecedor para que seja liquidada na Seo de Oramento e Finanas SOFI da Unidade. Porm, antes de a nota fiscal do fornecedor ser processada como liquidada na SOFI, o servio ou material adquirido pela Administrao Pblica deve ser avaliada pela Comisso Permanente de Avaliao e Recebimento de Material CPARM que assim descrita pelo Resoluo CBMMG n. 97 de 28 de abril de 2003: art. 5 da

A Comisso Permanente de Avaliao e Recebimento de Material (CPARM) ser constituda por trs membros dentre os integrantes da Unidade Executora, cabendo a presidncia a um oficial e Obrigatoriamente, um membro da Comisso de Licitao da Unidade (CLU).

As participaes do Agente de Coordenao e Controle, do Chefe da SOFI e do Ordenador de Despesas so vedadas para compor CPARM. A Comisso Permanente de Avaliao e Recebimento de Material- CPARM, sempre presidida por Oficial, possui a responsabilidade pelo recebimento do material comprado ou servio prestado ao Estado. A CPARM, ao constatar irregularidade do objeto
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

46

analisado, adotar a providncia de cientificar o setor responsvel da Unidade para que ocorra a devoluo do material ao fornecedor para correo das falhas ou irregularidade do servio prestado. A atuao da CPARM garante ao Chefe da SOFI que as Notas Fiscais de material que devem ser liquidadas e pagas pelo Estado esto em conformidade fsica, ou seja, a administrao recebeu o objeto comprado de acordo com qualidade e quantidade exigida. Dentre as misses e atribuies dos Encarregados ( Almoxarifes, SAO ect ) com subordinao ao Agente de Coordenao e Controle ( B/4 ou similar), temos a importante figura administrativa do Agente de coordenador da Atividade , ou simplesmente, Agente de Atividade positivado pela NERO. O Ordenador de Despesas designar Agentes Coordenadores de Atividades para atuao no mbito de sua Unidade Executora. Como exemplo das Atividades a serem de responsabilidade do Agente de Atividade citamos algumas: B/1 ou equivalente Agente da Atividade 2021, 2002, 4273 e 4366 (todas as atividades relacionadas com pessoal (exemplos: dirias de viagem, mudana, ajuda-de-custo, passagem e outras); B/3 ou equivalente Agente das Atividades 4366 e 1268; o B/5 Agente da Atividade 2021; Oficial encarregado do Setor de informtica Agente de Atividade 2427 e 4086; O Oficial encarregado das comunicaes Agente da Atividade 4365; O Almoxarife Agente das Atividades 2002, 2087 e 4273 e o Chefe da Seo de Manuteno e Transporte das Atividades 2002 e 4273. Em cada Unidade Executora haver Agentes Coordenadores de Atividades para cada atividade, com publicao em Boletim Interno de sua designao ou substituio, assim como os demais Agentes do Sistema AFCA/BM , podendo ser designados tantos auxiliares quantos forem necessrios para desempenho efetivo dos trabalhos, conforme as peculiaridades. Os demais Agentes do Sistema AFCA/BM devem ter suas designaes e substituies publicadas em Boletim Interno. Nas Unidades Executoras em que no houver quadro de Oficiais com as funes previstas ou correspondentes, sero Agentes Coordenadores de Atividades , os
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

47

Subtenentes ou Sargentos com qualificaes tcnicas para tal, conforme entendimento do Ordenador de Despesas.

de responsabilidade do Agente Coordenador de cada Atividade manter rigoroso controle dirio dos crditos recebidos por natureza da despesa e fonte de recurso, bem como dos valores empenhados em cada item da despesa, consolidando tais dados mensalmente e mantendo-os em arquivo para futuras fiscalizaes. Este controle do Agente de Atividade mencionado possibilitar a aferio da necessidade de se realizar preges ou cotaes eletrnicas.

O atraso no recebimento das faturas no exime o Ordenador de Despesas da responsabilidade pelo pagamento aps o vencimento, visto que as concessionrias possuem o servio de emisso de 2 via online, cabendo ao Agente de Atividade rigoroso acompanhamento quanto emisso de faturas e controle das datas de vencimento. O Agente de Coordenador de Atividade no poder acumular funo na Seo de Oramento de FinanasSOFI na Unidade Executora. Assim elenca-se algumas disposies da Resol CBMMG 97/2003: Em toda

Unidade Executora do Corpo de Bombeiros Militar haver uma Comisso Permanente de Avaliao e Recebimento de Material -CPARM. Cabe Comisso Permanente de Avaliao de Material inspecionar, conferir, avaliar o material adquirido pela Unidade Executora e receb-lo formal e solidariamente com o Agente Administrativo responsvel pela guarda do material e viatura, bem como os materiais recebidos por intermdio de doao, convnio, Cesso de Uso/Comodato ou contrato; Examinar e avaliar o imvel a ser adquirido para a Unidade ou imvel a ser locado, alienado, permutado ou descarregado da Unidade; Examinar a avaliar
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

48

material e viatura indicado para descarga, para baixa de estoque, para alienao ou permuta de acordo com a legislao vigente; Examinar a avaliar material e viatura que se encontra fora da carga, de acordo com a legislao vigente. A Comisso Permanente de Avaliao e Recebimento de Material (CPARM) ser constituda por trs membros dentre os integrantes da Unidade Executora, cabendo a presidncia a um oficial e Obrigatoriamente, um membro da Comisso de Licitao da Unidade (CLU). Ficam vedadas as participaes do Agente de Coordenao e Controle, chefe da SOFI e do Ordenador de Despesas na CPARM.

Havendo necessidade, a Comisso poder contar com o concurso de peritos ou pessoas com abalizado conhecimento tcnico para auxiliarem nos trabalhos de avaliao mediante autorizao do Comandante ou Chefe atravs solicitao dos integrantes da CPARM. O presidente e o secretrio da Comisso de Licitao da Unidade ( CLU) no podero integrar a Comisso Permanente de Avaliao e Recebimento de Material (CPARM).

Para exemplificar a complexidade procedimental que permeia o fluxograma de procedimentos de gesto logstica do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais segue, neste captulo, uma sinopse envolvendo as compras pblicas na sua fase da licitao, recebimento de material ou servio, lanamentos no Sistema Integrado de Administrao de Materiais SIAD e as prticas de empenho, liquidao e pagamento ao fornecedor por parte da Seo de Oramento e Finanas SOFI da Unidade Executora.
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

49

Toda a operacionalizao de qualquer organizao exige uma alocao eficiente dos recursos materiais que possam garantir a manuteno da estrutura institucional existente. O correto e otimizado amparo logstico da Corporao passa, obrigatoriamente, pelos ritos procedimentais das compras pblicas controlados pelo sistema informatizado do Estado. A seqncia bsica do fluxograma da gesto logstica passa pelas solicitaes das unidades apoiadas e constatao de outras necessidades logsticas; planejamento; especificao do material; oramentao no mercado; realizao da compra pblica por meio de licitao, controle e distribuio e sua execuo oramentria e financeira. A conceituao bsica dos processos de aquisio e contratao de servios pelo ente pblico devem ser tratados em disciplina diversa. Dentre as modalidades de compra pblica por dispensa de Licitao em razo do valor, dentro do CBMMG, temos a Cotao eletrnica de Preos- COTEP instituda pelo Decreto 43698/2003. A COTEP apenas pode ocorrer no valor mximo de R$ 8.000,00 por item de despesa conforme classificao oramentria estuda em captulo anterior. O lanamento, execuo operacional e finalizao da Cotao Eletrnica de Preos ocorre no Portal de Compras do Estado e ela deve ficar com acesso livre para que os fornecedores possam efetuar seus lances por perodo mnimo de 08 ( oito) horas teis aps o sistema de compras notificar os fornecedores. A notificao do sistema alerta os participantes que possuem Linha de fornecimento de material ou servio pertinente ao objeto da COTEP.

Recomenda-se um critrio maior na adoo da COTEP como modalidade de compra, pois seus limites de valor por item de despesa jamais devem ser ultrapassados. Uma vez realizado Prego de qualquer valor no item de despesa, no se utiliza COTEP no mesmo item de despesa dentro da Unidade Executora no mesmo exerccio financeiro.

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

50

A Cotao Eletrnica de Preos-COTEP, por ser uma dispensa de Licitao, um processo rpido de compra que dispensa publicao, edital e deve ser utilizado para objetos de natureza comum. A utilizao de COTEP para compras que deveriam ser realizadas pela modalidade de Licitao Prego ou outra modalidade no deve ocorrer sob pena de configurar falta de planejamento da Unidade Executora. estritamente necessrio obedecer aos parmetros da Resoluo SEPLAG n 61 de 29 de novembro de 2005 na adoo da COTEP como modalidade de compra em conformidade com a Lei nacional de licitaes e Contratos.

CAPTULO VIII Das responsabilidades dos Agentes e Autoridades pblicas na Gesto Financeira e oramentria

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

51

Alm da Lei Complementar 101 de 04 de maio de 2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal, define abaixo asseverado: A responsabilidade na gesto fiscal pressupe a ao planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilbrio das contas pblicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obedincia a limites e condies no que tange a renncia de receita, gerao de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dvidas consolidada e mobiliria, operaes de crdito, inclusive por antecipao de receita, concesso de garantia e inscrio em Restos a Pagar. ( LEI COMPLEMENTAR 101/2000, art. 1) os limites de gastos por parte da Unio, Estados e Municpios, e sua atuao responsvel com as finanas pblicas como

Assim, temos as positivaes de cunho mais direto prtica de Execuo Oramentria como se segue neste captulo. A Lei Federal 8.429 de 02 de junho de 1992 sobre as sanes aplicveis aos agentes pblicos nos casos de enriquecimento ilcito no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo na administrao pblica direta, indireta ou de fundaes preconiza diversas providncias no sentido de dar maior responsabilizao aos Agentes pblico que lidam com o errio estatal. Os atos de improbidade praticados por qualquer agente pblico, servidor ou no, contra a Administrao Pblica, de empresa incorporada ao patrimnio pblico ou de entidade para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com mais de cinqenta por cento do patrimnio ou da receita anual, sero punidos conforme Lei. As disposies de improbidade administrativa so aplicveis quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

52

Os agentes pblicos de qualquer nvel ou hierarquia so obrigados a velar pela estrita observncia dos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe so afetos. (LEI 8429/1992, art. 4)

Ocorrendo leso ao patrimnio pblico por ao ou omisso, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se- o integral ressarcimento do dano. No caso de locupletamento, ou seja, enriquecimento ilcito, perder o agente pblico ou terceiro beneficirio os bens ou valores acrescidos ao seu patrimnio. Neste caso, e quando o ato de improbidade causar leso ao patrimnio pblico caber a autoridade administrativa responsvel pelo inqurito ou Inqurito Policial Militar (IPM) representar ao Ministrio Pblico, para a indisponibilidade dos bens do indiciado. Para definio dos Atos de Improbidade Administrativa que Importam auferir qualquer tipo de vantagem Enriquecimento Ilcito considera-se

patrimonial indevida em razo do exerccio de cargo, mandato, funo, emprego ou atividade nas entidades mencionadas na lei 8.429/1992. Assim cita-se: I - receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem mvel ou imvel, ou qualquer outra vantagem econmica, direta ou indireta, a ttulo de comisso, percentagem, gratificao ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ao ou omisso decorrente das atribuies do agente pblico; II - perceber vantagem econmica, direta ou indireta, para facilitar a aquisio, permuta ou locao de bem mvel ou imvel, ou a contratao de servios pelas entidades pblicas ( administrao direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios, de Territrio, de empresa incorporada ao patrimnio pblico ou de entidade para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com mais de cinqenta por cento do patrimnio ou da receita anual ) por preo superior ao valor de mercado;
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

53

III - perceber vantagem econmica, direta ou indireta, para facilitar a alienao, permuta ou locao de bem pblico ou o fornecimento de servio por ente estatal por preo inferior ao valor de mercado; IV - utilizar, em obra ou servio particular, veculos, mquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou disposio de qualquer das entidades pblicas ( administrao direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios, de Territrio, de empresa incorporada ao patrimnio pblico ou de entidade para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com mais de cinqenta por cento do patrimnio ou da receita anual) , bem como o trabalho de servidores pblicos, empregados ou terceiros contratados por essas entidades; V - receber vantagem econmica de qualquer natureza, direta ou indireta, para tolerar a explorao ou a prtica de jogos de azar, de lenocnio, de narcotrfico, de contrabando, de usura ou de qualquer outra atividade ilcita, ou aceitar promessa de tal vantagem; VI - receber vantagem econmica de qualquer natureza, direta ou indireta, para fazer declarao falsa sobre medio ou avaliao em obras pblicas ou qualquer outro servio, ou sobre quantidade, peso, medida, qualidade ou caracterstica de mercadorias ou bens fornecidos a qualquer das entidades pblicas da administrao direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios, de Territrio, de empresa incorporada ao patrimnio pblico ou de entidade para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com mais de cinqenta por cento do patrimnio ou da receita anual; VII - adquirir, para si ou para outrem, no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo pblica, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional evoluo do patrimnio ou renda do agente pblico; VIII - aceitar emprego, comisso ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa fsica ou jurdica que tenha interesse suscetvel de ser atingido ou amparado por ao ou omisso decorrente das atribuies do agente pblico, durante a atividade;
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

54

IX - perceber vantagem econmica para intermediar a liberao ou aplicao de verba pblica de qualquer natureza; X - receber vantagem econmica de qualquer natureza, direta ou indiretamente, para omitir ato de ofcio, providncia ou declarao a que esteja obrigado; XI - incorporar, por qualquer forma, ao seu patrimnio bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades pblicas; XII - usar, em proveito prprio, bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial pblico. Para definio dos Atos de Improbidade Administrativa que Causam Prejuzo ao Errio considera-se qualquer ao ou omisso, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriao, malbaratamento ou dilapidao dos bens ou haveres das entidades referidas na Lei Federal 8.429/1992. Assim, cita-se: I - facilitar ou concorrer por qualquer forma para a incorporao ao patrimnio particular, de pessoa fsica ou jurdica, de bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades pblicas; II - permitir ou concorrer para que pessoa fsica ou jurdica privada utilize bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas na lei de improbidade administrativa, sem a observncia das formalidades legais ou regulamentares aplicveis espcie; III - doar pessoa fsica ou jurdica bem como ao ente despersonalizado, ainda que de fins educativos ou assistncias, bens, rendas, verbas ou valores do patrimnio de qualquer das entidades mencionadas na lei de improbidade administrativa, sem observncia das formalidades legais e regulamentares aplicveis espcie; IV - permitir ou facilitar a alienao, permuta ou locao de bem integrante do patrimnio de qualquer das entidades referidas na lei de improbidade administrativa, ou ainda a prestao de servio por parte delas, por preo inferior ao de mercado; V - permitir ou facilitar a aquisio, permuta ou locao de bem ou servio por preo superior ao de mercado;

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

55

VI - realizar operao financeira sem observncia das normas legais e regulamentares ou aceitar garantia insuficiente ou inidnea; VII - conceder benefcio administrativo ou fiscal sem a observncia das formalidades legais ou regulamentares aplicveis espcie; VIII - frustrar a licitude de processo licitatrio ou dispens-lo indevidamente ; IX - ordenar ou permitir a realizao de despesas no autorizadas em lei ou regulamento; X - agir negligentemente na arrecadao de tributo ou renda, bem como no que diz respeito conservao do patrimnio pblico; XI - liberar verba pblica sem a estrita observncia das normas pertinentes ou influir de qualquer forma para a sua aplicao irregular; XII - permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriquea ilicitamente; XIII - permitir que se utilize, em obra ou servio particular, veculos, mquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou disposio de qualquer das entidades pblicas na forma da Lei, bem como o trabalho de servidor pblico, empregados ou terceiros contratados por essas entidades. XIV celebrar contrato ou outro instrumento que tenha por objeto a prestao de servios pblicos por meio da gesto associada sem observar as formalidades previstas na lei; XV celebrar contrato de rateio de consrcio pblico sem suficiente e prvia dotao oramentria, ou sem observar as formalidades previstas na lei. Para definio dos atos de Improbidade Administrativa que Atentam Contra os Princpios da Administrao Pblica considera-se instituies. Assim cita-se: I - praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competncia ; II - retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio; III - revelar fato ou circunstncia de que tem cincia em razo das atribuies e que deva permanecer em segredo;
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

qualquer ao ou omisso

que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade s

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

56

IV - negar publicidade aos atos oficiais; V - frustrar a licitude de concurso pblico; VI - deixar de prestar contas quando esteja obrigado a faz-lo ; VII - revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgao oficial, teor de medida poltica ou econmica capaz de afetar o preo de mercadoria, bem ou servio. Quanto s penas de improbidade, independentemente das sanes penais, civis e administrativas previstas na legislao especfica, est o responsvel pelo ato de improbidade sujeito s seguintes cominaes, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato : Na hiptese dos Atos de Improbidade Administrativa que Importam Enriquecimento Ilcito; perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao

patrimnio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de at trs vezes o valor do acrscimo patrimonial e proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de dez anos; Na hiptese dos Atos de Improbidade Administrativa que Causam Prejuzo ao Errio; ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio, se concorrer esta circunstncia, perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de at duas vezes o valor do dano e proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de cinco anos; Na hiptese dos Atos de Improbidade Administrativa que Atentam Contra os Princpios da Administrao Pblica; ressarcimento integral do dano, se houver, perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de trs a cinco anos, pagamento de multa civil de at cem vezes o valor da remunerao percebida pelo agente e proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

57

incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de trs anos. Na fixao das penas previstas na Lei de Improbidade Administrativa, o juiz levar em conta a extenso do dano causado, assim como o proveito patrimonial obtido pelo agente envolvido .

Em virtude destas situaes de cunho penal, a posse e o exerccio de agente pblico fica condicionada apresentao de declarao dos bens e valores que compem o seu patrimnio privado, a fim de ser arquivada no servio de pessoal competente e dever ser anualmente atualizada. Haver punio com a pena de demisso, a bem do servio pblico, sem prejuzo de outras sanes cabveis, o agente pblico que se recusar a prestar declarao dos bens, dentro do prazo determinado, ou que a prestar de maneira falsa.

Qualquer pessoa do povo poder representar ( de forma escrita ou reduzida a termo e assinada, contendo a qualificao do representante, as informaes sobre o fato e sua autoria e a indicao das provas de que tenha conhecimento) autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigao destinada a apurar a prtica de ato de improbidade administrativa. Durante todo processo administrativo conforme Lei da improbidade Administrativa e normas cabveis de cada instituio, o Ministrio Pblico, se no intervir no processo como parte, atuar obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade. Aplica-se aos depoimentos ou inquiries realizadas nos processos regidos pela Lei de improbidade administrativa o disposto no art. 221, caput e 1o, do Cdigo de Processo Penal.

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

58

A sentena que julgar procedente ao civil de reparao de dano ou decretar a perda dos bens havidos ilicitamente determinar o pagamento ou a reverso dos bens, conforme o caso, em favor da pessoa jurdica prejudicada pelo ilcito. (LEI 8429/1992, art. 18)

Quanto s disposies Penais, constitui crime a representao por ato de improbidade contra agente pblico ou terceiro beneficirio, quando o autor da denncia o sabe inocente com pena de deteno de seis a dez meses e multa. Alm da sano penal, o denunciante est sujeito a indenizar o denunciado pelos danos materiais, morais ou imagem que houver provocado. A perda da funo pblica e a suspenso dos direitos polticos s se efetivam com o trnsito em julgado da sentena condenatria. A aplicao das sanes previstas nesta lei independe da efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico, salvo quanto pena de ressarcimento ou da aprovao ou rejeio das contas pelo rgo de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas. No campo da gesto patrimonial , temos as disposies do Decreto de materiais ou sua avaria em 45.242/2009 para responsabilizao dos agentes pblicos competentes. Ao tomar conhecimento do desaparecimento razo de uso inadequado, o servidor tem o dever de comunicar a irregularidade ao seu chefe imediato e o titular do rgo ou entidade a obrigao de determinar a apurao dos fatos. A apurao ocorrer mediante registro da ocorrncia junto Polcia Civil, quando desconhecida a autoria, laudo pericial, quando couber e sindicncia. O disposto anterior aplica-se aos danos causados a veculos oficiais que no sejam decorrentes de atos praticados na direo do veculo.

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

59

Comprovado o desaparecimento ou avaria de materiais por culpa ou dolo, em decorrncia de processo administrativo, devero ser adotados procedimentos para imputao de responsabilidades e recomposio do errio.

Dentre os procedimentos de imputao de responsabilidades temos: Corregedoria do CBMMG Estado - AUGE, ou, quando

informar

no houver corregedoria prpria,

Superintendncia Central de Correio Administrativa da Auditoria Geral do encaminhar os autos Procuradoria Jurdica da Autarquia ou Fundao ou AGE na hiptese de o autor do dano recusar-se a promover administrativamente a indenizao ou ressarcimento Secretaria ou rgo Autnomo e instaurar Tomada de Contas Especial- TCEsp , nos termos da legislao vigente. O Manual de Tomada de Contas Especial do CBMMG, aprovado pela Resol CBMMG n. 382/2010 conceitua a Tomada de Contas Especial - TCEsp como um processo formalizado, de rito prprio, elaborado por uma Comisso de Oficiais ou por um Tomador de Contas, com o objetivo de apurar a responsabilidade daquele que der causa a perda, extravio, omisso no dever de prestar contas ou outra irregularidade de que resulte dano ao errio. A TCEsp deve mensurar o valor atualizado do eventual prejuzo. O Manual de Tomada de Contas do CBMMG, ao citar o caput do art. 1, da Instruo Normativa N01/2002 do Tribunal de Contas do Estado, diz que o Administrador Pblico tomar as providncias necessrias instaurao da Tomada de Contas Especial, nas ocorrncias de: a) omisso no dever de prestar contas; b) falta de comprovao da aplicao de recursos repassados pelo Estado ou pelo Municpio mediante convnio, acordo, ajuste ou instrumento congnere; c) ocorrncia de desfalque ou desvio de dinheiro, bens ou valores pblicos; d) prtica de qualquer ato ilegal, ilegtimo ou antieconmico de que resulte dano ao errio.
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

60

A Tomada de Contas Especial poder ser conduzida por uma comisso com no mnimo trs Oficiais, ou por um nico Oficial naqueles casos que a irregularidade for de fcil investigao, sendo que a respectiva Portaria ser elaborada pela Diretoria de Contabilidade e Finanas DCF para assinatura do Comandante Geral. O Manual de TCEsp do CBMMG assevera que para instaurar a respectiva Portaria, deve-se primar por esgotar todas as providncias administrativas ser em espcie, no valor no valor internas com vistas ao ressarcimento Fazenda Pblica. Quanto recomposio ao errio, esta correspondente recuperao do material permanente,

correspondente ao custo de reposio do material ou por substituio do material por outro de mesmas caractersticas. A recomposio ao errio que se refere a citao a seguir:

Caracterizada inequivocamente a responsabilidade, estando ainda o processo na esfera administrativa, fica assegurado ao responsvel pela avaria ou desaparecimento do material fazer a recomposio do errio, encerrando-se o processo, sem prejuzo das demais penalidades cabveis, nas esferas disciplinar e penal, quando couber. ( DECRETO 45.242/2009, art. 59.) Grifo do autor.

vedada a recomposio quando se tratar de materiais permanentes singulares, tidos como histricos, artsticos e culturais. O militar que primeiro conhecer de irregularidade que implique em TCEsp dever, sob pena de coresponsabilidade, adotar providncias no sentido de comunicar o fato a Diretoria de Contabilidade e Finanas, observada sua cadeia de comando. O respectivo Ordenador de Despesa, concomitantemente comunicao a DCF, adotar providncias com vistas apurao dos fatos, no mbito de sua Unidade Executora, atravs de Sindicncia ou IPM, em que constatado o responsvel, lhe ser facultado o ressarcimento do dano. ( Manual de TCEsp do CBMMG, item 2.3)
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

61

Dentre as normas citadas, a Resoluo CBMMG n 003/2000 traa as responsabilidades dos agentes do Sistema AFCA/BM que envolvem todos os aspectos funcionais relacionados com sua competncia e atribuies no Sistema e sero definidos sob os aspectos civil, disciplinar e criminal, segundo as prescries dos criminal imputada diversos a dispositivos culpado, legais vigentes, alm do disposto no corresponder, respectivamente, o presente na Resoluo interna citada. responsabilidade civil, disciplinar ou agente ressarcimento de danos ou prejuzos causados Fazenda Estadual, a sano disciplinar e a sano criminal. Segundo as conceituaes dos agentes do Sistema N-AFCA/BM so considerados: I - responsveis: o Supervisor, o Diretor do rgo Central, os Gerentes de Projetos e/ou Atividades e os Ordenadores de Despesa; II - co-responsveis: os demais agentes cujas funes se enquadrem nas conceituaes referidas. As responsabilidades assumidas pelos diversos agentes do Sistema implicam, obrigatoriamente, em prestao de contas, e s sero definitivamente liquidadas aps a aprovao das contas por julgamento do Tribunal de Contas do Estado e conseqente baixa da responsabilidade do agente. A responsabilidade civil, apurada de em Tomada de Contas ou exame de imediato, ou por parte da as autoridade medidas criminais, prestao-de-contas, determinar,

competente e sem prejuzo das disciplinares

necessrias ao ressarcimento do dano ou prejuzo causado Fazenda Estadual, sem que tal procedimento implique em baixa da responsabilidade do agente, que s se dar de acordo o pargrafo anterior. Na apurao da responsabilidade civil, levar-se- em conta a competncia e as atribuies dos diversos agentes do Sistema especificados; a ocorrncia de casos de fora maior, apurados na forma da legislao em vigor, principalmente no caso de incndio, inundaes, terremoto ou outros sinistros, estragos produzidos por animais, abandono ou inutilizao de bens em decorrncia de epidemias e molstias contagiosas, saque ou destruio por terceiros ,
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

62

roubo, furto ou extorso, acidente em servio ou instruo , inutilizao de bens pelo uso continuado em servio ou instruo, consoante as prescries legais sobre a matria, falncia de estabelecimento bancrio onde estejam depositados valores pelos quais responda o responsvel por adiantamentos. Quanto possibilidade de iseno de culpa, que se dar nos seguintes casos: pela ocorrncia de motivos de fora maior e pelo conjunto de providncias da alada do agente no sentido de evitar ou diminuir o prejuzo da Fazenda Estadual, bem como, nos casos de roubo ou extorso, pela considerao dos aspectos de ausncia ou no de culpa e de evidncias de benefcio ou no advindas para o mesmo; quando, apesar da ponderao por escrito do agente executor de ordem que a seu ver implique em prejuzo ou dano para a Fazenda Estadual ou contrarie dispositivo legal, for aquele instado pela autoridade superior, formalmente e por escrito, a execut-la; quando o prejuzo ou dano Fazenda Estadual for causado por agente subordinado que exorbitar da ordem recebida, desde que tenha o superior tomado as providncias cabveis ao inteirar-se do fato; quando a deciso da qual resultou o dano ou prejuzo Fazenda Estadual foi fundamentada em informao, laudo ou parecer incompleto, gracioso ou inverdico. Na apurao da responsabilidade civil , levar-se- em conta tambm a persistncia na ordem a subordinado que tenha ponderado a sua ilegalidade ou possibilidade de causar dano ou prejuzo Fazenda Estadual, a falta antecedente que deu motivo conseqente, se for o caso. A responsabilidade ser solidria quando o agente deixar de providenciar, a tempo, a responsabilizao de seus subordinados por dano ou prejuzo Fazenda Estadual, a deciso, da qual resultou dano ou prejuzo Fazenda Estadual, fundamentou-se em informao, laudo ou parecer de outro agente do Sistema, ressalvado quando a deciso da qual resultou o dano ou prejuzo Fazenda Estadual foi fundamentada em informao, laudo ou parecer incompleto, gracioso ou inverdico, quando os membros de comisso legalmente constituda, de comum acordo, praticarem qualquer ato que resulte dano ou prejuzo Fazenda Estadual, quando os agentes ou comisses encarregados de inquritos,
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

63

de Tomada de Contas, de inspeo, de fiscalizao, de verificao ou de exame de prestao de contas julgarem regular a situao de qualquer agente do Sistema e, posteriormente, a tais controles, seja este agente responsabilizado por danos ou prejuzos Fazenda Estadual, cometidos antes daqueles atos e desde que fique comprovado que os agentes ou comisses dispunham de elementos para tornar efetiva a responsabilidade do faltoso, quando qualquer agente do Sistema, por indisciplina, negligncia, desinteresse pelo servio ou m-f, cooperar para a efetivao de dano ou prejuzo Fazenda Estadual ou permiti-la por na circunstncia; Continuando a parte da apurao da responsabilidade civil, temos ainda que ela ocorre quando o agente responsvel por bens e valores pblicos e de terceiro responder por aqueles bens e valores at que seja julgado o seu correto pela autenticidade de emprego ou destino, de acordo com a legislao vigente, quando o agente que subscrever ou conferir documentos co-responsvel todos os dados nele expressos, e que responda pela omisso e veracidade de alterao ou observaes, legalidade das mesmas e exatido dos clculos; quando a responsabilidade resultante da perda, dano ou extravio de dinheiro e outros bens entregues eventualmente, por necessidade do servio, a agentes subordinados, s ser imputada ao agente que fez a entrega quando ficar provada a culpa deste. Todos os danos ou prejuzos causados Fazenda Estadual devero ser ressarcidos pelo agente ou pelos agentes solidrios responsveis pela culpa apurada, excetuados os casos de possibilidade de iseno de culpa, quando ento os prejuzos sero imputados ao Estado. Ser competente para determinar o ressarcimento de danos e prejuzos Fazenda Estadual, observadas legislao pertinente: I - o Ordenador de Despesa, quanto a todos os agentes do Sistema que lhe estejam subordinados; as prescries desta Resoluo e demais omisso, embora no fosse diretamente envolvido

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

64

II - o Gerente do Projeto ou Atividade, sobre cujos recursos tenha incidido o dano ou prejuzo, quanto ao Ordenador de Despesa; III - o Diretor do rgo Central do Sistema, quanto a todos os IV - o Comandante-Geral, quanto a todos os agentes do Sistema; V - o Tribunal de Contas do Estado, quanto a todos os agentes do Sistema. Embora, os fatos criminais no mbito militar estejam sujeito ao Cdigo Penal Militar, seguem tambm as tipificaes do Cdigo Penal Comum CPC, uma vez que o ncleo do tipo muito semelhante ao CPM. 1- O Cdigo Penal Comum CPC elenca em seu art. 312 o Peculato como sendo o ato de propriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio. Pena de recluso, de dois a doze anos, e multa. A mesma pena aplica-se, se o funcionrio pblico, embora no tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtrado, em proveito prprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionrio. No Cdigo Penal Militar-CPM , temos o peculato, no art. 303, assim previsto: Apropriar-se de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse ou deteno, em razo do cargo ou comisso, ou desvi-lo em proveito prprio ou alheio: Pena - recluso, de trs a quinze anos. 1 A pena aumenta-se de um tero, se o objeto da apropriao ou desvio de valor superior a vinte vzes o salrio mnimo. Peculato-furto 2 Aplica-se a mesma pena a quem, embora no tendo a posse ou deteno do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou contribui para que seja subtrado, em proveito prprio ou alheio, valendo-se da facilidade que lhe proporciona a qualidade de militar ou de funcionrio. Peculato culposo Agentes do Sistema, excetuando-se os que lhe forem hierarquicamente superiores;

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

65

3 Se o funcionrio ou o militar contribui culposamente para que outrem subtraia ou desvie o dinheiro, valor ou bem, ou dele se aproprie: Pena - deteno, de trs meses a um ano. Extino ou minorao da pena 4 No caso do pargrafo anterior, a reparao do dano, se precede a sentena irrecorrvel, extingue a punibilidade; se lhe posterior, reduz de metade a pena imposta. Peculato mediante aproveitamento do rro de outrem No art. 304. Apropriar-se de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exerccio do cargo ou comisso, recebeu por rro de outrem: Pena - recluso, de dois a sete anos. 2- O art. 315 do CPC elenca o Emprego irregular de verbas ou rendas pblicas que preconiza que dar s verbas ou rendas pblicas aplicao diversa da estabelecida em lei culmina na pena de deteno, de um a trs meses, ou multa. No Cdigo Penal Militar-CPM , temos no art. 331, que assim prev a aplicao ilegal de verba ou dinheiro como Dar s verbas ou ao dinheiro pblico aplicao diversa da estabelecida em lei cuja pena deteno de at seis meses. 3- O crime de Concusso positivado no art. 316 do CPC preconiza que exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida culmina na pena de recluso, de dois a oito anos, e multa. O crime de Excesso de exao dentro do artigo referente ao crime de Concusso ocorre se o funcionrio exige tributo ou contribuio social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrana meio vexatrio ou gravoso, que a lei no autoriza. A pena, neste caso ser recluso, de trs a oito anos, e multa; podendo ser de dois a doze anos e multa conforme o caso. No Cdigo Penal Militar-CPM , temos no art. 305, que assim prev a Concusso como ato de exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida:
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

66

Pena - recluso, de dois a oito anos. O Excesso de exao Exigir imposto, taxa ou emolumento que sabe indevido, ou, quando devido, empregar na cobrana meio vexatrio ou gravoso, que a lei no autoriza: Pena - deteno, de seis meses a dois anos. 4- No CPM, h a previso do crime de Desvio, previsto no art. 307, que tipifica: Desviar, em proveito prprio ou de outrem, o que recebeu indevidamente, em razo do cargo ou funo, para recolher aos cofres pblicos: Pena - recluso, de dois a doze anos. 5- A Corrupo passiva, positivada pelo art. 317 do CPC ocorre se o funcionrio solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem. A pena de recluso, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. A pena aumentada de um tero , se, em conseqncia da vantagem ou promessa, o funcionrio retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofcio ou o pratica infringindo dever funcional. No Cdigo Penal Militar-CPM , temos entre os artigos 308 e 309, que assim prev Corrupo passiva como ato de receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo, ou antes de assumi-la, mas em razo dela vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: Pena - recluso, de dois a oito anos. Aumento de pena A pena aumentada de um tero, se, em conseqncia da vantagem ou promessa, o agente retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofcio ou o pratica infringindo dever funcional. Diminuio de pena Se o agente pratica, deixa de praticar ou retarda o ato de ofcio com infrao de dever funcional, cedendo a pedido ou influncia de outrem: Pena - deteno, de trs meses a um ano.

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

67

A Corrupo ativa, presente no art. 309 do CPM, prev que dar, oferecer ou prometer dinheiro ou vantagem indevida para a prtica, omisso ou retardamento de ato funcional: Pena - recluso, at oito anos. Aumento de pena A pena aumentada de um tero, se, em razo da vantagem, ddiva ou promessa, retardado ou omitido o ato, ou praticado com infrao de dever funcional. 6- No Cdigo Penal Militar-COM, em seu art 310, tipifica a participao ilcita como ato de participar, de modo ostensivo ou simulado, diretamente ou por interposta pessoa, em contrato, fornecimento, ou concesso de qualquer servio concernente administrao militar, sobre que deva informar ou exercer fiscalizao em razo do ofcio: Pena - recluso, de dois a quatro anos. Na mesma pena incorre quem adquire para si, direta ou indiretamente, ou por ato simulado, no todo ou em parte, bens ou efeitos em cuja administrao, depsito, guarda, fiscalizao ou exame, deve intervir em razo de seu emprego ou funo, ou entra em especulao de lucro ou interesse, relativamente a esses bens ou efeitos. 7- A Prevaricao, positivada no art. 319 do CPC, e to comentada na esfera administrativa, ocorre quando o funcionrio retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. A pena deteno de trs meses a um ano e multa. No Cdigo Penal Militar-CPM , temos no artigo 319, que assim prev a prevaricao como ato de etardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra expressa disposio de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: Pena - deteno, de seis meses a dois anos. 8No Cdigo Penal Militar-CPM , temos no artigo 320, que assim prev o crime de Violao do dever funcional com o fim de lucro , sendo o ato de
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

68

Violar, em qualquer negcio de que tenha sido incumbido pela administrao militar, seu dever funcional para obter especulativamente vantagem pessoal, para si ou para outrem: Pena - recluso, de dois a oito anos. 9- No Cdigo Penal Militar-CPM , temos no artigo 321, que assim prev o crime de Extravio, sonegao ou inutilizao de livro ou documento como ato de extraviar livro oficial, ou qualquer documento, de que tem a guarda em razo do cargo, soneg-lo ou inutiliz-lo, total ou parcialmente: Pena - recluso, de dois a seis anos, se o fato no constitui crime mais grave. 10- A Condescendncia criminosa, art. 320 do CPC preconiza que deixar o funcionrio, por indulgncia, de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo ou, quando lhe falte competncia, no levar o fato ao conhecimento da autoridade competente culmina na pena de deteno de quinze dias a um ms ou multa. No Cdigo Penal Militar-CPM , temos no artigo 322, que assim prev o crime de Condescendncia criminosa como sendo a ato de deixar de responsabilizar subordinado que comete infrao no exerccio do cargo, ou, quando lhe falte competncia, no levar o fato ao conhecimento da autoridade competente: Pena - se o fato foi praticado por indulgncia, deteno at seis meses; se por negligncia, deteno at trs meses.

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

69

Glossrio elementar Adiantamentos: a autorizao concedida a um agente, preferencialmente afianado pelo Ordenador de Despesa, com prazo certo e finalidade especfica, para emprego de recursos, no caso de despesas que, por qualquer razo, no possam subordinar-se ao processo normal de emprego das dotaes; Administrao: rgo, entidade ou unidade administrativa pela qual a Administrao Pblica opera e atua concretamente; Administrao de material - conjunto de aes destinadas a assegurar a aquisio, registros e controles das atividades relacionadas com o emprego, movimentao e desfazimento dos diversos materiais; Administrao Pblica: a administrao direta e indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, abrangendo inclusive as entidades com personalidades jurdicas de direito privado sob controle do poder pblico e das fundaes por ele institudas ou mantidas;
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

70

Agente Responsvel ( material): todo servidor que em virtude do cargo ou funo que ocupa, ou em razo de determinao superior, responda pela guarda, depsito, controle ou uso de bens patrimoniais de propriedade do Estado, envolvendo todos os aspectos funcionais (civil, criminal e disciplinar); Assinatura Digital: Mecanismo eletrnico que faz uso da criptografia para assinar (validar) documentos de empenho, reforo, anulao de empenho, liquidao da despesa e ordem de pagamento; Atividade: um instrumento de programao para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo e permanente, das quais resulta um produto necessrio manuteno da ao do Governo; Atividade de Auditoria Financeira-Contbil : a verificao, de maneira cientfica e sistemtica, dos livros contbeis, comprovantes e outros registros financeiros e legais de uma autoridade ou de uma Organizao Bombeiro Militar, com o propsito de determinar a exatido e a integridade da contabilidade, mostrar a verdadeira situao financeira e as operaes, e certificar a exatido dos informes prestados, colhendo dados para estudos econmicos mais desenvolvidos, tais como: estudos de custos, viabilidade, etc.; Ato Administrativo: toda manifestao de vontade da Administrao Pblica, agindo nessa qualidade, e que tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos ou impor obrigaes aos administradores ou a si prpria; Balancete Patrimonial: o documento elaborado de acordo com o plano de contas do Estado, contendo o registro das movimentaes de materiais; Balancete de incio de exerccio: o documento que retrata a posio dos bens patrimoniais ao incio de cada exerccio contbil, contendo os valores de saldos referentes ao final do exerccio imediatamente anterior, representado por grupos contbeis; Balancete de final de exerccio: o documento que retrata a posio dos bens patrimoniais ao final de cada exerccio contbil, contendo os valores do saldo do incio do exerccio, das entradas e sadas de bens e do saldo final do mesmo exerccio; Balancete de incio de gesto: o documento que retrata a posio dos bens patrimoniais ao incio de cada gesto contbil, contendo os valores de saldos referentes ao final da gesto imediatamente anterior, representado por grupos contbeis;

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

71

Balancete de final de gesto: o documento que retrata a posio dos bens patrimoniais ao final de cada gesto contbil, contendo os valores do saldo do incio da gesto, das entradas e sadas de bens e do saldo final da mesma gesto; Balancete Mensal: o documento que contm os valores das movimentaes patrimoniais, demonstrando o saldo inicial do ms, as entradas e sadas dentro do ms e o seu saldo final.O saldo inicial de um ms ser sempre igual ao saldo final do ms imediatamente anterior; Bloqueio de Crdito: o adiamento, mediante expressa determinao e por prazo fixado, do poder de disposio sobre o todo ou parte de crdito atribudo a uma entidade, sem importar em sua extino; Cesso de Uso/Comodato: o instrumento contratual que formaliza a colocao de Bens mveis e/ou imveis disposio da Corporao, sem vnculo financeiro ou permuta, por prazo determinado, implicando na devoluo aps sua utilizao; Comisso: comisso permanente ou especial, criada pela Administrao com a funo de receber, examinar e julgar todos os documentos e procedimentos relativos s licitaes e ao cadastramento de licitantes; Compra: aquisio de material mediante pagamento em dinheiro ou ordem de pagamento (OP) mediante Processo Licitatrio ou por dispensa ou inexigibilidade de licitao conforme Lei 8.666/93. Pode ser centralizada ou no, de acordo com os interesses da Corporao e o tipo de material a ser adquirido; Consignao: crdito extra-oramentrio originrio do desconto efetuado no ato de realizao de uma despesa, a favor de terceiro; Conta Escritural: registra as liberaes financeiras (repasses) para limite de saques pelas Unidades Executoras; Contrato: considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre rgos ou entidades da Administrao Pblica e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formao de vnculo e a estipulao de obrigaes recprocas, seja qual for a denominao utilizada. O Contratante o rgo ou entidade signatria do instrumento contratual e o Contratado a pessoa fsica ou jurdica signatria de contrato com a Administrao Pblica; Convnio ou convnio administrativo : o acordo firmado por entidades pblicas de qualquer espcie ou entre estas e organizaes particulares, para realizao de objetivos de interesse comum dos partcipes; Co-responsvel: agente que, sob a direo ou superviso do responsvel e sempre em conjunto com este, pratique gesto de recursos ou outros bens pblicos;
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

72

Crdito (oramentrio): a autorizao dada pelo Governo para seus agentes efetuarem despesas, expressa no Oramento Geral do Estado ou em legislao especfica sobre crditos adicionais; Dao para Pagamento de Material Extraviado: uma forma de aquisio de bem material, na qual o doador assim procede para ressarcir ao patrimnio pblico de bem material extraviado que estava sob sua guarda; Delegao de Competncia: procedimento de descentralizao administrativa com que confere a outras pessoas poderes para ordenar despesas at o limite de crdito, com responsabilidades inerentes delegao; Descarga de Material: o encerramento da vida patrimonial do material permanente, com a retirada da Unidade ou da Corporao, por intermdio de procedimentos prprios para esta finalidade. O processo de descarga deve ser iniciado pelo Almoxarife e supervisionado pela DAL; Despesas Correntes: o grupo de despesas operacionais realizadas pela administrao pblica, a fim de promover a execuo, manuteno e funcionamento de suas atividades. Classifica-se em duas subcategorias: despesas de custeio e transferncias correntes; Despesas de Capital: o grupo de despesas que contribuem para formar um bem de capital ou adicionar um valor a um bem j existente. Classificam-se em trs subcategorias: "investimentos", "inverses financeiras" e "transferncias de capital; Despesas de Custeio: destinam-se manuteno e operao de servios, como tambm manuteno de bens mveis e imveis. Trata-se de uma contraprestao direta de servios; Destaque de Dotao (Destaque de Crdito): a forma de se transferir, ao Corpo de Bombeiros Militar ou rgo que deva utiliz-lo, o poder de disposio sobre os crditos constantes do Oramento do Estado. Tal transferncia d-se em despacho do titular ou de autoridade delegada da Secretaria ou rgo superviso do qual estejam os referidos crditos, mediante documento formal; Doao: a transmisso, sem nus para o Corpo de Bombeiros Militar, bens mveis, imveis por intermdio de Entidades Pblicas, Privadas, Pessoa Fsica e/ou Jurdicas em conformidade com as normas legais; Dotao Oramentria ou Crdito oramentrio : o recurso previsto no Oramento Geral do Estado, constituindo-se, inicialmente, nos crditos oramentrios atribudos aos diferentes rgos e, posteriormente, no numerrio correspondente queles crditos;
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

73

Empenho de Despesa: o ato emanado de autoridade competente que cria a obrigao a administrao pblica, pendente ou no de implemento de condio; o primeiro passo para a execuo do oramento no que tange a despesa. ( implemento de condio so as formalidades a serem cumpridas para se Ter uma dvida lquida e certa, cuja emisso do empenho no caracteriza). Caracteriza-se pelo registro realizado no sistema informatizado da Prodemge; o SIAFI(Sistema de Administrao Financeira); Execuo Centralizada: aquela em que o Gerente de Projeto e/ou Atividade executa a despesa atravs de sua prpria Unidade Executora, em benefcio de vrias outras Unidades Executoras; Execuo Concentrada: aquela que realizada por uma Unidade Executora, diversa da do Gerente, em benefcio de outras Unidades; Execuo Descentralizada: aquela em que o total dos crditos executado atravs de delegao do poder de disposio dos mesmos a outras Unidades Executoras; Exerccio Financeiro: o perodo que abrange o conjunto dos fatos de natureza econmico-financeira ocorridos durante a gesto desenvolvida pela administrao. O Exerccio financeiro compreende o perodo de 01 de janeiro a 31 de dezembro em obedincia ao Princpio da Anualidade do oramento pblico; Gerentes de Projetos/Atividades: Unidades do Corpo de Bombeiros Militar encarregadas da gerncia superior de projetos ou atividades em consonncia com as polticas setoriais da Corporao e outras diretrizes afins; Guia: o documento que ampara a movimentao interna e externa de material do Corpo de Bombeiros Militar. A guia quando de transferncia de material de capital emitida no sistema SIAD deve ser assinada pelo Almoxarife que entrega o material e pelo Almoxarife que recebe; Inventrio: o procedimento administrativo que consiste no arrolamento fsico financeiro de todos os bens mveis e imveis, e dos materiais de consumo existentes em uma ou mais Unidades Gestoras ou Administrativas; Liberao Escritural: disponibilidade escritural financeira para as Unidades Oramentrias; no CBMMG, para a DCF; Licitao: o processo destinado a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia e selecionar a proposta mais vantajosa para a Administrao e ser processada e julgada em estrita conformidade com os princpios bsicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculao ao instrumento convocatrio do julgamento objetivo e dos que lhes so correlatos;
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

74

Liquidao: a verificao do direito do credor, tendo por sua vez os documentos comprobatrios que o material foi entregue, a que devemos pagar e o quanto vamos pagar para extinguir a dvida; Material Permanente: o material que pelas suas caractersticas, no perde a sua identidade fsica, nem se incorpora a outro bem em razo do uso, que tem durabilidade acima de dois/anos e ainda que devido ao alto custo valorizam o patrimnio da Corporao; Mapa-carga ou Termo de Responsabilidade Total: o documento informatizado que, dividido em grupos e classes de materiais, retrata a situao da carga da Unidade em quantidade e valores, devendo uma via permanecer arquivada no Almoxarifado; Material: designao genrica de equipamentos, componentes, sobressalentes, acessrios, matrias-primas e outros itens empregados, ou passveis de emprego, nas atividades dos rgos, autarquias e fundaes do Poder Executivo; Material de consumo: aquele que, em razo de seu uso corrente, perde normalmente sua identidade fsica ou tem sua utilizao limitada a um prazo de, no mximo, dois anos contados de sua fabricao; Material de Consumo Controlado: aquele cujo consumo est vinculado a prazos de validade, ou tempo estimado de uso, implicando na confeco de relatrio que justifique o seu desaparecimento quando em uso; Material permanente: aquele que, em razo de seu uso corrente, no perde a sua identidade fsica ou foi fabricado com expectativa de durabilidade superior a dois anos;

Material inservvel: o que no mais possa ser utilizado para o fim a que se destina, em virtude da perda de suas caractersticas, de sua obsolescncia devido modernizao tecnolgica, independentemente do seu valor de mercado; Material ocioso: aquele que, embora apresente condies de uso, no est sendo aproveitado; Material antieconmico : o que possui manuteno onerosa ou rendimento precrio, em virtude de uso prolongado, desgaste prematuro ou obsoletismo; Material recupervel: aquele que, embora esteja com defeito, pode ser recuperado, desde que o custo da recuperao no supere quarenta por cento do seu valor de mercado ou a anlise de custo/benefcio demonstre ser plenamente justificvel a recuperao;
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

75

Material irrecupervel: material com defeito e que no pode ser utilizado para o fim a que se destina, em razo da inviabilidade econmica de sua recuperao; Movimentao de Material: o seu deslocamento de material de um local para outro, caracterizada pela substituio de responsveis total ou parcial sobre ele. Pode ser interna ou externa. A movimentao deve ocorrer no sistema SIAD de forma eletrnica e entre locais de forma fsica; Movimentao Externa: o deslocamento do material de uma Unidade para outra, ou de um Centro de Suprimento para uma ou mais Unidades, ou ainda destas para os Centros de Suprimento. que se caracteriza pela substituio do responsvel total sobre o material movimentado; Nota Fiscal: o documento comprobatrio da aquisio de um bem ou servio por intermdio de um fornecedor, na qual se especificam as mercadorias vendidas e servios prestados com indicao dos preos unitrio e global. Oramento-Programa: a expresso de um plano de trabalho pelo conjunto das aes a serem desenvolvidas e pela especificao dos recursos necessrios a sua execuo; Ordenador de Despesa: denominao data as autoridades que pratiquem atos de empenhar, liquidar, autorizar pagamentos, adiantamentos ou dispndios de recursos pelos quais responsvel. No CBMMG, o Ordenador de Despesa seu dirigente mximo o Comandante Geral que delega esta competncia aos Tenentes Coronis, Coronis ou outro militar tambm chefe de Unidade Executora. rgos Gerentes: so os rgos do Corpo de Bombeiros Militar encarregados da gerencia superior de Projetos ou Atividades em consonncia com as polticas setoriais da Corporao e outras diretrizes afins. Atualmente a DAL, DRH, AAS e BM/3 so os gerentes de Projetos e Atividades especficos de cada atribuio legal; Parecer Tcnico: o documento emitido por tcnico ou perito, visando instruir os processos de aquisio de material ou contratao de Servios, orientando as Comisses de licitaes e Comisses Permanentes de Avaliao e Recebimento de Material, bem como para instruo de processos de baixa de bens por inservibilidade; Parecer de Recebimento: o documento pelo qual, os bens materiais so incorporados em carga ou registrados no estoque de material da Unidade; Plano: a expresso material da funo administrativa de planejamento, que compreende a formulao sistemtica de um conjunto de decises devidamente integradas, apresentando exequibilidade tcnica, convenincia
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

76

econmica e aceitao poltica e que expressa os propsitos do Governo Estadual e condiciona os meios de alcan-los; Plano de Auditoria: o documento que estabelece os objetivos da atividade da auditoria sistemtica e regula sua execuo quanto aos rgos a serem examinados, pessoal participante, datas de realizao e condies de apoio; Prestao de Contas: a documentao compreendida pelo demonstrativo e os documentos comprobatrios de receita e despesa - organizada pelo prprio agente, entidade ou pessoa designada, responsvel pelo recebimento ou aplicao de recursos financeiros; Programa: o instrumento de organizao da ao governamental visando concretizao dos objetivos pretendidos; sendo mensurado por indicadores estabelecidos no plano plurianual; Programa de Auditoria: a ordenao racional das atividades de auditoria, expressa num conjunto de aes integradas, visando a objetivo especfico de um exame de auditoria, a fim de servir como esquema para o auditor no curso de seu trabalho; Projeto: um instrumento de programao para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes, limitadas no tempo, das quais resultam um produto que concorre para a expanso ou aperfeioamento da ao do Governo; Proviso de Crdito (descentralizao de cota ): instrumento mediante o qual transferido o poder de deciso sobre determinado crdito, no seu todo ou em parte; Requisio: o documento de solicitao de material, aos detentores destes, no mbito da Corporao. Um agente pblico de uma Unidade Administrativa deve fazer a requisio de forma eletrnica na SIAD para posterior retirada do material no Almoxarifado; Responsvel e co-responsvel: pessoa legalmente instituda para gerir administrativa, financeira e patrimonial uma unidade que pratica atos de gesto. Especificamente no caso do SIAFI, pode-se dizer dos operadores do sistema, responsveis pelo registro das transaes; Ressarcimento: Ato de indenizar o servidor que realizou despesa devidamente comprovada em favor do Estado mediante autorizao ou diligncia custeada por ente pblico; Responsabilidade Total: a responsabilidade decorrente da guarda e administrao de toda a carga patrimonial de uma Unidade Administrativa;
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

77

Responsabilidade Parcial: a responsabilidade decorrente da guarda e administrao de parte da carga patrimonial de uma Unidade Administrativa; Termo de Responsabilidade Parcial: o documento informatizado que contm todo o material permanente de cada seo ou peloto no mbito de uma Unidade Administrativa; Tomada de Contas: o levantamento organizado por servio de contabilidade analtica, baseado na escriturao dos atos e fatos praticados na movimentao de crditos, recursos financeiros e outros bens pblicos, por um ou mais responsveis pela gesto financeira e patrimonial a cargo de uma Unidade Administrativa e seus agentes, em determinado exerccio ou perodo de gesto; Tomada de Contas Especial: Procedimento para apurar dano ao errio pblico e apontar seus respectivos responsveis para adoo de medidas administrativas e penais; Transferncias Correntes: dotaes para despesas s quais no corresponda contraprestao direta em bens ou servios ao Estado, incluindo as contribuies e subvenes destinadas a atender a manuteno de outras entidades de direito pblico ou privado; Transferncias de Capital: as dotaes para investimentos ou inverses financeiras que outras pessoas de direito pblico ou privado devam realizar, independentemente de contraprestao direta em bens ou servios, constituindo estas transferncias auxlios ou contribuies, segundo derivem diretamente da Lei de Oramento ou de lei especial anterior, bem como as dotaes para amortizao da dvida pblica; transferncias para a formao ou aquisio de um bem de capital nas entidades ou rgos beneficiados; Unidade Administrativa: a Organizao Corpo de Bombeiros Militar estruturada para exercer administrao prpria, possuindo competncia para realizar atos de gesto de bens do Estado e de terceiros, dependendo entretanto de proviso de crditos para a execuo de Projetos e/ou Atividades, ou parcelas dos mesmos, a seu cargo. Sua competncia variar com o grau de autonomia que lhe for concedido. No contemplada nominalmente no Oramento Geral do Estado; Unidade Executora: a que dispe de organizao e meios para exercer plena administrao prpria e tem competncia para praticar todos os atos e fatos administrativos decorrentes da gesto de bens do Estado e de terceiros, bem como para estudar, dar parecer e julgar direitos. Representa aquela que o oramento no atribui recursos, mas que contemplada com a distribuio dos crditos da Unidade a qual est vinculada para a realizao dos programas de trabalho;
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

78

Unidade Oramentria: a entidade da Administrao Pblica a que o Oramento Geral do Estado atribui, especificamente, recursos para o atendimento de seus encargos, possuindo o poder de deciso sobre tais recursos.

Anexos: Anexo A; Gerentes e suas respectivas Atividades GERENTES de ATIVIDADE DRH DAL DRH DRH DRH DTS DE DRH DAL DRH DAL DTS DTS AAS ATIVIDADES 2.002 - Planejamento, Gesto e Finanas 2.058 - Auxlio Transporte, Alimentao, Funeral e Doena para Servidores Militares 2.417 - Remunerao do Pessoal Ativo 7.007 - Proventos de Inativos Militares 2.427 - Tecnologia da Informao 4.366 - Recrutamento, Treinamento e Formao de Bombeiros Militares 2.021 - Assistncia e Promoo Social 2.087 - Reforma e Ampliao de Unidades Prediais do CBMMG 4.273 - Preveno e Combate a Sinistros 4.365 - Manuteno e Ampliao do Sistema de Comunicao 4.086 Disseminao de Acesso aos Sistemas de Informao 2.052 - Assistncia Mdico-Psicolgica
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

79

AAS GERENTES DAI

aos Bombeiros Militares 2.054 - Assistncia Odontolgica a Bombeiros Militares PROJETOS 1.268 - Coordenao e Controle das Atividades de Bombeiros Voluntrios

Anexo B; Modelo de Solicitao de Crdito

OBM Belo Horizonte, de Ofcio n /2013 Assunto: Pedido de crdito de 2013

Sr. Coronel BM

,( GERENTE DE ATIVIDADE)

Solicito a V. Sa. Crdito Oramentrio, para as despesas conforme quadro abaixo: ATV NAT DESP ID OBJETO Descrever o que ser comprado ou servio a ser contratado. No repetir o
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

VALOR R$

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

80

a descrio do Item de despesa que est na NERO. JUSTIFICATIVA: o porqu da compra ou contratao segundo a convenincia e oportunidade da Administrao Pblica. No caso de dirias de viagem, colocar o valor, em reais, por militar e local da DSP. , TEN CEL BM ORDENADOR DE DESPESAS Legenda: ATV Atividade NAT DESP- Natureza de Despesa ID- Item de Despesa Referncia Bibliogrfica: BARBOSA, Marcelo Mendes. Alinhamento entre planejamento e gesto: O Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado e os Acordos de Resultados . Monografia ( Especializao em Gesto Pblica) - Escola de Governo Fundao Joo Pinheiro, Belo Horizonte, 2007. BRASIL, Lei 4.320 de 17 de maro de 1964. Institui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaborao e controle dos oramentos e balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal. Braslia. 1964. BRASIL, Lei 8.429 de 02 de junho de 1992. Dispe sobre as sanes aplicveis aos agentes pblicos nos casos de enriquecimento ilcito no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo na administrao pblica direta, indireta ou fundacional e d outras providncias . Braslia. 1992. BRASIL, Lei 8.666 de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituio Federal, institui normas para licitaes e contratos da Administrao Pblica e d outras providncias . Braslia. 1993. CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS. Manual de Tomada de Contas Especial do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais . Belo Horizonte, 2010. CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS, Resoluo n. 0003, de 08 de fevereiro de 2000. Aprova as Normas de Administrao
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

81

Financeira, Contabilidade e Auditoria do Corpo de Bombeiros Militar. . Belo Horizonte, 2000. CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS, Resoluo n. 097 de 28 de abril de 2003. Aprova as Normas e Procedimentos para Administrao de Material do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais . Belo Horizonte, 2003. CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS, Resoluo n. 313, de 09 de julho de 2008. Dispe sobre a concesso de dirias aos integrantes do Corpo de Bombeiros Militares (CBMMG) e d outras providncias . Belo Horizonte, 2008.

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS, Instruo Tcnica Conjunta n. 02 de 01 de Janeiro de 2009. Dispe sobre os procedimentos para a montagem dos Processos de Despesas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2009. CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS, Resoluo n. 382 de 05 de Outubro de 2010. Aprova o Manual de Tomada de Contas Especial do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2010. CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS, Resoluo n. 456 de 15 de Maro de 2012. Dispe sobre as Normas de Execuo dos Recursos Oramentrios para o exerccio de 201 - (NERO/2012) e as diretrizes para sua execuo. Belo Horizonte, 2012. GIACOMONI, James. Oramento Pblico. So Paulo: ed Atlas, 14 Edio, 2009. MINAS GERAIS (Estado), Decreto n. 35.304 de 30 de dezembro de 1993. Dispe sobre a implantao e utilizao do sistema integrado de administrao financeira do estado de Minas Gerais - SIAFI-MG . Belo Horizonte, 1993. MINAS GERAIS (Estado), Decreto n. 37.924 de 16 de maio de 1996. Dispe sobre a execuo oramentria e financeira, estabelece normas gerais de gesto das atividades patrimonial e contbil de rgos e entidades integrantes do poder executivo e d outras providncias . Belo Horizonte, 1996. MINAS GERAIS (Estado), Decreto n. 43.635 de 20 de outubro de 2003. Dispe sobre a celebrao e prestao de contas de convnios de natureza
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

82

financeira que tenham por objeto a execuo de projetos ou a realizao de eventos. Belo Horizonte, 2003. MINAS GERAIS (Estado), Lei n. 14.938 de 29 de dezembro de 2003. Altera a Lei n 6.763, de 26 de dezembro de 1975, que consolida a legislao tributria no Estado, e d outras providncias. Belo Horizonte, 2003. MINAS GERAIS (Estado), Decreto n. 44.448 de 26 de janeiro de 2007. Dispe sobre a viagem a servio e concesso de diria a servidor dos rgos da administrao pblica direta, autrquica e fundacional, e d outras providncias. Belo Horizonte, 2007. MINAS GERAIS (Estado), Decreto n. 44.948 de 14 de novembro de 2008. Dispe sobre o encerramento do exerccio financeiro de 2008, para os rgos e entidades da Administrao Pblica Estadual . Belo Horizonte, 2008. MINAS GERAIS (Estado), Decreto n. 45.018 de 20 de janeiro de 2009. Dispe sobre a utilizao e gesto do sistema integrado de administrao de materiais e servios do estado de Minas Gerais - SIAD-MG do poder Executivo Estadual. 2009. MINAS GERAIS (Estado), Decreto n. 45.242 de 11 de dezembro de 2009. Regulamenta a gesto de material, no mbito da Administrao Pblica Direta, Autrquica e Fundacional do Poder Executivo . Belo Horizonte, 2009. SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTO DE MINAS GERAIS, Resoluo n. 61 de 29 de novembro de 2005. Regulamenta os procedimentos para realizao de cotao eletrnica para aquisio de bens e contratao de servios de pequeno valor por dispensa de licitao, com fundamento nos incisos I e II do art. 24 da Lei Federal n..666/93, no mbito da Administrao Pblica Direta, Autrquica e Fundacional do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2005. SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTO DE MINAS GERAIS, Classificao Econmica da Despesa . Belo Horizonte, 2011. Disponvel em : http://www.planejamento.mg.gov.br/governo/planejamento/orcamento/arquivos/Cla ssificador_da_Despesa.pdf. Acesso em 20 Fev.2011. TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS, Smulas das decises do TCMG. Belo Horizonte, 2011. Disponvel em: http://www.tce.mg.gov.br/IMG/Legislacao/legiscont/Smulas%2004-03-2011.pdf. Acesso em 07 Mai.2011.
Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

83

VILHENA, Renata; MARTINS, Humberto Falco; MARINI, Caio; GUMARES, Tadeu Barreto (Orgs.). O Choque de Gesto em Minas Gerais: polticas da gesto pblica para o desenvolvimento. Belo Horizonte: ed. UFMG, 2006.

Capito BM Abel M. Fonseca Aes de gesto para o interesse pblico

Noes de gesto financeira e oramentria no CBMMG

You might also like