You are on page 1of 83

NOES BSICAS DO MICROSOFT WORD

Antes de conhecer e iniciar o trabalho com o Microsoft Word, necessrio entender o que significa o termo processamento de textos. Esse termo mostra, de maneira bem simples, que os textos podem ser processados medida que so manipulados, ou seja, um texto comea com um aspecto bem rudimentar at transformar-se em um documento com um estilo bem profissional. Os programas de processamento de textos possuem, principalmente, dois grandes recursos; a edio e a formatao. A edio a habilidade de inserir texto dentro de um programa, fazer correes, salv-lo em disco e alter-lo sempre que necessrio; e a formatao, por sua vez, a habilidade de aplicar modificaes ao documento e especificar como o texto aparecer na tela e no papel. Quando se escreve um documento, o texto inserido dentro de um arquivo. A digitao no processador de textos eletrnico feita quase da mesma forma como em uma mquina de escrever, com a vantagem de que os erros podero ser corrigidos mesmo aps a insero do texto. O Microsoft Word oferece um ambiente de trabalho ideal. Muitos dos comandos necessrios para a produo de cartas, memorandos, relatrios e outros documentos com qualidade profissional esto disponveis por meio de botes na tela. Esse programa agrupa os comandos por ordem de funo nos menus localizados na parte superior de sua janela. Por exemplo, o menu Arquivo contm os comandos que so utilizados para abrir, imprimir e salvar documentos. Alguns comandos, como por exemplo, o comando Fechar, executam uma ao no momento em que so escolhidos. J outros como o Abrir, solicitam informaes adicionais para que possam executar a ao correspondente. O Microsoft Word, ajuda os usurios a descobrir e usar mais das antigas e novas funcionalidades do aplicativo. Isto possvel atravs de novas ferramentas como o Painel de Tarefas e as Marcas Inteligentes que so divididos dentro da suite de aplicativos do Office assim como atravs das tecnologias melhoradas de formatao, estilos, tpicos, e muito mais.

Inicializao
Um fato bem interessante, que muitas pessoas criam seus prprios atalhos no Windows e colocam seus programas em janelas personalizadas, ficando assim, difcil definir qual a forma de carregamento do programa para execut-lo e utiliz-lo. Portanto, existem vrias formas de carregar um determinado programa na tela e comear a utilizlo. Presume-se que a chamada do programa Microsoft Word esteja presente dentro da opo Programas no menu Iniciar, que fica localizada na parte inferior esquerda da janela principal do Windows. Execute os passos a seguir: 1. A partir da tela principal do Windows, pressione o boto esquerdo do mouse uma vez sobre o boto Iniciar, localizado na parte inferior esquerda, conforme a figura a seguir. Boto Iniciar presente na barra de tarefas do Windows. 2. Assim que aparecer o conjunto de opes, clique sobre Programas para que aparea um submenu onde est localizado o Microsoft Word. Observe o menu Iniciar na figura abaixo. Menu Iniciar do Windows e o submenu Programas. Observao: as informaes no menu Iniciar podem variar conforme o Windows apresentado em cada computador.

3. Logo aps, d um clique sobre o item Microsoft Word para inicializar o programa. 4. Espere o programa ser carregado na tela e observe que logo aps o processo de inicializao mostrada a tela de abertura.

Caractersticas e Novidades
O Microsoft Word 2003, no s tem melhor aspecto que as anteriores verses, graas s novas cores nos menus e ao design renovado dos cones e painis de tarefas, como traz algumas inovaes interessantes e vrias funcionalidades melhoradas. Esta verso traz uma nova vista de documentos adaptada especificamente para leitura na tela, que inclui um painel com as miniaturas de cada pgina, como pode conferir no captulo V deste livro. A tarefa de reviso de documentos est mais facilitada com a opo de comparar documentos lado a lado. Se escolher o menu Janela > Comparar Lado a Lado, os dois documentos aparecem lado a lado, a funo Registar Alteraes ativada e a barra de ferramentas Comparar Documentos surge, disponibilizando um prtico boto para fazer deslocamento dos dois documentos em simultneo.

No Word 2003 possvel guardar vrias verses num s arquivo, o que pode ser til quando se pretende gerir o processo de reviso de um documento que passa por vrias pessoas. Para isso, escolha Arquivo > Verses e ative a opo Salvar uma verso automaticamente ao fechar. As novas funcionalidades de segurana do Word 2003 permitem definir restries de edio e formatao de documentos, atravs do painel de tarefas PROTEGER DOCUMENTO. Obteno de programas Conforme uso do Office, o usurio poder ver atalhos, cones e comandos para programas e componentes que no foram instalados durante a configurao. Quando precisar de quaisquer desses programas ou componentes, pode-se simplesmente clicar no comando e o Office instalar o programa ou componente. Office em execuo possvel consertar problemas com arquivos no fundamentais (como fontes e modelos) clicando em Detectar e corrigir no menu Ajuda. Esse comando reinstala os arquivos que esto faltando ou danificados. Os problemas com arquivos essenciais e entradas de registro so detectados automaticamente e consertados quando o Office aberto. Autocorreo O usurio pode usar um recurso chamado AutoCorreo para detectar e corrigir erros tipogrficos, palavras incorretas, erros gramaticais e aplicao de maisculas incorreta. O Word vem com uma lista de correes interna (chamada entradas de AutoCorreo), mas o usurio pode facilmente adicionar ou remover entradas. Agora, a AutoCorreo tem mais poder para detectar e corrigir erros de ortografia comuns. Isso se deve ao fato de que esse recurso usa o dicionrio principal do verificador ortogrfico em vez de uma lista predefinida de correes ortogrficas. possvel manter uma lista separada de entradas de AutoCorreo para cada idioma. O Word alternar para a lista adequada com base na formatao do idioma do documento. Autoformatar ao digitar

O Word pode formatar um texto automaticamente enquanto este est sendo digitado. O Word automatiza a nfase de fala inicial, isto , detecta a formatao aplicada ao primeiro item da lista e aplica a mesma formatao ao prximo item. Autocompletar O Word pode oferecer sugestes automaticamente para o resto da palavra ou frase que o usurio est digitando, incluindo datas e entradas de AutoTexto. Clicar e digitar Use o recurso Clicar e digitar para inserir texto, elementos grficos, tabelas ou outros itens rapidamente na rea em branco de um documento. O recurso aplica automaticamente a formatao necessria para posicionar o item no local em foi clicado duas vezes. Por exemplo, para criar uma pgina de ttulo, clique duas vezes no meio de uma pgina em branco e digite um ttulo centralizado. rea de transferncia cumulativa Use a nova rea de transferncia para reunir objetos de todos os seus programas, incluindo o navegador da web, e para colar esses objetos quando precisar deles. possvel armazenar at 12 objetos na rea de Transferncia do Office. Correo ortogrfica e gramtica Para corrigir erros ortogrficos e gramaticais sem ter que confirmar cada correo, use o recurso AutoCorreo. No Word, ela a mais poderosa ferramenta para corrigir automaticamente os erros ortogrficos comuns. Ortografia e gramtica em outro idioma Para verificar texto em outro idioma, necessrio instalar as ferramentas de ortografia e gramtica daquele idioma. No Word, certifique-se de que o idioma esteja ativado para edio. Da em diante, o Word detectar automaticamente o idioma nos documentos e usar as ferramentas de ortografia e gramtica corretas. Tabelas aninhadas Nessas verses do Word, possvel pode criar tabelas aninhadas tabelas dentro de outras tabelas. Clique e arraste para desenhar uma tabela aninhada da mesma forma como faria para uma tabela qualquer. Alinhamento vertical e horizontal O usurio pode alinhar texto vertical e horizontalmente usando os convenientes botes de Barra de Ferramentas de Alinhamento. Se o texto tiver orientao vertical, os botes automaticamente se ajustam para fornecer o correto alinhamento. Redimensionamento da tabela Redimensionador de linha de tabela pode-se ajustar a altura de qualquer linha diretamente na tabela arrastando a borda da linha para cima ou para baixo, da mesma forma como larguras de colunas so ajustadas. Se mantiver a tecla Alt pressionada enquanto arrasta a borda da coluna, a nova rgua vertical mostrar a altura exata da linha; Ala de movimentao da tabela pode-se usar o mouse para mover sua tabela para outra posio na pgina; Ala de redimensionamento da tabela pode-se alterar o tamanho da tabela inteira mantendo as mesmas propores de linha e coluna.

Office Art

O usurio pode facilmente embelezar o seu texto e elementos grficos usando as 100 autoformas ajustveis, quatro tipos de efeitos de preenchimento gradiente multicolorido, de textura, transparente e de figura efeitos de sombra direita e efeitos 3D. O Office Art um nvel de desenho rico e sofisticado que substitui o recurso de desenho do Word e compartilhado por todos os aplicativos do Microsoft Office. O novo Clip Gallery Usando o novo Clip Gallery, o usurio pode organizar figuras em categorias personalizadas, atribuir palavras-chave a figuras, arrastar imagens para seus documentos do Office e deixar o Clip Gallery aberto em uma janela menor enquanto trabalha em seus documentos. O novo Clip Gallery tambm pode armazenar sons e vdeos. Enviar documentos pelo correio eletrnico Pode-se enviar uma cpia de um documento pelo correio eletrnico (e-mail) diretamente do Microsoft Word de maneira semelhante ao envio de uma mensagem. Na verdade, o documento a mensagem de correio eletrnico. Isso facilita a colaborao em um documento por correio eletrnico porque o usurio pode editar o documento diretamente, sem ter que abrir ou salvar um anexo. Mensagens do Word so em formato html, de modo que seus destinatrios no necessitem de softwares especiais para exibir a mensagem. Criao de pgina da web Salve seu documento como uma pgina da web salve facilmente seus documentos do Word para uso na web com o comando Salvar como pgina da Web (menu Arquivo); Coloque seus documentos da web na web use o recurso Pastas da Web para gerenciar seus arquivos armazenados em um servidor web. Pode-se acessar o recurso Pastas da Web por meio do Windows Explorer ou de qualquer programa do Microsoft Office; Assistente de pgina da web o assistente fornece modelos da web personalizados que voc pode facilmente modificar para atender s suas necessidades. possvel escolher entre uma variedade de modelos de contedo que tratam de tipos comuns de pginas da web; Hyperlinks pode-se clicar para vincular-se a qualquer arquivo do Office, pgina da web ou outro arquivo em qualquer site da internet ou intranet, ou em qualquer servidor de arquivos; Pginas de quadros pode-se usar quadros para criar um site mais organizado, que permita que voc oferea mais informaes ao seu pblico; Modo de exibio de layout da web sem sair do Word, possvel usar o modo de exibio Layout da web para ver a aparncia de suas pginas em um navegador; Visualizar sua pgina da web sem salvar seu arquivo, pode-se visualizar rapidamente sua pgina em seu navegador com o comando Visualizao de pgina da Web (menu Arquivo).

A imagem apresenta o ambiente de trabalho do Microsoft Office Word.

Barra de Titulo
No topo de qualquer aplicao para Windows encontra-se sempre uma barra de titulo. Essa barra apresenta o nome da aplicao e, no caso do Word, o nome do documento ativo, sempre que o mesmo esteja maximizado.

No lado esquerdo da barra de titulo encontra-se o cone representativo da aplicao: Ao clicar nesse boto (tal como em qualquer aplicao para Windows) abre-se o Menu de Controle da aplicao:

Os comandos nele apresentados so auto-explicativos das suas funes. Com exceo das funes Mover e Maximizar, as mesmas funes esto presentes na barra de titulo do lado direito:

Minimiza a janela global. Maximiza ou Fecha a aplicao. Restaura o tamanho da janela.

Barra de Menus
Contendo 9 menus, a barra de menus encontra-se imediatamente abaixo da barra de titulo. Ao clicar num dos menus abre-se uma lista com as aes referentes ao menu selecionado.

Para abrir uma das aes possveis basta que clique com o mouse na respectiva ao. Poder tambm utilizar a eventual combinao que apresentada do lado direito da ao. Por exemplo para ativar a ao Novo clique em CTRL+O. Poder tambm utilizar a tecla ALT em conjunto com a letra sublinhada do respectivo menu. Por exemplo ALT+F (Abre o Menu Arquivo). Em seguida poder utilizar as teclas de cursor do teclado e clicar em ENTER ou clicar na letra sublinhada da ao pretendida.

Barras de Ferramentas
Essa barra grfica apresenta uma srie de botes que desempenham alguns dos comandos mais comuns no Word, como por exemplo: abrir, copiar e imprimir arquivos. As barras de ferramentas

contm botes que lhe oferecem rpido acesso, via mouse, a inmeros comandos e recursos do Word. Para exibir a Barra de Ferramentas, caso ela no esteja sendo mostrada na tela, escolha a opo Barra de Ferramentas a partir do menu Exibir. Poder ser necessrio aumentar a janela do Word at largura mxima da tela para que se possa exibir toda a Barra de Ferramentas.

Barra de Ferramentas Padro


A Barra de Ferramentas Padro possui a maioria dos comandos utilizados com mais freqncia na execuo de operaes bsicas do Word, tais como, abrir um novo documento, salv-lo, imprimilo, executar a correo ortogrfica, inserir tabelas, entre outras. A Barra de Ferramentas Padro e seus respectivos botes so mostrados na figura a seguir.

Novo Abre um novo documento. Menu Arquivo/Novo Abrir Abre um documento j editado. Menu Arquivo/Abrir Salvar Salva (grava) o documento que est sendo editado. Menu Arquivo/Salvar Permisso (Acesso irrestrito) Imprimir Imprime todas as pginas de um documento. Menu Arquivo/Imprimir Visualizar Impresso Exibe as pginas como sero impressas. Menu Arquivo/Visualizar Impresso Ortografia e Gramtica Ativa o revisor ortogrfico e gramatical. Menu Ferramentas/Ortografia e gramtica Pesquisar Digite o texto a ser consultado em uma variedade de servios de pesquisa e referncia. Voc tambm pode pressionar ALT e clicar em uma palavra para iniciar a pesquisa.

Recortar Remove a rea selecionada para a rea de transferncia. Menu Editar/Recortar Copiar Copia a rea selecionada para a rea de transferncia. Menu Editar/Copiar Colar Insere o contedo da rea de transferncia no ponto de insero desejado. Menu Editar/Colar

Pincel Copia a formatao do trecho selecionado para a posio especificada. Menu Editar/Copiar + Editar/Colar especial/Formato Desfazer Limpar Reverte ltima ao. Menu Editar/Repetir limpar Refazer Limpar Refaz a ltima ao. Menu Editar/Refazer limpar Inserir Hyperlink O hyperlink permite pular para um local no documento atual ou pgina da web, para um documento do Word ou pgina da web diferente, ou para um arquivo criado em um programa diferente. Menu Inserir/Hyperlink Tabelas e Bordas Exibe ou oculta a Barra de Ferramentas Tabelas e Bordas. Menu Exibir/Barras de ferramentas/Tabelas e bordas Inserir Tabela Insere uma tabela. Menu Tabela/Inserir Tabela Inserir Planilha do Microsoft Excel Insere planilha do Microsoft Excel. Menu Inserir/Objeto/Planilha de trabalho do Microsoft Excel Colunas Altera formato da coluna dentro das sees. Menu Formatar/Colunas Desenho Exibe ou oculta a barra de ferramentas de desenho. Menu Exibir/Barras de ferramentas/Desenho Estrutura do Documento Exibe ou oculta a estrutura do documento. Menu Exibir/Estrutura do documento

Mostrar/Ocultar Caracteres No-Imprimveis Exibe/oculta todos os caracteres no-imprimveis. Menu Ferramentas/Opes/Exibir/Caracteres no-imprimveis Zoom Escala a visualizao de edio. Menu Exibir/Zoom Assistente do Office Exibe ou oculta assistente de dicas. Menu Ajuda/Ajuda do Microsoft Word - Com um clic, permite visualizar todo o contedo do documento presente.

Barra de Ferramentas de Formatao

Essa barra utilizada para a exibio e aplicao de formatao de caracteres e pargrafos. Para exibir a Barra de Ferramentas Formatao, caso no esteja sendo visvel, escolha a opo Barra de Ferramentas no menu Exibir e, escolha o item Formatao. Poder ser necessrio aumentar a janela do Word at a largura mxima da tela para exibir toda a barra. Observe a figura abaixo.

Estilo Estilos e Fontes disponveis para o documento. Menu Formatar/Estilo Tamanho da Fonte Tamanho da fonte disponvel para o documento. Menu Formatar/Fonte/Tamanho Negrito Coloca negrito na rea selecionada. Menu Formatar/Fonte/Estilo da Fonte/Negrito Itlico Coloca itlico na rea selecionada. Menu Formatar/Fonte/Estilo da Fonte/Itlico Sublinhado Coloca sublinhado na rea selecionada. Menu Formatar/Fonte/Estilo da Fonte/Sublinhado Alinhar Esquerda Alinha o texto selecionado esquerda. Menu Formatar/Pargrafo/Recuos e Espaamento/Alinhamento/Esquerdo Centralizar Centraliza o texto selecionado. Menu Formatar/Pargrafo/Recuos e Espaamento/Alinhamento/ Centralizado Alinhar Direita Alinha o texto selecionado direita. Menu Formatar/Pargrafo/Recuos e Espaamento/Alinhamento/Direito Justificar (Alinhar entre as margens) Alinha o texto no modo justificado. Menu Formatar/Pargrafo/Recuos e Espaamento/Alinhamento/ Centralizado Espaamento entre linhas Numerao Cria uma lista numerada. Menu Formatar/Marcadores e numerao/Numerada Marcadores Cria uma lista com marcadores. Menu Formatar/Marcadores e numerao/Com marcadores Diminuir Recuo Diminui o recuo da esquerda. Menu Formatar/Pargrafo/Recuos e Espaamento/Recuo/Esquerdo

Aumentar Recuo Aumenta o recuo da esquerda. Menu Formatar/Pargrafo/Recuos e Espaamento/Recuo/Esquerdo Bordas Coloca as bordas no texto selecionado. Menu Formatar/Bordas e sombreamento/Bordas Realar Coloca o realce no texto selecionado. Cor da Fonte Coloca a cor da fonte no texto selecionado. Menu Formatar/Fonte/Cor

Tabelas e Bordas
Essa barra chamada Tabelas e Bordas, que s aparecer na tela se a opo na opo Barra de Ferramentas, do menu Exibir, estiver selecionada. Caso no esteja, selecione-a para obter a visualizao da respectiva barra, mostrada na figura abaixo.

Barra de ferramentas Tabelas e Bordas e seus respectivos botes. Essa Barra de Ferramentas utilizada para elaborar bordas que contornem objetos selecionados, aplicar linhas de um lado ao outro na tela, acima ou abaixo da seleo, aplicar sombreamentos que do efeitos de destaque a selees e algumas operaes referentes a tabelas.

Barra de Ferramentas Web

Voltar Volta pgina j selecionada anteriormente. Avanar Avana pgina selecionada.

Parar Salto Atual

Atualizar Pgina Atual Pgina Inicial Pesquisa na Web Acesso a web. Favoritos Relao dos Favoritos. Ir Contm a maioria das opes.

Mostrar Apenas Barra de Ferramentas Web Endereo Relao dos ltimos endereos.

Barra de Ferramentas Desenho

Desenhar Contm opes para manusear com desenho. Selecionar Objetos Para selecionar objetos. Autoformas Para desenhar alguns formatos de desenho. Linha Para desenhar uma linha. Seta Para desenhar uma seta. Retngulo Para desenhar retngulo. Elipse Para desenhar elipse. Caixa de Texto Caixa para digitar texto. Inserir Wordart Menu Inserir/Objeto/Microsoft WordArt 2.0 - Inserir Diagrama ou Organograma Inserir Clip art Inserir Imagem Cor de Preenchimento Altera a cor do preenchimento do objeto. Cor da Linha Altera a cor da linha do objeto. Cor da Fonte Altera a cor da fonte Estilo da Linha Contm opes de escolha de linha.

Estilo de Tracejado Contm opes de escolha de tracejado. Estilo de Seta Contm opes de escolha de seta. Sombra Opes de escolha de sombra de objetos. Desenho 3D Opes de escolha de desenho em 3D.

Layout da Web
Se desejar visualizar o resultado do texto, se fosse gravado como pginas de Web, num Browser (Exemplo:Internet Explorer) deve selecionar-se este modo de visualizao. Para acessar a esta opo basta selecionar o menu Exibir, opo Lay Out da Web.

Layout de Impresso
Quando necessrio visualizar o trabalho para se poder analisar como ir ficar aps ser impresso em papel, deve-se selecionar este modo de visualizao. Para aceder a esta opo basta selecionar o menu Exibir, opo Layout de Impresso

E assim por diante...

Layout de Leitura
Quando se deseja trabalhar sobre a estrutura do texto em modo semelhante a um livro, deve-se selecionar o modo de visualizao de esquema de leitura. Para acessar a esta opo basta selecionar o menu Exibir, opo Layout de Leitura

Estrutura de Tpicos
Quando se deseja trabalhar sobre a estrutura original do texto, obtendo-se assim um maior controle sobre o mesmo, deve-se selecionar o modo de visualizao de destaque . Para acessar a esta opo basta selecionar o menu Exibir, opo Estrutura de Tpicos

Tipo de Letra
O Word permite que cada letra do texto possa estar com uma determinada fonte e/ou efeito. Existem dois modos de formatar o tipo de letra, um consiste em selecionar com o mouse, mantendo pressionado o boto do lado direito do mesmo sobre o texto que se quer modificar e o outro consiste em selecionar o tipo e efeito desejado e comear a escrever. Para acessar a esta opo basta selecionar o menu Exibir , opo Fonte.

Na guia Fonte podem ser alteradas as fontes das letras assim como seus tamanhos. Tambm os estilos do texto podem ser alterados (negrito, sublinhado, itlico) e aplicados efeitos ao texto (superior linha , alto relevo, sombra) .

Letras Maisculas Capituladas


Para enfatizar o pargrafo com um formato de letra capitulada, para produzir letras maisculas, palavras ou elementos grficos capitulados, selecionar o texto ou elemento grfico a ser formatado utilizar o menu Formatar, comando Capitular. _ Clicar sobre o pargrafo a ser iniciado com a letra maiscula capitulada. _ No item Posio, selecionar Capitular ou Na margem. _ Na caixa Altura da letra, digitar ou selecionar o nmero de linhas a serem ocupadas pela altura da letra. _ Na caixa Distncia do texto, digitar ou selecionar a quantidade de espao a ser includo entre a letra capitulada e o incio do pargrafo.

Espaamento entre caracteres


Na guia espaamento de caracteres pode-se definir o tamanho, o espaamento entre letras, e a posio relativa em altura dos caracteres.

Efeitos de texto

Pode-se definir efeitos para o texto. Estes efeitos no so passveis de ser impressos em papel ou exportados para a Web.

Cabealho e Rodap
Para se definir o que se encontra no cabealho e no rodap basta selecionar o menu Exibir , opo Cabealho e Rodap.

A partir do momento em que se escolhe esta opo o Word disponibiliza as reas de cabealho e rodap para se escrever, passando a visualizar uma nova barra de ferramentas.

Cabealho e Rodap: Barra de ferramentas


A partir do momento em que se escolhe esta opo o Word disponibiliza as reas de cabealho e rodap para se escrever, passando a visualizar uma nova barra de ferramentas.

10

11

12

1 Insere auto texto 2- Insere o nmero da pgina 3 Insere o nmero total de pginas do documento 4 Formata o nmero da pgina 5 - Inserir data 6 - Inserir hora 7 - Configurar pgina 8 - Mostra / oculta texto do documento 9 - Vincula ao anterior 10 - Alternar entre cabealho e rodap 11 - Mostrar anterior / mostrar prximo 12 - Fechar caabealho e rodap.

Formatao de Texto em Colunas


Se necessrio, pode-se dividir o texto em colunas, para isso deve-se selecionar no menu Formatar , opo Colunas.

Formatao de Texto em Colunas


No guia Predefinidas ou alternativamente na guia Nmero de Colunas, dever selecionar-se o nmero de colunas desejado. Pode-se ainda definir-se a largura de cada coluna e o espaamento entre as mesmas e se para ser aplicado a todo o documento ou s parte que est selecionada.

Bordas e Sombreamento
Para se desenhar linhas volta do texto e efeitos relacionados selecionar no menu Formatar , opo Bordas e Sombreamento.

Para se desenhar linhas volta do texto e efeitos relacionados, selecionar no menu Formatar, opo Bordas e Sombreamento e escolher o separador Bordas. Na guia Definio pode-se, rapidamente, escolher um de um conjunto de bordas pr-definidas ou personalizar caso a acaso. Pode-se escolher o tipo de linha na guia Estilos, a Cor e a Largura da linha de da borda. Estas definies podem ser aplicadas, usando a opo Aplicar a, ao texto, pargrafo, clula ou tabela selecionados.

Para se desenhar linhas volta das pginas do documento e efeitos relacionados, selecionar no menu Formatar , opo Bordas e Sombreamentos e escolher a guia Bordas da pgina. Na guia Definio pode-se, rapidamente, escolher um de um conjunto de bordas pr-definidos ou personalizar caso a acaso. Pode-se escolher o tipo de linha na guia Estilos, a Cor e a Largura da linha de limite. Estas definies podem ser aplicadas, usando a guia Aplicar a, a todo o documento, seo atual, primeira pgina da seo atual e a todas as pginas da seo atual menos primeira Para se aplicar efeitos de sombreado a texto, selecionar no menu Formatar , opo Bordas e Sombreamento e escolher a guia Sombreamento. Nesta guia pode-se definir um fundo para o texto, usando desde padres slidos a padres prdefinidos de linhas (Padres - Estilo). Pode-se tambm inserir linhas horizontais grficas, clicandose no boto Linha Horizontal

Pode-se usar tambm uma barra de ferramentas desta opo em que se pode encontrar algumas das opes bsicas de limites. Esta barra de ferramentas aparece aps a escolha no menu Formatar , opo Bordas e Sombreamento e clicar no boto Mostrar barra de ferramentas

Para se introduzir marcas ou realar itens num texto deve-se selecionar o menu Formatar , opo Marcas e numerao.

Para se usar destaque com marcas, seleciona-se a guia Com marcadores e ento poder-se- escolher, de um conjunto de opes j pr-definidas ou de uma imagem que se encontra numa galeria de imagens, clicando para isso no boto Imagem ou personalizar o modo como as marcas iro aparecer, clicando para isso no boto Personalizar.

Voc ainda tem as seguintes opes:

Numerao das Pginas


Para se definir a numerao das pginas num documento deve selecionar-se o menu Inserir , opo Nmeros de pginas...

Aps a seleo da opo, pode-se definir a posio na pgina onde se pretende que o numero da mesma se posicione, ou no cabealho da pgina ou no rodap da mesma (guia Posio) e dentro destes se esquerda, direita, centrado no interior das pginas ou no exterior caso a organizao do documento esteja definido com frente e verso. Para se definir a aparncia desejada da numerao, dever clicar-se no boto Formatar

Esta caixa permite que se defina o tipo de numerao; nmeros, letras ou numerao romana. Se o documento estiver dividido em capitulo pode-se definir que essa informao possa ser transportada para o formato da numerao da pgina, selecionando para o efeito a opo

Incluir nmero de capitulo


Em qualquer ponto do documento possvel quebrar a sequncia do nmero da pgina, fazendo com que essa ordem recomece de um outro valor selecionando a guia Numerao de pginas selecionando Iniciar em.

Para que o texto de inicie no nova pgina ou seo selecionar no menu Inserir , opo Quebra.

Pode-se a qualquer altura indicar ao Word para que quebre o texto e o recomece no incio da estrutura seguinte, assim pode-se indicar ao Word que inicie o texto numa nova pgina, numa nova coluna, nova seo ou numa nova linha.

Para se definir notas de rodap, dever escolher o menu Inserir, opo Referncia, opo Nota de Rodap

Neste quadro pode-se escolher se a nota de rodap ir aparecer ou no fim da pgina onde se encontra a sua referncia ou no fim do documento selecionando ou Nota de rodap ou Nota de fim. Pode-se usar ainda uma numerao numrica ou escolher um smbolo como referncia da nota, clicando para tal no boto Smbolo. Pode-se ainda acessar a um conjunto alargado de opes clicando no boto Opes.

Para cada opo escolhida (insero da nota no rodap ou no fim do documento) ir aparecer um conjunto de opes que permitem ajustar algumas caractersticas.

Nota de Rodap
Permite que a mesma possa ser colocada no fim da pgina ou no fim da zona de texto.

Nota de fim
Permite que a mesma possa ser colocada no fim do documento ou no fim da seo respectiva. Ambos permitem definir o tipo de numerao numrica, alfabtica ou romana (Formato do nmero), o inicio da contagem (Iniciar em) e o comportamento da numerao (Numerao)

Pode-se inserir no documento comentrios pessoais ou para outras pessoas que possam ir editar o mesmo documento, sem que estes comentrios venham a ser impressos ou sair nas pginas Web criadas pelo Word. Para criar um comentrio deve selecionar-se no menu Inserir, opo Comentrio.

Ao criar-se um comentrio o Word vai realar a palavra ou rea selecionada com uma cor de fundo e atribuir a essa rea um comentrio. No texto ir ento aparecer uma pequena rea de edio, onde se pode digitar ento o comentrio desejado.

Referncia
Uma referncia cruzada uma ligao dentro documento a itens do documento. a possibilidade de navegar dentro de um documento rapidamente. Para acessar esta opo deve selecionar-se no menu Inserir, opo Referncia, opo Referencia Cruzada.

Na guia Tipo de referncia seleciona-se o tipo de referncia desejada, se a um ndice, a uma ilustrao, a uma nota de rodap, etc. Aps esta seleo ir aparecer no separador Para qual item numerado todas as referncias existentes no documento, para que se selecione a referncia desejada.

Para se criar um campo dever-se- clicar no menu Inserir, opo Campo. Um campo no Word uma referncia a uma funo ou varivel que devolve, isto , escreve, no documento um resultado dinmico. Temos como exemplos a data e a hora, o nmero da pgina, o total de pginas do documento, etc.

Deve-se escolher do lado esquerdo a categoria da funo ou varivel desejada.

Consoante a escolha da categoria ou do campo disponibilizado do lado direito os formatos e as opes disponveis para o campo selecionado.

Existem dois modos de criar tabelas, uma em modo de desenho outra em forma de quadro. Para usar a primeira opo selecionar no menu Tabela opo Desenhar tabela

Aps a seleo desta opo pode-se desenhar o quadrado que limita a tabela que se quer criar

No segundo modo ir ser disponibilizado ao utilizador um quadro que permite a criao da tabela. Para usar esta opo selecionar no menu Tabela, opo Inserir, sub-opo Tabela. Aps a seleo desta opo ir ser apresentado um quadro de opes para a criao da tabela.

No quadro de criao de uma tabela, pode-se definir o numero de colunas que a tabela ir ter na guia Nmero de colunas, o numero de linhas na guia Numero de linhas. A largura das colunas pode ser fixa, ajustada ao seu contedo ou ajustado largura do documento. Pode-se tambm criar uma tabela cujo formato se pode definir clicando no boto Formatao automtica.

Pode-se, no momento em que se cria uma tabela, format-la de acordo com uma srie de elementos pr-definidos . Pode-se definir se a tabela tem definido limites, se sombreada, a cor da sombra e se os ttulos de coluna e de linha tem ou no um formato especial.

Operaes com tabelas - Frmulas


Pode-se inserir em clulas do Word frmulas bsicas. Para isso deve-se selecionar no menu Tabela a opo Frmula.

No campo Frmula escreve-se a formula a inserir, no campo Formato do nmero deve-se escolher o formato pretendido para o resultado. No campo Colar Funo, deve-se escolher, caso se pretenda, uma funo.

Converso de tabela em texto


Quando se torna necessrio converter uma tabela de Word para texto, mantendo a formatao bsica da tabela dever selecionar-se no menu Tabela a opo Converter, sub-opo Tabela em Texto.

Neste quadro especifica-se qual o modo com que se pretende que o texto resultante da converso da tabela para texto, fique formatado.

Converso de texto em tabela


Quando se torna necessrio converter texto para tabelas para que a justificao do texto se torne mais fcil, mantendo a formatao bsica do texto dever selecionar no menu Tabela a opo Converter, sub-opo Texto em tabela.

Converso de texto em tabela


Aparece ento um quadro semelhante ao da criao de tabelas que permite criar a tabela com o numero de colunas e linhas que se deseja e indicando-se qual o mtodo pelo qual o Word vai separar o texto para cada clula no separador Separar texto por.

Classificar
Quando se torna necessrio que exista um conjunto de clulas de uma tabela ordenadas dever selecionar o menu Tabela, opo Classificar .

Classificao de Texto
Primeiro deve-se escolher a coluna de texto sobre a qual ir ser aplicada a operao de classificao, indicando-se ao Word a natureza dos dados a ordenar. O Word permite ainda que a classificao possa ser efetuada por vrias colunas. Assim e aps a definio da coluna principal de classificao, pode-se especificar uma segunda coluna de classificao, subordinada anterior.

Localizar
Para localizar texto dentro de um documento deve selecionar-se o menu Editar, opo Localizar.

Quando aparece o quadro de pesquisa introduz-se o texto a pesquisar no campo Localizar e clicase no boto Localizar Prxima para iniciar a pesquisa.

Substituir
Para localizar texto e substitu-lo por outro dentro de um documento deve selecionar-se a opo Substituir. Quando aparece o quadro de pesquisa e substituio introduz-se o texto a pesquisar no campo Localizar o texto que ir substitu-lo e clica-se no boto Localizar Prxima para iniciar a pesquisa e respectiva substituio.

c
Ir Para
Para se deslocar rapidamente dentro de um documento deve selecionar-se a opo Ir para. Esta opo permite-nos ir para uma determinada zona do documento.

ndices
Quando se torna necessrio um ndice ento deve escolher-se o menu Inserir e depois a opo Referncia e de seguida a opo ndices

O quadro permite escolher que tipo de ndice se pretende e no caso de ser um ndice simples ento deve decidir-se se se pretende que mostre os nmeros das pginas , o tipo de alinhamento ou os nveis.

ndice Remissivo
Um ndice remissivo lista os termos e tpicos discutidos num documento, juntamente com as pginas onde estes aparecem. Quando se pretende um ndice remissivo deve-se escolher as opes pretendidas: O Idioma, o tipo de colunas, o tipo de alinhamento e o formato.

ndice de Ilustraes
O ndice de ilustraes uma lista das legendas de imagens, grficos, diapositivos ou de outras ilustraes de um documento, juntamente com os nmeros das pginas onde aparecem. Quando se pretende um ndice de ilustraes so disponibilizadas opes para mostrar ou no os nmeros das pginas , o tipo de alinhamento, o tipo de preenchimento e o formato.

Tabulao

Para se criar Tabulaes deve-se clicar no menu Formatar e depois escolher a opo Tabulaes. As Tabulaes permitem alinhar o texto para a esquerda, direita, centro ou para um caractere decimal ou de barra.

Para inserir tabulaes deve-se escolher o espao pretendido e se este esquerda ou direita da pgina, e ainda se este espao deve ser preenchido por algum caractere ou se dever ser um espao em branco.

Verificar Ortografia
Para acessar esta funo deve clicar-se em Ferramentas e escolher Ortografia.

O Word vai fazendo a correo ortogrfica dos erros, mas no sem apresentar o quadro que se segue, onde por cada erro encontrado , se pode optar por escolher, ignorar, substituir pela palavra recomendada ou para adicionar ao dicionrio, de forma que da prxima vez o Word j conhea a palavra e no a considere um erro.

Para criar documentos modelo deve-se clicar no menu Ferramentas e escolher Modelos e Suplementos

Para se criar vrios modelos de documentos deve escolher o nome a dar ao modelo, o tipo de letra, as formataes gerais do modelo.

Para se criar envelopes ou etiquetas dever selecionar-se no menu Ferramentas a opo Cartas e Correspondncias e a opo Envelopes e Etiquetas.

Para se criar envelopes deve-se preencher os campos de remetente e destinatrio. Pode ser feito escrevendo diretamente nos campos ou escolhendo do livro de endereos do outlook;

Ao clicar no boto Opes e na guia Opes de Envelope ficam disponveis para seleo o tamanho do envelope e o tipo de letra do remetente e destinatrio.

Ao clicar no boto Opes e na guia Opes de Impresso ficam disponveis para seleo o mtodo de alimentao e a bandeja de alimentao.

Para se criar etiquetas deve-se preencher o campo de endereo. Pode fazer-se escrevendo diretamente ou escolhendo do livro de endereos do outlook.

Ao clicar no boto Opes ficam disponveis para seleo informaes sobre a impressora e informaes sobre etiquetas.

Criao de documento Principal


No painel de tarefas do lado direito devem ser seguidos os 6 passos propostos fazendo as selees adequadas.

Criao da origem dos dados


Pode-se usar uma lista de dados existente, a lista de contactos do Outlook ou criar uma nova.

Se optarmos por criar uma nova lista, ficamos com esta nova caixa de dilogo. O boto Personalizar permite-nos acrescentar mais campos nossa lista.

Aps a criao da lista passamos ao passo seguinte, onde se inserem os campos da lista no nosso documento.

No passo seguinte faz-se uma previso de como ir ficar o documento.

No passo seguinte conclui-se o trabalho podendo optar entre intercalar para novo documento ou imprimir de imediato.

Como Utilizar Modelos


Imagine a seguinte situao: preciso redigir uma carta ao diretor de tecnologia de uma conceituada empresa. O problema que esta carta tem que ser redigida de uma forma mais profissional e no tenho idia de como comear. A partir de agora, deixe de preocupao, utilize os modelos j existentes! Veja como simples: No menu Arquivo, clique em Novo. No painel de tarefas Novo documento, no item Modelos clique em No meu computador.

Clique na guia cartas e faxes e escolha a opo carta profissional, como mostra a figura abaixo:

Utilize os modelos existentes como base para redigir sua carta e outros documentos de forma mais segura e profissional!

Inserindo Objetos
Para se inserir objetos deve-se clicar no menu Inserir e escolher Objeto.

Apenas necessrio escolher o tipo de objeto a inserir e se, por questes de rapidez, deseja que o objeto seja apresentado, na visualizao, como um cone.

Se o objeto a inserir for um outro documento, ento basta escolher criar do arquivo e dizer se para ficar ligado ao outro ou se para mostrar como cone..

Os objetos que se inserem podem ser formatados de acordo com diversos parmetros , a posio , a luminosidade, o contraste ou a cor, atravs da barra de ferramentas.

1 1234567-

Inserir Imagem Cor Mais / menos contraste Maior / Menor brilho Estilo de linhas Estilo de moldagem Formatar Objeto

Insero de Figuras do Clip-Art


_ Menu Inserir/Figura/Clip-Art; _ Escolher a categoria; _ Selecionar a figura com um clique; _ Boto Inserir Clipe ou clique sobre a figura com o boto direito do mouse e selecione a opo inserir.

A figura ser inserida. Para selecionar a figura, clique sobre a mesma. No contorno da figura, aparecer alas de dimensionamento, ou seja, quadrados exibidos ao redor da figura para dimensionamento desta. Quando voc colocar o ponteiro em cima do quadrado, ele se transformar numa seta de duas pontas para voc alterar a figura (aumentar ou diminuir) por meio do arrastar. Se quiser mover a figura, posicione o ponteiro em cima da figura e arraste-a.

Formatar
Os objetos que se inserem podem ser formatados de acordo com diversos parmetros, a posio, a luminosidade, o contraste ou a cor, clicando no cone Formatar objeto.

Aos objetos inseridos pode-se adicionar uma linha de contorno, uma cor ou padro de fundo.

Os objetos tambm podem ser formatados em relao ao tamanho.

Deve-se escolher a forma como os objetos se comportam em relao ao texto, se o texto fica por cima , por baixo, aos lados ou se atravessa o objeto.

Se desejar criar um documento para a Web, ento deve criar-se um texto alternativo (descritivo) para o objeto, pois por este que os motores de busca vo selecionar o objeto.

Macro
Quando existir um procedimento que se repete muitas vezes durante um documento, deve-se criar uma macro para automatizar esse procedimento. Para criar uma macro deve-se selecionar no menu Ferramentas a opo Macro seguida da opo Gravar nova macro.

Aps a seleo da opo de nova macro, dever atribuir-se uma designao mesma para que esta depois possa ser acessada, mais tarde, para execuo. Pode-se ainda por essa macro para ser acessada diretamente na barra de ferramentas ou atravs de um atalho de teclas. Aps a definio de todas as opes deve-se clicar no boto OK para comear a gravao da macro.

Gravao
A partir da altura em que aparece a seguinte janela, a macro encontrasse a gravar todas as aes efetuadas pelo utilizador. Se a determinada altura se desejar interromper a gravao por uns momentos dever clicar-se no boto da direita, devendo-se tornar a acionar o mesmo boto para reiniciar a gravao. Para terminar a gravao dever clicar-se no boto da esquerda

Organizao
A opo do menu Ferramentas , opo Macro sub-opo Macros d acesso a um quadro que permite a organizao de todas as macros gravadas, bem como a sua execuo.

Proteger Documento
Quando se deseja proteger um documento de modo a que no seja alterado deve-se escolher no menu Ferramentas a opo Proteger documento.

Bordas e Sombreamento
Para se desenhar linhas volta do texto e efeitos relacionados selecionar no menu Formatar , opo Bordas e Sombreamento.

Na guia Bordas define-se o tipo de borda.

Na opo Borda da Pgina define-se o tipo de bordas de pgina.

Na guia Sombreamento define-se o tipo de sombreamento.

Hiperlink
Para se criar um hiperlink entre dois documentos ou entre 2 partes do mesmo documento deve-se clicar no menu Inserir e depois escolher a opo Hiperlink.

No quadro que aparece deve-se escolher o endereo da pgina de web, arquivo, ou parte do documento para onde se quer fazer a hiperligao.

Configurar Pgina
Para configurar a pgina onde se trabalha deve-se clicar no menu Arquivo e escolher a opo Configurar Pgina.

Margens
Uma das variveis de configurao da pgina so as Margens. Podem-se configurar as margens superior e inferior, assim como a esquerda e direita. Pode-se ainda definir o tamanho do cabealho e do rodap.

Tamanho do papel
Outra das variveis de configurao da pgina o tamanho do papel e origem do papel. O Word dispe de alguns tamanhos standard j predefinidos, que se podem escolher. Se o tamanho do papel no for standard podem-se definir as medidas do papel tambm nesta seo que se define se o papel est colocado verticalmente ou horizontalmente

Layout da pgina
O Layout da pgina toda a configurao do documento, isto , o tipo de alinhamento, de cabealho e de rodap.

LEMBRETES
. Para formatar Fontes, clique no menu Formatar/Fontes. . Para formatar Pargrafo, clique no menu Formatar/Pargrafo. . Para formatar Colunas, clique no menu Formatar/Colunas. . Para formatar Marcadores e Numerao, clique no menu Formatar/Marcadores e Numerao. . Para formatar Bordas e Sombreamento, clique no menu Formatar/Bordas e Sombreamento. . Para inserir Nmeros de pginas, clique no menu Inserir/Nmeros de Pginas. . Para inserir Quebra, clique no menu Inserir/Quebra. . Para inserir Legenda para figuras e tabelas, clique no menu Inserir/Legenda. . Para inserir Nota de rodap, clique em Inserir/Notas. . Para inserir Figuras, clique em Inserir/Figuras/Do Arquivo ou Clip-Art. . Para inserir Tabela, clique em Tabela/Inserir. . Para inserir ndices, clique em Inserir/ndices. . Para inserir Equaes, clique em Inserir/Objeto/Microsoft Equation 3.0.

Formatando Caracteres:
Ctrl+D Ctrl+I Ctrl+N Ctrl+S Ctrl+Espao Ctrl+= Ctrl+Shift++ Ctrl+Shift+> Abre caixa de dilogo de "Formatar Fonte" Texto selecionado em Itlico Texto selecionado em Negrito Texto selecionado Sublinhado (inclusive espaos) Restaura formato padro no texto selecionado Texto selecionado em 'Subscrtito' Texto selecionado em 'Sobrescrtito' Aumenta 1 ponto no tamanho do fonte do texto selecionado

Ctrl+] Ctrl+Shift+< Ctrl+[ Ctrl+Shift+A Ctrl+Shift+C Ctrl+Shift+F Ctrl+Shift+H Ctrl+Shift+K Ctrl+Shift+P Ctrl+Shift+Q Ctrl+Shift+V Ctrl+Shift+W Shift+F3

Idem Diminui 1 ponto no tamanho do fonte do texto selecionado Idem Passa texto selecionado para Maisculas Copia o formato do texto selecionado Altera o fonte do texto selecionado Oculta o texto selecionado Texto selecionado em versalete Altera o tamanho do fonte do texto selecionado Substitui fontes do texto selecionado por 'smbolos' Aplica o formato previamente copiado ao texto selecionado Sublinha apenas as palavras (espaos no) Altera o fonte do texto selecionaco (abc > Abc > ABC)

Formatando Textos:
Ctrl+E Ctrl+J Ctrl+M Ctrl+Q Ctrl+T Ctrl+0 Ctrl+1 Ctrl+2 Ctrl+5 Ctrl+Enter Ctrl+Shift+Enter Shift+Enter Ctrl+Hfen Ctrl+Shift+Hfen Ctrl+Shift+Espao Centraliza pargrafo Justifica pargrafo Aumenta recuo da margem Remove formatao do pargrafo Seleciona todo o texto do documento Insere linha antes do pargrafo Aplica espao 1 entre linhas Aplica espao 2 entre linhas Aplica espao 1,5 entre linhas Insere quebra de pgina Insere quebra de seo Insere quebra de linha Insere hfen oculto para quebra em fim de linha Insere hfen visvel que no permite quebra em fim de linha Insere espao que no permite quebra em fim de linha

Copiando, excluindo ou movendo texto:


Ctrl+C Ctrl+V Ctrl+X F2 Shift+F2 Copia para o 'clipboard' o texto selecionado Cola contedo do 'clipboard' no ponto de insero Remove para o 'clipboard' o texto selecionado Move texto selecionado para o ponto de insero, ao clicar-se o "Enter" Copia texto selecionado para o ponto de insero, ao clicar-se o "Enter"

Caracteres especiais:
Ctrl+Alt+Ctrl+Ctrl+Alt+C Ctrl+Alt+R Ctrl+Alt+ponto Insere trao longo (use o "-" do teclado numrico) Insere trao curto (use o "-" do teclado numrico) Insere smbolo de 'copyright' Insere smbolo de 'marca registrada' Insere reticncias

Trabalhando com arquivos:


Ctrl+A Ctrl+B Shift+F12 Abre caixa de dilogo de "Abrir arquivo" Salva o arquivo presente Idem

F12 Ctrl+O Ctrl+P Ctrl+W

Abre caixa de dilogo de "Salvar como" Abre novo arquivo Imprime arquivo Fecha arquivo presente

Funes especiais:
Alt+Ctrl+S Alt+Shift+C Ctrl+L Ctrl+U Ctrl+Y F5 F4 Ctrl+Z Shift+F4 Shift+F5 F7 Shift+F7 Divide janela de edio em 2 painis Remove a diviso da janela Abre caixa de dilogo "Localizar" Abre caixa de dilogo "Substituir" Abre caixa de dilogo "Ir Para" Idem Repete a ltima ao Desfaz a ltima ao Repete ltima ao na caixa de dilogo "Localizar, Substituir, Ir Para" Move o ponto de insero para a ltima alterao Abre caixa de dilogo de "Verificar Ortografia" Abre caixa de dilogo do "Dicionrio de Sinnimos"

EXERCCIOS DE FIXAO

Os gabaritos encontram-se no final dos exerccios

01) O Microsoft Word um(a): A) Browser. B) Planilha. C) Editor de textos. D) Sistema operacional. E) Banco de dados. 02) Os cones abaixo servem, no MS-Word, respectivamente, para:

A) verificar a ortografia e gramtica; alterar a cor da fonte utilizada. B) alterar as letras para caixa alta; realar a cor da fonte. C) fazer auto-resumo do texto; sublinhar o termo selecionado. D) verificar a ortografia e gramtica; deixar o termo grifado. E) verificao textual; formatar o tamanho e a cor da fonte. 03) O chefe pediu a sua secretria para que ela alterasse o texto todo da seguinte forma: Queria um texto centralizado, em itlico, com espaamento em 1,5 entre as linhas. Imediatamente, a secretria disse que j havia formatado. De forma gil, ela utilizou-se de comandos de formatao de caracteres. Os comandos que realizariam tal tarefa so, respectivamente, A) Ctrl+E; Ctrl+i; Ctrl+5 B) Ctrl+C; Ctrl+i; Ctrl+15 C) Ctrl+C; Ctrl+t; Ctrl+15

D) Ctrl+C; Ctrl+t; Ctrl+1 E) Ctrl+E; Ctrl+l; Ctrl+1 04) Observe a figura a seguir extrada do MS-Word:

Para gerar uma lista de um nvel com um marcador que no aparece na figura, necessrio clicar em: A) Estilos de lista B) Numerada C) Personalizar... D) Redefinir E) Vrios nveis 05) Com relao ao processador de texto WORD, selecione a alternativa correta. A) Dentre as vrias opes oferecidas pelo Word para impresso de documentos, pode-se citar a impresso de: um documento inteiro, pginas especficas de um documento, sees especficas de um documento, apenas pginas mpares ou pares de um documento, mais de uma cpia de um documento de uma s vez, um rascunho de um documento, um documento na ordem inversa. B) Antes de imprimir um documento do Word, pode-se exibir cada uma de suas pginas com a aparncia que tero quando forem impressas. Para visualizar uma impresso, basta clicar no boto ( ) na barra de ferramentas Formatao.

C) O Word permite que sejam impressas pginas no contguas de um determinado documento. Por exemplo, para imprimir apenas as pginas 1 e 3 de um documento, digite na opo Pginas da caixa de dilogo Imprimir os nmeros das duas pginas desejadas entre hfen (por exemplo, 1-3). D) O Word permite imprimir pginas Web, isto , documentos com a extenso "htm" ou "html". Estando com um documento Web aberto, para imprimi-lo basta clicar no boto ( ) na barra de ferramentas Padro.

E) Estando no modo Visualizar impresso, ao desejar, por exemplo, excluir uma palavra duplicada no texto do documento sendo visualizado, faz-se necessrio clicar no boto Fechar para retornar ao modo de edio desse documento.

06) Um usurio deseja digitar no MS-Word uma lista de itens, cada um deles comeando por um asterisco, mas cada vez que ele pressiona a tecla Enter para passar para a linha seguinte, o asterisco se transforma em um marcador. Para resolver esse problema, o usurio deve percorrer a seguinte seqncia de comandos: A) Ferramentas > AutoCorreo > aba AutoTexto B) Formatar > Marcadores e numerao > boto Remover C) Formatar > Marcadores e numerao > boto Cancelar D) Ferramentas > Opes > AutoCorreo > AutoFormatao ao digitar E) Ferramentas > AutoCorreo > AutoFormatao ao digitar 07) Sobre a formatao em colunas no MS Word correto afirmar que: A) o nmero mximo de colunas numa pgina 3; B) todas as colunas de uma pgina devem ter a mesma largura; C) os espaos entre colunas numa pgina devem ser sempre os mesmos; D) no possvel ter um trecho de um documento em colunas e outro trecho, sem; E) possvel determinar que haja uma linha vertical entre as colunas. 08) Em relao ao processador de texto Word, quando se deseja apagar o contedo de um texto, deve-se selecionar o texto, entrar no menu editar e clicar com o mouse em: A) deletar; B) copiar; C) limpar; D) colar; E) arrastar. 09) Assinale a opo que descreve corretamente as aes das teclas F7, F12 e CTRL + F4 no Word for Windows: A) abrir documento, sair e aumentar fonte B) visualizar impresso, salvar e verificar ortografia e gramtica C) fechar documento, abrir documento e salvar D) verificar ortografia e gramtica, salvar como e fechar documento E) imprimir, salvar como e localizar 10) No Word, a funo do WordArt : A) numerar as pginas de um trabalho. B) criar um diretrio de nomes e endereos. C) criar um hiperlink. D) inserir um smbolo. E) produzir letras estilizadas. 11) O comando Ctrl+Z no Word tem, originalmente, a funo de: A) desfazer a ltima ao. B) refazer a ltima ao. C) criar um hfen no separvel. D) criar um espao no separvel. E) diminuir o tamanho da fonte. 12) Sobre a figura abaixo, pode-se afirmar que:

A) No pode ser feita atravs do Microsoft Word 2003. B) S pode ser feita no Microsoft Excel 2003. C) Pode ser feita utilizando-se um cone especfico da barra de ferramentas Desenho do Microsoft Word 2003. D) Somente pode ser feita atravs do Paint (ou nome equivalente) do Windows. E) Somente pode ser feita utilizando-se uma das AutoFormas da barra de ferramentas Desenho do Microsoft Word 2003. 13) Considere as assertivas abaixo sobre caractersticas do programa Microsoft Word. I - Atravs da criao de sees, podem ser definidas determinadas opes de formatao de pgina para uma parte de um documento. Pode-se criar uma nova seo quando se deseja alterar propriedades como numerao de linha, nmero de colunas, cabealhos e rodaps, margens, tamanho e orientao do papel. II - O Assistente de mala direta permite a criao de cartas-modelo para o envio de correspondncia. Nesse processo, uma fonte de dados um arquivo que contm os dados que variam em cada cpia de um documento mesclado. III - A partir do menu Janela | Dividir, pode-se dividir a janela ativa em painis. Quais so corretas? A) Apenas I B) Apenas I e II C) Apenas I e III D) Apenas II e III E) I, II e III Para responder s questes de nmeros 14 a 16, considere a imagem ao lado, que mostra um documento sendo editado.

14) Sobre o documento que est sendo mostrado na imagem, assinale a assertiva correta. A) O documento possui 2 pginas. B) O documento est configurado para utilizar papel tamanho A4, isto , largura de 21 cm e altura de 29,7 cm. C) O Zoom est definido em 100%, isto , sem redu- o nem ampliao na visualizao do documento. D) O documento est sendo exibido no modo Normal.

E) O nome do arquivo que est sendo editado .Marcao na exibio final..

15) Os botes da Barra de ferramentas representados pelos cones correspondem, respectivamente, a: A) Novo documento em branco, Abrir e Colunas. B) Novo documento em branco, Salvar e Visualizar impresso. C) Excluir documento, Abrir e Justificar. D) Fechar documento, Arquivar e Visualizar impresso. E) Fechar documento, Salvar e Justificar.

, e

16) Considere as assertivas abaixo sobre o documento que est sendo mostrado na imagem. I - Esto sendo exibidas as marcas de formatao como, por exemplo, marcas de pargrafo. est com o alinhamento justificado, isto II - O pargrafo que contm a palavra selecionada , alinhado s margens ou aos recuos direito e esquerdo. III - A palavra selecionada Quais so corretas? A) Apenas I B) Apenas I e II C) Apenas I e III D) Apenas II e III E) I, II e III est formatada em negrito.

Para responder s questes de nmeros 17 e 18, considere a figura abaixo, que mostra um texto editado no MS Word.

17) O pargrafo marcado em amarelo est formatado para: A) alinhamento pela esquerda. B) alinhamento pela direita. C) fonte .Porto Alegre.. D) estilo .Porto Alegre.. E) espaamento duplo.

18) Considerando que, exceo do pargrafo marcado em amarelo, os demais foram formatados com a mesma fonte e o mesmo tamanho, qual das afirmativas abaixo NO corresponde ao texto? A) O pargrafo que comea com .A Corte. foi formatado para alinhamento Justificado. B) A ltima linha (Fonte: .) foi formatada para o estilo da fonte Itlico. C) O ttulo foi formatado para o estilo da fonte Negrito. D) O pargrafo marcado em amarelo foi formatado para Recuo Esquerdo Especial na primeira linha. E) O texto marcado em amarelo utiliza o estilo .Porto Alegre.. 19) Quando se quer comparar, no Microsoft Word, duas verses de um mesmo documento para, digamos, descobrir diferenas entre eles, basta abrir as duas verses do documento em questo e __________________________ ; feito isso, a tela ser dividida em duas. Clicando no boto de rolagem sincronizada, a barra passa a comandar os dois documentos simultaneamente, facilitando a comparao. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase anterior: A) Clicar sobre Janela/Comparar Lado a Lado com... (sem aspas). B) Clicar sobre Ferramentas/Comparar Lado a Lado com... (sem aspas). C) Clicar sobre Formatar/Comparar Lado a Lado com... (sem aspas). D) Clicar sobre Exibir/Comparar Lado a Lado com... (sem aspas). E) No possvel realizar esse procedimento no Microsoft Word 2003. 20) No Microsoft Word, para que servem as teclas F1 a F12, localizadas no alto do teclado? A) De F1 a F10 substituem as teclas de 1(um) a 0(zero) e F11 e F12 so teclas especiais. B) Funcionam como atalhos para vrias funes, sejam em combinao com outras teclas ou sozinhas. C) Funcionam como atalhos para vrias funes, embora s funcionem sozinhas. D) Funcionam como atalhos para vrias funes, embora s funcionem em combinao com outras teclas. E) No tm utilidade alguma no Microsoft Word 2003. 21) O que acontece ao se selecionar uma palavra, clicar duas vezes sobre o cone correspondente a Pincel e depois clicar sobre uma palavra diferente da selecionada, em seguida sobre outra palavra e assim sucessivamente? A) Todas as palavras clicadas aps o duplo-clique sobre o cone Pincel so selecionadas. B) Todas as palavras clicadas aps o duplo-clique sobre o cone Pincel adquirem algumas caractersticas, tais como: negrito, itlico, sublinhado, entre outras, da primeira palavra selecionada. C) Todas as palavras clicadas aps o duplo-clique sobre o cone Pincel ficam em negrito. D) Todas as palavras clicadas aps o duplo-clique sobre o cone Pincel ficam em itlico. E) Todas as palavras clicadas aps o duplo-clique sobre o cone Pincel so sublinhadas. 22) Um usurio, utilizando uma verso recente do Word para digitar um texto, observou que todas as vezes que ele digitava o caractere * e, logo em seguida, digitava uma palavra e, finalmente outro caractere *, os dois caracteres * desapareciam e a palavra digitada passava a ser formatada com negrito. Considerando que essa troca automtica indesejada para esse usurio, ele dever: A) acessar o menu Ferramentas, clicar no item AutoCorreo, acessar a ficha AutoFomatao ao digitar e, finalmente, desabilitar a opo referente a essa substituio automtica. B) acessar o menu Editar, clicar no item Substituir e, finalmente, desabilitar essa opo. C) acessar o menu Editar, clicar no item Substituir e, finalmente, desabilitar a opo negrito automtico. D) acessar o menu Ferramentas, clicar no item Ortografia e Gramtica e, finalmente, habilitar a opo Ignorar todas.

23) Um usurio do Word digitou um texto. Ao final da digitao, posicionou o cursor do mouse no incio do texto e pressionou uma tecla que tem por significado verificar a ortografia e gramtica. Essa tecla : A) F4 B) F5 C) F6 D) F7 E) F8 24) O editor de texto Word apresenta diversas facilidades para a criao e a formatao de textos em geral. Sendo assim, a correo de uma palavra contendo um erro ortogrfico, com base no dicionrio USURIO.DIC, pode ser feita de diversas formas. Suponha que a palavra excrever dever ser corrigida para escrever (previamente adicionada no referido dicionrio pelo usurio), nesse caso, dever ser adotado o seguinte procedimento: A) clicar com o boto direito do mouse sobre a palavra excrever e selecionar a palavra escrever. B) selecionar a palavra excrever, entrar no menu Arquivo selecionar Configurar Pgina, clicar em Corrigir Palavra e selecionar a palavra escrever. C) selecionar a palavra excrever, clicar no menu Inserir, depois selecionar Correo Ortogrfica e selecionar a opo escrever. D) selecionar a palavra excrever, clicar em Opes no menu Formatar, depois Correo Ortogrfica e selecionar a palavra escrever. 25) No processador de texto Word, para se inserir um texto em uma parte inferior de todas as pginas de um documento, pode-se utilizar um artifcio. Este artifcio conhecido como: A) cabealho; B) planilha; C) bordas; D) rodap; E) tabela. 26) Com relao ao processador de texto WORD, selecione a alternativa correta. A) Para aplicar mais zoom apenas a uma determinada palavra de um documento do Word, necessrio selecionar a palavra a que deseja aplicar o zoom, clicar na seta ao lado da caixa de ) na barra de ferramentas Formatao e escolher a configurao controle de zoom ( de zoom desejada para a palavra selecionada. B) O Word possui um dicionrio que permite aos seus usurios encontrar uma lista de sinnimos para uma determinada palavra. Para realizar tal consulta, selecione a palavra desejada e clique no boto ( ) na barra de ferramentas Formatao. C) Ao selecionar uma coluna de uma tabela qualquer de um documento do Word e clicar no boto ) na barra de ferramentas Formatao, os itens da coluna selecionada sero classificados ( em ordem crescente. D) Ao selecionar um texto qualquer de um documento do Word e, em seguida, clicar no boto ) na barra de ferramentas Formatao, o texto selecionado ficar no formato subscrito. ( E) Ao selecionar um texto que esteja em letras minsculas de um documento do Word e clicar no ) na barra de ferramentas Formatao, todas as letras do texto selecionado sero boto ( transformadas em letras maisculas.

27) Uma tabela do Word uma estrutura de linhas e colunas, semelhante do Excel, que organiza e alinha informaes, permitindo formatar as linhas e o texto a ser preenchido. Considerando essa definio, assinale a afirmativa INCORRETA. A) As clulas da tabela podero ter formataes distintas de texto e de bordas e sombreamento. B) Uma vez desenhada uma tabela com quatro colunas e n linhas, no possvel ter linhas com nmero de colunas inferior ou superior a quatro. C) possvel transformar uma tabela em texto, ficando as colunas separadas por marcas de tabulao, marcas de pargrafo ou por outro caractere delimitador informado. D) Aps uma seleo de colunas ou linhas, pode-se solicitar que o Word ajuste o tamanho dessas linhas e colunas uniformemente. E) Em uma clula da tabela, possvel escrever texto na vertical.

28) O texto que digitei deve ser formatado segundo o padro da empresa. Este padro indica papel A4, margens superior, inferior, direita e esquerda igual a trs centmetros, fonte Times New Roman 12, nmero de pgina (centralizado) no rodap. Os menus acionados para realizar a configurao acima devem ser: A) Arquivo, Exibir e Formatar B) Arquivo, Editar e Formatar C) Editar, Exibir e Formatar D) Formatar, Tabela e Janela E) Arquivo, Editar, Exibir e Formatar 29) Quando se pretende copiar um arquivo de um lugar para o outro FALSO afirmar: A) o usurio tem que ter permisso de escrita no local de destino B) se no houver espao no dispositivo de armazenamento, no possvel realizar a cpia C) seleciona-se o arquivo no diretrio de origem e aciona-se o Ctrl-X e depois no local de destino Ctrl-V D) caso j exista um arquivo no diretrio destino com o mesmo nome, o Windows pergunta se o usurio quer sobrescrev-lo. E) se o diretrio de destino e origem forem os mesmos, o Windows gera um novo arquivo identificando que o segundo cpia do primeiro 30) O alinhamento esquerda de um pargrafo pode ser feito de vrias formas. A nica forma incorreta : A) seleciona o texto e aciona o menu Formatar, opo Fonte B) clicar em alguma parte do pargrafo e aciona o cone para alinhamento esquerda C) seleciona o texto e aciona o cone para alinhamento esquerda D) seleciona o texto e aciona o menu Formatar, opo Pargrafo E) clicar em alguma parte do pargrafo e aciona o menu Formatar, opo Pargrafo 31) Anexar um arquivo ao e-mail significa: A) copiar os dados do arquivo no corpo do e-mail B) selecionar um arquivo que ser enviado como complementao ao corpo do e-mail C) copiar no e-mail o link (endereo) do arquivo anexado D) colocar um arquivo no campo assunto do e-mail E) Nenhuma das alternativas anteriores 32) No Word possvel inserir vrios tipos de elementos: A) Somente Figuras B) Somente Figuras e Arquivos C) Somente Caixas de texto D) Somente Figuras e Caixas de texto E) Figuras, Arquivos e Caixas de texto

33) Com relao aos itens Localizar, Substitui e Ir para, disponveis no menu Editar do MS Word, INCORRETO afirmar que possvel A) localizar determinado texto, mesmo que ele ocorra no meio de uma palavra. B) substituir um texto por outro, em todo o documento, de uma s vez. C) ir para determinada seo, indicando o nmero desta. D) substituir, num documento, determinada fonte por outra sem indicar texto algum. E) localizar determinado texto somente em Cabealho e rodap. 34) A Microsoft tm em seus softwares duas estruturas comuns para ativar suas funes, que so os menus e as barras de ferramentas. As barras de ferramentas so estruturas de botes grficos que tentam ilustrar a funo que ser executada por meio de figuras. Abaixo est reproduzida uma parte de uma Barra de ferramentas padro, utilizada em diversos softwares da Microsoft, como o MS Word e o MS Excel. Considere-a.

Com base na observao da figura, assinale a afirmativa correta. A) Clicando-se o boto apontado pela letra A, um arquivo Word ou Excel existente ser aberto, fechando o arquivo, Word ou Excel, em que se est trabalhando. B) Clicando-se o boto apontado pela letra B, ativar-se- a localizao (pesquisa) de um determinado texto dentro do arquivo Word ou do Excel. C) Clicando-se o boto apontado pela letra C, a funo Copiar ser acionada sobre o texto selecionado. D) Clicando-se o boto apontado pela letra D, a funo Recortar ser acionada sobre o texto selecionado. E) Clicando-se o boto apontado pela letra E, ser efetuada a colagem do contedo da rea de transferncia, em um arquivo Word ou Excel, na posio em que se encontra o cursor.

35) No processador de textos Word, a ferramenta Pincel (boto da Barra de ferramentas de formatao) serve para: A) copiar somente a formatao de um pargrafo para outro pargrafo. B) copiar somente a formatao de caracteres de um pargrafo para outro pargrafo. C) copiar a formatao de um pargrafo e seus caracteres para outro pargrafo. D) aplicar uma cor de fundo a um texto marcado. E) aplicar uma cor aos caracteres do texto marcado. 36) Pode-se inserir um Hiperlink em um texto no MS Word, bastando, para isso, selecionar o texto e acionar o menu Inserir > Hiperlink e, logo aps, preencher os parmetros solicitados. O que um Hiperlink? A) um link para textos de outros documentos do Word. B) um atalho para um editor de texto de pginas HTML. C) uma palavra que estar sempre em destaque para ser lembrada e diferenciada das demais. D) uma palavra ou texto que serve de atalho para Meus favoritos. E) uma palavra ou texto que estar em destaque e cujo link, ao ser pressionado, juntamente com a tecla Crtl, exibir a pgina da Internet associada no Internet Explorer. 37) A figura abaixo representa partes que compem o ambiente de trabalho do MS-Word, conforme indicao dos nmeros da coluna da esquerda.

I o nmero 1 corresponde barra de menus. II o nmero 2 refere-se barra de ferramentas formatao. III o nmero 3 corresponde barra de ferramentas padro. IV o nmero 4 representa as rguas. V o item 5mostra a rea de digitao. Assinale a alternativa: A) Todas as alternativas esto corretas. B) Somente os itens II e III esto incorretos. C) Somente o item I est correto. D) Somente os itens IV e V esto incorretos. 38) O Word possibilita a criao de um 9" %, # + F com base em um documento j existente. Marque a alternativa que indica a pasta onde o novo documento ser criado: A) Pasta Meus Documentos. B) Pasta temporria. C) Pasta que contm o documento original. D) Nenhuma das alternativas anteriores. 39) Que recurso do Microsoft Word, pode ser utilizado para determinar quantas linhas e pargrafos existem em um documento? A) Hiperlink B) Colaborao on-line C) AutoTexto D) Contar Palavras E) Pesquisar 40) No processador de textos Word, deseja-se digitar pargrafos, conforme mostrado na figura abaixo.

desejado, ainda, que o Word organize o texto como na figura a seguir:

Para tanto, o recurso que deve ser aplicado ao texto, aps este ter sido selecionado, obtido com a seqncia de comandos no menu Formatar A) Marcadores e numerao . Numerada. B) Marcadores e numerao . Com marcadores. C) Marcadores e numerao . Vrios nveis. D) Pargrafo . Recuos e espaamento. E) Pargrafo . Quebras de linha e de pgina. 41) Com base na imagem de uma parte da janela que permite configurar a formatao de um pargrafo, considere as assertivas abaixo.

I - A opo Controle de linhas rfs/vivas evita que o Word imprima a ltima linha de um pargrafo sozinha no incio de uma pgina (viva) ou a primeira linha de um pargrafo sozinha no fim de uma pgina (rf). II - A opo Manter com o prximo evita uma quebra de pgina entre o pargrafo selecionado e o pargrafo seguinte. III - A opo Manter linhas juntas diminui o espaamento entre as linhas. Quais so corretas? A) Apenas I B) Apenas II C) Apenas III D) Apenas I e II E) I, II e III 42) No Microsoft Word, qual cone permite a criao de tabela?

43) No Microsoft Word 2003, junto barra de rolagem horizontal (no canto inferior esquerdo da tela) so exibidos normalmente alguns cones que possibilitam que o texto seja apresentado de formas ou modos diferentes. Assinale a alternativa que NO apresenta um modo correto: A) Modo Normal. D) Modo de layout do texto. B) Modo de exibio de layout da Web. E) Modo de estrutura de tpicos. C) Modo de layout de impresso. 44) O Word admite que se numere as pginas de um documento no: A) rodap, somente no centro da pgina. B) Cabealho, somente do lado direito da pgina C) Cabealho ou rodap D) Cabealho, somente nas laterais da pgina. 45) Julgue as seguintes informaes sobre o editor de textos Word. I. O recurso do Word conhecido como referncia cruzada, serve para manter um link entre um texto selecionado e um elemento do arquivo como uma figura ou uma pgina. Com este recurso, basta clicar no texto selecionado para acessar o elemento referenciado. II. O comando do Word conhecido como Autoformatao utilizado para ajustar, automaticamente, o tamanho das clulas de uma tabela ao tamanho do texto contido na tabela. III. O comando Layout de Impresso do menu Exibir permite configurar a pgina a ser impressa, estabelecendo, por exemplo, o tamanho do papel, as margens, a orientao da pgina, dentre outras caractersticas. Escolha a alternativa que indica a(s) afirmao (es) CORRETA (S). A) Apenas I. B) Apenas I e II. C) I, II e III. D) Apenas II e III

46) Sobre o Microsoft Word, considere as afirmativas abaixo: I- O uso de folhas de estilos no Microsoft Word pode representar uma grande economia de tempo quando se quer efetuar mudanas universais em um texto. II- No Microsoft Word, o uso do esquematizador serve para dividir o texto em tpicos, podendo tambm ser usado para promover e rebaixar ttulos. III- No Microsoft Word, o dicionrio de sinnimos faz a substituio automtica das palavras no seu texto, pois um recurso que, se instalado, oferece uma lista de palavras analisadas analiticamente e substitudas por alternativas com significados semelhantes. IV- No Microsoft Word, os verificadores gramaticais verificam o uso da palavra, a correo gramatical, a semntica, a sintaxe e, s vezes, at o estilo da linguagem escrita. V- Os verificadores ortogrficos do Microsoft Word no so inteligentes o bastante para verificar o contexto de uma palavra. Algumas palavras sero consideradas corretas, mesmo que seu uso esteja errado. Est correto o que se afirma APENAS em: A) II e IV; B) I, III e V; C) I, II e V; D) II, III e IV; E) I, III, IV e V. 47) Para selecionar todo o texto de um documento que est sendo editado no Word devem ser pressionadas simultaneamente as teclas: A) Shift + S; B) Shift + C; C) Ctrl + T; D) Ctrl + A. E) Ctrl + D. 48) No Word, ao se posicionar o cursor no incio de uma palavra qualquer de um texto, ou sobre uma palavra selecionada no texto, e apertadas as teclas SHIFT + F7: A) efetuada a correo ortogrfica daquela palavra. B) A palavra excluda do texto. C) A palavra exibida com letras maisculas se estiver em minsculas e com letras minsculas se estiver em maisculas. D) exibida uma janela com opes de sinnimos para aquela palavra. E) Nada acontece. 49) No Microsoft Word, qual opo do Menu Inserir possibilita a incluso de um arquivo de som no texto? A) Opo Smbolo. B) Opo Arquivo. C) Opo Objeto. D) Opo Caixa de Texto. E) Opo Diagrama. 50) Ao ajustar a Configurao de Impresso no Microsoft Word, INCORRETO afirmar: A) A opo Origem do papel utilizada para definir o tipo de papel que ser utilizado na impresso. B) possvel imprimir apenas pginas pares ou mpares. C) O Tamanho do Papel pode ser alterado conforme o tamanho do papel utilizado na impresso. D) possvel ajustar as margens superior/inferior, esquerda/direita e as margens para cabealho e rodap. E) Todas as respostas esto corretas.

51) Sobre a opo Salvar Como... disponvel atravs do menu Arquivo do programa Microsoft Word, em sua configurao padro, selecione a alternativa que possui a afirmao correta. A) Um documento convertido para o formato Pgina da Web (*.htm; *.html) no poder, em nenhum hiptese, ser editado novamente pelo Microsoft Word. B) Um documento salvo como tipo Somente Texto (*.txt) ir preservar quaisquer configuraes sobre pargrafos e sobre letras em itlico, negrito e coloridas. C) Um documento salvo no formato Modelo de documento (*.dot) determinar a estrutura bsica e os estilos de todos os documentos criados a partir de ento. D) No possvel salvar um documento em formatos .doc anteriores quele do Microsoft Word, de modo a que verses anteriores do programa possam edit-lo. E) Se o documento for convertido para Formato Rich Text(*.rtf) toda formatao original ser salva e o arquivo poder ser lido por outros editores de texto. 52) Quando se digita laudas, resumos ou outros trabalhos, um recurso importante a se utilizar a contagem de palavras ou caracteres. No Microsoft Word 97/2000/2003/XP este recurso: A) No existe B) Est disponvel no menu EDITAR C) Est disponvel no menu ABRIR D) Est disponvel no menu FERRAMENTAS E) Est disponvel da seguinte forma: seleciona-se o texto, aperta o boto direito do mouse e escolhe a opo: contar as palavras do texto selecionado. 53) Quando se trabalha com formatao de margens e recuos de pargrafos no Word NO possvel afirmar: A) Nas duas extremidades da linha de rgua existem os indicadores de recuo ou os controles de recuo. B) A linha de rgua tem como finalidade orientar o usurio com relao largura do texto e das margens, mas no possvel recuar os pargrafos utilizando a rgua. C) Para alterar pargrafos possvel utilizar, durante a digitao, a linha de rgua ou a barra de formatao. D) A opo Deslocamento mantm a primeira linha dentro das margens especificadas. E) Todas as respostas so possveis. 54) De modo geral podemos dizer que a diferena entre os comandos Editar-Copiar e Editar-Recortar : A) Editar-Copiar e Editar-Recortar tem a mesma funo de copiar o texto de um local para o outro. B) Editar-Copiar tirar o texto de um lugar e colar em outro local. C) Editar-Recortar tirar o texto de um lugar e colar em outro local. D) Editar-Copiar e Editar-Recortar tem a mesma funo de mover o texto de um local para o outro. E) Todas as resposta esto incorretas. 55) Considere os seguintes comandos existentes na barra de ferramentas do Microsoft Word:

A alternativa que descreve, respectivamente, as funes desses comandos : A) 1 -redigir carta, 2 - abrir, 3 - registrar B) 1 - novo documento em branco, 2 - abrir, 3 - salvar C) 1 - novo documento em branco, 2 - inserir, 3 - imprimir D) 1 - abrir, 2 - novo documento em branco, 3 - salvar E) 1 - envelope em branco, 2 - arquivar documento, 3 - imprimir salvando.

56) Um documento contm 5 (cinco) pginas preenchidas completamente com textos. Para imprimir todas as pginas do documento, sem sobreposio dos textos, em uma nica pgina, qual a ao a ser realizada antes da emisso, na Caixa de Dilogo Imprimir? A) Ativar a opo Agrupar. B) Ativar a opo Imprimir Para Arquivo. C) Selecionar uma impressora do tipo matricial. D) Selecionar a quantidade de pginas por folha. E) Imprimir as pginas mpares, depois, as pares. 57) Qual das alternativas abaixo apresenta uma OPO que no pertence ao Menu Editar? A) Recortar. B) Propriedades. C) Copiar. D) Colar E) Ir Para. 58) No Microsoft Word, o boto Pincel que consta na barra de ferramentas padro possui a funo de: A) Deletar texto selecionado. B) Corrigir texto selecionado. C) Copiar caractersticas da fonte do texto selecionado. D) Sublinhar texto selecionado. 59) No Word, os atalhos apresentados a seguir tm as seguintes funes, respectivamente:

A) Abrir, novo, salvar, ortografia/gramtica, visualizar impresso e imprimir. B) Ortografia/gramtica, visualizar impresso, abrir, novo, salvar e imprimir. C) Novo, abrir, salvar, imprimir, ortografia/gramtica e visualizar impresso. D) Novo, abrir, salvar, imprimir, visualizar impresso e ortografia/gramtica. E) Abrir, novo, salvar, imprimir, visualizar impresso e ortografia/gramtica. 60) Sobre o Word, considere as afirmativas a seguir. I. A tecla de atalho CTRL P ir abrir a caixa de dilogo para impresso do arquivo. II. O Word capaz de verificar a ortografia e gramtica de um texto digitado em Ingls. III. Aps salvar um documento sem fechar, no possvel mais desfazer alteraes no mesmo. IV. Mala Direta, ndices Remissivos, Envelopes/Etiquetas e Hyperlinks so ferramentas encontradas no Word. Esto corretas apenas as afirmativas: A) I e IV. B) II e III. C) III e IV. D) I, II, III. E) I, II, IV. 61) No Microsoft Word, possvel numerar automaticamente as linhas do texto. Qual das alternativas apresenta a opo de Menu que d acesso a este recurso? A) Menu Exibir, opo Estrutura do documento. B) Menu Inserir, opo Nmero de Pginas. C) Menu Inserir, opo Autotexto. D) Menu Formatar, opo Marcadores e Numerao. E) Menu Arquivo, opo Configurar Pgina.

62) Todo documento do Microsoft Word baseia-se em um X. Um X define a estrutura bsica para um documento e contm definies de documento, tais como entradas de AutoTexto, fontes, atribuies de teclas, macros, menus, layouts de pgina, formataes especiais e estilos. Qual das alternativas apresenta o termo que substitui corretamente a letra X? A) Arquivo. B) Documento. C) Estilo. D) Modelo. E) Pargrafo. 63) As figuras abaixo representam botes de comando da barra de ferramentas do WORD. Quando voc pretende exibir a barra de ferramentas Tabelas e bordas, deve acionar o boto nmero

A) 1. B) 3. C) 2. D) 4. E) 5. 64) Os comandos do Word de Recortar, Copiar e Colar, podem ser efetuados, respectivamente, com as combinaes de teclas A) CTRL + R, CTRL + C e CTRL + L. B) CTRL + X, CTRL + P e CTRL + L. C) CTRL + X, CTRL + C e CTRL + V. D) CTRL + R, CTRL + O e CTRL + L. E) CTRL + R, CTRL + C e CTRL + V. 65) Considere os itens abaixo caractersticos das funes dos botes no MS-Word. I. II. III. Inserir um hiperlink no documento. Cpia uma formatao de texto ou objeto para aplicao em outro. Inserir frmulas matemticas no documento.

Inserir uma caixa de texto no documento. IV. Assinale a alternativa correta. A) I, II, III e IV esto corretos. B) apenas I, II e III esto corretos. C) apenas I, II, e IV esto corretos. D) apenas II, III e IV esto corretos. E) apenas I, III e IV esto corretos. 66) No Microsoft Word, qual a extenso de um arquivo do tipo modelo de documento? A) .rtf B) .dot C) .ppt D) .txt E) .pps 67) Analise o recorte, a seguir, de uma das barras de ferramentas do Microsoft Word.

Assinale a alternativa que apresenta as funes dessa barra de ferramentas. A) B) C) D) E) Alinhamento de texto e espaamento entre linhas. Alinhamento de texto e tamanho da Fonte. Espaamento entre linhas e margens. Insero de tabela e tamanho de clula. Espaamento entre caracteres e alinhamento de linhas.

68) Sobre algumas teclas de atalhos, no Word, para agilizar a digitao, considere as afirmativas a seguir. I. Ctrl+U - Localiza e substitui palavras. II. Ctrl+C e Ctrl+V - Copia e cola uma seleo. III. Ctrl+P - Abre a tela de impresso. IV. Ctrl+K - Seleciona bloco de texto. Esto corretas apenas as afirmativas: a) b) c) d) e) I e II. I e IV. III e IV. I, II e III. II, III e IV.

69) Sobre o Word, considere as afirmativas a seguir. I. A tecla de atalho CTRL P ir abrir a caixa de dilogo para impresso do arquivo. II. O Word capaz de verificar a ortografia e gramtica de um texto digitado em Ingls. III. Aps salvar um documento sem fechar, no possvel mais desfazer alteraes no mesmo. IV. Mala Direta, ndices Remissivos, Envelopes/Etiquetas e Hyperlinks so ferramentas encontradas no Word. Esto corretas apenas as afirmativas: a) I e IV. b) II e III. c) III e IV. d) I, II, III. e) I, II, IV. 70) Sobre o Microsoft Word, correto afirmar: a) A tecla de atalho para o comando salvar CTRL+V. b) O nmero de pginas (comando inserir / nmero de pginas) no Word s pode ser inserido no cabealho ou rodap da pgina. c) O Word no possui recursos que possibilitem abrir mais de um documento ao mesmo tempo. d) Para selecionar uma linha inteira, basta posicionar o cursor no incio da linha e teclar CTRL+END. e) Mala Direta, vacinao de clulas, Autotexto e Subtotais so recursos existentes no Word.

Gabarito
01 - C 11 - D 21 - C 31 - B 41 - D 51 - E 61 - E 02 - A 12 - C 22 - A 32 - E 42 - B 52 - E 62 - D 03 - A 13 - E 23 - D 33 - E 43 - D 53 - B 63 - B 04 - C 14 - C 24 - A 34 - E 44 - C 54 - C 64 - C 05 - A 15 - A 25 - D 35 - C 45 - A 55 - B 65 - C 06 - E 16 - B 26 - D 36 - E 46 - C 56 - D 66 - B 07 - E 17 - B 27 - B 37 - B 47 - C 57 - B 67 - A 08 - C 18 - A 28 - A 38 - C 48 - D 58 - C 68 - D 09 - D 19 - D 29 - C 39 - D 49 - C 59 - D 69 - E 10 - E 20 - B 30 - A 40 - C 50 - A 60 - E 70 - B

You might also like