You are on page 1of 4

FICHAMENTO DE AULA: - Florestan Fernandes foi influenciado quando pensava a funo da guerra e da vingana .

- Hoje falar em rito no necessariamente falar em religio. Mas para Mauss o ritual remete a religio. - Lvi-Strauss vai chamar a ateno para a diferena entre ritos e rituais. - Totemismo x Sacrifcio - Totemismo x Religio. Separar os dois planos. Ver cap. 8 - O tempo reencontrado. O pensamento selvagem. Lvi-Strauss.

- O sacrficio opera por substituies. O totemismo no. Ele no permite que o membro do c l da guia pertena tambm ao cl da serpente. No sacrficio ocorre que na falta de algo p ssvel se substituir por uma outra coisa. Pepino pelo boi. No caso do totemismo no. - O sacrifcio se situa no campo da contiguidade. Enquanto isso, falar de totemism o falar de semelhana. - Falar em totemismo se remeter ao plano da lngua (langue). O sacrifcio ao dos aco ntecimentos (parole).

SAUSSURE: - Saussure pensa a lngua como um fato social. Muito prximo de Durkheim. - H uma discusso sociedade/indivduo. - Comparao da lngua com um jogo de xadrez e com a sinfonia. A realidade da sinfonia independe do modo como ela executada. No interfere na estrutura da sinfonia ela mesma. No jogo xadrez, podemos mudar o material das peas, mas a alterao da natureza das peas no altera as regras do jogo. No quer que elas no se alterem nunca. Por exe mplo, se aumentamos o nmero de peas. No plano da lngua, da execuo individual... As ex ecues no alteram o cdigo, o sistema, as regras que presidem a estrutura da lngua. - Diferena fundamental entre o plano da prtica e dos discursos (prticas discursivas ). (???) Lngua (cdigo da sociedade) x Discurso (ato individual, prtica). Lngua x Fal a - No plano da lngua, s h relaes. O estruturalismo v as relaes (que antecedem os termo - como se o discurso fosse uma espcie de mquina. Eu seleciono e combino. - Paradigma e sintagma. JAKOBSON: - Nomeia de forma diferena o Saussure diz sobre as relaes paradigmticas e sintagmtica s. Chama as paradigmticas de metafricas e as sintagmticas de relaes metonmicas. - So termos que pertencem retrica clssica. -- Lvi-Strauss: o rito est no vivido. FRAZER: - A magia simptica opera por semelhana (um retrato, por ex.). No caso da magia co ntagiosa, um fio de cabelo (contiguidade). Dois tipos de relao. -- Mauss repassa as teorias sobre sacrifcio para mostrar seus limites. Autores pri ncipais: Tyler, Robertson-Smith, Frazer. - Tyler: sacrifcio ddiva. (Discusso sobre o dom). Mas ele no explica, s constanta. Ex plicaes incompletas. - Robertson-Smith: aponta a ambiguidade das coisas sagradas. Mary Douglas desen

volve isso depois. Mas Mauss v limites na associao demasiada de sacrifcio e totemism o. No possvel confundir. Os fenmenos se ligam, mas... - Essa associao direta tambm est localizada em Frazer. Frazer no encontra a unidade d o fenmeno. - H afinidades com o estilo de Lvi-Strauss na estrutura de ensaio tambm utilizada p or Mauss, repassando teorias, traando crticas e examinando os problemas para defin ir o fenmeno e dissolv-lo. Quer dizer, falar em totemismo falar num sistema classi ficatrio. - Mauss quer definir a natureza e a funo social do sacrifcio. - O final do ensaio de Mauss altamente durkheimiano. - A unidade (do sacrifcio) no vai ser encontrada em funo da histria, nem da genese. No possvel encontrar sua natureza apenas a partir da. - Mauss no se liberta dos esquemas evolutivos. H ume eco de uma certa ideia de evo luo das formas. Isso tem a ver com a individualizao do Deus. - Lvi-Strauss: falar em mito falar em pensamento. Nas lgicas. - Mauss est falando na unidade do sistema sacrificial. No utiliza a palavra 'estru tura', mas soa muito prximo. - Lvy: estudos snscritos. - O caminho que Mauss escolha lanar mo de alguns exemplos, de maneira aparentement e arbitrria. Apesar disso, ele escolha religies de duas ordens: monotestas e pantestas. - Mauss tem sempre uma discusso sobre as fontes. - Drama, pea, personagem, atores, cena. Mauss antecipa uma abordagem antropolgica, prpria antropologia da performance. - Mrcio Goldman. Noo de pessoa. - Sacrificante, vtima, sacrificador, objetos do sacrifcio. - O homem e o Deus no est em contato direto, h sempre um intermedirio. - Oferenda no sacrifcio. - P. 19: o sacrifcio um ato religioso. - Mauss est operando com uma oposio entre o sagrado e o profano. - Trata-se de efetuar um ato religioso como um pensamento religioso. O sacrifcio exige um credo (representaes, mitos fundamentais para o ritual). - A atitude interna deve corresponder externa. O mito como traduo do rito? (Talvez ) - O ritual no mero produto, ele cria, ele produz. - O pice do drama a morte. A vtima ento se separa definitamente do mundo profano.

- H alguns tipos fundamentais de sacrifcio: os sacrifcios de sacralizao (iniciao, orde ao, criam o sagrado) e os sacrifcios de desacralizao (expiar uma mcula). Os dois tipos parecem opostos, mas no sabem. Eles obedecem ao mesmo esquema, mas em direes difer entes. - Sacralizao: Associar o sacrificante o mais possvel vtima. So postos em contato aps sacrifcio. - Desacralizao: expiao pela falta. O contato inicial se d antes do sacrifcio. Depois d

isso, o sacrificante deve evitar a vtima. Sacrifcios curativos e expiatrios. - Dois objetivos possveis: adquirir estado de santidade ou se livrar do pecado (e xpiar). - Robertson-Smith mostrou que o puro e o impuro nos e excludem, so aspectos distin tos da mesma coisa. - Bataille. O que interessa ao Bataille do Mauss o "potlach". Forma agonstica da troca. Erotismo. Dimenso da confuso. Os amantes no ato amoroso eles se confundem. O momento seguinte de separao dos corpos um momento de volta ao mundo e de decepo. E le vai ler o Mauss informado pela psicanlise e interessado em pensar a dimenso tra nsgressora do sagrado que est sempre, por exemplo, no erotismo. Aqui, o sagrado no o religioso. So certas dimenses da vida e da experincia. - Lvi-Strauss l Mauss como um tipo de antecessor do estruturalismo. Para alm dele h vrias outra apreenses de Mauss, linhas e tendncias dispares. Mauss uma espcie de sol o de onde nascem diversas leituras/aplicaes. - Sacrifcios agrrios ocupam um lugar importante. - Como o Deus se torna vtima? - preciso no confundir o carter divino da vtima com o Deus. - H uma passagem entre os sacrifcios ao Deus e o sacrifcio do Deus. - O sacrifcio se torna um tema central da mitologia. - O ritual alimentando a matria mtica. - A vtima se diviniza. Ela ganha um nome, uma forma humana. Animal, mas humana. U m maior acabamento dessa pessoa divina. - Mauss est defendendo a complexidade do sacrifcio. Mas sua unidade no repousa sobr e uma histria comum. - Falar em mito falar em narrativa. - O sacrifcio nem sempre optativa. Pode possuir um carter obrigatrio. O Deus exige um sacrifcio. - E quem d, d esperando receber. - Ensaio sobre a ddica: troca agonstica e esmola. - Sacrfio troca com os deuses. - Sacrifcio no magia. ritual. - O sacrifcio envolve uma vtima destruda, a destruio de algo ou de algum. - A magia no define um sistema como o sacrifcio define. Falar de magia falar de um sistema de prticas. - Termina o ensaio chamando a ateno para a funo social do sacrifcio. Estas renovam co ntinuamente a coletividade. Nesse ponto, Mauss est se lanando para fora da esfera do religioso. - Viveiros de Castro vai tentar fazer uma leitura lvi-straussiana do sacrifcio/rit ual. FICHAMENTO DO LIVRO:

Sobre o sacrifcio - Marcel Mauss e Henri Hubert (1899) - Definir a natureza e a funo social do sacrifcio. - Toda tentativa de cronologia comparada dos sacrifcios rabes, hebreus ou outros p or ele estudados fatalmente desastrosa. - O erro de Smith foi sobretudo um erro de mtodo. Em vez de analisar o sistema do ritual semtico em sua complexidade originria, ele se dedicou a agrupar genealogic amente os fatos conforme as relaes de analogia que acreditava perceber entre eles. Alis, esse um trao comum aos antroplogos ingleses, preocupados sobretudo em acumul ar e classificar documentos. - Textos snscritos e da Bblia. I. DEFINIO E UNIDADE DO SISTEMA SACRIFICIAL A palavra sugere imediatamente a idia de consagrao, e poder-se-ia pensar que as dua s noes se confundem. Com efeito, certo que o sacrifcio sempre implica uma consagrao: em todo sacrifcio um objeto passa do domnio comum ao domnio religioso - ele consagr ado. Mas as consagraes no so todas da mesma natureza. H aquelas que esgotam seus efei tos no objeto consagrado, seja ele qual for, homem ou coisa. - Distinguir o sacrifcio desses fatos maldefinidos que convm nomear como "oferenda s". - A consgrao destri o objeto apresentado: no caso de um animal apresentado ao altar , a finalidade buscada s atingida quando ele foi degolado, esquartejado ou consum ido pelo fogo - em suma, quando foi sacrificado. [...] No caso do sacrifcio as en ergias religiosas postas em jogo so mais fortes e, assim, devastadoras. - Num sacrifcio suficientemente solene, no momento em que gros so triturados suplic a-se que no se vinguem do sacrificante pelo mal que lhes feito. - FRMULA: o sacrifcio um ato religioso que mediante a consagrao de uma vtima modifica o estado da pessoa moral que o efetua ou de certos objetos pelos quais ela se i nteressa. p. 19 - Denominaremos sacrifcios pessoais aqueles em que a personalidade do sacrificant e diretamente afetada pelo sacrifcio e sacrifcios objetivos aqueles em que objetos , reais ou ideais, recebem imediatamente a ao sacrificial.

You might also like