You are on page 1of 35

1.

INTRODUO

O Balano Patrimonial de uma entidade, qualquer que seja sua natureza, representa muito mais que seus bens, direitos e obrigaes. possvel extrair dessa pea contbil informaes que vo desde as normas e regras prprias da contabilidade at as tendncias de estilos administrativos dos seus executivos e scios. A cada dia tem se intensificado a busca pelo aperfeioamento das tcnicas de anlises de balanos, de forma a se conhecer com maior profundidade uma companhia sob avaliao, notadamente pelos riscos a que esto expostos os capitais nela investidos. Por mais que a legislao e os rgos reguladores busquem que as informaes constantes do balano patrimonial espelhem de forma real a situao econmica e financeira das companhias, inmeros so os fatos que comprovam a necessidade de qualquer tomada de deciso ser precedida de uma boa anlise. Diversas so as finalidades da anlise de balano, bem como vrios so seus usurios. No entanto, todos eles carecem de certeza das informaes ali contidas para que seus objetivos se concretizem, sejam eles quais forem e por quanto tempo sejam esperados. Entendemos que medida que as relaes entre as entidades se globalizam mais difcil fica essa certeza, restando a esses usurios mitigar o risco atravs da profunda avaliao dos indicadores que abordaremos nos trs captulos deste trabalho. No primeiro capitulo abordaremos os principais usurios da anlise do balano patrimonial, bem como as suas necessidades e objetivos, sejam eles internos ou externos, pblicos ou privados, ms com nfase naqueles que buscam a longevidade da companhia No segundo captulo buscamos evidenciar a metodologia das anlises, horizontal e vertical, como tambm a de clculo dos indicadores e ndices, dando maior foco aos determinadores da situao financeira, econmica e patrimonial, ou seja: os de liquidez, de estrutura de capital e de rentabilidade. No terceiro e ltimo captulo trabalhamos e ciclo operacional e o capital. No tocante ao ciclo operacional buscamos deixar evidenciada a importncia da administrao dos prazos mdios. J no capital de giro evidenciamos o capital circulante lquido e a necessidade de capital de giro, bem como suas fontes de financiamento. O efeito tesoura, que por vezes decorre da imobilizao de

recursos de giro, e ainda o overtrading foram abordados uma vez que tem importncia fundamental na solvncia de qualquer companhia. Concluindo este ltimo capitulo tratamos dos relatrios gerenciais, com suas abordagens sobre a anlise de cenrio, os aspectos da situao econmica da empresa, a sua situao financeira, seus anexos e por fim parecer conclusivo e voltado para finalidade do seu usurio.

10

2. A IMPORTNCIA DA ANLISE DE BALANO NA AVALIAO DA EMPRESA

2.1 USURIOS DA ANLISE DE BALANO

Os usurios da anlise de Balano, classificados em internos e externos, ao longo dos tempos tem demando uma maior qualidade das anlise. E, por conseguinte imprimido maior celeridade na produo de Leis e Normas Contbeis capazes de expressar com mais fidedignidade a real situao da entidade. O Balano Patrimonial regulado pela Lei n 6.404/76 e seus complementos, Lei n 11.638/07 que em princpio foi destinada as sociedades por aes. Por fora do Decreto-lei n 1.598/77 foi alcanado outros tipos de sociedades sujeitas tributao do Imposto de Renda com base no seu lucro real. Elaborado seguindo as regras contbeis ser tanto mais eficiente quanto melhor forem suas informaes. Alm dos informes econmico financeiro a anlise do balano ser capaz de evidenciar qual o direcionamento estratgico da organizao, suas potencialidades, seus pontos fracos, e ainda qual a contextualizao de seus administradores com o seu mercado de atuao.

A anlise de balano deve ser entendida dento de suas possibilidades e limitaes. De um lado, mais aponta problemas a serem investigados do que indica solues; de outro, desde que convenientemente utilizada, pode transformar-se num poderoso painel de controle da administrao. (Iudcibus 1998; pg. 84)

Carrega no seu escopo diverso dados de relevante serventia para diversos interessados, sejam eles internos ou externos, e com necessidades diversas. A anlise deve sempre ser produzida e vista com imparcialidade pelo usurio, de forma a no induzir a erro na tomada de decises.

11

2.2 Gestores A anlise econmica e financeira do Balano Patrimonial um instrumento de primordial importncia para Administradores da empresa. Atravs dela possvel fazer a avaliao de perodos passados e projeo da tendncia futura. Embora seja uma informao em momento esttico a sua comparao com outros perodos e at com empresas concorrentes auxiliar os gestores a avaliarem a necessidade de alterao em suas prticas. Inmeras so as possibilidades de tomadas de decises com base nos dados apresentados pelas analises do balano patrimonial, e qualquer citao ser sempre parcial e sua aplicabilidade depender sempre dos interesses dos grupos de usurios internos. Toda via podemos destacar os mais relevantes: formular novas estratgias, planejar novos investimentos, rever a estrutura de custos, analisar a poltica de vendas, reavaliar seu risco etc. Uma forte tendncia contempornea a adeso das companhias a governana corporativa que traz em seus princpios a transparncia e a prestao de contas, que deve sempre ser buscada pelos gestores e evidenciada atravs da clareza das anlises dos Balanos Patrimoniais. 2.3 Scios e Acionistas Toda empresa nasce com a integralizao de capital por um ou mais scios com objetivos vrios. Podemos destacar a contribuio ao pas com a gerao de empregos e o recolhimento de impostos, ou o empreendedorismo latente de varias pessoas, ms sem a menor sombra de duvida o que qualquer acionista de uma companhia busca uma remunerao para o seu capital e por isso o investe numa organizao com fins lucrativos. Periodicamente os donos do capital social de uma companhia precisam de instrumentos que lhes fornea dados para mensurar se as sua decises de investimentos foram acertadas. o Balano Patrimonial a pea mais esperada, pelos scios, durante todo o exerccio social, pois ele quem evidenciar a realizao dos lucros ou prejuzo.

12

Os atuais e os potenciais acionistas procuram prioritariamente identificar o retorno de seus investimentos, ou seja, a capacidade de que a empresa apresenta em gerar lucros e remunerar os recursos prprios aportados. O interesse pela liquidez financeira est mais restrito a identificar a capacidade da empresa em manter suas operaes e, muitas vezes, em avaliar as condies atuais e futuras de distribuio de dividendos. Alem desses aspectos, a anlise por parte dos acionistas engloba identicamente estudos sobre os diversos indicadores de aes, tais como preo de mercado da ao, valorizaes, lucro por ao etc. (Assaf Neto (2009; pg. 61)

A capacidade de gerao de lucro apresentado pela companhia o principal item de balizamento do acionista para avaliar o tamanho do retorno dos capitais, bem como o custo de oportunidade de seus investimentos. 2.4 Funcionrios Com as recentes alteraes nas relaes de trabalho do mundo globalizado, incluindo-se a a necessidade dos acordos coletivos de trabalho tornou-se imprescindvel que os funcionrios e seus sindicatos tenham pleno conhecimento da situao econmico financeira para que possam acertam forma justas e duradoura de remunerao. crescente o numero de empresas que concedem a seus colaboradores participao nos lucros e resultados. O desconhecimento da situao econmico financeira da entidade tem se mostrado um dificultador na busca de funcionrios comprometidos com desempenho da empresa e conseqentemente criado uma cultura imediatista sem a viso de que a longevidade da organizao aumentar a possibilidade manuteno dos postos de trabalho. 2.5 Fornecedores A cada dia tem se tornado mais evidente a necessidade das empresas minimizarem sua perdas como forma de melhorar sua rentabilidade. Por isso a principal preocupao de qualquer fornecedor conhecer a sade financeira de seus clientes antes de efetuar qualquer venda a prazo, o que pode ser mensurada atravs da anlise da liquidez e da gerao de lucros e caixa, principalmente se vendas a logo prazo.
13

A anlise de balanos tem muito bons resultados na previso de insolvncia e pode ser determinante para evitar que fornecedores tenham grandes prejuzos com empresas em situao inicial de falncia. Segundo Assaf Neto (2009 pg. 60) comenta: o interesse principal do fornecedor na analise do balano conhecer a capacidade da empresa em honrar seus compromissos, ou seja, a sua liquidez. Mas por serem as demonstraes contbeis relatrios estticos, que representam uma posio em determinado momento do tempo, os fornecedores tambm se preocupam em extrair concluses de outros indicadores da empresa de forma a lhes proporcionarem maior segurana. identicamente consultado o nvel de endividamento e rentabilidade das empresas compradoras, alem de outras informaes relevantes para concesso de crdito. 2.6 Clientes Por mais que possa parecer estranho, no mercado de hoje grade o interesse de empresas na analise de balanos de seus fornecedores com o intuito principal de saber qual capacidade de venda e de entrega de seus produtos.

Em verdade, prudente que empresas compradoras avaliem firmas vendedoras em algumas situaes especiais, tais como quando ocorrer forte dependncia de certos fornecedores, os quais no apresentem uma estrutura empresarial compatvel com a importncia dos pedidos, ou quando o nmero de fornecedores disponveis no mercado reduzido diante da demanda existente. Nesse segmento de anlises de balanos, os itens mais importantes da avaliao centram-se na capacidade fsica instalada de produo, existncia de projetos de expanso, nvel dos investimentos em pesquisas e desenvolvimento de produtos, condies econmicas e financeiras a curto e longo prazos e, tambm, no potencial de captao de recursos, notadamente a longo prazo.(ASSAF NETO 2009; pg.60)

14

cada vez mais forte o conceito de longevidade nas parcerias negociais para rentabilizar as organizaes. E que um fator de risco manter negcios com parceiros sem o conhecimento de sua capacidade de honrar com a entrega dos pedidos efetuados.

2.7 Governo Segundo Assaf Neto (2009- pg. 61) comenta: O interesse do governo na analise de balanos explicado em processos de concorrncia pblica, em que o desempenho empresarial fator importante no processo de seleo; na necessidade de conhecer a posio financeira dos diferentes ramos e setores de atividade como forma de subsidiar a formulao de certas polticas econmicas; no controle mais prximo de empresas pblicas e concessionrias de servios pblicos etc. Podemos afirma que o poder pblico tem vrios interesses na analise dos balanos da empresas, no entanto dois so os principais: A fiscalizao do cumprimento das obrigaes tributrias. O balano evidencia a gerao de praticamente toda Gama de tributos de interesse de todas as instancias arrecadadoras, seja Estadual, Municipal o Federal; As licitaes pblicas. A Lei 8.666 de 21 de junho de 1993, que regulamenta as licitaes e contratos administrativos referentes a obras, servios, compras, locaes e alienaes no mbito municipal, estadual e federal, preconiza no seu artigo 31 a

exigncia de apresentao das demonstraes financeiras para analise da licitante, atravs da qual se evidencia a capacidade de honrar com o compromisso assumido, conforme segue:

15

Art. 31. A documentao relativa qualificao econmico-financeira limitar-se- a: I - balano patrimonial e demonstraes contbeis do ltimo exerccio social, j exigveis e apresentados na forma da lei, que comprovem a boa situao financeira da empresa, vedada a sua substituio por balancetes ou balanos provisrios, podendo ser atualizados por ndices oficiais quando encerrado h mais de 3 (trs) meses da data de apresentao da proposta; 1o A exigncia de ndices limitar-se- demonstrao da capacidade financeira do licitante com vistas aos compromissos que ter que assumir caso lhe seja adjudicado o contrato, vedada a exigncia de valores mnimos de faturamento anterior, ndices de rentabilidade ou lucratividade. (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) 3 O capital mnimo ou o valor do patrimnio lquido a que se refere o pargrafo anterior no poder exceder a 10% (dez por cento) do valor estimado da contratao, devendo a comprovao ser feita relativamente data da apresentao da proposta, na forma da lei, admitida a atualizao para esta data atravs de ndices oficiais.
o

A necessidade crescente de recursos por parte do Estado para custear suas atividades, tem elevado seu interesse na anlise do Balano Patrimonial das entidades com o objetivo de descobrir possveis sonegaes de impostos.

2.8 Instituies Financeiras Tendo como atividade principal a intermediao de recursos, as instituies financeiras foram precursoras no desenvolvimento de metodologias de avaliao de risco de crdito como forma de minimizar suas perdas. So, na atualidade, os principais usurios da anlise de balano, utilizandoa como pr- requisito para concesso de crdito seja de curto ou de longo prazo. Os Bancos de investimento e desenvolvimento, grandes responsveis pelo aporte de recursos de longo prazo em empresas para o financiamento de bens de capital, carecem de mecanismos que possam avaliar diversos indicadores da financiada, principalmente a sua tendncia no tocante a capacidade de gerao de receitas futuras, ou seja, sua capacidade de pagamento.

16

Os intermedirios financeiros, basicamente os bancos comerciais e de investimentos, constituem-se tradicionalmente no principal usurio da analise de balano. Historicamente, sabe-se que o processo de avaliao de empresas foi desenvolvido, em grande parte, no sistema bancrio americano, o qual procurava relacionar o risco das diversas empresas com suas solicitaes de emprstimos. (Assaf Neto 2009; pg. 60)

O sistema financeiro, notadamente os bancos comerciais e de investimentos, como forma de minimizar os seus riscos tem buscado na anlise de demonstraes contbeis conhecer o melhor possvel as empresas em que pretende aportar recursos. 2.9 Concorrentes

Cada vez mais competitivo o mercado obriga as empresas buscarem o conhecimento de seus concorrentes. Atravs da analise do balano de empresas concorrente possvel uma comparao das medianas de vrios ndices e possveis correes, caso necessrios. de suma importncia para a empresa saber qual a sua posio em relao a seus concorrentes no tocante a sua liquidez e rentabilidade. Pode ser determinante para investimento em novas instalaes, lanamento de novos produtos ou at mesmo uma mudana de atividade. Uma das praticas adotadas hoje no mercado pela maioria dos seus componentes ter como benchmarking as medianas dos indicadores do seu segmento, ponderados a sua localizao, regio etc. 2.10 Investidores

Investidores so pessoas fsicas ou entidades que aportam recursos em companhias, principalmente as de capital aberto, com a inteno de obter lucros. Esse aporte se d atravs da aquisio de aes ou debntures. A anlise dos indicadores extrados do balano, notadamente os de rentabilidade e lucratividade so os de maior interesse para os investidores, pois so de grande importncia na avaliao do custo de oportunidade, fator decisivo para a tomada de deciso.
17

2.11

Comisso de Valores Mobilirios

A Comisso de Valores Mobilirios assume um papel de suma importncia como usurio da anlise das demonstraes contbeis das companhias de capital aberto, principalmente quanto aos requisitos legais do mercado de valores mobilirios, no tocante a periodicidade de publicao, padronizao e transparncia, cabendo-lhe funes de: Assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balco; Proteger os titulares de valores mobilirios contra emisses irregulares e atos ilegais de administradores e acionistas controladores de companhias ou de administradores de carteira de valores mobilirios; Evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulao destinadas a criar condies artificiais de demanda, oferta ou preo de valores mobilirios negociados no mercado; Assegurar o acesso do pblico a informaes sobre valores mobilirios negociados e as companhias que os tenham emitido; Assegurar a observncia de prticas comerciais equitativas no mercado de valores mobilirios; Estimular a formao de poupana e sua aplicao em valores mobilirios; Promover a expanso e o funcionamento eficiente e regular do mercado de aes e estimular as aplicaes permanentes em aes do capital social das companhias abertas. A importncia da anlise de Balano para as companhias e para seus usurios tem levado ao constante aperfeioamento das metodologias de avaliao, como tambm tem sido de grande valia para evitar transaes pouco ticas. No entanto ainda carece de leis mais rigorosas para punio de fraudes contbeis, que ainda tem causado srios danos ao mercado. Abordaremos no captulo seguinte as principais metodologias e tcnicas hoje utilizadas na mensurao dos Balanos das entidades. Vrias so as metodologias, porem com o mesmo objetivo: conhecer a situao patrimonial das organizaes e sua tendncia num horizonte temporal.

18

3. METODOLOGIA DE ANLISE DOS NDICES

A avaliao de uma empresa consiste basicamente na comparao de valores obtidos em um determinado perodo com iguais perodos passados. Podemos ento concluir que o critrio bsico norteador da analise de balano a comparao. Analisada isoladamente qualquer conta ou grupo patrimonial pode retratar com fidedignidade o valor apresentado para efeito da anlise. Da a necessidade de sua comparao com outras bem como em uma perspectiva temporal. A anlise, horizontal e vertical a ferramenta de comparao imprescindvel para o conhecimento da situao de uma empresa. No menos importantes temos a anlise de ndices ou quocientes, capazes de fornecer uma viso ampla da realidade econmica, financeira e patrimonial da companhia. Segundo Silva (2007; pg. 98) comenta: A anlise atravs de ndices decomposta em dois grandes grupos: Indicadores de Atividade/Rotatividade e Indicadores Financeiros. Na verdade os dois principais grupos de indicadores da anlise do balano so complementares, pois os indicadores financeiros de uma companhia so via de regra, decorrentes dos seus indicadores de atividade/rotatividade, ou seja, do seu ciclo operacional. 3.1 Anlise Horizontal A anlise horizontal tambm conhecida como anlise de tendncias, basicamente faz a comparao de uma conta ou grupo de contas em diferentes exerccios sociais. Consiste em processo de anlise temporal desenvolvido atravs de nmeros-ndices.

Esta anlise importante, pois permite descobrir e avaliar a estrutura e composio de itens das demonstraes e sua evoluo no tempo, os caminhos at ento trilhados pela empresa, servindo para construo de uma srie histrica, o que fundamental para ajudar no estudo de tendncias e na construo de cenrios. (Silva 2007; pg. 90)

19

Baseada na observao da evoluo de uma conta ou grupo de contas a anlise horizontal mantm seu foco nos efeitos, sem se preocupar em explicar os motivos das mudanas ocorridas. Podendo ser desenvolvida tanto de forma evolutiva como retrospectiva, de suma importncia por permitir descobrir e avaliar a estrutura e composio dos itens do balano e sua evoluo temporal. Evidencia o desempenho e seria histrica da empresa, de importncia mpar para o estudo da tendncia e busca de novos cenrios.

Uma metodologia bsica para o estudo comparativo da evoluo horizontal dos balanos pode ser resumida em trs segmentos de estudo, a seguir. a) Evoluo do ativo (investimentos) e passivos (financiamentos) de curto prazo. Atravs do resultado dessa comparao pode-se avaliar se h folga financeira ou aperto de liquidez( liq1uidez de curto prazo) refletidas pela evoluo do ativo e passivo circulantes. b) Evoluo do ativo permanente produtivo. Grupo patrimonial que reflete a capacidade instalada de produo/vendas de uma empresa. c) evoluo da estrutura de capital. Nesse segmento da anlise horizontal busca-se conhecer as fontes dos recursos alocados nos investimentos em ativos da companhia. (ASSAF NETO 2009; pg. 120)

Cuidados devem ser tomados quando no desenvolvimento da anlise horizontal por meio de nmeros-ndices a base de comparao contiver nmero negativo, o que levar a uma distoro do resultado calculado e no refletir corretamente a evoluo dos valores considerados. 3.2 Anlise Vertical A anlise vertical um processo de comparao, normalmente expresso na forma percentual, atravs da qual se pode identificar a participao de uma conta dentro de um determinado grupo de contas no qual est inserida. No Balano Patrimonial possvel observar a participao do imobilizado no ativo total da organizao.

A anlise vertical tambm denominada de anlise de estrutura das demonstraes e serve para estabelecer tendncias, revelando ainda os seus efeitos, e em algumas demonstraes ainda possvel descobrir algumas causas primarias das variaes. (Silva 2007; pg. 88)

20

A estrutura patrimonial sempre evidenciada de forma muita clara quando atentamos para a anlise vertical. clarificada atravs dessa anlise a participao de cada conta no ativo total ou passivo total da empresa. O quadro abaixo 3.1 demonstra de forma simplificada uma anlise horizontal e vertical do Ativo de uma empresa no horizonte temporal de dois exerccios.
OBO CRDITO, FINANC. E INVESTIMENTO S.A.

31 de dezembro de 2007 e 2006 - Valores em R$ MIL BALANO PATRIMONIAL


ATIVO Circulante Disponvel Aplicaes Interfinanc de Liquidez Operaes de Crdito Emprstimos e Ttulos Descontados Financiamentos Proviso para Operaes de Crdito Outros Crditos Outros Valores e Bens Total Ativo Circulante REAL. A LONGO PRAZO Operaes de Crdito Emprstimos e Ttulos Descontados Financiamentos Outros Crditos PERMANENTE Investimentos Imobilizado Imveis de Uso Reavaliao de Imveis de Uso Outras Imobilizaes de uso Depreciao Diferido TOTAL ATIVO 143 3.774 2.481 1.044 1.421 (1.172) 183 96.604 2.667 4.700 59.404 11.318 48.086 (823) 3.440 730 70.118 22.386 22.114 163 21.951 272 2,8% 4,9% 61,5% 11,7% 49,8% -0,9% 3,6% 0,8% 72,6% 23,2% 22,9% 0,2% 22,7% 0,3% 0,0% 0,1% 3,9% 2,6% 1,1% 1,5% -1,9% 0,2% 100,0 143 3.441 2.097 1.044 1.227 (927) 241 80.376 217 8.300 42.054 8.867 33.975 (788) 1.574 117 52.262 24.289 24.289 5.027 19.262 0 0,3% 10,3% 52,3% 11,0% 42,3% -1,0% 2,0% 0,1% 65,0% 30,2% 30,2% 6,3% 24,0% 0,0% 0,0% 0,2% 4,3% 2,6% 1,3% 1,5% #DIV/0! 0,3% 100,0 2.450 (3.600) 17.350 2.451 14.111 (35) 1.866 613 17.856 (1.903) (2.175) (4.864) 2.689 272 0 0 333 384 0 194 (245) (58) 16.228 1129,0% -43,4% 41,3% 27,6% 41,5% 4,4% 118,6% 523,9% 34,2% -7,8% -9,0% -96,8% 14,0% 100,0% 100,0% 0,0% 9,7% 18,3% 0,0% 15,8% 26,4% -24,1% 20,2% 31/12/2007 R$ Anlise vertical % 31/12/2006 R$ Anlise Vertical% AN.HORIZ R$ VARIAO %

Quadro 3.1 - BALANO PATRIMONIAL(ATIVO)- EMPRESA OBO CRDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO S CNPJ N 01.432.688/0001-41N 01.432.688/0001-41 Fonte: WWW.oboe.com.br

21

A situao financeira de uma companhia evidenciada atravs dos seus indicadores de liquidez. A capacidade de uma empresa honrar com seus compromissos financeiros nas datas aprazadas refletida pelo quociente dos seus ndices de liquidez, que quanto maior melhor. O quadro 3.2 abaixo contm os indicadores que evidenciam a situao Financeira, Econmica e patrimonial, e sua rotatividade.
Quadro 3.2

Indicadores Econmicos e Financeiros Liquidez Imediata Liquidez Liquidez Seca Liquidez Corrente Situao Financeira, Econmica e patrimonial Liquidez Geral ndice de Participao de Terceiros Estrutura de Capital Composio do Endividamento Grau de Imobilizao do Patrimnio Lquido Grau de imobilizao dos Recursos no Corrente Giro do Ativo Margem Liquida Rentabilidade do Ativo Rentabilidade do Patrimnio Lquido Prazo Mdio de Rotao dos Estoques (PMRE) Indicadores de Rotatividade/ Atividade Prazo Mdio de Recebimento das vendas (PMRV) Prazo Mdio de Pagamento das Compras (PMRC) Identificao dos Dias Financiados
Fonte: adaptado do livro Estrutura, Analise e Interpretao das Demonstraes Contbeis Alexandre Alcantara da Silva Ed. Atlas.

Rentabilidade

A liquidez representa a capacidade da empresa de cumprir suas obrigaes de curto prazo na data do vencimento. A liquidez constitui a solvncia financeira, isto , recursos no imobilizados para cada real de dvida. Para avaliar o grau de liquidez ou solvncia da empresa, utiliza-se uma variedade de ndices de liquidez. (Chiavenato 2005; pg. 85)

Quando o analista procede comparao do balano de dois ou mais perodos deve sempre lembrar o efeito inflacionrio da moeda, o que levar a necessidade de determinao dos valores a uma unidade monetria constante. indispensvel que a demonstrao contbil apresente uniformidade de valor.

22

3.3 ndice de Liquidez Imediata ILI Normalmente baixo, dado o pouco interesse dos dirigentes das empresas em manter recursos monetrios em caixa, a liquidez imediata revela o percentual das dvidas de curto prazo em condies de serem liquidadas imediatamente. Seu cociente encontrado atravs da diviso das disponibilidades pelo passivo circulante, conforme o quadro 3.3. Disponibilidades Passivo Circulante

ILI =

Quadro 3.3

Este cociente j teve uma importncia maior, quando a existncia de mercado financeiro e de capitais era restrita. Hoje, sem desprezar-se certo limite de segurana que ir variar de acordo com a natureza do empreendimento, com o tamanho da empresa e o estilo da administrao, s em dvida que, se procura ter uma relao disponibilidade/passivo corrente a menor possvel em cada data. (Iudcibus 1998;pg. 99)

Deve-se evitar o risco de no ter disponibilidade no vencimento das obrigaes, todavia o fluxo de caixa deve ser um instrumento utilizado para prever e prevenir tais situaes. 3.4 ndice de Liquidez Seca ILS A liquidez seca uma variante bastante utilizada quando se deseja avaliar de forma conservadora a situao de liquidez da companhia. Quando se retira o estoque do numerador no caulo do cociente estamos eliminando uma fonte de incerteza, embora outros como as contas a receber ainda continuem.

Este indicador muito til quando necessitamos ver a capacidade de pagamento da empresa nas situaes em que a mesma tem uma rotao muita baixa, o que pode refletir uma m gesto sobre o volume de compras de material para revenda ou industrializao. Este indicador denominado tambm de Prova cida (acid test ratio) ou Quociente Absoluto de Liquidez. (Silva 2007; pg. 108)

A liquidez seca mede a capacidade de curto prazo de pagamento da empresa baseada nas disponibilidades e os valores a receber. O ndice ser mais
23

eficiente quanto melhor for carteira de recebveis da companhia. encontrado aplicando-se a formula do quadro 3.4 e ser melhor quanto maior for o cociente.
Quadro 3.4

ILS =

Ativo Circulante - Estoques Passivo Circulante

3.5 ndice de Liquidez Corrente ILC O ndice de liquidez corrente um dos mais utilizados para avaliar a sade financeira da empresa. Quanto maior o quociente melhor, pois apresenta capacidade mais alta da companhia para financiar suas necessidades de capital de giro. Quando este ndice for igual unidade, significar ativo circulante igual ao passivo circulante e consequentemente no haver capital circulante lquido. Se inferior a um evidencia capital circulante lquido negativo e que a empresa depender de outras fontes de recursos para manter sua solvncia.

No quociente de liquidez corrente preciso, como de resto para muitos outros quocientes, atentarmos para o problema dos prazos dos vencimentos das contas a receber e das contas a pagar. Por outro lado, a incluso dos estoques no numerador pode diminuir a validade do quociente como indicar de liquidez. (Iudcibus 1998; pg. 100)

Um estoque maior que a real necessidade da empresa, bem como um descasamento entre os prazos mdios de recebimento e pagamento levar invariavelmente a uma avaliao irreal deste ndice. Este ndice apurado atravs da diviso do ativo circulante pelo passivo circulante, conforme quadro 3.5 e quanto maior o quociente melhor. No entanto devemos considerar outras variveis na avaliao do mesmo, tais como o ramo de atividade da empresa e a previsibilidade do seu fluxo de caixa. Quanto maior for previsibilidade do fluxo de caixa menor poder ser o ILC, desde que maior que a unidade.

ILC=

Ativo Circulante Passivo Circulante

Quadro 3.5

24

3.6 ndice de Liquidez Geral ILG Tambm conhecida como liquidez total, podemos atravs deste ndice perceber a capacidade de pagamento de longo prazo da empresa. tambm utilizada como medida de segurana da companhia a longo prazo, evidenciando sua capacidade de liquidar todos seus compromissos assumidos.

interessante ressaltar, ainda, a existncia de um ndice de liquidez, muitas vezes adotado pelo mercado, denominado capital de giro prprio. normalmente obtido pela diferena entre o patrimnio liquido e o ativo permanente (inclusive realizvel a longo prazo), e interpretado como o volume de capital prprio da empresa que est financiando suas atividades circulantes.( Assaf Neto 2009: pg. 191)

A liquidez geral da empresa ser melhor quanto maior o seu cociente, e ainda, quanto mais confivel for sua rubrica de contas a receber. O analista no deve deixar de ponderar que quanto maior o volume de capital prprio a financiar as atividades da companhia maior ser a sua solvncia. No Realizvel Longo Prazo, devem estar registrados todas as transaes envolvendo controladas e coligadas, bem como os financiamentos de longo prazo para investimento em ativo permanente. Devem merecer ateno, sob o aspecto de liquidez, os emprstimos concedidos a empresas do mesmo grupo. O ndice de Liquidez Geral encontrado pelo somatrio do ativo circulante mais realizvel a longo prazo dividido pela soma do passivo circulante mais exigvel a longo prazo, conforme quadro 3.6. Sua eficincia tende a diminuir se os prazos de pagamentos forem menores que os de recebimentos. Ativo Circulante + Realizvel Longo Prazo Passivo Circulante + Exigvel Longo Prazo

ILG=

Quadro 3.6

Como os demais ndices, o ndice de liquidez geral no deve ser apreciado isoladamente, e deve ser mensurado atravs da serie histrica apresentada em um horizonte temporal de vrios perodos.

25

3.7 ndice de Participao de Terceiros IPT Este ndice evidencia o volume de recursos monetrios de terceiros alocados na companhia com o objetivo de financiar suas atividades operacionais e gerar receitas. O Capital de Terceiros corresponde aos valores registrados no passivo circulante e exigvel a longo prazo. Tais recursos s so interessantes quando a sua remunerao for inferior ao lucro gerado com sua aplicao nos negcios, devendo ainda ser ponderado menor liberdade das decises da empresa por sua dependncia para com terceiros.

Uma das marcas das empresas falidas o seu alto grau de endividamento. Porm, a causa da falncia no se restringe ao endividamento, mas a uma srie de outros fatores, como por exemplo: m gesto, falta de organizao, m aplicao dos recursos disponveis (prprio ou de terceiros), projetos mal-sucedidos, dentre outros. (Silva 2007; pg. 110)

Nas organizaes nem os sucessos nem os fracassos dependem de um fato isolado, e sim da associao vrios e por repetidos perodos. O ndice de IPT encontrado pela frmula constate do quadro 3.7, abaixo, e quanto menor, melhor.
Quadro 3.7

IPT =

Passivo Circulante + Exigvel Longo Prazo Patrimnio Lquido

X 100

3.8 Composio do Endividamento A composio do endividamento indica o volume das dvidas de curto prazo em relao s dvidas totais da companhia. calculado atravs da diviso do Passivo Circulante pelo Passivo Circulante mais o Exigvel a longo Prazo, conforme quadro 3.8 abaixo, e quanto menor o ndice melhor.
Quadro 3.8

Composio do Endividamento =

Passivo Circulante Passivo Circulante + Exigvel Longo Prazo

X 100

26

importante que o analista identifique as causas determinantes das variaes nestes indicadores atravs da leitura do relatrio da Administrao e das Notas Explicativas, bem como observe as variaes ocorridas na estrutura do Ativo e Passivo Exigvel, atravs da anlise vertical.(Silva 2007; pg. 111)

To importante quanto o tamanho do ndice saber qual a onerosidade do passivo. Quanto menor a dependncia da empresa de capitais onerosos melhor. 3.9 Imobilizao do Patrimnio Lquido Quanto maior for o investimento realizado pela companhia no seu ativo permanente maior ser a possibilidade de sua dependncia de capitais de terceiros para financiar o seu capital de giro. Atravs desta anlise identifica-se o quanto o Patrimnio Lquido da empresa est aplicado no Ativo Permanente, revelando a proporo entre os capitais de terceiros e o capital prprio. O ndice de imobilizao do Patrimnio Lquido e encontrado atravs da aplicao da frmula constante do quadro 3.9 abaixo, e quanto menor melhor.
Quadro 3.9

Imobilizao do Patrimnio Lquido =

Ativo Permanente Patrimnio Lquido X 100

O ideal para a empresa, em termos financeiros, a dispor de Patrimnio Lquido suficiente para cobrir o Ativo Permanente e ainda sobrar uma parcela de Capital Circulante Prprio suficiente para financiar o Ativo Circulante. Quanto menor a dependncia a empresa de recursos de terceiros para financiar seu giro maior a liberdade para planejamento de compra e venda, principalmente que esses recursos normalmente so muito onerosos. 3.10 Imobilizao de Recursos no Correntes

o ndice pelo qual podemos identificar o valor do Patrimnio Lquido mais exigvel a longo prazo recursos no correntes, que esto alocados para financiar o Ativo Permanente da companhia. Este ndice uma melhor identificao do capital circulante prprio da organizao. O ndice de Imobilizao de Recursos no Correntes encontrado atravs da aplicao da frmula constante do quadro 3.10 abaixo, e quanto menor melhor. Sempre que for superior a unidade, teremos evidenciado que o patrimnio lquido mais o exigvel a longo prazo insuficiente para cobrir os investimentos no ativo permanente.
27

Quadro 3.10

Imobilizao dos Recursos no Correntes =

Ativo Permanente Patrimnio Lquido + ELP X 100

3.11

Giro do Ativo

Este ndice demonstra quantas vezes o ativo girou como resultado ou efeito das vendas. Podemos afirmar que um dos principais ndices para avaliar a capacidade de gerao de receitas de uma empresa. conveniente, na anlise de balano, relacionar o volume das vendas com outros fatores a fim de se conhecer se o desempenho foi ou no satisfatrio.
Este indicador estabelece a relao entre as vendas do perodo e os investimentos totais efetuados na empresa, expressando o nvel de eficincia com que so utilizados os recursos aplicados, ou seja, a produtividade dos investimentos totais(ativo total). Silva (2007; pg. 113)

Deve ser ressaltado que este ndice de extrema importncia, tendo em vista que sempre se espera um bom retorno dos capitais investidos, o que normalmente comea a ser evidenciado a partir do bom desempenho das vendas. O ndice em referencia encontrado conforme o quadro 3.11 abaixo e quanto maior melhor.
Quadro 3.11

Composio do Endividamento =

Passivo Circulante Passivo Circulante + Exigvel Longo Prazo

X 100

3.12

Margem Lquida

Normalmente conhecida como retorno sobre as vendas, a margem lquida um ndice que compara o lucro lquido em relao ao montante das vendas de determinado perodo, apresentando assim o percentual de lucratividade obtido pela empresa. Deve o analista dispensar ateno aos seguintes aspectos que influenciam na apurao de referido ndice: receitas e despesas no operacionais, o critrio utilizado na de avaliao do estoque, e a apropriao dos custos.
Muitos fatores podem influenciar a rentabilidade sobre as vendas, dentre os quais destacamos o ramo de atividade, a rotao dos estoques, mercado, custos de produo, produtividades, dentre outros.( Silva 2007: pg. 114)

28

Nas suas atividades dirias a empresa deve esta atenta e atuar em todas as vertentes que possam afetar ou contribuir com a sua lucratividade, objetivo final de qualquer companhia. Este ndice encontrado atravs da diviso do Lucro Lquido pelas Vendas Lquidas, quadro 3.12 abaixo.
Quadro 3.12

Margem Lquida =

Lucro Lquido Vendas Lquidas

X 100

3.13

Rentabilidade ou Retorno do Ativo

Conhecido como Retorno Sobre o Ativo ou Retorno Sobre Investimentos este ndice tem como objetivo principal medir a eficincia da gesto da companhia na gerao dos lucros atravs dos investimentos totais. considerado um dos cocientes individuais mais consistentes da analise de balano, tendo em vista que mostra de forma global o desempenho da companhia. Segundo Chiavenato (2005; pg. 92): um ndice de rendimento que mede a rentabilidade das operaes bsicas da empresa frente aos recursos(ativos) aplicados nessas operaes. Este ndice encontrado pela diviso do Lucro Lquido pelo Ativo Total quadro 3.13, e quanto maior melhor.
Quadro 3.13

Rentabilidade do Ativo =

Lucro Lquido Ativo total

X 100

3.14

Rentabilidade do Patrimnio Lquido

Tambm chamado de taxa de retorno sobre o Patrimnio Lquido este um ndice que mede os ganhos obtidos pelos investimentos realizados pelos scios, principais alocadores dos capitais de risco. o principal ndice para medir a eficincia da empresa na remunerao dos acionistas, que analisam o custo de oportunidade e decidem pela permanncia ou no dos recursos na companhia. calculado atravs da diviso do Lucro Lquido pelo Patrimnio Lquido, quadro 3.14, e quando maior melhor.
Quadro 3.14

Rentabilidade do Patrimnio Lquido =

Lucro Lquido Patrimnio Lquido

X 100

29

Atravs da anlise destes diversos ndices, possvel se chegar a uma mensurao da situao financeira, econmica e patrimonial da empresas, no entanto deve-se proceder a comparao de diversos perodos com o objetivo de avaliar sua evoluo ou involuo. Alm dos ndices de liquidez, estrutura de capital e rentabilidade aqui apresentados, abordaremos no captulo seguinte indicadores do ciclo operacional e de capital de giro, de grande importncia na anlise de balano para avaliao de uma companhia.

30

4. CICLO OPERACIONAL E CAPITAL DE GIRO Abordaremos neste captulo a importncia do ciclo operacional para empresa no desenvolvimento de suas atividades, bem como para gerao de receitas e consequentemente do lucro.

Na consecuo de suas atividades, a empresa persegue sistematicamente a produo de bens ou servios e, consequentemente, vendas e recebi mentos. Procura ela com isso a obteno e determinado volume de lucros, nos quais possam satisfazer s expectativas de retorno de suas fontes de financiamento. (Assaf Neto 2009; pg. 195)

Atravs da harmonia do ciclo operacional da empresa evidenciado atravs das compras, produo, vendas e seus recebimentos pode-se obter maior ou menor facilidade na gerao das receitas. 4.1 Prazo Mdio de Rotao dos Estoques - PMRE Indicador que mostra a quantidade de dias, em mdia, que os produtos permaneceram estocados at a venda. Quanto menor o tempo empresa a girar seus estoques melhor, desde que seja reflexo da comercializao de seus produtos. No calculo deste indicador deve-se utilizar o estoque mdio, evitando assim que as sazonalidades possam acarretar distores. No deve ser esquecido pelo analista a observao das formas de financiamentos dos estoques, atravs das datas de pagamento e o seu impacto na liquidez da empresa. Estoque (mdio) CMV

PMRE =

X 360

Quadro 4.1

O indicador encontrado conforme o quadro 4.1. E quanto menor, melhor. Deve ser uma preocupao constante de todas as reas da empresa, principalmente as de compra, produo e venda. 4.2 Prazo Mdio de Recebimento da Vendas - PMRV Este indicador tem o objetivo de medir a quantidade de dias, em mdia, que a companhia leva para internalizar os recursos monetrios relativos suas vendas. Considerando que a empresa deve sempre buscar a compatibilidade entre os prazos de pagamento de seus compromissos e os de recebimento de seus crditos o ideal que esse indicador seja o menor possvel.

31

Este um indicar que de certa forma traduz a poltica de venda da companhia, bem a forma de concesso de crdito a seus clientes. Tem um peso significativo na administrao do fluxo de caixa, e quando ocorre o descasamento pode deixar a empresa sempre a dependncia de emprstimos para se manter solvente.

Quanto maior o prazo de recebimento pior ser para a empresa, porem uma anlise completa deve ser feita observando tambm o prazo de rotao dos estoques e de pagamento das compras, sendo que a qualidade das duplicatas a receber tambm interfere diretamente na avaliao deste indicador. O estudo do PMRV permitir ainda avaliar a poltica de concesso de crditos e a eficincia de setor e cobrana. (Silva 2007; pg. 102)

PMRV =

Duplicatas a Receber (mdia) Receita Lquida de Vendas

X 360

Quadro 4.2

A empresa deve sempre buscar a compatibilizao dos seus prazos de compra, fabricao, venda, pagamento dos compromissos e recebimento dos seus crditos. Encontrado conforme o quadro 4.2, quanto menor, melhor. 4.3 Prazo Mdio de Pagamento a Fornecedores - PMPF Indicador que demonstra o perodo que a empresa leva para liquidar seus compromissos com seus fornecedores. A companhia deve buscar sempre que o prazo mdio para pagamento os seus fornecedores seja superior ao prazo para recebimento de suas vendas, evitando assim ter que recorrer a emprstimos para manter sua solvncia.
PMPC =

Fornecedores Compras

X 360

Quadro 4.3

A companhia deve ainda a reduo possvel do prazo mdio de fabricao e do prazo mdio de vendas, uma vez que os mesmos tm impacto significativo no indicador de pagamento a fornecedores. Indicador encontrado conforme quadro 4.3, e quanto maior melhor.

4.4 Prazo Mdio de Fabricao - PMF Indicador que revela o tempo mdio que a empresa leva para fabricar seus produtos e que tem impacto significativo no prazo mdio de rotao dos estoques
32

e tem influencia no ciclo de produo da companhia. Este indicador encontrado conforme o quadro 4.4 abaixo e quanto menor, melhor. PMF = Estoque Mdio de Produtos em Elaborao X 360 Custo de Produo

Quadro 4.4

Deve haver bastante sintonia entre as equipes de compras a linha de produo, de modo que no haja demora na linha de produo.

4.5 Prazo Mdio de Vendas PMV Tambm conhecido como prazo mdio de estocagem. Este indicador demonstra o tempo mdio gasto pela empresa desde a fabricao dos seus produtos at a sua venda. o tempo permanncia do produto acabado estoque a espera para venda. encontrado atravs da formula constante do 4.5, e quanto menor, melhor, pois tem impacto significativo no ciclo operacional e financeiro da companhia. PMV = Estoque Mdio de Produtos Acabados Custo dos Produtos Vendidos X 360

Quadro 4.5

O departamento comercial deve ter plena conscincia do seu papel no tocante reduo do prazo de permanncia dos produtos acabados no estoque, de forma a onerar o mnimo possvel a companhia.

4.6 Prazo Mdio de Estoque - PME Este ndice indica o tempo mdio em que a mtria prima permanece no estoque desde a sua aquisio at a sua entrada na linha de produo. A empresa deve sempre buscar a reduo deste indicador, tendo em vista o seu impacto no ciclo operacional e financeiro. encontrado conforme o quadro 4.6 e quanto menor, melhor. Estoque Mdio de Matria- Prima Consumo Anual

PME =

X 360

Quadro 4.6

Embora no seja uma tarefa das mais fceis, de suma importncia a sintonia entre que compra e quem organizam a linha de produo, de modo a minimizar as compras ou a produo extempornea.

33

4.7 Capital de Giro O capital constitudo pelos recursos financeiros bsicos da empresa. Representa os investimentos alocados pelos scios ou acionistas para instalao e operao da companhia. Ao desenvolver seu ciclo operacional, surgem outras fontes de financiamentos da empresa.

No s o capital investidos pelos acionistas que dinamiza a empresa. Ela utiliza capital de terceiros na operao dos seus negcios. Assim, quanto sua propriedade existem dois tipos de capital: o capital prprio e o de terceiros. (Chiavenato 2005; pg. 49)

No tocante a operao da organizao, vale ressaltar que ambos desempenham papel fundamental, no entanto a companhia deve priorizar o menos oneroso. O Capital das organizaes classificado quanto a sua utilizao em: capital fixo e capital de giro ou capital circulante, que se complementam. O capital fixo constitui os investimentos em ativos imobilizados da empresa. Normalmente so efetuados no longo prazo e no sofrem alteraes constantes. basicamente representado pelas instalaes, mquinas e equipamento etc. O Capital de Giro constitui-se na principal fonte de recurso para operao da empresa e est representado pelo grupo de contas do Ativo Circulante do Balano Patrimonial. Sofre oscilaes muito freqentes, tendo em vista as atividades operacionais dirias da companhia. o grupo de maior liquidez, tendo em vista que representa todas as disponibilidades de curto prazo da empresa. Apresenta duas caractersticas bsicas: a curta durao e converso rpidas dos seus componentes. O perodo de durao dos componentes do circulante no deve ser superior a um ano o prazo mximo do ciclo operacional da empresa.
O circulante apresenta-se em constante mutao, por meio de um continuo escoamento de recursos entre seus elementos. Interessa empresa evidentemente imprimir a mxima rotao (giro) ao grupo, acelerando cada vez mais seu fluxo de Operaes. (Assaf Neto 2009; pg. 168).

Uma maior o rotao do ativo circulante da empresa evidencia um incremento de suas atividades, acarretando menor necessidade de investimento no capital de giro e uma possibilidade maior de aumento da rentabilidade. Faz-se

34

necessrio observar as seguintes configuraes do Capital de Giro: capital de giro bruto e capital de giro lquido. Capital de Giro Bruto constitudo pelas disponibilidades imediatas, ttulos e valores mobilirios, contas a receber e estoques; Capital de Giro Lquido constitui - se do capital de giro bruto menos os compromissos de curto prazo. A administrao do Capital de Giro envolve as contas do circulante da companhia, que tem extrema importncia no seu processo operacional e na gerao de sua liquidez. encontrado conforme o quadro 4.7 abaixo.

Quadro 4.7 CCL = Ativo Circulante - Passivo Circulante

A gesto ineficiente do capital de giro da empresa pode lev-la a recorrer a recursos onerosos para manter sua solvncia. A empresa deve priorizar as operaes que influenciam de forma positiva o capital de giro liquido, tais como: venda de elementos ociosos do ativo permanente, integralizao de capital, contrao de emprstimos a longo prazo etc. Dentre os diversos dilemas companhia encontra a possibilidade segurana, uma vez que variam de maior rentabilidade tem elevado seu a liquidez. na administrao do Capital de Giro da da opo em priorizar a rentabilidade ou a forma inversa. Quando a companhia busca risco e quando minimiza o risco aumenta-se

Maiores participaes de fontes de recursos de curto prazo promovem, ao mesmo tempo, uma reduo da liquidez (maior nvel de risco financeiro) e elevao do retorno do investimento ( em razo do custo mais barato do credito de curto prazo). Para uma situao de financiamento inversa, verifica-se uma elevao da liquidez da empresa acompanhada de reduo em sua rentabilidade. (Assaf Neto 20209; pg. 188).

Toda empresa deve ter um padres estabelecido de risco-retorno, e assim balizar suas decises quanto ao volume de capital circulante liquido est compatvel com este padro. Uma organizao no pode obter o benefcio da rentabilidade mxima sem que isso lhe oferea algum risco. Situao ilustrada atravs do quadro 4.8

35

Quadro 4.8

Liquidez Capital Circulante Lquido

Rentabilidade
Fonte: adaptado do livro Estrutura e Anlise de Balano Assaf Neto Ed. Atlas

Devem tambm ser ponderados pela administrao da companhia os custos que incorrem o investimento em capital de giro. Dentre esses, destacamos o custo de oportunidade, determinado pelos ganhos decorrentes de melhor opo no escolhida. Quanto maior o investimento em capital de giro, maior ser o custo de oportunidade. A manuteno ou aumento da atividade operacional de uma companhia sofrem forte influncia do volume do seu capital circulante lquido. A Necessidade de Capital de Giro verificada pela diferena entre o ativo circulante cclico e o passivo circulante cclico. Este confronto revela o grau de equilbrio financeira da empresa. encontrado conforme o quadro 4.9.

NCG =

Ativo Circulante Cclico - Passivo Circulante Cclico

Quadro 4.9

Os grupos de contas cclicas do Balano Patrimonial apresentam a seguinte composio: O Ativo Circulante Cclico - duplicatas a receber, proviso para perdas, adiantamento a fornecedores, estoques, adiantamento a funcionrios, impostos indiretos a compensar, despesas operacionais antecipadas etc. Passivo Circulante Cclico fornecedores, impostos indiretos, adiantamento de clientes, provises trabalhistas, salrios e encargos sociais, participaes de empregados etc.

Para suprir suas Necessidades de Capital de Giro as empresas contam com diversas fontes de financiamento: operacionais e financeiras. As fontes operacionais so aquelas decorrentes das atividades cotidianas da companhia. J

36

as fontes financeiras decorrem de decises dos seus administradores em recorrer a terceiros para manter a solvncia da empresa. As principais fontes de financiamentos operacionais so: Fornecedores; Salrios; Impostos e contribuies sociais; Adiantamento de clientes.

As principais fontes financeiras de financiamento de Capital de Giro so: Bancos comerciais e mltiplos; Financeiras; Empresas de factoring.

As principais modalidades de crditos disponibilizadas pelos agentes financeiros para suprir as necessidades de Capital de Giro da empresas so as seguintes: Conta Garantida limites disponibilizados pelos bancos s empresas com o objetivo de suprir eventuais dficits de caixa; Emprstimos de Capital de Giro contrato de abertura de crdito com valor e prazo determinado, podendo ser reutilizvel e ter renovao automtica; Antecipao de Recebveis limite disponibilizado pelos bancos para antecipao das vendas a prazo realizadas pelas empresas atravs de duplicatas, carto de crdito e cheques pr datados; CDC - Crdito Direto ao Consumidor modalidade contrato em que o os bens vendidos a prazo so financiados pelos agentes financeiros diretamente no estabelecimento que efetua a venda. uma venda vista para a empresa a prazo para o comprador; ACC Adiantamento sobre Contrato de Cambio - destinado ao financiamento da produo e comercializao de bens para exportao (at 180 dias antes do embarque); ACE Adiantamento sobre Cambiais Entregues financiamento de bens destinados a exportao (aps o embarque). Dentre os dilemas da administrao do capital de giro da empresa, verificase o dilema da escolha da fonte correta de financiamento, a quantidade suficiente, o prazo necessrio, a forma ideal de desembolso, bem como um atento gerenciamento dos prazos mdio que compem o ciclo operacional.

37

a administrao do Capital de Giro tem por objetivo gerenciar cada um dos ativos circulantes e passivos circulantes da empresa para garantir um nvel aceitvel de capital de circulante lquido. (Chiavenato 2005; pg. 54)

A forma mais salutar de financiamento do capital de giro da companhia aquela decorrente da perfeita sintonia entre o ativo circulante e passivo circulante. 4.8 Efeito Tesoura O acompanhamento constante da evoluo da necessidade de capital de giro e do capital circulante lquido fator decisivo para manuteno da boa sade financeira da empresa. E tambm a adequao ao seu planejamento operacional e a poltica de crescimento.

Este descompasso decorre da expanso dos negcios com uma elevada aplicao de recursos no capital de giro, ultrapassando o nvel do CCL, que pode simplesmente ser apurado atravs do que denominamos Saldo de Tesouraria, compreendendo a diferena entre o Ativo Circulante No Operacional(ACNO) e o Passivo Circulante No Operacional(PCNO). (Silva 2007; pg. 140)

O quadro 4.10 a representao grfica da ocorrncia desse descompasso. Quando uma por vrios exerccios seguidos evidencia uma elevao da necessidade de investimento em giro superior ao capital circulante liquido, denominado de efeito tesoura. O que revela a incapacidade da empresa financiar adequadamente seus investimentos operacionais em giro.
Quadro 4.10

CCL

NCG

ano 0

ano 1

ano 2

ano 3

ano 4

Fonte: livro Estrutura, Analise e Interpretao das Demonstraes Contbeis Alexandre Alcantara da Silva Ed. Atlas.

O efeito tesoura pode ser decorrente de vrios motivos. Entre os principais destacamos: os desvios de recursos de giro para imobilizaes e o elevado
38

crescimento do nvel da atividade empresarial overtrade, que nos deteremos a seguir. 4.9 Overtrading A situao de overtrade ocorre quando se constata a situao em que uma companhia est operando acima de sua capacidade financeira. Situao em no possui capital de giro necessrio para o financiamento de suas atividades de curto prazo, o que levar ao endividamento, normalmente de curto prazo, para financiar os estoques e as contas a receber.

Quando o Ciclo operacional da empresa segue uma tendncia deficitria, a empresa caminha para uma situao de overtrade. Neste momento, podemos deduzir que a companhia entrou em um estgio pr-falimentar em decorrncia da falta de equilbrio financeiro, em que o volume de atividades bastante superior ao Capital de Giro disponvel. ( Silva 2007; pg.141).

Toda empresa deve buscar, tanto na sua instalao quanto na expanso, a elaborao de um cuidadoso planejamento estratgico onde seja possvel a adequao ao seu fluxo de caixa. Tendo tambm sempre a clareza que o financiamento atravs do capital prprio a melhor alternativa. O capital prprio da empresa representa a diferena entre o patrimnio liquido e os recursos investidos no ativo permanente. Representa a capacidade do autofinanciamento do ciclo operacional. calculado conforme o quadro 4.11. Capital de Giro Prprio (CGP) = Patrimnio Lquido Ativo Permanente
Quadro 4.11

O grande desafio dos administradores, principalmente os administradores financeiros de uma empresa a harmonizao de todas as etapas do seu ciclo operacional e econmico, bem como a compatibilizao da capacidade de gerao de receitas em patamares suficientes para arcar com seus custos, inclusive financeiros, e ainda gerar o lucro compensatrio para seus proprietrios. Quando isso no ocorre tem-se como conseqncia a falncia ou sua liquidao. Tomando-se por base que toda empresa busca o principio da continuidade indefinida das atividades operacionais, bastante salutar que todos os seus movimentos sejam bastante planejados e como as suas demonstraes financeiras so estticas no podem e no devem ser desvinculadas de perodos anteriores e subseqentes, como tambm nenhum ndice seja avaliado isoladamente.
39

4.10

Relatrios Gerenciais

O pice da anlise do balano so os relatrios gerenciais destinados aos seus respectivos usurios, principalmente os administradores e acionistas para as tomadas de decises, bem como o cumprimento de disposies legais quando necessrio. indispensvel que dos relatrios gerenciais constem os seguintes elementos com a maior preciso possvel:

Analise do Cenrio deve se discorrer sobre a empresa analisada, o segmento econmico de sua atuao, seus principais concorrentes. Mencionar ainda, quais as polticas de governo que podem influenciar o seu mercado. Fazer uma avaliao da performance da empresa, do seu patrimnio lquido, e efetuar comparao com as demais do seu segmento. Anlise Econmica deve ser abordada a situao do patrimnio lquido, uma vez que a existncia ou no de PL de v ser o ponto inicial para a anlise econmica. Devem ser evidenciados os fatores que tiveram influencia no variao patrimonial, inclusive a poltica de distribuio ou a reteno de lucro. No deve ser ignorado: o grau de imobilizao, o nvel de endividamento, a origem e destinao dos recursos de terceiros. Anlise Financeira deve ter com ponto principal a capacidade de pagamento da empresa. Ateno especial deve recair sobre: os ndices de liquidez, rentabilidade, ciclo financeiro, necessidade de capital giro.

Concluso deve ter como abrangncia principal o mercado de atuao da companhia e a comparando-a com sues principais concorrentes, emitindo-se parecer conclusivo sobre o desempenho econmico e financeiro. Devem ser emitidas recomendaes sobre possveis diretrizes a ser tomadas pela companhia para manter ou melhorar o desempenho.

Anexos sempre recomendvel anexar ao relatrio: tabelas, grficos, planilhas. No deve deixar de constar informaes sobre a metodologia utilizada, bem como as reclassificaes contbeis realizadas, as formulas utilizados etc.
40

Como vimos ao longo deste trabalho inmeras so as utilidades da anlise de balano, no entanto o foco gerencial predominante. No mercado globalizado atual, praticamente impossvel e totalmente desaconselhvel que acionistas e administradores de empresas de qualquer porte ou ramo de atividade no tenham a contabilidade gerencial como ponto de partida para suas tomadas de decises.

41

5. CONCLUSO
Sem a pretenso de exaurir todas as informaes sobre a anlise do Balano Patrimonial com o trabalho ora exposto, podemos concluir tratar-se de uma prtica das mais comuns no mercado atual. Atravs da anlise dos indicadores de liquidez busca conhecer a capacidade que a empresa tem de honrar seus compromissos de curto prazo, ou seja, aqueles diretamente ligados ao seu operacional cotidiano. Quando se busca avaliar os indicadores que definem a estrutura de capital, temse o desejo principal de conhecer o grau de endividamento, o seu direcionamento para atividades no geradoras de receitas, o quanto a organizao depende dos recursos alheios para se tornar solvente, e principalmente a onerosidade destes financiamentos. A anlise dos indicadores de rentabilidade tem como alvo principal avaliar a possibilidade de remunerao para o capital dos investidores da companhia, com o conseqente retorno sobre o Patrimnio Lquido. Os indicadores de rotatividades exercem significativa influncia no capital de giro da companhia, que por sua vez determinante para o sucesso da empresa. A ausncia do capital de giro ideal para o desenvolvimento do seu ciclo operacional o principal motivo da falncia das empresas. Os usurios da anlise de balano, como demonstrado neste trabalho, jamais podem formar juzo sobre uma empresa a partir da anlise isolada de um indicador. Por isso faz-se necessrio a anlise do balano patrimonial de vrios exerccios, e se lembrando sempre dos efeitos inflacionrios da moeda. Toda avaliao da empresa deve ser derivada da interpretao de todos os elementos do seu Balano Patrimonial e suas notas explicativas no decorrer de vrios exerccios. No deve tambm ser esquecido de se ponderar a conjuntura em que essa empresa atua, e qual a mediana do seu setor e dos seus principais concorrentes. O risco um fator inerente a todas as atividades hoje desenvolvidas pela humanidade, no universo empresarial no poderia ser diferente. Instigados por essa realidade e baseado na importncia das companhias para o desenvolvimento econmico e a conseqente manuteno do bem estar das pessoas, diversos tem sido os mecanismos buscados pelas empresas, governos, rgos de classe para mitigar esse risco. A anlise profunda do Balano Patrimonial, principalmente desenvolvida de forma independe tem se mostrado uma excelente ferramenta de conhecimento da real situao da companhia, tornando assim possvel as correes de rumos e praticas, para o cumprimento de um dos princpios fundamentais da contabilidade: O Princpio da Continuidade.

42

BIBLIOGRAFIA

, Sergio de. Anlise de Balano, 7. ed. So Paulo: Atlas, 1998. IUDCIBUS, IUDCIBUS, Sergio de. Contabilidade Gerencial, 6. ed. So Paulo: Atlas, 1998. ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e Anlises de Balanos: um enfoque econmico financeiro. 8. ed. 4 reimpresso. So Paulo: Atlas 2009. SILVA, Alexandre Alcantara Da. Estrutura, Anlise e Interpretaes das Demonstraes Contbeis. So Paulo: Atlas, 2007 CHIAVENATO, Idalberto. Administrao Financeira: Introdutria. 2 Tiragem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. Uma Abordagem

43

You might also like