You are on page 1of 14

CAOS E INFORMAO

221

ARTIGO

Teoria do caos e gesto da informao: uma integrao na complexidade dos negcios e dos sistemas de informao

The chaos theory and information management: integrating the complexities of business and information systems
Luiz Henrique CARDOSO1 Edmeire Cristina PEREIRA 2

RESUMO
abordado o planejamento de sistemas de informao, em seu aspecto terico, sob a tica da Teoria do Caos e da Complexidade. Descreve as caractersticas dos sistemas fsicos, a viso da cincia como sistema fechado e a viso da cincia como sistema aberto. Discute ainda a gesto da informao, tanto frente complexidade dos sistemas de informao, quanto em suas correlaes com o mundo dos negcios, enfatizando a necessidade do profissional da informao de estar apto para planejar o seu trabalho diante do cenrio complexo dos negcios. Palavras-chave: Teoria do caos, complexidade, sistemas de informao, gesto da informao, inovao.

ABSTRACT
This paper discusses theoretical aspects of the planning of information systems, under the perspectives of the Chaos Theory and Complexity. It describes the
1

Bacharel em Administrao e Mestre em Educao. Docente, Setor de Cincias Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Paran. Rua Lotrio Meissner, 3400, Jardim Botnico, 80210-170, Curitiba, PR, Brasil. Correspondncia para/Correspondence to: L.H. CARDOSO. E-mail: <luizhc_20@hotmail.com>. Mestre em Biblioteconomia e Cincias da Informao. Docente, Departamento de Cincia e Gesto da Informao, Universidade Federal do Paran. Curitiba, PR, Brasil. E-mail: <edmeirepereira@pop.com.br>. Recebido em 7/3/2005 e aceito para publicao em 16/8/2005.

Transinformao, Campinas, 17(3):221-233, set./dez., 2005

222

L.H. CARDOSO & E.C. PEREIRA

physical systems characteristics, and the conceptions of Science, either as a closed system or as an open system. This paper also discusses the Management of Information with regard to both, the complexity of information systems, and their correlation with the business world; furthermore, it emphasizes the need for the information professionals to be capable to aptly plan their work, in face of the complex business scenario. Key words: chaos theory, complexity, information systems, management of information, innovation.

INTRODUO O desenvolvimento da cincia tem sofrido diversas mudanas no decorrer do tempo. Na viso clssica da cincia - determinista - no existia uma diferena entre o passado e o futuro. Os processos eram reversveis, pois os dois so intrnsecos ao presente, uma vez que atravs da observao do estado presente podemos reconstituir o passado. Assim, no existe, nesta viso, um lugar para a histria, o novo e, principalmente, para a criatividade. Com o desenvolvimento da fsica quntica e da relatividade, a viso clssica da cincia foi modificada radicalmente. Particularmente na Fsica, os desenvolvimentos resultaram em mudanas significativas em nossa viso de mundo. Com o advento da Relatividade Geral e da Fsica Quntica uma forma nova de abordar os fenmenos fsicos foi introduzida na cincia. Esse novo olhar sobre a realidade tambm modificou a viso empresarial, valorizando o ambiente e suas interconexes. Assim, as informaes sobre fornecedores, tecnologia, leis, economia e clientes, so fatores decisivos para que o administrador possa inferir as interconexes existentes neste amplo cenrio sistmico. Neste contexto, o planejamento de sistemas de informao tornou-se essencial para criar empresas competitivas, administrar corporaes globais, implementar produtos e servios para consumidores cada vez mais exigentes. As organizaes so sistemas abertos que interagem num organismo social
Transinformao, Campinas, 17(3):221-233, set./dez., 2005

complexo, atravs da produo, do consumo, da transformao e da colocao de novos produtos e servios no mercado e a varivel imprevisibilidade est presente em todos os negcios. Ignorar este aspecto da moderna administrao levar, mais cedo ou mais tarde, extino da organizao.

Teoria do Caos
Na dcada de 60, o meteorologista Edward Lorenz desenvolveu e publicou suas idias sobre fluxos deterministas no peridicos, que somente muito tempo depois foram descobertas por cientistas e matemticos, tornando-se ento conhecidas como Teoria do Caos. A forma como Lorenz chegou s idias que levaram Teoria do Caos um exemplo de como o acaso est presente e pode ser transformado em inovao cientfica. Lorenz criou em seu computador um programa simples, tentando, atravs de alguns elementos essncias do tempo atmosfrico, prever as condies climticas futuras. Este programa era utilizado apenas para o estudo das possibilidades de se prever o tempo, e no como uma tentativa definitiva de se conseguir a previso do tempo perfeita. O que ele pretendia era verificar se a sua intuio de que o tempo se repetia, revelando padres conhecidos, estava correta. Ele descobriu que, quando uma linha passava do alto para baixo sem um salto, ocorreria em seguida um salto duplo e percebeu que este tipo de oscilao poderia ser utilizado para previses

CAOS E INFORMAO

223

futuras. No entanto, as repeties nunca eram perfeitamente iguais. Existia realmente um padro, mas nunca sem alguma pequena alterao. Assim, Lorenz criou um grfico impresso para melhor medir estas variaes (LORENZ, 1996). No inverno de 1961, Lorenz quis examinar detalhadamente uma seqncia. Ao invs de refazer a seqncia, comeou pelo meio. Colocou no computador as condies iniciais digitando os nmeros diretamente da impresso anterior e se preparou para esperar a execuo do grfico. Naquela poca era um processo demorado e ele decidiu, mais para se livrar do barulho da impressora, tomar um caf e voltar mais tarde. Ao voltar, cerca de uma hora depois, ele viu no grfico algo que mudaria o rumo da cincia. A nova seqncia, que deveria ser a repetio exata da anterior, era diferente da original. As condies de tempo eram to diferentes que, num espao de poucos meses, toda a semelhana tinha desaparecido. Ele percebeu que o problema estava nos nmeros que havia digitado. Na memria do computador era possvel armazenar seis casas decimais (0,506127) enquanto atravs do teclado apenas trs eram possveis (0,506). Pensava ele que a diferena, um para mil, no deveria alterar o resultado final. No foi o que aconteceu. O sistema era sensvel s condies iniciais (LORENZ, 1996).

Aqui, referimo-nos ao caos determinstico, isto , relativo a sistemas que aparentemente se comportam aleatoriamente, embora sejam determinados por leis muito precisas. O caos determinstico est relacionado ao funcionamento dos sistemas dinmicos e caracterizado, basicamente, pela dependncia sensvel das condies iniciais o que nos leva, conseqentemente, revalorizao das pequenas causas. Em contraposio ao caos tradicional, que se observa somente quando muitos graus de liberdade levam desordem generalizada, o caos determinstico, j pode ser observado a partir de trs graus de liberdade (FIEDLER-FERRARA; PRADO, 1994; SCHUSTER, 1995). Determinstico, neste caso, no se refere possibilidade de se conhecer com preciso o estado de um sistema ao longo do tempo, mas sim ao fato de ele ser regido por leis precisas. Lorenz (1996, p.20), explica uma seqncia determinstica como sendo aquela:
... na qual apenas uma coisa pode acontecer em seguida; isto , sua evoluo governada por leis precisas. Logo, a aleatoriedade, no sentido mais amplo, pode ser identificada com ausncia de determinismo. Este o tipo de aleatoriedade que pretendo expressar quando descrevo o caos como algo que parece aleatrio.

De que caos estamos falando?


A palavra caos est associada a vrios significados. Quando se ouve falar em caos, comum relacion-lo a uma desordem generalizada ou mesmo a uma grande confuso. Este tipo de caos est diretamente relacionado ao grande nmero de graus de liberdade existentes em um determinado sistema. Assim, as possibilidades de interferncia em um sistema dado so tantas que o seu controle torna-se impossvel, instalando-se assim, o caos.

Lorenz utilizou a expresso parece aleatrio, devido ao fato de existir um outro tipo de ordem - no-linear, a qual foi depois descrita por Bohm (1992, p.160) como sendo a observao das diferentes similaridades entre as diferenas, como por exemplo, em uma pintura, onde no possvel prever uma parte a partir de outra, embora a pintura seja altamente ordenada. Lorenz (1996, p.21) descreve o caos como:
[...] um comportamento que determinstico, ou quase, caso ocorra em um sistema tangvel possuindo uma pequena quantidade de aleatoriedade, mas que no aparenta ser determinstico. Isso quer dizer que o estado

Transinformao, Campinas, 17(3):221-233, set./dez., 2005

224

L.H. CARDOSO & E.C. PEREIRA

presente determina completamente, ou quase completamente, o futuro, sem parecer faz-lo (grifo do autor).

Mas ento, por que o sistema no pode ser previsto em sua evoluo? A resposta a esta questo que o sistema sensvel s condies iniciais. Modificaes ocorridas no incio do processo, e mesmo durante a sua evoluo no tempo, ocasionam mudanas que no podem ser previstas inicialmente. Em um sistema linear, qualquer alterao em uma determinada varivel, provocar uma mudana proporcional nos instantes subseqentes, isto , se uma varivel for alterada em, por exemplo, trs vezes, a mesma mudana ocorrer nos instantes seguintes. Desta forma a evoluo do sistema no tempo segue uma linha reta, se colocada em um grfico. Em um sistema no-linear, no ocorre desta forma. Uma alterao de duas vezes, por exemplo, em uma determinada varivel do sistema, poder provocar, nos instantes seguintes, modificaes de uma ou de trs vezes. No entanto, bom lembrar que, embora o caos produza no-linearidade, a no-linearidade nem sempre produz caos. Atualmente, a Teoria do Caos vem sendo aplicada nas mais diversas reas, como a biologia, medicina, antropologia, meteorologia, economia e agricultura, entre outras, (GLEICK, 1990; LEWIN, 1994), e vem ganhando mais fora com o nome de Complexidade.

troca ambos, energia e matria, renovando-se por meio destas trocas. Os sistemas abertos, literalmente alimentam o fluxo, utilizando este fluxo como a substncia para o seu contnuo vir a ser. O contraste evidente entre (a) o sistema altamente controlado - fechado - no qual os parmetros externos formam interaes para um fim predeterminado de eficincia, e (b) o sistema flutuante - aberto - no qual as perturbaes abastecem o sistema com os meios para as transformaes internas; neste, os fins so literalmente integrados aos meios.

A viso da cincia como sistema fechado


Nesta viso determinista - sistema fechado - no existe uma diferena entre o passado e o futuro. Os processos so reversveis, pois os dois so intrnsecos ao presente, uma vez que, atravs da observao do estado presente, podemos reconstituir o passado. Assim, nesta viso no existe um lugar para a histria, para o novo e, principalmente, para a criatividade. Esta viso de mundo teve seu impulso no sculo XVII e suas conseqncias predominam, em maior ou menor grau, at nossos dias. Esta forma de abordar o mundo alijou do processo o observador em favor do observado. Claramente, este modelo extremamente racional e analtico, na medida em que tenta reduzir o todo soma das partes, de uma forma linear. Em suma, um modelo auto-afirmativo, que fomenta a expanso por meio da competio, na tentativa de obter uma maior quantidade de conhecimento e poder exercer o seu domnio sobre os outros. Atualmente, as cincias comeam a se abrir a outras possibilidades que possam fornecer formas diferentes de se olhar o mundo, como a aleatoriedade, a evoluo no tempo dos sistemas

Os sistemas fsicos
Na fsica existem trs tipos de sistemas: isolado, fechado e aberto. O sistema isolado, como o prprio nome indica, est isolado do meio ambiente, no trocando energia e nem matria com ele: uma mquina de moto-contnuo o exemplo ideal disto. Um sistema fechado troca energia, mas no matria; algo firmemente controlado, como uma mquina a vapor, onde as variveis so poucas, os parmetros prefixados e a previsibilidade alta. O sistema aberto
Transinformao, Campinas, 17(3):221-233, set./dez., 2005

CAOS E INFORMAO

225

dinmicos e, principalmente, a auto-organizao. Assim, uma mudana nos conceitos se faz necessria: de processos reversveis deterministas, para processos irreversveis e indeterminados, uma viso aberta.

dentro da fsica, mas aqui ns a relacionamos ao tamanho da descrio, isto , quanto mais extensa a descrio de um evento, tanto mais complexo ele ser. Em muitas reas, a cincia comea a deparar-se com a aleatoriedade e o paradoxo. O que antes era descartado como uma varivel desprezvel, comea a ser reavaliado como fator fundamental no processo de funcionamento de diversos sistemas. O observador, sendo uma destas variveis, no pode mais ser alijado do processo de observao.

A viso da cincia como sistema aberto


Como escreveu Heisenberg (1987, p.7), as conseqncias a que a moderna fsica atmica deu lugar [...] alteraram em muitos lugares deste planeta a viso do mundo que o sculo XIX nos legou. Elas foram uma mudana na maneira de pensar e, portanto, interessam a um crculo maior de pessoas. Esta mudana se refere ao advento da teoria da relatividade geral proposta por Einstein e ao desenvolvimento da fsica quntica. A primeira se relaciona s grandes distncias - ao infinitamente grande - enquanto a segunda ao espao microscpico - ao infinitamente pequeno. Atravs de colises de alta energia, descobriu-se um nmero muito grande de novas partculas. O modelo de tomo simples, da fsica clssica, foi descartado. Por meio da teoria da relatividade geral o observador foi reintroduzido no processo. H, portanto, a necessidade de se informar qual o referencial utilizado quando se faz uma determinada descrio de um evento observado. A crena de que o mundo era um simples quebra cabeas a ser resolvido, ou, uma mquina com leis precisas de funcionamento a serem desvendadas, est, lentamente, sendo abandonada. Sabemos hoje, que existem diferentes maneiras de se representar natureza. Portanto, os fenmenos so alterados quando estudados. O pesquisador se envolve e interpreta os fenmenos a ele submetidos. A observao do cientista tornou-se muito mais complexa do que a viso simplista da fsica newtoniana fazia supor. Entretanto, viso complexa no significa que esta seja mais difcil e complicada. Existem muitas formas de se definir a complexidade

A gesto da informao e a complexidade dos sistemas de informao


A Gesto da Informao uma das seis reas prioritrias nos currculos dos Cursos de Biblioteconomia e Cincia da Informao dos pases do Mercosul. Tem por objetivo geral capacitar os estudantes na gesto competente, para atuar em sistemas e unidades de informao e em todo tipo de organizaes e contextos, com atitude proativa. Como objetivos especficos da rea esto o ser capaz de planejar, implementar, dirigir, coordenar e avaliar sistemas e unidades de informao com viso estratgica. (ACUERDOS..., 1998, p.16). Ponjun Dante (1998, p.135), conceitua a Gesto da Informao: Gestin de Informacin es todo lo relacionado com la obtencin de la informacin adecuada, en la forma correcta, para la persona indicada, ao costo adecuado, en el tiempo oportuno, en el lugar apropriado, para tomar la accin correcta. Por este conceito, podemos perceber que o escopo da Gesto da Informao bem diferenciado do da Biblioteconomia, principalmente, no tocante lgica subjacente das funes; isto , enquanto a lgica da Biblioteconomia a da demanda, a da Gesto da Informao a da oferta de produtos e servios altamente especializados e de valor agregado. Portanto, so exigidas dos profissionais da informao, em sentido lato, e dos gestores
Transinformao, Campinas, 17(3):221-233, set./dez., 2005

226

L.H. CARDOSO & E.C. PEREIRA

de informao, em sentido restrito, algumas competncias importantes para o exerccio de suas funes, tais como: noes de Administrao, Planejamento, Marketing e Negcios. Com efeito, no seio dessa discusso que a Teoria do Caos passa a ser um assunto de extrema importncia a esses profissionais. Infelizmente, somente uma escola brasileira da rea trabalha a Teoria do Caos como um dos contedos bsicos (fundamentos) do currculo. Trata-se da Universidade do Rio de Janeiro (UNI-RIO), que participou do Diagnstico Docente da rea 5 Gesto da Informao, realizado pelas professoras Clia Regina Simonetti Barbalho Coordenadora da Regio Norte da Associao Brasileira de Educao em Cincia da Informao (ABECIN) e Margarita de Jesus Escobar de Morel (Universidad Nacional de Asuncin) (ASSOCIAO..., 2003, p.28). Entendemos que administrar a informao nos dias de hoje, fugir dos determinismos clssicos, dos arqutipos, dos modelos tradicionais de gerncia. O estudo e a prtica dos Sistemas de Informao, desde o seu planejamento at sua implementao, requer novas maneiras no-lineares de conceb-los, levando-se em conta, porm, que as condies iniciais so relevantes para a previso de um momento futuro. (ARTONI, 2003, p.24). Ou seja, a teoria do caos lida com a idia de que no importa quo boa seja nossa observao dos fatos, sempre haver erro, diz Celso Grebogi, professor do Departamento de Fsica Aplicada da Universidade de So Paulo (USP) e um dos pioneiros do estudo do caos no pas (ARTONI, 2003, p.27). Um exemplo clssico do comportamento imprevisvel de um sistema catico so os fractais. Para Artoni (2003, p.27), fractais:
[...] so grficos matemticos, gerados por computador, que mostram como pequenas alteraes em um trao podem mudar radicalmente o curso do desenho. Esses modelos represenTransinformao, Campinas, 17(3):221-233, set./dez., 2005

tam o acaso que, muitas vezes, modifica o destino de algo que deveria ser totalmente determinado por equaes matemticas.

A artista plstica Ostrower, quando se refere s imagens do computador, questiona-se se as mesmas so obras de arte, pois para ela, a exemplo dos fractais, so bonitas, mas no dizem nada sobre ns. So inexpressivos. No possuem escalas.
Assim, qualquer detalhe, qualquer pontinho (que representa o resultado de clculos complexos) poder ser ampliado para qualquer tamanho e sempre mostrar a mesmssima estrutura. O tamanho em que ns os vemos depende unicamente do suporte (que, de fato, apenas um suporte) dentro dos limites de uma pgina de livro, ou na tela do computador, ou projetados num telo gigantesco. Nada se modifica em sua configurao e estrutura. Nada se torna expressivo. (OSTROWER, 1999, p.149).

Para a Ostrower (1999, p.151), [...] os processos criativos na arte so outros, bem distintos - so intuitivos e associativos, tendo por base nossa conscincia e afetividade, a percepo de ns mesmos e dos outros, e o nosso saber da vida e da morte. Em suma, as formas artsticas so formas de comunicao, no apenas de expresso! Outro autor, desta vez, um especialista em Comunicao - Garca Gutierrez, em interessante artigo publicado no peridico Transinformao, ao se referir ao objeto fractal, se expressa da seguinte maneira:
Por ejemplo, siguiendo los procedimentos de la fractalidad sera posible descubrir los atractores (tendncias predecibles o extrnas) em los comportamientos aleatrios del acceso a la memria, em la eleccin y asociacin de enlaces sensibles

CAOS E INFORMAO

227

aunque caticos, em las lgicas complejas de las redes, contribuyendo geometricamente a la explicitacin de los rdenes y turbulncias que sustentan las redes y, desde ah, a la reorientacin tica o poltica de las memrias colectivas. (GARCA GUTIERREZ, 2003, p.19).

conhecimento deve acontecer a partir das interfaces dos conceitos de: Conhecimento, Representao, Informao e Memria. Para esta autora, o papel das Linguagens Documentrias o de metalinguagens na produo de conhecimentos. Para a autora, as memrias documentrias so constructus do conhecimento gerado pela sociedade. Quanto aos princpios, Silva, Vieira e Silva (2003, p.23) acreditam que h duas condies bsicas para que um princpio supere a fase de tentativa e se torne amplamente aceito:
a) o objetivo deve ser considerado vivel pelo consenso profissional; b) deve ser considerado til. Portanto, entre os vrios princpios e convenes aceitos na atualidade, os princpios da Anlise Documentria podem ser definidos a partir da seguinte premissa bsica, o Princpio geral dos sistemas de recuperao da informao (SRI): Possibilitar a seu usurio o acesso informao/documentos/memria. E, para que assim seja, a metarepresentao ou representao documentria explicitada pelos modelos do Ciclo de vida da informao e do sistema de recuperao da informao (SRI). (DODEBEI, 2002, p.37, 43).

Percebemos que o foco principal de Garca Gutierrez a Teoria do Caos e a Comunicao Humana. Ele nos diz que os seres humanos sempre fixaram suas memrias em uma diversidade crescente de meios. E, hoje, com os objetos digitais, tem-se uma integrao maior que em outros tempos; porm, tem-se tambm uma dependncia da mediao externa. Ele acredita que a digitalizao no promove apenas vantagens, mas desvantagens, tambm, em relao aos valores culturais, liberdade da memria, hetero construo de identidades e ao controle do cidado pelo prprio suporte. (GARCA GUTIERREZ, 2003, p.8). Pensa que devemos colocar a Pesquisa em Organizao do Conhecimento em uma posio, em larga medida ps-epistemolgica, na qual a reflexividade e a complexidade devem comandar tanto as diretrizes quanto as aes dos pesquisadores e profissionais. Isso porque a interao da memria no explicitvel, constituindo-se em uma complexa rede de significados aberta para a instabilidade e para a constante readaptao aos atratores culturais. A construo da exomemria influenciada por preconceitos locais ou globais, dados historicamente por instncias que se encontram alm do alcance dos cidados. Diante dessa perspectiva, os profissionais da informao trabalham com princpios da Organizao da Informao para recuper-la, analis-la e transform-la. Se tomarmos a Anlise Documentria como objeto de reflexo, perguntaramos, ento, que conceitos e que princpios seriam os seus? Dodebei (2002, p.19) responde-nos a primeira indagao, dizendo que a discusso dos modelos de organizao do

Falar em modelos em Cincia da Informao e, por extenso, em Gesto da Informao, equivale a pensar em paradigmas. H paradigmas ecolgicos, locacionais/geogrficos, morfolgicos, antropolgicos/etnolgicos, evolucionistas e sistmicos, entre outros (DODEBEI, 2002, p.21). Como observa Clarke (1972, p.20), a existncia de um modelo pressupe a existncia de uma teoria subjacente. Para Clarke, h os seguintes tipos de modelos: fsicos/concretos; ou mentais/lgicos. Dentre os primeiros, destacam-se os modelos em escala real ou reduzida, os dinmicos ou os estticos. Dentre os segundos, deve-se mencionar os mais importantes: os modelos lgico-conceituais, os matemticos e estatsTransinformao, Campinas, 17(3):221-233, set./dez., 2005

228

L.H. CARDOSO & E.C. PEREIRA

ticos, os grficos, os sistmicos, os semnticos e as simulaes por computador (DODEBEI, 2002, p.20). Em Cincia da Informao, o paradigma sistmico, derivado da Teoria Geral dos Sistemas de Bertalanffy (1973) , ao que parece, o mais empregado (DODEBEI, 2002, p.21). A Teoria Geral dos Sistemas (TGS) de Bertalanffy se fundamenta nas seguintes premissas: a) os sistemas existem dentro dos sistemas; b) os sistemas so abertos; c) e as funes de um sistema dependem de sua estrutura (REZENDE; ABREU, 2000, p.28). Esse pensamento exerceu significativa influncia na Administrao, favorecendo o que se denominou abordagem sistmica, representativa da organizao em sua totalidade, com seus recursos e seu meio ambiente interno e externo (REZENDE; ABREU, 2000, p.28). Alm disso, sabemos que o pensamento sistmico, na rea organizacional, compreendido atravs de um pensamento linear, o qual pressupe relaes de causa-efeito pr-estabelecidas para os acontecimentos. Segundo Monteiro (2002, p.4) Nos sistemas organizacionais, por exemplo, uma deciso para um problema tomada avaliando-se apenas as causas visveis e diretamente ligadas a ele. Trata-se da metfora do iceberg, que compreende os eventos (acima do nvel do mar), mas no entende os padres de comportamento, a estrutura sistmica, nem os modelos mentais (abaixo do nvel do mar) (MONTEIRO, 2002, p.4). Os princpios desta tcnica organizacional vm da obra A Quinta Disciplina, de Peter Senge, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), baseada nos estudos de modelos de aprendizagem organizacionais (MONTEIRO, 2002, p.4). Enfim, esta tcnica ajuda as empresas/organizaes a compreenderem a essncia das relaes dos sistemas. No entanto, outras abordagens tambm so interessantes para os profissionais da informao. So elas, por exemplo: a Abordagem Ecolgica de Davenport e Prusak (1998), bastanTransinformao, Campinas, 17(3):221-233, set./dez., 2005

te conhecida, e a Abordagem Sociotcnica dos sistemas de Laudon e Laudon (1999). Nesta ltima, os sistemas devem resolver problemas para os quais eles so projetados como solues. Para Rezende e Abreu (2000, p.31) os sistemas podem ser compostos por diversas partes, tais como hardware, software, dados e pessoas, constituindo-se de uma parte tcnica e outra social. Por isso, os sistemas requerem investimentos substanciais de ordem social, organizacional e intelectual para funcionarem apropriadamente. importante que os planejadores de sistemas considerem os objetivos de gesto e o processo decisrio, bem como o impacto que estes sistemas tero sobre as pessoas e sobre o contexto organizacional.
Dentro da perspectiva sociotcnica, ento, tecnologia e organizao (ou empresa) devem ser ajustadas entre si at que se obtenha uma harmonizao perfeita entre os dois domnios. Essa harmonia d-se a partir das diversas alternativas de ambos os lados, para chegar-se a um design final da tecnologia e da organizao. (REZENDE; ABREU, 2000, p.31).

Parece-nos bastante simptica a idia de se trabalhar com as organizaes, segundo a perspectiva sociotcnica e o pensamento complexo. Inclusive, na literatura pesquisada, identificamos apenas dois trabalhos, versando sobre essa relao entre Inovao e Estratgias luz da Teoria da Complexidade (REBELO; ERDMANN, 2004) e Teoria da Complexidade, Inovao e Abordagem Sociotcnica (DUDZIAK, 2004). Da, ento, propormos neste artigo, discutir as implicaes de aplicar-se o pensamento complexo ao estudo e formulao de Sistemas de Informao (SI) para as organizaes e para os processos de inovao, segundo essa perspectiva sociotcnica. Pressupomos que a adoo desse referencial possibilitar a compreenso de que a inovao essencialmente um processo complexo e sociotcnico que se liga mais positivamente a ambientes turbulentos e incertos. (DUDZIAK, 2004, p.190).

CAOS E INFORMAO

229

E que, a no-linearidade, que inerente aos processos de aprendizado, assim como a causalidade recursiva, so diferentes aspectos da complexidade aplicada s organizaes. (DUDZIAK, 2004, p.190). Portanto, este tipo de abordagem encontra maior respaldo na gesto por processos, tal o caso, tambm, da Gesto da Informao. O objetivo deste artigo mostrar que os SI raramente se parecem com os sistemas analtico-racionais constantes da literatura tcnico-organizacional; ou seja, em sua formulao no devemos separar as etapas de planejar e executar. Portanto, defendemos a idia de que a abordagem da complexidade uma importante metodologia de anlise em estudos que buscam a compreenso de fenmenos sociotcnicos, podendo ser aplicada ao estudo dos processos de inovao organizacional. Nossa hiptese, ento, a de que se os sistemas so sensveis s condies iniciais, ento, estamos frente a um sistema potencialmente catico. E isto muito bom. Outro modelo, amplamente difundido na rea ao longo dos anos, foi o de Shannon e Weaver (1963); estes autores propuseram um modelo matemtico para explicar a comunicao entre dois plos o emissor e o receptor (modelo sistmico). Trata-se da Teoria Matemtica da Informao (TMI) ou Teoria da Informao ou ainda, Teoria da Transmisso de Sinais. Estes autores trabalharam com uma concepo quantificada da informao, que substitui a linguagem ordinria pelas equaes matemticas, sem aludir ao significado ligado informao. (MACHADO, 2003, p.12). Wiener, inclusive, definiu claramente o termo: Informao informao, nem matria, nem energia. Entretanto, para Machado (2003, p.127), a natureza deve ser interpretada como matria, energia e informao (p.24). Como no possvel prever se a informao vai gerar ou no mais informao til, ela pode ser entendida como uma probabilidade, uma incerteza. E justamente essa a proposta da TMI: a informao depende

de um processo de comunicao entre emissor-canal-receptor, podendo ser quantificada. Aliado a esse pensamento, temos o conceito de informao-potencial de Gilda Braga (MACHADO, 2003, p.11). Este conceito tem justamente como caractersticas, as seguintes: a) imprevisibilidade; b) incerteza; c) probabilidade, o que vai de encontro TMI e est ligado informao recuperada por meio dos Sistemas de Controle Bibliogrfico. Portanto, est ligado tambm, s duas leis da Ciberntica: a) regulao; b) controle. No entanto, Machado (2003, p.27) acredita que No a informaopotencial que determina a qualidade da possvel informao a ser produzida, mas a relao e a interpretao que aquele que a gera estabelece com os registros recuperados. Ou ainda,
No so os dados ou conhecimentos que determinam a qualidade da informao, seno a forma como ela relacionada e interpretada para se adequar a um propsito estabelecido. Assim, a capacidade de gerar informao no depende, de forma exclusiva, dos registros aos quais temos acesso, mas do amadurecimento e do desenvolvimento de habilidades individuais para a manipulao. (MACHADO, 2003, p.21).

Concordamos com Machado (2003, p.36), principalmente, quando temos de efetuar buscas no caos da Internet. Para esta autora,
asseguram Lawrence e Giles (1999) e Bueno e Vidotti (2000) que as ferramentas de busca alcanam no mximo 16% da coleo registrada na Internet, em detrimento dos 84%, em razo das limitaes tcnicas que envolvem o desempenho de cada ferramenta. Na literatura relativa ao assunto, no h indicao de uma ferramenta de busca ideal. Na deciso por uma delas, devem-se considerar a temtica em questo, a expectativa de retorno e ainda o escopo da investigao. Pode-se tambm utilizar mais de uma

Transinformao, Campinas, 17(3):221-233, set./dez., 2005

230

L.H. CARDOSO & E.C. PEREIRA

ferramenta para realizar a mesma pesquisa.

Alm deste exemplo, podemos citar a Lei dos 80/20 enunciada por Trueswell (1969) e os comportamentos eleitorais, como outros exemplos de certas classes de fenmenos que apresentam uma regularidade, nas quais um pequeno erro inicial introduz um pequeno erro no resultado. O curso dos eventos nesses casos considerado estvel. Porm, outras classes de fenmenos tornam-se sensveis s perturbaes iniciais, mesmo que sejam aparentemente insignificantes. A esse respeito, o exemplo maior o dos Sistemas de Recuperao da Informao, onde
[...] pequenas alteraes em uma poltica de seleo de documentos ou de indexao de descritores, atividades caractersticas das condies iniciais desse processo, provocam grandes alteraes na recuperao da informao-potencial. Ou ainda, uma estratgia de busca mal estruturada, como uma palavra grafada erroneamente (descrio/discrio), pode recuperar referncias indesejveis e irrelevantes. (MACHADO, 2003, p.36).

levar em considerao esse aspecto. Isso nos leva a imaginar um planejamento que se adapte s mudanas. Assim, necessrio compreender as interconexes do sistema (fornecedores, clientes, tecnologia, aspectos legais, etc.) para compreender a dinmica de seu funcionamento. Um exemplo dessa viso de negcio como um sistema e, principalmente, como um ecossistema, a Cornelia Street, em Greenwich Village, New York (LEWIN; REGINE, 1999). A rua composta por pequenos restaurantes. Formada em um bairro que estava em decadncia, voltou a atrair intelectuais e artistas com a abertura do Cornelia Street Caf em 1977. Aos poucos, a rua foi se enchendo de pequenos restaurantes, cada qual com seu estilo. No entanto, a esperada concorrncia no aconteceu. Localizada prxima a tradicionais fornecedores de alimentos, floresceu oferecendo variados tipos de comida: americana, italiana, marroquina, cubana e francesa. Cada um sabe que o cliente pode, e deve, variar o seu cardpio. Assim, no h concorrncia. O respeito opo de cada cliente estimulado. Paralelamente, a troca de informaes, entre os restaurantes, sobre os melhores fornecedores e os tipos de comida disponveis uma constante, o que faz com que todos colaborem no sentido de oferecer um ambiente simples e agradvel aos clientes. A comunidade de restaurantes ento, evoluiu como se fosse um nico organismo. Todos acabam se beneficiando dessa sinergia. O desenvolvimento planejado envolve todos os restaurantes e faz com que a comunidade se desenvolva de forma harmoniosa. Outro exemplo de planejamento adaptvel s mudanas pode ser encontrado na escola de samba Imperatriz Leopoldinense (FONTANA; VERGARA, 2001). Os preparativos para o carnaval comeam com a carnavalesca elaborando os croquis das fantasias, adereos e bonecos que iro compor a escola, segundo uma idia geral previamente concebida. So, na realidade,

Em resumo, a Cincia da Informao absorve ou importa numerosos gneros de modelos que, de ngulos distintos, descrevem a sua realidade. A Cincia da Informao pode ser caracteriza como uma cincia multiparadigmtica (DODEBEI, 2002, p.24). Um excelente roteiro pode ser encontrado em Planejamento Estratgico de Sistemas de Informao (PESI) de Furlan (1991), que analisa aspectos da rea de negcios, tais como o mapeamento das entidades de recursos de informao, e outros itens.

Caos, informao e negcios


Em um mundo em constante mudana, o planejamento deve ser realizado de modo a
Transinformao, Campinas, 17(3):221-233, set./dez., 2005

CAOS E INFORMAO

231

esboos que sero desenvolvidos pelos operrios. Atravs do exerccio da criatividade de todos os envolvidos chega-se configurao final do carnaval da escola. Essa troca de informaes e idias feita pelos operrios dentro do barraco e especialmente na sala da carnavalesca que est sempre aberta para todos, inclusive para um lanche entre as refeies servidas pela escola. ali que as pessoas se encontram, trocam idias e solucionam problemas. A carnavalesca, no entanto, no fica somente em sua sala. Ela circula por todo o barraco dando e recebendo sugestes a respeito do trabalho. Assim, ela consegue uma maior sinergia entre todos os envolvidos e vai tornando realidade a imagem que a escola mostrar na avenida. um processo em que o resultado final s ser conhecido poucas horas antes da escola entrar na avenida.

pode fornecer informaes teis para o nosso entendimento do mundo. Assim, o planejamento de sistemas de informao deveria se apoiar no que Edgar Morin (1989, p.13) chamou de Mtodo da Complexidade. Este mtodo no busca nem a certeza, nem a verdade nica. a busca de um modo de pensamento capaz de respeitar a multidimensionalidade, a riqueza, o mistrio real; e saber que as determinaes - cerebral, cultural, social, histrica - que se impem a todo o pensamento co-determinam sempre o objeto de conhecimento. (MORIN, 1989, p.14). A partir de todo esse arcabouo conceitual, queremos defender a tese de que os profissionais da informao tm de atentar sobremaneira fase de planejamento dos Sistemas de Informao, antes mesmo de sua administrao, porque, como j foi dito neste artigo a teoria do caos lida com a idia de que no importa quo boa seja nossa observao dos fatos, sempre haver erro ou que devemos levar em conta que as condies iniciais so relevantes para a previso de um momento futuro. Ou seja, para um correto e eficiente gerenciamento estratgico de sistemas de informao, imprescindvel, ao mesmo, o seu planejamento. Sem que isto ocorra, fica extremamente difcil democratizar o acesso s informaes nas organizaes. Hoje, a Gesto da Informao uma arma estratgica para a competitividade global, pois as pessoas com as novas tecnologias de informao geram resultados melhores; a informatizao com reengenharia produz eficcia e a democratizao das informaes conduzem a uma maior agilidade para os negcios. Da, a Gesto da Informao ser vista como estratgica, ao mesmo tempo em que d maior poder de deciso para as pessoas. Enfim, para a Teoria do Caos, a previso nem sempre possvel, ao passo que, para a Gesto da Informao, ou melhor, para os Sistemas de Informao, o seu planejamento,
Transinformao, Campinas, 17(3):221-233, set./dez., 2005

CONSIDERAES FINAIS De acordo com Prigogine (1991), uma das habilidades mais refinadas no Ocidente o processo de dissecar, de reduzir os problemas a componentes simples. Ele afirma que o conhecimento produzido pela cincia mecnica e reducionista nos levou a modelos e teorias que se tornaram pragmticas. A teoria de sistemas caticos oferece uma nova abordagem de orientao ao processo, em contrapartida s abordagens de orientao ao objeto, da viso clssica. A anlise de sistemas caticos est se tornando um mtodo importante de pesquisas nas cincias biolgicas e do comportamento. A metodologia do caos transferiu a nfase nas relaes de causa e efeito para abordagens que enfatizam a importncia de definio de padres, formas, organizao, e as qualidades adaptativas dos processos complexos. A anlise de sistemas caticos nos fornece uma maneira rica para descrevermos o mundo e seus fenmenos. Qualquer pesquisa cientfica uma narrativa que

232

L.H. CARDOSO & E.C. PEREIRA

imprescindvel, porm, desvinculado da noo de que documento igual informao, porque com o advento das tecnologias de informao e comunicao (TIC), que procuram se apropriar do pensamento humano (associao), as

relaes tm de ser caticas; no podem ser to somente lineares. Logo, deve-se rever a entropia dos Sistemas de Recuperao da Informao (SRI) e novos estudos devero ser realizados a respeito.

REFERNCIAS
ASSOCIAO BRASILEIRA DE EDUCAO EM CINCIA DA INFORMAO. SEMINRIO PEDAGGICO ABECIN: Gesto da Informao, 1., 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Escola de Cincia da Informao da UFMG, 2003. 50p. ACUERDOS y recomendaciones. In: ENCUENTRO DE DIRECTORES Y DE DOCENTES DE ESCUELAS DE BIBLIOTECOLOGA Y CIENCIA DE LA INFORMACIN DEL MERCOSUR, 3., Santiago de Chile, 1998. Anais Santiago: UTEM, 1998. 182p. ARTONI, C. Lei de Murphy: quando tudo d errado. Galileu, So Paulo, p.20-27, 2003. BERTALANFFY, L. Von. Teoria general de los sistemas: fundamentos, desarrollo, aplicaciones. Mejico: Fondo de Cultura Econmica, 1973. BOHM, D. A totalidade e a ordem implicada. So Paulo: Cultrix, 1992. BUENO, M.C.; VIDOTTI, S.A.B.G. Ferramentas de busca na Internet: para qu, por qu e como utilizlas? In: SIMPSIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITRIAS, 2000. Anais... Florianpolis, 2000. CD-ROM. CLARKE, D. Models in Archaeology . London: Methuen, 1972. DAVENPORT, T.H.; PRUSAK, L. Ecologia da informao: por que s a tecnologia no basta para o sucesso na era da informao. So Paulo: Futura, 1998. DODEBEI, V.L.D. Tesauro: linguagem de representao da memria documentria. Rio de Janeiro: Intercincia, 2002. DUDZIAK, E. A Teoria da complexidade e o estudo da inovao nas organizaes: subsdios a uma abordagem sociotcnica. In: SIMPSIO DE GESTO DA INOVAO TECNOLGICA, 23., Curitiba, 2004. Anais... Curitiba: TECPAR, 2004. p.4404-4416. FIEDLER-FERRARA, N.; PRADO, C.P.C. Caos: uma introduo. So Paulo: Edgar Blcher, 1994. FONTANA, A.; VERGARA, S.C. A vitria da (des)organizao. VOC SA, p.70-73, abr. 2001. FURLAN, J.D. Anlise de negcio e diagnstico situacional. In: FURLAN, J.D. Como elaborar e implementar o planejamento estratgico de sistemas de informao. So Paulo: Makron Books, 1991. p.16-55. GARCA GUTIERREZ, A. Proyectar la memria: del ordo nacional a la reapropiacin crtica. Transinformao, Campinas, v.15, n.1, p.7-30, 2003. GLEICK, J. Caos: a criao de uma nova cincia. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1990. HEISENBERG, W. Fsica e filosofia. 2.ed. Braslia: Editora UnB, 1987. LAUDON, K.C.; LAUDON, J.P. Sistemas de informao. 4.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999. LEWIN, R. Complexidade: a vida no limite do caos. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. LEWIN, R.; REGINE, B. The soul at work. London: Orion Business, 1999. LORENZ, E.N. A essncia do caos. Braslia: Editora UnB, 1996. MACHADO, A.M.N. Informao e controle bibliogrfico: um olhar sobre a ciberntica. So Paulo: Unesp, 2003. MONTEIRO, A.L. Pensamento sistmico nas organizaes. InoveAo, Curitiba, v.1, n.3, p.4, 2002. MORIN, E. O mtodo II: a vida da vida. 2. ed. Lisboa: Europa-Amrica, 1989. OSTROWER, F. Arte sobre papel: da gravura chinesa s imagens do computador. In: DOCTORS, M. (Org.). A cultura do papel. Rio de Janeiro: Casa da Palavra: Fundao Eva Klabin Rapaport, 1999. p.123-184. PONJUN DANTE, G. Gestin de informacin en las organizaciones : principios, conceptos y

Transinformao, Campinas, 17(3):221-233, set./dez., 2005

CAOS E INFORMAO

233

aplicaciones. [s.l.]: CECAPI/Universidad de Chile, 1998. PRIGOGINE, I.; STENGERS, I. A nova aliana. Braslia: Editora Unb, 1991. REBELO, L.M.B.; ERDMANN, R.H. Proposta de inovao na gesto universitria: formao de estratgias luz da Teoria da Complexidade. In: SIMPSIO DE GESTO DA INOVAO TECNOLGICA, 23., Curitiba, 2004. Anais... Curitiba: TECPAR, 2004. p.4374-4389. REZENDE, D.A.; ABREU, A.F. Tecnologia da informao aplicada a sistemas de informao empresariais: o papel estratgico da informao e

dos sistemas de informao nas empresas. So Paulo: Atlas, 2000. SCHUSTER, H.G. Deterministic chaos : an introduction. Weinheim: VCH, 1995. SHANNON, C.E.; WEAWER, W. The mathemathical theory of communication. Urbana: The University of Illinois Press, 1963. SILVA, C.A.S.; VIEIRA, C.; SILVA, R.N.S. Contabilidade para executivos. Rio de Janeiro: FGV, 2003. p.23-24. TRUESWELL, R.L. Some behavioral patterns of library users: the 80/20 rule. Wilson Library Bulletin, v.23, n.5, p.458-461, 1969.

Transinformao, Campinas, 17(3):221-233, set./dez., 2005

234

L.H. CARDOSO & E.C. PEREIRA

Transinformao, Campinas, 17(3):221-233, set./dez., 2005

You might also like