You are on page 1of 2

Graa e Paz Graa e Paz!! uma saudao entre os evanglicos. Alguns a resumem usando o "Paz do Senhor" ou apenas "Paz".

. Esta saudao est bem anotada na maioria dos livros do Novo Testamento. Dos 27 livros, 17 trazem esta saudao. Outra forma de saudao encontrada, "Sade!" (veja abaixo). Outra saudao encontrada na Igreja Primitiva no era falada, mas sim desenhada com a ponta dos ps na areia, ou desenhada no ar, disfaradamente! Era desenhado o smbolo de um peixe. Para evitar a perseguio que era implacvel no incio da Igreja Primitiva - se bem que a perseguio atual muitas vezes pior (veja Portas Abertas) - os cristos tinham o sinal de um peixe como identificao! A palavra peixe em grego (Ichtyes) forma um acrstico com as palavras Jesus Cristo de Deus Filho. Contudo, a saudao verdadeira era "Graa e Paz!". Leia os versculos abaixo e constate o uso da saudao "Graa e Paz!": Epstola do Apstolo Paulo aos Romanos, captulo 1, versculo 7 " a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos: Graa a vs, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." Primeira Epstola do Apstolo Paulo aos Corntios, captulo 1, versculo 3: "Graa seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." Segunda Epstola do Apstolo Paulo aos Corntios, captulo 1, versculo 2: "Graa a vs, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." Epstola do Apstolo Paulo aos Glatas, captulo 1, versculo 3: " Graa a vs, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo," Epstola do Apstolo Paulo aos Efsios, captulo 1, versculo 2: "Graa a vs, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." Epstola do Apstolo Paulo aos Filipenses, captulo 1, versculo 2: " Graa a vs, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." Epstola do Apstolo Paulo aos Colossenses, captulo 1, versculo 2: "aos santos e fiis irmos em Cristo que esto em Colossos: Graas a vs, e paz da parte de Deus nosso Pai." Primeira Epstola do Apstolo Paulo aos Tessalonicenses, captulo 1, versculo 1: "Paulo, Silvano e Timteo, igreja dos tessalonicenses, em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: Graa e paz vos sejam dadas." Segunda Epstola do Apstolo Paulo aos Tessalonicenses, captulo 1, versculo 2: "Graas a vs, e paz da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo ."

Primeira Epstola do Apstolo Paulo a Timteo, captulo 1, versculo 2: "a Timteo, meu verdadeiro filho na f: graa, misericrdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor." Segunda Epstola do Apstolo Paulo a Timteo, captulo 1, versculo 2: " a Timteo, amado filho: Graa, misericrdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus nosso Senhor." Epstola do Apstolo Paulo a Tito, captulo 1, versculo 4: " a Tito, meu verdadeiro filho segundo a f que nos comum, graa e paz da parte de Deus Pai, e de Cristo Jesus, nosso Salvador ." Epstola do Apstolo Paulo a Filemon, captulo 1, versculo 3: "Graas a vs, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." Primeira Epstola do Apstolo Pedro, captulo 1, versculo 2: "eleitos segundo a prescincia de Deus Pai, na santificao do Esprito, para a obedincia e asperso do sangue de Jesus Cristo: Graa e paz vos sejam multiplicadas." Segunda Epstola do Apstolo Pedro, captulo 1, versculo 2: " Graa e paz vos sejam multiplicadas no pleno conhecimento de Deus e de Jesus nosso Senhor ;" Segunda Epstola do Apstolo Joo, captulo 1, versculo 3: " Graa, misericrdia, paz, da parte de Deus Pai e da parte de Jesus Cristo, o Filho do Pai, sero conosco em verdade e amor." Apocalipse do Apstolo Joo, captulo 1, versculo 4: " Joo, s sete igrejas que esto na sia: Graa a vs e paz da parte daquele que , e que era, e que h de vir, e da dos sete espritos que esto diante do seu trono ;" Sade! No livro de Atos dos Apstolos, encontramos duas cartas que trazem o termo Sade. O mesmo ocorre no Livro de Tiago, irmo de Jesus. Observe: No livro dos Atos dos Apstolos captulo 15, versculo 23: "E por intermdio deles escreveram o seguinte: Os apstolos e os ancios, irmos, aos irmos dentre os gentios em Antioquia, na Sria e na Ciclia, sade." Esta uma carta escrita entre pessoas da Igreja Primitiva, bem no seu incio. A saudao "Sade!" tambm era usada por pessoas fora da Igreja e pelas autoridades. Observe: Atos dos Apstolos captulo 23, versculo 26: " Cludio Lsias, ao excelentssimo governador Flix, sade.". Outro lugar que encontramos esta saudao, no livro de Tiago, primeiro livro do Novo Testamento a ser escrito:

Livro de Tiago, captulo 1, versculo 1: "Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, s doze tribos da Disperso, sade." Na verdade, a origem do termo saudao a prpria palavra Sade.

You might also like