You are on page 1of 5

Administrao Pblica

O Estado brasileiro: Oligrquico/patrimonial; Autoritrio/burocrtico; Estado de bem-estar; Estado Regulador 1. Introduo 2. Estado oligrquico e patrimonial 3. Estado autoritrio e burocrtico 4. Estado de bem-estar 5. Estado regulador

1. Introduo Vamos iniciar nossa jornada em Administrao Pblica analisando o Estado brasileiro em momentos distintos de sua formao social, poltica, econmica, e administrativa. Embora haja um imbricamento considervel entre essas quatro vises, nesta primeira aula veremos as caractersticas oligrquicas, patrimoniais, de bem-estar e reguladora do Estado, principalmente, sob a tica poltica e econmica. A anlise da mquina administrativa ser objeto de uma aula parte. O quadro abaixo adaptado do artigo Do Estado patrimonial ao gerencial de Luiz Carlos Bresser-Pereira demonstra os momentos histricos e as caractersticas dessas facetas do Estado brasileiro.

At 1930 Sociedade/Economia Estado (Poltica) Estado (administrao) MercantilSenhorial Oligrquico Patrimonial

1930... Capitalista Industrial Autoritrio Burocrtico (Bem-estar)

Incio? Ps-Industrial (?) Democrtico (1985) GerencialRegulador

Obs.: no h consenso doutrinrio sobre o incio da sociedade ou economia ps-industrial. No entanto, a maior parte dos estudiosos entendem que essa fase iniciou-se nos anos 80. Da mesma forma, o Estado gerencial e regulador considerado por alguns como tendo seu incio a partir do Decreto 200/67, enquanto a maioria entende como sendo a partir dos anos 90. Para fins de questes em concurso, deve-se seguir a doutrina majoritria.

Wagner L Rabello Jr
rabello_jr@yahoo.com.br

Editora Ferreira
www.editoraferreira.com.br

Administrao Pblica

2. Estado oligrquico e patrimonial

O Estado oligrquico e patrimonial caracteriza-se pelo amplo domnio do poder e da economia (renda) nacional por uma pequena casta de senhores de terra e de polticos patrimonialistas que tinham no Estado sua fonte de renda e de poder. Nesse cenrio, o patrimnio pblico confunde-se, sobremaneira, com o privado, ou seja, h uma apropriao do primeiro pelo segundo.

3. Estado autoritrio e burocrtico

Notadamente iniciado no governo de Getlio Vargas que se manteve no poder durante 15 anos, por isso, tambm, considerado autoritrio , o Estado brasileiro, a partir da dcada de 30, inspirado nas doutrinas de Max Weber, ganha nova forma com a implantao da reforma burocrtica (Civil Service Reform) copiada do modelo europeu (estabelecido no sculo XIX) e do americano (fixado duas dcadas antes do brasileiro). As principais caractersticas dessa burocracia so: formalizao, diviso do trabalho, princpio da hierarquia, impessoalidade, competncia tcnica, separao entre propriedade e administrao e profissionalizao do funcionrio. No campo econmico, aps a crise de 29 e luz da expanso e aceitao das teorias intervencionistas de Keynes, o Estado marcado pela interveno na economia, tendo incio o processo de insero do mesmo como produtor de bens e servios em concorrncia direta com o capital privado. Um bom exemplo disso foi a criao, na poca, da Companhia Siderrgica Nacional (CSN).

Wagner L Rabello Jr
rabello_jr@yahoo.com.br

Editora Ferreira
www.editoraferreira.com.br

Administrao Pblica

4. Estado de bem-estar

O Estado de bem-estar (Welfare State) uma conseqncia do modelo intervencionista adotado a partir da dcada de 30 por causa da grave crise financeira que assolou o mundo no final dos anos 20, tendo como pice a quebra da bolsa de Nova York em 1929. Suas caractersticas so baseadas na concepo de que o Estado deve prover todas as necessidades do cidado, e assim fornecer direta ou indiretamente todos os servios necessrios ao bem-estar social.

5. Estado regulador

Com a crise do Estado intervencionista (produtor de bens e servios), do Estado de bem-estar e luz das doutrinas neoliberais, foi iniciado em todo mundo a partir dos anos 70 no Brasil tardiamente (anos 90) o processo de diminuio do tamanho dos Estados. A caracterstica mais marcante dessa fase a srie de privatizaes ocorridas no Brasil a partir dos anos 90. Com a transferncia da produo de bens e servios para as mos de particulares, num mercado de concorrncia muito pequena (Ex.: energia eltrica), tornou-se necessria, por parte do Estado, a regulamentao e controle dessas atividades. Surgem, ento, as Agncias Reguladoras (ANP, ANATEL, ANEEL, etc.) com a funo de regulamentar e supervisionar os servios que foram transferidos do Estado para a iniciativa privada.

Wagner L Rabello Jr
rabello_jr@yahoo.com.br

Editora Ferreira
www.editoraferreira.com.br

Administrao Pblica

Questes de prova comentadas (Cespe)

Julgue os itens a seguir:

01 Em sentido amplo, entende-se por aparelho do Estado o Poder Executivo em seus trs nveis: federal, estadual e municipal.

02 No Brasil, a reao imediata crise do Estado ainda nos 80 do sculo XX, logo aps a transio democrtica foi enfrent-la diretamente com a implementao de profundas modificaes estruturais na esfera da administrao pblica federal.

03 A crise do Estado define-se como crise fiscal, esgotamento da estratgia estatizante de interveno e predomnio da administrao burocrtica.

04 A funo reguladora somente tem validade constitucional para as agncias previstas na Constituio Federal, mas tal competncia se limita aos chamados regulamentos administrativos ou de organizao, restringindo-se s relaes entre os particulares que esto em situao de sujeio especial ao Estado.

Wagner L Rabello Jr
rabello_jr@yahoo.com.br

Editora Ferreira
www.editoraferreira.com.br

Administrao Pblica

Gabaritos e comentrios

01. Errada. Em sentido amplo o aparelho do Estado compreende os trs poderes. Eis a definio encontrada no prprio Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado: O aparelho do Estado ou administrao pblica lato sensu compreende (a) um ncleo estratgico ou governo, constitudo pela cpula dos trs Poderes, (b) um corpo de funcionrios, e (c) uma fora militar e policial.

02. Errada. No houve nos anos 80 nenhuma reformulao profunda na estrutura da Administrao, embora haja algumas modificaes ocorridas com a publicao da Constituio Federal de 1988 (Ex.: estipulao do Regime Jurdico nico). Apenas no governo FHC, em meados dos anos 90, temos uma considervel reforma administrativa.

03. Correta. Essa uma viso macro da crise, pois abrange seus aspectos econmicos, polticos e administrativos.

04. Correta. Trata-se do Estado regulador que atua atravs das Agncias Reguladoras.

Wagner L Rabello Jr
rabello_jr@yahoo.com.br

Editora Ferreira
www.editoraferreira.com.br

You might also like