You are on page 1of 37

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS

Prof: Lissandra Bischoff

Apresentao.

Ol pessoal, meu nome Lissandra Bischoff, sou analista do Banco Central do Brasil, cargo para o qual fui aprovada no ltimo concurso, e trabalho atualmente no Departamento de Organizao do Sistema Financeiro. nesse departamento que ocorrem as autorizaes de constituio e funcionamento das instituies financeiras, e a anlise de todos os atos societrios que dependem de autorizao do BACEN. Trabalho diretamente com a anlise dos pleitos das instituies e participo da equipe responsvel pela anlise dos planos de negcios apresentados pelas instituies que pretendem ingressar no Sistema Financeiro Nacional. Sou formada em Cincias Contbeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Minha experincia na rea de concursos comeou em 1999, quando resolvi fazer o concurso para escriturrio do Banco do Brasil. Fui aprovada e comecei a trabalhar. Depois disso fiquei um tempo sem me inscrever em nenhum outro concurso, pois minha prioridade era concluir a faculdade para poder disputar uma vaga de ensino superior, que era meu objetivo. Em 2007, faltando um ano para a concluso do curso de Cincias Contbeis, fiz o concurso da REFAP (refinaria do sistema Petrobras) para o cargo de contador. Minha classificao foi stimo lugar. Em seguida veio o concurso da Petrobras para contador no RS (com uma nica vaga disponvel). Eu fiz e desta vez minha classificao foi quinto lugar. Em 2008, dias antes da minha colao de grau, fui chamada, quase que simultaneamente nestes dois concursos. Em 2009 foram divulgados o edital para analista da Receita Federal e o edital para analista do Banco Central. Fiz minha inscrio para ambos. Mas a verdade que eu no vinha me preparando para nenhum dos dois. Ento, assim que saram os editais que eu comecei a estudar. Na prova de AFRFB infelizmente eu no fui aprovada por no atingir o mnimo em uma das provas (faltou UMA questo)... Mesmo assim, o pouco tempo que tive para estudar foi suficiente para conquistar a minha vaga no Banco Central do Brasil! www.canaldosconcursos.com.br 1

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

Acredito que a experincia de mais de oito anos no Banco do Brasil me proporcionou slidos conhecimentos da atividade bancria que muito contribuiu para a minha conquista dessa vaga no BACEN. Na REFAP tive a oportunidade de trabalhar no departamento financeiro, onde tive contato com a atividade contbil e a anlise das demonstraes contbeis da companhia, o que me deu base consistente para o trabalho que realizo atualmente. Ser aprovada no concurso do BACEN significou pra mim a concretizao de um objetivo. Mas antes disso, fiz inmeros outros concursos, dos quais alguns eu fui aprovada, outros no - como a maioria dos concurseiros que eu conheo. Por isso, no importa quanto tempo voc tem para se preparar para o concurso que deseja, importa que voc faa o melhor proveito do tempo que possui. Nada impossvel se voc acreditar e se dedicar ao seu objetivo. Foque nos resultados. Esquea as dificuldades. Organize seu tempo de forma a estudar o quanto for possvel de cada uma das matrias da prova. Esquea os outros concorrentes, seu maior desafio superar a si mesmo. Sempre acreditei que praticando que se aprende. Um resultado no muito bom em determinado concurso nos dar mais experincia para o prximo, pois no cometeremos os mesmos erros. E foi depois de algumas tentativas que percebi que no basta ler o contedo, preciso entend-lo. Ao ler um livro sobre a matria constante do edital nem sempre encontramos uma linguagem fcil de compreender. Por isso, considero que as aulas disponibilizadas neste site precisam transmitir a mensagem de forma direta, objetiva e acessvel aos alunos. Acredito que uma boa forma de praticar e testar os conhecimentos adquiridos resolvendo questes de provas anteriores. Isso nos ajuda a perceber os pontos da matria em que ainda apresentamos dificuldades e que merecem maior ateno da nossa parte. Portanto, em nossas aulas, a parte terica ser complementada por resoluo de questes correlatas de provas j aplicadas. Espero que meu conhecimento e experincia possam contribuir, por meio dessas aulas, para que voc tambm consiga atingir os seus objetivos. Ao ler esse material, voc j deu o primeiro passo em direo sua meta. Agora vamos trabalhar juntos para alcanar essa to sonhada vaga. Podem contar comigo!... O curso em questo ser sobre Anlise de Investimentos.

www.canaldosconcursos.com.br

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

Muitos livros, apostilas e cursos tratam de Contabilidade, Matemtica Financeira e outros assuntos comuns em concursos pblicos. Mas poucos tratam de Anlise de Investimentos. Esse tema tem aparecido cada vez mais em provas de concursos pblicos relevantes como BNDES, Petrobras e outras. Duas ou trs questes sobre o assunto pode ser o diferencial que far voc se destacar dos demais concorrentes. Nossas aulas devero ter entre 40 e 60 pginas cada. O curso ser composto de quatro aulas, (essa aula e mais trs), uma a cada semana, sempre s segundas-feiras, tendo a seguinte programao:

Aula 00 (demo) Aula 01

Avaliao Econmica de Investimentos. Mtodos de Payback para Avaliao de Investimentos. Mtodo do Valor Presente Lquido (VPL). Mtodo da Taxa Interna de Retorno (TIR). Taxa Interna de Retorno Modificada (TIRM). ndice de Lucratividade. Decises de investimento sob restrio de capital. Fluxo de Caixa de um Projeto. Custo de Capital. Estrutura de Capital. Teoria de Modigliani Miller. Economic Value Added (EVA). Fontes de Financiamento. Exerccios Comentados.

Aula 02

Aula 03

www.canaldosconcursos.com.br

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

SUMRIO DESTA AULA:

I-

Anlise de Investimentos - parte I 1. 2. 3. 4. Avaliao Econmica de Investimentos Mtodos de Payback para Avaliao de Investimentos Mtodo do Valor Presente Lquido (VPL) Mtodo da Taxa Interna de Retorno (TIR)

II -

Apresentao das Questes Comentadas

III - Lista das questes apresentadas na Aula IV - Bibliografia

www.canaldosconcursos.com.br

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

I ANLISE DE INVESTIMENTOS parte I

1.

Avaliao Econmica de Investimentos

1.1

Lucro

O lucro gerado pelas operaes da uma empresa denominado lucro econmico, conceito diferente do lucro contbil. Na definio de lucro econmico est includo o conceito de custo de oportunidade. Custo de Oportunidade de uma deciso o valor da melhor alternativa abandonada em favor da alternativa escolhida.

Ex.: O custo de oportunidade de investir em uma empresa em vez de investir em ttulos pblicos federais de 12,5% ao ano.

No ponto de equilbrio econmico, quando o lucro econmico for igual a zero, a receita total do projeto dever ser suficiente para cobrir todos os custos, incluindo o custo de oportunidade do capital fornecido pelos seus financiadores.

Para decidir sobre a aceitao ou no de um projeto de investimento deve-se: Determinar o lucro do investimento; Incluir os efeitos do tempo nos desembolsos e receitas da proposta de investimento.

1.2

Valor do dinheiro no tempo

Voc acha que $1.000 hoje e $1.000 daqui a um ano tm o mesmo valor?

www.canaldosconcursos.com.br

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

Voc preferiria receber $1.000 hoje ou daqui a um ano?

O valor de $1.000 recebido hoje maior do que o valor de $1.000 recebido daqui a um ano, pois: Recebendo $1.000 voc poderia comprar um bem e comear a usufru-lo hoje. Voc poderia aplicar $1.000 pelo um ano, resgatando um valor maior ao final do prazo.

Assim deduzimos que $1.000 guardados em um cofre, com o passar do tempo valem cada vez menos. Essa perda de valor ocasionada por dois motivos: Perda de poder aquisitivo, causado pela inflao. Perda dos juros por no ter aplicado o dinheiro.

Portanto: O valor do dinheiro varia com o tempo. Na anlise de um projeto de investimentos torna-se necessrio dispor de procedimentos de avaliao do valor do dinheiro em funo do tempo.

1.2.1

Valor Futuro (FV)

Ento, $1.000,00 valer quanto daqui a um ano? Supondo que, pelo prazo de um ano, foi aplicando $1.000,00 em renda fixa a uma taxa pr-fixada de 20% a.a. (lquido de impostos). Qual ser o valor resgatado no final do perodo?

Vamos utilizar a frmula matemtica e fazer o clculo:


VF = VP x ( 1 + i )
n

VP = Valor Presente VF = Valor Futuro n = prazo

VF

= 1.000 x ( 1 + 0,2 ) = 1.200

www.canaldosconcursos.com.br

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

1.2.1

Valor Presente (PV) e Desconto

Valor presente aquele que expressa o montante ajustado em funo do tempo a transcorrer entre as datas da operao e do seu vencimento. Calcular o valor presente de um ativo, ttulo ou investimento, significa calcular quanto vale hoje um determinado valor que o investidor ir receber em uma data futura. Assim, partimos do valor futuro (valor em uma data futura) e, a partir da aplicao de uma taxa de juros determinada (taxa de desconto), encontramos o valor presente. Frmula matemtica para clculo o valor presente:

VP

VF n (1+i)

VP = Valor Presente VF = Valor Futuro i = taxa de juros n = prazo

Ento, vamos calcular quanto vale hoje $1.200,00 que ser resgatado da aplicao de renda fixa (do exemplo anterior) com taxa de juros de 20% a.a.?

VP

1.200 ( 1 + 0,2 )

= 1.000

Portanto, em um contexto com taxa de juros de 20% a.a., $1.000 hoje ou $1.200 daqui a um ano valem a mesma coisa, so equivalentes.

1.3

Taxa Requerida de Juro A deciso de investir a consequncia da comparao entre a taxa mnima requerida de juro pelo investido para realizar esse tipo de operao (Taxa Mnima de Atratividade TMA) e a taxa esperada de juro do projeto proposto.

www.canaldosconcursos.com.br

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

1.3.1

Taxa Mnima de Atratividade (TMA)

A Taxa Mnima de Atratividade - TMA (tambm chamada de Taxa Requerida) a mnima taxa de juro que o investidor exige para aceitar um investimento. A taxa requerida denominada, tambm como Custo de Capital: Reflete o valor do dinheiro no tempo e o risco do fluxo de caixa do projeto. a taxa de juro oferecida por outros ativos com risco equivalente ao do investimento sob avaliao1. Em resumo, o custo de oportunidade de abandonar a melhor alternativa disponvel em favor do investimento escolhido.

1.3.2

Taxa Esperada A taxa esperada a taxa de juros projetada no fluxo de caixa do investimento.

a medida de rentabilidade do investimento, a Taxa Interna de Retorno (TIR) do fluxo de caixa do investimento.

1.3.3

Taxa Realizada Taxa realizada a taxa obtida depois da concluso do investimento, ou seja, uma medida exata da rentabilidade do investimento.

Portanto, a taxa realizada pode ser diferente da taxa esperada caso as condies previstas no projeto de investimento no se concretizem.

Vamos a alguns exemplos para fixar melhor esses conceitos:

Caso a comparao seja feita entre duas alternativas de investimento que apresentem diferentes nveis de risco, necessrio incluir no clculo o conceito de Prmio pelo Risco. Prmio pelo Risco Diferena entre a taxa de retorno esperada de um determinado projeto e a taxa de retorno de um projeto de menor risco.

www.canaldosconcursos.com.br

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

Valor do ttulo renda fixa A: $1.000.000 Taxa de juros (lquida) do ttulo: 20% a.a. Prazo de vencimento: 1 ano Valor dos juros: $1.200

A taxa esperada de juro do ttulo de 20%.a., ou seja, ao adquirir esse ttulo espera-se resgatar $1.200 no final do perodo. Se a taxa mnima requerida pelo investir for de 20% a.a., o valor presente deste ttulo ser:

VP

= 1.200.000 = 1.000.000 1 + 20%

Neste caso, 20% a.a. a taxa mnima aceita pelo investidor para decidir pela realizao da operao. Como a taxa esperada do ttulo A igual taxa mnima requerida, a operao ser aceita pelo investidor. Caso a taxa esperada fosse inferior a 20% a.a., a operao seria rejeitada.

Mas supondo que no mercado exista outro ttulo semelhante: Valor do ttulo renda fixa B: $1.000.000 Taxa de juros (lquida) do ttulo: 25% a.a. Prazo de vencimento: 1 ano Valor dos juros: $1.250

Ento o valor presente deste ttulo ser:

VP

= 1.250.000 = 1.041.667 1 + 20%

No exemplo acima, a taxa esperada do ttulo B superior taxa mnima requerida pelo investidor, o que indica a aceitao da operao.

www.canaldosconcursos.com.br

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

Mas, tendo duas alternativas de investimento com o mesmo nvel de risco, qual das duas dever o investidor escolher? Ao comparar o valor presente dos dois ttulos, observa-se que o ttulo B tem valor superior ao ttulo A. Como a taxa esperada do ttulo B, de 25%, maior do que a taxa requerida de 20% a.a., como se o investidor estivesse comprando por $1.000.000 um ttulo que hoje vale $1.041.667. Com isso, o investidor est adicionando valor ao seu patrimnio; o investidor est criando valor igual $41.667 valor medido na data inicial da operao.

A seguir iremos estudar os mtodos utilizados na avaliao das alternativas de investimento.

2.

Mtodos de Payback para Avaliao de Investimentos

Payback o tempo necessrio para recuperar o capital investido em um projeto. O procedimento de avaliao desse tempo denominado Mtodo de Payback e ele pode ser Simples ou Descontado.

2.1

Mtodo do Payback Simples Perodo de Payback o tempo necessrio para que o investimento inicial seja recuperado.

O Payback Simples trata-se de um mtodo fcil e direto que no leva em considerao o valor do dinheiro no tempo. Vamos entender melhor atravs de um exemplo: A tabela seguinte registra o fluxo de caixa anual projetado de um projeto de investimento com durao de quatro anos.

Ano 0 FLUXO DE CAIXA (2.500.000)

Ano 1 800.000

Ano 2 700.000

Ano 3 1.000.000

Ano 4 2.000.000

Em um fluxo de caixa convencional de um projeto de investimento, o valor negativo no ano zero representa o capital investido no projeto (o valor negativo pois representa um desembolso para o investidor) e www.canaldosconcursos.com.br 10

IMPORTANTE:

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

os demais valores positivos representam o retorno lquido para o investidor ao final de cada perodo. O investimento ocorre no ano zero (momento presente) e o ano 1 representa o valor que resultou desse investimento aps um ano do incio do projeto.

Vamos visualizar a representao grfica desse fluxo de caixa para ficar bem claro:

Ano 0

Ano 1 $800.000

Ano 2 Ano 3 Entradas $700.000 $1.000.000

Ano 4 $2.000.000

($2.500.000) sada

Agora, para calcular o tempo necessrio para recuperar o capital a ser investido, primeiramente vamos criar uma nova linha para calcular o saldo do projeto.

Ano 0 FLUXO DE CAIXA Saldo do Projeto

Ano 1

Ano 2

Ano 3 1.000.000 -

Ano 4 2.000.000 2.000.000

(2.500.000) 800.000 700.000 (2.500.000) (1.700.000) (1.000.000)

Percebemos que, ao final do primeiro ano, o projeto ter gerado o retorno lquido de $800.000 e o saldo do projeto ser ($1.700.000) resultado da diferena entre o investimento inicial ($2.500.000) e o retorno de $800.000. Continuando esse procedimento at o final do quarto ano, a tabela mostra que o capital investido ser totalmente recuperado ao final do terceiro ano. Assim, o payback deste projeto de trs anos.

Clculo do PBS (Prazo do Payback Simples)

Vamos a outro exemplo, utilizando uma questo da prova Petrobras:

www.canaldosconcursos.com.br

11

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

QUESTO COMENTADA 1. (Cesgranrio - 2010 - Petrobras - Contador jnior) A Cia Pantanal S/A est estudando duas alternativas de investimento, com as caractersticas abaixo:

Projetos P Q

Investimento Inicial (R$)

Ano 1 600.000 2.000.000

Ano 2 800.000 2.500.000

Ano 3 1.500.000 1.500.000

Ano 4 1.800.000 1.800.000

3.000.000 5.000.000

Considerando-se exclusivamente essas informaes, o perodo de payback efetivo da alternativa Q, em anos, (A) 3,23 (B) 2,92 (C) 2,86 (D) 2,55 (E) 2,33
ATENO !

Na tabela apresentada pela banca examinadora o valor do investimento inicial est sendo apresentado na forma positiva. Mas, como j vimos anteriormente, o investimento inicial em um fluxo de caixa de um projeto de investimento ocorre no perodo zero e sempre representado como um valor negativo por se tratar de um desembolso para o investidor. Dito isso, vejamos o clculo da resoluo da questo. Soluo: Iniciamos o clculo organizando as informaes apenas do projeto Q em questo, construindo a linha do saldo do projeto:

Ano 0 FLUXO DE CAIXA Saldo do Projeto

Ano 1

Ano 2 2.500.000 (500.000)

Ano 3 1.500.000 1.000.000

Ano 4 1.800.000 2.800.000

(5.000.000) 2.000.000 (5.000.000) (3.000.000)

www.canaldosconcursos.com.br

12

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

A tabela mostra que no ano 2 o investimento ainda no foi totalmente recuperado e no ano 3 o saldo do projeto superior a zero, o que significa que a recuperao do capital ocorre durante o terceiro ano. Nesse caso, como calcular o PBS (Prazo do Payback Simples)2? Aceitando a hiptese de que o retorno lquido de cada ano do fluxo de caixa uniformemente distribudo durante o ano, o PBS ser ajustado pelo clculo de uma frao do terceiro ano: Do retorno lquido de $1.500.000 do terceiro ano sero necessrios, ainda, $500.000 para a cobertura do saldo negativo que restou ao final do segundo ano, assim:

PBS = 500.000 = 0,33 1.500.000 PBS = 2 + 0,33 = 2,33

Portanto, o projeto leva dois anos inteiros e mais 1/3 do terceiro ano para recuperar o capital investido, ou seja, trs anos e quatro meses. Resposta correta: letra (E) IMPORTANTE: O Saldo do Projeto at a data do PBS sempre negativo. O momento em que o Saldo do Projeto se torna maior ou igual a zero significa que todo o capital investido foi recuperado. Se o Saldo do Projeto for sempre negativo at completar o prazo de anlise do projeto, ento no ter PBS. Isso significa que o capital investido no ser recuperado durante o prazo de anlise.

2.2

Mtodo do Payback Descontado

A diferena desse mtodo para o Payback Simples que o Payback Descontado leva em considerao o valor do dinheiro no tempo. Assim sendo,
2

No livro do professor Juan Carlos Lapponi Projetos de Investimento Construo e avaliao do fluxo de caixa (constante da bibliografia deste material) vocs podero encontrar a frmula completa para o clculo do PBS (Prazo do payback Simples). Neste curso eu preferi apresentar uma verso mais simples e descomplicada do clculo, pois acredito que essa forma seja mais til aos alunos no momento da prova do que ficar decorando frmulas.

www.canaldosconcursos.com.br

13

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

Payback Descontado o tempo de recuperao do investimento remunerado pela taxa de juros que representa a taxa mnima de atratividade. Conforme j vimos, o capital investido no projeto no gratuito. Existe o custo de oportunidade, que o valor da melhor alternativa abandonada em favor da alternativa escolhida. Esse custo deve ser includo no prazo de anlise do projeto de investimento. Vamos utilizar o mesmo exemplo que vimos no item anterior, mas agora iremos calcular o payback descontado:

Projetos P Q

Investimento Inicial (R$)

Ano 1 600.000 2.000.000

Ano 2 800.000 2.500.000

Ano 3 1.500.000 1.500.000

Ano 4 1.800.000 1.800.000

3.000.000 5.000.000

Supondo que a taxa mnima requerida pelo investidor para aceitar um projeto seja de 20% a.a., qual o PBD (Prazo do PayBack Descontado) das duas alternativas apresentadas?

Antes de calcular o saldo do projeto ser necessrio conhecer o valor do fluxo de caixa descontado, ou seja, precisamos calcular o Valor Presente (VP) de cada perodo do fluxo de caixa, ou seja, trazer o valor do resultado de cada perodo para o perodo zero (momento presente). O resto do clculo igual ao que j aprendemos no payback simples. Para calcular matemtica: o valor presente dos fluxos usaremos a frmula

VP

VF ( 1 + k )n

VP = Valor Presente VF = Valor Futuro k = taxa mnima requerida n = prazo

Assim, conseguiremos compor as nossas tabelas para avaliar o payback descontado das duas alternativas: www.canaldosconcursos.com.br 14

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

PROJETO P Fluxo de Caixa NOMINAL Fluxo de Caixa DESCONTADO Saldo do Projeto

Ano 0 (3.000.000) (3.000.000)

Ano 1 600.000 500.000

Ano 2 800.000 555.556

Ano 3 1.500.000 868.056

Ano 4 1.800.000 868.056 (208.333)

(3.000.000) (2.500.000) (1.944.444) (1.076.389)

VPL = -3.000.000,00 + (600.000 / 1,20) + (800.000 / 1,202) + (1.500.000 / 1,203) + (1.800.000 / 1,204) = -208.333

PROJETO Q Fluxo de Caixa NOMINAL Fluxo de Caixa DESCONTADO Saldo do Projeto

Ano 0 (5.000.000) (5.000.000)

Ano 1 2.000.000 1.666.667

Ano 2 2.500.000 1.736.111

Ano 3 1.500.000 868.056 (729.167)

Ano 4 1.800.000 868.056 138.889

(5.000.000) (3.333.333) (1.597.222)

VPL = -5.000.000,00 + (2.000.000 / 1,20) + (2.500.000 / 1,202) + (1.500.000 / 1,203) + (1.800.000 / 1,204) = 138.889

Verificamos que o saldo do projeto no caso do projeto P fica negativo durante todo o perodo de anlise, o que significa que o investido no conseguir recuperar o capital investido mais o seu custo de oportunidade durante o prazo analisado. Ao final do quarto ano ainda faltaria recuperar $208.333. J no projeto Q o valor capital ser totalmente recuperado e acrescido de uma remunerao de 20% a.a. durante o quarto ano. Vamos ver, ento, o clculo do PBD do projeto Q3:

No livro do professor Juan Carlos Lapponi Projetos de Investimento Construo e avaliao do fluxo de caixa (constante da bibliografia deste material) vocs podero encontrar a frmula completa para o clculo do PBD (Prazo do payback Descontado). Neste curso eu preferi apresentar uma verso mais simples e descomplicada do clculo, pois acredito que essa forma seja mais til aos alunos no momento da prova do que ficar decorando frmulas.

www.canaldosconcursos.com.br

15

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

PBS =

729.167 868.056 3 + 0,84

0,84

PBS =

3,84

O PBD do projeto Q de 3 anos e 10 meses. Portanto, constatamos que, neste caso, o projeto Q ser aceito pelo investidor, enquanto o projeto P ser descartado.

IMPORTANTE: O Saldo do Projeto at a data do PBD sempre negativo. O momento em que o Saldo do Projeto se torna maior ou igual a zero significa que todo o capital investido foi recuperado acrescido da remunerao pela taxa mnima requerida para o projeto. Se o Saldo do Projeto for sempre negativo at completar o prazo de anlise do projeto, ento no ter PBD. Isso significa que no haver a recuperao do investimento remunerado durante o prazo de anlise. O mtodo do payback define um ponto de equilbrio. Quando aplicamos o mtodo do PBS estamos obtendo um ponto de equilbrio contbil, e quando aplicamos o mtodo do PBD obtemos um ponto de equilbrio financeiro.

3.

Mtodo do Valor Presente Lquido (VPL)

O mtodo do Valor Presente Lquido (VPL) se aproxima do mtodo de payback descontado, pois se trata da soma do valor presente (VP) de todos os perodos que compem o fluxo de caixa descontado. Se um projeto for aceito pelo mtodo do PBD (Payback Descontado) ento seu VPL ser positivo.

Para entender melhor, vamos retomar o exemplo j utilizado nos itens anteriores:

www.canaldosconcursos.com.br

16

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff
Investimento Inicial (R$)

Projetos

Ano 1

Ano 2

Ano 3

Ano 4

P Q

3.000.000 5.000.000

600.000 2.000.000

800.000 2.500.000

1.500.000 1.500.000

1.800.000 1.800.000

O clculo realizado da mesma que forma que fizemos no clculo do payback descontado:

PROJETO P Fluxo de Caixa NOMINAL Fluxo de Caixa DESCONTADO Saldo do Projeto

Ano 0 (3.000.000) (3.000.000)

Ano 1 600.000 500.000

Ano 2 800.000 555.556

Ano 3 1.500.000 868.056

Ano 4 1.800.000 868.056 (208.333)

(3.000.000) (2.500.000) (1.944.444) (1.076.389)

VPL = -3.000.000,00 + (600.000 / 1,20) + (800.000 / 1,202) + (1.500.000 / 1,203) + (1.800.000 / 1,204) = -208.333

PROJETO Q Fluxo de Caixa NOMINAL Fluxo de Caixa DESCONTADO Saldo do Projeto

Ano 0 (5.000.000) (5.000.000)

Ano 1 2.000.000 1.666.667

Ano 2 2.500.000 1.736.111

Ano 3 1.500.000 868.056 (729.167)

Ano 4 1.800.000 868.056 138.889

(5.000.000) (3.333.333) (1.597.222)

VPL = -5.000.000,00 + (2.000.000 / 1,20) + (2.500.000 / 1,202) + (1.500.000 / 1,203) + (1.800.000 / 1,204) = 138.889

Agora vamos somar a linha do Fluxo de Caixa DESCONTADO:

PROJETO P Fluxo de Caixa DESCONTADO

Ano 0 (3.000.000)

Ano 1 500.000

Ano 2 555.556

Ano 3 868.056

Ano 4 868.056 SOMA (208.333)

www.canaldosconcursos.com.br

17

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff
PROJETO Q Fluxo de Caixa DESCONTADO Ano 0 (5.000.000) Ano 1 1.666.667 Ano 2 1.736.111 Ano 3 868.056 Ano 4 868.056 SOMA 138.889

Conforme foi dito, o VPL de um projeto soma do valor presente de todos os perodos que compem o seu fluxo de caixa descontado. Ento, o VPL do projeto P ($208.333) e do projeto Q $138.889. Notem que esse resultado exatamente igual ao valor apresentado no saldo do projeto no ltimo ano de anlise. Isso no coincidncia, pois a expresso Lquido se refere diferena entre o valor presente dos capitais positivos e os capitais negativos do fluxo de caixa do projeto de investimento. Podemos concluir que se a soma de todos os retornos do projeto na data zero for maior do que o investimento, ento o VPL do projeto ser positivo. O critrio do mtodo do VPL estabelece que se o VPL encontrado no clculo for maior do que zero (VPL>0), ento o projeto dever ser aceito; se o VPL for menor do que zero (VPL<0), o projeto no dever ser aceito. Se o VPL for igual a zero (VPL=0) indiferente aceitar ou no o projeto. O valor resultante do clculo do VPL representa um lucro extra ao investidor, acima da remunerao dada pela taxa mnima requerida. No caso de estarmos comparando dois ou mais investimentos entre si, a escolhe dever ser pelo projeto que apresentar o maior VPL. SAIBA MAIS4: No mtodo de VPL est includa a premissa de que, durante o prazo de anlise, todos os retornos gerados pelo projeto sero reinvestidos na taxa mnima requerida usada para calcular o VPL do projeto.

Vamos analisar novamente o projeto Q, agora sob outro enfoque: qual seria o juro, calculado pela taxa mnima requerida 20% a.a. - sobre os retornos anuais gerados pelo investimento analisado?

O tpico SAIBA MAIS apenas um complemento de informaes ao contedo j visto. Ele nos ajuda a entender melhor o assunto estudado.

www.canaldosconcursos.com.br

18

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

Ano 0 1 2 3 4

Capitais 0 2.000.000 2.500.000 1.500.000 1.800.000

Juros 0 0 400.000 980.000 1.476.000

Futuro dos retornos 0 2.000.000 4.900.000 7.380.000 10.656.000

O clculo nos mostra que no final do quarto ano o retorno total dos fluxos anuais, reinvestidos taxa mnima requerida, de $10.656.000. Agora vamos trazer esse valor para o momento zero e ver qual o valor presente desse retorno:

VP

= 10.656.000 = 5.138.889 (1 + 20%)4

5.138.889 - 5.000.000 = 138.889

O VP do futuro dos retornos total $5.138.889. Se descontarmos desse valor o investimento inicial ($5.000.000), o resultado ser o VPL do projeto $138.889. Assim sendo, durante o prazo de anlise, os retornos gerados pelo projeto Q estaro sendo reinvestidos taxa de juros de 20% a.a. (taxa mnima requerida) e o investidor ter, ao final desse prazo, alm da remunerao do capital investido, um lucro extra de $138.889 (VPL).

IMPORTANTE: Se o VPL for positivo o projeto dever ser aceito, pois isso significa que todo o capital investido ser recuperado, acrescido da remunerao pela taxa mnima requerida para o projeto, e ainda gerar um lucro extra igual ao VPL. Se o VPL for sempre negativo o projeto no dever ser aceito, pois o projeto gerar um prejuzo igual ao VPL.

www.canaldosconcursos.com.br

19

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

QUESTES COMENTADAS 2. (FUMARC - 2008 Fundao de Parques Municipais Economista) Analise o VPL de um Investimento de R$ 250.000,00, Taxa Mnima de Atratividade de 12%, com retornos de (R$ 55.00,00), R$ 95.000,00, R$ 140.000,00 e R$ 185.000,00. Com base no resultado, CORRETO afirmar: a) O projeto no possui viabilidade financeira, pois no h ganho para o investimento planejado, j que o VPL de (R$ 6.153,65). b) O projeto ter viabilidade financeira, porque o VPL de R$ 92.060,64 mostra que no haver prejuzo para o investidor. c) O projeto tem viabilidade financeira, com ganho sobre o capital aplicado de R$ 92.060,64. d) O projeto ter viabilidade financeira se o investidor julgar que o ganho de R$ 92.060,64 sobre o capital aplicado suficiente para cobrir o prmio pelo risco. Soluo: Aplicando a frmula do valor presente nos fluxos ns temos:
PROJETO Fluxo de Caixa NOMINAL Fluxo de Caixa DESCONTADO Saldo do Projeto Ano 0 Ano 1 Ano 2 95.000,00 75.733,42 Ano 3 140.000,00 99.649,23 Ano 4 185.000,00 117.570,84 (6.153,65) SOMA 115.000,00 VPL (6.153,65)

(250.000,00) (55.000,00) (250.000,00) (49.107,14)

(250.000,00) (299.107,14) (223.373,72) (123.724,49)

VPL = -250.000,00 + (-55.000 / 1,12) + (95.000 / 1,122) + (140.000 / 1,123) + (185.000 / 1,124) = -6.153,65 A resposta correta a letra A. Mas vamos examinar as demais alternativas apresentadas: trs das quatro alternativas citam o valor de VPL de R$ 92.060,64. Por qu?

CUIDADO COM O PEGA-RATO !

O aluno descuidado pode esquecer-se do sinal negativo do valor referente ao primeiro ano do fluxo (R$ 55.000,00), dessa forma, o resultado ficaria assim: www.canaldosconcursos.com.br 20

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

PROJETO Fluxo de Caixa NOMINAL Fluxo de Caixa DESCONTADO Saldo do Projeto

Ano 0 (250.000,00) (250.000,00)

Ano 1 55.000,00 49.107,14

Ano 2 95.000,00 75.733,42

Ano 3 140.000,00 99.649,23

Ano 4 185.000,00 117.570,84 92.060,64 SOMA 225.000,00 VPL 92.060,64

(250.000,00) (200.892,86) (125.159,44) (25.510,20)

VPL = -250.000,00 + (55.000 / 1,12) + (95.000 / 1,122) + (140.000 / 1,123) + (185.000 / 1,124) = 92.060,64

Continuando a anlise, veremos que a resposta B e a resposta C tm o mesmo sentido: o VPL positivo de R$ 92.060,64 mostra que no h prejuzo para o investidor (B) e o VPL o ganho sobre o capital aplicado (C). Quanto alternativa C preciso lembrar que o prmio pelo risco deve ser considerado pelo investidor no momento de definir qual ser a taxa mnima de atratividade para o projeto. Resposta correta: letra (A)

3. (FEPESE - 2010 SEF-SC Auditor Fiscal da Receita Estadual) Podemos afirmar que o resultado do Valor Presente Lquido (VPL) depende do custo inicial, dos retornos e suas datas de ocorrncia, e da taxa requerida ajustada ao nvel de risco de um determinado projeto. A partir da anlise do fluxo de caixa abaixo, considerando uma taxa de juros de 10% ao ano,

www.canaldosconcursos.com.br

21

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

calcule o VPL e assinale a alternativa que indica a resposta correta. a) $ 89.790,57 b) $ 87.029,57 c) $ 80.920,57 d) $ 78.290,57 e) $ 72.790,57

Soluo: O clculo dispensa maiores comentrios. Basta trazer os fluxos a valor presente, como j vimos nos exemplos anteriores:

PROJETO Fluxo de Caixa NOMINAL Fluxo de Caixa DESCONTADO Saldo do Projeto

Ano 0

Ano 1

Ano 2 250.000,00 206.611,57

Ano 3 300.000,00 225.394,44

Ano 4 400.000,00 273.205,38 87.029,57 SOMA 350.000,00 VPL 87.029,57

(800.000,00) 200.000,00 (800.000,00) 181.818,18

(800.000,00) (618.181,82) (411.570,25) (186.175,81)

VPL = -800.000,00 + (200.000 / 1,10) + (250.000 / 1,102) + (300.000 / 1,103) + (400.000 / 1,104) = 87.029,57 Resposta correta: letra (B)

4.

Mtodo da Taxa Interna de Retorno (TIR)

A Taxa Interna de Retorno (TIR) de um investimento a taxa de juro que faz com que o Valor Presente Lquido (VPL) do seu fluxo de caixa seja igual a zero. E o que exatamente significa isso? Vamos ver um exemplo:

www.canaldosconcursos.com.br

22

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff
PROJETO Q Fluxo de Caixa NOMINAL Fluxo de Caixa DESCONTADO Saldo do Projeto Ano 0 (5.000.000) (5.000.000) Ano 1 2.000.000 1.666.667 Ano 2 2.500.000 1.736.111 Ano 3 1.500.000 868.056 (729.167) Ano 4 TOTAL 1.800.000 868.056 138.889 2.800.000 138.889

(5.000.000) (3.333.333) (1.597.222)

No item anterior ns calculamos o VPL do Projeto Q, utilizando uma taxa mnima requerida (k) igual 20% a.a. Agora vamos fazer uma simulao dos possveis resultados do VPL quando a taxa mnima requerida (k) varia entre 0% e 30% a.a.:

k* 0% 5% 10% 15% 20% 25% 30%

VPL 2.800.000 1.948.956 1.240.694 644.920 138.889 (294.720) (669.269)

Construindo um grfico a partir dos valores apresentados, conclumos que:

medida que a taxa requerida (k) aumenta, o valor do VPL diminui; Existe uma taxa de juro (k*) que torna o valor do VPL igual a zero: www.canaldosconcursos.com.br 23

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

- quando a taxa requerida (k) for menor do que a taxa de juro (k*), o investimento dever ser aceito; - quando a taxa requerida (k) for maior do que a taxa de juro (k*), o investimento no dever ser aceito;

Mas qual a taxa de juros (k*) que anula o valor do VPL do investimento? A partir da tabela deduzimos que essa taxa est situada entre 20% e 25%. Com a interpolao linear obtemos o valor de (k*)5:

k* = 20% +

138.889 x 5% = 21,6% 138.889 + 294.720

Isso significa que a TIR do investimento de 21,6%. Portanto, se a taxa requerida para o investimento for inferior a 21,6%, o projeto dever ser aceito. Se a taxa requerida for superior a 21,6% o projeto dever ser rejeitado.

Outra concluso que o lucro extra que verificamos no clculo do VPL ($138.889) se deve justamente a essa diferena entre a TIR do projeto (21,6%) e a taxa mnima requerida (20%) para sua aceitao. Quanto maior
5

Esse resultado aproximado. O clculo realizado por uma calculadora HP-12C ou em uma planilha Excel retorna um valor de 21,52%.

www.canaldosconcursos.com.br

24

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

for a diferena entre as duas taxas, maior ser o lucro extra. Ao contrrio, se a TIR for inferior taxa requerida, quanto maior for diferena, maior ser o prejuzo do investidor. SAIBA MAIS6: Como j vimos anteriormente, no mtodo de VPL est includa a premissa de que, durante o prazo de anlise, todos os retornos gerados pelo projeto sero reinvestidos na taxa mnima requerida usada para calcular o VPL do projeto. Nesse caso, se substituirmos a taxa mnima requerida (k) pela taxa interna de retorno (TIR) sobre os retornos anuais gerados pelo investimento analisado, qual seria o juro? E o VPL?

Ano
0 1 2 3 4

Capitais
0 2.000.000 2.500.000 1.500.000 1.800.000

Juros
0 0 430.420 1.061.077 1.612.247

Futuro dos retornos 0 2.000.000 4.930.420 7.491.497 10.903.744

O clculo nos mostra que no final do quarto ano o retorno total dos fluxos anuais, reinvestidos taxa interna de retorno (TIR), de $10.903.744. Agora vamos trazer esse valor para o momento zero e ver qual o valor presente desse retorno:

VP

= 10.903.744 = (1 + TIR)
4

5.000.000

5.000.000 - 5.000.000 = 0

O VP do futuro dos retornos total igual ao investimento - $5.000.000, portanto, o VPL do projeto ser igual a zero.

O tpico SAIBA MAIS apenas um complemento de informaes ao contedo j visto. Ele nos ajuda a entender melhor o assunto estudado.

www.canaldosconcursos.com.br

25

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

Isso significa dizer que, durante o prazo de anlise, os retornos gerados pelo projeto Q estaro sendo reinvestidos taxa de juros de 21,6% a.a. (taxa interna de retorno - TIR).

IMPORTANTE: Podemos dizer que se a taxa interna de retorno for maior do que a taxa mnima requerida (TIR > k), ento o investimento ser: Totalmente recuperado. Remunerado com a taxa mnima requerida k. E o projeto gerar um lucro extra igual ao VPL na data zero. Se um investimento for aceito pelo mtodo do PBD, ento seu VPL ser positivo e sua TIR ser maior do que a taxa requerida k.

www.canaldosconcursos.com.br

26

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

II Apresentao das Questes Comentadas

4. (Cesgranrio - 2011 - Transpetro - Contador jnior) Determinada empresa est analisando 5 alternativas de investimentos, em reais, conforme segue.

Projetos

Investimento Inicial

Fluxos de caixa

TIR Ano 4 2.000.000,00 1.600.000,00 2.000.000,00 1.800.000,00 1.500.000,00 23,45% 20,59% 20,26% 21,01% 21,11%

I II III IV V

2.500.000,00 2.500.000,00 2.500.000,00 2.500.000,00 2.500.000,00

Ano 1 800.000,00 1.000.000,00 500.000,00 500.000,00 500.000,00

Ano 2 700.000,00 500.000,00 800.000,00 1.000.000,00 800.000,00

Ano 3 1.000.000,00 1.000.000,00 1.000.000,00 1.000.000,00 1.500.000,00

Sabendo-se que a taxa requerida pela empresa de 20% ao ano, o melhor projeto apresenta Valor Presente Lquido, em reais, na faixa: (A) entre 300.000,00 e 400.000,00 (B) entre 200.000,00 e 300.000,00 (C) entre 100.000,00 e 200.000,00 (D) entre 50.000,00 e 100.000,00 (E) abaixo de 50.000,00

Soluo: Por se tratar de um clculo complexo e impreciso, normalmente no so exigidos pelas bancas examinadoras clculos de TIR em provas de concursos pblicos. Mas o conceito de TIR testado atravs de questes como essa. A questo pede o clculo de VPL do melhor projeto dentre as 5 alternativas apresentadas. A informao sobre a TIR de cada um dos 5 projetos, apresentada na questo, nos indica qual deles melhor projeto. Conforme estudamos, quanto maior for a diferena entre a TIR e a taxa mnima requerida (k), maior ser o VPL do projeto (desde que a diferena seja positiva).

Vamos, ento, organizar as informaes do projeto I (que tem a maior TIR) e calcular o seu VPL:

www.canaldosconcursos.com.br

27

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff
PROJETO I Fluxo de Caixa NOMINAL Fluxo de Caixa DESCONTADO Saldo do Projeto Ano 0 (2.500.000) (2.500.000) Ano 1 800.000 666.667 Ano 2 700.000 486.111 Ano 3 1.000.000 578.704 (768.519) Ano 4 SOMA 2.000.000 964.506 195.988 2.000.000 VPL 195.988

(2.500.000) (1.833.333) (1.347.222)

VPL = -2.500.000,00 + (800.000 / 1,20) + (700.000 / 1,202) + (1.000.000 / 1,203) + (2.000.000 / 1,204) = 195.988

Aps calcular o valor presente de todos os fluxos, somamos e chegamos ao resultado do VPL = $195.988. Resposta correta: letra (C)

5. (FUMARC - 2008 Fundao de Parques Municipais Economista) Analise a TIR (valor limite para a TMA) de um Investimento de R$ 120.000,00 com os fluxos de R$ 25.000,00, R$ 27.000,00, R$ 35.000,00, R$ 38.000,00 e R$ 40.000,00 com Taxa Mnima de Atratividade (TMA) de 10%. Com base no resultado, CORRETO afirmar: a) O projeto vivel, pois a TIR igual TMA. b) O projeto s vivel se a TIR menor do que TMA. c) O projeto vivel se 0,63% acima da TMA cobrir lucro e prmio de risco. d) O projeto invivel, pois a TMA excede TIR em menos de 1%.

Soluo: Vamos comear calculando o VPL do fluxo de caixa:

PROJETO Fluxo de Caixa NOMINAL Fluxo de Caixa DESCONTADO Saldo do Projeto

Ano 0 (120.000,00) (120.000,00)

Ano 1 25.000,00 22.727,27

Ano 2 27.000,00 22.314,05

Ano 3 35.000,00 26.296,02

Ano 4 38.000,00 25.954,51

Ano 5 40.000,00 24.836,85 SOMA 45.000,00 VPL 2.128,70

(120.000,00) (97.272,73) (74.958,68) (48.662,66) (22.708,15) (23.825,81)

www.canaldosconcursos.com.br

28

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

VPL = -120.000,00 + (25.000 / 1,10) + (27.000 / 1,102) + (35.000 / 1,103) + 38.000 / 1,104) + (40.000 / 1,105) = 2.128,70

E agora? Ser que precisaremos fazer todo aquele clculo, interpolao, etc, para encontrar a resposta? Muita calma nessa hora! Vamos comear analisando as alternativas a partir dos dados do VPL: - opo A O projeto vivel, pois a TIR igual TMA errada, pois se a TIR fosse igual a TMA, o VPL seria zero. - opo B O projeto s vivel se a TIR menor do que TMA errada, pois se a TIR for menor do que TMA o projeto NO vivel. - opo C O projeto vivel se 0,63% acima da TMA cobrir lucro e prmio de risco possvel no temos o clculo da TIR, mas se ela for 0,63% acima da TMA ento o projeto vivel. - opo D O projeto invivel, pois a TMA excede TIR em menos de 1% errada, pois se TMA excedesse a TIR o VPL seria negativo.

Para quem quiser conferir o valor da TIR a partir de uma calculadora financeira ou uma planilha eletrnica vai encontrar o resultado de 10,63%. Resposta correta: letra (C)

6. (FEPESE - 2010 SEF-SC Auditor Fiscal da Receita Estadual) Considerando o Grfico abaixo, onde o eixo Y representa os VPLs em $ e o eixo X, as taxas em %.

www.canaldosconcursos.com.br

29

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

Assinale a alternativa que identifica corretamente a Taxa Interna de Retorno (TIR). a) 30% b) 25% c) 20% d) 15% c) 0%

Soluo: Vocs se recordam do grfico do exemplo do clculo da TIR? Pois ... o mesmo! A TIR a taxa de juros que faz com que o VPL se iguale a zero. Ento, no grfico a TIR marcada exatamente no ponto em que a reta cruza a linha, conforme pode ser visto no grfico:

Resposta correta: letra (C)

7. (FUNRIO - 2009 MPOG Analista Administrativo) Uma empresa compara dois projetos de investimento a e b. Considerando os critrios do VPL (valor presente lquido) e da TIR (taxa interna de retorno), e havendo a necessidade de escolha de apenas um dos dois projetos, baseada em que informaes a empresa optaria pelo projeto A?

www.canaldosconcursos.com.br

30

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

a) VPLa>VPLb, VPLa<0 e TIRa = TIRb. b) VPLa> 0, VPLa >VPLb e TIRa>TIRb. c) VPLb< 0, VPLa< 0, VPLb>VPLa e TIRa>TIRb. d) VPLb = VPLa= 0 e TIRb>TIRa. e) VPLa>TIRb e TIRa>0.

Soluo: Vamos analisar as alternativas: a) VPLa>VPLb Sim lucro extra de a maior do que de b VPLa<0 No prejuzo ao investidor TIRa = TIRb Sim retorno de a maior que retorno de b b) VPLa> 0 Sim lucro extra ao investidor VPLa >VPLb Sim lucro extra de a maior que lucro extra de b TIRa>TIRb Sim retorno de a maior que retorno de b c) VPLb< 0 indiferente VPLa<0 No prejuzo ao investidor VPLb>VPLa No lucro extra de b maior do que lucro extra de a TIRa>TIRb Sim retorno de a maior que retorno de b d) VPLb = VPLa= 0 indiferente TIRb>TIRa No retorno de b maior que retorno de a e) VPLa>TIRb no possvel comparar, pois o VPL expresso em $ e a TIR expressa em % TIRa>0 Sim retorno de a maior do que zero Resposta correta: letra (B)

8. (CESGRANRIO - 2008 TJ-RO Analista Judicirio) Uma empresa est analisando a possibilidade de realizar um determinado investimento no montante de R$ 1.200.000,00. Os benefcios de caixa, em reais, trazidos por este investimento so: 1o 2o 3o 4o ano: ano: ano: ano: 250.000,00; 500.000,00; 650.000,00; 300.000,00. www.canaldosconcursos.com.br 31

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

Sabendo-se que a expectativa da empresa de um retorno mnimo de 15% ao ano, e que a Taxa Interna de Retorno de 14,78% ao ano, o Valor Presente Lquido (VPL) desse investimento, em reais, ser a) 3.333,33 b) 1.125,53 c) zero d) (2.456,79) e) (5.625,35) Soluo: Como a TIR inferior ao retorno mnimo exigido, j sabemos que o VPL desse projeto negativo. Assim, s nos restam duas possibilidades de resposta. Fazendo o clculo do valor presente dos fluxos de caixa chegamos ao resultado de VPL igual a R$ (5.625,35):
PROJETO Fluxo de Caixa NOMINAL Fluxo de Caixa DESCONTADO Saldo do Projeto Ano 0 Ano 1 Ano 2 500.000,00 378.071,83 Ano 3 650.000,00 427.385,55 Ano 4 300.000,00 171.525,97 (5.625,34) SOMA 500.000,00 VPL (5.625,34)

(1.200.000,00) 250.000,00 (1.200.000,00) 217.391,30

(1.200.000,00) (982.608,70) (604.536,86) (177.151,31)

VPL = -1.200.000,00 + (250.000 / 1,15) + (500.000 / 1,152) + (650.000 / 1,153) + (300.000 / 1,154) = -5625,35 Resposta Correta: letra (E) Viram s? No final das contas uma coisa est diretamente relacionada com a outra. Se voc entender a relao entre TIR/VPL/Payback Descontado ser mais fcil resolver as questes na hora da prova. Espero que vocs tenham conseguido assimilar o contedo dessa aula. Nas prximas aulas estudaremos: Fluxo de Caixa de um Projeto, Custo de Capital, Economic Value Added (EVA), Estrutura de Capital, Teoria de Modigliani Miller, entre outros assuntos. At l...

www.canaldosconcursos.com.br

32

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

III Lista das questes apresentadas na aula 1. (Cesgranrio - 2010 - Petrobras - Contador jnior) A Cia Pantanal S/A est estudando duas alternativas de investimento, com as caractersticas abaixo:
Projetos
P Q
Investimento Inicial (R$)

Ano 1
600.000 2.000.000

Ano 2
800.000 2.500.000

Ano 3
1.500.000 1.500.000

Ano 4
1.800.000 1.800.000

3.000.000 5.000.000

Considerando-se exclusivamente essas informaes, o perodo de payback efetivo da alternativa Q, em anos, (A) 3,23 (B) 2,92 (C) 2,86 (D) 2,55 (E) 2,33

2. (FUMARC - 2008 Fundao de Parques Municipais Economista) Analise o VPL de um Investimento de R$ 250.000,00, Taxa Mnima de Atratividade de 12%, com retornos de (R$ 55.00,00), R$ 95.000,00, R$ 140.000,00 e R$ 185.000,00. Com base no resultado, CORRETO afirmar: a) O projeto no possui viabilidade financeira, pois no h ganho para o investimento planejado, j que o VPL de (R$ 6.153,65). b) O projeto ter viabilidade financeira, porque o VPL de R$ 92.060,64 mostra que no haver prejuzo para o investidor. c) O projeto tem viabilidade financeira, com ganho sobre o capital aplicado de R$ 92.060,64. d) O projeto ter viabilidade financeira se o investidor julgar que o ganho de R$ 92.060,64 sobre o capital aplicado suficiente para cobrir o prmio pelo risco.

3. (FEPESE - 2010 SEF-SC Auditor Fiscal da Receita Estadual) Podemos afirmar que o resultado do Valor Presente Lquido (VPL) depende do custo inicial, dos retornos e suas datas de ocorrncia, e da taxa requerida ajustada ao nvel de risco de um determinado projeto. www.canaldosconcursos.com.br 33

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

A partir da anlise do fluxo de caixa abaixo, considerando uma taxa de juros de 10% ao ano,

calcule o VPL e assinale a alternativa que indica a resposta correta. a) $ 89.790,57 b) $ 87.029,57 c) $ 80.920,57 d) $ 78.290,57 e) $ 72.790,57

4. (Cesgranrio - 2011 - Transpetro - Contador jnior) Determinada empresa est analisando 5 alternativas de investimentos, em reais, conforme segue.
Projetos Investimento Inicial Fluxos de caixa

TIR Ano 4 2.000.000,00 1.600.000,00 2.000.000,00 1.800.000,00 1.500.000,00 23,45% 20,59% 20,26% 21,01% 21,11%

I II III IV V

2.500.000,00 2.500.000,00 2.500.000,00 2.500.000,00 2.500.000,00

Ano 1 800.000,00 1.000.000,00 500.000,00 500.000,00 500.000,00

Ano 2 700.000,00 500.000,00 800.000,00 1.000.000,00 800.000,00

Ano 3 1.000.000,00 1.000.000,00 1.000.000,00 1.000.000,00 1.500.000,00

Sabendo-se que a taxa requerida pela empresa de 20% ao ano, o melhor projeto apresenta Valor Presente Lquido, em reais, na faixa: (A) entre 300.000,00 e 400.000,00 (B) entre 200.000,00 e 300.000,00 (C) entre 100.000,00 e 200.000,00 (D) entre 50.000,00 e 100.000,00 (E) abaixo de 50.000,00

www.canaldosconcursos.com.br

34

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

5. (FUMARC - 2008 Fundao de Parques Municipais Economista) Analise a TIR (valor limite para a TMA) de um Investimento de R$ 120.000,00 com os fluxos de R$ 25.000,00, R$ 27.000,00, R$ 35.000,00, R$ 38.000,00 e R$ 40.000,00 com Taxa Mnima de Atratividade (TMA) de 10%. Com base no resultado, CORRETO afirmar: a) O projeto vivel, pois a TIR igual TMA. b) O projeto s vivel se a TIR menor do que TMA. c) O projeto vivel se 0,63% acima da TMA cobrir lucro e prmio de risco. d) O projeto invivel, pois a TMA excede TIR em menos de 1%.

6. (FEPESE - 2010 SEF-SC Auditor Fiscal da Receita Estadual) Considerando o Grfico abaixo, onde o eixo Y representa os VPL(s) em $ e o eixo X, as taxas em %.

Assinale a alternativa que identifica corretamente a Taxa Interna de Retorno (TIR). a) 30% b) 25% c) 20% d) 15% c) 0%

www.canaldosconcursos.com.br

35

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

7. (FUNRIO - 2009 MPOG Analista Administrativo) Uma empresa compara dois projetos de investimento a e b. Considerando os critrios do VPL (valor presente lquido) e da TIR (taxa interna de retorno), e havendo a necessidade de escolha de apenas um dos dois projetos, baseada em que informaes a empresa optaria pelo projeto A? a) VPLa>VPLb, VPLa<0 e TIRa = TIRb. b) VPLa> 0, VPLa >VPLb e TIRa>TIRb. c) VPLb< 0, VPLa< 0, VPLb>VPLa e TIRa>TIRb. d) VPLb = VPLa= 0 e TIRb>TIRa. e) VPLa>TIRb e TIRa>0.

8. (CESGRANRIO - 2008 TJ-RO Analista Judicirio) Uma empresa est analisando a possibilidade de realizar um determinado investimento no montante de R$ 1.200.000,00. Os benefcios de caixa, em reais, trazidos por este investimento so: 1o 2o 3o 4o ano: ano: ano: ano: 250.000,00; 500.000,00; 650.000,00; 300.000,00.

Sabendo-se que a expectativa da empresa de um retorno mnimo de 15% ao ano, e que a Taxa Interna de Retorno de 14,78% ao ano, o Valor Presente Lquido (VPL) desse investimento, em reais, ser a) 3.333,33 b) 1.125,53 c) zero d) (2.456,79) e) (5.625,35)

www.canaldosconcursos.com.br

36

CURSO EM PDF - ANLISE DE INVESTIMENTOS


Prof: Lissandra Bischoff

GABARITO

1E

2C

3B

4A

5C

6C

7B

8E

IV Bibliografia LAPPONI, Juan Carlos. Projetos de Investimento Construo e Avaliao do Fluxo de Caixa. 2000 / Lapponi Treinamento e Editora. SECURATO, Jos Roberto. Clculo Financeiro das Tesourarias Bancos e Empresas. 4 Ed. 2008 / Saint Paul Editora. ASSAF NETO, Alexandre. Fundamentos de Administrao Financeira. 2010 / Editora Atlas.

www.canaldosconcursos.com.br

37

You might also like