You are on page 1of 13

ETNOGRAFIA E PESQUISA QUALITATIVA: APONTAMENTOS SOBRE UM CAMINHO METODOLGICO DE INVESTIGAO

Maria Oneide Lino da Silva UFPI- linoneide@hotmail.com1 Sandra Suely Oliveira UFPI sandraoli_iv@yahoo.com.br2 Vanderla Andrade Pereira UFPI vander.lea@ufpi.edu.br3 Maria da Glria Soares Barbosa Lima - UFPI - glloriasoares@yahoo.com.br4

RESUMO O presente texto resulta de investigao qualitativa, na modalidade etnogrfica, a qual se encontra em desenvolvimento, e cuja discusso central trata sobre formao de professores. Nesse sentido contempla discusses tericas sobre a etnografia enquanto metodologia que apia e direcionam o referido estudo, destacando a observao participante e a entrevista etnogrfica, como instrumentos de produo de dados; na considerao de que observaes e entrevistas colaboram com a progressividade da pesquisa, de forma harmoniosa, a exemplo de um concerto, como referem Beaud e Weber (2007). Desse modo, a etnografia ao traar o caminho, a metodologia que conduz realizao da pesquisa em apreo, empreende uma reviso bibliogrfica fundamentada em autores como: Angrosino (2009), Andr (2008,1997, 1997b), Hammersley e Atkinson (1994), Moreira e Caleffe (2006), Macedo (2010),dentre outros, registrando, inicialmente, um breve percurso histrico da etnografia, sua origem, pensadores, perspectivando realar a pesquisa qualitativa em educao. PALAVRAS-CHAVE: Observao participante. Etnografia e educao.
1

Professora especialista, pedagoga da Secretaria de Educao do Estado do Piau, e mestranda em educao do Programa de Ps-Graduao em Educao da Universidade Federal do Piau. 2 Pedagoga, especialista em educao e mestranda em Educao do Programa de Ps-Graduao da Universidade Federal do Piau. 3 Pedagoga especialista em educao e professora da UFPI - Picos ,e mestranda em educao do Programa de PsGraduao em Educao da Universidade Federal do Piau. 4 Doutora do Curso de Pedagogia e Professora Permanente do Programa de Ps- Graduao em Educao- PPGED.(UFPI).

22

ABSTRACT This paper results from qualitative research, ethnographic modality, which is under development, whose central thread is about teacher training. In this sense includes theoretical discussions of ethnography as a methodology that supports and directs the study, highlighting the participant observation and ethnographic interviews as instruments of production data, in consideration of observations and interviews that collaborate with progressive research, smoothly , like a concert, as mentioned Beaud and Weber (2007). Thus, ethnography to chart the way, the methodology that leads to the research at hand, undertakes a review based on authors as Angrosino (2009), Andr (2008.1997 , 1997b), Hammersley and Atkinson (1994) , and Caleffi Moreira (2006), Macedo (2010), among others, recording, initially, a brief history of ethnography, its origin, thinkers, looking ahead to enhance the qualitative research in education. KEYWORDS: Participant observation. Ethnography and education.

Introduo A educao na condio de um fenmeno social e multicultural, que deve, por questo de justia social, abranger a todas as pessoas, de modo que todos os indivduos possam vivencila, auferindo os benefcios necessrios formao, construo do cidado. Nesta concepo, entre outros requisitos, situamos o professor e seu processo de formao, como um dos estudos do processo educativo, razo porque desenvolvemos pesquisa neste mbito, envolvendo discusses como prticas pedaggicas ( SANTIAGO, 2002; PERRENOUD, 1993 ); saberes docentes ( TARDIF, 2002; PIMENTA, 1997 ), associando a outras conceptualizaes a exemplo de formao inicial e formao continuada (LIMA, 2003, ALARCO, 1996; NVOA, 1992). Feitas essas discusses iniciais, registramos que se trata de pesquisa qualitativa, empregando a etnografia como referencial metodolgico. De modo que, esta comunicao discorre sobre o referido referencial, tal como utilizado, fundamental na pesquisa em apreo, tendo como base de discusso terica autores como: Angrosino (2009), Andr (2008), Hammersley e Atkinson (1994), Moreira e Caleffe (2006), Macedo (2010), dentre outros.

33

A etnografia na pesquisa qualitativa

A abordagem qualitativa de pesquisa tem suas razes no final do sculo IX, quando os cientistas sociais comearam a questionar os mtodos de investigao numa perspectiva puramente positivista, principalmente no tocante aos estudos dos fenmenos humanos e sociais. A grande questo neste momento era a possibilidade do desenvolvimento de pesquisa sobre os fenmenos sociais, segundo o mtodo das cincias naturais e fsicas. Ocorre que, diante desse dinamismo e da complexidade existente na sociedade, os estudiosos sociais comeam a defender uma abordagem qualitativa, subjetiva, que supere a supremacia dos dados quantitativos e busque compreender e [...] esmiuar como as pessoas constroem o mundo sua volta [...] (ANGROSINO, 2009, p. 8). Neste sentido, a pesquisa qualitativa era realizada no contexto em que ocorria o fenmeno, nas suas relaes naturais. Denzin e Lincoln (2006) consideram a pesquisa qualitativa como sendo uma atividade situada que localiza o observador no mundo. Logo, essas prticas e matrias interpretativas do visibilidade ao mundo, transformam-no em uma srie de representaes e significaes realizadas pelos prprios sujeitos da ao. Nesse nvel, a pesquisa qualitativa envolve uma abordagem naturalista, interpretativa do mundo circundante, o que significa que os pesquisadores estudam as coisas em seus cenrios naturais, tentando entender, ou interpretar, os fenmenos em termos dos significados que as pessoas a eles conferem:
A pesquisa qualitativa envolve o estudo do uso e a coleta de uma variedade de matrias empricas - estudo de caso; experincia pessoal; introspeco; histria de vida; entrevista; artefatos; textos e produo culturais; textos observacionais, histricos, interativos e visuais.[...]. Entende-se, contudo, que cada prtica garante uma visibilidade diferente ao mundo. Logo, geralmente existe um compromisso no sentido do emprego de mais de uma prtica interpretativa em qualquer estudo (DENZIN; LINCOLN, 2006, p. 17).

Nesta perspectiva, emerge o entendimento de que a pesquisa qualitativa vai alm dos dados quantitativos, abordando uma variedade de tcnicas com a finalidade de apreender e interpretar os significados existentes no ambiente da investigao. Contudo, nesta discusso entre quantitativo e qualitativo, no significa que uma pesquisa para ser considerada qualitativa deve

44

banir totalmente os dados quantificveis, pois como afirma Andr (2008), eles esto interrelacionados, visto que as anlises dos dados quantitativos e/ou qualitativos so feitas a partir dos valores e das referncias do pesquisador, portanto, se necessrio, usa-se a perspectiva quantitativa. Neste sentido, a etnografia se enquadra nesta abordagem, pois busca compreender os significados atribudos pelos prprios sujeitos ao seu contexto, a sua cultura, assim a pesquisa etnogrfica se utiliza de tcnicas voltadas para descrio densa do contexto estudado, como afirmam Hammersley e Atkinson (1994), ao revelarem que o valor da etnografia como mtodo da pesquisa social est no fato da existncia de uma variedade de modelos culturais e do o seu significado na compreenso dos processos sociais. Desta forma, a etnografia, como tambm outras pesquisas qualitativas, buscam a insero no contexto natural para acessar s experincias, aos comportamentos, s interaes e aos documentos para assim compreender a dinmica do grupo estudado. De acordo com as idias de Moreira e Caleffe (2006), a etnografia tem como caracterstica enfocar o comportamento social no cenrio, confiando em dados qualitativos, em que as observaes e interpretaes so feitas no contexto da totalidade das interaes humanas. Os resultados da pesquisa so interpretados com referncia ao grupo ou cenrio, conforme as interaes no contexto social e cultural e a partir do olhar dos sujeitos participantes da pesquisa. No intuito de melhor compreender melhor o percurso da etnografia na pesquisa qualitativa faz-se necessrio tecer algumas pontuaes tericas acerca de seu contexto histrico. A etnografia e seu percurso histrico A etnografia surge no cenrio da antropologia, a partir do momento em que no h mais separao entre aqueles que observavam e que tinham o conhecimento sobre as comunidades no seu contexto e os pesquisadores que, em seus gabinetes, analisavam os dados. Assim, o etngrafo comea a efetuar ele mesmo sua pesquisa de campo atravs da observao direta, de modo que o trabalho de campo a prpria fonte da pesquisa (LAPLANTINE, 2003). Este fenmeno se revela devido a necessidade de compreender as relaes scioculturais, os comportamentos, ritos,

55

tcnicas, saberes e prticas das sociedades, at ento, desconhecidas, e que adaptaram a problemas comuns da atualidade. Na origem da etnografia, entre tantos, outros tericos, citamos Franz Boas (1858 1942) que promove uma mudana nas pesquisas etnogrficas por considerar o pesquisador como homem de campo que deve anotar e descrever tudo que faz parte da comunidade, desde o material com que so construdas as casas at o comportamento, relaes, mitos da comunidade. A etnografia, nessa perspectiva, busca entender a sociedade na totalidade das relaes sociais e dos elementos que a constituem. Malinowski (1884 1942) ao estudar a sociedade na sua totalidade, ou seja, como funcionava no momento da observao, pe em prtica a observao participante que para ele a nica forma de conhecer intensivamente uma sociedade no seu contexto microssociolgico, a partir da relao com o todo social. Portanto, segundo esse autor, para entender o homem na sua totalidade (social, biolgica e psicolgica) necessrio um trabalho de campo, um olhar para as situaes ocorridas no interior do grupo no qual vive, age e se relaciona. A partir da contribuio destes dois etngrafos, as pesquisas passaram buscar a compreenso da sociedade sob o ponto de vista das pessoas que nela vivem. Defendem, pois, que no suficiente fazer perguntas, necessrio observar o que as pessoas fazem as ferramentas que utilizam e como se relacionam entre si. Ento, o ir, o ver e o viver com os nativos representaram o marco inicial do surgimento da antropologia cientfica e a observao participante se tornou a principal tcnica para atingir esses objetivos. O termo etnografia tem sido usado para designar o estudo dos fenmenos sociais a partir de uma investigao em que o pesquisador participa ativamente no contexto pesquisado com o intuito de entender os significados das aes e dos comportamentos dos sujeitos que vivem e se relacionam neste ambiente. Para Moreira e Caleffe (2006), a etnografia um mtodo e um ponto de partida, a interao entre o pesquisador e os seus objetos de estudos. Na sua origem, o objetivo principal dos pesquisadores que realizam pesquisa etnogrfica era principalmente o compartilhar experincias dos indivduos, estudando-os da forma mais natural possvel a fim de compreender melhor como as pessoas viviam e davam sentido a seu mundo. Neste sentido, a etnografia voltava-se, prioritariamente, para a descrio e interpretao dos valores, das crenas, das aes e todos os eventos que envolvem a vida dos sujeitos pesquisados.

66

Buscando o sentido etimolgico da palavra, Graf(o) significa escrever sobre e etn(o) uma sociedade particular, ento etnografia estuda e descreve as formas de viver de um povo, confirmando o que diz Angrosino (2009), a etnografia a arte e a cincia de descrever um grupo humano, suas instituies, seus comportamentos interpessoais, suas produes materiais e suas crenas, envolvendo a descrio holstica de um povo e seu modo de vida. Para esse autor, portanto: [...] etnografia tambm um produto de pesquisa. uma narrativa sobre a comunidade em estudo que evoca a experincia vivida daquela comunidade e que convida o leitor para um vicrio encontro com as pessoas [...]. (ANGROSINO, 2009, p. 34). Nessa acepo, consideramos que a etnografia escrita do visvel e que a descrio etnogrfica depende da qualidade de observao, da sensibilidade ao outro participante da pesquisa, do conhecimento sobre o contexto estudado, seus signos, padres e acontecimentos, da inteligncia e da imaginao cientfica do pesquisador. O caminho metodolgico da etnografia para a pesquisa Os estudos etnogrficos caracterizam-se, primeiramente, pelo envolvimento do pesquisador no ambiente natural da pesquisa, exigindo uma observao e uma interpretao holstica dos dados coletados, ou seja, no mbito da totalidade das aes humanas. Os dados coletados podem ser em forma de narrativas ou histria de vida, mas sem jamais perder o ponto chave da etnografia que descrio densa e contextualizada do fenmeno pesquisado. Compreende, desse modo, o estudo pela observao direta e por um perodo de tempo, das formas costumeiras de viver de um grupo, por isso a pesquisa deve ser planejada a partir das questes propostas pelo investigador. Para Hammersley e Atkinson (1994) uma atividade prtica que requer um conhecimento sobre o contexto, mas no simplesmente seguir regras metodolgicas , pois muitas vezes, as hipteses e as perguntas podem emergir no momento da pesquisa de campo, na interao do pesquisador com os participantes da pesquisa. Moreira e Caleffe (2006) concebem que a pesquisa etnogrfica, a exemplo das demais metodologias de pesquisa, segue algumas etapas ou procedimentos que facilitam o andamento da investigao como: formular uma questo relevante a ser pesquisada, saber identificar um grupo para estudar a questo, introduzir a proposta de pesquisa ao grupo para a obteno do

77

consentimento e do envolvimento. A coleta de dados ocorre a partir da observao participante e contextualizada e de anotaes feitas em campo, realizando, posteriormente, uma descrio densa, detalhada, o que favorece a compreenso do problema de pesquisa, comportando, tambm, outras tcnicas complementares (entrevistas, narrativas, histria de vida, etc). Trata-se de um formato investigativo que envolve um longo perodo de observao para ver, ouvir e registrar os eventos, visando entender e validar os significados das aes, a partir da descrio, anlise e interpretao dos dados. Os dados, a propsito, devem ser organizados partindo do contexto mais amplo para o particular, favorecendo a micronalise, bem como, a interpretao e explicao dos resultados. A observao participante Para demandar a pesquisa, no caso, a produo de dados etnogrficos, empregamos a observao participante como tcnica principal e o dirio de campo como recurso auxiliar. O pesquisador, no contexto da observao participante, pode atuar como um observador privilegiado do grupo, no participando das atividades ou pode participar ativamente como membro em todas as atividades do grupo, sabendo ver e ouvir atentamente, registrando o mais fielmente possvel todas as informaes pertinentes. Neste sentido, precisa exercitar o julgamento rpido para decidir o que valido registrar ou no. Embora a observao e a tomada de apontamentos sejam feitas medida que o comportamento acontece, os etngrafos tambm podem usar informantes que eles entrevistam sistematicamente. A esse respeito, Angrosino (2009, p. 34) destaca a importncia da observao participante para o desenvolvimento da pesquisa etnogrfica:
A observao participante no propriamente um mtodo, mas sim um estilo pessoal adotado por pesquisadores em campo de pesquisa que, depois de aceitos pela comunidade estudada, so capazes de usar uma variedade de tcnicas de coleta de dados para saber sobre as pessoas e seu modo de vida.

Implica, nesse sentido, compreender a observao como um ato de perceber as atividades e inter-relaes das pessoas do cenrio de campo pela ativao dos cinco sentidos do pesquisador, o que exige registro objetivo e uma busca de padres que so identificados nas vivncias da

88

cultura cotidiana do grupo participante da pesquisa. Deste modo, a observao participante no deve ser vista como um ato isolado, mas como um processo gradual que envolve inicialmente atitudes tais como: saber selecionar o local a ser pesquisado para que viabilize o livre acesso comunidade; saber conduzir os trabalhos, buscando manter informados todos os colaborares e/ou participantes locais, quando se fizer necessrio; saber conduzir cada etapa da pesquisa, fazendo anotaes de forma estruturada ou em formato de narrativas. Mediante a compreenso da observao como um propsito cientfico, o pesquisador, ao realizar a observao, deve ter clareza da sua inteno de pesquisa, seu objeto, o problema, as questes norteadoras e quais as tcnicas de coletas dados que complementaro a observao. bem verdade que, na pesquisa etnogrfica, o pesquisador no tem controle de tudo, posto que ele depende, tambm, da boa vontade da comunidade, mesmo assim no deve perder de vista o foco da pesquisa tampouco esquecer seu papel de pesquisador. Para Angrosino (2009), a confiabilidade da observao participante uma questo de registro sistemtico, anlise de dados e repetio regular das observaes durante um determinado perodo de tempo em que a validade da pesquisa observacional um meio de determinar a autenticidade dos resultados. Assim, o pesquisador, pode atestar a validade da sua observao, tambm, pela triangulao, usando diversas tcnicas complementares como a entrevista, narrativas, histria de vida, prticas interacionistas, anlise de documentos, confirmando, desta forma, os dados obtidos pela observao. No caso especfico da pesquisa por ns desenvolvida empregamos as narrativas autobiogrficas. A descrio interpretativa: anlise de dados No se pode negar a importncia das descries realizadas pelo pesquisador durante o trabalho de campo, como referem Hammersley e Atkinson (1994). Esses autores afirmam, nesse sentido, que a etnografia uma empresa textual, porm, estes textos devem relatar a realidade como ela se apresenta na viso do pesquisado, colocando os atores, as situaes, as manifestaes como elas se apresentam, sem perder de vista que esta vertente metodolgica busca entender os significados dos eventos na perspectiva do sujeito e no do pesquisador, claro que isto no remete

99

neutralidade to defendida pelos positivistas, mas, salienta a importncia do pesquisador conhecer o significado local da ao. Implica considerar que a preocupao maior da etnografia obter uma descrio densa e holstica do evento social, em outras palavras, uma descrio criteriosa e detalhada do comportamento dos sujeitos, considerando os olhares, os gestos, o tom da voz, as pausas, as interaes, enfim, tudo que seja significante para a compreenso do mundo social que est sendo investigado. Para Matos (2001), a descrio mais completa possvel depende da qualidade de observao, da sensibilidade em relao ao outro, do conhecimento sobre o contexto estudado, da inteligncia e da imaginao cientfica do etngrafo, por isso ele deve se preparar para executar sua tarefa, que, em primeiro lugar, um trabalho cientfico que requer habilidades e competncias de pesquisador, que, de fato, , inclusive, para definir o que deve e o que no de ser escrito sobre o evento, sobre as pessoas, sobre a comunidade pesquisada. As contribuies da etnografia para a educao A investigao qualitativa no campo da educao, segundo Schultz e Brzezinski (2007, p. 83), tem se apresentado com uma tipologia multivariada, ou seja, Agrupa vrios tipos de investigao com caractersticas semelhantes, dentre elas situamos a etnografia, que, por princpio, supe interao, supe mudana, no ambiente educativo, isto , no ambiente social. Desse modo, comporta dizer, entre outras assertivas sobre a etnografia, que seu uso na educao est em compreender a realidade escolar para agir sobre ela, modificando-a, est em revelar a complexa rede de interaes que constitui a experincia escolar diria, mostrando, por exemplo, como se estrutura o processo de produo de conhecimento em sala de aula, buscando a interrelao das dimenses cultural, institucional e instrucional da prtica pedaggica, mediante uma dinmica relao do pesquisador com a realidade social pesquisada. Nessa linha de pesquisa, a busca das representaes e das opinies dos atores escolares, tomando-as como importantes elementos na investigao da prtica escolar, inaugura uma linha de estudos que se tornou conhecida como pesquisas do cotidiano escolar (ANDR, 2008), que chamou a ateno dos educadores, dos pesquisadores, para a necessidade de considerar as

101

dimenses pessoal e interacional, bem como as dimenses institucional e sociocultural no ambiente escolar. Desse modo, um importante propsito da pesquisa etnogrfica na educao descrever, analisar e interpretar uma faceta ou segmento da vida social de um grupo, dentro de um contexto educativo, compreendendo tambm como os acontecimentos pedaggicos se relacionam nesse contexto sociocultural. Neste propsito, mediante questes ou declaraes amplas, o pesquisador esclarece ao grupo a inteno da pesquisa, estabelece hipteses e perguntas significativas e tem como fonte de dados as pessoas, os cenrios e os objetivos relevantes (MOREIRA; CALEFFE, 2006). a perspectiva holstica como pressuposto metodolgico aplicado etnografia que possibilita retratar situaes do cotidiano escolar, fornecendo uma viso profunda, ampla, detalhada e integrada do objeto de investigao com o contexto macro em que a escola est situada, alem de contribuir para [...] a descoberta de novos conceitos, novas relaes, novas formas de entendimento da realidade (ANDR, 2008, p. 30). Esta realidade que revela, sob o olhar de quem a vive, informaes e dados que permitam entender o comportamento das pessoas envolvidas no ato educativo a partir da compreenso do contexto no qual o pensamento, o sentimento e a ao dessas pessoas se produzem. Compreender a sala de aula, numa perspectiva etnogrfica visualizar e analisar sua rotina, as relaes, as tenses, e os significados que os sujeitos, que a compem, atribuem s situaes, objetos e atores do cotidiano pedaggico observado. Investigar esse contexto, ir muito alm de uma simples descrio para uma compreenso dos significados culturais atravs das falas, dos gestos, dos pensamentos expressados e comportamentos das pessoas envolvidas, descrevendo, minuciosamente, os significados culturais do grupo participante da investigao, considerando o universo cultural que tambm deve ser pesquisado. Para isso, a proposta de pesquisa, no contexto escolar deve ser aberta e flexvel, possibilitando alteraes no decorrer da sua realizao e na busca pelas representaes e opinies coletadas com os atores escolares envolvidos no processo que coletivo, mltiplo e dinmico. A pesquisa etnogrfica, tendo como referncia as investigaes de ANDR (1997, 2008) revela paisagens que se tecem no cotidiano pedaggico da escola, da sala de aula e das interaes de professores e alunos e que nos ajudam compreender o universo educacional no seu macro e

111

micro contexto social, cultural e histrico, em que esta acontece. Essa compreenso se d porque a pesquisa etnogrfica traz, para o centro do discurso, o que ainda no est visvel e dizvel na cultura escolar como um todo, na sala de aula e nas interaes interpessoais reveladas nos cantos fsicos e subjetivos do cotidiano escolar. Consideraes finais Ao optar fazer uma pesquisa etnogrfica, necessrio se faz realizar um amplo estudo da literatura relacionado-a com o tema de investigao para que o problema formulado possa orientar a entrada do pesquisador em sua investigao. No campo, dentro de uma viso holstica, do-se as observaes diretas e intensas para se compreender e relacionar o cotidiano com o problema de pesquisa. Consideramos ento o saber lidar com as percepes e opinies j formadas, reconstruindo-as em novas bases, levando, sim, em conta as experincias vividas, mas filtrado-as com o apoio do referencial terico e de procedimentos metodolgicos (ANDR, 1997b, p. 106). Uma investigao etnogrfica permite um entrosamento entre o pesquisador e o grupo pesquisado atravs de uma relao de confiana, construtiva de aproximao gradativa. O relatrio etnogrfico deve buscar descrever, segundo aspectos mais relevantes para o grupo participante da pesquisa, os lugares, as pessoas, as situaes vivenciadas e observadas, as atitudes das pessoas no cotidiano, suas falas, narrativas coletadas atravs de diversos instrumentos utilizados pelo pesquisador, considerando sempre os aspectos ticos na pesquisa. prudente, por conseguinte, ressaltar, nas escritas finais que compreendem este encaminhamento conclusivo, a importncia da sensibilidade, da inteligncia cientfica e da curiosidade do pesquisador na realizao de uma pesquisa etnogrfica. seu olhar atento e sensvel que far com que a observao e o registro revelem o outro da forma como este quer ser revelado, interpretado, compreendido, narrado. a curiosidade cientfica que provocar um enxergar holstico do ser humano, nas suas mais minuciosas relaes e aes localizadas, interrelacionadas com os contextos mais amplos de suas vivncias. Reiteramos, portanto, que a pesquisa etnogrfica constitui-se ferramenta significativa de investigao qualitativa, principalmente no mbito da educao. Seu caminho metodolgico, com toda a flexibilidade cabvel ao pesquisador, um potente instrumento de compreenso dos

121

intensos dilogos intersubjetivos que ocorrem entre os atores que povoam o contexto sociocultural, seja numa comunidade, numa tribo, numa escola ou numa sala de aula. Referncias ALARCO, I. Formao reflexiva de professores. Porto: Porto. 1996. ANGROSINO, M.; FLICK, U. (Coord.). Etnografia e observao participante. Porto Alegre: Artmed, 2009. ANDR, M. E. D. A. de. Etnografia da prtica escolar. Campinas: Papirus, 2008. _____. Avanos no conhecimento etnogrfico da escola. In: FAZENDA, Ivani (Org.). A pesquisa em educao e as transformaes do conhecimento. 2. ed. Campinas: Papirus,1997a. _____. Tendncias atuais da pesquisa na escola. Cadernos CEDES, Campinas, v. 18, n. 43, p.1-9, dez. 1997b. BEUAD, S.;WEBER, F. Guia para uma pesquisa de campo: produzir e analisar dados etnogrficos. Petrpolis, RJ: Vozes, 2007. DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. (orgs). O Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens; traduo Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2005. HAMMERSLEY, M.; ATKINSON, P.. Etnografa: Mtodos de investigacin. Barcelona: Paids, 1994 LAPLANTINE, F. Aprender Antropologia. Porto Alegre: Brasiliense, 2003. LIMA, M.da G. S. B. O desenvolvimento profissional dos/as professores/as pelas histrias de vida: revisitando percursos de formao inicial e continuada. UFRN, 2003. MACEDO, Roberto Sidnei. Etnopesquisa crtica, etnopesquisa-formao. 2.ed Braslia: Liber Livro, 2010. MATOS,C. L. G. de. A abordagem etnogrfica na investigao cientfica. UERJ, 2001. Disponvel : http// www.ines.org.br. Acesso em: 11de maio de 2010. MOREIRA,H.; CALEFFE L.G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. RJ:DP&A, 2006. NOVA. A. (Org). Os professores e sua formao. Lisboa: D. Quixote, 1992.

131

PERRENOUD, P. Prticas pedaggicas, profisso docente e formao: perspectivas sociolgicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993. PIMENTA, S. G. A formao de professores: saberes da docncia e identidade. Nuances. Presidente Prudente, v.3, p.5-14, 1997. SANTIAGO, A.R. F. Leitura Crtica e Pesquisa Educacional: dimenses da formao docente. In: MELLO, Reynaldo. I. C. (org.). Pesquisa e Formao de Professores. Cruz Alta: Centro Grfico UNICRUZ, 2002. TARDIF, M. Saberes docentes e formao profissional. Petrpolis, RJ: Vozes, 2002.

You might also like