You are on page 1of 2

Galileu Galilei, italiano de Pisa, 15 de fevereiro de 1564 Florena, 8 de janeiro de 1642.

Galileu Galilei foi o mais velho dos sete filhos do alaudista Vincenzo Galilei e de Giulia Ammannati. Viveu a maior parte de sua vida em Pisa e em Florena.

Antecessores da teoria. Nicolau Coprnico.


Segundo o filme Galileu, o mensageiro das estrelas, Nicolau Coprnico pouco antes de sua morte, no ano de 1543, publicou um livro sobre as revolues dos orbes celestes, este livro mostra uma teoria que Coprnico estudou em segredo, o heliocentrismo. A teoria do heliocentrismo era contra as ideias filosficas da igreja, naquela poca todo aquele que fosse contra as leis da igreja, sofreria punies severas que poderiam levar a morte, por este motivo, Nicolau Coprnico, publicou seu livro pouco antes de morrer.

Giordano Bruno
Foi um telogo, filsofo, escritor e frade dominicano italiano condenado morte na fogueira pela Inquisio romana (Congregao da Sacra, Romana e Universal Inquisio do Santo Oficio) por heresia. Giordano Bruno defendeu as ideias sobre a relatividade, que vieram antes das de Galileu.

Na poca de 1603, as teorias que usam de observao da natureza em forma de estrutura lgica de Aristteles eram ensinadas como a forma de cincia, j para Galilei, era preciso fazer experimentos com o objeto a ser estudado, por causa disso ele considerado o pai da cincia moderna. Aristteles, dizia que os objetos pesados caem mais depressa que os objetos leves, mas, Galileu considera a importncia da resistncia do ar sobre

os objetos, ento, ele concluiu que dois objetos independentemente da sua massa caem ao mesmo tempo no vcuo. Galileu era professor na universidade de Pdua, ele cria um compasso (ou rgua de calculo) que capaz de calcular a distancia em raiz quadrada, o pndulo, a balana hidrosttica, etc. Tambm estudou sobre o tempo da queda de um objeto, e ento descobre o movimento uniformemente acelerado e a lei da queda em proporo ao quadrado do tempo, ou seja, quanto maior o tempo da queda maior velocidade em que o corpo chega ao solo, e ento ele compara a velocidade com a distncia da queda, e descobre que se um corpo for solto a uma altura e depois em uma altura quatro vezes maior, ele levar o dobro do tempo para chegar ao solo.
Galileu melhorou significativamente o telescpio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Venus, quatro dos satlites de Jpiter, os anis de Saturno, as estrelas da Via Lctea. Estas descobertas contriburam decisivamente na defesa do heliocentrismo. Contudo a principal contribuio de Galileu foi para o mtodo cientfico, pois a cincia assentava numa metodologia aristotlica. http://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei#Reconhecimento_p.C3.BAbli co_e_primeiros_problemas_com_a_Inquisi.C3.A7.C3.A3o

Referncias
A vida de Galileu Galilei. Disponvel em: http://galileuosite.blogspot.com.br/. Acesso em 19.02.2013. Info escola: Navegando e Aprendendo. Disponvel em: http://www.infoescola.com/biografias/galileugalilei/. Acesso em 19.02.2013. Sua Pesquisa.com. Disponvel em: http://www.suapesquisa.com/biografias/galileu/. Acesso em 19.02.2013. UOL educao. Disponvel em: http://educacao.uol.com.br/biografias/galileu-galilei.jhtm. Acesso em 19.02.2013. Wikipdia. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei#Reconhecimento_p.C3.BAblico_e_primeiros_problem as_com_a_Inquisi.C3.A7.C3.A3o. Acesso em 19.02.2013; http://pt.wikipedia.org/wiki/Giordano_Bruno#cite_note-11. Acesso em 19.02.2013. Youtube. Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=LtSBXOYH5KM. Acesso em 19.02.2013; http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=nOdul19QBkI&feature=endscreen. Acesso em 19.02.2013.

You might also like