You are on page 1of 5

Anlise do discurso

Anlise do discurso
Comunicao

Categoria

Anlise do discurso ou anlise de discurso uma prtica e um campo da lingustica e da comunicao especializado em analisar construes ideolgicas presentes em um texto. muito utilizada, por exemplo, para analisar textos da mdia e as ideologias que os engendram. A anlise do discurso proposta a partir da filosofia materialista que pe em questo a prtica das cincias humanas e a diviso do trabalho intelectual, de forma reflexiva. De acordo uma das leituras possveis, discurso a prtica social de produo de textos. Isto significa que todo discurso uma construo social, no individual, e que s pode ser analisado considerando seu contexto histrico-social, suas condies de produo; significa ainda que o discurso reflete uma viso de mundo determinada, necessariamente, vinculada do(s) seu(s) autor(es) e sociedade em que vive(m). Texto, por sua vez, o produto da atividade discursiva, o objeto emprico de anlise do discurso; a construo sobre a qual se debrua o analista para buscar, em sua superfcie, as marcas que guiam a investigao cientfica. necessrio porm salientar, que o objeto da anlise do discurso o discurso.

Contexto
Contexto a situao histrico-social de um texto, envolvendo no somente as instituies humanas, como tambm outros textos que sejam produzidos em volta e com ele se relacionem. Pode-se dizer que o contexto a moldura de um texto. O contexto envolve elementos tanto da realidade do autor quanto do receptor e a anlise destes elementos ajuda a determinar o sentido. A interpretao de um texto deve, de imediato, saber que h um autor, um sujeito com determinada identidade social e histrica e, a partir disto, situar o discurso como compartilhando desta identidade. Salientando que o texto s receber esta nomenclatura (texto) se o receptor da mensagem conseguir decifr-la.

Ordem de discursos
Uma ordem de discursos um conjunto ou srie de tipos de discursos, definido socialmente (Foucault) ou temporalmente (Fairclough), a partir de uma origem comum. So os discursos produzidos num mesmo contexto de uma instituio ou comunidade, para circulao interna ou externa e que interagem no apenas entre eles, mas tambm com textos de outras ordens discursivas (intertextualidade). Sua importncia para a anlise do discurso est em contextualizar os discursos como elementos relacionados em redes sociais e determinados socialmente por regras e rituais, bem como modificveis na medida em que lidam permanentemente com outros textos que chegam ao emissor e o influenciam na produo de seus prprios discursos.

Anlise do discurso

Universo de concorrncias
O universo de concorrncias ou mercado simblico o espao de interao discursiva no qual discursos de diferentes emissores se dirigem ao mesmo pblico receptor: por exemplo, diferentes marcas de cerveja apelando ao mesmo segmento de mercado (homens entre 20-45 anos, classes A/B, solteiros). A concorrncia ocorre quando cada um destes discursos tenta "ganhar" o receptor, "anulando" os demais ou desarticulando seus argumentos ou credibilidade em seu prprio favor. O modo de interpelar o receptor definir as caractersticas do seu discurso (posicionamento competitivo) e determinar seu xito ou insucesso.

Dificuldades da contextualizao
A contextualizao de um discurso dificultada por, fundamentalmente, trs itens: a relao de causalidade entre caractersticas de um texto e a sociedade no entre dois elementos distintos A B, um causa e outro conseqncia, mas dialtica, ou seja, a continncia de um pelo outro uma relao contraditria. pelo mesmo raciocnio, os discursos (esfera da superestrutura) no sofrem apenas os determinantes econmicos (esfera da infraestrutura), mas tambm culturais, sexuais, etrios etc.. o no-imediatismo da passagem da anlise semiolgica para a interpretao semntica, ou seja: no basta demarcar e classificar as palavras para imediatamente interpretar seus significados. preciso considerar o mximo possvel de variveis presentes no contexto.

Discurso esttico
A teoria do Discurso Esttico parte do princpio de que, se a imagem tambm um texto, e h discurso das imagens, no apenas semntico, deve haver discurso esttico, sinttico, perceptivel no logicamente, mas esteticamente. Teoricamente, h esttica em tudo. Todas as formas existentes so passveis de percepo estticalogo, de apreciao e informao. Por isso, o que falamos pode ser chamado de um "discurso esttico" ou discurso das imagens, que se d pela percepo esttica, no-lgica, de determinados valores ideolgicos inculcados e identificveis por meio de suas marcas de enunciao e interpelao. No caso das imagens, tais marcas podem ser encontradas, entre outros modos, por meio da Anlise da Imagem e das leis da Teoria da Percepo. possvel, por exemplo, analisar linhas de formas, texturas, cores, nas imagens produzidas por uma sociedade, uma instituio ou um perodo, e a partir destas marcas encontrar formas de interpelao (posicionamento & poder) e valorizaes de determinados conceitos que so fundamentalmente ideolgicos. A idia do discurso como "transmissor" de ideologia aplicada s formas de Arte e de Comunicao Visual mais recentemente, em virtude da evoluo das relaes de produo, que vem distanciando quem cria de quem produz. Na histria da feitura de artefatos (fabricao de objetos e obras de arte), a produo deslocou-se da unio designer/produtor para a gradual separao entre esses dois agentes. Antigamente, um arteso era ao mesmo tempo o projetista e o fabricante de um objeto ou uma obra. J no contexto da produo industrial, o profissional que aplica valores estticos aos objetos que sero produzidos (designer) no o mesmo que os executa. Assim, indaga-se se ele quem cria e determina esses valores estticos, ou se eles j lhe so passados, pelo ambiente cultural, ideolgico ou econmico. Por exemplo: se os cartazistas russos do perodo revolucionrio (1917-1922) utilizavam praticamente s cores preta e vermelha, isto era uma condio imposta pela economia de guerra, que no dispunha de variedade de tintas, ou era reflexo de um discurso ideolgico extremista que defendia altos contrastes e opostos bem definidos, desprestigiando nuances e meios-termos? Ou, por outro lado, o estilo Barroco da Contra-Reforma catlica d idia de riqueza e opulncia, fazendo frente austeridade sombria da esttica protestante, que pregava a no-representao (abolio do culto s imagens de santos

Anlise do discurso etc.) e a ascese. Embora no seja fcil definir qual a relao causa-e-conseqncia do fenmeno, o certo que os valores estticos impregnados num trabalho e o ambiente ideolgico esto intrinsecamente ligados, produzindo discursos muito mais do que verbais. Assim, possvel encontrar discursos estticos nas instituies (aparelhos ideolgicos do Estado, segundo Althusser, ou aparelhos de hegemonia, segundo Gramsci), dentro do que se considera "cultura", e pode-se considerar a atividade de comunicao visual como produtora de esttica. O que se prope como Discurso Esttico para as imagens vale igualmente para a Msica, a Poesia, a Literatura e outras manifestaes estticas.

Ethos
A noo de ethos foi retomada h pouco (final dos anos 80) pelos analistas do discurso. Essa noo remonta aos retricos antigos (como Aristteles, que a entendiam como "o carater que o orador deve aparentar em seu discurso para se mostrar crvel". No o que ele , mas o que ele aparenta ser: honesto, simptico, solidrio etc. Oswald Ducrot assimila a noo sua teoria polifnica da enunciao, mostrando que no se trata do elogio que o locutor possa fazer de si mesmo ("Eu sou honesto"), o que, pelo contrrio, criaria uma imagem negativa, mas do seu modo de se portar, que est implicito no enunciado. Dominique Maingueneau quem introduz o ethos nas preocupaes da Anlise do Discurso, j que todo texto traz um tom, o qual no pode escapar ao estudo do analista. Ruth Amossy, mais recentemente, nos mostra a amplitude da noo, que mesmo no sendo chamada por esse nome (ethos), est presente em estudos das diferentes cincias humanas. Seja na Sociologia da linguagem, de Pierre Bourdieu, ou na Lingustica, de mile Benveniste, ou na Nova Retrica, de Chame Perelman, dentre outros. O importante, segundo ela, observar que "todo ato de tomar a palavra implica a construo de uma imagem de si", da qual nenhuma enunciao pode escapar. Mais recentemente, Patrick Charaudeau desenvolveu essa noo junto ao que ele denomina estratgias de discurso, um conceito central de sua Teoria Semiolingustica do Discurso. Nessa teoria, o conceito de ethos est ligado ao de credibilidade, j que no basta poder tomar a palavra, necessrio ser levado a srio.

Pathos
Assim como o ethos,o pathos faz parte da tradio retrica da antiguidade clssica, e definido como sendo as emoes (paixes) que o orador provoca em seu auditrio para deix-lo mais apto a receber seus argumentos. Em sua "Retrica", Aristteles realiza um verdadeiro tratado de psicologia, descrevendo algumas emoes e mostrando em que circunstncias so sentidas. A anlise do discurso, nos ltimos anos, seguindo a teoria de Patrick Charaudeau, procura falar em patemizao, uma vez que esse termo evita que se caia em problemas terminolgicos como: Emoo? Afeto? Sentimento? Sensao?

Escola Francesa
A proposta de um novo objeto chamado "discurso" surgiu com Michel Pcheux na Frana, em sua tese "Analyse Automatique du Discours" em 1969. Na poca ele trabalhava em um Laboratrio de Psicologia Social e sua idia era a de produzir um espao de reflexo que colocasse em questo a prtica elitizada e isolada das Cincias Humanas da poca. Para tanto, ele sugere que as cincias se confrontem, particularmente a histria, a psicanlise e a lingustica. Este espao de discusso e compreenso chamado de entremeio, e o objeto que estudado a o "discurso". Assim, no entremeio das disciplinas que podemos propor a reflexo discursiva. Contemporneo a Pcheux est Michel Foucault, tambm na Frana, e tambm incomodado por questes semelhantes, mas propondo uma outra via de compreenso, que ele tambm chama de "discurso" por exemplo em "Archeologie du Savoir". O discurso de Pcheux no o discurso de Foucault. E se pensarmos na tradio anglfone a distncia aumenta, porque o discurso de Norman Fairclough tambm no se aproxima das questes francesas. O que temos so vias, diferentes possibilidades de compreenso de um problema posto diferentemente por cada autor.

Anlise do discurso O que significa que no h uma "teoria" mais aceita atualmente, mas sim caminhos tericos que respondem e co-respondem em parte s necessidades de reflexo que se apresentam.

Anlises do discurso
Em maro de 1995, a revista Langages, nmero 117, trouxe o ttulo de "Les Analyses du Discours en France" (As Anlises do Discurso na Frana). Essa edio era dirigida por Dominique Maingueneau, e contava com a colaborao, entre outros, de Patrick Charaudeau, Simone Bonnafous, Pierre Achard, Jacques Guilhaumou, Sonia Branca-Rosoff etc. Fazia-se na ocasio um balano crtico da Anlise do Discurso na Frana, e constatava-se que no se poderia resumi-la em Escola Francesa. O que havia eram tendncias francesas, inmeras, por sinal. E via-se duas necessidades: a primeira, de romper que a primazia do estudo do discurso poltico, entendendo que ele apenas mais um dentre tantos, e nem sequer faz parte dos discursos fundadores, que Maingueneau e Cossuta chamam Discursos Cosntituintes (religioso, filosfico, jurdico, cientfico e literario); a segunda, como j se foi visto, que existem diferentes Anlises do Discurso.

Referncias bibliogrficas
AMOSSY, R (org). Imagens de si no discurso. So Paulo: Contexto, 2005. CHARAUDEAU, P; MAINGUENEAU, D. Dicionrio de Anlise do Discurso. So Paulo: Contexto, 2004. FIORIN, Jos Luiz. Linguagem e Ideologia. So Paulo: tica, 1988. FREIRE, Srgio Augusto. Conhecendo Anlise do Discurso: linguagem, sociedade e ideologia. Manaus: Valer, 2006. FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. So Paulo: Loyola, 1998. GREGOLIN, Rosrio. "Discurso e mdia: a cultura do espetculo". So Carlos: Editora Claraluz, 2004. GREGOLIN, Rosrio. Foucault e Pcheux na anlise do discurso: dilogos e duelos. So Carlos: Editora Claraluz, 2005. ORLANDI, Eni. Anlise de Discurso: princpios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999. PCHEUX, Michel. Semntica e Discurso, uma crtica afirmao do bvio. Campinas: Unicamp, 1995. PINTO, Milton Jos. Comunicao e Discurso. So Paulo: Hackers, 1999.

Fontes e Editores da Pgina

Fontes e Editores da Pgina


Anlise do discurso Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=36601674 Contribuidores: 333, Alchimista, Belanidia, Capito Pirata Bruxo, Darwinius, E2mb0t, Elisa Sophia, Eric Duff, FSAJ, FSogumo, Gonalo Veiga, Gustavo Siqueira, Holdfz, Jonas Mur, Lechatjaune, LeonardoG, Luiza Teles, Lusitana, Marcelo-Silva, Nilton Milanez, OS2Warp, P.victor, Pedro Aguiar, Pietro Roveri, Plataformista, Rei-artur, Ricadito, Salamat, Samisam, Smelo, Sturm, Thiago fernandes Peixoto, Tumnus, WellRSoares, Xinelo, Yanguas, Yone Fernandes, 88 edies annimas

Fontes, Licenas e Editores da Imagem


Ficheiro:Wifiservice.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Wifiservice.svg Licena: Creative Commons Zero Contribuidores: User:Wsdantas

Licena
Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported //creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/

You might also like