You are on page 1of 16

Grecia Antiga

H mais de quatro mil anos, uma regio excessivamente acidentada da Pennsula Balcnica passou a abrigar vrios povos de descendncia indo-europeia. Aqueus, elios e jnios foram as primeiras populaes a formarem cidades autnomas que viviam do desenvolvimento da economia agrcola e do comrcio martimo com as vrias outras regies do Mar Mediterrneo. Mal sabiam estes povos que eles seriam os responsveis pelo desenvolvimento da civilizao grega. Ao longo de sua trajetria, os gregos (tambm chamados de helenos) elaboraram prticas polticas, conceitos estticos e outros preceitos que ainda se encontram vivos no interior das sociedades ocidentais contemporneas. Para entendermos esse rico legado, estabelecemos uma diviso fundamental do passado desse importante povo. No Perodo Pr-Homrico (XX XII a.C.), temos o processo de ocupao da Grcia e a formao dos primeiros grandes centros urbanos da regio. Nessa poca, vale destacar a ascenso da civilizao creto-micnica que se desenvolveu graas ao seu movimentado comrcio martimo. Ao fim dessa poca, as invases dricas foram responsveis pelo esfacelamento dessa civilizao e o retorno s pequenas comunidades agrcolas subsistentes. Logo em seguida, no Perodo Homrico (XI VIII a.C.), as comunidades gentlicas transformam-se nos mais importantes ncleos sociais e econmicos de toda a Grcia. Em cada genos, uma famlia desenvolvia atividades agrcolas de maneira coletiva e dividiam igualmente as riquezas oriundas de sua fora de trabalho. Com o passar do tempo, as limitaes das tcnicas agrcolas e o incremento populacional ocasionou a dissoluo dos genos. Entre os sculos VIII e VI a.C., na Fase Arcaica da Grcia Antiga, os genos perderam espao para uma pequena elite de proprietrios de terra. Tendo poder sobre os terrenos mais frteis, as elites de cada regio se organizaram em conglomerados demogrficos e polticos cada vez maiores. aqui que temos o nascimento das primeiras cidades-Estado da Grcia Antiga. Paralelamente, os gregos excludos nesse processo de apropriao das terras passaram a ocupar outras regies do Mediterrneo. No perodo Clssico, que vai do sculo V at o IV a.C., a autonomia poltica das vrias cidades-Estado era visivelmente confrontada com o aparecimento de grandes conflitos. Inicialmente, os persas tentaram invadir o territrio grego ao dispor de um enorme exrcito. Contudo, a unio militar das cidades-Estado possibilitou a vitria dos gregos. Logo depois, as prprias cidades da Grcia Antiga decidiram lutar entre si para saber quem imperaria na Pennsula Balcnica. O desgaste causado por tantas guerras acabou fazendo de toda a Grcia um alvo fcil para qualquer nao militarmente preparada. A partir do sculo IV a.C., os macednios empreenderam as investidas militares que determinaram o fim da autonomia poltica dos gregos. Esses eventos marcaram o Perodo Helenstico, que termina no sculo II a.C., quando os romanos conquistam o territrio grego.

As Colonias Gregas
Durante o perodo arcaico, a Grcia sofreu um processo de expanso de seus ncleos urbanos, responsvel pela formao de vrias cidades. Na maioria das vezes, essas cidades serviam como ncleos residenciais para os trabalhadores rurais que passavam boa parte do dia cuidando do cultivo de alimentos. Ao final de cada dia, regressavam para o ncleo urbano usufruindo a proteo das muralhas que cercavam a cidade e estabelecendo contato social com outros indivduos. Nesse perodo, temos um expressivo processo de crescimento populacional, responsvel por grandes mudanas nas relaes sociais e econmicas. Geralmente, os aristocratas formavam uma camada social privilegiada que tinha direito de posse sobre as terras mais frteis. Quando um proprietrio vinha a falecer, o direito de posse dessa terra era transmitido para os seus filhos que, por conseguinte, realizavam a diviso dessas terras entre si. Ao adotar esse sistema de partilha dos bens, levando ainda em considerao o crescimento demogrfico, a populao grega passaria a sofrer com a escassez de terras. Com isso, gerou-se um tenso quadro social que somente viria a ser resolvido quando as prprias cidades gregas, entre os sculos VIII e VI a.C., buscaram ocupar outras regies do Oriente e ao longo da orla mediterrnea. Foi a partir da que observamos a formao das chamadas colnias gregas.

Inicialmente, a formao das novas colnias aconteceu de forma no planejada, sendo as ocupaes feitas de forma espontnea. Contudo, essas iniciativas viriam a sofrer a interveno das polis gregas, que regulariam a colonizao de acordo com as necessidades do governo. Com essa mudana, os colonos passariam a obedecer s determinaes do oikiste, lder que organizava a administrao da colnia. Alm disso, as regies seriam escolhidas por meio de sua posio favorvel a () navegao. Em cada lugar conquistado, um ritual era realizado antes da demarcao dos lotes de terra. Cada colnia mantinha relaes econmicas e culturais com a plis que primeiramente ocupou a regio. Nos primeiros anos de explorao, a colnia sustentava uma economia de carter essencialmente agrrio integrado s demandas da cidade com a qual mantinha vnculo. Contudo, com o passar do tempo, tambm poderiam vir a realizar outras atividades no campo do comrcio e do artesanato. Uma das primeiras regies ocupadas foi a Trcia, ao norte do Mar Egeu, onde os gregos encontraram uma grande disponibilidade de terras frteis e regies ricas em metais precisos. Em pouco tempo, a ocupao desse espao permitiu a formao de novas rotas comerciais que abriram caminho para a colonizao do Mar Negro. Nesse processo, observamos a formao de novas cidades mercantis como Bizncio, hoje conhecida como Istambul, e Abidos. Ao alcanarem a regio litornea do Mar Negro, os gregos passariam a conhecer outros lugares para alm do mar Egeu e enfrentariam guas agitadas para, ento, criarem outras colnias como Queroneso, Odessa e Tnais. Essas cidades tinham a importante funo de proteger as rotas que ligavam o mundo grego ao Oriente e ainda promoviam o fornecimento de cereais, peixes, frutas e madeira para as cidades gregas. Paralelamente, os gregos ainda teriam interesse em tomar posse das regies localizadas ao sul do mar Mediterrneo, onde j havia grandes civilizaes ocupando tal espao. Apesar de tal empecilho, dominaram a ilha de Chipre e, nas regies prximas ao Egito, fundaram as cidades de Nucratis e Cirene. Partindo para o Ocidente, estabeleceram na Pennsula Itlica colnias como Tarento, Crotona, Npoles, Cumas, Messina e Siracusa, que seriam conhecidas como integrantes da Magna Grcia. Dando continuidade a sua incurso pelo Ocidente, os colonizadores partiram em direo ao sul da Glia, onde teramos o aparecimento das cidades de Nice, Mnaco, Antibes e Marselha. A chegada at a Pennsula Ibrica no foi possvel, tendo em vista a dominao que os fencios j imprimiam na regio. Com isso, temos um quadro geral dos espaos que viriam a ser dominados pelos gregos ao longo de todo o perodo Arcaico.

Polis
A plis determinou a configurao de experincias polticas e sociais diversas entre os gregos. No desenvolvimento da civilizao grega, notamos que vrios estudiosos destacam o surgimento da plis como uma das mais importantes experincias desenvolvidas em toda a Antiguidade. Em sua compreenso mais simples, a plis corresponde s diversas Cidades-Estado que se formaram no territrio grego entre o final do Perodo Homrico e o desenvolvimento do Perodo Arcaico. Contudo, como foi possvel que esse tipo de organizao social e poltica existisse? A princpio, o Perodo Homrico (XII a.C. VIII a.C.) ficou conhecido pela formao das chamadas comunidades gentlicas. Estas consistiam em pequenas unidades agrcolas autossuficientes, nas quais todas as riquezas eram produzidas de forma coletiva. frente desse grupo tnhamos o pater, uma espcie de patriarca que determinava a organizao das aes administrativas, judicirias e religiosas a serem desempenhadas por todos que compartilhavam aquele mesmo espao. Com o passar do tempo, a falta de terras e o uso de tcnicas de plantio pouco avanadas estabeleceram um crescimento populacional maior que a produo agrcola das comunidades gentlicas. Desse modo, a carter coletivo dos genos foi perdendo espao para outro tipo de configurao social. Paulatinamente, os membros mais prximos ao pater passaram a integrar uma restrita classe de proprietrios de terras que eram subordinados aos outros integrantes da comunidade.

Nesse novo momento, os parentes mais prximos do pater se transformaram nos integrantes da classe dos Euptridas, termo grego que significava o mesmo que bem-nascido. Logo em seguida, temos os Georgoi (agricultores), que formavam a classe de pequenos proprietrios de terras ainda existentes. Por fim, no estrato mais baixo dessa formao social, estavam os Thetas (marginais), que no tinham qualquer tipo de propriedade agrcola. Mais do que controlar a posse da terra, os Euptridas tambm organizaram os instrumentos e instituies responsveis pelas decises polticas, as manifestaes religiosas e todas as outras manifestaes que reafirmassem o poder dessa classe dirigente. Temos de tal modo, a organizao de uma aristocracia que se organizava a partir da maior riqueza daqueles tempos: a terra. Na medida em que a propriedade da terra estabelecia disputas de poder, vemos que alguns genos passaram a se mobilizar em defesa de seus territrios. Tnhamos assim, a formao das fratrias, que eram formadas como meio de preservao das terras. Com o passar do tempo, as fratrias tambm se uniriam coletivamente para a organizao das tribos, que tambm desempenhavam em uma escala mais ampla a defesa das terras dos genos pertencentes a uma determinada regio. A partir do momento que as demandas polticas dessas comunidades se tornavam cada vez mais recorrentes, vemos que essas associaes de cunho militar passar a ter outro significado. O agrupamento das tribos e a influncia dos Euptridas determinaram a formao das primeiras Cidades-Estado, ou seja, as plis gregas. Em muitas dessas plis, vemos que a povoao se desenvolvia em torno da acrpole. Situada no ponto mais alto da cidade, esse espao congregava os palcios e templos de uma plis. Por meio da criao da plis, no determinamos somente o estabelecimento de uma aristocracia responsvel pelo destino poltico de toda uma populao. Sob o ponto de vista histrico, a formao das plis instituiu um espao em que diferentes formas de organizao polticas foram criadas e desenvolvidas. Ao racionalizar a vida em sociedade, a plis abre caminho para outros tipos de experincia poltica.

Civilizao Cretense
Creta, uma civilizao voltada para o mar. Fixando-se na regio sul da Grcia, os cretenses so considerados, entre outros povos, responsveis pela formao da civilizao grega. A ilha de Creta foi palco do surgimento de uma cultura rica e de uma economia sustentada pelo comrcio martimo. A questo martima foi to presente entre os cretenses que chegaram a dominar regies do Mediterrneo. Entre 3000 e 2000 a.C., os primeiros habitantes da ilha chegaram formando um conjunto de pequenas cidades. J nessa poca, dominavam tcnicas de manuseio de metais e comercializavam com os egpcios e as populaes das Ilhas Cclades. A partir do desenvolvimento comercial, os primeiros grandes centros urbanos apareceram em Creta. No ano de 1750 a.C. um grande terremoto ou um processo de invaso territorial interrompeu o desenvolvimento da civilizao cretense. Durante o governo do Rei Cnossos, por volta de 1700 a.C., iniciou-se a reorganizao dos cretenses. Vrias cidades foram subjugadas dominao de Cnossos. Vrios pontos comerciais foram criados ao longo do mar Egeu, possibilitando o soerguimento da economia martima cretense. Por volta de 1400 a.C. a invaso dos aqueus abriu um novo perodo considerado como primordial para o aparecimento da civilizao grega. Alm de organizarem em torno do desenvolvimento comercial, a civilizao cretense tambm contava com outras interessantes caractersticas. Alguns documentos trazem a idia de que a sociedade cretense foi marcada pelo prestgio delegado figura feminina. Um dos mais fortes indcios que sustentam essa tese vem do campo religioso. O culto Grande Me, deusa das terras e da fertilidade, era uma das muitas manifestaes religiosas de Creta. Aps a invaso dos aqueus e dos drios, a civilizao cretense desapareceu para, anos mais tarde, dar lugar ao antigo Mundo Grego. Ao contemplarmos alguns traos da cultura helnica percebemos em que medida os gregos foram influenciados por essa antiga civilizao.

As disporas gregas
Os processos diaspricos so fundamentais na formao da civilizao grega. O processo de formao da civilizao grega conta com uma interessante histria onde observamos todo o processo de ocupao das vrias regies que integram a chamada Pennsula Balcnica. De fato, no podemos pensar a Grcia Antiga como portadora de uma civilizao homognea no momento em que assinalamos a contribuio dos vrios povos que integram o processo de formao da Hlade. Dos cretenses at os drios, temos um longo caminho a percorrer no eixo espao-temporal. Alm de dominar praticamente todo o espao balcnico, notamos que os gregos tambm formaram outras cidades e centros de colonizao que abrangiam pontos das ilhas do Mar Egeu, pores litorneas da sia Menor, a Pennsula Itlica, o Norte da frica e as proximidades da Pennsula Ibrica. Para compreendermos o espalhamento dos gregos por todo esse espao, necessrio contemplar os primeiros tempos que norteiam a histria pregressa da civilizao grega. O primeiro evento que marca a expanso dos povos gregos comea a se desenhar no sculo XV a. C., quando os aqueus dominaram a ilha de Creta e deram origem chamada civilizao micnica. Antes dessa fuso de ambas as civilizaes, tambm temos que salientar a chegada de outras tribos indo-europeias regio continental da Grcia. Entre 2000 a.C. e 1200 a.C., elios e jnios atingiram a Pennsula Balcnica estabelecendo diversos pontos de ocupao humana. Por volta do sculo XII a.C., os drios empreenderam um violento processo de ocupao dos Blcs que estabeleceu uma profunda desarticulao dos hbitos e instituies firmados pela civilizao creto-micnica. Adeptos ao nomadismo e detentores de uma tecnologia blica visivelmente superior a dos outros povos da regio, os drios foram os responsveis diretos pela disperso das comunidades aqueias, elias e jnicas para outros territrios. Esse evento marcou a Primeira Dispora Grega, tempo em que as populaes atingidas pela invaso drica ocuparsm novas terras no litoral da sia Menor e de outras ilhas situadas ao longo do Mar Egeu. Tal mudana foi acompanhada pelo enfraquecimento das atividades comerciais existentes na regio, o fortalecimento das comunidades agrcolas e o esvaziamento de tantas manifestaes artsticas e culturais anteriormente observadas. Dessa forma, chegamos ao Perodo Homrico, que entre os sculos XII e VIII a.C. ficou marcado pela constituio das comunidades gentlicas. Tais comunidades foram voltadas para o desenvolvimento de atividades agrcolas e a explorao coletiva das terras. Em perodo de tempo relativamente curto, o desenvolvimento dessas comunidades promoveu um incremento populacional que acabou abrindo caminho para diversas disputas pelo controle das terras cultivveis. Nesse momento, o uso coletivo das terras acabou perdendo espao para um grupo social mais prximo figura do pater, que no interior dos genos tomava as decises polticas de maior peso. Com isso, uma elite de proprietrios de terras comeou a se fortalecer sob o aspecto poltico-econmico e, consequentemente, imps a marginalizao de uma ampla populao que no partilhava do mesmo prestgio junto nova classe dirigente e, por conseguinte, no tinha acesso a terra. Foi nesse momento que diversas populaes saram do interior dos genos para buscarem outras regies com terras cultivveis. Dava-se incio deflagrao da Segunda Dispora Grega, quando a populao marginalizada pela crescente apropriao de terras passou a se lanar pelas regies do Mar Negro e da Pennsula Itlica em busca de regies onde pudessem buscar sua sobrevivncia. Com isso, a civilizao grega se estabeleceu ao longo de vrias colnias que superavam os limites do Mar Egeu.

Esparta x Atenas
As caractersticas de Esparta e Atenas assinalam a diversidade cultural do mundo grego. Na transio entre os perodos Homrico e Arcaico, temos o desenrolar de um paulatino processo de desintegrao das comunidades gentlicas e o surgimento das primeiras polis gregas. Com o passar dos anos, esse tipo de unidade sociopoltica passou a caracterizar o perfil de toda a Grcia Antiga. Independentes entre si, principalmente pelas dificuldades de comunicao, essas cidades-Estado acabaram tomando caractersticas que aprofundavam suas diferenas. Para exemplificar esse tipo de situao, tomamos costumeiramente as cidades de Esparta e Atenas como um modelo capaz de mostrar claramente o rico mosaico cultural, religioso, poltico e econmico do mundo grego. A comear por suas origens, podemos ver que enquanto os espartanos descenderam dos guerreiros dricos, os atenienses so originrios dos povos responsveis pela formao da tradicional civilizao creto-micnica. Sob o ponto de vista econmico, os atenienses aproveitaram de sua posio geogrfica para desenvolver um intenso comrcio martimo com as colnias estabelecidas no Mediterrneo e na sia Menor. A necessidade de desenvolvimento comercial tambm esteve ligada pouca disponibilidade de terras frteis ao longo de seus domnios. J em Esparta, a grande disponibilidade de terras e a averso aos estrangeiros propiciaram uma atividade agrcola autossuficiente e um comrcio bastante restrito. Com relao s instituies polticas, vemos que inicialmente essas duas cidades-Estado privilegiaram o domnio da aristocracia local. Contudo, os atenienses estabeleceram uma srie de reformas que dariam origem a um governo de carter democrtico. Em contrapartida, Esparta tinha seu poder divido entre dois reis (Diarquia) que tratavam de assuntos militares e religiosos. Paralelamente, havia ainda a existncia de duas assembleias (Gersia e pela) onde discutiam e organizavam as leis da cidade. A educao dos gregos e espartanos era bastante diferenciada com relao aos fins que cada uma delas tomava. Os espartanos viam na educao uma importante etapa para que o cidado interiorizasse os valores militaristas e o rigoroso treinamento fsico dos jovens. Em Atenas, a educao era um privilgio destinado queles que possuam condio para pagar pelos servios de um professor particular. Os atenienses procuravam realizar um equilbrio entre o corpo e a mente de cada indivduo. Com relao ao papel ocupado pelas mulheres, observamos tambm outra interessante diferenciao entre espartanos e atenienses. Em Esparta, sendo a mulher responsvel por gerar indivduos preparados para o combate, estas possuam uma rigorosa educao e tomavam a frente de questes domsticas e participavam das assembleias. J os atenienses acreditavam que uma mulher no deveria se intrometer no mundo masculino, ficando a ela reservada as atividades ligadas ao lar. Por meio destas caractersticas, possvel constatar que a Grcia Antiga era uma regio agregadora de uma complexa teia de culturas. Ao percebemos as diferenas entre espartanos e atenienses, temos condies de compreender que os gregos no podem ser vistos como integrantes de uma espcie de nao. Apesar de compartilharem de alguns costumes e tradies, os gregos no faziam da Hlade um lugar de feies uniformes. Gregos O mundo grego se compe por diferentes tempos histricos, tendo o seu incio aproximado em 2000 a.C.. Dentre eles podemos destacar: perodo Homrico, perodo Arcaico e perodo Clssico. A histria da Grcia Antiga marcada por diferentes fases e caractersticas Nos contedos de Histria Antiga, os gregos aparecem como um importante povo para que possamos entender vrios dos costumes e hbitos que fundam diversos dos padres e costumes da civilizao ocidental. Apesar de pertinentes, essas comparaes nem sempre so eficazes para entendermos a Grcia Antiga de forma mais apropriada em relao aos recentes estudos sobre ela.

A primeira noo a ser revisada aquela em que projetamos o povo grego como uma grande coletividade marcada por uma mesma identidade. Em termos geogrficos, notamos que a Grcia Antiga se formou em um territrio extremamente acidentado e composto por uma regio continental e outra insular. Por meio de tais elementos, percebe-se que vrios povos ocuparam a Pennsula Balcnica e, por conta do terreno acidentado, desenvolveram culturas bastante variadas. Alm disso, importante salientar que o mundo grego se compe por diferentes tempos histricos, tendo o seu incio aproximado em 2000 a.C.. Entre os anos de 1400 e 800 a.C., o perodo Homrico relata a chegada de outros povos formadores da Grcia Antiga, tendo como marco referencial a chegada dos aqueus, elios e jnios aos Blcs. Nessa mesma poca ainda temos a chegada dos drios, que promoveram uma incurso agressiva e responsvel pela destruio de vrias cidades j institudas. Logo em seguida, entre os sculos VIII e VI a.C., o perodo arcaico se refere ao processo de formao das vrias cidades-Estados. Tais estruturas de organizao social aparecem por meio da expanso de comunidades agrcolas. O crescimento dessas comunidades foi marcado pela formulao de uma elite proprietria de terras e o deslocamento de populaes em busca de outras terras frteis. Entre os sculos V e IV a.C., o perodo clssico foi marcado pela presena de vrias cidades-Estado e a ocorrncia de vrios conflitos responsveis pela deflagrao das Guerras Mdicas e da Guerra do Peloponeso. Essa ltima, marcada pelo embate entre diferentes cidades gregas, possibilitou a invaso dos macednios ao territrio grego. Em tal poca, define-se o fim do perodo clssico e o incio do perodo helnico. Dominada pela Macednia, a Grcia Clssica tem vrios de seus valores e tradies disseminados pelo territrio reconhecidamente dominado pela figura do imperador Alexandre, o grande. Em contrapartida, a ao macednica permitiu o dilogo da tradio grega junto aos costumes dos povos orientais, dando origem a uma cena cultural hbrida. Tal poca se encerra somente no sculo II a.C., quando os romanos passam ento a dominar este mesmo territrio.

O Imprio espartano
Esparta e as demais cidades de regime aristocrtico foram totalmente contrrias ao poderio ateniense, considerando-o um perigo econmico e poltico. Sob a liderana do Imprio espartano foi criada a Liga do Peloponeso. Em 431 a.C., Esparta e Atenas, as duas cidades rivais, entraram em conflito. Aps a guerra greco-prsica, a luta pela hegemonia no territrio grego colocou Atenas e Esparta em posies contrrias. A cidade de Esparta, assim como Atenas, adotou uma poltica imperialista, atravs da Liga do Peloponeso, com a dominao de Argos, Arcdia e Tegeia. importante ressaltar que o imperialismo espartano j havia se manifestado desde o sculo VIII a.C., quando toda a Lacnia foi conquistada e depois com a vitria da guerra que culminou na conquista da plancie da Messnia, que estendeu consideravelmente o territrio espartano. A conquista da plancie da Messnia acarretou um grande fluxo de escravos. Esses escravos trabalhavam a terra para os espartanos e isso assegurou, depois, a prosperidade de Esparta. Lentamente, todos os Estados do Peloponeso foram dominados por Esparta e coagidos a fazer parte da Liga do Peloponeso, cuja poltica exterior era conduzida pela prpria Esparta. Esta, no final do sculo VI a.C., reunia um tero da pennsula. Com isso, Esparta conseguiu alcanar o objetivo maior da Liga do Peloponeso: a proteo do regime aristocrtico e do Imprio espartano. A ambio e a rivalidade entre Atenas e Esparta, no entanto, lanariam posteriormente as duas cidades em um grande conflito em consequncia da concorrncia comercial que existia entre as cidades de Atenas e Corinto, j que Corinto fazia parte da Liga do Peloponeso e contava com o pleno apoio de Esparta. Esse embate comercial foi um dos estopins que culminaram na Guerra do Peloponeso. O poder do Imprio espartano s foi concretizado com a vitria da guerra que ocorreu nos anos de 431 a 404 a.C. e deixou Atenas subjugada.

Democracia Ateniense
A democracia em Atenas tinha um conceito diferente do atual. No estudo das sociedades clssicas costumamos destacar especialmente o incisivo papel em que as prticas e instituies nascidas no mundo grego influenciaram a formao do mundo contemporneo. Entre as vrias instituies consolidadas no mundo grego, a noo de democracia uma das que mais despertam nosso interesse na busca por paralelos que aproximem o mundo antigo do contemporneo. A histria da democracia ateniense pode ser compreendida luz de uma srie de transformaes sofridas pela sociedade e economia ateniense. At os sculos VII e VI, o poder poltico ateniense era controlado por uma elite aristocrtica detentora das terras frteis de Atenas: os euptridas ou bem nascidos. Nesse meio tempo, uma nascente poderosa classe de comerciantes, os demiurgos, exigia participao nos processos decisrios da vida poltica ateniense. Alm disso, pequenos comerciantes e proprietrios acometidos pela escravido por dvidas, exigiam a reviso do poder poltico ateniense. Com isso, os euptridas viram-se obrigados a reformular as instituies polticas da cidade-Estado. Um grupo de legisladores foi responsvel por um gradual processo de transformao poltica. Em 621 a.C., Drcon resolveu estabelecer um conjunto de leis escritas que dariam lugar s leis orais anteriormente conhecidas pelos euptridas. Mesmo no enfraquecendo o poder da aristocracia essa primeira medida possibilitou uma nova tradio jurdica que retirava o total controle das leis invocadas pelos euptridas. A partir de 594 a.C., Slon, o novo legislador, ampliou o leque de reformas polticas em Atenas, eliminou a escravido por dividas e resolveu dividir a populao ateniense por meio do poderio econmico de cada indivduo. Dessa forma, os comerciantes enriquecidos conquistaram direito de participao poltica. Alm disso, novas instituies polticas foram adotadas. A Bul ou Conselho dos Quinhentos era um importante rgo legislativo que dividia as funes antes controladas pelo Arepago ateniense controlado pelos aristocratas. A Eclsia foi uma instituio mais ampla onde os cidados poderiam aprovar ou rejeitar as leis elaboradas pela Eclsia. Por ltimo o Helieu seria composto por juzes incumbidos de julgar os cidados atenienses de acordo com as leis escritas. Em resposta, as elites agrrias atenienses rivalizaram com esse primeiro conjunto de mudanas. A agitao poltica do perodo deu margem para que aes golpistas abrissem espao para a ascenso dos governos tirnicos. Os principais tiranos foram Psstrato, Hiparco e Hpias. No fim do sculo VI a.C. a retrao dos direitos polticos mais amplos incentivou uma mobilizao popular que levou ascenso poltica de Clstenes, em 510 a.C.. Em seu governo, os atenienses passavam a ser divididos em dez tribos que escolhiam seus principais representantes polticos. Todo ateniense tinha por direito filiar-se a uma determinada tribo na qual ele participaria na escolha de seus representantes polticos no governo central. Dessa maneira, o grau de participao entre os menos e mais abastados sofreu um perceptvel processo equalizao. Outra ao importante, a medida de Clstenes foi a adoo do ostracismo. Por meio desta, todo e qualquer indivduo considerado uma ameaa ao governo democrtico seria banido por dez anos. Apesar de seu isolamento, o punido ainda teria direito de posse sobre suas terras e bens. De forma geral, esse foi um importante dispositivo que impedia o surgimento de novos tiranos em Atenas. Aparentemente, podemos concluir que Clstenes foi o reformador capaz de estabilizar o regime democrtico ateniense. Alem disso, ficamos com a ligeira impresso de que a igualdade entre os cidados de Atenas fora realmente alcanada. Porm, o conceito de cidadania dos atenienses no englobava, de fato, a maioria da populao. Somente os homens livres, de pai e me ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidados. As mulheres, escravos e estrangeiros no desfrutavam de nenhum tipo de participao poltica. Dessa forma, a democracia ateniense era excludente na medida em que somente um dcimo da populao participava do mundo poltico ateniense.

Ostracismo
O ostracismo promovia o banimento daqueles que ameaavam a ordem democrtica ateniense. Em Atenas, o processo de instalao da democracia contou com uma grande agitao poltica protagonizada por membros da aristocracia que se negavam a perder seus privilgios. No incio do sculo VI a.C., o legislador Slon ampliou o direito de participao poltica da populao instituindo um sistema que dividia os cidados em quatro faixas de natureza econmica e a participao dos mesmos na Eclsia, um rgo de natureza deliberativa do governo ateniense. Com o passar do tempo, o antagonismo entre os diferentes grupos sociais que passariam a figurar o cenrio poltico ateniense abriu portas para as tiranias. Estes eram governos impostos pela fora do golpe, onde um nico lder tinha amplos poderes e ignorava a interveno das demais entidades representativas. Nesse perodo observamos a atuao dos governos tirnicos de Pisstrato (561 527 a.C.), Hiparco e Hpias (527 510 a.C.) e Isgoras (510 508 a.C.). De modo geral, os tiranos tinham apoio da aristocracia ateniense e eram contrrios a qualquer ao que ampliasse a atuao poltica dos outros membros da populao. Contudo, a anulao das reformas democrticas instituiu vrios conflitos que tentavam derrubar o autoritarismo que marcou a tirania. Em dado momento, no suportando a presso popular, o tirano Isgoras pediu o apoio dos aristocratas espartanos. Nesse conflito, os espartanos foram expulsos de Atenas sob a liderana de Clstenes. Dado o fim desses conflitos, Clstenes promoveu um conjunto de reformas onde pretendia consolidar e defender o regime democrtico ateniense. Entre outras aes, o novo legislador empreendeu a criao do ostracismo (ostrakn), um novo dispositivo legal contra qualquer indivduo que fosse acusado de ameaar a estabilidade do regime democrtico. Em linhas gerais, o ostracismo condenava o acusado perda de seus direitos polticos e ao exlio durante dez anos, sem a perda de suas propriedades. O termo ostracismo foi inspirado no processo que conduzia algum a esse tipo de punio poltica. Os atenienses realizavam a convocao de uma grande assemblia formada por mais de seis mil membros. Nessa reunio, os seus participantes utilizavam fragmentos de cermica em forma de ostra (ostrakn) onde escreviam secretamente o nome dos acusados. Aquele que tivesse seu nome citado mais de seis mil vezes, era condenado ao ostracismo. A exigncia desse elevado nmero de votos contra um mesmo cidado tinha o propsito de evitar o mau uso do mecanismo, principalmente, por inimigos polticos que nutriam algum tipo de rixa. Dessa forma, o ostracismo no tinha o objetivo de banir os setores de oposio poltica de um governo, mas de evitar algum tipo de ao golpista que viesse a findar com a democracia e, talvez, restabelecer as tiranias. Alm de ter suas propriedades devidamente preservadas pelo Estado, a famlia do cidado condenado no sofria qualquer outro tipo de retaliao. Aps cumprir os dez anos estabelecidos pela lei criada por Clstenes, o indivduo tinha todos os seus direitos polticos recuperados. Dessa forma, o ostracismo pretendia evitar sanes de natureza repressora que fossem estritamente contrrias diversidade de opinio.

Atenas, Esparta e as mulheres


Os papis assumidos pela mulher em Esparta e Atenas eram marcados por vrias diferenas. Quando estudamos o desenvolvimento do mundo grego, percebemos que a variedade de povos que se espalham ao longo dos acidentados terrenos da Hlade so responsveis pela formao de culturas bastante peculiares. Em cada uma das cidades-Estado temos instituies, transaes comerciais, hierarquias sociais e outros hbitos que definem a singularidade de cada foco de ocupao desta grande regio. Geralmente, as cidades-Estado de Esparta e Atenas servem como parmetro para a compreenso dessa natureza diversa. Em muitos livros de Histria chegamos a encontrar alguns quadros-resumo em que as caractersticas dessas duas culturas so colocadas em paralelo para demonstrar as profundas mudanas entre as mesmas. Apesar de seu aspecto didtico, tais esquemas acabam gerando algumas percepes incoerentes sobre estas cidades.

Por valorizar a formao intelectual, alguns leitores so levados a crer que os atenienses eram mais desenvolvidos que os integrantes da sociedade espartana. Alm disso, o laconismo (hbito de se expressar com poucas palavras) praticado pelos espartanos tambm refora esse tipo de julgamento. No entanto, quando discutimos o papel desempenhado pelas mulheres em cada uma destas cidades-Estado vemos que essa noo se mostra completamente falha. Entre os atenienses, mesmo sendo esses os criadores da democracia, percebemos que a atuao da mulher era reduzida. Educada para ser dcil e reservada ao mundo domstico, as mulheres atenienses eram subjugadas pelo pai at ele escolher qual homem poderia com ela se casar. Aps o matrimnio, a subservincia feminina era destinada ao marido. Mesmo aps as reformas polticas, as mulheres no participavam das questes polticas por serem consideradas inaptas para esse tipo de tarefa. No mundo espartano essa posio era bem diferente. Reforando o seu carter militar, os espartanos acreditavam que a mulher deveria ser fisicamente preparada para que pudesse dar origem a indivduos aptos para compor o exrcito daquela cidade. Por isso, era comum que essas mulheres se dedicassem disputa de jogos e outros tipos de atividade esportiva. Alm disso, podiam controlar as finanas domsticas e participar das reunies pblicas ligadas vida poltica espartana. Por meio desse interessante exemplo, podemos notar que a hierarquizao dessas duas civilizaes no trata de forma coerente as peculiaridades de cada cidade-Estado. Na verdade, estes critrios de melhor e pior acabam simplesmente reproduzindo aquilo que se aplica aos valores de quem observa cada uma das antigas cidades gregas. Dessa forma, devemos perceber que as diferenas entre cada uma das culturas concebidas na Grcia Antiga em nada tm a ver com esse tipo de parmetro compreensivo.

Perodo Pr-Homrico
A Grcia Pr-Homrica foi marcada por manifestaes culturais bastante diversificadas. Os primrdios da civilizao grega esto relacionados ao processo de ocupao dos povos arianos que chegaram Hlade, por volta de 2000 a.C.. Os aqueus foram os primeiros a alcanarem essa regio aps se deslocarem sucessivamente atrs de pastagens que suprissem seus rebanhos. Chegando Grcia, se integraram s populaes nativas e, com o passar do tempo, deram origem aos primeiros centros urbanos gregos, como Argos, Tirinto e Micenas. Quando atingimos os anos 1700 a.C., outras populaes chegaram Antiga Grcia, realizando a ocupao de outras terras. Elios e jnios se estabeleceram pacificamente e, com isso, novos polos de ocupao humana fixaram-se no espao original da civilizao grega. Nesse perodo, podemos destacar o intenso contato entre as cidades de Micenas e Creta. Os cretenses conceberam uma sociedade complexa reconhecida pelo intenso comrcio martimo propagado ao longo do Mar Egeu. Com o passar do tempo, os aqueus fortaleceram sua economia a ponto de estabelecer uma rivalidade contra os cretenses. Em 1400 a.C., os aqueus invadiram a cidade cretense de Cnossos e desarticularam uma parcela considervel dos costumes e tradies dessa civilizao. A vitria dos aqueus abriu portas para a hegemonia na poro oriental do Mar Mediterrneo. Tal domnio se ampliou em 1150 a.C., quando a cidade de Troia foi conquistada, dando acesso s terras do litoral do Mar Negro. No momento em que os aqueus desenvolviam a ampliao de seus terrenos, uma ltima invaso seria responsvel pela etapa final do chamado perodo pr-Homrico. Durante o sculo XII a. C., os drios empreenderam uma violenta invaso que destruiu vrios centros urbanos da Hlade. Graas sua tradio militar e o manuseio de armamentos de metal, esse agrupamento de origem indo-europeia forou a fuga de vrios habitantes da Grcia Continental.

Dessa forma, parte das tradies, costumes e saberes anteriormente estabelecidos nessa regio foram desarticulados pela maneira violenta que os drios conquistaram a Grcia. Vrios grupos humanos fugiram dessa situao desoladora ao buscar novas terras nas ilhas do Mar Egeu e nas pores litorneas da sia Menor. Usualmente, esse deslocamento populacional ficou reconhecido como a Primeira Dispora Grega. O fim de vrias cidades e da ampla atividade comercial martima pavimentou uma nova configurao do mundo grego. Pequenos grupos familiares passaram a viver da agricultura de subsistncia e o sofisticado artesanato perdeu espao para a concepo de peas mais simples e funcionais. As estruturas polticas centralizadas deram lugar ao poder exercido localmente pelos chefes familiares, e os ritos funerrios se simplificaram. Assim, chegamos ao fim da chamada Grcia Pr-Homrica.

Grcia - Perodo Homrico


O poeta Homero forneceu grandes informaes sobre esse perodo da histria grega. Com a desestruturao da civilizao creto-micnica, a Grcia estabeleceu uma srie de transformaes que fundaram um novo cenrio social, econmico e poltico. Nessa poca, temos a formao do genos, propriedades em que uma grande famlia se matinha unida em torno da explorao econmica de uma mesma parcela de terras. No havendo um proprietrio, a riqueza produzida pelos membros de um genos era dividida entre seus integrantes. A economia dos genos era essencialmente agropastoril. Uma famlia prspera dependia necessariamente da qualidade das terras que estavam sob o seu domnio. Geralmente, as tarefas dirias eram desempenhadas por todos e ningum possua importncia menor por exercer essa ou aquela funo. Quando um genos produzia excedente, essa riqueza era empregada na aquisio de escravos e na contratao de artesos. Em alguns casos, a pirataria e o saque eram outras fontes de riqueza material. No campo poltico, os genos eram comandados por um lder comunitrio chamado pater, que exercia funes de carter judicial, administrativo e religioso. Mesmo com a diviso igualitria dos bens, o grau de parentesco com o chefe do genos era capaz de definir algumas distines sociais. Com a vindoura desestruturao da comunidade gentlica, a proximidade com o pater seria elemento determinante para um novo rearranjo social das populaes gregas. Ao longo do tempo, os genos teriam srias dificuldades para sustentar toda a populao que estava sob o seu domnio. As tcnicas agrcolas pouco desenvolvidas no conseguiam acompanhar a velocidade com que as comunidades gregas se ampliavam. Durante algum tempo, o uso de terras menos frteis, a ampliao da mo de obra e a especializao do trabalho foram algumas alternativas que buscaram contornar essa situao. Contudo, alm dos problemas de produtividade, os genos se transformaram em palco de novas tenses sociais. Os parentes mais distantes do pater reivindicaram melhores condies de vida ao estarem insatisfeitos com a diminuio da renda familiar. Progressivamente, os bens que eram utilizados de maneira coletiva foram divididos entre os membros do genos. Aqueles que eram mais prximos do pater acabaram sendo privilegiados com as melhores terras. A desintegrao das comunidades gentlicas agravou esse processo de diferenciao entre as classes sociais. Por um lado, temos uma parcela de privilegiados que mantinha o controle das melhores propriedades, monopolizavam as armas e conduziam as festividades religiosas. Por outro, pequenos proprietrios, artesos e trabalhadores livres se subordinavam ao poder dos grupos sociais mais abastados. As sociedades gentlicas passaram a ser controladas por aqueles que controlavam os instrumentos de poder. Com o passar do tempo, as elites dos genos com afinidades culturais mais visveis se uniram em grupos maiores que poderiam assegurar o controle de suas propriedades. Surgiam assim as chamadas fratrias. A reunio destas fratrias eram, por sua vez, responsveis pelo desenvolvimento das tribos que, quando se reuniam, davam origem ao demos. Por meio da ampliao dessas organizaes temos a formao das primeiras cidades-Estado da Grcia Antiga e o fim das comunidades gentlicas.

Perodo Arcaico

A cidade-Estado: o surgimento de novas instituies na Grcia Antiga. No perodo arcaico onde observamos o processo final das transformaes sofridas pelas comunidades gentlicas gregas. Deixando de adotar o uso coletivo da terra, comeava a aparecer dentro dos genos uma classe de proprietrios de terra. Em sua grande maioria, essa classe aristocrtica esteve intimamente ligada aos pater, o lder patriarcal presente em cada uma dessas comunidades. Essa nova classe social, tambm conhecida como euptridas (filhos do pai ou bem-nascidos) formou um restrito grupo de proprietrios de terra que iro mobilizar-se em busca da manuteno de suas posses. Os genos passavam a reunir-se em fratrias e tribos controladas pela dominao da nova aristocracia grega. Nessa poca, alm da hegemonia poltica dos euptridas, notamos que o aumento da populao causou um grande problema com relao ao acesso s terras produtivas. As populaes excludas no processo de apropriao das terras se viram obrigadas a buscar outras regies onde fosse possvel buscar melhores condies de vida. A migrao dessas populaes gregas para regies marcou a chamada Segunda Dispora Grega. Ocorrida em 750 a.C., essa dispora ampliou os territrios do mundo grego e criou uma importante rede de comrcio de gneros agrcolas entre as comunidades gregas. A consolidao do poder poltico nas mos da aristocracia junto com a ampliao das atividades econmicas deu condies para o aparecimento de um novo espao de representao scio-poltica na Grcia: a cidade-estado. As cidades-estado consistiam em ncleos urbanos onde importantes decises polticas e o trnsito de mercadorias acontecia. Com sua consolidao temos o surgimento de diferentes cidades-Estado compostas por prticas sociais, polticas e culturais distintas entre si. De tal maneira, o que observamos dentro do mundo grego ser uma configurao poltica descentralizada. As diferenas de organizao no mundo grego sero notadas com grande destaque quando estudamos, por exemplo, as diferenas entre as cidades-Estado de Esparta e Atenas.

Grcia Perodo Clssico


O governo de Pricles e a Guerra do Peloponeso: as duas faces da Grcia no Perodo Clssico. O Perodo Clssico Grego, que se desenvolveu entre os sculos V e IV a.C., visivelmente marcado por uma srie de invases e conflitos que transformaram a Hlade em um cenrio de guerra acalorado. Entretanto, mesmo com tais confrontos, muitos compreendem esse como sendo o apogeu da prpria civilizao grega. A transformao poltica em Atenas e a disseminao de seu modelo poltico-admininstrativo para outras cidades-Estado gregas marcaram o auge da Antiguidade Grega. O primeiro grande embate dessa poca foram as Guerras Mdicas (490 479 a.C.), conflito onde os persas tentaram invadir a Grcia a partir de seu domnio sobre as colnias da sia Menor. Apesar da incontestvel superioridade militar dos persas, os gregos conseguiram abater o inimigo por meio de vrias tticas de guerra em que utilizavam o conhecimento sobre o acidentado territrio balcnico ao seu favor. Apesar de politicamente independentes, esse conflito motivou a aliana de vrias plis gregas. A mais importante aliana militar desenvolvida nesse perodo foi a Liga de Delos, que garantiu a vitria dos gregos e consolidou o papel de liderana exercido pelos atenienses. Passados os conflitos contra os persas, a liga se manteve como pea fundamental para a proteo militar das cidades-Estado. Contudo, os lderes polticos atenienses aproveitavam dos recursos disponibilizados pela Liga de Delos para oprimir e impor seus interesses polticos e econmicos sobre as demais cidades-Estado. Nessa poca que se destaca o governo de Pricles, responsvel pelo aprimoramento da democracia ateniense e a execuo de vrias obras pblicas que embelezaram Atenas como um todo. A ao imperialista dos atenienses sobre as demais plis gregas logo motivaram a articulao de uma ofensiva. Liderados por Esparta, vrias cidades da Grcia Antiga fundaram a Liga do Peloponeso. Tal associao visava combater a hegemonia de Atenas e da Liga de Delos.

Entre 431 e 417 a.C., as vrias cidades-Estado gregas se envolveram num penoso conflito que ficou conhecido como a Guerra do Peloponeso. Aps a vitria na Batalha de Egos Ptamos, os espartanos empregaram uma poltica de ao imperialista sobre as demais cidades-Estado da Grcia. Com isso, novos conflitos se desenvolveram e esgotaram o poderio militar dos gregos, que se tornaram presa fcil para as invases promovidas pelo rei Felipe II da Macednia.

Perodo Helenstico
Imperador Alexandre, O Grande, difusor da cultura helenstica. A partir do ano 350 a.C., uma nova civilizao comeou a ascender politicamente e militarmente no Mundo Antigo. A Macednia, sob o domnio do rei Felipe II, iniciou um processo de expanso territorial que rompeu com a hegemonia do mundo grego. Tal invaso s foi possvel devido s constantes disputas internas que levaram a enfraquecer o poderio militar grego. Seguindo os passos do pai, o rei Alexandre, o Grande, continuou a expandir os domnios macednicos at a sia Menor, chegando at a ndia. Esse vasto domnio de territrios controlados por Alexandre foi responsvel por formar o chamado mundo helenstico. Essa regio no s definia os limites do imprio macednico, mas tambm indicava um conjunto de hbitos e prticas culturais institucionalizadas pelo governo alexandrino. Sendo educado pelo filsofo grego Aristteles, Alexandre entrou em contato com o conjunto de valores da cultura grega. Alm disso, suas incurses pelo Oriente tambm o colocou em contato com outras culturas. Simptico ao conhecimento dessas diferentes culturas, o imperador Alexandre agiu de forma a mesclar valores ocidentais e orientais. desse intercmbio que temos definida a cultura helenstica. Uma das mais significativas aes tomadas nesse sentido foi a construo da cidade de Alexandria, no Egito. Dotada de complexas obras arquitetnicas, a cidade de Alexandria abrigava uma imensa biblioteca com um acervo superior a 500 mil obras. Outro hbito implementado pelo imperador era a promoo do casamento de seus oficiais e funcionrios com mulheres de outras culturas. Com isso, Alexandre procurou singularizar o seu imprio transformando seu reinado em um campo de interpenetraes culturais. Com sua morte, em 323 a.C., a unidade territorial do imprio foi perdida. No deixando um sucessor direto ao trono, as conquistas deixadas por Alexandre foram alvo do interesse dos seus generais. Dessa disputa houve um processo de esfacelamento dos domnios macednicos em trs novos reinos. A dinastia ptolomaica dominou o Egito; os antignidas ficaram com a Macednia; e os selucidas controlaram a sia. A diviso poltico-territorial enfraqueceu a unidade mantida nos tempos de Alexandre. Durante o sculo II a.C., os romanos iniciaram seu processo de expanso territorial, resultando na dominao do antigo Imprio Macednico.

Guerra de Tria
O Cavalo de Tria foi a artimanha encontrada pelos gregos para vencer a lendria guerra contra os troianos. Uma guerra sob desconfiana. Essa seria a principal constatao a ser feita sobre a lendria (ou histrica) Guerra de Tria. Ao longo de anos, diversos historiadores, arquelogos e estudiosos discutem se o evento blico narrado na obra clssica Ilada foi um fato consumado ou conseqncia da imaginao e do pensamento religioso fortemente arraigado entre os gregos. De acordo com as narrativas sobre esse evento, que contou com diversas obras, a Guerra de Tria tem incio com o casamento de Peleus e Tethis, deusa dos mares. A deusa da discrdia, Eris, no sendo convidada para o evento, resolveu lanar um desafio contra aqueles que estavam na festa. Chegando repentinamente festa de casamento, Eris ofereceu uma ma de ouro quele deus que demonstrasse maior senso de justia. As deusas Hera, Afrodite e Atena tentaram possuir o valioso apetrecho. A disputa entre as deusas impeliu Zeus a convocar o prncipe troiano Paris, o mais belo dos homens, a julgar que mereceria o referido prmio. Ansiosas pela conquista da ma, as trs deusas ofereceram uma oferta distinta Paris. Atena lhe prometeu sade; Hera lhe jurou

poder, e Afrodite lhe prometeu o amor da mais bela mulher do mundo. Paris cedeu oferta de Afrodite, que em troca lhe prometeu o amor de Helena, mulher do rei espartano Menelau. Dessa forma, Paris organizou-se para ir em busca de sua prometida. Durante o trajeto rumo Esparta, os profetas gmeos Cassandra e Heleno tentaram persuadir Paris para que desistisse de tal empreitada. No entanto, Paris j estava obcecado pela mulher de Menenlau e, por isso, seguiu seu caminho em direo Esparta. Chegando cidade de Esparta, Menelau tratou Paris com todo o prestigio referente sua posio. No perodo de sua estadia, o rei Menelau teve que ausentar para acompanhar um funeral. Aproveitando da oportunidade, Paris capturou a rainha Helena e roubou parte das riquezas de Menelau. Chegando Tria, Paris organizou os preparativos para o seu casamento com Helena. Enfurecido, Menelau mobilizou todos os antigos pretendentes de Helena para que juntos recuperassem a honra do rei espartano. Entre os integrantes da tropa, destacava-se Agamenon, irmo de Menelau e rei de Micenas. Diversos heris gregos se reuniram na empreitada martima, que partindo do porto de ulis, atravessaria o mar Egeu com destino Tria. Muitos dos convocados resistiram ao chamado de Menelau, pois havia uma profecia que os invasores de Tria ficariam presos na cidade por mais de vinte anos. Ulisses fingiu estar louco para no ir guerra, no entanto ao ver seu filho mais novo convocado desfez a sua prpria farsa. Ao longo dos preparativos da fora grega, Ulisses ficou sabendo que a esquadra no teria sucesso caso no recorresse ao apoio de Aquiles. Dessa maneira, Ulisses foi at a cidade de Ciros para tentar persuadir o bravo guerreiro a participar dos combates contra Tria. Mesmo com os guerreiros reunidos, um novo problema veio a complicar a situao grega. A deusa rtemis exigia que Agamenon sacrificasse sua filha Ifignia, para que os ventos conduzissem os gregos cidade de Tria. Durante os ataques contra os troianos, os gregos tiveram grandes dificuldades de organizar os combates. Agamenon e Aquiles entraram em desavena durante a partilha das riquezas obtidas com os conflitos. O desentendimento entre os guerreiros ameaou seriamente a vitria dos gregos, que s voltaram a bater as tropas troianas quando Aquiles voltou ao combate. Os conflitos com os troianos se alongaram durante muito tempo. Alm disso, a cidade de Tria, sendo uma regio cercada por muralhas intransponveis, resistia inclume s tentativas de invaso dos gregos. Visando dar um fim ao combate, o astuto Odisseu ordenou a construo de um enorme cavalo feito de madeira. Em seu interior, centenas de soldados ficariam espreita. As tropas martimas gregas foram todas dispensadas, enquanto o cavalo recheado com os mais bravos guerreiros gregos seria posto nas portas da cidade de Tria. Os troianos ao receberem o presente de grego e perceberem a partida dos navios, pensaram que a guerra tivesse sido ganha. Pensando que o cavalo fosse um presente dos deuses, os troianos receberam a construo de madeira para dentro da cidade e realizaram uma grande festividade. No alto da noite, quando todos os troianos estavam bbados e sonolentos, o grego Sinon (nico guerreiro deixado para fora do cavalo de madeira) tratou de libertar os guerreiros escondidos. Aproveitando da situao, os guerreiros gregos finalmente conseguiram conquistar a cidade de Tria. Menelau, que havia prometido matar Helena por ter se casado com Paris, no resistiu aos encantos de sua bela esposa e voltou atrs em sua deciso.

Guerra do Peloponeso
As lutas que os gregos promoveram entre si permitiram a dominao dos estrangeiros sobre a Hlade. Durante as Guerras Mdicas, o papel de liderana dos atenienses garantiu a vitria contra o imenso exrcito persa. Para tanto, Atenas sugeriu formar uma liga de cidades-Estado que teria a funo de arrecadar fundos e material blico para fazer frente aos exrcitos comandados pelo rei Xerxes. Dava-se incio Liga de Delos, que no s conseguiu derrotar os persas, bem como se transformou em uma instituio que protegeria a Hlade de outras invases estrangeiras. Controlada por Atenas, as riquezas acumuladas pela Liga de Delos passaram a ter uma funo diferente da original. Os atenienses aproveitaram daquela riqueza disponvel para impor seus interesses econmicos sobre as

demais cidades-Estado e promover vrias obras pblicas que aprimoraram a beleza e a segurana de sua prpria cidade. Com o passar do tempo, o chamado imperialismo ateniense instigou outras cidades gregas a se unirem contra tal situao. Por meio dessa aliana surgiu outra fora militar, Liga do Peloponeso, ento liderada pelos espartanos. O clima de rivalidade instalado entre as cidades-Estado gregas eclodiu quando a colnia de Crcira decidiu se voltar contra a cidade de Corntio, pertencente Liga do Peloponeso. Aproveitando da contenda, os atenienses aproximaram a Crcira da Liga de Delos atravs do apoio militar cedido nesse primeiro confronto. Por sua vez, Esparta, aliada militar dos corntios, resolveu agir contra os atenienses em uma grande ofensiva que tomou conta da regio tica. Nos primeiros dez anos do confronto, entre 431 e 421 a.C., houve um visvel equilbrio de foras entre as tropas envolvidas. Enquanto os espartanos conduziam habilmente os exrcitos terrestres, as foras militares atenienses eram praticamente imbatveis pelo mar. A igualdade de foras traou a assinatura da Paz de Ncias, acordo que oficializaria uma trgua de cinquenta anos. Contudo, Atenas acabou descumprindo a medida ao retomar os conflitos em 413 a.C.. O recomeo da Guerra do Peloponeso for claramente marcado pela soberania das foras lideradas por Esparta. Em uma expedio ilha de Siracusa, Atenas sofreu uma vergonhosa derrota que resultou na captura de 20 mil homens que foram transformados em escravos. Depois disso, Esparta viu que o momento era favorvel para um novo avano sobre a regio da tica. Na Batalha de Egos-Ptamos (404 a.C.), o almirante espartano Lisandro decretou a derrocada dos atenienses. Com fim da guerra, o modelo poltico aristocrtico se revigorou dentro da Grcia e Esparta passou a impor seus interesses sobre as demais plis gregas. Nessa fase, o enorme desgaste causado pela Guerra do Peloponeso fez com que os persas retomassem o controle de algumas colnias gregas da sia Menor. Depois disso, novas disputas militares iniciaram um novo ciclo de guerras entre as cidades-Estado. Ao fim desses penosos confrontos, os macednios aproveitaram da situao para invadir a Grcia.

Guerras Greco-prsicas
Os exrcitos gregos se uniram militarmente para conter a investida do temvel Imprio Persa. Por volta dos sculos VI e V a.C., o Imprio Persa estabeleceu um processo de expanso territorial que abrangeu um amplo nmero de regies dos mundos Oriental e Ocidental. Esta sequncia de conquistas militares atingiu o litoral da sia Menor, lugar onde existiam algumas colnias de origem grega. Inicialmente, a dominao dos persas sobre os povos daquela localidade aconteceu sem maiores rumores. Contudo, essa coexistncia harmoniosa logo ruiu. As revoltas das cidades gregas foram duramente reprimidas pelos opulentos exrcitos da Prsia. Aps conterem os levantes ocorridos em Mileto, o poderio militar persa aproveitou do incidente para controlar as cidades da Trcia e da Macednia. Logo em seguida, o rei Dario exigiu a rendio das demais cidades-Estado que se situavam na Pennsula Balcnica. Muitas delas, sem condies de defesa, se renderam imediatamente. No ano de 490 a.C., navios persas aportaram na Plancie de Maratona e rumaram seus exrcitos contra a cidade de Atenas, localizada a 40 quilmetros do litoral. Apesar de menos numerosos, os exrcitos atenienses comandados por Milcades conseguiram abater a investida persa e retardar a invaso Grcia Continental. Aps a vitria, Atenas saiu militarmente prestigiada e passou a tomar aes que pudessem reforar seu aparato blico disponvel. Os persas, inconsolados com a derrota, preparavam um novo plano militar que garantiria a dominao de seu imprio contra os gregos. Em 480 a.C., o Imprio Persa colocou seu plano em ao promovendo a conquista de vrias regies gregas. Contudo, vale destacar a resistncia dos espartanos, que, com apenas 6 mil soldados, conseguiu retardar a incurso persa na Batalha das Termpilas. Nesse meio tempo, os atenienses se retiravam de sua polis com o uso de vrias embarcaes. A manobra utilizada pelos atenienses fez com que os persas fossem atrados para as imediaes do Canal de Salamina. Nessa estreita regio, os geis e pequenos barcos gregos puderam subjugar eficazmente as grandes e

pesadas embarcaes que formavam as esquadras de guerra da Prsia. Dessa forma, o numeroso exrcito persa que permaneceu na regio da Tesslia no conseguiu suportar a investida grega sem o suporte blico e alimentar de seus navios. Aps conseguir superar os persas na Pennsula Balcnica, os gregos passaram a travar novas batalhas na sia Menor. Nesse meio tempo, a cidade-Estado de Atenas teve fora poltica suficiente para liderar uma frente militar envolvendo vrias cidades-Estado. Com isso, dava-se origem Liga de Delos, acordo em que vrias cidades gregas cediam armamentos e recursos financeiros para conter outras possveis aes militares dos exrcitos persas. Depois de amealhar tropas, armas e embarcaes suficientes, a Liga de Delos passou a empreender novas lutas com o objetivo de recuperar suas colnias na regio da sia Menor. Comandados por Cmon, os gregos conseguiram dar um fim ao dos persas na regio do rio Eurimedonte, em 468 a.C.. No ano de 448 a.C., os persas assinaram o Tratado de Susa, em que se comprometiam a no mais tentar invadir a Grcia.

Mitologia grega: deuses, semideuses (heris) e seres humanos


Os antigos gregos viviam em uma civilizao politesta, ou seja, tinham a crena em vrios deuses. Na Grcia Antiga, o deus que mais se destacava era Zeus. Considerado o mais importante dentre os deuses, ele representava a justia, a razo e a autoridade. Alm dos gregos serem politestas, seus deuses eram antropomrficos, isto , assumiam a forma humana e agiam semelhana dos homens, lutavam entre si, e, como os humanos, sentiam dio, amor, se casavam e tinham filhos. Em relao ao casamento, vrios deuses se uniram aos seres humanos mortais. Dessas unies surgiram os heris, considerados semideuses. Sobre seus deuses e heris, os gregos contavam muitos mitos, que deram origem mitologia grega. A mitologia grega se originou de um conjunto de relatos fantasiosos e imaginativos em que os gregos procuravam explicar, por exemplo, a origem da vida, a vida aps a morte, dentre outros assuntos. Os deuses gregos eram homenageados por meio de jogos e competies esportivas. Desse fato, surgiram os jogos Olmpicos, que eram realizados no monte Olimpo (residncia de Zeus). No universo simblico da mitologia grega, existiam diversos mitos, logo a seguir veremos o mito originrio da ilha de Creta (Grcia). Segundo consta nos relatos histricos, nos documentos ou vestgios deixados pelos gregos, na ilha de Creta existia um labirinto intransponvel: nenhum homem que adentrou ao labirinto conseguiu encontrar a sada. Alm disso, estar perdido dentro do labirinto se tornava perigoso em razo da presena da figura mitolgica do Minotauro, que ali habitava. O Minotauro, na representao mitolgica, tinha o corpo humano e a cabea de touro. Essa mitologia surgiu aps a derrota de Creta para Atenas: o Minotauro se encontrava dentro do labirinto para receber oferendas que Atenas pagava a Creta todos os anos. Sempre quando os gregos tinham problemas srios, eles consultavam os deuses por meio dos orculos, que interpretavam para os seres humanos o que os deuses queriam. Os principais deuses cultuados pelos gregos antigos eram: Zeus (principal deus, governava os outros deuses e os homens), Hera (esposa de Zeus), Hades (senhor dos infernos), Ares (deus da guerra), rtemis (deusa da caa), Atena (deusa da razo e da inteligncia), Afrodite (deusa do amor e a beleza), Apolo (deus da luz, das artes e da adivinhao), Dioniso (deus do vinho e do prazer), Hefastos (deus do fogo), Demter (deusa da terra), Hermes (deus do comrcio e das comunicaes) e Posidon (deus dos mares). Com o passar do tempo, nas cidades gregas, como Atenas, surgiram estudiosos que fundaram a Filosofia (os principais foram Scrates, Plato e Aristteles). Eles comearam a duvidar das explicaes originrias da mitologia e fizeram-se valer do uso metdico da razo, elaborando outras explicaes sobre os fenmenos naturais, sobre a vida e o homem. A partir de ento, a mitologia passou a explicar, juntamente com a Filosofia, a origem da vida e os problemas da existncia.

Teatro grego
As mscaras serviam para expressar as sensaes da personagem no teatro grego. O teatro, enquanto exerccio do esprito humano, no pode ser definido rigidamente por meio do estudo de um perodo ou civilizao especfica. A ideia de se representar o vivido ou alguma situao ficcional est intrinsecamente ligada ao momento em que o homem se viu tentado a transmitir uma determinada experincia ou sensao. Contudo, entre os povos de toda a Antiguidade, no podemos deixar de salientar a especial contribuio dos povos gregos ao desenvolvimento desta instigante arte. Segundo alguns estudiosos, a gnese do teatro grego tem relao com a realizao das Dionistacas, uma srie de celebraes religiosas feitas em homenagem a Dionsio, deus do vinho. Com o tempo, as danas, gestos, msicas e poesias preparadas com o intuito de se falar sobre a mitologia dos deuses acabaria por transformar a encenao em uma prtica cultural parte. Dessa forma, o teatro nasceria atravs do culto aos deuses e passaria a falar de outras situaes experimentadas no mundo cotidiano. Entre os atenienses, o teatro ganhou uma caracterizao especial ao reforar a existncia de suas instituies e justificar as aes que marcaram o desenvolvimento do imperialismo ateniense. Logo aps a apresentao de uma pea teatral, os atenienses costumavam exibir as riquezas obtidas atravs da cobrana de tributos imposta aos seus aliados. Dessa forma, o teatro se transformava em um importante palco onde o triunfo ateniense era aplaudido por seus polticos, ancios, soldados e eleitores. Os gregos costumavam organizar festivais onde diferentes peas teatrais eram encenadas. Cada autor tinha o direito de inscrever at trs peas que, costumeiramente, eram encenadas com a utilizao de mscaras. A atuao s era feita pelos homens, que tambm realizavam a interpretao dos papis femininos. Em certa altura, o teatro grego passou a se subdividir em duas modalidades: a tragdia, que valorizava os infortnios dos homens e dos deuses; e a comdia, que tratava o cotidiano de forma jocosa. squilo (525 456 a.C.) foi um autor reconhecido pelo elogio s conquistas de Atenas e a homenagem aos deuses justiceiros. Em Os persas ele discorre sobre os principais acontecimentos ligados s guerras Greco-prsicas e realiza uma crtica prepotncia do rei Xerxes. As peas de squilo foram inovadoras ao promover a utilizao de dilogos, mscaras e coros que conferiam maior dramaticidade s suas histrias. Este escritor tambm foi responsvel pela criao de Orstia e Os Sete contra Tebas. Sfocles (496 406 a.C.), autor das obras dipo Rei, Antgona e Electra, privilegiou a luta dos heris contra o destino e a influncia que os deuses possuam na vida dos homens. Em dipo Rei temos a histria de um protagonista que mata seu pai e se casa com a prpria me sem ter cincia do que ocorria. Com as peas de Sfocles, as encenaes passaram a contar com a presena de um terceiro interlocutor no palco. Dessa forma, o nmero de personagens em uma histria aumentava. O escritor Eurpedes (445 386 a.C.) tinha forte esprito crtico e tratava com pessimismo as situaes envolvendo a vida cotidiana e os costumes de seu povo. As personagens que surgem nas obras As Troianas, Medeia, Andrmaca e Hiplito geralmente discutem as paixes e a misria do homem. Por acreditar que as mulheres eram mais sujeitas a esse tipo de situao, temos no legado teatral desse autor uma forte presena da figura feminina. Por meio do teatro de comdia e pelo desenvolvimento dos textos crticos e satricos, a cultura grega ficou conhecida. Aristfanes (445 386 a.C.) foi um dos mais proeminentes autores desse gnero teatral e se destacou pelo trabalho realizado em peas como As nuvens, A paz e As vespas. Dotado com forte senso crtico, esse autor do teatro grego era suficientemente ousado para dirigir seu humor contra importantes figuras polticas e divindades do mundo grego.

You might also like