You are on page 1of 41

1

Direito das obrigaes Direito das Obrigaes ou Direito Obrigacional o ramo do Direito Civil que estuda as espcies obrigacionais, suas caractersticas, efeitos e extino. J a expresso Obrigao, caracteriza-se como o vnculo jurdico transitrio entre credor e devedor cujo objeto consiste numa prestao de dar, fazer ou no fazer. Em sentido amplo, obrigao refere-se a uma relao entre pelo menos duas partes e para que se concretize, necessria a imposio de uma dessas e a sujeio de outra em relao a uma restrio de liberdade da segunda. O objeto dessa restrio da liberdade a obrigao. O Cdigo Civil no traz um conceito para obrigao, deixando-o para uma construo doutrinria. Difere-se do dever, pois este no carece da sujeio de uma das partes. O dever refere-se a uma alta probabilidade da concretizao de um determinado comportamento, atravs da anlise da interao entre a parte e a situao e a previso de seu desenrolar. O dever aprecia o resultado do livre-arbtrio individual e no tenta influir decisivamente neste, no que se diferencia da obrigao. Este, na prtica do direito se exprime atravs do crdito, dbito, dvida, fundamento ou fonte de um direito, instrumento que corporifica o direito, encargo, compromisso, imposio, ttulos que representam crditos ou valores, toda relao que liga um devedor a um credor. No Brasil Dentro do cdigo civil brasileiro h um captulo especfico que se refere aos direitos das obrigaes que a parte do direito civil que estuda as normas que regulam as relaes de crdito, ou seja, o direito de se exigir de algum o cumprimento de uma prestao. tambm chamado direito de crdito. As respectivas obrigaes assumidas pelo devedor possuem como garantia do cumprimento obrigacional o patrimnio do devedor, (ressalvados o bem de famlia - Lei n 8.009/90 e os bens impenhorveis descritos no CPC). Elementos das obrigaes As obrigaes so constitudas de elementos subjetivos, objetivos e de um vnculo jurdico.

elemento subjetivo: formado pelos envolvidos: credor(sujeito ativo) e devedor(sujeito passivo).

elemento objetivo: formado pelo objeto da obrigao: a prestao a ser cumprida.

vnculo jurdico: determinao que sujeita o devedor a cumprir determinada prestao em favor do credor. Classificao das obrigaes

Quanto a natureza de seu objetos: dar, fazer e no fazer; Quanto o modo de execuo(ou quanto ao objeto): simples, cumulativa, alternativa e facultativa;

Quanto ao tempo de adimplemento: instantnea, execuo continuada, execuo diferida;

Quanto ao fim(ou quanto ao contedo): de meio, de resultado e de garantia; Quanto aos elementos: acidentais, condicional, modal e a termo; Quanto aos sujeitos: divisvel, indivisvel e solidria; Quanto a liquidez do objeto: lquida ou ilquida; Quanto exigibilidade: civis, naturais. Quanto a natureza de seu objeto

Obrigao de dar - pode ser coisa certa ou incerta. No primeiro caso, o devedor no pode trocar a coisa contratada por outra; no segundo caso a coisa determinada pelo gnero e quantidade, cabendo a escolha ao devedor, se o contrrio no decorrer do contrato
[1]

. Quando realizada a escolha, passa

a ser tratada como uma obrigao de dar coisa certa.

Dar a coisa certa - A coisa certa perfeitamente identificada e individualizada em suas caractersticas. quando em sua identificao houver indicao da quantidade do gnero e de sua individualizao que a torne nica.

Dar a coisa incerta - Quando a especificao da coisa no dada de uma primeiro momento, porm gnero e quantidade so determinados (por exemplo: entrega de 20 cavalos. No se determinou a raa especfica mas o gnero - cavalos - e quantidade - 20 -).

Restituir - a devoluo da posse da coisa emprestada. Obrigao de fazer - consiste na prestao de um servio por parte do devedor.

Obrigao de no fazer - o devedor se abstm de um direito ou ao que poderia exercer (ex: uma pessoa com lote praiano que assina contrato com um hotel para ceder o espao como estacionamento. A pessoa tinha todo

direito/ao de construir uma casa no lote, mas se obriga a NO fazer em razo do contrato com o hotel). Quanto ao modo de execuo

Simples - Tem por objeto a entrega de uma s coisa ou execuo de apenas um ato.

Cumulativa

Obrigao

conjuntiva

de

duas

ou

mais

prestaes

cumulativamente exigveis, o devedor exonera-se com o prestar das prestaes de forma conjunta (regra do "E" = por exemplo, um contrato de aluguel onde ao trmino o devedor se obriga a entregar o imvel reformado E pintado E com piso novo. Somente todas as clusulas em conjunto satisfazem a obrigao).

Facultativa - Obrigaes com faculdade alternativa de cumprimento da ao devedor possibilidade de substituir o objeto prestado por outro de carter subsidirio, j estabelecido na relao obrigacional.

Alternativa - Caracteriza-se pela multiplicidade dos objetos devidos. Mas, diferentemente da obrigao cumulativa, na qual tambm h multiplicidade de objetos devidos e o devedor s se exonera da obrigao entregando todos. (regra do "OU" = por exemplo, contrato de aluguel onde ao trmino o devedor se obriga a entregar o imvel reformado OU pintado OU piso novo. A execuo de qualquer uma das clusulas satisfaz a obrigao).

Quanto ao tempo de adimplemento

Instantnea - Se consuma num s ato em certo momento, como, por exemplo, a entrega de uma mercadoria; nela h uma completa exausto da prestao logo no primeiro momento de seu adimplemente.

Execuo continuada - se protrai no tempo, continuada,caracterizando-se pela prtica ou absteno de atos reiterados, solvendo-se num espao mais ou menos longo de tempo - por exemplo, a obrigao do locador de ceder ao inquilino, por certo tempo, o uso e o gozo de um bem infungvel, e a obrigao do locatrio de pagar o aluguel convencionado.

Execuo diferida - exigem o seu cumprimento em um s ato, mas diferentemente da instantnea, sua execuo dever ser realizada em momento futuro.

Quanto ao fim

De meio - o sujeito passivo da obrigao utiliza os seus conhecimentos, meios e tcnicas para alcanar o resultado pretendido sem, entretanto, se responsabilizar caso este no se produza. Como ocorre nos casos de contratos com advogados, os quais devem utilizar todos os meios para conseguir obter a sentena desejada por seu cliente, mas em nenhum momento ser responsabilizado se no atingir este objetivo.

De resultado - o sujeito passivo no somente utiliza todos os seus meios, tcnicas e conhecimentos necessrios para a obteno do resultado como tambm se responsabiliza caso este seja diverso do esperado. Sendo assim, o devedor (sujeito passivo) s ficar isento da obrigao quando alcanar o resultado almejado. Como exemplo para este caso temos os contratos de empresas de transportes, que tm por fim entregar tal material para o credor (sujeito ativo) e se, embora utilizado todos os meios, a transportadora no efetuar a entrega (obter o resultado), no estar exonerada da obrigao.

De garantia - tem por contedo a eliminao de um risco, que pesa sobre o credor; visa reparar as consequncias de realizao do risco; embora este no se verifique, o simples fato do devedor assumi-lo representar o adimplemento da prestao. Quanto aos elementos

Acidental - so estipulaes ou clusulas acessrias que as partes podem adicionar em seu negcio para modificar uma ou algumas de suas consequncias naturais (condio, modo, encargo ou termo).

Condicional - so aquelas que se subordinam a ocorrncia de um evento futuro e incerto para atingir seus efeitos.

Modal - o encargo no suspende a "aquisio nem o exerccio do direito, salvo quando expressamente imposto no negcio jurdico, pelo disponente, como condio suspensiva", de acordo com o artigo 136 do Cdigo Civil.

A termo - submetem seus efeitos a acontecimentos futuros e certos, em data pr estabelecida. O termo pode ser final ou inicial, dependendo do acordo produzido. Quanto aos sujeitos

Divisvel - aquela cuja suscetvel de cumprimento parcial, sem prejuzo de sua substncia e de seu valor; trata-se de divisibilidade econmica e no material ou tcnica; havendo multiplicidade de devedores ou de credores em

obrigao divisvel, este presumir-se- dividida em tantas obrigaes, iguais e distintas.

Indivisvel - aquela cuja prestao s poder ser cumprida por inteiro, no comportando sua ciso em vrias obrigaes parceladas distintas, pois, uma vez cumprida parcialmente a prestao, o credor no obtm nenhuma utilidade ou obtm a que no representa parte exata da que resultaria do adimplemento integral; pode ser fsica (obrigao restituir coisa alugada, findo o contrato), legal (concernete s aes de sociedade annima em relao pessoa jurdica), convencional ou contratual (contrato de conta corrente), e judicial (indenizar acidentes de trabalho).

Solidria - aquela em que, havendo multiplicidade de credores ou de devedores, ou uns e outros, cada credor ter direito totalidade da prestao, como se fosse o nico credor, ou cada devedor estar obrigado pelo dbito todo, como se fosse o nico devedor; se caracteriza pela coincidncia de interesses, para satisfao dos quais se correlacionam os vnculos constitudos.

Quanto a liquidez

Lquida - aquela determinada quanto ao objeto e certa quanto sua existncia. Expressa por um algarismo ou algo que determine um nmero certo.

Ilquida - depende de prvia apurao, j que o montante da prestao apresenta-se incerto. conforme art 947 cc/02

Quanto a exigibilidade

Civis - a que permite que seu cumprimento seja exigido pelo prprio credor, mediante ao judicial.

Natural - permite que o devedor no a cumpra e no d o direito ao credor de exigir sua prestao. Entretanto, se o devedor realizar o pagamento da obrigao, no ter o direito de requer-la novamente, pois no cabe o pedido de restituio.

Requisitos de validade

Licitude; Possibilidade Jurdica; Possibilidade Fsica; Determinalidade;

Patrimonialidade; Valor Econmico. Extino das obrigaes As obrigaes so extintas pelo Pagamento- comprimento voluntrio da obrigao. Tambm podem ser extintas por Execuo Judicial- o pagamento forado em virtude de deciso judicial, e Prescrio, o direito de exigir torna-se mais fraco, passando a ser um direito de pretender. A prescrio faz com que o cumprimento da obrigao seja uma obrigao natural cujo seu cumprimento no pode ser exigido judicialmente. Referncias

1. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10406.htm

Resumo: DIREITO DAS OBRIGAES

CONCEITO:

Direito das Obrigaes o conjunto de normas que disciplina as relaes jurdicas patrimoniais e que tem por objeto prestaes de um sujeito em favor de outro.

a relao jurdica, de carter transitrio, estabelecida entre devedor e credor e cujo objeto consiste numa prestao pessoal econmica, positiva ou negativa, devida pelo primeiro ao segundo, garantindo-lhe o adimplemento atravs do seu patrimnio.

Surgimento das Obrigaes

As obrigaes surgem da incidncia das normas jurdicas sobre os fatos.

Devedor

Grfico da Relao obrigacional

Sujeito Ativo Credor

Vnculo Prestao Dar Fazer No Fazer

Sujeito Passivo Devedor

CARACTERSTICAS:.

Sujeito: qualquer pessoa fsica ou jurdica; pode ser sujeito de numa relao obrigacional.

Sujeito Ativo: o credor, ou seja, o sujeito o qual a prestao devida e que, O Credor tem o direito de exigir o cumprimento da prestao (da Obrigao).

Sujeito Passivo: o devedor, ou seja, o sujeito que deve realizar a prestao.

Objeto: o objeto da obrigao a prestao.

A prestao pode ser uma obrigao de dar, fazer ou no fazer.

A prestao deve ser: - lcita; - possvel; - determinada ou determinvel e; - economicamente aprecivel.

Vnculo Jurdico: o elo de ligao que obriga o devedor a realizar a prestao em favor do credor

CLASSIFICAO DAS OBRIGAES

1) OBRIGAO CIVIL

Ocorre quando existe um vnculo jurdico que sujeita o devedor realizao de uma prestao no interesse do credor, conferindo a este o direito de ao contra o devedor inadimplente.

O liame entre os sujeitos compreende o debitum (o dever) e a obligatio (a responsabilidade) para o dbito.

2) OBRIGAO NATURAL Segue o conceito dado pela mxima quem paga, paga o que deve

a obrigao que, embora desprovida de ao, o seu adimplemento (Cumprir, executar, completar) constitui verdadeiro pagamento, e no mera

liberalidade, conferindo ao credor a soluti retentio, de modo que, quem a cumpriu, no tem direito de reclamar a restituio.

Exemplo pagamento de dvida de jogo.

3) OBRIGAO MORAL

a aquela obrigao cumprida por dever de conscincia, cuja execuo mera liberalidade e no pagamento, embora confira quele que a recebeu a soluti retentio.

Exemplo: gorjeta do garom. Uma vez pago, a pessoa no pode pedir de volta.

Obrigao Quanto Natureza do seu Objeto

De acordo com o prisma de que se observa, as prestaes podem ser:

- de coisa (dar); - de fatos (fazer), - positivas (dar e fazer); - negativas (no fazer).

ESPCIES DE OBRIGAES

Obrigao de DAR

a obrigao de entregar algo.

Pode ser especfica (dar coisa certa) ou genrica (dar coisa incerta), conforme a individualizao do seu objeto ocorra no momento em que contrada ou a posteriori. Dar quando a prestao do devedor essencial para transferncia do domnio. Entregar quando a prestao do devedor consiste em proporcionar o uso e gozo da coisa.

Restituir - quando a prestao do devedor consiste em devolver a coisa que recebeu do credor.

10

Obrigao de DAR COISA CERTA

quando o devedor se compromete entrega de um bem de caractersticas individuais, especficas, delimitadas, etc.

Exemplo: Emprstimo de um carro com a obrigao de devolver um outro carro, da mesma marca, mesmo ano, mesma cor, mesmo valor, etc.

Obrigao de DAR COISA INCERTA

Ocorre quando o devedor se compromete entrega de um bem com gnero e quantidade igual ao tomado, mas com a qualidade incerta. O ato de escolha cabe ao devedor.

Exemplo: Emprstimo de um carro com a obrigao de devolver um outro carro do mesmo valor. A cor, modelo, ano de fabricao fica por conta da escolha do devedor. A isto se d o nome de concentrao.

Obrigao de FAZER

a obrigao na qual o devedor se obriga a prestar um servio ou entregar algo ao credor.

Exemplo: contrato de reforma de uma casa; fazer a reforma de um salo, etc.

Obrigao de FAZER FUNGVEL (substituio)

O devedor se compromete a fazer um ato ou servio; se ele no levar a cabo tal servio ou ato, o credor pode pleitear uma indenizao por perdas e danos ou contratar um 3 para realizar tal servio ou ato (substituio) e cobrar do devedor originrio (por motivo de inadimplemento do mesmo);

11

Obrigao de FAZER INFUNGVEL (personalssimo) - intuitu personae (pelo prprio devedor)

No pode ocorrer a substituio do devedor. Se ocorrer inadimplemento do devedor, o credor pode pleitear indenizao por perdas e danos ou exigir o astreintes (multa diria por atraso) atravs de um processo judicial.

Obrigao de FAZER DECLARAO DE VONTADE (emitir) -

Exemplo: contrato de compromisso de compra e venda de um terreno, sendo que o comprador adianta um sinal (arras) de R$ 10.000. O contrato pode ser: Pode ser:

Retratvel - (arrependimento)

Se o comprador (devedor) desistir da compra, perde o sinal. Se for o vendedor(credor) que desistir, ele dever devolver o sinal e indenizar o comprador no valor do sinal, ou seja, ele indenizar em dobro o valor do sinal; Irretratvel (no existe a possibilidade de arrependimento)

Caso o inadimplemento seja do vendedor (credor), o comprador (devedor) pode depositar o restante do combinado, em juzo, e registrar o bem em seu nome. Tudo isto atravs de uma ao de adjudicao compulsiva (processo judicial); Se o inadimplemento for do comprador, e o contrato possuir uma clusula penal compensatria (multa), o vendedor poder exigir o restante do pagamento at o valor da obrigao principal ou mesmo fazer valer a multa estipulada em contrato. (atravs de processo judicial)..

OBRIGAO DE NO FAZER

12

Abster-se obrigatoriamente. aquela na qual o devedor se obriga a no praticar determinado ato que poderia livremente praticar se no tivesse se obrigado. Pode constituir numa absteno ou num ato de tolerncia. Se a omisso tornar-se impossvel sem culpa do devedor, extingue-se a obrigao. Ex: O prdio de baixo obrigado a receber as guas do prdio de cima (as que correm naturalmente). Pode ser uma tolerncia, consentimento ou noimpedimento.; no abrir um comrcio concorrente no local; no revelar uma frmula industrial.

Obs.:

Se a prestao, objeto da obrigao (in obligatione), tornar-se impossvel de ser satisfeita, sem culpa do devedor, extingue-se a obrigao, pois o credor no poder exigir a prestao in facultate solutiones.

Quanto ao modo de Execuo

Simples

H um credor, um devedor e um objeto.

Exemplo: A deve pagar $100 a "B".

Complexas

Mais de um credor ou devedor ou mais de um objeto.

Exemplo: "A" e "B" devem pagar $100 a "C" e dar um fogo para "D".

Cumulativas ou Conjuntas

13

Mais de uma obrigao, e o devedor se exonera cumprindo todas.

Exemplo: "A" vende seu comrcio a "B" e assume a obrigao de no montar outro no local.

Alternativas

Mais de uma obrigao, e o devedor escolhe uma e se exonera.

Exemplo: "A" deve um imvel ou 10 ovelhas a "B" e paga s as 10 ovelhas e se exonera. O direito de escolha cabe ao Devedor.

Facultativas

H uma obrigao estipulada, mas o devedor pode cumprir outra prestao, a seu critrio (diversa). Existe o direito de escolha entre 2 ou mais prestaes, contudo vai existir uma obrigao principal e uma obrigao acessria. No vencimento da obrigao, o devedor deve entregar a obrigao principal ao credor, ou na impossibilidade disto, a obrigao acessria (ambas previstas em contrato).

AS FONTES GERAIS DO DIREITO. Segundo a doutrina tradicional, classificam-se as fontes do direito em fontes materiais e formais, segundo a premissa de primazia da norma jurdica legal. Entende-se por fontes materiais aqueles elementos que concorrem para a formao do contedo ou matria da norma jurdica. As fontes formais, por sua vez, so aquelas manifestaes que extrai o modo ou forma da sua manifestao. Tal distino surgiu com a positivao do Direito no sculo XIX, que consignou preponderncia absoluta da lei como fonte primria do Direito. Com o alargamento do conceito de norma jurdica, j com a Teoria Pura e ainda com maior vigor na Teoria Tridimensional, passa-se a discorrer as demais formas de estudo das fontes.

14

Visto que a doutrina tradicional classificava as fontes do direito em materiais e formais, quando exprimiam meios de formao do contedo ou matria das normas jurdicas ou modos e formas de manifestao das normas, a doutrina atual, tendo em vista os equvocos de tal distino, prefere classificar as fontes do direito em uma nica acepo, tipicamente de mtodo cientfico-jurdico. Tal acepo pode ser sedimentada unicamente como meio de expresso do Direito, produzindo normas vigentes e eficazes. As fontes do Direito, possuindo condo de coercibilidade, nsitas natureza do Direito, so meios atravs dos quais as regras jurdicas se manifestam com legtima fora obrigatria, sendo necessria a presena de dois pressupostos: a presena de um "poder" e uma capacidade de "inovar". Para que se possa falar em fonte do direito, como fonte de regramentos obrigatrios, dotados de vigncia e eficcia, preciso que haja um Poder capaz de especificar o contedo da exigncia de seu cumprimento, imputando ao transgressor as consequncias, ou melhor, as sanes. Os processos ou formas de manifestao do direito pressupem sempre uma "estrutura de poder" prvia e legtima. A interferncia de um poder diante de um complexo de fatos e valores opta por uma dada soluo normativa, com carter de objetividade e obrigatoriedade. A capacidade de inovao das fontes do direito, sendo constitutiva de direitos, deve ser capaz de alterar o direito existente, introduzindo algo novo com caractersticas de obrigatoriedade no sistema jurdico em vigor.[20] Assim, tendo em vista o corrente sentido de fonte do direito bem como os seus pressupostos supra nominados, pode-se elencar as seguintes modalidades de fontes do Direito: a) O Processo Legislativo (expresso do Poder Legislativo e seu objeto que a lei); b) Os Costumes Jurdicos (expresso do Poder Social, do poder decisrio annimo do povo); c) A Jurisdio (expresso do Poder Judicirio)[22]; d) O Negcio Jurdico (Expresso do Poder Negocial ou da autonomia privada).

AS FONTES DO DIREITO OBRIGACIONAL Noes Gerais de Obrigao. J no Direito Romano houve a preocupao de fixar as fontes de obrigao, sendo assim estudados pelos textos de Gaio. (Inst. 3, 88 Digesto, 44, 7, 1

15

Inst. De Justiniano, 3, 13, 2). Tais textos dispunham quatro fontes de obrigao: o contrato, o delito, o quase contrato (previsto em nosso Cdigo Civil no art. 1.331) e o quase delito. Assim, j na doutrina romana, a noo de obrigaes se subdividia em dois aspectos: primeiro como vnculo jurdico entre sujeitos, com base em um objeto (sentido tradicional) que figura no caso do negcio jurdico ou nos casos de quase negcios jurdicos. Outra forma de obrigaes resulta de um de presuno de vontade, mas tambm de um dever jurdico. Contudo, o direito das obrigaes apesar de lenta, mas segura evoluo, encontra-se hoje em um estgio mais prximo da Teoria Geral do Direito em face de sua prpria transformao. Ambas convergiram de um momento positivista extremado, com fulcro em uma dogmtica restritamente cientfica para uma posio sociolgica e tica, apresentando-se uma paridade entre o mais forte e o mais fraco, sem na busca de uma defesa diferenciada. o que notamos hoje com as obrigaes de Terceira Gerao. Contudo, o direito das obrigaes, no mbito do Direito Privado, apesar de subdividido em obrigaes civis e comerciais, apresenta condo de unicidade. Tal posio verificada hoje com maior afinidade, tendo em vista a agilidade comercial onde a estabilidade das relaes mercantis resolve a contento suas questes presentes e futuras, apresentando-se uma afinidade maior entre o contrato e a obrigao dele resultante. Apresenta-se no mbito mercantil um aceitao premente dos usos e costumes jurdicos, j elencados como fontes do Direito, apresentando-os como fontes de obrigaes mercantis. Conquanto a presente rigidez do trato especfico das obrigaes civis estrictu sensu, muitas vezes aplicam-se a estas premissas mercantis, tendo em vista atender melhor aos casos cotidianos. O Princpio da Imputabilidade e a Teoria Dualista das Obrigaes. Seja em qualquer significado a que se d s obrigaes, o sujeito a que se obriga a uma prestao em relao ao objeto em favor daquele a que o ordenamento jurdico conferiu uma "autorizao", gera uma cominao, uma responsabilidade, ou seja, uma imputao aos casos em que tal prestao no haja sido realizada ou no foi realizado nos moldes legais ou pactuados. Aqui reside um princpio da imputao onde aquele que der causa ao inadimplemento responder perante o inocente com seu patrimnio ou com

16

outro bem jurdico, de acordo com a gradualidade de sua ofensa, segundo as espcies previstas normativamente, conforme um juzo de valor e tomando-se como base o fato gerador do inadimplemento, mora ou descumprimento de um dever jurdico, sendo capaz de ser responsabilizado pelo ato (ser imputvel). Assim nasceu a Teoria Dualista das Obrigaes, que leciona haver dois fatores inerentes ao vnculo obrigacional: o conceito de dbito e o conceito responsabilidade (ou garantia)
[31]

Desta

forma,

existe

dbito

sem

responsabilidade como a obrigao natural, pois o sujeito ativo possui o direito, mas padece de poder de coero para assegurar o cumprimento da prestao (exemplo as dvidas de jogo e as dvidas prescritas). Existe, ainda, responsabilidade sem dbito, como o garantidor de dbito alheio como fiador, ou o responsvel tributrio (art. 129 a 138 do Cdigo Tributrio Nacional). O Elenco das Fontes das Obrigaes: Os Usos e Costumes Jurdicos e a Deciso Judicial Constitutiva como Fontes Obrigacionais. O Cdigo Civil Brasileiro reconhece expressamente trs fontes de obrigaes: o contrato, o ato ilcito e as declaraes unilaterais de vontade. Contudo, a doutrina as classifica, a exemplo dos ensinamentos de Silvio Rodrigues, segundo critrios mais abrangentes. Pressupe, segundo o renomado autor, a fonte sempre mediata da lei, seguindo a outras fontes imediatas, quais sejam: a) obrigaes por fonte imediata da vontade humana: provm dos contratos e das manifestaes unilaterais de vontade (exemplo os ttulos ao portador); b) obrigaes que tem por fonte imediata o ato ilcito : constituem-se atravs de uma ao ou omisso, dolosa ou culposa do agente, causando dano vtima. Estas obrigaes emanam diretamente de um comportamento humano, infringidora de um dever legal ou social; c) obrigaes que tem por fonte direta e imediata a lei : neste rol encontram-se os deveres de estado (prestao alimentcia, guarda de filhos menores etc), bem como pelas condutas que a imputao pode ocorrer por responsabilidade objetiva, quer do particular ou da Administrao Pblica por risco administrativo, perante danos causados aos administrados (art.37, 6. da CF/88). Mesmo assim, o elenco de fontes parece no bastar para designar a sua amplitude. Desta forma as obrigaes podem surgir, por fonte imediata,

17

independente da vontade das partes, pela ocorrncia de fato ilcito, ou por decorrncia direta da lei. Pode decorrer da atividade judicial. Tal situao verificada nas decises judiciais constitutivas de direitos, onde a relao jurdica s gerar obrigaes quando determinada atravs da jurisdio. Regra geral, as decises judiciais declaram a preexistncia de relaes jurdicas anteriores sua prolao, no sendo fonte imediata de obrigaes, mas uma declarao de sua certeza (e at de sua exigibilidade nas decises condenatrias).Ao contrrio, a deciso constitutiva criar uma situao nova, ou seja, novas obrigaes que no resultantes diretamente da lei, da vontade das partes e, muitas vezes, independente de ato ilcito. Assim, afirma-se que a deciso judicial constitutiva tambm fonte imediata de obrigaes, pelos critrios da interferncia de um poder (Jurisdio) e da inovao. Por este fato, os efeitos da deciso constitutiva no retroagem (efeito ex tunc), pois sempre vincular seus efeitos para o futuro (efeito ex nunc), ao contrrio dos provimentos declaratrios e condenatrios. Alm das decises judiciais e das demais fontes elencadas anteriormente, pode ser ventilado os usos e costumes, mas deve ser preambularmente discriminada as suas modalidades encontradas no Direito: Existem os costumes "Secundum legem" (segundo a lei), quando a prpria lei prev a aplicao consuetudinria do Direito. Existem tambm os costumes "Praeter legem" (alm da lei) quando a atividade consuetudinria intervm na falta ou omisso da lei. Ambas as modalidades de costumes so plenamente aplicveis ao Direito e, por conseguinte, s obrigaes, pois mesmo silenciando a lei, a vontade das partes e no ocorrendo por si s um ato ilcito, ser os usos e costumes tomados como gnese obrigacional. Contudo, existe uma outra modalidade de costumes em que se paira divergncia quanto sua aplicabilidade, ou seja, os costumes "contra legem". Nesta figura, conforme os ensinamentos de Antnio Bento Betioli, ao citar Gaston Morin, Machado Neto, Miguel Reale, Joo Baptista e Serpa Lopes, verificado trs posies: A primeira no que se refere ao artigo 2 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, exigindo, potestativamente, que a lei s perde o vigor at que outra a modifique ou revogue. A segunda posio denota que o costume "contra legem" um "direito positivo da comunidade", conforme

18

leciona Gaston Morin. Como terceira corrente aparece a Teoria Tridimensional do Direito que condiciona o Direito dialtica entre os elementos jurdicos: o fato, o valor e a norma. Se a lei no oferece mais, ou nunca ofereceu, uma correta correlao entre a norma legal e o fato jurdico segundo um juzo de valor, ser preferido o costume "contra legem" como norma jurdica consuetudinria em relao quela. Mesmo assim, apesar deste ltimo desiderato, os usos e costumes podem ser elencados como fonte do Direito e das Obrigaes. Afirma-se tal proposio porque, atravs dos usos e costumes, pode as partes estabelecer um vnculo jurdico que no decorrem das demais fontes apontadas e comumente reconhecidas como tal. No caso do art. 558, 2 do Cdigo Civil, que regra a construo de tapumes, verifica-se que a vontade das partes no decorrem como fonte direta, pois no podero pactuar livremente se contrrio aos costumes locais. A lei, como se denota, no disciplina o modo de execuo das referidas construes, abrindo uma lacuna a ser preenchida pela norma consuetudinria como fonte direta. Ento se conclui que os usos e costumes criaro um vnculo jurdico entre as partes produzindo o direitos e as obrigaes mtuas. Assim aponta-se o seguinte rol de fonte das obrigaes: a). Obrigaes resultantes da vontade das partes; b). Obrigaes resultantes de atos ilcitos; c). Obrigaes resultantes direta e imediatamente da lei; d). Obrigaes resultantes de deciso judicial constitutiva. e). Obrigaes resultantes de usos e costumes jurdicos.

O Direito como um espelho do ordenamento jurdico, tem por sua essncia o princpio da bilateralidade atributiva, onde necessria uma relao intersubjetiva, devendo haver uma proporo objetiva entre direitos e deveres. Para tanto o Direito preconiza a possibilidade de exigir, garantidamente, o cumprimento dos termos desta obrigao, tutelando tal relao jurdica. Assim, a essncia da obrigao est intrinsecamente relacionada com a razo de

19

existir do Direito, pois este s surgir quando prevista, ordenadamente, uma atividade coercitivamente garantida. Quando se fala em surgimento de obrigaes segundo as suas prprias fontes, desde j se deve ter em mente a prpria noo do substrato que est sendo gerado, ou seja, o que, porque e de modo tal pretenso surge. A resposta direta: surge a obrigao porque proporcionalmente existe um direito tutelvel, que garantida a sua exigibilidade. Conclui-se, ento, que nenhuma obrigao surge por fontes diversas daquelas em que o Direito surge e todas as fontes do Direito geraro obrigaes mais ou menos garantidas. Desta forma afirma-se que as fontes das obrigaes sero nada mais nada menos do que as mesmas fontes do Direito quais sejam: a norma oriunda do Poder Legislativo, a norma oriunda do Poder Negocial, segundo a autonomia privada, a norma do Poder Consuetudinrio, e a norma Oriunda do Poder Judicial.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AZEVEDO, lvaro Villaa. Teoria Geral das Obrigaes. 9. ed. So Paulo : RT, 2001; BETIOLI, Antonio Bento. Introduo ao Direito. 5. ed. So Paulo : Ed. Letras & Letras, 1995; BUGARELLI, Waldirio. Contratos Mercantis. 2. ed. So Paulo : Atlas, 1981; CASALI, Nely Lopes. Reflexes sobre a Cincia do Direito. In Scientia Iuris: Revista do curso de direito negocial da UEL, Vol. 1. n. 1 (jul./dez 1997). Londrina : Ed. Da UEL, 1997. pp. 61 a 77;

Princpios do Novo Cdigo e os modernos institutos do Direito das Obrigaes , na medida em que esses modernos institutos, em ltima instncia, buscam no levar o contratante runa, penria, marginalidade social, relativizando o vetusto e at ento inatingvel brocardo do pacta sunt servanda, agora muito mais fragilizado frente ao princpio da funo social do contrato, por exemplo.

20

E tudo isso, em somatrio, diz diretamente com os Princpios da Eticidade, da Socialidade e da Operabilidade Princpios Estruturantes do Cdigo Civil de 2002 haja vista que vislumbro os seguintes liames jurdicos entre eles e a moderna obrigao, a saber: 1 - O Princpio da Eticidade com o Princpio Contratual da Boa-F Objetiva, previsto no artigo 422 e 187, na medida em que as regras de conduta dos contratantes devem buscar o alcance da finalidade contratual, a sua finalidade ltima, conforme s legtimas expectativas das partes, de forma cooperada e solidria; 2 O Princpio da Socialidade com o Princpio da Funo Social do Contrato, previsto no artigo 421, na medida que o contrato no deve ser uma fonte de opresso econmica para o devedor, na esteira de uma mera liberdade formal, muito prpria do Estado-Liberal -- mas sim, a um s tempo, um instrumento de circulao de riqueza limitado pelo princpio da dignidade da pessoa humana, entendida a pessoa humana enquanto um ser coletivo e no um ente individual, abstratamente considerado; 3 O Princpio da Operabilidade com o Princpio do Equilbrio Econmico Contratual, na medida em que o Estado-Juiz, agora valendo-se de clusulas abertas como a Teoria da Impreviso, da Resoluo da Onerosidade Contratual, da Boa-F Objetiva, da Funo Social do Contrato pode, enfim, intervir na economia do contrato a fim de fazer valer os modernos paradigmas contratuais, os quais, em ltima anlise, funcionalizam o contrato como uma operao dinmica, complexa, solidria e no apenas como um instrumento de runa para o devedor, segundo o ditame liberal do pacta sunt servanda. Modernamente, pois, o contrato ou a obrigao floresce sobre uma nova pradaria jurdica, regada pela semente vigorosa do princpio da funo social do contrato ou da obrigao, o qual, em ltima instncia, significa a conjugao da livre iniciativa e da dignidade da pessoa humana , ambos princpios previstos nos artigos 1 inciso III e 170 caput da Constituio Federal, respectivamente, e que so valores informadores, por excelncia, da moderna Teoria Contratual. Ademais, fundamental perceber-se que a atual relao obrigacional no linear, horizontal, mas sim complexa e dinmica, vez que o credor no tem apenas o direito de cobrar o crdito, mas tambm do dever de colaborar

21

no adimplemento da obrigao, segundo as regras de conduta, buscando cooperar na consecuo das legtimas expectativas do contrato, como assim bem ensina a Prof. Judith Martins-Costa, ao tratar do princpio da boa-f objetiva. Alfim, entendo evidente e cristalino que as inovaes da Parte Geral do Novo Cdigo Civil, principalmente a adoo de clusulas gerais de variados matizes, se refletem nos modernos paradigmas do Direito Obrigacional, consubstanciando, em derradeiro, os prprios Princpios Estruturantes do Novo Cdigo Civil os quais iluminam o Cdigo como um todo e ao todo, numa perspectiva constitucional, como assim vaticina o magistral Gustavo Tepedino.

DIREITO DAS OBRIGAES

DISTINO ENTRE OBRIGAO E RESPONSABILIDADE: A relao jurdica obrigacional resulta da vontade humana ou da vontade do Estado, por intermdio da lei, e deve ser cumprida espontnea e voluntariamente. Quando tal fato no acontece, surge a responsabilidade. Esta,portanto, no chega a despontar quando se d o que normalmente acontece: o cumprimento da prestao. Cumprida, a obrigao se extingue. No cumprida,nasce a responsabilidade, que tem como garantia o patrimnio geral do devedor.A responsabilidade , assim, a consequncia jurdica patrimonial do descumprimento da relao obrigacional. Pode-se, pois, afirmar que a relao obrigacional tem por fim precpuo a prestao devida e, secundariamente, a sujeio do patrimnio do devedor que no a satisfaz.Embora os dois conceitos estejam normalmente ligados, nada impede que haja uma obrigao sem responsabilidade ou vice-e-versa.Como exemplo do primeiro caso, costuma-se citar as obrigaes naturais,que no so exigveis judicialmente, mas que, uma vez pagas, no d margem repetio do indbito, como ocorre em relao s dvidas de jogo e aos dbitos prescritos pagos aps o decurso do prazo prescricional.

22

H, ao contrrio, responsabilidade sem obrigao no caso de fiana, em que o fiador responsvel, sem ter dvida, surgindo o seu dever jurdico com o inadimplemento do afianado em relao obrigao originria por ele assumida. Estudos de Responsabilidade Civil

-Responsabilidade significa ter obrigao, responder por. O sentido etimolgico semelhante ao jurdico. O termo civil diz respeito ao carter patrimonial que tem a reparao, visto que o responsvel indenizar o prejudicado com seus bens.

-diferena entre obrigao e responsabilidade: existe no ordenamento jurdico o dever geral de no causar dano a outrem. Para quem o faz, surge o dever de indenizar. A obrigao tem carter primrio decorrendo da lei ou da vontade enquanto a responsabilidade tem carter secundrio visto que decorre do descumprimento de obrigao ou lei.

-primitivamente no existia o dever de reparao, mas sim o sentimento de vingana que, em um primeiro momento era coletiva e depois passou a ser individual (Lei de Talio), agindo o Estado como garantidor que vtima se restrigiria a causar dano em igual proporo quele sofrido. Em seguida evoluiu-se para a reparao baseada na pagamento pecunirio.

-responsabilidade objetiva: dever de reparar danos causados baseado apenas na existencia do dano e o nexo de causalidade existente entre a conduta do agente agressor e o prejuzo produzido.

-responsabilidade subjetiva: dever de reparar danos baseado na certeza dos mesmo, no nexo de causalidade entre o dano e a conduta do agente, somando-se a isso o auferimento da culpa do agressor.

23

-responsabilidade direta: o dever de reparar o prejuzo decorrente do dano recai sobre o agente agressor.

-responsabilidade indireta: o dever de reparar recai sobre o responsvel pelo agressor, ou seja, uma pessoa que no causou o dano, mas tem o dever legal de repar-lo.

-responsabilidade contratual: decorrente de pactuao entre as partes.

-responsabilidade extracontratual (aquiliana): decorrente de preceito legal.

-pressupostos da responsabilidade civil

-->conduta: ato humano comissivo ou omissivo, lcito ou ilcito, voluntrio e objetivamente imputvel, do prprio agente, ou de terceiro, ou o fato de animal ou coisa inanimada, que causa dano a outrem, gerando o dever de satisfazer direitos do lesado (DINIZ, 2002, p.37)

-->dano: a leso que algum sofre em seus interesses jurdicos, includos nestes os patrimoniais e os morais. O dano existir se for efetivo, no resultando de meras conjecturas, se gerar diminuio ou destruio do patrimnio, se for originado da conduta do agressor, se subsistir no momento da reclamao do lesado e se no houver ausncia de excludentes da responsabilidade.

-->nexo causal: relao existente entre o dano e a conduta do agente. Apenas se imputar culpa aao agente se de sua conduta se puder deduzir o dano sofrido. Trata-se de requisito essencial de a qualquer espcie de responsabilidade.

DIFERENA ENTRE DIREITOS REAIS E DIREITOS PESSOAIS.

24

Quando falamos de direito obrigacional, tratamos acerca dos direitos pessoais; pois a relao jurdica entre duas ou mais pessoas. J os direitos reais recaem diretamente sobre a coisa. Porm, por ambos terem um contedo patrimonial, so objetos de dvidas. E para san-las apresentamos as 6 diferenas mais relevantes: 1. Os direitos reais so dados pela lei. Os direitos pessoais so infinitos, no possvel determinar o nmero mximo de obrigaes possveis. 2. O direito real recai geralmente sobre um objeto corpreo. J o direito pessoal foca nas relaes humanas, no devedor. Logo o primeiro um direito absoluto oponvel contra todos (erga omnes); mas o segundo relativo, a prestao s pode ser exigida ao devedor. 3. No direito real o poder exercido sobre o objeto de forma imediata e direta. Mas o direito pessoal advm de uma cooperao: de um sujeito ativo, outro passivo e a prestao. 4. O direito real concede a fruio de bens. O direito pessoal concede o direito a uma prestao de uma pessoa. 5. O direito real tem carter permanente. O direito pessoal tem carter temporrio (ao fim da prestao se extingue a obrigao). 6. O direito real possui o direito de sequela: o titular pode exigir o exerccio do seu poder a quem estiver com a coisa. No direito pessoal isso no admitido, alm disso o credor - se recorrer execuo forada - ter um garantia geral do patrimnio do devedor. Por fim, vale ressaltar que essas expresses no so antagnicas, muito comum que elas se toquem. fcil ver uma relao obrigacional (direito pessoal) tendo como objeto um direito real (uma propriedade, por exemplo, em um contrato de compra e venda).

Alm disso: Os direitos reais podem ser acessrios de direitos pessoais. Ex.: h uma obrigao que, se no for cumprida, far com que o devedor perca um bem em garantia (a perda do bem corre a sorte da relao principal). O direito pessoal pode estar vinculado a um direito real. Ex.: obrigaes propter rem, algum d um bem por engano e o pede de volta (a relao obrigacional s existiu por conta do bem).

25

1.

COMPLEXIDADE

INTERNA

DA

RELAO

JURDICA

OBRIGACIONAL 1.1 RELAO OBRIGACIONAL SIMPLES E COMPLEXA: CONFRONTO Independentemente da natureza que ostentar - seja pessoal, seja real - todo direito subjetivo encerra sempre a idia de obrigao, como anttese natural. Direito e obrigao representam, de fato, verso e anverso da mesma medalha. Alis, no por menos que, reportando-se ao notrio adgio jurdico jus et obligatio sunt correlata, houve quem poeticamente afirmasse que as obrigaes so como as sombras que os direitos projetam sobre a vasta superfcie do mundo.[i] No entanto, no era de se esperar que o vocbulo obligatio fosse empregado no estudo do direito das obrigaes com to ampla acepo. As obrigaes retratadas e disciplinadas pelo Livro II do Cdigo Civil brasileiro (CCB) circunscrevem-se, ao revs, a uma concepo mais estrita e tcnica. Aludem, nesse particular, ao vnculo jurdico em virtude do qual uma pessoa fica adstrita para com outra realizao de uma prestao, a qual, por sua vez, deve corresponder a um interesse legtimo do credor. Com efeito, na sua acepo tcnica, afigura-se possvel realizar a decomposio da obrigao em duas faces: ao direito subjetivo do sujeito ativo (credor) corresponde o dever jurdico a que se vincula o sujeito passivo (devedor). O que enlaa e d liga aos dois lados do mesmo fenmeno o amplamente pronunciado vnculo obrigacional.[ii] Desde Roma, a obrigao vem sendo definida como o vnculo entre o crdito e o dbito, como a mera soma do direito subjetivo de crdito e do dever jurdico estampado na dvida.[iii] Cuida-se, bem de ver, de concepo esttica e restrita, que separa credor e devedor em dois polos opostos, estando o segundo sujeito ao poder do primeiro. Dizia-se que entre eles no existia nada alm do crdito e da dvida, isto , a relao obrigacional era compreendida apenas no seu aspecto externo, atravs de seus trs elementos constitutivos: os sujeitos, o objeto e o vnculo.[iv] Nesse passo, os sujeitos so os titulares de tal relao. O credor o sujeito ativo, titular do direito subjetivo de crdito; o devedor, por outro lado, o sujeito passivo, j que sobre ele incide o dever de prestar. A seu

26

turno, o objeto da obrigao corresponde prestao que deve ser realizada pelo devedor a fim de satisfazer o interesse do credor, ao passo que o vnculo representa o enlace entre esse direito prestao e o dever de prestar. No se olvide que esta concepo esttica e bipolar do vnculo persistiu por longo tempo, tendo sido encampada por doutrinadores e legisladores de inmeros pases. O Cdigo Civil brasileiro (CCB), de 10 de janeiro de 2002, guisa de ilustrao, no fugiu regra: os quatro primeiros captulos do Livro atinente ao Direito das Obrigaes retratam a relao obrigacional exatamente com essa singeleza, prestigiando o que outrora fora proclamado como mero vnculo descarnado que deixa passar a realidade da mesma forma que as malhas duma rede deixam passar as guas dum rio.[v] Todavia, a pr-falada noo singular da obrigao, pronunciada, inclusive, como representativa de frmula matemtica (eis que resultado de mera soma do crdito e dbito), foi, paulatinamente, modelada pela histria, que sempre se mostra implacvel no processo de contestar os dogmas e expor suas insuficincias.[vi] A obrigao vista sob o ngulo da linearidade expe apenas o aspecto externo do vnculo, vale dizer, aquele compreendido por seus elementos: os sujeitos, o objeto e o liame que subordina o devedor ao credor. No se preocupa, pois, com a estrutura dos mltiplos deveres, estados, situaes e poderes que defluem da relao jurdica (aspecto interno). Negligencia-se, dessarte, o exame destes e, notadamente, da conduta concreta das partes no dinmico processo de desenvolvimento da relao obrigacional.[vii] dizer que na anlise externa estes deveres se encontram soltos no vnculo, como que atomizados, sem que se possa perceber a existncia de uma gradao entre eles.[viii] 1.2 OBRIGAO COMO ORGANISMO E TOTALIDADE CONCRETA Atribui-se ao jurista alemo Heinrich Siber a mudana de tal perspectiva esttica do vnculo, porquanto a ele coube a defesa e a divulgao da complexidade intraobrigacional. Recuperando uma terminologia outrora empregada por Savigny, Siber concebeu o vnculo obrigacional como um organismo, j que a obrigao albergaria uma multiplicidade de pretenses, presentes ou possveis, para o futuro, estando o todo unificado em funo do conjunto orgnico formado pela relao global.[ix]

27

Posteriormente, Karl Larenz, apartando-se da concepo organicista, vislumbrou a relao jurdica obrigacional por meio do conceito geral concreto, definindo, desse modo, o vnculo obrigacional como totalidade, como um conjunto de direitos, obrigaes e situaes jurdicas. Tal conjunto, contudo, no representa a mera soma dos elementos que o compem; ao revs, estes se encontram intimamente relacionados, vale dizer, instrumentalmente conectados por um elemento em comum: a finalidade da obrigao.[x] Em razo disso, o vnculo manter-se-ia como tal ainda que alguns deveres no mais persistissem e alguns direitos no mais subsistissem devido ao seu exerccio ou prescrio. Ou, ainda, caso houvesse alterao dos integrantes da relao jurdica obrigacional ou das clusulas contratuais, por vontade das partes ou por lei. [xi] Compreender o vnculo obrigacional como totalidade concreta e como processo d ensanchas percepo de que ele vnculo dinmico e, assim sendo, move-se processualmente em direo a uma finalidade, que o polariza, como a ele inerente".[xii] Nesse passo, o alcance do fim da obrigao passa a ser muito mais relevante do que a absoluta e perfeita realizao de cada um dos passos do seu percurso temporal, o que faz emergir a necessidade de que a obrigao se adapte s inevitveis transformaes concretas que ocorrem, com o escopo de atingir fielmente a sua finalidade.[xiii] dizer que a obrigao como processo desloca-se rumo direo ditada por seu fim. A finalidade que confere coerncia e sentido ao contedo obrigacional, de modo que o vnculo encerra seu ciclo de existncia, extinguindo-se, se e somente se o fim alcanado.[xiv] Assim que frustrado o fim, pelo inadimplemento, o curso processual redirecionado, para obt-lo de outro modo, ou compensar a demora, incorporando-se deveres acessrios, como juros moratrios e clusula penal, a ttulo de exemplo.[xv] Demonstrando a importncia da tica complexiva e dinmica, Mrio Jlio de Almeida destaca que o redesenho estrutural e finalstico da relao obrigacional enseja a

28

[...] integrao de mltiplas faculdades e situaes num direito ou relao, isto , o seu entendimento como um organismo ou mecanismo (Gefge) que permite a consecuo de fins determinados; e a conformao das relaes jurdicas evoluo das circunstncias, quer dizer, a sua compreenso como processos ou sequncias teleologicamente estruturadas.[xvi] A propsito, a marcha processual acima desenhada ilustrada com primor pelo art. 475 do Diploma Civil brasileiro, um dos poucos dispositivos nos quais o legislador civil inequivocamente sucumbe admisso da noo de complexidade intraobrigacional, seno vejamos: Art. 475. A parte lesada pelo inadimplemento pode pedir a resoluo do contrato, se no preferir exigir-lhe o cumprimento, cabendo, em qualquer dos casos, indenizao por perdas e danos. V-se que o mencionado preceito legal contempla o aspecto processual da relao obrigacional, facultando parte lesada pelo descumprimento optar por vrias direes ou rumos, todos atrados e polarizados pelo adimplemento obrigacional. Dito, portanto, que a complexidade interna da obrigao traduz a noo de que a obligatio abriga, em seu seio, no um singelo dever de prestar, correlato a uma pretenso creditcia, mas, antes, vrios elementos jurdicos dotados de autonomia bastante para, de um contedo unitrio, fazerem uma realidade composta, incumbe-nos examinar, ainda que perfunctoriamente, essas partes do todo, a fim de aclararmos a dinmica obrigacional at ento exposta. 1.3 CONTEDO DA RELAO JURDICA OBRIGACIONAL Os direitos subjetivos propriamente ditos consubstanciam o poder de exigir a realizao da prestao creditcia, com recurso, se necessrio for, a meios coercitivos de tutela jurdica. comportamentos exigveis de outras Traduzem-se, ento, sempre em pessoas, para cuja realizao

imprescinde-se da cooperao do sujeito a quem se dirige esse poder da vontade. Nesse sentido, fala-se que o sujeito ativo no tem um direito absoluto, porquanto no pode alcanar exclusivamente por sua vontade o efeito jurdico associado a seu direito; tem, ento, apenas uma pretenso, vale dizer, um poder de exigir de outrem a adoo de um comportamento. [xvii] De outro giro, no se pode olvidar da importncia dos chamados direitos potestativos, os quais permitem a algum, por simples manifestao unilateral

29

de vontade, criar, modificar ou extinguir uma relao jurdica pr-existente, de seu interesse. s pessoas sujeitas a essa espcie de direitos, resta o estado de sujeio, j que se est diante de direitos cujo exerccio depende unicamente do arbtrio de seu titular. Na seara do Direito das Obrigaes, orientando-se pelo Cdigo Civil brasileiro, possvel individualizar como significativos direitos potestativos o direito de resoluo contratual pelo inadimplemento da parte adversa (art. 475), de revogao de procurao outorgada (art. 682, I), de resoluo do contrato de compra e venda quando aposta a clusula de retrovenda (art. 505) e de escolha das prestaes nas obrigaes genricas (art. 244) e alternativas (art. 252).[xviii] Quadra registrar que, diferentemente dos direitos subjetivos

propriamente ditos, os direitos potestativos no importam exigibilidade de conduta alheia, j que so executveis pelo titular e, quando exercidos, produzem imediatamente os efeitos jurdicos a eles associados.[xix] Caracterizam-se os direitos potestativos obrigacionais, no particular, por necessariamente surgirem no seio de uma relao jurdica anterior. Logo, reportando-se aos exemplos supramencionados, nota-se,

ilustrativamente, que os direitos potestativos ligados resoluo face ao inadimplemento ou ao exerccio do direito de retrovenda fundam-se em relao contratual pr-existente, sendo, pois, destitudos de autonomia no que concerne a sua gnese. Aos direitos potestativos contrape-se o estado de sujeio, eis que ao sujeito passivo resta unicamente suportar as consequncias jurdicas que derivam do efetivo exerccio daqueles. H, ainda, a situao jurdica denominada nus jurdico, que pode, em linhas gerais, ser conceituada como uma obrigao potestativa, no sentido de que o seu titular pode realiz-lo ou no.[xx] Indica, nesses termos, um comportamento que a pessoa livre para seguir ou no, mas que deve observar caso queira evitar a perda de um direito ou alcanar uma situao jurdica vantajosa. Diz-se, ento, que a pessoa sujeita a um nus jurdico no tem nem um direito nem um dever, mas to-somente uma faculdade.

30

Relativamente ao direito obrigacional, aduz-se, guisa de exemplo, como nus jurdico, a faculdade do credor de promover a citao judicial do devedor ou mesmo providenciar outras medidas sediadas no art. 202 do CCB, caso pretenda interromper o curso do prazo prescricional em andamento. Paralelamente, cite-se, tambm, o nus do devedor, caso o credor no queira receber o pagamento e dar a quitao, de consignar este em juzo, a fim de exonerar-se das despesas com juros moratrios e desresponsabilizar-se dos riscos que porventura possam futuramente recair sobre a coisa, caso esta seja objeto da relao obrigacional. Compem, ainda, a relao obrigacional, as expectativas jurdicas, as quais ocupam uma situao intermediria no processo de formao sucessiva do vnculo, cujo exemplo, por excelncia, tomando-se por base o ordenamento brasileiro, a posio do credor cujo crdito est sujeito condio suspensiva. Sob outro vrtice, exsurgem do contedo obrigacional os deveres principais, primrios ou tpicos, que representam o ncleo dominante, o cerne da relao obrigacional. com base neles que se pode classificar as obrigaes em dar, fazer ou no fazer, na forma desenhada pelo Livro I, captulos I, II e III, do CCB. Em se tratando de obrigaes contratuais, so os deveres principais que determinam a tipicidade contratual (dever de transferir a coisa e,

correlativamente, de pagar o preo certo da coisa transferida, no caso do contrato de compra e venda; e dever de ceder a outrem o uso e gozo da coisa no fungvel e o correspondente dever de pagar os alugueres, em se tratando de contrato de locao, v.g). Por tal razo, afirma-se que os referidos deveres so aqueles respeitantes s prestaes nucleares da obrigao, isto , aqueles aptos a satisfazerem diretamente o interesse das partes, de sorte que a existncia da relao obrigacional deles imprescinde. Propiciam ao credor determinada prestao que pode ser positiva ou negativa. Vale lembrar que, em geral, havendo o cumprimento deste dever, extingue-se a relao obrigacional, j que, a rigor, o fim da relao jurdica alcanado com a realizao do dever principal.[xxi] Em outro plano, circundando os deveres principais, esto os deveres secundrios ou acidentais de prestao[xxii], os quais admitem uma subdiviso:

31

deveres secundrios meramente acessrios da prestao e deveres secundrios de prestao autnoma.[xxiii] Em verdade, ambos encerram prestaes determinadas,

autonomamente exigveis, diversas das tpicas, embora com elas estritamente relacionadas. Os primeiros so aqueles destinados a preparar o cumprimento ou assegurar as sua perfeita realizao. Ilustrativamente, pode-se citar, sob a luz do Cdigo Civil brasileiro, como exemplos desses deveres: o dever do credor de dar a quitao regular ao devedor face ao pagamento (art. 319); o dever de conservao da coisa at a tradio, de honrar com as despesas de escritura, registro e tradio, nos contratos de compra e venda (arts. 490 e 492); e o dever do donatrio de cumprir os encargos da doao, caso forem a benefcio do doador, de terceiro ou do interesse geral (art. 553). Por outro lado, os ltimos apresentam-se como sucedneos do dever principal de prestao (como a obrigao de indenizar resultante da impossibilidade culposa da prestao originria, consubstanciada no art. 389 do CCB
[xxiv]

), ou mesmo simultneos da prestao principal (a

exemplo da obrigao de indenizar pela mora no cumprimento da obrigao principal, que a esta acrescida, consoante o disposto no art. 395 tambm do Diploma Civil brasileiro [xxv]). 2 A EFICCIA SUBVERSIVA DA CAMPO OBRIGACIONAL 2.1 PANORAMA DE ATUAO DOS DEVERES ANEXOS A par dos deveres circundantes da prestao, h, tambm, os proclamados deveres laterais, ou tambm chamados instrumentais ou anexos. Cuida-se, nesse particular, de deveres que decorrem da eficcia subversiva que os cnones da boa-f objetiva desencadeiam no processo obrigacional.[xxvi] No de causar surpresa que o programa obrigacional, que transcorre no tempo e se movimenta processualmente - porquanto criado e desenvolvido vista de uma finalidade -, seria sede, por excelncia, de atuao da boa-f objetiva. BOA-F OBJETIVA NO

32

Isso porque a variedade de elementos que compem a relao jurdica obrigacional complexa e, notadamente, o carter indeterminado de muitos daqueles, reclamam a aplicao de conceitos indeterminados e clusulas gerais, permitindo, como expressa Judith Martins Costa [...] que integrem esta relao no apenas os fatores e circunstncias que decorrem do modelo tipificado na lei ou os que nascem da declarao de vontade, mas, por igual, fatores extravoluntarsticos, atinentes concreo de princpios e standarts de cunho social e constitucional. Nesse passo, o redesenho da estrutura orgnica e finalstica do liame obrigacional abre caminhos para a inaugurao de um novo paradigma para o direito obrigacional, no mais fundado exclusivamente no dogma da vontade, mas tambm na boa-f objetiva. A dinamicidade do vnculo e o intercmbio de seus mltiplos elementos, atrados e regidos pela finalidade, reclamam a atuao, a todo tempo, da boaf em sua funo normativo-integrativa, vale dizer, na funo em razo da qual se somam aos deveres principais e secundrios outros que no foram ou no puderam ser contemplados pela lei ou pelas prprias partes, por fora da incapacidade de se exaurir todas as hipteses em que eles possam se manifestar.[xxvii] Quer-se dizer que se toda relao obrigacional orientada a uma finalidade especfica, a boa-f objetiva, determinando e conformando os deveres anexos de conduta, insere-se na contextualizao dessa finalidade, manifestando-se seja para resguard-la, seja para auxiliar sua persecuo e, enfim, sua consecuo.[xxviii] Vigente no sistema jurdico brasileiro graas aos corolrios da eticidade e solidarismo, e no simplesmente pela prescrio da clusula geral no art. 422 do Cdigo Civil brasileiro[xxix], a boa-f objetiva informa os chamados deveres anexos de conduta, ajustando-os conforme a finalidade primordial da obrigao, a fim de se assegurar a apropriada satisfao do crdito, enfim, o bom prestar. Os deveres anexos, tambm chamados de deveres de proteo ou de conduta, identificam-se como sendo aqueles deveres que devem ser adotados por contratantes honrados e leais.[xxx] Recaem, como se v, tanto sobre o sujeito ativo, quanto sobre o sujeito passivo da obrigao.

33

Vocacionados a prescreverem a adoo de medidas aptas a impedirem resultados lesivos aos partcipes da relao obrigacional e aos seus bens, os deveres anexos tambm se voltam, com igual importncia, para o estabelecimento de condutas a serem seguidas com o intuito de proporcionar o melhor adimplemento" da prestao. Nesse sentido, Mota Pinto assim os conceituou: [...] No esto estes deveres laterais orientados para o interesse no cumprimento do dever principal de prestao. Caracterizam-se por uma funo auxiliar da realizao positiva do fim contratual e de proteo pessoa ou aos bens da outra parte contra os riscos de danos concomitantes. Servem, ao menos as suas mais tpicas manifestaes, o interesse na conservao dos bens patrimoniais ou pessoais que podem ser afetados em conexo com o contrato (Erhaltungsinteresse),

independentemente do interesse no cumprimento. Trata-se de deveres de adoo de determinados comportamentos, impostos pela boa-f em vista do fim do contrato [...], dada a relao de confiana que o contrato fundamenta. [xxxi] Impende anotar que, ainda que no desejados ou no levados em conta pelos contratantes, tais deveres, inevitavelmente, estaro contidos na relao obrigacional. Destinam-se, repita-se, a coibir leses contraparte ou a estabelecer que o cumprimento das prestaes se d da forma qualitativa e objetivamente mais satisfativa aos interesses do credor e de forma menos onerosa ao devedor".[xxxii] Nessa vereda, constata-se que a boa-f dilata as obrigaes contratualmente assumidas, j que por meio dela, impe-se, aos contraentes, o compromisso de fazer no apenas o prometido, mas tudo o que se revelar necessrio para que o resultado do vnculo obrigacional seja vantajoso para ambas as partes. Tais deveres fundam-se, no plano ftico, no conjunto de fatos (ensejadores ou decorrentes) do acordo, independentemente do momento de formao deste, vale dizer, amparam-se no comportamento dos sujeitos da relao e no complexo de conjunturas abarcadas pelo vnculo. Destaca-se que a incidncia da boa-f objetiva sobre o vnculo obrigacional ocorre de duas maneiras principais: a primeira guarda relao

34

com aquela noo de correo (de neminem laedere), a qual se revela como deveres negativos de respeito e considerao pelos interesses alheios; a segunda, a seu turno, denota um sentido coativo, criando, para os contratantes, deveres positivos de cooperao, vale dizer, deveres laterais que ligam credor e devedor em uma ordem de cooperao", atuando no sentido de que eles deixem de ser antagonistas para se transformar em colaboradores. [xxxiii]A cooperao engloba os deveres de confiana, de compromisso, de fidelidade, de lealdade e veracidade face outra parte contratante. No se pode olvidar, a propsito, de ressaltar que os deveres laterais no existem ab initio, em numerus clausus e com um contedo fixo.[xxxiv] O aparecimento, a intensidade e a durao desses deveres imprescindem da verificao de pressupostos variveis, que, luz da finalidade da obrigao, adquirem essa eficcia. Consequentemente, pode-se dizer que os mesmos existem,

potencialmente, desde o incio e so atualizados medida que se vo verificando as situaes que pem em perigo a consecuo do interesse final no vnculo. dizer que, dependendo do tipo de relao obrigacional e das circunstncias fticas, esses deveres se exteriorizaro de maneiras diversas e com diferente intensidade, sendo esta, evidentemente, muito menor nas relaes instantneas do que diferidas no tempo. Sublinha-se, tambm, que os deveres anexos brotam em diferentes estgios de desenvolvimento da relao obrigacional, atuando, inclusive, em momentos nos quais inexiste uma obrigao principal, como nos casos em que as partes ainda se encontram nas tratativas de um contrato, por exemplo, ou mesmo aps o adimplemento da obrigao principal. Com efeito, incidindo sobre as tratativas, a boa-f como norma de conduta cria para os contratantes deveres de lealdade em suas negociaes e, de igual forma, deveres de informao e de esclarecimento, j que omisses ou obscuridade de dados importantes para o correto desenvolvimento da relao podem, sem dvida, gerar danos contraparte.[xxxv] Caso isso ocorra, o lesado ter legitimidade para pleitear a reparao dos prejuzos sofridos, com naquelas duradouras ou com prestaes

35

base na responsabilidade pr-contratual, que corresponde atuao contempornea da culpa in contrahendo. Objetiva-se, assim, proteger a confiana nutrida por cada uma das partes de que as negociaes sero conduzidas pelo outro de acordo com a boa-f, e, conseqentemente, em consonncia com as expectativas criadas por tal ajuste. De igual modo, admite-se que os deveres laterais decorrentes da boa-f possam, inclusive, manifestar sua eficcia depois de extinta a obrigao. Trata-se da pronunciada ps-eficcia dos deveres anexos, os quais podem perdurar mesmo depois de findo o contrato com o adimplemento, por aplicao da culpa post pactum finitum. [xxxvi] Destarte, cogitando-se, ilustrativamente, que um contratatantes violara o dever de omitir comportamentos susceptveis de prejudicar a finalidade do vnculo obrigacional, no se pode negar que ao outro assiste o direito de pleitear em juzo a reparao pelos danos causados por violao de um dever a que se confere eficcia ulterior ao adimplemento. Inmeras so as classificaes doutrinrias que tm por objeto os deveres anexos. Pelo panorama satisfatrio que fornece, interessante trazer baila a tripartio preconizada por Menezes Cordeiro, que os subivide em: deveres de esclarecimento, de proteo e de lealdade.[xxxvii] Os primeiros so aqueles que obrigam as partes, na vigncia do contrato que as une, a informarem-se mutuamente acerca dos vrios aspectos atinentes ao vnculo, bem como de ocorrncias que com ele guardem relao e, tambm, de todos os efeitos que da execuo das prestaes possam decorrer. Assumem exponencial relevncia no mbito das relaes de consumo. Os deveres de lealdade, por sua vez, obrigam as partes contratantes a, na constncia do vnculo, absterem-se de comportamentos que possam desvirtuar a finalidade do negcio entabulado ou desequilibrar o jogo das prestaes por elas consignado.[xxxviii] Incluem-se, dentre eles, o dever de colaborar para o correto adimplemento da prestao principal, ao qual se liga, pela negativa, o de no dificultar o pagamento, por parte do devedor, bem como o dever de guardar sigilo sobre atos ou fatos dos legtimas

36

quais se teve conhecimento em razo do contrato ou das negociaes preliminares. Derradeiramente, no que atine aos deveres de cuidado, frise-se que so aqueles que obrigam as partes, na pendncia do contrato, a evitar que sejam acarretados danos mtuos, em suas pessoas ou nos seus patrimnios. Enfim, a par da classificao retratada, importa repisar que todos os deveres dessa espcie esto afetados ao exato processamento da relao obrigacional, vale dizer, satisfao dos interesses globais envolvidos, em ateno a uma identidade finalstica, constituindo o complexo contedo da relao que se unifica funcionalmente.[xxxix] 2.2 TRANSFORMAES NA ANLISE DO (IN) ADIMPLEMENTO Considerada como processo, a relao obrigacional, como visto, caminha para algo, encontrando nesse algo o fundamento de sua existncia e de sua unidade. Destarte, o atingimento de sua finalidade passa a ser considerado muito mais relevante do que a perfeita e absoluta realizao de cada uma das fases do percurso temporal tracejado. Esse fim, sem sombra de dvidas, o adimplemento. Tradicionalmente, sob influncia em especial do direito romano, o adimplemento foi definido como a entregra da prestao devida [xl], ou seja, a realizao pontual da prestao pelo devedor, com a consequente satisfao dos interesses objetivos do credor. E, paralelamente, o

inadimplemento era concebido como a inexecuo da prestao debitria, que fulmina os interesses creditcios. Como se v, ambas as noes afiguram-se limitadas ao exame do cumprimento ou descumprimento unicamente da prestao principal. Contudo, tal leitura estreita do adimplemento, reduzida ao dever de prestar, no se coaduna com a moderna concepo de complexidade interna da relao jurdica obrigacional, tampouco se ajusta eficcia subversiva provocada pela operatividade da boa-f objetiva no campo obrigacional, sobre os quais traamos linhas gerais no captulo precedente a este. Partindo-se da premissa de que o adimplemento assume o papel de finalidade ideal do vnculo (e no pura e simplesmente o momento terminal deste), pode-se, com segurana, afirmar que ele no mais se esgota nem se equipara realizao da prestao principal.[xli] Isso porque,

37

[...] no se est aqui a tratar exclusivamente do ato de algum destinado extino de um vnculo, mas um ato (ou conjunto de atos) que possui um contedo finalstico no voltado exclusivamente satisfao de uma das partes e nem vinculado exclusivamente aos interesses prestacionais. O adimplemento passa, ento, a ser compreendido como a realizao de todos os interesses envolvidos na relao e emanados do vnculo: sejam interesses conectados direta ou indiretamente aos deveres principais, sejam interesses decorrentes da incidncia da boa-f objetiva sobre o vnculo. Logo, eis por que Martins-Costa conceitua adimplemento como [...] o cumprimento da prestao concretamente devida, presente a realizao dos deveres derivados da boa-f que se fizeram

instrumentalmente necessrios para o atendimento satisfatrio do escopo da relao, em acordo ao seu fim e s suas circunstncias concretas. [xlii] A evoluo conceitual do adimplemento implica, por tal razo, uma genuna releitura temporal, funcional e consequencial do inadimplemento. Melhor dizendo, alteram-se o momento de verificao do adimplemento (tempo), as condies para sua configurao (conceito em sentido estrito) e os efeitos que dele decorrem (consequncias).[xliii] Notas:
[i]

MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de Direito Civil: direito Saraiva, 1984. p. 3.

das obrigaes. 19.ed. So Paulo:

[ii] Cf. FIUZA, Cesar. Essncia do vnculo obrigacional. Revista Trimestral de Direito Civil, Rio de Janeiro: Padma, v.2, p. 35-40, abr./jun. 2000.
[iii]

Costa, Judith Martins. A boa-f no direito privado. So Paulo: RT,

2000. p. 383.
[iv] [v]

Ibid., p. 384. PINTO, Carlos Alberto da Mota. Cesso de Contrato. So Paulo:

Saraiva, 1985. p. 264.


[vi]

NORONHA, 2003, p. 71-75 passim.

38
[vii]

RIGHI, Eduardo; RIGUI, Graziela M.V.Boabaid. A complexidade

obrigacional e a violao positiva do contrato no ordenamento jurdico brasileiro. Revista Forense, Rio de Janeiro: Editora Revista Forense, v. 104, n. 395, p. 101, jan/fev. 2008.
[viii] [ix]

COSTA, 2000, p. 384.

CORDEIRO, Antonio Manuel da Rocha e Menezes. Da boa-f no

Direito Civil. Coimbra: Almedina, 2007. p.588.


[x] [xi]

COSTA, 2000, p. 388-392 passim. Aduz o jurista Clvis do Couto e Silva que a concepo de totalidade,

em que pese fruto da filosofia estica, levou sculos para ser transportada para a seara do direito: produziu, antes, influxos na Biologia e na Psicologia, atravs dos trabalhos, respectivamente, de Driesch e Ehrenfels. Para ele, sob o ngulo da totalidade, o vnculo passa a ter sentido prprio, diverso do que se se tratasse de pura soma de partes, de um compsito de direitos, deveres, pretenses, obrigaes, aes e excees. Se o conjunto no fosse algo orgnico, diverso dos elementos ou partes que o formam, o desaparecimento de um desses direitos ou deveres, embora pudesse no modificar o sentido do vnculo, de algum modo alteraria sua estrutura (SILVA, Clovis do Couto e. A obrigao como processo. So Paulo: Bushatsky, 1976. p. 9).
[xii] [xiii]

Ibid., p. 11. GUERRERO, Camilo Augusto Amadio. Notas elementares sobre a

estrutura da relao obrigacional e os deveres anexos de conduta . Revista de Direito Privado, n. 26, p. 57, abr./jun. 2006.
[xiv]

LBO, Paulo Luiz Netto. Teoria geral das obrigaes. So Paulo:

Saraiva, 2005. p. 63.


[xv] [xvi]

Ibid., p. 64. COSTA, Mrio Jlio de Almeida. Direito das Obrigaes. Coimbra,

Almedina, 2004. p. 65.


[xvii] [xviii]

NORONHA, 2003, p. 54-55. Alguns exemplos foram extrados de NORONHA, 2003, p. 58.

[xix] Cf. AMARAL, Francisco. Direito Civil: introduo. 5.ed. rev. Rio de Janeiro: Renovar, 2003. p. 201.
[xx]

PERLINGIERI, Pietro. Perfis do direito civil. 3.ed. Rio de Janeiro:

Renovar, 1997. p. 128.

39
[xxi] [xxii]

NORONHA, 2003, p. 55. Consoante adverte Fernando Noronha, os deveres secundrios

de prestao, ou acessrios, tpicos de obrigaes complexas, no se confundem com as chamadas obrigaes acessrias: estas constituem relaes obrigacionais completas, embora na dependncia de outras obrigaes, chamadas de principais, ao passo que os deveres acessrios so meros deveres de prestao, dentro de uma nica relao obrigacional. (Ibid., p. 80).
[xxiii] [xxiv]

Cf. COSTA, Mrio Jlio de Almeida, 2004, p. 65-66. Art. 389. No cumprida a obrigao, responde o devedo r por

perdas e danos, mais juros e atualizao monetria segundo ndices oficiais regularmente estabelecidos, e honorrios de advogado.
[xxv]

Art. 395. Responde o devedor pelos prejuzos a que sua mora

der causa, mais juros, atualizao dos valores monetrios segundo ndices oficiais regularmente estabelecidos, e honorrios de advogado.
[xxvi]

Emprega-se, aqui, a terminologia utilizada por Judith Martins-

Costa para referir-se operatividade da boa-f no direito obrigacional (COSTA, 2000, p. 409).
[xxvii]

NEVES, Jos Roberto de Castro. Boa-f objetiva: posio atual

no ordenamento jurdico e perspectivas de sua aplicao nas relaes contratuais. Revista Forense, Rio de Janeiro: Editora Revista Forense, v. 351, p. 168, jul./ago./set. 2000.
[xxviii] [xxix]

GUERRERO, 2006, p. 70. Art. 422. Os contratantes so obrigados a guardar, assim na

concluso do contrato, como em sua execuo, os princpios de probidade e boa-f.


[xxx] [xxxi] [xxxii]

PINTO, 1985, p. 282. PINTO, 1985, p. 284. SILVA, Jorge Cesa Ferreira da. A Boa-f e a violao positiva

do contrato. Rio de Janeiro: Renovar, 2007. p. 95. [xxxiii] Cf. BRANCO, Gerson Luiz Carlos. A proteo das expectativas legtimas derivadas das situaes de confiana: elementos formadores do princpio da confiana e seus efeitos. Revista de Direito Privado, n. 12, p. 169-225, out./dez. 2002

40

[xxxiv] PINTO, 1985, p. 288. [xxxv] VICENTE, Drio Moura. A responsabilidade pr-contratual no Cdigo Civil brasileiro de 2002. Revista Trimestral de Direito Civil, Rio de Janeiro: Padma, v.18, p. 4, abr./jun. 2004.
[xxxvi]

Cf. DONNINI, Rogrio Ferraz. Responsabilidade ps-contratual no

novo cdigo civil e no cdigo de defesa do consumidor. So Paulo: Saraiva, 2004.


[xxxvii] [xxxviii]

CORDEIRO, 2007, p. 604. Ibid., p. 606.

[xxxix] SILVA, 2007, p. 69.


[xl]

AZEVEDO, lvaro Villaa. Teoria geral das obrigaes. 10.ed. So

Paulo: Atlas, 2004. p. 128.


[xli]

SILVA, Jorge Cesa Ferreira. Adimplemento e Extino das

Obrigaes. So Paulo: RT, 2007. p. 39.


[xlii]

COSTA, Judith Martins. Comentrios ao novo Cdigo Civil. Rio de

Janeiro: Forense, vol. 5, t. 1, 2003. p. 66.


[xliii]

Cuida-se de tripartio lanada por SCHREIBER, Anderson. A trplice

transformao do adimplemento: adimplemento substancial, inadimplemento antecipado e outras figuras. Revista Trimestral de Direito Civil, Rio de Janeiro: Padma, v.32, p.10, out./dez. 2007.

Exerccio Claudio contratou Roberto para realizar um retrato em pintura a leo de sua famlia. Roberto e conhecido mundialmente por sua capacidade em realizar pinturas deste tipo. Na data marcada para realizao do trabalho Roberto no compareceu. a) como se chama esse tipo de obrigao? b) possvel compelir Roberto a realizar o servio? c) Qual o objeto imediato e mediato desta obrigao? Anderson firma um contrato com Jeferson para uma compra a venda de um veiculo. A critrio de Jeferson, este pode entrega tanto o carro acordado

41

quanto a motocicleta, no exigvel a entrega da moto. Na data da entrega Jeferson no entrega nem o carro nem a moto. a) Como se chama este tipo de obrigao? b) Quais as caractersticas deste tipo de obrigao? c) possvel exigir a prestao subsidiaria? d) Qual e a diferena entre direitos reais e obrigaes reais? e) Qual e a diferena entre direito das obrigaes e obrigaes reais? Andr contratou Roberto para erguer um muro ao redor de seu terreno no lago sul. Na data marcada para realizao do trabalho Roberto no compareceu. a) Como se chama esse tipo de obrigao? b) E possvel compelir Roberto a realizar o servio? c) Qual o objeto imediato e mediato desta obrigao? d) Se tivesse sido estipulada outra prestao, com as mesmas caractersticas da original, como se chama essa obrigao? O que distingue os direitos reais dos pesoais? Como se classifica as obrigaes? Maria de Souza firmou, em 20/1/2010, contrato de compra de um automvel com a loja belo carros, de um gol, ano 2007, no valor R$ 10.000,00 (dez mil reais), como no tinha o valor financiou o veiculo em 20 (vinte) parcelas de R$ 700,00 (setecentos reais), com o vencimento para o dia 05 de cada ms. Quando estava na quinta parcela Maria ficou desempregada, bateu o carro e no teve mais condies de pagar o financiamento e nem consertar o carro. a) Primeiramente qual e a espcie de obrigao? Como advogado o que aconselharia a Maria fazer? Comente o principio da imputao? Comente sobre o Principio da Eticidade com o Principio Contratual da boa-f objetiva? Comente o modo de execuo da obrigao?

You might also like