You are on page 1of 2

Unidade de Ensino Dom Bosco Disciplina: Informtica Alunos: Ana Cassia, Eduardo Jansen e Jullian e Marcia Regina Dissertao:

A sociedade de risco e o Direito

E visvel que nas ultimas dcadas a sociedade passa por uma constante mudana em todos os meios sociais, polticos e principalmente tecnolgico. A tecnologia trouxe vrios benefcios como a cura de varias doenas, o surgimento de vacinas, a diminuio das distancias, seja atravs do desenvolvimento dos meios de transportes ou dos meios de comunicaes. Mas juntamente com todas essas beneficies a cincia mostrou a sociedade o seu lado obscuro, como a prpria historia nos demonstra. A exemplo podese mencionar o desastre nuclear de Chernobyl, as desastrosas experincias das exploses das bombas atmicas, que resultou em inmeras mortes e comprometimento de geraes futuras. Esse avano tecnolgico de forma acelerada e sem controle agride diretamente o meio ambiente e o homem, que se encontra sem rumo diante de tantos acontecimentos. Surge sociedade de risco, que ate ento estava fadada a certeza do seu futuro, principalmente o homem, que segundo preceitos bblicos fora criado, com a previsibilidade de que nasceria, cresceria, multiplicaria e s depois morreria. Hoje duvidava de toda essa perspectiva, pois a tecnologia que tantos beneficio trouxera, trazia muitos consigo muitas falhas. Gerando ansiedade e medo. Diante de tantas controvrsias o Direito no pode se mostrar indiferente a essa situao. Isso porque a tecnologia tambm chegou ao Poder Judicirio, seja para agilizar os processos ate ento estocados em forma de papeis e aos poucos so digitalizados. Seja atravs de meios para ajudar a ter uma resoluo da lide de forma mais rpida. Mas a tecnologia que adentra no Poder Judicirio tambm no esta isenta dos problemas de risco que acompanha a sociedade, tambm tem seu lado positivo e negativo. Por exemplo, o excesso de digitalizao dos processos pode acarretar numa perda incomensurvel de todo um trabalho de dcadas desses tribunais numa situao de pane tecnolgica. O uso constante de criptografia na resoluo de lides, pode resultar em falhas processuais. Uma pergunta que necessita de uma resposta urgente, e: A tecnologia utilizada no Judicirio esta acompanhando os anseios da sociedade? A sociedade que procura o

Judicirio cheio de angustia e ansiedade quer e que seus problemas sejam solucionados, no interessa se utilizam ou no tecnologia, e se utilizar que seja em seu beneficio, no espera de forma alguma que ela venha prejudica-la, tem que suprimir as mazelas encontradas no judicirio e em toda sociedade para que assim a incerteza gere certeza e garantia de justia para aqueles que mais carece dela.

You might also like