You are on page 1of 48

2009

Curso Preparatrio aoConcursoMAPA



Doenas de Notificao Obrigatria, Epidemiologia e Bioestatstica


Profa.MariadoCarmoPessoa

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

Adaptaodotextodo Prof.RABINDRANATHLOYOLACONTRERASUFMG.

EVOLUODOPENSAMENTOSOBREOCONCEITODESADE/DOENA Aexplicaoparaasdoenascomopassardostempossebaseouem8TEORIAS: 1TeoriadaIntroduodosMausEspritos, 2TeoriadoCastigoDivino, 3TeoriadosCausantesHumanos, 4TeoriaMiasmtica, 5TeoriaMicrobiolgica, 6TeoriaMulticausal, 7TeoriaEcolgica, 8TeoriaSocial.

Astrsprimeirasteoriasbaseiamseemcausassobrenaturais,divinas. Nateoriamiasmticaanaturezaconsideradacomocausadasenfermidades.Esomenteapartir dessa, que a natureza e suas modificaes so levadas em conta na explicao dos problemas desade. 1INTRODUODEMAUSESPIRITOS As pinturas rupestres na caverna de Trois Frre na Franca atribudas ao Homem de Cro Magnon (20.000 anos atrs), sugerem que o mdico da poca era em tipo de feiticeiro encarregado de afugentar os maus espritos. Sendo assim, uma interpretao sobrenatural, mgica. Atribui a doena a influencia de maus espritos no corpo. O medico/bruxo alm de curar tinha a funo de garantir boa caa, por meio de suas bruxarias. Desde esta poca, havia integrao entre a medicina e a economia, tal qual se postula hoje em dia (epidemilogosdevanguarda).

2CASTIGODIVINO Outra verso sobrenatural, porm mais elaborada surgiu sob influncia das religies, o conceito de divindade e assim a interpretao da doena surge como Castigo Divino pelos pecadosdohomem.Prevaleciaofervorreligioso,particularmenteodaIgrejaCatlica.

3CAUSANTESHUMANOS

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

A explicao das doenas passa a ser uma espcie de alucinao coletiva onde nem as doaes Igreja adiantavam para aplacar a ira Divina. Utilizouse ento, por meio da racionalizao, um Bode Expiatrio, isto , de procurar uma vtima entre aquelas pessoas da massaqueprovocavamsentimentosprimitivoscomo: Inveja, antipatia, desconfiana, sadismo, medo. Nesta poca os judeus que se destacavam por ter o controle dos bancos, isto : tinham certa superioridade financeira e at intelectual,assimforamperseguidosemortoscomosendoBruxos. 4DOUTRINAMIASMTICA aprimeirainterpretaonosobrenatural. As causas telricas, em geral ambientais eram as que explicavam o aparecimento de doenas. Nesta poca (sec. XVII) prevaleceu a doutrina miasmtica, onde as impurezas ou corrupesquesurgiamdoambientegeravamEpidemias.

5DOUTRINAMICROBIOLGICA O esprito crtico desenvolvido aps a revoluo Francesa e a Industrial (1830) parece ter influenciado na interpretao uni causal da doena. Com o desenvolvimento tecnolgico favorecendo o desenvolvimento do microscpio e das cincias fsica, qumica, biolgicas e a patologia.ComistoaMedicinaencontravaexplicaesmaispositivistas/concretas. Inmeras descobertas microbiolgicas caracterizaram esta poca: bactria do Antraz por Pasteur,obacilodaTuberculoseporKch.Nesteenfoqueoparasita,abactriaeposteriormente ovrus,passaramaseranicacausadasdoenas. OfamosoCiclodeKOCHoquemaiscaracterizaestapoca:Isolamento,inoculaoemanimais sadios, e reproduo da doena so os elos nicos e necessrios para fechar o crculo e explicar asdoenas. Assim o mtodo POSITIVISTA, decompe o fenmeno, por meio de anlise sem reconstruir o concretopormeiodasntese. Assim, tende a considerar o indivduo (nfase na clnica) e no o coletivo esquece completamente a interaodomeioedosfatoressociais.Nesteperodoostrabalhossoexclusivamentedescritivos 6TEORIAMULTICAUSAL Diante dos insucessos de algumas teraputicas baseadas na teoria uni causal, que nem sempre permitia acabar com a doena, e de que a simples presena do agente nem sempre reproduzia a doena, l pelos anos 30, surge a teoria da Multicausalidade. Esta foi

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

consolidadanosanos60porMACMAHON,quediziaqueadoenaresultadodeum,seno demltiplosfatorescausaisedainterrelaoentreeles. 7TEORIAECOLGICA Pelo fato dos animais e vegetais estarem integrados em Ciclos Bioenergticos, h uma forte relao deinterdependnciaentreeles(ecossistemas). Esquematicamenteestesfatorespodemseragrupadosemtrsclasses: OAgente, OHospedeiro, OAmbiente.

UMAVARIANTEMAISDINMICADOMODELOMULTICAUSAL! TRADEECOLGICA(LEVEL&CLARK):

Qualquer modificao em qualquer dos elementos do ecossistema desencadear uma srie de adaptaesdosdemaiscomponentes,podendodesencadeardoenas. Sabesequeentreosanimaisasrelaesdeinterdependnciaspodemassumirdiversasformas: Predao, Parasitismo, Comensalismo, Mutualismo.

8TEORIASOCIAL Enfoca o processo sade/doena como um problema coletivo e, portanto social: O fato de considerar como fenmeno coletivo faz com que seja inevitvel considerar o carter social da doena.Soasrelaessociaisqueexplicamaspatologias. Doena: resultado de uma transformao das relaes entre hospedeiro, agente e ambiente, transformaodevidaaosprocessossociaiseintimamentevinculadaaosmodosdeproduo.

Macroepidemiologia:

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

Este enfoque permite explicar no s as patologias prprias dos diferentes grupos sociais ou camadas populacionais, mas tambm, reconhecer e incorporar o trao histrico dos fenmenos desade/doena.Paraanlisedestesfenmenosnecessriooestudosistemticode: Processos estruturais da sociedade que possibilitam a explicao da apario de condiesparticularesdevida; Perfis de produo e de consumo dos diferentes grupos scioeconmicos com as potencialidadesdesadeecomoriscodeadoeceremorrer; Integrao dos fenmenos biolgicos que conformam os padres tpicos de sade/doenadessesgruposdeindivduos.

Asestruturasdeproduoecomrcioagropecuriosestodeterminadosporfatoresecolgicos, scio/econmicos,culturaisegeopolticos. Assim, o surgimento de grandes centros de consumo, criao de indstrias frigorficas, infraestruturadeviaspblicasedemeiosdetransporte,estratgiasepolticaslocais,nacionaise internacionais tem determinado no setor agropecurio especializaes das formas de produo/explorao. Exemplos: Economiapecuriaextrativista.

Criao extensiva de bovinos para produo de carne, propriedades grandes, rebanhos grandes, baixa densidade, importao escassa, interveno humana em infraestrutura escassa, reinverso baixa, influncia scioeconmica lenta, que correspondem aos Ecossistemas Endmicos Primrios (agente permanente, populaes animais estveis, pouco ou nula morbidade)Ex:Pantanalmatogrossense,ChacoParaguaio. Economiamistadetransformaoparacarne.

Recria ou engorda semiintensiva de gado, intensa mobilizao animal. Corresponde ao EcossistemaEndmicoSecundrioouEpiendmico.Comapariodeinmeroscasosclnicos. Economiadetransformaoparaleite

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

CorrespondeaosEcossistemasEspordicosouParaendmicos. EconomiaMercantilSimples.

Pode ser de explorao bovina complementar. Explorao bovina de subsistncia. Corresponde aosEcossistemasEspordicosouParaendmicos

Traduodotextode Dr.SantiagoUrcelayVicente FaculdadedeCinciasVeterinriaePecurias. UniversidadedoChile.

DEFINIO H tantas definies sobre Epidemiologia quanto existem autores escrevendo sobre o tema e a nfase est orientada ao sujeito da ao, isto se do ser humano ou dos animais. Porm, todas estas definies concordam que a Epidemiologia estuda a sade e a enfermidade das populaes com a finalidade de manter a sade e controlar ou erradicar as doenas destas populaes. Epidemiologia uma forma de pensar, para manter os padres de sade e prevenir, controlar, erradicarospadresdaenfermidadenaspopulaes.(UrcelayVicente) HISTORIADASADEEDAENFERMIDADE A vinculao da Epidemiologia com as enfermidades dos animais vem desde a histria do homem, mesmonotendosidodescritacomestemesmonomenapoca,oquesefaziaeramprocedimentos incorporadoseusadospelaepidemiologia. Por outro lado, os que realizavam estas funes no eram os que hoje chamamos de Mdicos Veterinrios, mas os que executavam as mais diferentes atividades nas sociedades daquela poca, como os curandeiros, os ferreiros, os mdicos e todos os que se interessavam em problemas de sadepblicaesadeanimal. A teoria causal das enfermidades teve sua primeira explicao no sobrenatural, especialmente no castigo dos Deuses, para o qual era necessrio ter algumas tticas preventivas e curativas para abordar estas situaes. Aparecem ento os sacrifcios, os exorcismos e oraes especiais, que permitiriamaplacaraFriaDivina,poraesinadequadasquedeveriamtercometido. Posteriormente, aparecem fatores naturais, ambientais como causa das enfermidades nos homens e nos animais, para o qual se recorria a procedimentos como isolar o at matar os enfermos, se estabelecem assim as quarentenas. Neste perodo tambm comeam a descrever certos sinais e

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

sintomas que coincidiam com determinados quadros especficos aparecendo assim os primeiros registrosdedescriesclnicasdeenfermidades. Assim que o nomadismo comea a diminuir e os homens concentramse em pequenos vilarejos que se transformam em cidades, aparecem novas enfermidades devido concentrao e produo de dejetos do prprio ser humano e comeam a desenvolver diferentes formas de higiene e saneamento bsico para controllas. Nessa poca, ao homem levar seus animais de companhia s cidadestambminiciamosproblemasdesadeanimal. Durante o sculo XIX e primeira parte do sculo XX, se descobre que a causa das enfermidades tem agentes infecciosos especficos e para isto so desenvolvidos mtodos de diagnstico, provas de populaes/rebanhos, controle de vetores, imunizao em massa, e educao em sade para a comunidade. A partir de ento iniciam os primeiros trabalhos que hoje chamamos de estudos epidemiolgicos. Principalmente durante a segunda metade do sculo XX, que se entende que para explicao da enfermidade era necessrio algo mais do que a presena do agente e seu efeito em hospedeiro assim, foi dado maior nfase aos fatores ambientais, para os quais foram muito importantes para estabeleceraspolticassanitriasdecontroleoudeerradicaodasenfermidades. Por isso comeam a desenvolver os diagnsticos epidemiolgicos com uma viso holstica, incorporando as descries das enfermidades em sua dimenso temporal e espacial, as anlises qualitativasequantitativas,ossistemasdevigilnciaedemonitoramento. Literaturacomplementar: 1. TRHUSFIELD,Michael.EpidemiologiaVeterinria.2.ed.SoPaulo:Roca2004.

Traduoeadaptaodotextode ROSENBERG,FLIXJ.OprocessoEpidmico.In:______ Princpiosdeepidemiologia.Sriedemanuaisdidticos,n.1, CentroPanamericanodeFebreAftosa:RiodeJaneiro/OPAS,1977.p4968.

Os dois conceitos de endemismo aceitos mais comumente provm respectivamente da epidemiologiaedaecologia:

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

Epidemiologia: O endemismo caracterizado como a freqncia mais ou menos persistente e com pequenas variaes da ocorrncia de uma enfermidade. Ou seja, h endemismo cada vezqueoriscoepidemiolgicomaisomenosconstanteemaiorquezero. Ecologia: A participao de uma determinada espcie a um ecossistema definido. Esta presena endgena explicada a partir de conceitos de antropia ou equilbrio. Baixas relaes antrpicas (geradoras de energia) tendem a manter os nveis populacionais das diversas espcies que compem o ecossistema em forma mais ou menos constante, dizer que esto pouco sujeitas a trocas importantes. Dizse que as populaes esto em equilbrio relativo entre si. Nestas circunstncias o equilbrio entre as espcies, agente e hospedeiro tendemacriarumecossistemaendmico.

Ambas as definies no so contraditrias j que o endemismo ecolgico, explica o Risco Epidemiolgico constante por meio do equilbrio relativo entre as populaes, agente e hospedeiro. No entanto tampouco so coincidentes, j que o conceito de Risco Epidemiolgico exclusivamente faz referncia presena mais ou menos continua da enfermidade, geralmente com freqncias relativamente baixas, sem discriminar entre a origem endgena ou exgena do agente. Por outro lado, quando se fala de endemismo sob o ponto de vista da ecologia, se est fazendo referncia participao do agente a determinado ecossistema sem tomar em conta a ocorrncia da enfermidadeemsi.

RiscoEpidemiolgicoeEcossistemas.
O conceito clssico de risco epidemiolgico se refere a uma probabilidade de ocorrncia de um evento baseado nas freqncias histricas tanto do evento como dos componentes epidemiolgicos quefazemoriscodaocorrnciadasenfermidadestransmissveissoosseguintes: I) A taxa de contato efetivo: a probabilidade de contato entre um indivduo capaz de transmitirainfeco,infectanteeosusceptvel.Estataxaprodutode: 1) Densidade da populao e outras caractersticas de manejo que facilitem o contatoentreosindivduose, 2)Aproporodeinfectantesesusceptveisnapopulaototal.

II) As fontes de infeco, ou infectantes: Se trata do nmero de indivduos infectados e que estoemcondiesdetransmitiroagente. III)Ossusceptveis:onmerodeindivduosqueexpostosoagente,estoemcondiesde reproduziloedecriarnovosinfectantes. IV) A populao imune: ou seja, os indivduos que por exposio prvia a um infectante ou mediante a imunizao externa no so capazes de reproduzir a infeco, mesmo quando expostosauminfectante. De acordo com o ponto de vista da ecologia, se caracterizam de acordo com o tipo de equilbrio que mantm o agente com seu meio, assim chamamos de ecossistemas. Para o caso das doenas transmissveis,sepodereconhecerosseguintesecossistemas(DETERMINANTESEPIDEMIOLGICOS): EcossistemaEndmico,

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

EcossistemaEpiendmico, EcossistemaParaendmico, EcossistemaIndene. EcossistemaEndmico: OuEndmicoPrimrio,quandooagentefazpartenaturaldoecossistema


Suscetvel Suscetvel

Infectado

EcossistemaEpiendmico: Ou Endmico Secundrio, quando independentemente da existncia natural do agente ou no ao ecossistema,existeumarelaodedependnciaentreoecossistemaeoexteriorquandooagente introduzido.
Animalimune

Animalinfectado

Suscetvel


Suscetvel Animalinfectado

Animalimune

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

EcossistemaParaendmico: Quando a relao agente/hspede se d exclusivamente com a introduo mais ou menos ocasional doagenteaoecossistema.

EcossistemaIndene: Quandosejaporrazesnaturaisoumedianteintervenodohomem,oagenteestexcludodo ecossistema.

Assim, sob o ponto de vista dos componentes epidemiolgicos eles so formados da seguinte maneira:

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

I) TAXADECONTATOEFETIVO ParaformaroEcossistemaEndmicoPrimrio: A presena contnua da infeco com oscilaes de pequena magnitude por um lado e o equilbrio relativo entre os diversos componentes do ecossistema, por outro lado necessria a existncia de uma baixa, porm persistente taxa de contgio efetivo. Se a taxa muito baixam no haver oportunidade de contato entre um infectante e um susceptvel, com o qual o endemismo se aborta. Pelo contrrio, se a taxa demasiado alta, a totalidade dos susceptveis se infectar e, em conseqncia o endemismo tambm se interrompe. A baixa taxa de contagio efetivo nos ecossistemas endmicos pode se dar por uma baixa densidade populacional, pela apario lenta de novos infectantes, por sua presena de um reduzido nmero de susceptveis ou uma combinao deles. ParaformaroEcossistemaEpiendmico: A caracterstica do epiendemismo a ocorrncia estacional de picos epidmicos. Isto requer que a taxa de contato efetivo seja varivel. Se a variao for de origem exclusivamente endgena (movimentos estacionais de indivduos) mediante um aumento estacional da taxa de contato efetivo ficaria exposta a totalidade dos susceptveis e, portanto, o endemismo desapareceria. Justamente a caracterstica secundria, ou dependente deste tipo de ecossistema est baseada na variao estacional da taxa de contato efetiva, se deve a influncias exgenas. Estas podem ocasionar tanto uma variao no contato populacional como no aumento de infectantes ou susceptveis, ou combinaodeles. ParaformaroEcossistemaParaendmico: Est mais referido ausncia do agente endgeno que a taxa de contato efetivo. Porm as caractersticas da autoeliminao do episdio infeccioso exigem que, ou as taxas de contato sejam extremamentealtas,paraatotalidadedesusceptveisseexponhaemumbreveespaodetempo,ou que a taxa seja suficientemente baixa para que a transmisso entre os infectantes e os susceptveis sejaautolimitada. ParaformarosEcossistemasIndenes: Visto que se caracterizam exclusivamente pela excluso do agente, a taxa de contato efetivo zero pordefinio II) FONTESDEINFECOOUINFECTANTE

EcossistemaEndmicoPrimrio: Por definio neste ecossistema se encontra sempre disponvel pelo menos um infectante, a qual resultadeprocessosinfecciososprecedentes.Ageraodenovosinfectantes,sendoprodutodeuma taxa baixa de contato efetivo. Ser lenta e no muito diferente do nmero de infectantes

10

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

eventualmente extrados do ecossistema somado ao coeficiente de transformao de um infectante em imune. Desta maneira a gerao e extino de infectantes tm valores semelhantes. Mesmo quando se aceita por definio que os infectantes permanecem no ecossistema no se pode descartar a possibilidade de gerao de equilbrios semelhantes ao descrito, mediante a introduo peridicadeocasionaisfontesdeinfeco. EcossistemaEpiendmico: A ocorrncia desequilibrada de episdios explosivos de enfermidade nos ecossistemas secundrios est vinculada a acumulao de um elevado nmero de infectantes em um determinado momento do ciclo epidmico. O momento no qual se manifesta o pico epidmico depender do principal fator de risco responsvel pela dependncia epidemiolgica. Por exemplo, se so introduzidos ao ecossistema um grande nmero de infectantes, o pico epidmico ser precoce e o episdio ter curta durao. Se por outro lado a dependncia est mais relacionada introduo ou acumulao de susceptveis, eventualmente expostos a infectantes preexistentes ou de origem externa, o pico epidmicosertardioeoepisdiodemaiordurao. EcossistemaParaendmico: A origem das fontes de infeco so por definio, externos ao ecossistema. O nmero de infectantes introduzidos ser responsvel pelo desenvolvimento do processo epidmico. O maior nmero de infectantes introduzidos ( igual taxa de contato efetivo e o nmero de susceptveis) o episdiosermaisgraveedemenordurao. EcossistemasIndenes: Oinfectanteestexcludodosecossistemasindenes,ouseja,porbarreirasnaturaisoupelaaplicao demedidassanitriasdeproteo. III) OSSUSCEPTVEIS

EcossistemaEndmicoPrimrio: caracterizado por um nmero mdio de imunes, produto de sua exposio contnua aos infectantes.Estaproporodeimunesdevesersuficientementebaixaparapermitirareproduodo processo infeccioso. Quando o nmero de indivduos que se imuniza por exposio infeco semelhanteaonmerodenovossusceptveisincorporadospopulaopormeiodosnascimentos,o processoseendemiza.Estapodesertrocadaempopulaescomtaxasdecontagioefetivomaisalto, quandoseaplicaimunizaesexternas(vacinao),pormcomcoberturaparcial. EcossistemaEpiendmico

11

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

O pico endmico requer sempre uma populao susceptvel suficientemente elevada para permitir alta taxa de contagio efetivo. Uma vez iniciado o episdio, a populao de imune aumenta rapidamente at que em uma taxa de contato determinada o nmero de susceptveis disponveis j no seja suficiente para manter a transmisso viral em magnitude epidmica o processo tende a se tornarendmico. EcossistemaParaendmico Os requisitos iniciais de susceptveis so similares ao caso anterior. No entanto, ou seja, por rpida disseminaodoepisdio,ouporumareduzidataxadecontatozonal,osinfectantesproduzidosno encontram oportunamente nmero suficiente de susceptveis, com o que desaparecem as fontes internasdeinfeco. EcossistemasIndenes: Necessitam de indivduos imunes por exposio a fontes infectantes. No entanto no se exclui a possibilidadedeimunizaoexterna(vacinao),comomedidadeprevenoadicional. Fica claro que os ecossistemas no se encontram isolados entre si. evidente que pelo menos dois deles dependem de influncias externas para ser definidos como tais (end. Secundrio e paraendmico)aorigemdetaldependnciadeveestaremumterceiro. Em resumo, a interveno sobre um dos componentes epidemiolgicos, sem considerar os outros, nocapazdemodificarasituaoglobalderiscodeocorrnciadaenfermidade.

DeterminantesEpidemiolgicos
Formas Sociais e Econmicas de Produo Animal que determinam os ecossistemas de agentes transmissveis: Oquesoformasdeproduo? So categorias de anlise epidemiolgica que englobam as caractersticas dos componentes epidemiolgicos e suas relaes com ecossistemas determinados. Elas representam as formas concretas e especficas que assume a organizao da produo primria animal em uma estrutura econmica e social definida. As formas de organizao pecuria tm como determinante imediato sua insero particular em um mercado de insumos e produtos e como conseqncia os ecossistemas. FORMASPREMPRESARIAS: a) CaractersticasPrincipais:

Organizaes produtivas com predominncia extrativa (egressos preferencialmente de animais jovens so maiores que os ingressos), de manejo extensivo (grandes extenses e grandes rebanhos) destinadas a cria (eventualmente recria e s vezes terminao parcial)de bovinos e/ou ovinos para carne ( ou l). Sua caracterstica prempresarial se d pela escassa inverso em bens de capital, trabalhoetecnologia.Aprodutividadeporanimalouporhectarebaixa. b) DeterminantesdeMercado:

12

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

Esta forma de produo ocupa geralmente os espaos geogrficos novos ou marginais. O escasso desenvolvimento que caracteriza ditos espaos geogrficos implica em um potencial produtivo limitado e uma atividade pecuria incompleta, que depende de outras formas que completam a atividade produtiva. Ou seja, normalmente introduzem nos mercados bovinos de carne destinados a recria e/ou terminao em outras formas de produo pecuria. Sendo a atividade mais primria do blocosetorial,estasformassotomadorasdepreo. c) EcossistemaProduzido:

A caracterstica de extratividade define uma estrutura populacional com predominncia de animais adultos (matrizes) e suas crias, de nascimento geralmente estacional, em idades muito jovens (geralmente at o desmame). Em relao com os componentes epidemiolgicos mencionados mais acima,istosignificaque,deexistirumafonteinfectantenoecossistema,osanimaisadultostendema estar imunizados por exposio previa ao agente. As crias por sua parte vo substituindo por novos susceptveis aos imunes que saem ou morrem. Dado ao baixo nvel de inverso tecnolgica e s caractersticas de extenso da produo, a imunidade por vacinao em geral baixa ou inexistente. Por outro lado a caracterstica extensiva em rebanhos muito grandes determina uma densidade populacional baixa (baixa taxa de contato). As condies descritas fazem com que as formas pr empresariaisdeproduosejamasquemelhorrenemcondiesdemanterecossistemaendmico. Mesmoquandoumprocessoinfecciosotendaaseautolimitarlentamente,estarosempresujeitasa que a reintroduo ocasional de uma fonte de infeco gere novamente processos infecciosos de caractersticaendmica. FORMAEMPRESARIALDECRIADEGADODOCORTE: a) CaractersticasPrincipais:

So formas semelhantes anterior, porem a maior diferena um melhor aproveitamento da terra, oqueserefleteemumaprolongaodocicloprodutivonoprprioestabelecimento(recriaoucriae terminao). Isto significa que mantendo uma elevada predominncia da atividade extrativa. A produo menos extensiva tanto no que se refere ao espao como o tamanho do rebanho. Sua caracterstica empresarial est marcada pela agregao de valor ao capital/animal a partir de maior usodamodeobraedatecnologia. b) DeterminantesdeMercado:

Esta forma de produo resultado geralmente dos espaos geogrficos ocupados em primeira instncia pelas formas prempresariais, ou bem pelo desenvolvimento produtivo de reas cujo potencial de explorao qualitativamente melhor que aquelas. Sua relao com o mercado de carne tambm semelhante forma anterior, mesmo que a possibilidade de reter seus animais at um estado mais prximo de sua terminao para a engorda lhe d maior liberdade de deciso de preofixadopelosfrigorficosoupelosterminadoresdeanimais. c) EcossistemaProduzido:

Dada a variedade de opes que pode assumir esta forma de produo, seu grau de determinao sobre os fatores de risco epidemiolgico e sobre a conformao de ecossistemas tambm menos definido.Amaiordistribuiodesuaestruturapopulacionalnasdiversasfaixasetriasquecompem DiDatusEaD

13

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

um rebanho implica que estando a populao adulta imune, um episdio infeccioso tem maior probabilidade de abortar. A renovao dos susceptveis por meio dos nascimentos menos importantequenocasoanterior,jquesuaproporonorebanhogeralmenor.Pelocontrriosea populao no est imunizada suficientemente, a maior taxa d contato determinar o desenvolvimentodeumepisdioexplosivo,emgeralautolimitante,devidosuaexposiomassivas fontes infectantes. Em ambos os casos pouco provvel a manuteno endmica do agente a no ser que uma deficiente cobertura imunitria externa provoque artificialmente condies de endemismo.Emconseqnciadesuasrelaesdecompracomoexterior,estasformasdeproduo seroepiendmicasoumaisfreqentementeparaendmicas. FORMAEMPRESARIALDEPRODUODEGADODELEITE: a) CaractersticasPrincipais:

o agrupamento de estabelecimentos destinados a cria de vacas com a finalidade de comercializar sua produo leiteira. predominantemente extrativista. Geralmente a produo intensiva de leite implica na eliminao precoce de bezerros machos e das fmeas que excedam a reposio de matrizes descartadas (rebanhos estveis). A ocupao do espao mxima. O maior desenvolvimento empresarial destas formas implica em mxima inverso tecnolgica, assim como maiortaxadeanimal/modeobraassalariada. b) DeterminantesdoMercado:

A principal atividade econmica a comercializao de leite e secundariamente doe terneiros. Isto determina a ocupao preferencial de espaos prximos aos grandes centros de consumo urbano. Esta forma menos dependente do mercado de carne, porem possui dependncia extrema da fixaodepreosporpartedaindstrialctea.Estadependnciamximaseanalisequeoproduto obtido perecvel e que h grande inverso fixa em espaos relativamente reduzidos deixa poucas alternativasdeproduoaoempresrioleiteiro. c) EcossistemaProduzido:

As localizaes geogrficas particular desta forma de produo e de seu carter eminentemente extrativo determinam que as formas empresariais de produo leiteira estejam muito pouco expostas a introduo de fontes infectantes. Sua alta densidade populacional assim como os estreitos vnculos entre os diversos estabelecimentos por meio do circuito de coleta de leite fazem com que pela ausncia de imunidade, a introduo de um eventual infectante ocasione episdios de mxima gravidade tanto pela sua difuso como pelo impacto sobre a produtividade. Estas mesmas caractersticas somadas ao elevado nvel de inverso tecnolgica determinam que estes rebanhos estejamaltamenteimunizados.Emqualquerdoscasos,osepisdiosseriamabortadosjnoincio,ou teriam curso muito rpido e difuso vasta dentro do ecossistema. Tornandose puramente paraendmicos.Pormhdeseconsiderarqueem algunscasosapropriedadecompartilhadacom produo familiar de sunos, por matadouros/frigorficos, e em alguns pases por formas intensivas de corte (feedlot) Assim sendo pode se confundir com sistema endmico secundrio (freqente ingressodafontedeinfeco).

14

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

FORMADEPRODUOEMPRESARIALDEENGORDA: a) CaractersticasPrincipais:

Exploraes destinadas exclusivamente engorda de bovinos, geralmente na fase de terminao, mesmo que s vezes incluam recria previa. Em todo caso a cria prpria secundria ou inexistente. Esta a forma que representa o mximo da insero empresarial visto que se baseia em uma atividadequasetransformadoradeanimalcapitalemanimalprodutomedianteaconversoterminal de alimentos de origem vegetal em protena animal. Devido s caractersticas de atividade semi intensivamesmoemalgunscasoscomdesenvolvimentodefeedlot. b) DeterminantedeMercado:

Estasformasselocalizamemespaoimediatamenteanterioraoabate.Porestarazosotomadores de preo desta ltima, e so os principais formadores do preo at a atividade de cria, seu principal provedor.Oaltonveldeinversovarivelcomrelaoinversofixalhedliberdadedeoptarpela ocupao de suas terras com outras atividades produtivas quando os preos do mercado lhe so inconvenientes. c) EcossistemaProduzido:

Esta atividade forma um espao crtico onde se manifestam os fenmenos epidemiolgicos agudos aparentes. A alta densidade do gado, a predominncia de animais jovens, a diversidade de espaos econmicogeogrficos de onde vem os animais para engorda submetem a freqente introduo de infectantes, em geral em forma estacional, que desencadeiam focos epidmicos severos. Dependendo da composio do rebanho em diversas modalidades de engorda, e do tamanho da operao os episdios infecciosos podem prolongarse no tempo tendendo a endemizao. Esta endemicidade manifestar picos peridicos por ocasio da introduo de uma massa populacional importante de susceptveis, simultnea com a sada dos indivduos previamente imunizados por exposio a um episdio anterior. Em outros casos estas formas podem assemelharse ao ecossistema paraendmico com alta freqncia de episdios, quando a populao est exclusivamenteconstitudadeanimaisdeengordaecomaltaconcentrao.Finalmenteadominao econmica de engorda empresarial sobre as demais de atividades pecurias lhe confere a determinaodosciclospecurios(temporaleespacial). FORMASSUBFAMILIARESDEPRODUO: a) CaractersticasPrincipais:

Tratasedatendnciadepequenosrebanhosanimais,geralmentecompostosporumaouduasvacas com sua respectiva cria, um lote de caprinos. Em geral os animais ocupam espaos inapropriados como vias pblicas, terrenos invadidos e freqente sua localizao em espaos marginais em meio sreasocupadaspelasformasprempresariaisouempresariaisdecriadegadoparacarne. b) DeterminantedeMercado:

Caracterizase pela insuficincia de atividade produtiva para sustentar a economia familiar. Em conseqnciaestacomplementadapeloempregodeumoumaismembrosdafamliaematividade

15

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

empresarialruralouurbana.Aproduoanimalmarginalesebaseianoautoconsumoouvendade umapequenaquantidadedeleiteeocasionalvendadecriasoanimaisdedescarte. c) EcossistemaProduzido:

O impacto desta forma produtiva sobre a epidemiologia das enfermidades transmissveis normalmente escasso. O carter extensivo da cria, o tamanho reduzido do rebanho e a marginalidade de seus vnculos econmicos com o bloco setorial determinam a conformao de sistemas paraendmicos, de muito baixo risco, tanto de exposio de introduo ao infectante quanto ao desenlace de um processo infeccioso. Cabe ressaltar o importante papel desta forma de produo na manuteno de enfermidades crnicas especialmente quando compartilham o espao com formas prempresariais ou empresariais. Um exemplo freqente o aproveitamento de animais com boas aptido gentica porem descartado das formas empresariais, por seu baixo desempenhoprodutivo,normalmentecomoconsequnciadeenfermidadescrnicas. FORMAFAMILIARDEPRODUO: a) CaractersticasPrincipais:

Caracterizamse pela diversificao de espcies criadas na mesma propriedade. A ocupao do recurso terra deve exceder as reais possibilidades produtivas da mesma. A mo de obra utilizada prioritariamente familiar. Por tal razo, os tamanhos das operaes esto dados pelo tamanho da famlia (comunidade). Em alguns pases esta forma assume tamanho importante com acesso a melhoriastecnolgicas. b) DeterminantedeMercado:

Assume de forma caracterstica a atividade mercantil simples. Vale dizer, a produo para o autoconsumo e a colocao no mercado dos excedentes. Em geral ela ocupa espaos prximos aos centrosurbanos,compartilhandocomaatividadeempresarialdeleite.Emoutroscasos,nasreasde colonizao ou nas reas indgenas da subregio andina os espaos ocupados so exclusivos e relativamente distanciados de outras formas de produo e de comercializao. O produto mais comercializadooleiteeanimaisdesmamadosou c) EcossistemaProduzido:

A diversidade de forma que pode assumir a produo familiar faz com que sua determinao do estado sade/doena tambm seja varivel. O aproveitamento integral da terra determina elevadas taxas de contato, no somente dentro da propriedade como tambm na zona. Sua atividade predominante extrativa, por outro lado reduz a possibilidade de introduo de infectantes. Desta forma determinam o ecossistema paraendmico, com baixa freqncia de eventos agudos, porem com alta difusibilidade. Nos casos quando so compartilhados com a forma empresarial de leite, o fenmeno de concentrao na propriedade e disseminao zonal de enfermidade crnica freqente.

16

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

THRUSFIELD,M.DescrevendoOcorrnciadasDoenas.
In:______EpidemiologiaVeterinria. 2.ed.SoPaulo:Roca2004,p.5160.

PREVALNCIA Aprevalncia(P)onmerodeocorrnciasdeumadoenaoueventosrelacionados(ex:infecoou presena de anticorpos) em uma populao conhecida em um tempo determinado, sem distino entrecasosnovoseantigos.Quandootemponoespecificado,aprevalnciageralmenteserefere prevalnciapontual,queaquantidadedecasosdadoenanapopulaoemumpontoparticular detempo. Prevalnciadeperodoserefereonmerodecasosquesesabeteremocorridoduranteumperodo especfico de tempo: por exemplo, um ano (prevalncia anual). a soma de pontos prevalentes no incio do perodo e o nmero de novos casos que ocorreram durante o perodo, podendo, portanto ser usada quando no se sabe o momento exato do aparecimento da condio (por exemplo, algumascondiescomportamentais). Apesar de a prevalncia pode ser definida com o nmero de animais afetados, a mais significativa quandoexpressaemnmerodeanimaisdoentesemrelaoaodeanimaisdapopulaoderiscode desenvolveradoena: Por exemplo, em uma propriedade de 200 vacas, se 20 estiverem com claudicao em um determinado dia, ento a prevalncia de claudicao no rebanho naquele instante seria de 20/200, isto 0,1. Essa proporo representa a probabilidade de um animal ter uma doena especifica. A prevalnciapodetervaloresentre0e1,enotemdimenso.svezes,expressaemporcentagem. Assim, a prevalncia de 0,1 corresponderia a 10% (0,1 = 10%). Alm disso, se a doena rara, sua prevalnciapoderserexpressacomo: Nmerodecasosdadoena P=x10n Populaoderisco Nmerodeindivduosdoentesemumdeterminadopontonotempo

P= Nmerodeindivduosnapopulaoemrisconaqueledeterminadopontodotempo

Onde n = a um nmero inteiro, dependendo da raridade da doena. Assim a prevalncia pode ser expressapor10.000populaoderisco(n=4)oupor1.000.000populaoderisco(n=6). INCIDNCIA

17

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

Incidncia o nmero de casos novos que ocorrem em uma populao em perodo especfico de tempo.Osdoiscomponentesessenciaisdaincidnciaso: 1. Onmerodenovoscasos; 2. Operododetempoemqueosnovoscasosocorreram. A incidncia, como a prevalncia, pode ser definida simplesmente com o nmero de animais afetados,mastambmusualmenteexpressaemrelaopopulaoderisco. IncidnciaAcumulada A incidncia acumulada (cumulative incidence, CI) (tambm denominada risco) a proporo de indivduosnodoentesnoiniciodoperododoestudoquesetornamdoentesduranteoperodo: CI= ,portanto,umaproporoquepodetervalorentre0e1(ouo100%)enodimensionvel. Assim, se 20 animais em um gatil desenvolvem viral felina durante uma semana, e havia 100 gatos sadiosnoinciodessasemana,ento: 20 Nmerodeindivduosqueficaramdoentesduranteumdeterminadoperodo Nmerodeindivduossaudveisnapopulaonoinciodoperodo

CI==0,2 100

Quantomaislongooperododeobservao,maiororisco.Assim,semais10gatosdesenvolverama doena durante a segunda semana a incidncia acumulada seria de 0,3 parta o perodo de duas semanas. Se a incidncia acumulada for estimada por um perodo de tempo, x pode ser extrapolada paraoperodo,y: CIy=1(1CIx)y/x Assumindosequeoriscoconstante(Martinetal.,1987). Porexemplo,seaincidnciaacumuladaemumaano0,30,portrsanos: CI=1(10,30)3/1 =10,73 =10,34 =0,66 A incidncia acumulada uma indicao do risco mdio de desenvolvimento da doena durante um determinadoperodo,emambos,indivduoepopulao.calculadasparaaprimeiraocorrnciada doena (ao invs de para mltiplas ocorrncias). Quando se calcula a incidncia acumulada, animais adicionaisemrisconopodemseracrescidosaoseunmeroinicialduranteoperododeobservao , portanto, apropriado quando as populaes so relativamente estticas (por exemplo, do sistema deproduotodosdentro/todosfora).

18

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

TAXADEATAQUE Algumas vezes a populao pode estar em risco por apenas um perodo limitado, seja porque a exposio ao agente causal breve seja porque o risco de desenvolver a doena limitado a uma faixa estreita de idade, tal como o perodo neonatal. Exemplos da primeira explicao seriam a exposio a um lote de alimentos contaminados com micotoxinas em propriedade de criao de bovinos (por exemplo, Griffins e Done, 1991) e a exposio radiao durante acidentes nucleares. Mesmo se observaes fossem feitas nos animais por um longo tempo, a incidncia no mudaria. Nessas circunstncias, quando o perodo de risco breve, o termo taxa de ataque usado para descreveraproporodeanimaisdedesenvolveremdoena. AplicaodeValoresdePrevalnciaeIncidncia Prevalncia e incidncia tm diferentes aplicaes. A prevalncia muito til se o interesse est enfocado na existncia de casos, por exemplo, na identificao de problemas de doenas para fins administrativos, para definir prioridades de pesquisa e estratgias de controle de doenas de longa durao e na avaliao detestes de diagnsticos. A incidncia acumulada usada para predizer uma mudanaindividualnoestadodesade,poisindicaaprobabilidadedeumindivduoficardoenteem um determinado perodo. Em contraste, uma taxa de incidncia no pode ser diretamente interpretada nonvelindividual,mas adequadaquandoavelocidadede desenvolvimento denovos casosemumapopulaonecessitaserconhecida. MORTALIDADE Asmedidasdemortalidadesoanlogassmedidasdeincidncia,masoacontecimentorelevante amorteaumadoenaespecfica,emvezdaocorrnciadenovoscasos MORTALIDADEACUMULADA A mortalidade acumulada (cumulative mortality, CM) pode ser estimada de forma similar da incidncia acumulada, mas com o numerador compreendendo o nmero de mortes decorrentes de uma doena particular, em um determinado perodo, e o denominador o nmero de indivduos expostos ao risco de morte nesse perodo. Animais doentes presentes no incio da observao so includos no denominador (para populaes fechadas, onde o tamanho do rebanho relativamente estvel). CM=Nmerodeindivduosquemorreramduranteumperodoparticular Nmerodeindivduosnapopulaonoinciodoperodo Taxademortalidadeespecfica A taxa de mortalidade (M) (densidade de mortalidade) calculada como taxa de incidncia. O numerador compreende o nmero de mortes. Entretanto, no denominador, continuam, at morrerem, os animais que desenvolveram a doena, pois constituem a populao dos que esto expostosaoriscodemorrerdepoisdedesenvolvla. CM=Nmerodemortesnapopulaodevidodoenaduranteumdeterminadoperodo Somadetodososindivduosduranteotempoderiscodemorte Taxademortalidadegeral

19

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

A taxa de mortalidade geral a taxa de mortalidade total para todas as doenas em vez de uma doena especfica em uma populao. Alguns autores no distinguem entre taxa de morte de uma doena especfica pode ser encontrada. Da mesma forma, a taxa da mortalidade bruta que se refere smortesportodasascausasdeveserdescrita. Letalidadedocaso A tendncia de uma condio de causar a morte dos animais afetados em determinado perodo a letalidadedocaso.Essaaproporodeanimaisdoentesquemorrem: L=Nmerodemortes Nmerodeanimaisdoentes A letalidade mede a probabilidade de morte entre os animais doentes no dimensionvel e pode tervaloresentre0e1(ou0100%). O valor da letalidade do caso depende do tempo de observao, que varia de perodos breves de hospitalizaoatvriosanos.
Porexemplo:

Em1dejulhode1993orebanhoinvestigado,quandoadoenajestpresente.Orebanho entoobservadopeloanoseguinte:duranteesseperodonoencontraramoutrosanimaisetodos foramacompanhados(isto,nohouveexclusodeanimais). Totaldotamanhodorebanhoem1dejulhode1993=600animais Totaldedoentesem1dejulhode1993=20animais Totaldosqueadoeceramentre1dejulho1993e1dejulhode1994=80animais Totaldosquemorreramdadoenaentre1dejulho1993e1julhode1994=30animais Prevalnciaem1/7/1993=20/600=0,03 Incidnciaacumuladade1/7/1993a1/7/1994=80/580=0,14 Taxadeincidncia=80/{(580+500)/2}=0,15poranimalanoemrisco Mortalidadeacumuladade1/7/1993a1/7/1994=30/600=0,05 Taxademortalidade=30/{(600+570)}=0,05poranimalanoemrisco Letalidadede1/7/1993a1/7/1994=30/100=0,30 (Nota:esseclculoaproximadodetaxasdeincidnciaemortalidadefoicalculadoutilizandosea mdiadapopulaoexpostaaoriscocomodenominador.Clculosdaincidnciaemortalidade verdadeirasnecessitariamdaobservaodecadaanimal,assimtantooinciodadoenacomoa ocorrnciademortedecadaumteriamqueserregistradoseonmerodeanimalmesemrisco necessitariamseremregistrados,ouusaramdiaentreaquantidadedeanimaisinicialmenteem riscoedofinaldoperododeobservao). Relaes,ProporeseTaxas Arazoovalorobtidodividindoseumaquantidadepelaoutra.Porexemplo,arazomacho:fmea deveser3:2,sendoonmeromaioronumeradoreomaisbaixodenominador.Umaproporo umcasoespecialderazo,noqualonumeradorconsistedealgunsdosindivduos(istoum subgrupo)dodenominador.Assim,prevalncia,incidnciaacumuladaletalidadedocasoe sobrevivnciasopropores.Emepidemiologia,otermorazousualmenterestritosmedidas emqueonumeradornoretiradododenominador,porexemplo: Razodemortefetal=Nmerodemortesfetais Nmerodenascidosvivos

20

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

Ataxaumarazoqueexpressaumamudanaemumaquantidade(onumerador)emrelao outraquantidade(odenominador). Tempousualmenteincludonodenominador.Velocidade(porexemplo,10m/s)umataxa.As verdadeirastaxasepidemiolgicastmcomopartedodenominador.Ataxadeincidnciaamais comumdastaxasepidemiolgicas. Entretanto,taxatemsidoadicionadaincorretamenteaalgumasrazesepidemiolgicasnasquaiso numeradorumsubgrupododenominador(isto,propores).Assimtaxadeprevalncia,taxade incidnciaacumulada,taxadefatalidadedocasoetaxadesobrevivnciaso,svezes,usadascomo sinnimosparaprevalncia,incidnciaacumulada,letalidadeesobrevivncia,respectivamente, apesardenoseremtaxasverdadeiras.

R.BEAGLEHOLE,R.BONITA,T.KJELLSTRM.
EstudosObservacionaiseExperimentais In:______.EpidemiologiaBsica. 2.ed.SoPaulo:OMS.&LivrariaSantosEditoraLtda.2001.p.3142.

Estudo um termo geral que se refere a qualquer tipo de investigao. Entretanto, em epidemiologia, um estudo usualmente envolve comparao de grupos de animais, por exemplo, comparao de pesos de animais que so alimentados com diferentes dietas. Assim, apesar de o inqurito poder ser classificado como um estudo excludo dos estudos epidemiolgicos porque envolve s descrio e no comparao e anlise a menos que seja um inqurito onde alm de se investigar a ocorrncia de enfermidades procurase tambm caracterizar fatores de risco associados ocorrnciadestasenfermidades.Hquatrotiposprincipaisdeestudosepidemiolgicos: 1 Estudosexperimentais, 2 Estudosobservacionais:a)transversais, b)longitudinais:icasocontrole iicoortes Em um estudo experimental o pesquisador tem a capacidade de alocar animais em vrios grupos, de acordocomfatoresqueopesquisadorqueopesquisadorpuder,aleatoriamente,determinarparaos animais (por exemplo: esquema de tratamento, tcnicas preventivas); tais estudos so, portanto, parte da epidemiologia experimental. Um importante exemplo o estudo clnico. O pesquisador alocaanimaisemumgrupoondeserosubmetidosaumprocedimentoteraputicoouprofilticoou a um grupo de controle. , portanto, possvel avaliar a eficincia do procedimento comparando os resultadosentreosdoisgrupos. EpidemiologiaExperimental Os estudos experimentais ou de interveno tem por objetivo tentar mudar uma varivel em um ou mais grupos de pessoas. Isto pode significar a eliminao de um fator alimentar relacionado a uma causaalrgicaouotestedeumnovotratamentoparaumgruposelecionadodepacientes.Osefeitos de uma interveno so medidos pela comparao do desfecho no grupo experimental e no grupo controle. EpidemiologiaObservacional

21

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

Outros tipos de estudos transversais e os longitudinais baseiamse na observao, so chamados de observacionais. Um estudo observacional semelhante ao experimental: animais so distribudosemgruposde acordocomalgumas caractersticas quepossuam(traosdadoena,etc.). Entretanto nesses no possvel alocar os animais aleatoriamente porque o pesquisador tem pouco controle sobre os fatores que esto sendo estudadas, as caractersticas so inerentes (por exemplo, pesooudietanormal). Os estudos transversais investigam conexo entre a doena (ou fatores relacionados com a sade) e fatorescausaishipotticosemumapopulaoespecfica.Osanimaissoclassificadosdeacordocom a presena e a ausncia de doena e os fatores etiolgicos hipotticos; inferncias podem ser realizadas sobre a doena e esses fatores, por exemplo, entre incompetncia da vlvula cardaca (a doena)eraa(fatoretiolgicohipottico). O estudo casocontrole compara um grupo de doentes com um grupo de animais sadios, com relao exposio aos fatores etiolgicos hipotticos. Por exemplo, um grupo de gatos com urolitase (a doena) pode ser comparado com grupos de gatos sem urolitase relacionado ao consumodealimentodessecadoparagatos(fatorderisco)paradeterminarseestetipodealimento temefeitonapatognesedadoena. Emumestudodecoorteumgrupoexpostoadeterminadosfatoresderiscocomparadocomgrupo noexpostocomrelaoaodesenvolvimentodadoena.ento,possvelcalcularumnvelderisco dedesenvolvimentodadoenacomrefernciaexposioaosfatoresetiolgicoshipotticos. Estudosdecasosecontroles Estudosdecasosecontrolessorelativamentebaratosesimplesderealizareteisnainvestigaoe causas de doenas, particularmente de doenas raras. Este tipo de estudo inclui pessoas com a doena(ououtravariveldedesfecho)eumgrupocontrole(grupodecomparaooudereferncia) composto por pessoas no afetadas pela doena ou varivel de desfecho. A ocorrncia de uma possvel causa comparada, entretanto e controles. Dados a respeito de mais um ponto no tempo so coletados. Os estudos de casos e controles so, portanto, longitudinais, diferentemente dos estudos transversais. Os estudos de casos e controles tm sido chamados de retrospectivos uma vez que o investigador busca, no passado, uma determinada causa para doena ocorrida. Os termos; retrospectivo e prospectivo, no entanto, tm sido utilizados para descrever o tempo da coleta dedos emrelaodataatual.Nestesentido,umestudodecasosecontrolespodesertantoretrospectivo, quando todos os dados fazem referencia ao passado, ou prospectivo quando so continuamente coletadoscomdecorrerdotempo. Um estudo de casos e controles inicia com a seleo dos casos, que deveriam representar todos os casos de uma determinada populao (figura a seguir). A tarefa mais difcil selecionar os controles demodoquerepresentemaprevalnciaexposionapopulaodeondeoscasosforamoriginados. Alm disso, a escolha de casos e dos controles inclui toda a populao, podendo ser restritos a qualquersubgrupoespecificocomo,porexemplo,pessoasidosas,homensoumulheres. Delineamentodosestudosdecasosecontroles TEMPO Direodoestudo EXPOSTOS NOEXPOSTOS CASOS(pessoascom doenas) DiDatusEaD POPULAO
CONTROLES(pessoas

22
EXPOSTOS

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

Os controles deveriam representar pessoas que seriam includas no estudo como casos se tivessem desenvolvido a doena. Idealmente, os estudos de casos de controles usam casos novos (incidentes) para evitar a dificuldade em separar fatores relacionados casualidade e a sobrevida, embora vrios estudos tenham sido conduzidos usando dados de prevalncia (por exemplo, estudo de casos e controlesparamalformaescongnitas). Um aspecto importante dos estudos de casos e controles a determinao do inicio e durao da exposio para casos e controles. No delineamento de caso e controles, o nvel de exposio dos casos determinado depois do desenvolvimento da doena (dados retrospectivos) e, usualmente, pelo questionamento direto da pessoa afetada, parente ou amigo. As respostas do informante podem ser influenciadas pelo conhecimento sobre as hipteses em investigao ou pela prpria doena. A exposio , algumas vezes, determinada por medidas bioqumicas, (por exemplo, presena de chumbo no sangue ou cdmio na urina), as quais podem, tambm, ser afetadas pela doena. Este problema pode ser evitado se dados precisos de exposio esto disponveis em um sistemaderegistro(porexemplo,registrodeempregadosnaindstria)ouseoestudoforconduzido prospectivamente de forma que os dados de exposio sejam coletados antes do desenvolvimento dadoena.Umdelineamentodestetipodenominadocasosecontrolesaninhados. Umexemploclssicodeumestudodecasoecontrolefoiadescobertadarelaoentreatalidomida eosdefeitosdosmembrosembebesnascidosnaRepublicaFederaldaAlemanhaem1959e1960.O estudo realizado em 1961 comparou crianas afetadas com crianas normais (Mellin & Katzenstein, 1962). Das 46 mes que tiveram bebes com malformaes tpicas, 41 tinham tomado talidomida entre a quarta e a nona semana de gravidez, enquanto nenhuma das mes dos 300 controles, que tiveramcrianasnormais,haviamingeridoadroganesteperodo.

Estudosdecoorte Os estudos de coorte, tambm chamados de longitudinais ou estudo de incidncias, iniciam com um grupodepessoas(umacoorte)livreadadoena,quesoclassificadosemsubgrupos,deacordocom a exposio a uma causa potencial de doena, que so classificados em subgrupos, de acordo com a exposio a uma causa potencial de doena ou desfecho (figura 3.5). As variveis de interesse so especificadas e medidas e a coorte inteira acompanhada, para ver se o desenvolvimento subseqente de novos casos da doena (ou outros desfechos) difere entre os grupos, conforme a presena ou no da exposio. Em virtude dos dados coletados fazerem referencia a diferentes pontosnotempo,osestudosdecoortesolongitudinais,fatoqueostornasemelhantesaosdecasos econtroles. Delineamentodosestudosdecoorte

23

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

TEMPO Direodoestudo
EXPOSTOS DOENTES SADIOS DOENTES NOEXPOSTOS SADIOS

POPULAO

PESSOASSEM ADOENA

Os estudos de coorte tm sido chamados de estudos prospectivos, mas esta terminologia confusa e, por isso, deve ser evitada. Como foi mencionado anteriormente, o termo prospectivo referese ao momento da coleta de dados e no a relao entre exposio e doena. Assim, os estudos de coortepodemsertantoprospectivosquantoretrospectivos. Os estudos de coorte fornecem a melhor informao sobre a etiologia das doenas e a medida mais direta do risco de desenvolvla. Embora conceitualmente simples, os estudos de coorte so bastante caros porque podem requerer longos perodos de acompanhamento, visto que a doena pode ocorrer aps uma exposio prolongada. Por exemplo, o perodo de induo para a leucemia causada por radiao (isto , o tempo necessrio para uma causaespecfica produzir um desfecho) de muitos anos sendo necessrio acompanhar os participantes por um extenso perodo de tempo. Entretanto, no caso do tabagismo, por exemplo, muitas pessoas tm este habito estvel e as informaessobreexposiesnopassadopodemsercoletadasnomomentodedefiniodacoorte. Em situaes com exposies agudas, a relao causaefeito por ser obvia, mas estudos de coorte so tambm usados para investigar efeitos crnicos ou tardios. Um exemplo foi o envenenamento catastrfico prximo a uma indstria de pesticida em Bhopal, ndia, em 1984. Uma substancia qumica intermediria no processo de produo, o metilisocianeto, vazou de um tanque e a fumaa espalhouse pelas reas residncias prximas matando mais de 2000 pessoas e envenenando outras 200000. Os efeitos agudos foram facilmente estudados com um delineamento transversal. No entanto, os efeitos crnicos discretos e os que se desenvolveram aps um longo perodo de latncia estoaindasendoestudadosatravsdeestudosdecoorte. Como os estudos de coorte iniciam com pessoas expostas e no expostas, as dificuldades em medir as exposies determinam a facilidade com que o estudo ser conduzido. Se a doena for rara no grupo exposto e no grupo no exposto pode ser um problema assegurar um grupo de estudo suficientementegrande. Osgastosdeumestudodecoortepodemserreduzidosutilizandosecomopartedosprocedimentos de acompanhamento, dados de rotina sobre mortalidade e morbidade, tais como registros de doenaseregistrosdebitos. Aplicaodediferentestiposdedelineamentosdeestudosobservacionais. Casose Transversal Coorte controles Pesquisadedoenarara +++++ Pesquisadecausarara +++++ Testedemltiplosefeitosdecausa ++ +++++ Estudo de mltiplos efeitos e ++ ++++ +++ determinantes Mensuraesdarelaotemporal +b +++++ Mensuraodiretadaincidncia +c +++++ Pesquisa de perodos prolongados +++ delatncia a cdigo:+...+++++indicaograudeadequabilidade. DiDatusEaD

24

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

b c

seprospectivo. baseadonaproduo.

Vantagensedesvantagensdosdiferentestiposdeestudosobservacionais. Casose Transversal Coorte controles Probabilidadede: Visdeseleo Mdio Alto Baixo Visdememria Alto Alto Baixo Perdanoacompanhamento NA Baixo Alto Confundimento Mdio Mdio Baixo Temporequerido Mdio Mdio Alto Custo Mdio Mdio Alto NA:noaplicvel.

TraduoeadaptaodotextodeM.Salman UniversidadedoEstadodeColorado/EUA.

Provasdiagnsticas,provasdetriagemeestudosdeprevalncia
Estudos de prevalncia: O tipo de estudo mais freqente utilizado em epidemiologia veterinria o estudo da prevalncia para determinar a freqncia e distribuio de algum agente infeccioso, normalmente medindo a ocorrncia de anticorpos (produzidos contra o agente) no soro do animal. Os resultados das provas se classificam como positivo ou negativo. Um resultado positivo no necessariamente implica que o animal tenha sido recentemente infectado pelo agente em questo. Umresultadopositivopodesignificarumanimalinfectado,emperododeincubaoourecuperado. Um resultado positivo pode tambm indicar uma vacinao prvia ou imunidade passiva (pelo colostro). Uma prova pode resultar positiva devido a um manejo inadequado da amostra no laboratrio ou outros erros. Ocasionalmente podem existir reaes cruzadas com outros agentes infecciosos. De maneira similar, uma prova pode ser negativa quando o animal est infectado. Um animal pode estarrecentementeinfectadoaomomentodaprova,semtertidotemposuficienteparadesenvolver anticorpos. Alm do mais, uma prova pode no ser suficientemente fina para detectar pequenas

25

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

quantidades de anticorpos contra um agente. Como no caso de um resultado positivo, um resultado negativopodeapresentarerrosdemanejooudelaboratrio. Provasdetriagem:Atriagem(screening)aidentificaopresuntivadeumaenfermidademediante a aplicao de provas simples para distinguir animais aparentemente sadios, mas infectados, de animais provavelmente no infectados. Portanto provas de triagem, quer sejam sorolgicas ou de outro tipo (perfis metablicos, imunidade celular, etc.) se aplicam a animais aparentemente sadios em busca da enfermidade. A diferena entre os estudos de prevalncia realizados para medir a quantidadedeenfermidade,eosdetriagemquesoutilizadoscomooobjetivodedetecoprecoce daenfermidadeemanimaisaparentementesadios. Como regra geral, as provas de triagem se aplicam a um grande nmero de animais e freqentemente so seguidas de uma prova diagnstica (prova de confirmao) naqueles animais com resultados positivos triagem. Quando se aplica uma prova de triagem a um grupo de alto risco, se pensa em deteco de casos. Alto risco significa que os animais tm ou se suspeita que tenham maior prevalncia da enfermidade que a populao total. Podem encontrarse em maior riscodevidoafatorescomoaidade,lugar,usooumaiorexposioaagentesinfecciosos. O objetivo de uma prova de triagem usualmente a deteco precoce, que conduz preveno, tratamentooucontrole. Propriedadesdasprovas Preciso:Amaioriadasprovasnoso100%precisasnasuacapacidade deidentificarcorretamente animaisinfectadosenoinfectados.Este um problemade erro declassificao.Aprecisodeuma prova pode medirse e se expressa com base em sua habilidade de classificar corretamente animais deacordoasuasituaosanitria.Estasmedidassoasensibilidade(Se)eaespecificidade(Esp). A sensibilidade a probabilidade de que uma prova identifique corretamente aqueles animais infectados. A especificidade a probabilidade de que uma prova identifique corretamente aqueles animais no infectados. Paraestabelecerestesdoisatributos,sedeveaplicaraprovaemamostrasdeanimaiscujasituaoa respeito da enfermidade seja conhecida. Os resultados podem ser tabulados em um quadrado de 2 por2,doqualpodemcalcularseasensibilidadeeaespecificidade. Porexemplo:Emseguidatemosumquadrode2por2paraumaenfermidadegenrica: REALIDADE InfectadosNoInfectadosTOTAL I+I P+ 33 18 15 VP FP PROVA 116 38 78 P FN VN TOTAL5693149 A prova de ouro para este quadro o diagnstico definitivo da enfermidade, designado por I+ e I, e usualmente se determina por um mtodo estndar (desenvolvimento viral ou bacteriolgico). Os resultadospositivosenegativossedeterminamporumaprovadetriagem.

26

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

Doquadroacimasepodeobteraseguinteinformao: Ototalpositivo(P+)naprovadetriagemde33 Ototaldenegativo(P)naprovadetriagemde116 Onmerototaldeanimaisinfectados(I+)de56 Onmerototaldeanimaisnoinfectados(I)de93 Onmerototaldeanimaisexaminadosde149. Osanimaiserroneamenteclassificadospelaprovadetriagemso: Falsospositivos(FP):aquelesanimaisnoinfectados,pormpositivosnaprova(15). Falsosnegativos(FN):aquelesanimaisinfectados,mascomresultadonegativonaprova(38). Osanimaiscorretamenteidentificados(precisodaprova): Verdadeirospositivos(VP):aquelesanimaisinfectadosepositivosaprova(18). Verdadeirosnegativos(VN):aquelesanimaisnoinfectadosenegativosnaprova(78). Para a maioria das provas de triagem, no se conhece a sensibilidade nem a especificidade e tambm devem ser considerados os erros de classificao. Esta interpretao depende do propsito daprovaedapessoaquerealizaainterpretao. Clculodaspropriedadesdasprovasdetriagem 1) Prevalnciaverdadeiraeprevalnciaaparente: Prevalncia verdadeira: a proporo dos animais realmente infectados (pela Prova de Ouro) entre osanimaistestados. Prevalnciaverdadeira=_____________I+____________ N(totaldeanimaistestados) Nocasodonossoexemplo,aprevalnciaverdadeira56/149=37,5% Prevalncia aparente: a proporo dos animais positivos prova de triagem entre os animais testados. Prevalnciaaparente=P+ N Nocasodonossoexemplo,aprevalnciaaparente33/149=22% NOTA:osresultadosnumricosparaoexemplosemostramentreparntesesnospontosseguintes. 2) Precisoeerrodeclassificao: Preciso:proporodeanimaiscorretamenteidentificadospelaprova. 96/149=64,43% Preciso=_________VP+VN________= N(totaldeanimaistestados) Errodeclassificao:proporodeanimaiserroneamenteclassificadospelaprova. 53/149=35,57% Errodeclassificao=FP+FN N 3) Sensibilidade(Se)eEspecificidade(Esp):

27

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

Se: proporo de animais verdadeiramente infectados (I+), corretamente identificados pela prova (aquelesentreapopulaoinfectadaquetiveremresultadospositivos). Se=VP=__VP__ 18/56ou32% I+VP+FN Isto quer dizer para nosso exemplo, que 32 dos 100 animais infectados tm resultados positivos a prova. Esp: proporo de animais verdadeiramente no infectados (I), corretamente identificados pela prova(aquelesentreapopulaonegativaquetiveramresultadosnegativos). Esp=VN=____Vn____ 78/93ou84% I VN+FP Istoquerdizerquede100animaisnoinfectados,84teroresultadosnegativosaprova. ConhecendoseaSeeaEsp,sepodecalcularaprevalnciaverdadeira: Prevalnciaverdadeira=prev.Aparente+(esp1)=0,22+(0,891)=0,06=0,375ou37,5% Esp+(Se1) 0,84+(0,321)0,16 4) Proporesdefalsospositivosefalsosnegativos Proporo de falsos positivos: proporo de animais verdadeiramente no infectados (I) que a provaerroneamenteidentificaoscomopositivos. 15/93ou16% Proporodefalsospositivos=FP VN+FP Istoquerdizerque16de100animaisnoinfectadosteroresultadopositivoaprova. Proporo de falsos negativos: proporo de animais verdadeiramente infectados (I+) que a prova erroneamenteclassificaoscomonegativos.

38/56ou 68% Proporodefalsosnegativos=FN VP+FN Isto quer dizer que de 100 animais verdadeiramente infectados, 68 tero resultados negativos a prova. 5) Valorespreditivos: Valor preditivo positivo (VP+): Esta uma propriedade importante de uma prova. Indica que proporo dos animais positivos a prova esto realmente infectados (I+). a probabilidade que um resultadopositivosejacorreto. 18/33ou54% VP+=___VP___=__VP___ P+VP+FP Istosignificaquehumaprobabilidadede54%queumanimalestejainfectadosetiverumresultado positivoaprova. Valorpreditivonegativo(VP):aprobabilidadequeumresultadonegativosejacorreto.

28

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

78/116ou67% VP=VN=____VN____ P VN+FN Isto significa que h 67% de probabilidade que um animal no esteja infectado se tiver um resultado negativoprova. Existe uma relao prxima entre VP+ e a especificidade, assim como entre VP e a sensibilidade. Os valores preditivos indicam a exatido da prova, ambos VP dependem da prevalncia da enfermidade napopulaoedaSeeEspdaprovautilizada.Outramaneiradecalcularosvalorespreditivos: VP+= SexPrev.verdadeira (SexPrev.verdadeira)+(FPxPrev.noinfectados) VP= EspxPrev.noinfectados (EspxPrevnoinfectados)+(FNxPrev.verdadeira) Os valores preditivos de resultados de prova positivos e negativos variam diretamente com a prevalnciadaenfermidadequandoSeeEspsemantmconstantes.Oseguintequadroilustraisto: Avaliaodautilidadedeumaprova Asensibilidadedeumaprovaestdiretamenterelacionadacomaquantidadedefalsospositivos,a especificidadedeumaprovaestrelacionadacomaquantidadedefalsosnegativos.
100%

EfeitodaprevalncianosresultadosdaprovapositivoscomSeeEsp=95% Prevalncia (%) VP+(%)

.1 1.9

1.0 16.9

2.0 27.9

5.0 50.5

50.0 95.0

Se %defalsospositivos Grficodanossaenfermidadegenricamostrandoosresultadosdeumaprovadetriagemutilizando atcnicadeELISA: Noinfectadosinfectados


93 56

29

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

FNFP

Se desejarmos incrementar a Esp para esta prova, o ponto de corte deve moverse em sentido a direita,oquereduziraosfalsospositivoseaumentarosfalsosnegativos. Conforme aumenta a prevalncia da enfermidade, o VP+ aumenta e o VP diminui. Isto significa que entre mais animais estejam infectados na populao, maior a probabilidade de que um animal verdadeiramenteinfectadotenhaumresultadopositivoprova. VP% %prevalncia AEspserelacionacomoVP+daseguintemaneira: VP+ Especificidade VPVP+

Conformeaumentaaespecificidade,seincrementaaVP+e,portantoaprobabilidadedequeum resultadopositivosejaverdadeiroaumenta. ASeserelacionacomoVPdaseguintemaneira: VP

30

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

Sensibilidade

Conforme aumenta a sensibilidade, o VP aumenta e por tanto a probabilidade de que um resultado negativo seja correto aumenta. A sensibilidade permite uma maior confiana em um resultado da provanegativo. Seleodeprovasdiagnsticas 1) UseumaprovacomaltaSeealtoVPquando: a) vantajoso descartar um diagnstico nas primeiras fases de um programa para reduziro nmeropossveldeanimaisquedevemsertratados. Dadoqueh mais confiana em um prova negativa, isto permite ter confiana que os animais no tratados(porqueforamnegativosaprova)nodisseminaramaenfermidade. b) Um FN perigoso. Por exemplo, um animal FN que ingresse a um pas com uma enfermidadeexticaterconseqnciasgraves. 2) UseaprovacomaltaEspealtoVP+quando: a) vantajoso confirmar um diagnstico. Dado que h mais confiana em uma prova positiva, isto permite que os animais que sejam tratados sejam confirmadoscomboaseguridade b) Um FP perigoso. Por exemplo, se considerarse sacrificar aqueles animais positivosaprova,ocustodedemasiadosFPpoderiasermuitoalto. Se aplicarse provas de triagem com o propsito de identificar casos para tratamento, desejvel uma prova com alto VP+. De outra maneira se trataria ou sacrificaria uma grande proporo de animaisdesnecessariamente.Contudo,tambmdesejvelqueasprovasutilizadasnasfasesiniciais deumprogramadecontrolesejammuitosensveis(demodoquehajapoucosFN)equeaprovaque se utilize nas fases finais sejam muito especficas (para reduzir os FP). Isto especialmente certo quando a prevalncia baixa (2%), quando a maioria dos animais est livre da enfermidade e os resultados de uma prova, mesmo que altamente sensveis e especficos, incluiro um grande nmerodefalsospositivos. Provasemsrieeemparalelo 1) Provasemsrie:osresultadosdetodasasprovasusadasdevemserpositivos,docontrarioo animal se considera negativo a enfermidade. Por tanto, somente sero processadas as amostras positivas a uma nova prova biologicamente distinta da primeira. Para provas em serie se deseja incrementar a especificidade e o VP+ geralmente, para incrementar a confiananoresultadopositivofinal. 2) Provas em paralelo: os resultados de todas as provas devem ser negativos, do contrario o animal se considera positivo a enfermidade. Portanto s sero processadas as amostra negativa a uma prova biologicamente distinta da primeira. Desejase incrementar a sensibilidadeeoVPgeralmente,paraincrementaraconfiananoresultadonegativofinal.

31

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

3) Baterias de prova: aplicar todas as provas possveis para a enfermidade. O maior nmero deprovasaplicadas,maioraprobabilidadedeumfalsopositivo.

Traduoeadaptaodotextode ROSENBERG,FLIXJ.Combateasenfermidades.In:______ Princpiosdeepidemiologia, Sriedemanuaisdidticos,n.1, CentroPanamericanodeFebreAftosa/OPAS,1977. .

O combate das enfermidades classificado por dois tipos de decises, de acordo com o grau de alcanceecobertura: a) Asestratgicas b) Astticas No primeiro caso se trata de estabelecer um PROGRAMA de controle integral tendendo a alcanar transformaes permanentes com relao ao tipo de ecossistema existente da enfermidade. So aesplanejadasesistemticascometapasbemdefinidasdeplanejamento,execuoeavaliao. Para que as medidas de preveno e controle de enfermidades adquiram a categoria de programas, importante que se tenha claro e bem definido seus objetivos, metas, onde cada um dos agentes envolvidos tenha sua participao organizada por meio de normas para que as aes sejam padronizadas e eficientes. O programa deve oferecer seus servios de maneira contnua populao animal.

32

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

O segundo se trata de aplicar medidas imediatas e localizadas com a finalidade de controlar o evento quando este aparecer. Neste caso as aes isoladas e espordicas so tambm chamadas de CAMPANHAS. Sobopontodevistaestratgicoaoperacionalizaodasaesdesadeanimal,serealizasobforma deprogramassanitrioscomcampanhasespecficas. H ocasies em que com a possibilidade de uma epidemia , ou de situaes de emergncia, o programa obriga a concentrar medidas e uso de recursos humanos e materiais em determinado perododetempo,caracterizandoassimascampanhas.aaotemporalcomumfimdeterminadoe especfico.Ex:campanhadevacinaocontrafebreaftosa.

Tradicionalmente as campanhas e os programas so executados de forma isolada e independentes entresi. Durante o planejamento deve se ter clareza sobre a situao global da enfermidade em um pas e as metas a longo prazo dos programas. Os mtodos de controle so divididos tradicionalmente em preventivos, de controle e de erradicao. Portanto para decidir qual mtodo usar, devese fazer umaanlisedetalhadadomodeloepidemiolgicodaenfermidadeedoecossistemaemquearegio asertrabalhadaseencontra. Uso de medidas dirigidas populaes animais com o objetivo de diminuir a morbidade e a mortalidade. De forma que possa evoluir para a erradicao da enfermidade sem que seja colocada emsituaocrticaaeconomiadapropriedadeoudoprodutor. Eliminao Da Enfermidade: quando somente se eliminam os casos clnicos, e sua forma de transmisso. Erradicao da enfermidade: quando alm de se eliminar os casos clnicos, eliminada sua causa (agenteetiolgico)quepotencialmentepossaproduziraenfermidade. Em primeiro lugar necessrio levar em conta que as atividades de Sade Animal objetivam incrementar a produo animal para viabilizar a distribuio de alimentos seguros para evitar problemas de sade pblica como zoonoses. Dentro de programas de combate s zoonoses, devese

33

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

considerar a gravidade das mesmas. J nos programas de sade animal o motivo principal o econmicodevendoreuniraomenosasseguintescondies: a) O controle ou eliminao da enfermidade deve ter como conseqncia o aumento da produtividadedorebanho. b) Ocustodoprocedimentonodevesermaiorqueobenefcioprodutivoaserobtido. MTODOSPREVENTIVOS: Tem por objetivo evitar a introduo da enfermidade a um ecossistema que no o possua (livre) ou queopossuadeformaocasional(paraendmica). a) Quarentena Consiste em manter isolados e em observao os animais aparentemente sadios aqueles animais que potencialmente possam ser portadores ou veculos de uma enfermidade, duranteumtempo. b)Imunizaoemmassa(protegedoenamasnoainfeco) Considerar manejo, custo operacional, custo vacina, sensibilizao, risco potencial biossegurana,leses,efeitoscolaterais. c) Higieneambiental Eliminaroureduziroscontaminantesdoambiente. Garantirhigienedeveculostransportadores,feiras,exposies. d) Detecoprecoce Especialmente importante para as enfermidades crnicas que devem ser acompanhadas de exameslaboratoriaisparadetectaranimaiscominfecoinaparente,evitandoseadifusoda doena. MTODOSDECONTROLE: Usadosparareduziraoportunidadedetransmissodoagente,evitandonovoscasos. Entreasmedidasesto: a) Desinfeco: a destruio de agente etiolgico no ambiente contaminado, evitandose novos casos. Usaseagentesqumicosefsicosparainviabilizaroagente. b) Isolamentoeimobilizao Objetivaimpedirocontagiopormeiodocontatoentrehospedeiroesuscetvel. c) Interdio a proibio legal da sada de animais e seus produtos de uma rea infectada, evitando novosfocos.Ainterdionodevedurarmuitotempoquepossainviabilizaraproduonem to pouco que ainda possa ter o risco de disseminao da doena. Em geral ela encerada quando se encerram os motivos que a geraram. Aps as garantias de que o agente no esta maiscirculandonoambienteeentreossusceptveiseosreservatrios. d) Quimioprofilaxia Uso de qualquer produto qumico que vise o controle de enfermidades, especialmente as endoeectoparasitoses.

34

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

e) Vacinaoestratgica usada em reas sob influncia de um foco j existente, como vizinhana, para proteger os suscetveisevitandonovoscasosdadoena.

f)

Diagnsticoesacrifcio Usase sempre que seja possvel diagnstico em populaes e separao dos animais reagentes para o sacrifcio o mais rpido possvel. Empregado para enfermidades infecciosas crnicas com objetivo de eliminar a fonte de infeco. aplicvel para enfermidades com baixaprevalncia. g) Controledevetores Pode ser usado como preveno e tambm como controle. Porm se for usada com a inteno de erradicar h de se considerar o possvel impacto ao meio ambiente por contaminantesqumicos. h) Controledereservatrios Quando o agente tem nicho natural em espcies silvestres que so capazes de manter o agentenoecossistemamesmoemausncia dosuscetvel.Devesetambmlevarem contaa possibilidade de impacto ambiental se as espcies de reservatrios forem amplamente distribudasnanatureza.

MTODOSDEERRADICAO: A erradicao, diferente da preveno e do controle objetiva a obteno de trocas permanentes em nveldeecossistemaexcluindodefinitivamenteoagentedomesmo. Os nveis de erradicao vo desde pequenas reas marginais onde esta operao pode ser relativamente fcil at a complexa e difcil eliminao da enfermidade em nvel continental ou mundial. Para que a erradicao tenha xito, deve seguir etapas progressivas que considerem os graus crescentes de complexidade dos ecossistemas a medida que aumenta o grau de endemicidade dosmesmos.Osmtodosdecontroleespecificamenteusadosparaaerradicaosopoucos,porm geralmentesecomplementamcomosmtodosjvistosparaaprevenoeparaocontrole. a) DiagnsticoeSacrifcio(riflesanitrio,stampingout) O fundamento deste mtodo semelhante ao j visto para o controle de enfermidades infecciosas crnicas, porm aqui se aplica igualmente s de curso agudo. Neste caso o sacrifcio, exclui o uso do animalsacrificadotratandosedeeliminlonapropriedadefoco,deacordocomoscuidadosdebem estaranimal.Suacomplementaocom procedimentosdedesinfecofsicaouqumica,portanto, fundamental.Paraqueesteprocedimentofuncioneemenfermidadesagudasimprescindvelcontar com um sistema de informao gil que permita o diagnstico precoce. Por outro lado, requer o sacrifciodeabsolutamentetodososenfermoseseuspossveiscontatosparaasseguraraeliminao detodasasfontesdeinfeco.Comoqualqueroutromtododeerradicaorequerqueaincidncia daenfermidadesejabaixa. b) Eliminaodevetores A eliminao de vetores pode ser usada como mtodo preventivo e de controle. Sua aplicao como mtodo de eliminao completa dos vetores de uma vasta rea. O que pode ser muito difcil se

35

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

considerarmos os graves transtornos ecolgicos como tambm o problema de toxicidade e contaminao ambiental da maioria dos inseticidas, para as plantas, animaise para o homem, ale da resistncia desenvolvida rapidamente em populaes de indivduos submetidos a uso contnuo de umnicoproduto. c) Eliminaodereservatrios Quando um agente infeccioso possui um nicho natural em espcies silvestres que posam manter o agente mesmo que em ausncia dos suscetveis domsticos a eliminao destas espcies silvestres necessria. No entanto s vezes a difuso destes reservatrios to grande que sua eliminao tornase invivel, neste caso, devemse adotar procedimentos que evitem o contato entre o reservatrioeossuscetveis. Em todas as formas de preveno, controle e erradicao de enfermidades devem ser considerados osseguintesaspectos: Aeficciadasmedidasdisponveisdeterminadapelasuacapacidadedepreveniroucurar. Paraestabeleceraeficcia,devemoscompararosresultadosobtidoscomosresultadosesperados: Ex:quandousamosumavacina,oresultadoesperadoque: Nenhum dos vacinados enfermam. Todos os casos que venham a ocorrer sejam de animais no vacinados. Esta situao nos daria uma eficcia de 100%. Quando a proporo de casos vacinados e de no vacinados a mesma, a eficcia da vacina de 0%, ou seja, o ato de se ter aplicada determinada vacina no diminuiu o risco dos animais enfermaremse. Usar ou no usar a vacina d nomesmo. Algumas medidas como isolamento de enfermos, no trazem benefcio algum para o animal enfermo, porm sua eficcia pode ser determinada pela capacidade de evitar ou reduzir o n de casosentreosanimaiscontatosecomoconseqncia,limitarapropagaodaenfermidade. Alm da eficcia de cada medida, devemos considerar a durao desta eficcia. Por exemplo, a vacinacontrafebreaftosaprotegepormaisde6meses,eavacinaantirbicaporaproximadamente 12meses. Algumas medidas tm vantagem adicional, ou seja, quando aplicadas em um animal trazem benefcios aos outros. Ex: O tratamento de um co com leptospirose, no s eficaz para o animal enfermocomotambmdiminuioriscodecontaminaroutrosanimais. Por ltimo devemos considerar a eficcia das medidas aplicadas sobre o meio ambiente que podem ter impacto em vrias enfermidades. Ex: shigelose, salmonelose e vibrio colrico podem ser evitadoscomacloraodagua. Factibilidadeoperacionalecusto A equipe necessria e a complexidade de seu manejo. A freqncia com que se aplicam as medidas. Algumas vacinas so usadas em dose nica, outras em doses mltiplas . Os efeitos secundrios das medidas. Por ex: reaes a drogas ou a vacinas, inseticidas, o sobre o ambiente (contaminao de alimentosedaguaporaplicaodepesticidasaosanimais,reaopsvacinal...) Aoportunidadeparaaaplicaodamedida. O intervalo de tempo para que a medida se torne eficaz. Ex: perodo negativo das vacinas (1014 dias)antibiticocomaoprolongada...

36

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

A variao estacional da enfermidade. Os inseticidas devem ser aplicados na estao seca. As vacinasdevemseraplicadasnapocaemqueaincidnciadaenfermidadesejamaisbaixa. Durante operaes de manejo tradicional. Ex:uso de vacinas e parasiticidas no gado na poca do desmame. A aceitabilidade dos proprietrios dos animais. Credibilidade, custo, reaes secundrias, leis, so importantesparaaadesoporpartedosproprietrios.


TraduodotextodoGrupoAdhocsobre AnlisedeRiscodaOIEparaaAmrica. AnlisedeRiscoUmGuiaPrtico.OIE,1999.

A anlise de risco uma ferramenta quefacilitaa tomadadedecisesproporcionandomediante um processo logicamente estruturado e consistente informao sobre o risco de introduo de enfermidades pelo comercio de animais, produtos e subprodutos de origem animal. A globalizao e os intercmbios comerciais de produtos da pecuria incrementam as possibilidades de disseminao de enfermidades. Ante a perspectiva de liberao comercial tornase imperativo estabelecer mecanismos que permitam agilizar o comercio internacional salvaguardando ao mesmo tempo a sadedosanimaisospasesenvolvidos. O objetivo principal era de eliminar o uso de barreiras sanitrias como as medidas no tarifrias no comrciointernacional. DEFINIES: Uma parte importante na analise de risco a TRANSPARNCIA. Por isso fundamental que se utilize umanomenclaturapadronizada,comoaquesesegue: Anlise de rvore de cenrios: tcnica que descreve graficamente a partir de um evento inicial a sequenciadeeventosquepodemconcluiraocorrnciadeumeventoindesejvel. Anlise de risco: o processo que inclui identificao de perigos, a avaliao do risco, o manejo do riscoeacomunicaodorisco. Apreciao do risco: o processo que consiste em comparar o nvel de rico obtido graas ao processo deavaliaodoriscocomonveldeproteoapropriadoestabelecidopelopas. Avaliao das conseqncias: Processo que consiste em descobrir a relao entre determinadas condies de exposio a um agente biolgico e as conseqncias dessas exposies. Descreve as conseqncias descreve as conseqncias descreve as conseqncias que podem ter uma exposio determinadaeestimaaprobabilidadedequeseproduzam.

37

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

Avaliao da difuso: Processo que consiste em descrever os processos biolgicos necessrios para que uma atividade de importao provoque a difuso de agentes patgenos em um determinado e em estimar qualitativamente (com palavras) ou quantitativamente (com valores) a probabilidade de que se desenvolva efetivamente esse processo. A avaliao da difuso descreve a probabilidade de difuso dos perigos potenciais em cada circunstncia, em funo das quantidades e do momento, assimcomoastrocasquepodemresultardediversasaes,circunstnciasoumedidas. Avaliao do risco: Avaliao da probabilidade de entrada, estabelecimento ou propagao de enfermidades no territrio de um pas importador segundo as medidas sanitrias que podem ser aplicadas,assimcomodaspossveisconseqnciasbiolgicaseeconmicascorrelatas. Avaliaoqualitativaderisco:Processodeavaliaoqueutilizaescalasdescritivasparacaracterizara magnitudedoriscoimplicado. Avaliao quantitativa de risco: Processo de avaliao que usa valores numricos e probabilidades aosparmetrosestudados.Ofereceumanooprobabilsticadaocorrnciadeumaventoadverso. Comunicao do risco: Parte da anlise de risco que assegura a transparncia mediante o estabelecimentodecanaisdecomunicaoquepermitamacompreensodoprocessodetomadade decisesentreaspartesreceptorasdoriscoeasbeneficirias. Estimativa do risco: Integrao dos resultados de avaliao da difuso, a evoluo da exposio e a avaliaodasconseqnciasparamedirtodososriscosassociadosaosperigosidentificados. Equivalncia: Reconhecimento e aceitao de diferentes medidas sanitrias sempre que consigam cumprircomonveladequadodeproteodopasimportador. Harmonizao: Estabelecimento, reconhecimento e aplicao de medidas sanitrias comuns baseadasemnormas,diretrizesoureconhecimentosinternacionais. Identificaodeperigos:consisteemidentificarosagentespatgenosquepoderiamproduzirefeitos prejudiciaisaoimportarumamercadoriadeorigemanimal. Incerteza: Medida de desconhecimento da quantificao dos parmetros. Se expressa em uma faixa devaloresouemumadistribuiodevalores. Manejo do risco: Processo de identificao, avaliao seleo e aplicao de medidas de reduo de risco. Medidas de Reduo de Risco ou Medidas de Mitigao de Risco: Ao ou conjunto de aes que reduzamorisco. Perigo: Fonte de um dano potencial implica na causa de um evento adverso, no em suas conseqncias Regionalizao: Reconhecimento de zonas designadas por autoridades competentes, que pode abranger a totalidade de um pas, parte de um pas ou a totalidade ou partes de vrios pases, em quenoexistemumadeterminadaenfermidade. Risco: Probabilidade de ocorrncia de um evento adverso (perigo) e a magnitude de suas conseqncias.

38

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

Transparncia:Processomedianteoqualtodosossetoresepessoasinteressadasemumaanlisede risco especfica tenha oportunidade de conhecer os detalhes do processo, fazer comentrios ao mesmoeincluirinformaespertinentesdesuporte. ANLISEDERISCO Em nvel de sade animal a anlise de risco se define como a avaliao da probabilidade de entrada, estabelecimento e difuso de enfermidades e estimativa de seu impacto econmico como suas conseqnciasparaasadehumana. a) Iniciodoprocesso Emgeralseinicieumprocessodeanlisederiscoquando: Sepensaimportarumaespcieanimal,produto,subprodutoquenotenhasido importadoanteriormente. Sepensaimportardeumpasouregiodeorigemdaqualnotenhasidoimportado anteriormente. Trocaasituaosanitriadeumpasouregio. Surgenovainformaocomrelaoaumaenfermidade. Requersequeumpasouzonademonstrequeumprodutodeexportaono representaumriscosignificativoparaopasimportador. Seinicieumprocessoderegionalizao. b) TiposdeAvaliao Avaliao qualitativa (descritiva) Este tipo da avaliao no envolve a quantificao de parmetros, utilizamse escalas descritivas para avaliar a probabilidade de ocorrnciadecadaevento.Emgeralestetipodeavaliaoutiliza: Como uma avaliao inicial para identificar situaes que requeiram um estudomaisprofundo. Quando o risco percebido no justifica o tempo e esforo que requer uma anlisemaisprofunda. Quando no existe informao suficiente para a quantificao dos parmetros. Avaliaoquantitativa Usavaloresnumricos,aoinvsdeescalasqualitativas,para estimar a probabilidade de ocorrncia de cada evento. A qualidade da anlise dependediretamentedaqualidadedainformao.Geralmenteestetipodeanlise preferido, pois fornece base mais slida para a tomada de decises incluindo a incertezanaquantificaodosparmetros.

39

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

Ambos os tipos de estudo tem basicamente o mesmo processo. Uma vez identificado o perigo potencial (pode ser mais de um) se inicia a decompor em suas partes o evento. Desta maneira se constri a rvore de cenrios na qual se observam graficamente os passos do processo. Posteriormentesecoletaevidenciasquepermitamdefiniramagnitudedoriscoparacadaparmetro demaneiraqualitativaouquantitativa,dependendodotipodeestudoedainformaodisponvel. Emgeralumaavaliaoderiscodeveresponderatrsperguntas: Oquepodesairmal? Qualaprobabilidadequeistoacontea? Qualotamanhodesuasconseqncias? Oprocessodaanalisederiscotem4etapas: Identificaodosperigos AvaliaodoRisco Manejodorisco Comunicaodorisco c) Identificaodosperigos O processo de identificao de perigos requer a elaborao de uma lista dos agentes (vrus, bactrias, parasitas etc.) que podem estar associados com os animais ou com os produtos que esto sendoconsiderados.Emseguidanecessrioordenaralistaporordemdeimportnciaefinalmente se segue determinando se o agente existe ou no no pas ou zona de origem. As enfermidades que devemserconsideradassoasexticas,asdenotificaoobrigatriaeemgeralaszoonoses. d) Avaliaodorisco Este fator tem vrios componentes: Avaliao da difuso (probabilidade de ingresso do agente), a avaliao da exposio no lugar de destino, a avaliao das conseqncias e finalmente a estimativadorisco. e) Avaliaodadifuso A avaliao da difuso descreve a probabilidade de difuso dos perigos potenciais em cada circunstancia, em funo das quantidades e do momento, assim como as trocas que podem resultar dediversasaes,circunstanciasoumedidas.Algunsdosfatoresquedevemserconsideradosso; Volumeesperadodeimportao,expressadoemunidadesdeanimaisoudeprodutos. Infraestruturaveterinrianopasouregiodeorigem Prevalnciaedistribuiodoagentenopasouregiodeorigem Mtodos de seleo, amostragem, quarentena, medidas preventivas e eficcia dos mesmosnaorigem

40

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

Sobrevivncia do agente no produto, tomando em considerao a espcie, raa, stios depredileodoagente,condiesdeprocessamento Potencialdecontaminao Inspeoeamostragemnodestino Medidaspreventivasnodestino

f) Avaliaodaexposio Consiste em descrever os processos biolgicos necessrios para que os animais e as pessoas do pas importador sejam expostos aos perigos difundidos a partir de uma fonte de risco determinada, e estimarqualitativamenteouquantitativamenteaprobabilidadedessaexposio. Distribuiodaspopulaessuscetveis Imunidadedapopulao Usodoprodutonodestino Mecanismodetransmissodaenfermidade Fatoresqueafetamasobrevivnciadoorganismo Presenadevetorespotenciais Hospedeirossecundriosouintermediriosdoagente

A probabilidade de ocorrncia (avaliao da difuso e avaliao da exposio)obtida ou seja qualitativamenteouquantitativamentepodesercategorizadacomo: InsignificanteOeventovirtualmentenoocorreria ExtremamentebaixaExtremamenteimprovvelqueocorraoevento MuitobaixaMuitoimprovvelqueocorraoevento BaixaImprovvelqueocorraoevento Ligeirapossivelmentequeocorraoeventocomumaprobabilidadebaixa ModeradaPossivelmentequeocorraoeventocomumaprobabilidadealta AltaAltamenteprovvelqueocorraoevento g) AvaliaodasConseqncias Consisteemdescreverarelaoentredeterminadascondiesdeexposioaumagentebiolgicoe s conseqncias destas exposies. Descreve as conseqncias diretas e indiretas que podem ter uma exposio determinada e estima a probabilidade de que se produzam. Estes fatores tambm podemagruparseemconseqnciasbiolgicaseeconmicas.

41

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

h) EstimativadeRisco A estimativa de risco deve estabelecerse com base na integrao da avaliao da probabilidade de ingresso(difusoeexposio)eaavaliaodasconseqnciasdaenfermidade. i) ManejodoRisco

Esta etapa inicia com a apreciao do risco que consiste em comparar o estudo obtido com um nvel adequadodeproteoestabelecidopelopas. j) Documentaodoprocesso

Um dos pilares da analise de risco seu fundamento cientifico. indispensvel documentar de uma maneira clara as fontes de informao utilizadas no estudo. Alguns exemplos de fontes de informaoso: Publicaescientficas Livrosdetextointernacionalmentereconhecidos Comunicaespessoaiscomespecialistas Informedevisitasdeinspeo Informaooficialproporcionadapelopasexportador

k) Comunicaodorisco A comunicao deve ser multidirecional at todos os setores envolvidos, dizer aos beneficirios da importao, aos receptores do risco, especialistas, setor oficial do pas importador e do exportador. Em termos gerais o setor receptor de risco o setor pecurio, para o que se deve identificar os representantes das organizaes de produtores e estabelecer um mecanismo de comunicao permanente.

R.BEAGLEHOLE,R.BONITA,T.KJELLSTRM. EstatsticaBsica. In:______.EpidemiologiaBsica. 2.ed.SoPaulo:OMS.&LivrariaSantosEditoraLtda.2001.p.5569.

42

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

A estatstica a cincia de resumir e analisar os dados sujeitos a variao aleatria (Last,1988). O termo tambm usado para se referir aos prprios dados e s medidas calculadas a partir deles. umaferramentadeextremaimportnciaparaaepidemiologia. DistribuieseMedidas: Distribuies O modo como um dado apresentado depende, em parte, da forma como coletado. Existem 2 grandescategoriasdeescalaemedidas: EscalaQualitativa(categricos):Ex:sexo,raa.Nominais Ordinais EscalaQuantitativa(relacionadoscomquantidade): Ex: prevalncia, incidncia, peso, produo de leite. Distintos (contas) = nmero de tetas deumavaca. Contnuos (medidas) =peso, produoleiteira.

Duas caractersticas bsicas que podem ser usadas para resumir as distribuies de frequncia de umavarivelso: MedidasdeTendnciaCentral MedidasdeDisperso MEDIDASDETENDNCIACENTRAL A mdia, mediana, e moda so medidas de tendncia central de uma distribuio de freqncia de qualquervarivel. A mdia (ou valor mdio) designada por (populao) e por (amostra) e pode ser calculada a partir da distribuio de freqncia pela soma dos valores de todas as observaes (xi) dividida pelo nmerodeobservaes(n). =x1+x2+x3+...+xi/n A mediana ou valor do meio o valor da escala que divide a distribuio em duas partes iguais. Metade das observaes tem um valor menor ou igual a mediana e a outra metade tem um valor maiorouigual.Paracalcularamedianadeumconjuntodeobservaes,inicialmentedevesecolocar os valores das observaes em ordem crescentes ou em ordem decrescente de acordo com o seu valornaescalademedida.Senumnmeromparentoamedianacorresponderaobservaodo meio. Se o nmero de observaes for par, ento a mediana ser a mdia das duas observaes

43

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

centrais. Ex: mediana dos valores: 3, 8,2 ,4 ,7 ,8 colocase a srie em ordem : 2, 3, 4, 7, 8, 8 . A medianaamdiadasduasobservaescentrais,4e7,ouseja5,5. A moda o valor que ocorre mais freqentemente em um conjunto de observaes. No exemplo acimaamoda8. MEDIDASDEDISPERSO Embora as medidas de tendncia central sejam teis para resumir uma distribuio de freqncia, elas no indicam a disperso dos valores e, diferentes distribuies podem ter as mesmas medidas de tendncia central. Portanto, necessrio dar informaes sobre a variabilidade, com a finalidade defornecerumaidiamaisclaradaformadadistribuio. A amplitude, amplitude do semiquartil e o desvio padro so medidas comumente usadas para indicaravariabilidadeoudispersodeumadistribuio.Aamplitudeindicaadistnciaentreomaior eomenorvalor.Aamplitudedosemiquartilbaseadanosquantis,quesoadivisodadistribuio dossubgruposdomesmotamanho,decissodezpartes,quartissoquatropartes,tercistrspartes e centis em cem partes. A amplitude do semiquartil a distncia entre o meio de dois quartis centrais.Assim,aamplitudedosemiquartildadistnciaentreoslimitessuperioreinferiordomeio dadistribuio. Odesviopadro(DP,)araizquadradadavarincia( 2):DP 2 Para calcular a varincia, somase o quadrado da diferena de cada observao da mdia e dividese pelonmerodeobservaesmenosum. Assim: 2=(xi)2/(n1) DP=(xi)2/(n1) DISTRIBUIONORMAL O desvio padro muito til quando a distribuio aproximadamente normal (Gaussiana), ou seja, simtrica com forma de sino tambm chamada de Cursa de Gauss. Para a maioria das variveis biolgicasassumeseestadistribuio,dentreasquais:pesoaonascer,@aoabate. A distribuio normal possui caractersticas extremamente teis. Se as observaes possuem uma distribuio normal, podese utilizar uma srie de testes e clculos estatsticos. Alm disso, aproximadamentedoisterosdosvaloresdeumadistribuionormalencontramseentremenosum e mais um desvio padro da mdia, e aproximadamente 95% esto entre dois desvios padro da mdia.

44
95%

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA


CurvadeGaussoudedistribuionormal.

ESTIMATIVAS POPULAESEAMOSTRAS Geralmente no possvel estudar uma populao inteira. Portanto, necessrio utilizar uma amostra e relacionla com o grupo inteiro. Idealmente, cada indivduo na populao de onde se obtm a amostra deve ter uma chance conhecida de ser includo no estudo. Na amostra aleatria simplescadaindivduotemamesmachancedefazerpartedoestudo. Se repetidas amostras so obtidas da mesma populao, as medidas de tendncia central e disperso, tais como mdia, mediana, e desvio padro, apresentaro uma variao entre as amostras. O grau de variao depende do grau de disperso dos dados na populao e do tamanho da amostra.Uma das mais importantes regras da estatstica que, mesmo que ema distribuio no seja normalmente distribuda, a mdia das amostras ter uma distribuio normal, desde que o tamanho da amostra seja suficientemente grande. O desvio padro da mdia das amostras chamado de ERRO PADRO DAS MDIAS e calculado pela diviso do desvio padro da mdia das amostraspelaraizquadradadotamanhodaamostra. EP= /n O erro padro, ao contrrio do desvio padro no serve como indicador da disperso das observaes,portantonodeveserusadocomestafinalidade.Oerropadrosempremenorqueo desviopadro. NVELDECONFIANAeINTERVALODECONFIANA Uma vez obtida a amostra, esta pode ser usada para estimar as caractersticas da populao estudada. Como as estimativas variam de uma amostra para outra, importante saber qual a probabilidade de que uma estimativa derivada de uma amostra represente o valor na populao estudada. Uma maneira calcular o intervalo de confiana, que apresenta uma probabilidade previamente especificada de incluir o valor da estimativa na populao. A probabilidade especfica chamada de nvel de confiana e os pontos limtrofes do intervalo de confiana so os limites de confiana. Para calcular os limites de confiana ao redor da estimativa da mdia populacional, so necessrias asseguintesmedidas: 1 Variao,taiscomoodesviopadronapopulao

45

DiDatusEaD

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

2 Amdiaestimada 3 Otamanhodaamostran 4 Eonveldeconfiana. Assumindose que a populao normalmente distribuda com um desvio padro conhecido, entoafrmulaparaoclculodoslimitesdeumintervalocom95%deconfianaaseguinte: Limitesuperior=1,96/n Limiteinferior=+1,96/n Para um intervalo de confiana de 90% usase o valor de 1,67 no lugar do 1,96 e para um intervalo deconfianade99%usase2,576. A estimativa da mdia de uma amostra geralmente apresentada junto com o seu intervalo de confiana. importante ter em mente que o tamanho do intervalo de confiana relacionado como tamanhodaamostra:quantomaiorotamanhodaamostra,menorserointervalodeconfianapara um certo nvel de confiana. O tamanho do intervalo de relacionase tambm com o nvel de confiana. Para um certo conjunto de dados, quanto maior o nvel de confiana mais largo ser o intervalo. ERROSDOTIPOIoueTIPOIIou EmanliseestatsticanuncaseprovadoexperimentoVERDADEIRAouFALSA;oquesefazaceit la ou rejeitla com base nos testes estatsticos. Existem dois tipos de erros em associao com esta deciso: Rejeitar a Hiptese Nula quando ela verdadeira (isto chamado erro tipo I ou erro, ou aceitar a HipteseNulaquandoe;afalsa(istochamadoerrotipoIIou). Por exemplo, ensaios clnicos randomizados de medicamentos podem levar aos dois tipos de erro. Combasenosresultadospodeseconcluirquenovotratamentoefetivoquandonaverdadeeleno melhor do que o tratamento Padro. Este tipo de erro que leva a um resultado falso de que o tratamentoefetivo,umerrotipoI.Poroutroladoumnovotratamentopodeserefetivoechega seconclusodequenofunciona,dizemosqueesteresultadolevouaoerrotipoII. A probabilidade de rejeitar a Hiptese Nula quando ela falsa conhecida como o poder de um teste estatstico. Este igual a 1 a probabilidade de um erro tipo II. O poder de um teste de depende do tamanho da amostra Quanto maior a amostra maior o poder e do nvel de significnciaescolhido.Opoderdeumtestedependetambmdnveldesignificnciaescolhido.Para qualquer tamanhodeamostraquanto maioronveldesignificncia(ouseja, menoraprobabilidade doerrotipoI),menoropoder(maioraprobabilidadedeumerrotipoII). DiDatusEaD

46

CONCEITOSBSICOSDEEPIDEMIOLOGIAEBIOESTATSTICA

O poder de um teste deve ser levado em conta no planejamento de um estudo epidemiolgico, uma vezqueeleindicaaprobabilidadedotesteterumresultadoestatisticamentesignificativo. INFERNCIAESTATSTICA TESTEDEHIPTESES O teste de hiptese um mtodo usado para determinar a probabilidade de que as diferenas encontradas sejam decorrentes unicamente do erro amostral ao invs de diferenas na populao. NesteprocessoaHIPTESENULAouHmuitotilporafirmarquequalquerdiferenaobservada unicamenteconsequnciadoerroamostral,ouseja,aoacaso. Uma frmula estatstica baseada em pressupostos quanto distribuio dos dados n populao em estudo, usada para calcular a probabilidade de que as diferenas encontradas, tenham sido decorrentes do acaso. Esta probabilidade conhecida como P. Se o valor de P for baixo, isto indica que as diferenas pelo menos to grandes quanto as observadas ocorram por acaso em apenas uma pequena proporo de todas as amostras possveis (de mesmo tamanho). Isto uma evidncia de quepoucoprovvel(emborapossvel)deosresultadosobservadosseremdecorrentesunicamente aoacaso.UmaltovalordePindicaque diferenastograndesquantoasobservadasocorreriampor acasoemumagrandeproporodeamostras,aindaquenoexistadiferenanapopulao. No teste de hiptese, a H , respectivamente, rejeitada ou aceita se o valor do P estiver abaixo ou acimadeumpontoprdeterminado,conhecidocomonveldesignificnciadoteste.SeovalodeP menordoqueopontodecorte,aHrejeitada.SeovalordePmaiorouigualaopontodecorte, a H aceita. Geralmente escolhese 5% ou, 0,05 ou 1% que equivale a 0,01 como nveis de significnciaparatestaraH.OstestesdeHsotesteZouotestet,asaber: Z=/(/n) =mdiadaamostra =mdiadapopulao =desviopadro n=tamanhodaamostra t=/( /n)(usadaparaamostraspequenas) =desviopadrodaamostra ttemn1grausdeliberdade.

47

DiDatusEaD

You might also like