You are on page 1of 2

Intercesso e Liturgia - ANO III- Maio e Julho 2013 - Nmero 18 - www.fale.org.

br

A MISSO DA IGREJA ANTE A CORRUPO


No pervertam a justia nem mostrem parcialidade. No aceitem suborno, pois o suborno cega at os sbios e prejudica a causa dos justos. (Dt. 16:19 - NVI)
Um estudo da Fundao Getlio Vargas mostrou que o Brasil tem perdido com atos de corrupo em torno de 1,38% a 2,3% do Produto Interno Bruto, ou seja, entre R$ 50 bilhes e R$ 84,5 bilhes, segundo os dados da economia brasileira relativos a 2010. O mesmo estudo tambm mostra que a reduo de apenas 10% no nvel da corrupo, aumentaria em 50% a renda per capita do brasileiro, num perodo de 25 anos. Contudo, essas tramoias no acontecem apenas nos altos escales do Poder, mas jaz tambm nas microrrelaes cotidianas, nas diversas estruturas e instituies da sociedade civil. Tudo isso acontece porque somos uma sociedade baseada no acumular posses e no ter, em detrimento do ser, o que potencializa o desvalor da vida e o crescimento da misria. Esse vrus diablico que tenta contaminar a todos busca, inclusive, fragilizar a compreenso do legado tico da Palavra de Deus, no que diz respeito ao papel da Igreja de Jesus, que , antes de tudo, promover o evangelho do Reino, que traz novidade de vida e sinaliza os valores do Deus que afirmamos servir. O Deus que servimos no tolera a corrupo e repudia as balanas desonestas (Pv. 11:1). Acusa o corrupto de s pensar em lucro desonesto, derramar sangue inocente, opresso e extorso. (Jr. 22:17). O Cristo acossado no deserto pelo poder maligno corruptor, que promete os Reinos desse mundo para facilitar sua misso, prontamente o fustiga, pois tinha conscincia que tanto os fins como os meios importam no projeto de Redeno da humanidade e que s se pode subverter e transtornar os poderes opressores quando nossa prxis destoa dos atalhos desonestos da prevaricao. Logo, nossa luta contra a corrupo, antes de ser motivada por uma agenda partidria ou por alguma ideologia, faz parte do nosso papel de abenoadores da nossa gerao e deve nos levar a denunciar o governante que exige presentes, o juiz que aceita suborno, os poderosos que impem o que querem. (Mq. 7:3). Portanto, ante tanto nepotismo, coronelismo, trfico de influncias e mordomias absurdas, ns somos convocados a viver de forma diferenciada e a sermos instrumentos profticos para o bem de todos. Orao: Senhor, livra-nos da sede de poder, que polui nosso corao, que gera morte e diviso. Sejam, por Tua Graa, calados os nossos ps no zelo pelo que correto e pela Implantao do Teu Reinado nesse mundo. Que permaneas conosco quando formos tentados a vender nossa integridade nos ridos caminhos que trilhamos nesse mundo. Fortalece nossa voz, para que o mundo saiba que possvel sonhar com a vereda da Justia. Guarda nosso corao do mal e nos livres dos desejos de poder que distorcem a f. Pedimos em nome do Cristo, Nossa Viva Esperana. Amm!

Caio Csar Sousa Maral Sec. De Mobilizao da Rede FALE

Creio que Deus no um mero fato independente de todos os tempos, mas que ele espera por orao sinceras e aes responsveis e as responde. Dietrich Bonhoeffer

www.

.org.br

ORE
CONTRA A CORRUPO
Tambm suborno no aceitars, pois o suborno cega os que tm vista, e perverte as palavras dos justos. xodo 23:8 Entre os dias 26 e 27 de abril de 2013 cerca de 50 lideranas evanglicas de vrias partes do Pas se mobilizaram em Braslia para o Encontro sobre Governana e Transparncia Pblica. O evento, foi promovido pelas organizaes evanglicas Tearfund, Rede FALE, Rede Evanglica Nacional de Ao Social (Renas), Aliana Crist Evanglica Brasileira, movimento das Igrejas Ecocidads, ministrio Jeame, Aliana de Negras e Negros Evanglicos do Brasil (ANNEB) e Evanglicos Pela Justia (EPJ). Este encontro se insere em uma mobilizao global que ocorre anualmente no ms de outubro com o intuito de envolver os evanglicos de todo mundo nos processos de enfrentamento da corrupo em diferentes e variadas iniciativas. O movimento deseja aprofundar a compreenso do tema em suas diferentes perspectivas, seja religioso, econmico, social ou cultural para uma ao mais qualificada com outros setores dos governos e da sociedade no enfrentamento da problemtica. Ore: - Em favor dessa iniciativa e em favor de todos os parceiros que esto comprometidos com esse projeto; - Para que a Igreja assuma sua vocao de disseminar valores do Reino de Deus como retido e intregridade. Que outras organizaes cristos se juntem a essa luta; - Para que seja inaugurado um novo momento em nosso pas onde a tica e a transparncia sejam plenamente assimiladas em todas as reas de nossa sociedade e que gere benefcios permanentes em favor dos mais necessitados; - Agradea ao Senhor pelas pessoas envolvidas nessa empreitada e por todos que mantm viva uma santa indignao ante a corrupo.

PEDIDOS DE ORAO
Orais uns pelos outros (Tiago 5:16) ENCONTRO NACIONAL DA REDE FALE Entre os dias 29 de agosto e 1 de setembro acontea nosso encontro nacional. Ore para que ele seja frutfero e nos desafie a buscar o Reino de Deus com maior intensidade. RIO DE JANEIRO - RJ Orem em favor da campanha Jovens Demais para Morrer que o FALE RJ que deseja lutar pela vida da juventude pobre que sofre de altos ndices de violncia. Orem para que a nossa caminhada de f e luta, possa ser exemplo para os cristos e no cristos, a exemplo de Cristo. Assim, que este esprito contagiem outras pessoas a integrarem o grupo. Que haja sabedoria no trato das questes e pessoas, na forma de se portar e reagir perante determinados contextos e no uso de nossa imagem como rede e pessoas espirituais. VITRIA - ES Orem para que Deus nos encoraje a lutar contra as injustias e que tenhamos mais adeses e apoiadores nas igrejas e entidades. LINHARES - ES Orem pela nossa campanha mobilizadora do primeiro semestre - Fale em favor das populao em situao de rua - estamos iniciando a mobilizao da rede para o tema com vdeo, abaixo assinado e previso de um pequeno forum a a respeito. GOINIA - GO Orem pelo fim do extermnio dos moradores de rua em Goinia, que j vem ocorrendo a oito meses. E pela resoluo dos crimes j ocorridos. Pela articulao da Fale Goinia junto s igrejas e sociedade. TRINGULO MINEIRO - MG Em 2009, o FALE no tinha nenhum grupo local. Hoje h 12 cidades com grupos ou contatos que desejam se juntar a rede. Orem em favor da solidificao desses grupos. SO LUS - MA Pela articulao do grupo Local e por sua capacitao e comunho.

ORANDO PELA JUSTIA DIA 29 DE JUNHO


Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos cus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. 2 Crnicas 7:14

Dica:
MARQUE COM SEU GRUPO UM DIA PARA ORAR JUNTOS E TER MOMENTOS DE INTERCESSO E COMUNHO!

Envie motivos de oraes para a Coordenao de Orao e Liturgia da Rede Fale no e-mail: oracao@fale.org.br

You might also like