You are on page 1of 11

Ttulo: O fanzine como imprensa alternativa de resgate cultural : o caso QI Quadrinhos independentes.

Autor: Gazy ANDRAUS. Doutorando em Cincias da Informao e Cultura pela ECA-Universidade de So Paulo, SP. E-mail: gazya@yahoo.com.br GT: Mdia Alternativa (Independente) O universo da editorao de fanzines e/ou revistas independentes no Brasil sempre foi diversificado. Devido falta de uma estrutura de editorao de histrias em quadrinhos (HQ), o fanzinato tornou-se, no Brasil, o principal meio de escoar-se a produo nacional de HQ. Assim, os genunos trabalhos autorais nacionais at hoje tm sido publicados em sua maioria nas revistas alternativas ou fanzines, o mesmo se dando com as publicaes especializadas e de divulgao. ento, graas aos fanzines, que pode ser resgatada uma memria do material impresso de HQ (e tambm de outros gneros literrios e artsticos), tenha sido oficial ou no, j que poucas revistas especializadas tm garantido isso. Como exemplo e estudo de caso, este artigo apresentar o fanzine bimensal QI Quadrinhos Independentes, o qual ajuda a manter a memria das edies independentes no Brasil, tambm incluindo em suas pginas algumas edies oficiais, bem como resgatando artigos especficos sobre a importncia das histrias em quadrinhos como objeto de arte e comunicao. Palavras-chave: Memria; Fanzine; HQ

Ttulo: O fanzine como imprensa alternativa de resgate cultural : o caso QI Quadrinhos independentes.
A histria evolutiva da impresso de histrias em quadrinhos (HQ) caminha junto a dos jornais e seus tablides encartados. Adolfo Aizen, que viria a ser um dos mais respeitados editores de histrias em quadrinhos do Brasil, tendo fundando em meados da dcada de 1940 a EBAL Editora Brasil-Amrica Limitada, percebeu, em uma viagem aos Estados Unidos na dcada anterior, que os suplementos ilustrados encartados em dias especficos contribuam para a maior venda dos jornais, pois muitos os compravam devido a estes anexos, tendo notado que os infanto-juvenis que continham passatempos e HQ eram os que mais faziam sucesso (GONALO Jr., 2004: 25). Assim, apesar de inicialmente ter trabalhado com Roberto Marinho, Aizen fez um caminho com sua editora bastante importante publicao e editorao quadrinhstica nacional. Porm, salvo seus esforos e a de alguns outros editores, como o mesmo Roberto Marinho, e graas censura aos quadrinhos que grassou nos Estados Unidos a partir do final de 1940 devido s teorias do psiquiatra Fredric Wertham, espalhando-se rapidamente mundo afora, aliada a outros problemas, que iam desde ordem sciocultural, como as disseminadas por Wertham e seu discipulado (incluindo-se pais e educadores), bem como uma poltica nacional sempre instvel, a editorao de histrias em quadrinhos de autoria nacional no Brasil foi se tornando igualmente aperidica e problemtica. Uma grave razo desta questo foi a publicao freqente de material estrangeiro, como aconteceu com a tiras de jornal e os super-heris norte americanos das duas potncias editoriais, Marvel e DC. Some-se a estas a questo autoral e a editorao com custos baixos advindos destas republicaes de material estrangeiro, e tem-se um quadro cada vez menos propcio a um bom andamento da editorao de material produzido por autores brasileiros, apesar de alguns esforos, como por exemplo, as quadrinizaes literrias de romances e fatos histricos incentivados pelo ento editor da EBAL e outras tentativas como a Revista Crs da editora Abril, e a atuante firma de Maurcio de Sousa, alm de projetos malogrados de distribuio de tiras por jornais brasileiros, em escala similar a que o Syndicate norte-americano fazia.

Todos estes itens formaram at hoje um quadro difcil de reverter, e que culminou num problema para uma emancipao e manuteno quadrinhstica nacional, impedindo uma formatao de massa crtica autoral e o reconhecimento dessa arte como fator exponencial e cultural mpar e necessrio ontologicamente: a viso um dos sentidos mais utilizados do ser humano, e a narrao imagtica um de seus mais importantes mantenedores culturais, pois faz dialogar o hemisfrio direito e esquerdo do crebro, ampliando a inteligncia humana no quesito da criatividade e vivncia social e at csmica. Em conseqncia a esta deficincia na editorao quadrinhstica brasileira oficial, a produo alternativa se imps como forma de manifestao crucial e preponderante, no fanzinato. O fanzine uma forma de editorao alternativa, no vinculada aos aspectos ditos oficiais pela sociedade, em que se pese um sistema de ordem geralmente afeito a trocas e permutas mediante valores monetrios, como o no sistema capitalista excludente. Na verdade, independente do sistema vigente, as questes entre o poder e a manifestao ideria costumam estar antagonizadas, pois o ser humano possuindo um crebro tridico, segundo De Gregori (1999), acaba estigmatizando uma organizao baseada em uma mentalidade governada pelo crebro central (senso comum, crebro reptiliano), que predispe, em primeira instncia, um sistema baseado quase que exclusivamente na prxis e na sobrevivncia. Auxiliado por um desenvolvimento do lado esquerdo cerebral, racional, este sistema tornou a vida pensada e atuada por base em particularizaes e lgicas cartesianas, em que excluiu-se ou se manteve em ltima instncia o funcionamento intuitivo e criativo do hemisfrio direito (que foi impulsionado na antiguidade e as mitologias diversas), impedindo uma comunho tridica cerebral, privilegiando-se algumas instncias em detrimento a outras. O fanzine, neologismo criado a partir de duas palavras inglesas, fanatic + magazine (revista de f), representa, assim, uma manifestao materializada a partir de uma premncia mental que parte do hemisfrio direito, que busca uma interao tridica necessria a um melhor funcionamento cerebral e mental, por conseqncia (Fig.1). Esta premncia se traduz e se materializa em vrias outras modalidades e formas, seja em artes em geral e tambm nas modalidades psquicas de ordem ainda pouco estudadas pela cincia oficial, como as manifestaes parapsicolgicas, muito

pesquisadas pela ex-Unio Sovitica, e atualmente em pleno avano pela abertura dada atravs da cincia quntica e dos recentes estudos da atuao cerebral por tomografias computadorizadas. Porm o fanzine se torna preponderante, pois oferece uma substituio e manifestao como forma de suprir a lacuna no incentivada pelos sistemas sociais vigentes, que pregam a oficialidade cartesiana que s obedece aos ditames ditatoriais, inseridas em qualquer sistema, seja capitalista, socialista ou comunista, pois estas trs situaes, embora difiram em atuao, se prendem a uma hierarquia governamental, e esta, como se viu, obedece sempre a uma lgica central em que busca uma organizao forosa e forada no GREGORI, 1999: 24)
Fig. 1: crebro tridico. Fonte: DE

sistema social, excluindo a arte que se atrelaria supostamente ao subjetivismo, antes na fsica clssica, tido erroneamente como empecilho ao avano e pesquisas cientficos. O fanzine, assim, tem um status at de objeto paratpico:
Numa sociedade como a em que vivemos, marcada por contradies de diversas ordens, natural que sejam criados, por parte daqueles que se vem excludos, meios de fazer circular sua voz, ocultada pelas normas sociais vigentes, ainda que em esferas restritas. Nesse jogo de foras, surgem formas de expresso marginais, que (sobre)vivem e se nutrem da difcil negociao entre o (re)conhecimento de um fazer e a negao ou indiferena desse mesmo fazer pela sociedade. (ZAVAM, 2004).

A paratopia seria um lugar no definido, no estabilizado, no mbito da sociedade:


A noo de paratopia foi introduzida por Maingueneau, 2001a [1993],[9] para tratar da questo problemtica que a pertinncia de um escritor ao campo literrio e sociedade. Se, por um lado, o campo literrio inscreve-se na sociedade, por outro, a prpria enunciao literria que abala a estabilidade da representao convencional daquilo que se entende por lugar, onde fora e dentro encontram-se delimitados (ZAVAM, 2004).

Os ditos fanzineiros no so pessoas que se julgam prias e se excluem do mercado e do sistema social, mas sim, autores sencientes que precisam manifestar sua pulso de vida, resultante de uma mente tridica que opera atravs de um crebro racional, mas tambm pragmtico, e igualmente criativo. Se os sistemas vigentes no facilitam o intercmbio, natural (pois biolgico) que ele se d por vias no oficiais, no caso, atravs dos paratpicos fanzines. No Brasil, como se salientou, a editorao de quadrinhos de autoria nacional tem sido prejudicada oficialmente, mas escoada em grande monta pelas edies de revistas alternativas e fanzines. Magalhes (1993) distingue as revistas alternativas ou independentes, como as que expem em suas pginas formas artsticas, sejam ilustraes, desenhos, poesias e/ou histrias em quadrinhos, e fanzines como revistas que publicam matrias e artigos tericos acerca de assuntos variados, quer msica, fico-cientfica, cinema, anarquia e histria em quadrinhos etc. O fanzine foi criado entre a dcada de 1930 e 1940 nos Estados Unidos, como forma de debate a at ento tida como subliteratura fico cientfica, e no Brasil a partir da dcada de 1960, como boletins de informao acerca do universo das publicaes e personagens de histrias em quadrinhos. De l para c, o fanzinato abarcou tanto o conceito de fanzine como o de revistas independentes, e se espalhou pelo mundo e tornando-se, em muitos pases como na Frana e Japo, no s meio de escoar idias e expresses artsticas de autores ou amadores, como tambm laboratrios de desenvolvimento de idias e at port-flios que permitem a editoras descobrirem novos talentos. No Brasil, devido falta de uma consistente editoria de histrias em quadrinhos, o fanzine se tornou um meio gigantesco, produtivo e criativo que grassa por todo um submundo cultural, pouco conhecido pela mdia oficial, mas enormemente afamado pela cultura dita underground, inclusa atualmente na internet. As revistas e lbuns de histrias em quadrinhos lanadas no Brasil, em geral so de origem norte-americana, japonesa e at europia: super-heris, personagens da Disney, mangs, Asterix etc. Algum material brasileiro comea a ser melhor representado, como por exemplo dos autores Loureno Mutarelli e Spacca, porm podese ainda verificar que h pouco espao para a autoria brasileira. O meio acadmico

ainda, em geral, reticente ao ouvir a meno acerca de histrias em quadrinhos e praticamente desconhece sua autoria como equivalente a um escritor ou cineasta. Incluindo-se neste rol, as revistas especializadas sobre HQ sempre foram poucas, e na atualidade a Wizard-Brasil faz as vezes deste nicho inconsistente, incluindo algumas matrias acerca de lanamentos nacionais e at abordando fanzines. Porm, sua maior gama de informaes ainda oriunda de material norte-americano, alm de publicar HQ importadas em suas pginas mensais (pois claro, a Wizard originalmente do mercado norte-americano). Neste ponto, o fanzinato em geral, e especialmente o brasileiro muito mais ativo e significativo, resgatando uma memria crtica de material nacional lanado oficialmente ou no, e inserindo na memria cultural nacional nomes de autores de quadrinhos que, se fosse diferente a editorao nacional, j seriam oficialmente tidos como profissionais. Desta forma, a importncia do fanzinato irrefutvel, e o melhor exemplo para corroborar tal hiptese o fanzine QI (Quadrinhos independentes), de publicao bimensal e editada por Edgard Guimares. O caso QI. O prprio Edgard Guimares1 (1997) rememora que a criao de seu QI (alertando que inicialmente se chamava IQI - Informativo de Quadrinhos independentes, como se v na Fig. 2) tomou forma a partir de 1992, com base em discusses de outros fanzines, como o Nh Quim de Henrique Magalhes, Opinio de Paulo Ricardo Abade Montenegro e outros que buscavam uma melhor organizao, divulgao e distribuio de seus fanzines.
Fig. 2

Guimares resolveu ento, adquirir uma mquina fotocopiadora e passou a coeditar os fanzines de outros autores, pelo preo habitual da fotocpia. Assim, cada autor e fanzineiro poderia lhe enviar uma cpia de sua criao, e Edgard passaria a tirar o
1 Que alm de quadrinhista e editor alternativo mestre em engenharia eltrica e professor no ITA Instituto Tecnolgico de Aeronutica.

nmero de cpias conforme a demanda solicitada atravs de cartas de leitores que viam a divulgao destes fanzines no seu QI. Para facilitar o trabalho, ele estipulou inicialmente cada fanzine no formato at meio ofcio, que poderia em uma folha A-4 de sulfite abarcar o mnimo de 4 pginas de produo artstica fanzineira. Assim, os autores poderiam produzir suas edies tendo em vista nmeros de pginas mltiplos de 4, e serem divulgados pelo QI de Edgard Guimares, num procedimento quase cooperativo, em que, se os autores no obteriam lucro algum (no h essa finalidade no fanzinato), mas tambm no gastariam dinheiro com cpias e envios, pois isto se resumiria tarefa de Guimares, que cobraria o suficiente para cada exemplar pedido, incluindo as cpias e os selos, sem que tivesse prejuzo. Porm, Guimares enfatiza que o objetivo principal do QI foi o de descobrir mais leitores interessados em fanzines. Mas a cada edio, embora 50 novos leitores surgissem, outros 50 deixavam de escrever (Guimares: 1997). Tempos depois, a partir do no. 41 (novembro/dezembro de 1999), Guimares modificou o ttulo de seu IQI para QI (Fig. 3) e parou de co-editar os quadrinhos se atendo apenas a divulgar
Fig. 3

as

capas

as

descries sintetizadas de cada fanzine recebido, cabendo aos leitores cadastrados a compra direta com os prprios autores dos fanzines anunciados. O QI sempre foi impresso em off-set, desde o nmero 0 de janeiro de 1993, que seria mais barato para a tiragem de 500 exemplares do que a fotocpia. Worney Almeida de Souza (WAZ), auxiliava levando a edio a uma grfica em So Paulo, que posteriormente era trazida por Guimares para que ele redistribusse pelo correio aos contatos e colaboradores2. Recentemente o QI passou a ter cada capa com uma cor diferente (Fig.4).

2 Informao obtida por e-mail atravs de entrevista com Edgard Guimares, em abril de 2006.

O QI tambm rendeu premiaes 3 a seu editor, diversas vezes, a partir de 1995 o Trofu Angelo Agostini na categoria Melhor Fanzine, mas o mais interessante que desde 1993, ano em que foi lanado, graas ao QI eu ganhei vrias vezes o Prmio Jayme Cortez, destinado a quem incentiva a HQ brasileira4. Na atualidade, alm da divulgao de fanzines gerais nacionais e importados, o QI traz uma coluna chamada Mantendo Contato, escrita por Worney Almeida de Souza (WAZ), que faz as vezes de atualizar e comentar alguns lanamentos oficiais (ou alternativos) do universo quadrinhstico brasileiro. Alm disso, existe um frum de cartas dos leitores e autores que faz um debate crtico acerca da publicao quadrinhistica nacional.
Fig. 4

Edgard tambm

publica publicidade paga por autores e editores independentes, e histrias em quadrinhos de sua prpria autoria (e algumas vezes de outros autores), sem mencionar a quarta capa, em que vem publicando assiduamente uma pgina em forma de quadrinhos chamada Entendendo a linguagem das HQs (Fig. 5), em que estuda minuciosamente a linguagem da nona arte.

Fig.5

3 As premiaes do QI so as seguintes: Prmio jayme Cortez de incentivo aos quadrinhos brasileiros em 1993, 1994, 1995, 1996, 1999 e 2000; trofu ngelo Agostini como melhor fanzine informativo de quadrinhos independentes em 1995, 1996, 1997, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004 e 2005 e medalha ngelo Agostini como melhor editor para Edgard Guimares em 2002. 4 Informao obtida por e-mail atravs de entrevista com Edgard Guimares, em abril de 2006.

A forma de divulgao de fanzines no QI est separada e subdividida em colunas assim distribudas: - Edies independentes, que traz as capas, resumo do contedo, editor e participantes, bem como endereo para adquirir o volume (Fig 6).: Quadrinhos clssicos; quadrinhos atuais e - Lista de vendas de gibis; Fico cientfica e horror; Internacionais; assuntos; e poesia; Outros de e
Fig. 6

Fig. 5

Sales Recados

humor; Msica; Literatura quadrinhos Institucionais5. Para se ter uma idia da importncia do resgate histrico que o QI tem como contribuio definitiva e que supre a lacuna da parca divulgao de HQ no Brasil, alm de divulgar autores tanto profissionais como amadores do universo dos quadrinhos brasileiros que quase nunca so noticiados na cultura tradicional, basta se verificar o texto A Nova Literatura articulado pela escritora Rachel de Queiroz (QUEIROZ apud GUIMARES, 2006: 19) e publicado originalmente na revista O Cruzeiro em 27 de julho de 1957. Este texto republicado na pgina 19 do QI 78 de janeiro/fevereiro de 2006, expe a escritora defendendo os quadrinhos como uma arte nova e pouco percebida em seu potencial literrio imagtico.

5 Estas colunas no esto necessariamente em todas as edies, pois dependem de seus materiais terem ou no sido enviados ao QI.

Na verdade, seu texto crtico profundo e surpreende pela ateno com que ela se ateve aos quadrinhos, tendo em vista a poca em que foi escrito, j que inserido em um momento plenamente carregado de preconceitos educacionais. Como se verifica, o fanzine um importante objeto que resgata e mantm a cultura, mesmo que no oficialmente, atravs da manuteno e divulgao de autores profissionais e/ou amadores, artigos importantes e debates culturais, auxiliando no escoamento de uma produo alternativa que, se dependesse de uma licena oficial jamais seria publicado ou editado. Alm disso, o QI cumpre uma funo de resgate da memria destes autores brasileiros que no so reconhecidos, e tambm enfileira a produo vasta e variada nacional de HQ, bem como de edies de fanzines (incluindo estrangeiros), tambm funcionando como revista de resenha crtica especializada, suprindo igualmente tal lacuna atravs da divulgao tambm de algumas edies oficiais. Dessa forma, indo de encontro s instituies formatadas governamentais mancomunadas com um sistema capitalista excludente, os fanzines como objetos manufaturados e semi-industriais (por se utilizarem de mquinas como fotocopiadoras e off-set) ajudam no processamento mental de seus autores que, ao elaborarem tais revistas constroem uma ponte entre o hemisfrio esquerdo (racional) e o direito (intuitivo), atravs da criatividade, j que no dependem de uma oficializao para suas publicaes serem escoadas. Tais autores independentes inserem assim os fanzines, de uma forma ou de outra na sociedade, dialogando com ela, num sistema de hegemonia cerebral central pragmtico que no prev a arte e a exposio subjetiva como fator de equilbrio vida humana (e, portanto, afetando o meio-ambiente e a ecologia), devido a um encaminhar com base racionalista cartesiano, j ultrapassado conforme verificou pela moderna fsica quntica cujo embasamento terico admite a probabilidade e a subjetividade como fatores integrantes sistmicos de um universo coeso e que pode ser manifestado cosmicamente por um funcionamento tridico da mente neuroplstica6. O QI atravs da conscincia de seu editor, cumpre tal papel. Bibliografia:
6 A neurocincia reconhece atualmente que, independente da idade do ser humano, o crebro continua expandindo-se
em ligaes e conexes neuronais e sinpticas desde que exercitado com freqncia.

DE GREGORI, WALDEMAR . Os poderes dos seus trs crebros. So Paulo: Pancast, 1999. GONALO JUNIOR. A Guerra dos gibis: a formao do mercado editorial brasileiro e a censura aos quadrinhos, 1933-64. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. GUIMARES, Edgard. A questo da produo, divulgao e distribuio de edies independentes de histrias em quadrinhos. In CALAZANS, Flvio (org.). As Histrias em Quadrinhos no Brasil- teoria e prtica. So Paulo: Unesp/Proex, 1997. MAGALHES, Henrique. O que fanzine. So Paulo: Brasiliense, 1993.

QUEIROZ, Raquel de. A Nova Literatura. Apud GUIMARES, Edgard. QI Quadrinhos Independentes. N. 78. Braspolis: Edgard Guimares, janeiro/fevereiro de 2006: 19
ZAVAM, Aurea Suely. Fanzine: A Plurivalncia Paratpica. Revista Linguagem em (Dis)curso. v. 5, n. 1, jul./dez., 2004. http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0601/01.htm

You might also like