You are on page 1of 4

X Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniera Agrcola e XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrcola CLIA/CONBEA 2012 Londrina - PR,

Brasil, 15 a 19 de julho 2012

NDICE DE MECANIZAO DE PROPRIEDADES AGRCOLAS DO VALE DO RIO PARDO RS


JOO AUGUSTO LEINDECKER1, RAVEL FERON DAGIOS2, TIAGO RODRIGO FRANCETTO3, RENAN PRADE4, ULISSES GIACOMINI FRANTZ5
Acadmico do Curso de Engenharia Agrcola da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul - RS. Endereo eletrnico: joaoleindecker@gmail.com. 2 4 e Acadmicos de Engenharia Agrcola da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul - RS. 3 Eng. Agrcola, Mestrando em Eng. Agrcola, Programa de Ps-Graduao em Engenharia Agrcola (PPGEA), Departamento de Engenharia Rural, CCR, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria - RS. 5 Eng. Agrnomo Msc. Engenharia Agrcola, Doutorando em Engenharia Agrcola, Depto. Engenharia Rural, CCR/UFSM Santa Maria, RS.
1

Apresentado no X Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniera Agrcola - CLIA 2012 XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrcola - CONBEA 2012 15 a 19 de julho de 2012 - Londrina - PR, Brasil RESUMO Objetivou-se caracterizar o ndice de mecanizao (kW.ha-1), em funo da rea cultivada, de propriedades agrcolas do Vale do Rio Pardo no Rio Grande do Sul (RS). As informaes foram obtidas atravs da aplicao de questionrio aos produtores, distribudos em 49 propriedades agrcolas com reas inferiores a 100 hectares (ha). Confeccionou-se um banco de informaes, utilizando o software Microsoft Office Excel, no qual dividiu-se os valores de rea cultivada e potncia tratria instalada. Afim de confrontar estes valores, estratificou-se as propriedades em 4 faixas, menores que 10 ha, entre 10 e 20 ha, entre 20 e 30 ha e maiores que 30 ha. Os resultados indicaram que propriedades menores de 10 ha o ndice permaneceu 8,39 kW.ha-1, entre 10 a 20 ha em 3,22 kW.ha-1, entre 20 a 30 ha em 2,32 kW.ha-1 e com mais de 30 ha em 1,17 kW.ha-1. A maior variao ocorreu entre os estratos menores, representando 60,62%, enquanto que a menor, de 49,56%, acontece entre as faixas maiores. Conclui-se que os maiores ndices so encontrados nas propriedades de 10 a 20 ha e os menores em reas superiores a 30 ha, de forma que ocorre reduo deste com aumento da rea.

PALAVRAS - CHAVE: ndice de mecanizao, Propriedades Agrcolas, Tratores Agrcolas.

INDEX OF MECHANIZATION IN FARMS OF VALE DO RIO PARDO - RS ABSTRACT: This study aimed to characterize the index of mechanization (kW.ha-1), depending on the area of farms in the Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul (RS). Information was obtained through a questionnaire to farmers, distributed in 49 farms with areas less than 100 hectares (ha). It was made a database, using the software Microsoft Office Excel, which divided the values of field cultivate and installed tractor power. In order to compare these values, stratified a farms in 4 ranges: less than 10 ha, between 10 and 20 ha, between 20 and 30 ha and greater than 30 ha. The results indicated that in farms smaller than 10 ha the index remained at 8.39 kW.ha-1, between 10 and 20 ha in 3.22 kW.ha-1, between 20 to 30 ha in 2.32 kW.ha-1 and more than 30 ha in 1.12 kW.ha-1. The greatest variation occurred among the lower strata, representing 61.62%, while the lowest, of 49.56%, occurred between the larger tracks. It is concluded that the highest index are found in the farms of 10 to 20 ha and the lowest in farms exceeding 30 ha, so that this reduction occurs with increased area.

KEY WORDS: Index of mechanization, Farms, Agricultural tractors.

INTRODUO: A industrializao e urbanizao das economias ocorrem de maneira simultnea modernizao da agricultura e como consequncia contribui para o aumento do uso da mecanizao (NOGUEIRA, 2001). A mecanizao agrcola, conforme Fadavi, Keyhani e Mohtasebi (2010), foi um dos fatores que contribuiu para reduo da mo-de-obra e, na falta dessa fora de trabalho, supriu sua deficincia, melhorando a qualidade das atividades e, como consequncia, elevou a produo das culturas. Segundo a Organizao das Naes Unidas para Agricultura e Alimentao (FAO, 1997), h a necessidade de aumentar a produo de alimentos nas prximas dcadas, no sentido de suprir a demanda da crescente populao mundial e reduzir a desnutrio em muitos pases, de forma que de fundamental importncia assegurar uma adequada mecanizao agrcola dentro das propriedades, de modo a possibilitar maior rentabilidade das culturas sem comprometer os sistemas produtivos. Dessa maneira, a mecanizao pode indicar o nvel tecnolgico de uma regio em funo de que representa uma importante ferramenta dentro da propriedade rural. Contudo, tendo em vista que o uso de mquinas agrcolas implica em torno de 40% nos custos totais de produo segundo Matos (2007), deve-se procurar a otimizao de seu uso a partir da correta seleo, principalmente onde as reas de produo so menores. Oliveira e Pereira (2010) complementam, que os lucros dos produtos dessas reas, principalmente as que se caracterizam como agricultura familiar, so diminutos e a forma de manter a atividade atrativa ao produtor aumentando produtividade e a mecanizao um fator preponderante neste aspecto. Dessa forma, uma maneira de se evidenciar o nvel de utilizao das mquinas de uma regio atravs do ndice de mecanizao em quilowatt/hectare (kW.ha-1), por ser um excelente indicador da utilizao da mecanizao. Este caracterizado pela relao entre a potncia tratria disponvel e rea cultivada. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o ndice de mecanizao (kW.ha-1), em funo da rea cultivada, de propriedades agrcolas do Vale do Rio Pardo no Rio Grande do Sul (RS).

MATERIAL E MTODOS: Este trabalho foi constitudo da utilizao de um questionrio, aplicado diretamente a campo. Este foi aplicado em 49 propriedades agrcolas com reas inferiores a 100 hectares (ha), distribudas aletoriamente nos municpios de: Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Segredo e Venncio Aires, situadas no Vale do Rio Pardo no estado Rio Grande do Sul. O questionrio consistia em caracterizar a atividade principal e secundria desenvolvidas, rea cultivada e quantidade e a especificaes dos tratores (marca e modelo). A informao de potncia motora (kW) foi obtida em catlogos tcnicos dos fabricantes. Confeccionou-se um banco de informaes, utilizando o software Microsoft Office Excel, no qual dividiu-se os valores de rea cultivada e potncia tratria instalada. A fim de confrontar estes valores, estratificou-se as propriedades em 4 faixas, menores que 10 ha, entre 10 e 20 ha, entre 20 e 30 ha e maiores que 30 ha. Desse modo obtevese o ndice de mecanizao expresso em quilowatt por hectare (kW.ha-1).

RESULTADOS E DISCUSSO: Os resultados obtidos, que expressam o ndice de mecanizao (kW.ha-1), esto dispostos na Tabela 1.

TABELA 1 - ndice de mecanizao por estrato. Estratos (ha) Nmero de propriedades rea mdia (ha) Menor que 10 10 a 20 20 a 30 Maior que 30 20 14 9 6 6,00 13,86 27,11 76,67

ndice de mecanizao mdio (kW.ha-1) 8,39 3,22 2,32 1,17

Pode-se observar que o ndice mdio diferiu entre os estratos, de forma que o maior valor foi evidenciado em reas inferiores a 10 ha, correspondendo a 8,39 kW.ha-1. Por outro lado, a menor potncia instalada por rea foi constada em reas superiores a 30 ha, sendo o mesmo de 1,17 kW.ha-1. A maior variao ocorreu entre os estratos menores, representando 61,62%, enquanto que a menor, de 49,56%, acontece entre as faixas de estratos maiores. Alm disso, ocorre uma diferena de 86,05% entre os estratos extremos, de maior e menor rea. De acordo com Schlosser et al. (2004), em um estudo sobre o ndice de mecanizao em propriedades orizcolas, constatou um ndice de 5,32 kW.ha- 1 em reas menores de 15 ha, sendo que nas propriedades entre 90 e 130 ha obteve um ndice de 2,31 kW.ha-1. Ainda fica que o extrato que possui maior participao em nmero de propriedades o que representa as propriedades com menos de 10 ha. A Figura 1 ilustrada a mdia do ndice de mecanizao por estrato.

FIGURA 1 - Mdia do ndice de mecanizao por estrato.

Pode-se observar um acrscimo do ndice de mecanizao com a diminuio da rea cultivada, por outro lado ocorre uma diminuio do ndice com o aumento da mesma, essa condio tambm foi encontrada por Schlosser et al. (2004). No estrato que representa as propriedades com reas menores de 10 ha evidencia-se o maior ndice, pois o dimensionamento do trator nestas reas realizado em funo apenas da operao que demanda maior potncia. J para as propriedades com mais de 30 ha encontra-se o menor ndice, constatando-se uma melhor distribuio da utilizao da mquina por rea. Sabendo-se que o ndice de mecanizao apresenta forte relao com a utilizao dentro da propriedade, deve-se evitar a ociosidade da mesma. Na Figura 2 est representada a participao das culturas dentro das propriedades entrevistadas.

FIGURA 2 Atividades agrcolas desenvolvidas nas propriedades. Evidenciou-se oito atividades desenvolvidas nas propriedades rurais sendo elas: o cultivo do tabaco, milho, soja, fruticultura, olericultura, e ainda a pecuria de corte e de leite e a piscicultura. Observa-se uma grande participao das atividades de cultivo de tabaco e de milho nas propriedades entrevistadas, nota-se que 75,51% das propriedades possuem como atividade principal o cultivo de tabaco, seguido pela pecuria leiteira com 10,20%. Como atividade secundria, 63,27% das propriedades destinam-se a cultura do milho e 10,20% com produo do tabaco, por outro lado, 10,20% destas no desenvolvem nenhuma cultura secundria. Dessa forma, evidencia-se uma predominncia da sucesso das culturas do tabaco e do milho.

CONCLUSES: Conclui-se que o ndice de mecanizao decresce com o aumento da rea cultivada, sendo que o maior ndice est presente no estrato com rea inferior a 10 ha. Alm disso, o ndice mdio da mecanizao do Vale do Rio Pardo manteve-se em 4,63 kW.ha-1.

REFERNCIAS FADAVI, R.; KEYHANI, A.; MOHTASEBI, S. S. Estimation of a mechanization index im apple orchard in Iran. Journal of Agricultural Science, Toronto, v. 2, n. 4, dez. 2010. Food and Agriculture Organization. A guide to preparing an agricultural mechanization strategy. Rome: FAO. Roma, 1997. 38 p. MATOS, M. A. Modelo informatizado para o planejamento operacional e econmico de sistemas mecanizados com a considerao da pontualidade. 2007. 88 f. Dissertao (Mestrado em Agronomia) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba, 2007. NOGUEIRA, A. C. L. Mecanizao na agricultura brasileira: uma viso prospectiva. Caderno de Pesquisas em Administrao, So Paulo, v. 08, n. 4, out/dez. 2001. OLIVEIRA, M. G. C.; PEREIRA, R. M. Importncia da mecanizao na agricultura familiar brasileira. ClicNews, So Paulo, out. 2010. Disponvel em: <http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/869390/1/spmg.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2012. SCHLOSSER, J. F.; MACHADO. O. D.C.; DEBIASI., H.; PINHEIRO. E.D. et al. ndice de mecanizao de propriedades orizcolas no Rio Grande do Sul, Brasil. Cincia Rural, Santa Maria, v. 34, n.3, maio/jun. 2004.

You might also like