You are on page 1of 5

Quais testes avaliam dislexia?

No h um nico instrumento especfico para dislexia, pois seu diagnstico de difcil formulao e exige uma avaliao multidisciplinar (com fonoaudilogos, psicopedagogos, neurologistas, oftalmologistas, neuropsiclogos, entre outros). Existem alguns instrumentos que apresentam recursos para identificar alguns sintomas que ocorrem no quadro de dislexia (ver www.dislexia.org.br/abd/dislexia.html), so eles: - Teste de Desempenho Escolar (TDE) (no-restrito): de 1 a 7 ano do ensino fundamental, aplicao individual; - Conscincia Fonolgica, Instrumento de Avaliao Sequencial (CONFIAS) (no-restrito): a partir de 4 anos de idade, aplicao individual; - Avaliao da Compreenso Leitora de Textos Expositivos (norestrito): crianas a partir da 3 ano do ensino fundamental, e em adultos; aplicao individual; - Escala de Avaliao das Estratgias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF) (no-restrito) : pode ser aplicado em crianas e adolescentes de 7 a 16 anos, aplicao individual ou coletiva. - Provas de Avaliao dos Processos de Leitura (PROLEC) (norestrito): pode ser aplicado em crianas do 1 ao 5 ano do ensino fundamental e tambm em crianas maiores com dificuldades de leitura, aplicao individual; - Provas de Avaliao dos Processos de Leitura (PROLEC 2 Edio) (no-restrito): do 2 ao 5 ano do ensino fundamental, aplicao individual. Lembrando sempre que caso a soluo no seja satisfatria ou ainda possua alguma dvida a respeito, pedimos a gentileza que voc entre em contato conosco por meio de nosso canal de comunicao testes@casadopsicologo.com.br. Teremos o maior prazer em atend-lo.

Dislexia

uma dificuldade primria da aprendizagem que abrange: leitura, escrita e soletrao ou uma combinao de duas ou trs dessas dificuldades. A criana geralmente herda a dislexia, portanto ela pode ter algum parente, pai, av ou tio que tambm so dislxicos. A dislexia mais comum em crianas, mas possvel encontrar esse distrbio em adultos. Acomete tanto meninos como meninas. As crianas dislxicas no so menos inteligentes, alis muitas delas apresentam um grau de inteligncia normal ou at superior ao da maioria da populao. A deficincia no pode ser encarada como motivo de vergonha, pois h diversos casos de pessoas bem sucedidas que sofrem com a dislexia como por exemplo, Tom Cruise (ator), Agatha Christie (autora), Thomas Edison (inventor), entre outros. Pr dislexia Para pais Atentos Ainda na pr escola existem alguns sinais que podem nos revelar uma pr dislexia. A criana geralmente apresenta aquisio tardia da fala, pronncia constantemente errada de algumas palavras, dificuldade em aprender cores, nmeros, copiar seu prprio nome, aprender formas geomtricas, dificuldades em recortar, dar laos, desenhar, distrbio do sono, dificuldade em entender o que est ouvindo, etc. A criana costuma ser esquecida e no tem uma boa noo de sequncia inclusive temporal. Essa fase da pr dislexia a fase mais importante para que se comece a interveno (tratamento). Como j foi citado nos outros transtornos, quanto antes o tratamento melhor ser o prognstico.

Entendendo a dislexia O funcionamento do crebro Diferentes partes do crebro exercem funes especficas. A rea esquerda do crebro, por exemplo, est mais diretamente relacionada linguagem nela foram identificadas trs sub-reas distintas: uma delas processa fonemas, outra analisa palavras e a ltima reconhece palavras. Essas trs subdivises trabalham em conjunto, permitindo que o ser humano aprenda a ler e escrever. Uma criana aprende a ler ao reconhecer e processar fonemas, memorizando as letras e seus sons. Ela passa ento a analisar as palavras, dividindo-as em slabas e fonemas e relacionando as letras a seus respectivos sons. medida que a criana adquire a habilidade de ler com mais facilidade, outra parte de seu crebro passa a se desenvolver; sua funo a de construir uma memria permanente que imediatamente reconhece palavras que lhe so familiares. medida que a criana progride no aprendizado da leitura, esta parte do crebro passa a dominar o processo e, consequentemente, a leitura passa a exigir menos esforo. Funcionamento do crebro do dislxico O crebro de dislxicos, devido as falhas nas conexes cerebrais, no funciona desta forma. No processo de leitura, os dislxicos recorrem somente a rea cerebral que processa fonemas. A consequncia disso que dislxicos tem dificuldade em diferenciar fonemas de slabas, pois sua regio cerebral responsvel pela anlise de palavras permanece inativa. Suas ligaes cerebrais no incluem a rea responsvel pela identificao de palavras e portanto, a criana dislxica no consegue reconhecer palavras que j tenha lido ou estudado. A leitura se torna um grande esforo para ela, pois toda palavra que ela l aparenta ser nova e desconhecida Sinais da dislexia NA ALFABETIZAO -> Dificuldades na fala; -> Dificuldades para aprender o alfabeto; -> Dificuldade para planejamento e execuo motora de letras e nmeros; -> Dificuldade na preenso do lpis; -> Dificuldade em separar e sequenciar sons. ex: pato; -> Dificuldade em rimas; -> Dificuldade em discriminar fonemas de sons semelhantes t/d g/j p/b; -> Dificuldade na diferenciao de letras com orientao espacial b/d d/p n/u m/u; -> Dificuldade em Orientao Temporal (ontem, hoje e amanh). A PARTIR DOS 7 ANOS DE IDADE -> Nomeao e memria de trabalho prejudicada; -> Lentido ao fazer os deveres escolares; -> Reclama que ler muito difcil; -> Apresenta omisso de letras cavalo/ caalo; -> Memoriza o texto sem compreend-lo; -> Dificuldade em planejar, organizar e conseguir terminar as tarefas dentro do tempo; -> Nvel de leitura abaixo do esperado para sua srie e idade; -> Dificuldade para soletrar as palavras;

-> Dificuldade para copiar do quadro; -> Letra feia; -> Dificuldade com a percepo espacial; -> Confunde direita, esquerda, em cima, em baixo; na frente, atrs; -> Troca de palavras; -> Tolerncia muito alta ou muito baixa a dor; -> Dificuldade de soletrao e leitura; -> Inventa, acrescenta ou omite palavras ao ler e ao escrever, etc; ENTRE 7 E 12 ANOS -> Comete erros ao pronunciar palavras longas ou complicadas ?; -> Confunde palavras de sonoridade semelhante, como tomate e tapete, loo e cano; -> Utiliza excessivamente palavras vagas como coisa; -> Tem dificuldade para memorizar datas, nomes ou nmeros de telefone; -> Pula partes de palavras quando estas tem muitas slabas; -> Costuma substituir palavras difceis por outras mais simples quando l em voz alta; por exemplo, l carro ao invs de automvel; -> Comete muitos erros de ortografia; -> Escreve de forma confusa; -> No consegue terminar as provas de sala-de-aula; -> Sente muito medo de ler em voz alta. A PARTIR DOS 12 ANOS -> Comete erros na pronncia de palavras longas ou complicadas; -> Seu nvel de leitura est abaixo de seus colegas de sala de aula; -> Inverte a ordem das letras, ex: bolo por lobo, lago por logo; -> Tem dificuldades em soletrar palavras? Soletra a mesma palavra de formas diferentes numa mesma pgina; -> L muito devagar; -> Evita ler e escrever; -> Tem dificuldade em resolver problemas de matemtica que requeiram leitura; -> Tem muita dificuldade em aprender uma lngua estrangeira; -> Dificuldade em planejar e fazer redaes. Preveno e Tratamento O trabalho de Preveno pode ser feito ainda na primeira infncia quando os pais ou professores estiverem atentos aos sinais de alerta. ATENO: Os sintomas que podem indicar a dislexia, antes de um diagnstico multidisciplinar, s indicam um distrbio de aprendizagem, os sintomas no confirmam a dislexia. Somente um profissional capacitado poder diagnosticar a dislexia. A terapia precoce proporciona os melhores resultados! Se for necessrio o fonoaudilogo o encaminhar a outros profissionais incluindo Psiclogo, Neurologista, Oftalmologista e outros profissionais conforme o caso.

http://www.centrodefonoaudiologia.com/dislexia/

You might also like