You are on page 1of 2

SUJEITO COMPOSTO N 1 2 REGRAS Expresso partitiva ( parte de, maioria de, metade de).

Verbo no singular ou no plural Quantidade aproximada ( cerca de, perto de, mais de, menos de). Verbo concorda com o substantivo. Nomes que s existem no plural (Minas Gerais, Estados Unidos). Concordncia conforme a existncia ou no de artigo. % + substantivo. Verbo concorda com o substantivo. EXEMPLOS A maioria dos jornalistas aprovou/aprovaram a ideia. Cerca de mil pessoas participaram da manifestao. Mais de um atleta estabeleceu novo recorde. Os Estados Unidos determinam o fluxo... Alagoas impressiona pela beleza... 25% do oramento do pas deve destinar-se... 85% dos entrevistados no aprovam a administrao do prefeito 1% do eleitorado aceita a mudana 1% dos alunos faltaram prova

5 6

Sujeito pronome relativo que. O verbo concorda com o Fui eu que paguei a conta antecedente do pronome. Fomos ns que pintamos o muro Expresso uns do que. O verbo deve assumir a forma plural. Ademir da Guia foi um dos jogadores que mais encantaram os poetas. Se voc um dos que admiram o escritor, certamente ler seu novo romance.

Sujeito pronome relativo quem. Verbo na 3p. Singular Fui eu quem pagou a conta. / Fui eu quem ou em concordncia com o antecedente do pronome. paguei a conta. Fomos ns quem pintou o muro. / Fomos ns quem pintamos o muro. Verbos bater, dar e soar se d de acordo com o numeral Verbos impessoais: haver no sentido de existir/ Fazer indicando tempo/ aqueles que indicam fenmeno da natureza. Deu uma hora no relgio da sala. Deram cinco horas no relgio da sala. Havia muitas garotas na festa. Faz dois meses que no vejo meu pai. Chovia ontem tarde.

8 9

SUJEITO COMPOSTO N 1 2 REGRAS Suj. composto anteposto ao verbo. Concordncia no plural. Suj. composto posposto ao verbo. Pode haver concordncia com o ncleo do sujeito mais prximo. Obs: Quando h ideia de reciprocidade a concordncia feita obrigatoriamente na 3p. Plural. EXEMPLOS Pai e filho conversavam longamente Pais e filhos devem conversar com frequncia. Faltaram coragem e competncia. Faltou coragem e competncia. Abraaram-se vencedor e vencido. Ofenderam-se o jogador e o rbitro.

SUJEITO COMPOSTO/ CASOS PARTICULARES 1 Ncleos dos sujeitos sinnimos ou quase sinnimos. O Descaso e desprezo marcam / marca seu verbo pode ficar no plural ou singular. comportamento

CONCORDNCIA NOMINAL N 1 REGRAS Adjetivo anteposto ao substantivo. A concordncia se d com o substantivo mais prximo. Em caso de nome prprio. A concordncia sempre se dar no plural. 2 Adjetivo posposto aos substantivos. O adjetivo concorda com o substantivo mais prximo ou com todos eles (assumindo forma masculino plural se houver substantivo feminino e masculino). EXEMPLOS Encontramos cadas as roupas e os prendedores. Encontramos cada a roupa e os prendedores. As adorveis Fernanda e Cludia vieram me visitar. A indstria oferece localizao e atendimento perfeito. A indstria oferece atendimento e localizao perfeita. A indstria oferece localizao e atendimento perfeitos. A indstria oferece atendimento e localizao perfeitos.

You might also like