You are on page 1of 15

Criado e Desenvolvido por:

Todos os direitos so reservados 2013. www.tioronni.com.br

OGM TRANSGNICOS CLULA-TRONCO CLONAGEM PROJETO GENOMA

A ORIGEM DA ENGENHRIA GENTICA


O ser humano desde cedo busca obter o mximo de produtividade e rentabilidade. Logo comeou a observar e selecionar conjuntos de objetos e seres na natureza, este foi o primeiro passo manual (macroscpico) rumo a engenharia gentica, pois baseava-se apenas no processo seletivo artificial. A engenharia gentica, por sua vez, trabalha com o mesmo princpio, porm de modo microscpico; fazendo uso de processo avanados, complexos e bioqumicos. O milho primitivo tinha poucos gros e uma espcie mutante (natural) que foi o escolhido pelo ser humano devido a sua grande quantidade de gros por espiga. Este simples passo na histria, dentro outros, estabeleceu um marco no tempo. Hoje possvel termos milho colorido, vegetais com inmeras modificaes genticas apreciveis, animais modificados e clonados, bactrias de alta resistncia e a nanotecnoloiga que bate a nossa porta. Tio Ronni.

O QUE TRANSGNICO
Um organismo considerado transgnico quando misturam a ele genes de outras espcies. Essa tcnica foi apelidada de "recortar e colar" e desenvolve novas caractersticas aos organismos. Hoje praticada com mais intensidade na agricultura com o fim de criar alimentos fortes que resistam aos herbicidas, pragas e ao clima e tambm para deix-los mais nutritivos. Existem duas formas de criar alimentos transgnicos: - Na primeira, recolhe-se um fragmento do DNA de um organismo e mistura com o fragmento de alguma outra espcie. Depois, esse novo fragmento inserido na planta, atuando como o "transportador" das caractersticas dos DNAs. - A outra tcnica parece ser mais simples. Ao invs de juntar DNAs de dois organismos, coloca-se o gene diretamente na planta. Esse gene vai se adaptar ao DNA gerando uma planta com novas caractersticas. Mas um fato omitido. Durante esse processo de mutao, ocorre uma reao qumica de conseqncias desconhecidas. Isso significa que no h certeza sobre os resultados da transformao de alimento convencional para transgnico.
FONTE: http://www.midiaindependente.org

Porcos nascidos de uma mesma linhagem celular. O da esquerda, transgnico, tem focinho e patas amarelos. (foto: Jim Curley / MU Extension and Agricultural Information)

TRANSGNICO
VANTAGENS
* Toda a variabilidade gentica dos organismos da Terra fica a nossa disposio, portanto no haver jamais exausto da variabilidade gentica para o melhoramento de vegetais e animais domsticos; * Em uma "construo", possvel usar um gene e um promotor para funcionarem da maneira programada no tecido ou rgo, com a intensidade e no tempo do desenvolvimento do organismo escolhido. Tambm possvel usar promotores que superativem o gene com o aumento ou reduo da temperatura ou luminosidade ambiente; * Obtm-se plantas resistentes a insetos pragas, a herbicidas, a metais txicos do solo, a fungos, ao amadurecimento precoce, com maior teor protico e protenas mais completas, leos mais saudveis, arroz com carotenos, etc.; * So as plantas transgnicas, com suas defesas genticas, que representam a esperana de uma efetiva reduo dos agrotxicos dos custos de produo com aumento de produo.
FONTE: http://www.saudenainternet.com.br

(Smbolo: transgnico)

TRANSGNICO
DESVANTAGENS * Somente poucos laboratrios tem os dispendiosos equipamentos e reagentes e pesquisadores capazes de obter organismos transgnicos com toda a segurana requerida pela Lei de Biosegurana, fiscalizada pela Comisso Nacional Tcnica de Biosegurana CTNBio; * Aps a obteno do organismo transgnico, segue-se a fase mais longa e dispendiosa, de cinco ou mais anos, e milhes de dlares para selecionar e desenvolver o produto. Somente Empresas tm arcado com os custos necessrios para lanar novas transgnicas; * Apesar de todas as precaues as pessoas leigas, ou mesmo pesquisadores de reas afins, temem que possam existir inconvenientes no futuro; * Apesar de serem as transgnicas cultivadas em 39,9 milhes de hectares e consumidas por milhes de pessoas h mais de dez anos sem inconvenientes, fcil para organizaes leigas assustar, sem provas, os consumidores submetidos a propagandas movidas a milhes de dlares. O pblico amedrontado paga essas organizaes para ser "informado"; * Os alimentos "orgnicos", isentos de agrotxicos e transgnicos, parecem ideais, entretanto a sua produo mais cara, demanda muito trabalho, espao e no passa de 1% do necessrio. Infelizmente orgnicos foram os alimentos dados s vacas e aos porcos na Inglaterra que se contaminaram com graves doenas. Tambm o estrume de vaca usado na cultura de verduras "orgnicas" pode conter uma bactria Escherichia coli 715 H7, que letal.
FONTE: http://www.saudenainternet.com.br

TRANSGNICO
Os 10 maiores perigos dos alimentos transgnicos para a sade e para o meio ambiente
1. A qualidade nutricional dos alimentos que passam por manipulaes genticas pode ser diminuda. Essa alterao na quantidade de nutrientes tambm pode interferir na sua absoro pelo metabolismo do homem. 2. A transferncia de genes entre alimentos causa, em alguns casos, modificaes na estrutura e funo dos mesmos, alterando significativamente sua composio. Isso pode provocar efeitos inesperados. 3. A resistncia ao efeito dos agrotxicos por parte de alguns transgnicos tem a possibilidade de gerar um aumento de resduos dos venenos, uma vez que permite uma aplicao maior na plantao. Os resduos resultantes dessa grande quantidade permanecero nos alimentos e ainda poluiro solos e rios. 4. Com a interferncia da engenharia gentica, muitas plantas correm o risco de passar a produzir compostos como neurotoxinas e inibidores de enzimas em nveis acima do normal, tornando-as txicas. 5. Protenas transferidas de um alimento para outro podem passar a ter propriedade alergnica, ou seja, podem vir a causar srias reaes alrgicas em algumas pessoas mais sensveis.

TRANSGNICO
Os 10 maiores perigos dos alimentos transgnicos para a sade e para o meio ambiente
6. Genes antibitico-resistentes contidos nos alimentos transgnicos podem passar sua caracterstica de resistncia para as pessoas e animais, o que poderia gerar a anulao da efetividade de antibiticos nos mesmos. 7. A manipulao gentica traz riscos sade dos animais porque podem aumentar os nveis de toxina nas raes e alterar a composio e qualidade dos nutrientes. 8. Alguns cientistas alertam que o uso da tcnica de resistncia a vrus na agricultura pode fazer surgir novos tipos de vrus e, consequentemente, novas e complexas doenas. Tudo porque o vrus hbrido passa a ter aspectos diferentes do vrus original ao qual a planta tem resistncia. 9. Alguns cientista prevem o emprobrecimento da biodiversidade com o uso da engenharia gentica, uma vez que a mistura (hibridao) das plantas modificadas com outras variedade pode criar super pragas e plantas mais selvagens, provocando a eliminao de espcies e insetos benficos ao equilbrio ecolgico do solo. O conseqente uso mais intensivo de agrotxicos pode ainda causar o desenvolvimento de plantas e animais resistentes a uma ampla gama de antibiticos e agrotxicos. 10. Os efeitos negativos da engenharia gentica na natureza so impossveis de serem previstos ou mesmo controlados, uma vez que os OGMs so formas vivas e, por isso, suscetveis a sofrer mutaes, multiplicar-se e se disseminar. Ou seja, uma vez introduzidos nos ecossistemas, os transgnicos no podero ser removidos.

TRANSGNICO
Voc Me, Dona de Casa, ou Cozinheiros de Planto, acho que essa notcia poder ser indicada a todos vocs. Primeiro as Mes e Donas de Casa que precisam muitas vezes fazer alimentos e comidas diferentes para manter a sade dos filhos, que muitas vezes, no comem vegetais, verduras etc. E para os cozinheiros, que sempre precisam inovar em seus pratos, principalmente criando arranjos bonitos. Pois bem, cientistas esto conseguindo mudar a cor de alguns vegetais, o que um passo interessante, pois podero deixar esses alimentos mais atrativos e assim de maior consumo, alm de que no futuro prximo, quem sabe no conseguiro aumentar o valor nutricional?
FONTE: http://melhoragora.org

O QUE OGM
Um p de laranja resultante do cruzamento de dois outros ps, com a transposio manual de plen, um organismo geneticamente modificado (OGM) pelo melhoramento clssico, mas no um transgnico. Se esta mesma laranja tiver recebido genes de tomate que lhe atribuam uma colorao melhor, ser uma laranja transgnica, e no apenas OGM. Organismos Geneticamente Modificados so organismos que tiveram o seu genoma alterado. OGMs podem ser NATURAIS ou ARTIFICIAIS. Por exemplo, o cruzamento de um cavalo com uma jumenta (seres de espcies diferentes), uma transgnese natural que resulta num burro (mula) que um ser estril.
FONTE: http://www.dcc.ufba.br

ROTULAGEM
Um outro tema abordado quando se discute os alimentos transgnicos o da rotulagem dos produtos. Todo o cidado tem o direito de saber o que ir consumir. Por isto, a descrio da composio do alimento e o gene que foi inserido no produto, devem ser informados. Alm dos rtulos dos produtos nacionais necessrio que sejam analisados os produtos importados produzidos atravs da biotecnologia. No meio de todas as discusses, uma certeza reina entre cientistas, representantes do governo e da defesa do consumidor: preciso investir em pesquisa e aprimorar os estudos.
Fonte: www1.uol.com.br

CLONAGEM
A palavra "clone" vem do grego "kln", que significa "rebento" ou "broto". A clonagem uma forma de reproduo assexuada, que produz um novo indivduo usando apenas o DNA de uma pessoa. Os cientistas removem o material gentico de uma vulo no-fertilizado e o substituem pelo DNA de uma clula do ser que se deseja clonar. Sob as condies apropriadas, o vulo comea a se dividir e formar um embrio, que implantado em um tero.
FONTE: http://www1.folha.uol.com.br

Os lobos fmeas clonados, Snuwolf e Snuwolffy, esto no zo Seoul, em Gwacheon

A ovelha Dolly, o primeiro mamfero clonado de uma clula adulta, foi sacrificada com seis anos de idade, aps ser diagnosticada com uma doena pulmonar progressiva, anunciou hoje o Instituto Roslin, na Esccia.

PROJETO GENOMA
As primeiras propostas para se mapear o genoma humano surgiram em 1985, quando um grupo de cientista pretendiam detectar mutaes em homens. O Projeto Genoma Humano (PGH) um empreendimento internacional, projetado para uma durao de quinze anos. O mesmo teve incio em 1990 com vrios objetivos, entre eles identificar e fazer o mapeamento dos cerca de 80 mil genes que se calculava existirem no DNA das clulas do corpo humano; determinar as seqncias dos 3 bilhes de bases qumicas que compe o DNA humano; armazenar essa informao em bancos de dados, desenvolver ferramentas eficientes para analisar esse dados e torn-los acessveis para novas pesquisas biolgicas. Outro objetivo do PGH descobrir todos os genes na seqncia de DNA e desenvolver meios de usar esta informao no estudo da Biologia e da Medicina, envolvendo com isso a melhoria e simplificao dos mtodos de diagnsticos de doenas genticas, otimizao das teraputicas para essas doenas e preveno de doenas multifatoriais (doenas causadas por vrios fatores), no que diz respeito a sade.
FONTE: http://educar.sc.usp.br

BIBLIOGRAFIA
LOPES, Snia. ROSSO, Srgio. Biologia Volume nico. 1.ed. Editora Saravia. So Paulo, 2005. SOARES, Jos Luis. Biologia Volume 1. 2 Edio. Editora Scipone. So Paulo, 1995. Internet inmeros sites.

You might also like