You are on page 1of 13

Fundao Escola de Comrcio lvares Penteado Curso de Economia

DETERMINANTES DO CRESCIMENTO DA DEMANDA DE SEGUROS AUTOMOTIVOS NA CIDADE DE SO PAULO

Frederico Lanzoni 0001008 Piero Cifali 07021223

So Paulo Maio de 2010

Frederico Lanzoni e Piero Cifali

DETERMINANTES DO CRESCIMENTO DA DEMANDA DE SEGUROS AUTOMOTIVOS NA CIDADE DE SO PAULO

Projeto de Monografia apresentado ao professor Jos Carlos Domingos da Silva como pr-requisito para a aprovao na disciplina Monografia I da graduao do curso de economia.

FECAP SO PAULO
2

Maio de 2010

Sumrio I Introduo......................................................................................................04 II Objetivo........................................................................................................06 III Justificativa..................................................................................................07 IV Metodologia................................................................................................10 VII Referncias bibliogrficas..........................................................................12

I - INTRODUO O tema seguro tem ficado em evidncia em diversas mdias nacionais. Algumas matrias em especifico chamam a ateno por citarem diversas vezes o crescimento da demanda de seguros automotivos no Brasil, crescimento este que a empresa de notcia Reuters1 acabou noticiando como um fator de grande relevncia para aberturas de IPO ("Initial Public Offering") no Brasil. O fator de crescimento da demanda por seguros automotivos de acordo com a matria da Reuters tem sido um fator relevante para o aumento do prmio de risco de empresas como a Zurich, quarta maior seguradora da Europa, em valor de mercado do mundo que hoje tem suas operaes no Brasil, o que faz acreditar que o tema tem sido de grande importncia para empresas nacionais e internacionais. Ainda de acordo com a matria da Reuters, a classe mdia tem vislumbrado os desejos de crescimento da empresa Zurich para America Latina, fato esse que ratificado pela Agncia Estado (AE)2 com a matria divulgada em 11/04/2010 que cita a relao da estabilidade da economia com a facilitao do acesso das diversas classes econmicas nacionais aos seguros diversos. A matria Brasileiro comea a despertar para o seguro feita pela AE relata fatos relevantes para consolidar a importncia do trabalho, pois demonstrar que a pratica da contratao das modalidades de seguro no Brasil no ser difundida, mostra diversos indicativos que essa cultura est mudando com a estabilizao econmica brasileira. Alguns dados importantes so citados no jornal Estado de So Paulo na matria Brasil comea a despertar para o seguro do dia 12 de abril de 2010, sobre o potencial de crescimento dos seguros no Brasil, onde o setor, em 2009, correspondeu a 3% no Produto Interno Bruto (PIB), enquanto em pases como os Estados Unidos, o volume representou quase 9% do PIB e na frica do Sul, o setor foi responsvel por 15% do PIB no ano passado. Nesta matria, a professora de finanas e pesquisadora do Insper So Paulo, Angela Menezes, se utiliza da seguinte frase: "No temos a cultura do seguro. O mais comum entre os brasileiros o de automveis", o que novamente inspira a pesquisa a tentar desvendar se essa realidade tem mudado com o tempo ou se ainda hoje o Pas no se voltou a esse setor.
Matria citada na Reuters Brasil, com o nome Zurich Financial v crescimento de seguros para IPOs no dia 29/1/2010. 2 Agncia de reportagem do jornal Estado de SP.
1

Um dado muito importante fornecido pela AE que no Brasil do total de seguros oferecidos pelo mercado nacional, 35% dos vendidos so para carros; 22% de vida; 20% de sade; e os outros 23% so pulverizados entre as dezenas de modalidades oferecidas. Segundo Pindyck e Rubinfeld3 (2010:147), o grau de averso ao risco tem relao direta com a natureza dos riscos envolvidos e do nvel de renda do usurio, nesse contexto de vital importncia que o trabalho procure demonstrar quais variveis tm influncia direta com o crescimento de seguro no Brasil. Na linha do pensamento microeconmico, fica melhor analisar tal evidncia, uma vez que segundo Neumann and Morgenstern (1944), h a condio terica de mensurar a utilidade esperada de cada individuo e a partir dali mensurar se ele ou no indiferente ao risco. Um ponto que no ser abordado no trabalho, mas de grande valia que o leitor tenha em mente, diz respeito ao valor do prmio (seguro) estar acima do valor que a demanda entenda preo atuarialmente justo4, o que faria o consumidor optar assumir o risco de um eventual roubo ou risco em geral a contratar o seguro segundo Pindyck (2010:146 a 148), o que por hiptese pode ser um fator relevante no Brasil, uma vez que o crescimento do poder de compra do consumido possibilite que a uma determinada faixa de salrio a aquisio do seguro seja vivel. Alguns fatores no podem ser mensurados, todavia tm impacto direto nas anlises. Como citado pela professora e pesquisadora da Insper Angela Menezes e o diretor da consultoria atuarial Triaxes, Edson Jardim, "A no ser para carro, porque roubos so freqentes e porque o brasileiro ama carro", j outros fatores como "Incndio ou roubo em casa, por exemplo, ningum pensa", completam. Fica evidente que fatores como estes citados geram grande impacto na deciso adquirir ou no um seguro, todavia no sero mensurados no trabalho mesmo tendo suas devidas importncias.

Pindyck, Robert S. e Rubinfeld, Daniel L., (2010: 147). O preo de um seguro justo se o valor de seu prmio tal que a riqueza final do indivduo aps o seu pagamento igual sua riqueza esperada, caso decida correr a loteria (no fazer o seguro). Ou seja, pode ser obtido pela diferena entre a riqueza inicial e o valor esperado da riqueza caso no faa o seguro: w Pjusto = c1 + (1 )c2 Pjusto = w [c1 + (1 )c2 ]. w a riqueza, c o estado da natureza e
3 4

a probabilidade de ocorrer o evento (loteria)).

Nesse contexto o trabalho tem como o objetivo tentar mensurar quais variveis tiveram impacto no crescimento de seguros automotivos em So Paulo, de 2000 at 2009, tentando com isso trazer a sociedades fatores relevantes de analise. O trabalho tambm contemplar alguns artigos que visam solidificar a importncia do seguro no mercado brasileiro, onde um deles, Mercado de seguros no Brasil Situao atual e Perspectivas (Francisco Galiza, 2005), trs a idia de como alguns fatores macroeconmicos tm ligao direta ao crescimento do setor, porm apesar de ser explicado em linhas gerais, ser abordado somente o captulo 5 que aborda a estimativa do potencial setorial e os resultados obtidos no perodo.

II - OBJETIVO O objetivo proposto nesse trabalho identificar as causas do crescimento da demanda de seguros automotivos no mercado paulista. Para ir de encontro nossa proposta, o trabalho se dividir em quatro partes: 1) 2) 3) Analisar a histria recente do desenvolvimento do setor de seguros de Avaliar quantitativamente quais variveis tem impacto direto no Explicar, com o respaldo da teoria econmica, por quais motivos essas

automveis no Brasil de 2000 a 2009; aumento da demanda de seguro paulistano; variveis tem impacto na demanda de seguros observando de acordo com o contexto em que se encontra a economia nacional; 4) Fazer uma projeo da demanda para os prximos trs anos atravs do modelo economtrico tentando identificar a tendncia de crescimento da adeso do seguro no Estado de So Paulo. Sendo assim, o propsito do presente estudo do trabalho ser o de estimar uma funo de demanda por seguros e verificar quais fatores tem impacto no aumento na demanda de seguros em So Paulo, verificando os aspectos que influenciaram o aumento dessa demanda.

III - JUSTIFICATIVA O setor de seguros no Brasil nunca foi considerado estratgico pelas empresas e sociedade, todavia esse perfil vem mudando, segundo a SUSESP5 desde 2004 at hoje, o mercado de seguros no Brasil demonstrou crescimento de cerca de 12% ao ano, e ainda h uma expectativa de que em 2010 esse crescimento seja de 20% este ano. Um evento realizado pela revista britnica Reactions trouxe dados interessantes aonde o setor vem crescendo a taxas de dois dgitos desde 1994, com a estabilizao da moeda brasileira. Em 2009, as seguradoras faturaram quase R$ 100 bilhes. Segundo matria redigida por Denise Bueno6 o Brasil um forte candidato a galgar cinco posies no ranking mundial das maiores economias do mundo. Isto quer dizer que haver negcios para todos os segmentos da indstria de seguros, desde seguros de R$ 2 para ofertar a uma nova classe de consumidores que se consolida com o crescimento da economia brasileira at garantias para assegurar que os milionrios contratos que sero assinados para viabilizar a realizao dos dois jogos esportivos mundiais, a Copa Mundial em 2014 e as Olimpadas em 2016. A seguradora Sulamrica juntamente com o IBGE e a SUSEP emitiu dados considerados de enorme relevncia para entender o motivo que caracteriza essa pesquisa.

5 Superintendncia de Seguros Privados - Autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda. rgo do governo brasileiro responsvel pelo controle e fiscalizao dos mercados de seguros. 6 Denise Bueno sempre atuou na rea de jornalismo econmico. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdncia e capitalizao entre 1992 at agosto de 2008 para o jornal econmico Gazeta Mercantil. Atualmente faz matrias especiais para o jornal Valor Econmico, revista Elas&Lucros, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicaes. colunista da revista Aplice, especializada em seguros. co-autora do livro A Histria de Seguros no Brasil, lanado pela editora Suma Econmica, em 2008. Aps um ano em Londres, escreveu o estudo A Histria dos Seguros no Brasil e no mundo com mais de 1 mil pginas, sendo um dos panoramas setoriais mais vendidos pela Gazeta Mercantil em suas duas edies, 1996 e 1998. Ganhou trs premiaes do setor (2006, 2007 e 2008), como melhor jornalista de seguros e previdncia e tambm levou o trofu da segunda edio do Prmio Allianz de Jornalismo em matria de seguros - categoria jornal econmico. J participou de inmeros seminrios e congressos no Brasil e no exterior. Em alguns deles atuou como palestrante e mediadora. Tambm passou pela revista Exame e jornal DCI.

Tabela 1 - Relao entre crescimento de prmios de seguros e PIB. Perodo 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 Taxa de Crescimento do PIB (%) 2,2 3,4 0,0 0,3 4,3 1,3 2,7 1,1 5,7 2,9 3,7 5,4 5,1 Prmios de Seguro Nominal (%) Real (%) (1) 17,4 7,1 21,2 15,2 5,5 3,7 4,6 (4,0) 13,3 6,9 10,2 2,4 8,9 (3,2) 9,7 0,4 14,1 6,0 13,7 7,6 11,9 8,5 12,1 7,6 15,1 9,2

Fonte: SUSESP, FENASEG e IBGE. (1) Valores ajustados pela inflao com base no IPCA.

Apesar de ser observado um crescimento significativo do setor de seguros, a Sulmerica Seguros e Previdncia acredita que ainda no foi atingido o pleno potencial em comparao aos setores de seguros de pases desenvolvidos, como pode ser observado na tabela abaixo. Segundo dados divulgados pelo Sigma Report em 2008, a mdia mundial de penetrao dos prmios de seguros no PIB de 7,5% em 2007. Grfico 1 Penetrao de seguros: prmios como % do PIB em 2008.

Fonte: Sigma Report #3/2009 (Swiss Re)

Segundo pesquisa realizada pela Sulamrica a receita de seguros no Brasil proveniente da venda de aplices de seguros de (i) automveis, (ii) outros ramos elementares, (iii) sade e (iv) vida (incluindo tanto aplices de seguros de vida quanto de acidentes pessoais, e excluindo o VGBL). A tabela abaixo detalha os prmios de seguros nos perodos indicados. Outros dados Complementares so apresentados abaixo. Tabela 2 Setores de seguros e suas participaes e prmios no mercado brasileiro de 2006 a 2008.
Principais Segmentos Automveis Outros ramos elementares Sade Vida Total Exerccio Findo em 31 de dezembro 2006 Part. de Mercado 2007 (em milhes de R$, exceto porcentagens) 13.283,4 30,2% 13.535,1 12.551,0 28,5% 14.264,2 9.111,4 9.041,4 43.987,1 20,7% 20,6% 100,0% 10.017,0 10.586,5 48.402,8

Part. de Mercado 27,9% 29,5% 20,7% 21,9% 100,0%

2008 15.309,8 17.022,6 11.217,5 12.137,6 55.687,5

Part. de Mercado 27,5% 30,6% 20,1% 21,8% 100,00%

Fonte: SUSEP e ANS.

A tabela abaixo demonstra o volume total de prmios de seguros, sem considerar os prmios de VGBL, dos cinco maiores grupos de seguros do Brasil, bem como suas respectivas participaes de mercado nos perodos indicados.

Tabela 3 Seguradoras e seus prmios e participaes no Brasil de 2009 a 2008.


Grupos de seguro Exerccio findo em 31 de dezembro 2007 Prmios Part. de Prmios Mercado (em milhes de R$, exceto porcentagens) 19,3% 9.002,7 18,6% 10.031,3 15,0% 6.976,5 14,4% 7.598,1 14,6% 7.277,0 15,0% 7.579,4 4.136,8 2.848,6 18.161,3 48.402,8 8,5% 5,9% 37,5% 100,0% 4.704,3 3.441,1 22.333,4 55.687,6

Prmios 8.489,0 6.591,4 6.426,5 3.711,7 2.412,7 16.355,8 43.987,1

2006 Part. de Mercado

2008 Part. de Mercado 18,0% 13,6% 13,6% 8,4% 6,2% 40,1% 100,0%

Bradesco Seguros SulAmrica Ita Unibanco AIG Porto Seguro Mapfre Outros Total

8,4% 5,5% 37,2% 100,0%

Fonte: SUSEP e ANS.

Segundo matria divulgada pela empresa Sulamrica Seguros e previdncia em 2008, a maior parcela de prmios de seguros no Brasil (aproximadamente 65,1%, de acordo com a SUSEP) foi gerada na regio sudeste, onde est concentrado o maior PIB do pas). Segundo a SUSEP, em 2008 o Estado de So Paulo foi responsvel por 46,7% do volume total de prmios de seguros, seguido pelos Estados do Rio de Janeiro (10,1%), Minas Gerais (7,1%) e Rio Grande do Sul (7,0%). Tabela 4 Parcelas correspondentes de prmios de 2006 a 2008 no Brasil. Principais Estados So Paulo Rio de Janeiro Minas Gerais Rio Grande do Sul Paran Outros Total
Fonte: SUSEP e ANS.

Exerccio Findo em 31 de dezembro 2006 (%) 2007 (%) 2008 (%) 50,6 48,4 46,7 13,1 10,7 10,1 6,3 6,8 7,1 5,7 6,8 7,0 5,2 6,3 6,4 19,1 21,0 22,7 100,0 100,0 100,0

Por fim, acreditamos que o mercado retm um potencial significativo de crescimento e relevante importncia no mercado nacional o que abre condies para que a pesquisa nesse setor seja de vital importante para o mercado nacional.

10

IV - METODOLOGIA O trabalho usar como base um modelo economtrico a ser estimado pelo mtodo dos mnimos quadrados ordinrios, onde, pretende-se averiguar os efeitos das variveis explicativas do modelo sobre a varivel dependente, nesse caso, a demanda por de automveis no estado de So Paulo. Para tanto, faz-se uma anlise prvia histrica do setor de seguros nacional e posteriormente utilizando um instrumental economtrico tentando com isso verificar as variveis que impactaram esse crescimento. Os dados sero retirados do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (IPEA) e da SUSEP, onde posteriormente necessitaro de tratamento e sero deflacionados pelo ndice mensal de preos ao consumidor (IPC) da Fundao Instituto de Pesquisas Econmicas (FIPE). Algumas variveis sero avaliadas para observar qual sua significncia em termos estatsticos no modelo, entre elas a renda, prmio, concesso de crdito, crescimento mensal da populao em So Paulo, preo do seguro e outras variveis que sero explicadas e desenvolvidas no decorrer da monografia. O modelo economtrico com suas variveis ser:

Yi = 0 + 1 x1i + 2 x 2i + 3 x3i + 4 x 4i + 5 x5i + i Yi = demanda por seguros de automveis no estado de So Paulo.

1 x1i = valor da renda da populao de So Paulo. 2 x2i = valor do prmio no mercado de So Paulo. 3 x3i = concesso de crdito no mercado paulista. 4 x4i = crescimento mensal da populao em So Paulo. 5 x5i = preo do seguro.
Os dados sero utilizados de forma mensal entre o perodo de 2000 e 2009. Sero estes transformados atravs de ndice para facilitar a padronizao dos dados e alguns grficos sero colocados para demonstrar o comportamento de cada varivel no decorrer do tempo.
11

V - BIBLIOGRAFIA AGNCIA ESTADO. Brasileiro comea a despertar para o seguro. So Paulo. Disponvel em: <http://www.diariodopara.com.br/N-85531brasileiro+comeca+a+despertar+para+o+seguro.html>. Acesso em 11 de abril de 2010. AGNCIA ESTADO. Zurich Financial v crescimento de seguros para IPOs. So Paulo, 2010.Disponvel em: <http://oglobo.globo.com/economia/mat/2010/01/29/zurich-financial-ve-crescimento-emseguro-para-ipos-915733830.asp>. Acesso em 09 de abril de 2010. BUENO, Denise. Indstria de seguros no Brasil desenha novo perfil. So Paulo, 2010: Disponvel em: <http://www.sonhoseguro.com.br/2010/03/industria-de-seguros-no-brasil-tem-um-novoperfil/>. Acesso em 16 de maro de 2010. FRANCISCO G. O mercado de seguros no Brasil: Um setor em expanso e suas caractersticas principais: Agosto 1997. Artigo de mestrado de Economia pela Fundao Getulio Vargas (FGV). GALIZA, Francisco. Mercado de seguros no Brasil - Situao Atual e Perspectivas, Agosto de 2005: Disponvel em: <http://www.ratingdeseguros.com.br/pdfs/artigo218c.pdf>. Acesso em 15 de abril de 2010. NEUMANN, J. V.; MORGENSTEM, O., Theory of games and economic behavior: Princeton - Princeton University Press, 1944. PINDYCK, Robert S.; RUBINFELD Daniel L. Microeconomia - 7 edio So Paulo: Prentice Hall Brasil, 2010. SULAMRICA .O mercado de seguros. So Paulo, 2009. Disponvel em: <http://www.mzweb.com.br/sulamericari/web/conteudo_pt.asp?idioma=0&tipo=10622&cont a=28>. Acesso em 5 de maio de 2010.

12

Cronograma

Datas provisrias de entrega Aquisio dos dados Elaborao do modelo economtrico Rodar as regresses economtricas Analisar e escrever os resultados 31/07/2010

15/08/2010

31/08/2010 15/09/2010 Pode ser um pouco mais demorado

Reviso bibliogrfica Reviso ortogrfica

15/10/2010 30/10/2010

13

You might also like