You are on page 1of 2

O que jurisprudncia? Decises reiteradas acerca de determinado assunto.

. Sumula vinculante: Smula de jurisprudncia com efeito vinculante, mecanismo que impede juzes de instncias inferiores de decidir de maneira diferente do Supremo Tribunal Federal nas questes nas quais este j tenha firmado entendimento definitivo.

Lead Case ma deciso que tenha constitudo em regra importante, em torno da qual outras gravitam, ou seja, cria o precedente, com fora obrigatria para casos futuros Repercusso geral - A Repercusso Geral um instrumento processual inserido na Constituio Federal de 1988, por meio da Emenda Constitucional 45, conhecida como a Reforma do Judicirio. O objetivo desta ferramenta possibilitar que o Supremo Tribunal Federal selecione os Recursos Extraordinrios que ir analisar, de acordo com critrios de relevncia jurdica, poltica, social ou econmica. O uso desse filtro recursal resulta numa diminuio do nmero de processos encaminhados Suprema Corte. Uma vez constatada a existncia de repercusso geral, o STF analisa o mrito da questo e a deciso proveniente dessa anlise ser aplicada posteriormente pelas instncias inferiores, em casos idnticos. A preliminar de Repercusso Geral analisada pelo Plenrio do STF, atravs de um sistema informatizado, com votao eletrnica, ou seja, sem necessidade de reunio fsica dos membros do Tribunal. Para recusar a anlise de um RE so necessrios pelo menos 8 votos, caso contrrio, o tema dever ser julgado pela Corte. Aps o relator do recurso lanar no sistema sua manifestao sobre a relevncia do tema, os demais ministros tm 20 dias para votar. As abstenes nessa votao so consideradas como favorveis ocorrncia de repercusso geral na matria.

Reflexos na legislao:

Reclamao: art. 103 A 3da CF Sentena Liminar Art 285 A . Quando a matria controvertida for unicamente de
direito e no juzo j houver sido proferida sentena de total improcedncia em outros casos idnticos, poder ser dispensada a citao e proferida sentena, reproduzindo-se o teor da anteriormente prolatada.

Reexame necessrio: a ordem do juiz a quo (juzo da origem da demanda judicial) que remete a sentena para reapreciao por instncia superior, ou quando este juiz no o faz, o Tribunal chama os autos para si, suspendendo-se os efeitos para a formao da coisa julgada at que se confirme a deciso.

Autorizao deciso monocrtica: Art 544, 4, b/c, CPC Sentena Deciso interlocutria: um dos atos do juiz na atividade jurisdicional em que no curso do processo, resolve questo incidente, ou seja, deciso que no pe fim ao processo. Veja Art. 162, 2.o do Cdigo de Processo Civil. Despacho: ato de ofcio do juiz tendente a dar andamento ao processo solucionando questes. Na tcnica forense e administrativa, exprime a deciso proferida pela a autoridade judicial ou administrativa nas peties, memoriais ou demais papis submetidos pelas partes ao seu conhecimento e soluo. Acrdo:

Contedo da sentena Relatrio: Resumo do processo Motivao: Quais so os seus motivos para a deciso Dispositivo/sentena:

Elementos do acrdo:

Elementos do acrdo: - Descritivo (identificao) suporte de informao

Temtica de contedo normas fatos deciso Cabealho: Dispositivo:

You might also like